Sunteți pe pagina 1din 8

"A Montanha Mgica", Thomas Mann - trechos em francs A Montanha Mgica (Der Zauberberg,1924) uma obra monumental.

. No apenas em seu volume fsico (cerca de 870 pginas na edio brasileira), mas tambm pelos temas que trata, pela riqueza de personagens e pelo agudo diagnstico histrico e filosfico da Europa prSegunda Guerra Mundial. A leitura, vale insistir, substitui qualquer apresentao desnecessria.

Nas edies brasileiras que consultei (Crculo do Livro e Nova Fronteira) h trechos do livro no qual Hans Castorp e Clavdia Chauchat conversam em francs e simplesmente no h traduo. A historiadora, companheira de lutas e amiga Mariana Silveira fez a gentileza de traduzir esses trechos em francs. Abaixo os disponibilizo. A traduo dela se deu por base da edio do Crculo do Livro, cuja traduo do alemo assinada por Herbert Caro. Fica o agradecimento a Mariana.

Palavras-chave: trechos em francs da Montanha Mgica Thomas Mann Hans Castorp

____________________________________________________

p. 405: - um homem jovem muito estreito, muito honesto, muito alemo. - Estreito? Honesto? (...) ns Alemes? - Ns zombamos de seu primo. Mas verdade, vocs so um pouco burgueses. Vocs amam a ordem melhor que a liberdade, toda a Europa o sabe. - Amar...amar...o que isso? Falta uma definio a essa palavra. Um ama, outro possui, como ns dizemos proverbialmente (...). Isto : ouvi esta palavra com tanta frequncia, que me fez refletir. Eu te direi em francs o que pensei a respeito. Isso que toda a Europa nomeia de liberdade pode ser uma coisa to pedante e to burguesa em comparao a nossa necessidade de ordem. isso! - divertido. a seu primo que voc pensa em dizer coisas estranhas como essa? - No, realmente uma boa alma, uma natureza singela, cujo esprito no corre nenhum perigo, voc sabe. Mas ele no burgus, ele militar.

p. 406: - (...) Voc quer dizer: uma natureza firme, certa de si mesma? Mas ele est seriamente doente, seu pobre primo. - (...) - Pode ser, me fazendo ver esses quadros. - Quer dizer: fazendo seu retrato! - Por que no? Voc o achou bom, meu retrato? - Mas sim, extremamente. Behrens restituiu exatamente sua pele, oh realmente, muito fielmente. Eu adoraria ser retratista, tambm, para ter a oportunidade de estudar sua pele como ele. - Fale alemo, por favor! - Oh, eu falo alemo tambm quando falo francs. uma forma de estudo artstica e mdica em uma palavra: ele trata de literatura, voc compreende. E ento, no queres danar? - No. Acho isso pueril. Discrio de mdicos. Assim que Behrens voltar, todos cairo sobre as cadeiras. Isso ser fortemente ridculo. - (...) - Mas v ento com seu Behrens! Alm disso falta espao para danar. E depois sobre o tapete...vamos ver como danam os outros. - (...)

p. 407: - (...) Para mim, isto um sonho, sabes? Estarmos sentados assim como um sonho singularmente profundo, pois necessrio dormir muito profundamente para sonhar dessa forma...Eu quero dizer: um sonho bem conhecido, sonho de todo tempo, longo, eterno, sim, estar sentado perto de ti como agora, olha, a eternidade. - Poeta! disse ela. Burgus, humanista e poeta olha o alemo ao completo, como necessrio. - Eu no acredito que ns sejamos de tudo e nada como necessrio replicou ele. Sobre nenhum aspecto. Ns somos talvez filhos enfermios da vida, simplesmente. - Bonita palavra. Diga-me ento...No teria sido difcil sonhar esse sonho mais cedo. um pouco tarde que o senhor resolve enderear a palavra a seu pobre servo.

- Por que as palavras? disse ele. Por que falar? Falar, discorrer, uma coisa bem republicana, eu o concedo. Mas eu duvido que isso seja potico ao mesmo grau. Um de nossos hspedes, que se tornou um pouco meu amigo, Senhor Settembrini... - Ele lana a voc algumas palavras. - Bem, um grande falador, sem dvida, ele gosta muito mesmo de recitar belos versos mas esse homem um poeta? - Eu no me lembro sinceramente de ter tido o prazer de conhecer esse cavalheiro. - Eu bem acredito nisso. - Ah! Voc acredita? - Como? Era uma frase indiferente, a que eu disse aqui. Eu, voc o percebe bem, eu no falo habitualmente o francs. No entanto, com voc eu prefiro essa lingua minha, pois para mim falar francs falar sem falar, de alguma forma sem responsabilidade, ou como ns falamos no sonho. Voc compreende?

p. 408: - Um pouco. - suficiente...falar continuou Hans Castorp pobre paixo! Na eternidade, a gente no fala nada. Na eternidade, voc sabe, a gente faz como se imitando um pequeno porco: a gente pende a cabea para trs e fecha os olhos. - Nada mal, isso! Voc est na sua casa na eternidade, sem nenhuma dvida, voc a conhece a fundo. necessrio admitir que voc um pequeno sonhador um tanto curioso. - E ainda disse Hans Castorp -, se eu tivesse falado mais cedo, teria sido necessrio que eu lhe falasse tu ! - Bem, voc tem a inteno de me tratar por tu para sempre? - Mas claro. Eu sempre te tratei por tu e assim te tratarei eternamente. - um pouco forte, por exemplo. Em todo caso, tu no ters por muito tempo a oportunidade de me dizer tu. Eu vou partir. - ... - Ora, amanh. Depois de jantar.

p. 409: - Tu no ests mal instrudo. Pode ser, por enquanto...

- ... - Quanto a isso...no. Mas Behrens acha que no momento no se pode fazer grande coisa aqui. porque eu vou arriscar uma pequena mudana de ar. - ... - Isso no se sabe. Sobretudo no sei quando. Quanto a mim, tu sabes, eu amo a liberdade antes de tudo e notadamente a de escolher meu domiclio. Tu no compreendes apenas o que : ser obcecado pela independncia. de minha raa, talvez. - E teu marido em Daghestan a atribui a ti? Tua liberdade? - doena que me a restitui. E me vou pela terceira vez a esse endereo. Eu passei um ano aqui, essa vez. Possvel que eu volte. Mas ento tu estars bem longe h muito tempo. - ... - meu nome tambm! Realmente voc leva bem a srio os costumes do carnaval. - ... - Sim...no...como a gente sabe estas coisas aqui. Voc tem uma pequena mancha mida por dentro e um pouco de febre, no ? - 37 e 8 ou 9 tarde explicou Hans Castorp. E voc? - No meu caso, voc sabe, um pouco mais complicado...no to simples. - H alguma coisa nesse ramo das cincias humanas disse a mdica Disse Hans Castorp que a gente chama obstruo tuberculosa dos vasos linfticos. - Ah! Voc denunciaste, meu bem, a gente o v bem. - E tu? ... - Que pergunta! J faz 6 meses. - ... - Certamente. - ... - Sempre este Behrens! - Ele representou tua pele de maneira totalmente exata. tambm um vivo que possui um servio de caf bastante notvel...eu acredito que ele conhece teu corpo no somente como mdico, mas tambm como adepto de uma outra disciplina de cincias humanas. - Voc decididamente tem razo de dizer que voc fala em sonho, meu amigo.

- Seja...Deixe-me sonhar de novo aps ter me despertado to cruelmente por esse alarme da sua partida. Sete meses sob seus olhos...e ao presente, ou em realidade eu te conheci, voc me fala em partida. - Repito que poderamos ter conversado mais cedo. - Terias gostado? - Eu? Voc no me escapar meu pequeno. Trata-se de seus interesses. Voc estava muito tmido para se aproximar de uma mulher a quem voc fala em sonho agora, ou ser havia algum que lhe impediu? - Eu lhe disse. Eu no queria dizer-lhe vocs. - Falsrio! Responda ento este senhor, bom orador, este italiano que deixou a noite o que ele lhe lanou? - Eu no entendi absolutamente nada do que voc quis dizer. Incomodo-me muito pouco deste senhor, quando meus olhos te vem. Mas voc esquece...no teria sido to fcil fazer seu conhecimento no mundo. Havia ainda meu primo com quem estava ligada e que se inclina muito pouco a se divertir aqui:ele no pensa em nada ao no ser voltar s plancies para tornar-se soldado. - Pobre diabo. Ele est, de fato, mais doente do que ele pensa. Teu amigo italiano de resto no vai muito bem no. - Ele mesmo o disse. Mas meu primo...Isso verdade? Voc me apavora. - bem possvel que ele morra, se tentar ser soldado nas plancies. - Que ele v morrer. A morte. palavra terrvel, no ? Mas estranho, esta palavra no me impressiona tanto hoje em dia. Era uma forma de falar bem convencional, quando dizia: voc me apavora. A idia da morte no me apavora. Ela me deixa tranquilo. Eu no tenho piedade nem de meu bom Joaquim nem de mim mesmo, entendendo que ele talvez v morrer. Se for verdade, seu estado parece muito ao meu e eu no o acho particularmente imponente. ele est moribundo, e eu estou apaixonado, bem...Voc falou com meu primo no atelier de fotografia ntima, lembra-se?

pag. 411: - Lembro-me um pouco. - Ento, nesse dia Behrens fez seu retrato transparente. - Mas sim. - Meu Deus! E voc o tem sobre voc? - No, eu o tenho no meu quarto.

- Ah, no seu quarto. Quanto ao meu, o tenho sempre dentro da carteira. Quer que eu mostre-o a voc? - Muito obridaga. Minha curiosidade no invencvel. Este seria um aspecto muito inocente. - Eu vi seu retrato exterior. Eu adoraria mais ainda ver seu retrato interior que est fechado dentro do seu quarto...deixe-me pedir outra coisa! Talvez um senhor russo que mora na cidade venha ver voc. Quem ? Com que objetivo este homem vem v-lo? - Voc belamente forte em espionagem, eu a confesso. E bem, eu respondo. Sim, um compatriota sofrente, um amigo. Eu o conheci em uma outra estao balneria, j faz alguns anos. Nossa relao? Vamos l: ns tomamos ch juntos, ns fumamos dois ou trs papiros, e ns conversamos, ns filosofamos, ns falamos do homem, de Deus, da vida, da moral, de milhares de coisas. A est. Est satisfeita? - Da moral tambm! E o que que voc achou, de fato, sobre a moral, por exemplo? - A moral? Isso lhe interessa? Bem, parece que ser necessrio procurar a moral no na virtude, quer dizer, no na razo, na disciplina, nos bons modos, na honestidade mas sobretudo no contrrio, eu quero dizer: no pecado; se lanando ao perigo, ao que nocivo, quilo que nos consome. Parece-nos que mais moral se perder e mesmo se deixar debilitar do que se conservar. Os grandes moralistas no so virtuosos, mas aventureiros no mal, nos vcios, nos grandes pecados que tentam nos inclinar cristianamente diante da misria. Tudo isso deve lhe desagradar muito, no ? - ...

p. 412: - ... - Todo mundo se retira disse Madame Chauchat. Eram os ltimos; j tarde. Bem, a festa de carnaval acabou. E ergueu os braos a fim de tirar com as duas mos o gorro de papel do cabelo arruivado, cuja trana cercava a cabea qual uma coroa. Voc conhece as consequncias, senhor. - ... - Jamais, Clavdia respondeu. Jamais eu lhe diria vous, jamais na vida nem na morte, se que se pode dizer assim; deveria ser possvel. Essa forma de se enderear a uma pessoa, que aquela do ocidente cultivado e da civilizao humanitria, me parece fortemente burgus e pedante. Por que, no fundo, a forma? A forma, a pedantice ela mesma! Tudo o que voc fixou a respeito da moral, voc e seu compatriota sofrente voc quer seriamente que isso me surpreenda? Por que tipo de idiota voc me toma? O que voc pensa de mim? - um sujeito que no d muito a pensar. Voc um bom homem conveniente, de boa famlia, de doce disciplina e que voltar logo aos planos, para esquecer completamente que falou em

sonho aqui e para ajudar seu grande pas com seu trabalho honesto sobre o canteiro. Sua fotografia ntima, faz sem aparelho. Voc a encontra exata, eu espero?

p. 413: - Behrens achou que faltam alguns detalhes. - Ah, os mdicos sempre acham que falta alguma coisa. - Voc fala como Senhor Settembrini. E minha febre? De onde ela vem? - Bem, um incidente sem consequncias graves e que passar rpido. - No, Clavdia, voc bem sabe que o que voc diz aqui no verdade, e voc o diz sem convico, eu estou certo disso. A febre do meu corpo e os batimentos do meu corao arrasam e fazem tremer os meus membros, o contrrio de um incidente, pois no outra coisa e seu rosto plido, com os lbios trmulos, inclinou-se ainda mais para o rosto da mulher nada que no o meu amor por voc, sim, esse amor que me possuiu no instante em que meus olhos lhe viram, ou, sobretudo, que eu reconheci, quando eu reconheci voc e foi ele, evidentemente, que me guiou a esse endereo... - Que delrio! - Oh! O amor no nada, se ele no delrio, uma coisa insensata, uma defesa e uma aventura pelo mal. Por outro lado, uma banalidade agradvel, boa para que faamos dos nossos planos pequenas canes possveis. Mas quanto a isso de eu ter a reconhecido e reconhecido em voc meu amor sim, verdade, eu j lhe conhecia, antigamente, voc e seus olhos maravilhosamente oblquos e sua boca e sua voz, com aquela sua fala j uma vez, quando eu era estudante, eu pedi a voc seu lpis, para enfim lhe conhecer mundanamente, porque eu lhe amava irracionalmente, e isso, sem dvida meu antigo amor por voc essas marcas que Behrens achou no meu corpo, e que indicam tambm que estava mal... o Seus dentes batiam. Enquanto ia divagando, retirou um p de sob o assento rangente. Ao avanar esse p, tocou o cho com o outro joelho, de maneira que se ajoelhava diante dela, com a cabea baixa e o corpo todo trmulo. Eu te amo balbuciou eu te amei todo o tempo, pois voc o sentido da minha vida, meu sonho, meu destino meu eterno desejo... - Vamos, vamos! disse ela. Se seus preceptores te vem...

p. 414: - Eu no me importaria, eu no me importo com Carducci e a Repblica eloquente e o progresso humano no tempo, pois eu te amo! - ...

- Pequeno burgus! disse. Belo burgus de pequena mancha mida. verdade que voc me ama tanto? - ... - Oh, o amor, voc sabe...O corpo, o amor, a morte, esses trs no se separam. Pois o corpo a doena e a volpia, e ele que faz a morte, sim, eles so sensuais os dois, o amor e a morte, e seus terrores e sua grande magia! Mas a morte, voc compreende, , por outro lado, uma coisa difamada, insolente, que nos faz avermelhar e nos envergonha; e por outro lado uma pulsao muito solene e muito majestosa, muito mais venervel que o progresso porque ela a histria e a nobreza e a piedade e o eterno e o sagrado que nos faz tirar o chapu e andar com as pontas dos ps...Mesmo o corpo, ele tambm, e o amor do corpo, so uma relao indecente e prejudicial, e o corpo de superfcie avermelhada e plida por medo e humilhao de si mesmo. Mas tambm ele uma grande glria adorvel, imagem miraculosa da vida orgnica, santa maravilha da forma e da beleza, e o amor para ele, para o corpo humano, so mesmo um interesse extremamente humanitrio e um poder mais educativo que toda a pedagogia do mundo!... Oh, encantadora beleza orgnica que no se compe nem de tintura a leo nem de pedra, mas de matria viva e corruptvel, cheia de segredo febril da vida e da podrido! Veja a simetria maravilhosa do edifcio humano, os ombros e as ancas e os seios floridos de uma parte outra sobre o peito, e as costelas arrumadas por pares, e o umbigo ao meio na moleza do ventre, e o sexo obscuro entre as coxas! Olhe os homoplatas se movimentarem sobre a pele brilhante do dorso, e a coluna que desce na direo das ndegas frescas e luxuriantes, e os grandes galhos de vasos e nervos que passam do tronco aos ramos dos pulmes, e como a estrutura dos braos correspondem quela das pernas. Oh, as doces regies da juno interior do cotovelo e do joelho com sua abundncia de delicadeza orgnica sobre suas almofadas de carne! Que festa imensa acariciar esses lugares deliciosos do corpo humano! Festa a morrer sem se queixar depois! Sim, meu Deus, deixe-me sentir o cheiro da pele da articulao, sobre a qual a engenhosa cpsula articula secretamente seu leo deslizante! Deixe-me tocar devotamente de minha boca, a artria do fmur que bate em frente coxa e que divide mais abaixo as duas artrias da tbia! Deixe-me sentir a exalao de seus pros e apalpar seus pelos, imagem humana de gua e de albumina, destinada anatomia do tmulo, e deixe-me perecer, os meus lbios nos seus!

p. 415: - Voc realmente um gal que sabe solicitar de uma maneira profunda, o alemo! - ... - Adeus, meu prncipe de carnaval! Voc ter uma crise de febre essa noite, eu lhe predigo. - ... - No esquea de devolver-me o meu lpis.

S-ar putea să vă placă și