Sunteți pe pagina 1din 7

FILHO FLECHA

"Como flechas na mo do guerreiro, assim so os filhos..".


Salmo 127.4

A alegria dos pais ver os filhos vencendo na vida! Por outro lado, no h tristeza maior que v-los derrotados. Mas, como evitar isso? A Bblia d aos pais algumas dicas excelentes no Salmo 127.4, ao dizer que os filhos so como flechas na mo do guerreiro. Esta comparao muito rica em significado. Por exemplo: a) Quem j tentou arremessar uma flecha sabe que no nada fcil atingir o alvo. O mesmo se d com nossos filhos: no nada fcil faz-los atingir o alvo da vida. b) A lgica da flecha ir mais longe que o arqueiro. Isto tambm verdade em relao aos nossos filhos: queremos que eles vo mais longe que ns (pais que no tiveram a oportunidade de estudar fazem questo que seus filhos cursem uma faculdade; casais que pagaram aluguel a vida inteira lutam para que seus filhos tenham casa prpria; e assim por diante). Mas, para que a flecha acerte o alvo, algumas condies precisam ser satisfeitas:

1. AS FLECHAS TM QUE ESTAR NA MO DO GUERREIRO Esta uma das verdades mais impressionantes deste verso bblico: O sucesso dos nossos filhos est em nossas mos. Depende muito mais de ns do que deles. s vezes, alguns casais dizem que criaram os seus filhos todos da mesma maneira, mas, inexplicavelmente, uns saram-se melhor que os outros. No verdade! Primeiro, ningum consegue criar dois filhos da mesma maneira, pois, cada filho diferente. Segundo, tentar cri-los da mesma maneira um erro, pois, assim como um guerreiro percebe as diferenas entre uma flecha e outra (e leva isto em considerao na hora de lan-las), precisamos decifrar os nossos filhos e tratar cada um deles de forma diferenciada, personalizada.

Isto no discriminao (no sentido pejorativo da palavra), mas amor que leva em conta a individualidade. Eles esto em nossas mos e em nossas mos devem de fato estar. No os abandonemos prpria sorte. Faamos a orao de Neemias: Deus, fortalece as minhas mos.

2. NECESSRIO QUE HAJA UM ALVO BEM DEFINIDO FRENTE Pode parecer uma tolice dizer isto, mas a verdade que: a) Muitas famlias no tm alvo algum sua frente As famlias vo tocando a vida numa rotina interminvel, sem sal, nem acar. Os pais no conversam com os filhos. No h sonhos compartilhados. No h projetos familiares. No h desafios individuais. b) Em muitas famlias os alvos escolhidos no so adequados. - Pais projetando nos filhos aquilo que eles mesmos no puderam ou no quiseram fazer (Eu no pude estudar, mas meu filho vai ser doutor). - Pais passando para os filhos alvos de vida orientados pelo materialismo, egosmo, exibicionismo, etc.

No de se estranhar que com o passar do tempo muitos jovens perdem a motivao para estudar, ter disciplina, trabalhar, etc. Quais alvos de vida que voc tem colocado frente dos seus filhos? - O qu os seus filhos vo ser quando crescer? Qual a vocao natural deles? claro que os testes de vocao podem nos ajudar a encaminh-los, mas, a bem da verdade, quem mais conhece os filhos que os prprios pais? Quem melhor para ajud-los a perceber seus dons naturais? Ajudemos os nossos filhos a ter um alvo de vida. Um alvo nobre, digno, que leve em conta as suas foras e fraquezas, mas, acima de tudo, um alvo que os leve a Deus, pois, no h felicidade nem futuro algum sem um relacionamento pessoal e verdadeiro com Jesus Cristo. Desejemos a eles que sejam felizes, prsperos, maduros, teis, mas, acima de tudo, que sejam homens e mulheres de Deus.

3. O ARQUEIRO PRECISA TER BRAO FORTE Para que uma flecha atinja seu alvo necessrio que o arqueiro tenha brao forte. Isto tambm se aplica aos nossos filhos; para que eles atinjam o alvo da vida, os pais precisam ser figuras fortes, marcantes. Precisam exercer autoridade. Estabelecer limites e impor regras. Desde o comeo. Voc pode at pensar que eles vo te odiar por isto, mas no se engane, no fundo eles sabem que as regras e os limites so importantes, pois transmitemlhes segurana e os ensina a conduzir a prpria vida. So como as faixas de trnsito no asfalto, que limitam a movimentao dos veculos, mas faz com que todos trafeguem em segurana. No entanto, nossos filhos so seres dotados de lgica; no basta baixar normas e impor limites como ditadores; preciso explicar-lhes o porqu. Uma vez que tenham entendido, ser mais fcil para eles obedecer. Porm, se, apesar do dilogo, os filhos insistem em serem rebeldes, os pais devem lhes impor castigos. Pode ser algum castigo fsico (como algumas palmadas na bunda, por exemplo) ou pode ser, como se diz, deixar de castigo. Mas, ateno: Jamais espanque ou agrida seu filho fsica ou verbalmente. Eles jamais ficaro magoados com um castigo justo, merecido e bem aplicado. Por outro lado, carregaro na alma para sempre a dor da injustia e da humilhao imposta-lhes por seus pais.

4. O ARQUEIRO PRECISA SER HABILIDOSO No basta ter fora. preciso tambm ter habilidade. Uma flecha lanada com fora, mas sem habilidade pode atingir qualquer coisa, inclusive o corao do prprio arqueiro. Veja algumas habilidades desejveis nos pais: a) Saber a hora de dizer Sim e saber a hora de dizer No preciso saber dizer no impor limites mas, tambm preciso saber ceder. preciso dar-lhes espao para crescer, tomar suas prprias decises (mesmo sabendo que certas decises no sero boas para eles).

O fato que eles precisam aprender, inclusive por meio de seus prprios erros. Saber a hora de dizer sim to importante quanto ser forte para dizer no. Todo bom general sabe quando hora de atacar e quando hora de recuar. A retirada estratgica to preciosa quanto um ataque bem planejado. b) Tratar seu filho com respeito Respeite-o como ser humano, nico, digno. A criana tratada com respeito aprende a respeitar os outros. Respeite suas etapas de crescimento, com seus conflitos e necessidades. At mesmo as formas de motivar e corrigir mudam com o tempo. Por exemplo, um adolescente de 15 anos no se motiva do mesmo jeito que uma criana de 5. O mesmo se d com o castigo: uma palmada na bunda aos 5 anos pode resolver muitas coisas, mas, aos 15 anos este tipo de castigo inadequado. c) Ser coerente Ningum gosta quando as regras do jogo so mudadas a cada instante, no mesmo? Voc gostaria de trabalhar com um chefe assim? Agora imagine como deve ser para os filhos quando os pais mudam ou esquecem as regras que eles mesmos criaram? Isso os deixa irritados e confusos! Lembre-se que a Bblia nos alerta sobre isso: Vs, pais, no irriteis a vossos filhos, para que no fiquem desanimados Colossenses 3.5. d) Preparar os filhos para a vida Muitos pais ficam magoados quando os filhos comeam a dar seus primeiros vos sozinhos. No fique assim! Tal qual uma flecha depois de lanada, nossos filhos um dia iro embora e tero que se virar sozinhos. Encoraje-os a se tornarem independentes e prepare-os para este dia, treinando-os em pequenas, mas importantes tarefas do dia-a-dia, como, por exemplo, cozinhar, lavar suas prprias roupas, trabalhar, etc. e) Am-los incondicionalmente Muitos filhos tm medo at de tentar devido ao medo de fracassar, pois pensam que seus pais no iro am-los do mesmo jeito se fracassarem.

Afaste este fantasma da cabea de seus filhos. Demonstre-lhes seu amor, afeto, carinho permanentemente. Beije-os, honre-os, abrace-os, mime-os. Amor no tem contra indicao. Carinho no estraga ningum. Afeto no gera desafeto. A certeza deste amor incondicional ir ajud-los a crescer e a vencer.

5. A FLECHA PRECISA SER RETA Nossos filhos tambm precisam de retido de carter, tica, moral. Ultimamente tem-se falado muito em tica empresarial. Mas, no deste tipo de tica que eu quero falar, pois a tica empresarial est preocupada tosomente em oferecer ao cliente uma mercadoria ou servio de qualidade visando aumentar seus lucros independentemente se h ou no tica na sua relao com o meio ambiente, fornecedores, concorrentes e funcionrios. Quero falar de uma tica mais profunda. Intrnseca. Prpria do ser. Daquele tipo de carter que jamais permitir, por exemplo, lesar o prximo ou trair o cnjuge, quer esteja sendo observado ou no. Este tipo de carter no acontece por acaso. Aprende-se com os pais e com os ensinamentos bblicos. a) A influncia dos pais: - Atravs do dilogo O dilogo permanente com os filhos desde a mais tenra infncia essencial para eles. Envolva-se com seus filhos. Conhea seus amigos. Os lugares que eles freqentam. As ideologias das suas tribos. O que eles esto lendo, vendo e ouvindo. Converse com eles sobre drogas, lcool, gravidez, AIDS, violncia no trnsito, violncia em festas, envolvimento em crimes, amizades de risco, etc. Mas, por favor, no converse com seus filhos somente temas pesados. Converse tambm, futilidades. Coisas como msica, futebol, notcias do dia, o prprio dia (se est bonito ou no), etc. Como voc faz com seus amigos. D a sua opinio; oua e valorize a opinio deles. Ajude-os a interpretar o mundo. - Atravs dos exemplos do dia a dia Seus filhos esto de olho em voc. Voc o seu primeiro, maior e principal referencial deles. O que voc faz fala mais alto do que aquilo que voc diz (autor desconhecido). Por exemplo, um pai que pe o filho ao telefone e o manda dizer que no est em casa, no conseguir jamais convenc-lo que mentir errado.

b) Os ensinamentos bblicos Ao contrrio da tica e moral humana que so filosficas ou puramente pragmticas a tica e moral divina so REVELADAS. Os princpios ticos e morais bblicos so universais (aplicam-se a todos os homens, de todas as pocas e lugares) e soeternos, isto , valiam no passado, valem hoje e continuaro a valer amanh. Por exemplo, assassinar outro ser humano sempre foi errado e continuar a s-lo em todos tempos, lugares e culturas. Independentemente de sua religio, ensine para seus filhos a retido de carter preconizada na Bblia. Os ensinamentos bblicos no mudam seus filhos jamais ficaro confundidos quando ao que certo e errado, ou quanto ao que devem ou no fazer. Alm disso, abra seu corao e convide Jesus para entrar em sua vida e em sua casa. Quando o Esprito Santo de Deus age no corao humano, ele transforma a pessoa literalmente. A tica e a moral reveladas por Deus na Bblia incorporam-se na alma do cristo.

6. A GRAA DE DEUS PRECISA SER UMA REALIDADE FAMILIAR Ensine seus filhos a dependerem de Deus e da Sua graa. Mesmo quando o arqueiro forte e habilidoso, a flecha reta e o alvo frente bem definido, ainda assim no h garantias de que a flecha ir atingir o alvo, pois no meio do caminho pode surgir um obstculo ou um vento pode desviar a flecha. O mesmo pode acontecer com nossos filhos: obstculos podem aparecer no meio do caminho (influncia negativa de amigos, vcios, prostituio, etc.) ou ventos contrrios podem desvi-los do alvo (fatalidades, doenas, pobreza, desemprego, etc.). No podemos contar com a sorte, no que diz respeito aos de nossos filhos, pois a sorte pode falhar. Temos que contar com a graa de Deus, pois DEUS NUNCA FALHA. Precisamos da graa de Deus. Somente Ele pode nos ajudar. At mesmo quando as demais condies no esto naquele ponto ideal, Ele (e somente Ele) pode nos ajudar.

Sua graa redime, liberta, restaura, aperfeioa. Sua graa nos basta. Quando, enfim, nossos filhos atingirem o alvo, diremos em alta voz: Graas a Deus!

FILHOS SO FLECHAS: As flechas tm que estar na mo do guerreiro. - necessrio que haja um alvo bem definido frente. -O arqueiro precisa ter brao forte. -O arqueiro precisa ser habilidoso. -A flecha precisa ser reta. - A graa de Deus precisa ser uma realidade familiar.

Deus seja louvado!

Autor: Pr Franco

Site do Pastor (www.sitedopastor.com.br)


Voltar para Mensagens

S-ar putea să vă placă și