Sunteți pe pagina 1din 29

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI AULA 2 - A ORGANIZAO DO TRABALHO

ORGANIZAO DO TRABALHO. DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAO DO TRABALHO: ARTESANATO, MANUFATURA E INDSTRIA. A DIVISO DO TRABALHO: DIVISO SEXUAL, SOCIAL E DISTRIBUIO DE TAREFAS. TRABALHO E PROGRESSO TCNICO. O DETERMINISMO TECNOLGICO Ol! Vamos para a nossa segunda aula. Espero que tenham compreendido e assimilado bem os conceitos iniciais. Hoje, vamos tratar de assuntos muito interessantes. Leia, releia e anote os conceitos para no esquec-los. interessante fazer fichinhas com os conceitos e idias dos autores principais: assim voc poder fazer uma rpida leitura na vspera do concurso.

1. INTRODUO Comecemos por entender o que organizao. Uma casa e uma pessoa organizadas tm muito em comum. No significa que elas sejam certinhas. Ser organizada ser integrada. Uma pessoa assim consegue dividir suas atividades e integr-las de um modo harmonioso. Do mesmo modo, uma casa. Organizar separar e colar, dividir e integrar simultaneamente. A Organizao do Trabalho refere-se ao modo que ns produzimos, dividindo o trabalho entre os participantes de uma sociedade (ou de um sistema produtivo) e fazendo sua integrao. Podemos dizer que a OT (vamos abrevi-la, para simplificar) apenas um outro nome para as formas de vida. Mudando estas formas, mudamos a organizao do trabalho. Por exemplo, se a abelha rainha deixasse seu trabalho de apenas procriar, as demais teriam de reduzir ou mudar suas atividades para faz-lo. Seria uma mudana total na organizao da colmia, porque sua produo mudaria: sua relao com o ambiente, com as estaes do ano e o clima, com predadores, alm da alimentao, etc.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI A produo a economia da colmia, a organizao do trabalho a diviso do trabalho ali existente, entenderam a diferena? A produo criada em torno da organizao do trabalho, dividindo os produtos em consumo, trocas e acumulao dos excedentes. Quem decide o modo de produzir? Nas abelhas, a natureza. Nos homens, as relaes entre as classes sociais, segundo Marx. Portanto, vemos a OT como uma organizao social do trabalho e no, meramente, como um arranjo racional de uma fbrica, como muitos passaram a v-la, desde que nasceu a organizao racional ou planejada do trabalho, com Frederick Taylor, no incio do sculo XX. Contudo, como muita gente ainda confunde a OT com organizao fsica do processo de produo, bom que vocs tenham este cuidado em descobrir a diferena de perspectiva na formulao de uma questo. Nas sociedades mais simples, a OT baseada na diviso do trabalho em sexo, idade ou posio social. Por exemplo, entre as tribos brasileiras, geralmente as mulheres faziam as tarefas de plantio. Todavia, embora os trabalhos fossem divididos entre mulheres e homens, os costumes ou tradies uniam a todos e colavam a tribo. Nas sociedades modernas, industrializadas e muito mais complexas, a diviso de trabalho to grande que os aspectos tradicionais nos escapam. No entanto, os trabalhos piores e mais rotineiros continuam a ser destinado s mulheres. Do mesmo modo, os pases mais pobres continuam a produzir aquilo que os pases desenvolvidos no querem, devido aos processos de produo insalubres, perigosos ou que requerem pouca tecnologia. Portanto, h tambm uma diviso internacional do trabalho. Grandes estudiosos da sociedade, como Durkheim, Weber e Karl Marx tentaram compreender e explicar a passagem de uma sociedade tradicional para outra mais avanada. Embora suas teses sejam diferentes, mostraram a importncia da organizao do trabalho, que o ncleo central das mudanas de uma sociedade. Para eles, certas relaes sociais vo se modificando e criando novas funes na sociedade. Esta perspectiva chamada funcionalista, esttica ou sincrnica e oposta anlise histrica, dinmica ou diacrnica. Marx, por exemplo, v no modo feudal de produzir (que veremos daqui a pouco) diferenas do modo escravista, assim como no modo de produo capitalista. Esta viso funcionalista, na medida em que explica a mudana atravs de um processo til, funcional e positivo para a sociedade. Mas tambm uma viso monista e determinista (v apenas uma causa e uma origem).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI Do mesmo modo, Veblen aposta na tecnologia como determinante do modo de ser de uma sociedade. Esta viso monista difcil de aceitar, pela complexidade da sociedade moderna. Por exemplo, vrios pesquisadores tentaram apontar as causas da Revoluo Industrial. Outros procuraram descobrir o porqu do crescimento de 12% da renda per capita na Inglaterra, aps a Revoluo Industrial. As causas apontadas em ambas as pesquisas foram as mais diversas possveis: desenvolvimento do capital, do mercado e dos transportes, acelerao tecnolgica e novas tecnologias, produo de armas e aparato para guerra, comrcio internacional e globalizao da economia, aumento da produtividade na produo agrcola, leis favorveis, criao de bancos e de um sistema financeiro, religio protestante, diviso crescente do trabalho e especializao, desigualdades sociais, antagonismos entre classes sociais, populao, energia, confiana, etc. Nenhuma delas consegue explicar tudo. As explicaes monistas ou determnisticas so limitadas, pois deixam de incluir a interdependncia e relaes que existem em toda sociedade e em sua histria. O mesmo vem acontecendo hoje, com vrios autores, explicando as mudanas atuais: globalizao, reestruturao produtiva, reestruturao capitalista, polticas neoliberais dos Estados, novas tecnologias de informao... A organizao do trabalho tornou-se um tema importante para as mais diversas disciplinas: Cincias Sociais, Administrao e Engenharia de Produo, Ergonomia, Psicopatologia e o Direito do Trabalho. Viu-se que a diviso do trabalho traz consigo uma enorme complexidade, com repercusses econmicas, polticas, sociais, tcnicas e humanas. Estas perspectivas diferem porque, para alguns, o principal enfoque o da produo, e no do trabalho, pela natureza de seu objeto de estudo. So diversos olhares sobre a OT, de modo que cada um tem a sua viso e estamos longe de integrar estas perspectivas.

2. O DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAO DO TRABALHO

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI

A produo pr-industrial, (antes do surgimento da indstria no sculo XIX) seguia um modo feudal, que se caracterizava por pequenas produes artesanais, realizadas pelas famlias ou de maneira domstica, em que se oferecia alimento e um lugar para dormir aos aprendizes. O trabalho do arteso dominava todo o processo de trabalho, desde sua concepo, at a realizao e destinao final dos produtos. Por que este modo de produzir chamado feudal? Pela semelhana com o feudalismo, em que a economia era organizada em torno das terras feudais e de fortes laos de lealdade e obrigaes entre os servos e senhores; e entre estes e os nobres ou o clero religioso, que lhes doara os feudos. Alm disto, grande parte do trabalho dos artesos originava-se dos tempos feudais, tanto na forma de organizao, como na aprendizagem de seu ofcios e na lealdade e obrigaes entre artesos e aprendizes. Este modo de produzir podia ser organizado de vrias maneiras: 1 - Inmeras e pequenas oficinas familiares, um mestre e alguns companheiros, ou uma pequena famlia trabalhando. Eles faziam pregos, meias, facas, luvas, rendas ou po. Este tipo de organizao existiu ainda no sculo XIX (e ainda existe hoje em qualquer parte do mundo). No havia diviso de trabalho e todos os companheiros de trabalho cooperavam uns com os outros. Vendiam diretamente seus produtos a quem os quisesse comprar. a forma de organizao de trabalho chamada Artesanato. Como caractersticas desse tipo de OT, o artesanato caracteriza-se por laos afetivos e lealdade do tipo familiar e domstico, ausncia de diviso de trabalho e uma organizao intuitiva e cooperativa, onde todos podem trabalhar da maneira que desejarem, sem limites de tempo, sendo a forma de pagamento relacionada, em geral, entrega dos produtos. bom lembrar aqui as Corporaes de ofcios, que j existiam na Idade Mdia, nas cidades medievais, muito comum entre os grandes pintores da Renascena. Outros nomes para elas so guildas, irmandades, fraternidades. Eram associaes de artesos e profissionais que se organizavam para impor limites sua atividade fora de uma regio, controlando os produtos, a qualidade, a aprendizagem, a entrada de novos membros, bem como as tabelas de preos. Tinham estatutos rgidos, controlando o comportamento dos participantes. Muitas se tornaram poderosas politicamente e ricas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI Havia corporaes para todas as atividades livres, o que era bastante interessante para a monarquia, que podia controlar a produo e cobrar impostos. Contudo, passaram a ser controladas por comerciantes, extinguindo-se seu sentido profissional e desenvolvendo o monoplio capitalista nas regies onde se localizavam. Para alguns autores, como Braudel, as corporaes foram o pontap inicial do capitalismo. Foram extintas no sculo XVIII, mas renasceram na Itlia fascista, como doutrina de interveno estatal na economia e aplicao do ideal das primeiras unies dos artesos. Mussolini criou o Ministrio das corporaes, dando origem aos sindicatos corporativistas, ligados ao Estado. Inspirou as leis brasileiras que regulamentavam a atividade sindical. 2 O segundo modelo de trabalho organizado era o de pequenas oficinas em grande nmero, mas ligadas entre si por um comerciante que pagava a matria-prima, levando-a s vrias oficinas de acordo com o processo de produo. Por exemplo, na produo de um tecido: uma oficina fiava, outra tingia os fios, outra tecia e fazia o acabamento. O comerciante vendia o produto final para ganhar sobre o capital investido. Mas os artesos continuavam a trabalhar no regime de artesanato, em famlia ou em oficinas domsticas. No havia superviso do contratante. Podia ser l, seda ou meias, ou qualquer produto mais elaborado. Este tipo de organizao do trabalho chamado por Marx de COOPERAO SIMPLES. tambm chamado de EXTINO (do artesanato). Marx via, neste tipo de organizao do trabalho, a semente do capitalismo, pois a produo capitalista se caracteriza pelo trabalho coletivo, baseado na cooperao do conjunto de trabalhadores sob o controle do detentor de capital. Leva perda do pleno controle do processo de trabalho pelos artesos e criao do sobretrabalho (ou mais-valia) para a valorizao do capital investido. 3 - Uma grande oficina de trabalho manual, com diversos artesos, artficies, aprendizes e ajudantes, sob o controle de um proprietrio, produzindo vidro, tecidos, couro, l ou outro produto. Esta organizao apresenta diviso de trabalho, cada um fazendo uma parte pequena do processo. Surgem no sculo XVIII e se multiplicam, porque apresentam vantagens em relao ao volume de produo, qualidade do produto e maior produtividade. chamada MANUFATURA. Sua caracterstica principal que, embora os trabalhos sejam divididos, ele predominantemente manual (mo = manufatura). A manufatura a forma clssica de organizao do trabalho cooperativo simples, baseada na diviso do trabalho, reduzindo o www.pontodosconcursos.com.br 5

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI tempo de cada atividade, desvalorizando a fora de trabalho e simplificando cada atividade e aprendizagem. Ela determina maior intensidade no ritmo de trabalho e aumenta a produtividade. O aumento da escala de produo (quantidade de bens produzidos), as jornadas interminveis e os baixos pagamentos, nas manufaturas iniciais, geraram conflitos nas relaes entre os trabalhadores e os donos. Surgiram da os vrios movimentos de luta operria. Os diferentes tipos de organizao do trabalho, apresentados acima, foram ocorrendo de forma paralela, sendo substitudos gradativamente um por outro, mas no desaparecendo totalmente, pois, ainda hoje, podemos encontrar vrias dessas formas acontecendo. As atividades nas oficinas tambm no estavam separadas da vida. Em geral, os trabalhadores s iam para as manufaturas quando acabavam as colheitas no campo. Em geral, eram feitas por famlias. Ainda hoje observamos este fato no Brasil, quando h colheita de caf. A produo industrial comea a surgir no acender das luzes do sculo XIX, com o surgimento das manufaturas mecanizadas. So instaladas mquinas como fontes de energia e poupadoras de trabalho humano, como os teares. Surgem as fbricas, um tipo de manufatura, onde o trabalho dividido e mquinas so utilizadas para auxiliar o trabalho. a precursora da moderna indstria. So as MAQUINOFATURAS uma organizao de trabalho transitria entre a manufatura e a indstria moderna, ou seja, entre e a produo feudal e a capitalista. A caracterstica do trabalho fabril: diviso do trabalho de acordo com o processo; a aplicao de mquinas, numa fbrica e sob propriedade ou controle de um dono. A disciplina mais organizada, as normas e regulamentos fazem-se mais impessoais e objetivos. O patro olha para dentro da fbrica e para os concorrentes. Instaura-se tambm um ritmo no trabalho. Os pagamentos eram os praticados entre as fbricas. A produo industrial surge com a indstria moderna Como j dissemos antes, Marx descreve o surgimento do modo de produo capitalista, aps o modo de produo feudal. Desse modo, a indstria moderna baseada em uma organizao de trabalho prpria da produo capitalista. Durante o sculo XX assiste-se industrializao em diversas sociedades, embora de forma desigual, com o crescimento das empresas industriais. A indstria moderna caracteriza-se pela contnua diviso do processo de trabalho, que intensiva em capital (mquinas e equipamentos), www.pontodosconcursos.com.br 6

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI podendo ser dirigida pelo dono ou seu representante, ocupando as funes de administrao, incluindo gerentes, tcnicos e engenheiros especializados e trabalhadores qualificados e semi-qualificados para lidar com as mquinas e os processos. As indstrias buscam um contnuo aperfeioamento de suas foras produtivas e expanso de suas atividades, para valorizar ainda mais o capital investido. Desse modo, vo tornando-se gigantescas, com um grande aparato burocrtico: funes especializadas para a administrao, sistemas de salrios, e, paralelamente, atuao dos sindicatos para proteger os interesses dos trabalhadores. Surge, sua volta, uma contnua teia de fornecedores de peas, servios e produtos, sistemas de educao e centros de formao e todo um sistema legal para controlar a indstria. O verdadeiro capitalista, no entanto, vai deixando a produo industrial. A produo um mundo regular, baseado em trocas de mercadorias. Os negcios sobre a produo situam-se na irregularidade, na especulao. Desse modo, a produo industrial favoreceu este tipo de capital porque criou as condies para que ele vingasse: uma economia vigorosa, baseada em alta produo para ser trocada em mercados nacionais e internacionais, mas favoreceu a acumulao de riqueza por alguns indivduos que passaram a manipular os mercados e a produo. Ou seja, o capitalismo dividiu o trabalho entre aqueles que produzem e aqueles que vivem da produo. Tambm o capital foi dividido. A produo ps-industrial, que surgiu aps 1970, parece caracterizar uma etapa alm da indstria, constituindo-se, para muitos, um novo modo de produo - as redes de produo. Tornase um novo modo de produo porque o valor no o trabalho, mas a cadeia de valor do trabalho. No entanto, no unnime que tenha havido uma mudana no modo de produo industrial. Os autores de tradio marxista vm que apenas uma produo industrial diferente, aprofundada, que apenas confirma as previses de Marx. Para Manuel Castells, h em curso uma 3 revoluo industrial - a da informao, gerada pelas novas tecnologias da informao. Isto caracterizaria uma passagem, uma fase de transio para uma nova etapa no modo como produzimos e trabalhamos. A partir da anlise de dados das 7 maiores naes de industrializao avanada (o G-7), Castells encontrou vrios indicadores desta realidade: a macia reduo do trabalho rural e desaparecimento do trabalho domstico; o declnio dos trabalhadores da indstria (com

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI queda que varia de 5 a 16% dos empregos industriais) e aumento dos trabalhadores em atividades de servios informacionais. Houve tambm uma diviso de trabalho entre as grandes potncias: alguns pases concentram-se em atividades de servios ligados informao (Estados Unidos, Reino Unido e Canad); outros em atividades industriais (Japo e Alemanha), com outros assumindo posio intermediria (Frana). A Itlia caracterizada pela produo de pequenas e mdias empresas, com da populao ocupada trabalhando de forma autnoma. Do mesmo modo, observa que a produo industrial est sendo transferida para outras regies em processo de industrializao, principalmente para a sia e Amrica Latina. O que caracteriza este modo de produo a presena das novas tecnologias de informao, tornando possvel modificar o trabalho: pode-se produzir em qualquer lugar do mundo e combinar a produo em redes de distribuio e logstica. H maior exigncia dos trabalhadores, em relao sua capacidade de lidar com as novas tecnologias de informao; e das empresas, em adequar suas estruturas, processos e fora de trabalho para fazer parte das redes mundiais de produo. Em sntese, o modo como produzimos e trabalhamos foi-se modificando, ao longo da histria. Aps o modo escravista de produo, surge um modo feudal, cujos traos principais estavam baseados em relaes de lealdade e obrigaes entre os que produziam e uma diviso de trabalho tradicional e natural, baseada na cooperao. Neste modo feudal, a organizao do trabalho predominante foi o artesanato, depois artesanato em extino ou cooperao simples. As corporaes de ofcio eram organizaes de artesos para o controle de suas atividades. Segue-se a manufatura, com a diviso do trabalho entre os trabalhadores e controle de um proprietrio. O modo industrial surge com a introduo das mquinas e a separao da vida familiar e domstica na fbrica, com a maquinofatura se constituindo como um avano manufatureiro. Esta organizao foi seguida pelo surgimento da indstria moderna - a indstria capitalista - intensiva em capital, diferentemente da manufatura e da maquinofatura, onde o trabalho humano ainda se constitua a principal fora produtiva. Com o maior aprofundamento da diviso do trabalho e especializao das atividades, e com a presena de novas tecnologias da produo; surge um modo de produo que vai alm da indstria, surgindo a produo em redes de indstrias e servios. Todos esses avanos acabam por transformar

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI as relaes sociais e facilitam o contnuo aperfeioamento das foras produtivas, pelo capital. 3 - A DIVISO DO TRABALHO Como j dissemos anteriormente, a Diviso do Trabalho acontece em todas as sociedades, mesmo as mais simples. Vimos que nas sociedades primitivas, ela baseada em sexo, idade ou posio social. A Diviso Social do Trabalho no a mesma coisa que Diviso do Trabalho (trataremos desta diferena mais adiante) 3.1. - A DIVISO DO TRABALHO tratada pelos socilogos como diferenas nas posies sociais que as pessoas ocupam na sociedade. Estas diferenas podem ser baseadas em sexo, status e poder e eram tratadas antigamente como classes sociais. No entanto, hoje, esta expresso classe social reservada para a teoria marxista. melhor falar de estratos sociais ou camadas sociais e tambm de questes de de gnero ou diferenas sexuais, evitando-se uso de expresses como raa ou qualquer forma politicamente incorreta, para evitar discriminao e preconceito. Estes estudos verificaram que toda sociedade hierarquiza ou estratifica (divide verticalmente) seus membros de alguma forma, mas algumas so fechadas e rgidas, impedindo a mobilidade social. J outras so mais abertas e mveis. A mobilidade social a possibilidade de mudar de posio na sociedade. J na Idade Mdia, estavam presentes os estamentos - posies sociais rigidamente controladas - que incluiam o tipo de relaes que seus membros deveriam ter entre si e com outras posies, impedindo a ascenso ou mudana de posio. A mobilidade social era coibida. Havia a nobreza (reis e bares ou outros, com diferentes ttulos, os membros do clero), os senhores feudais, os burgueses ou comerciantes, os camponeses, os artesos e os servos. Tambm na India, o sistema de castas - que a posio definida pelo nascimento extremamente fechado, no permitindo a mobilidade social. A estratificao social trata dos diferentes estratos da sociedade: agrupamentos que caracterizam um padro scio-econmico. Podemos ter os estratos A, B, C, D, E, por exemplo, para configurar uma pesquisa de mercado ou de opinies. Braudel prefere o termo hierarquia social a estratos ou categorias ou classes sociais. Para este historiador, nenhuma sociedade se www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI desenvolve no plano horizontal de igualdade. Mesmo os cls tm chefes. Mas a ordem vertical no simples, diversificada e plural, porque implica em vrios critrios simultaneamente: padro econmico, poder, status, trabalho. Ele observou que historicamente sempre houve uma elite pequena privilegiada pela economia; uma massa de agentes sociais que faz a economia funcionar e uma parte menor dos sem-trabalho, que seria considerada de forma negativa pela economia e sociedade e, de certo modo, excluida. 3.2. A DIVISO SEXUAL DO TRABALHO Houve sempre uma desigualdade social, mas ela se manifesta, sobretudo, com relao ao trabalho feminino. Nesta desigualdade, as dimenses de classe e gnero se misturam (relaes de gnero = relaes sociais entre os sexos). Embora as mulheres tenham constituido um grande contingente da fora de trabalho no alvorecer do trabalho industrial, no sculo XIX, eram tratadas, do mesmo modo que as crianas, como escravas, embora recebessem algum pagamento. Veja uma descrio de Marx, em seu livro I O capital: Nas ltimas semanas de junho de l863, todos os jornais de Londres trouxeram um pargrafo sensacional: morte por simples sobretrabalho. Trata-se da morte da modista Mary Anne Walkley, de 20 anos, que trabalhava numa manufatura muito respeitvel, fornecedora da Corte, explorada por uma dama com o agradvel nome de Elise.... Mary Anne Walkley tinha trabalhado 26 1/2 horas ininterruptas, juntamente com 60 outras moas, cada 30 num quarto, cuja capacidade cbica mal chegava para conter 1/3 do ar necessrio, enquanto noite partilhavam, duas a duas, uma cama num dos buracos sufocantes em que se subdivide um quarto de dormir, por meio de paredes de tbuas. E essa era uma das melhores casas de moda de Londres.... Nas palavras secas do mdico: ela morreu, por excesso de horas de trabalho numa oficina superlotada e por dormir num cubculo superestreito e mal ventilado. Ser que esta realidade mudou? O trabalho feminino vem aumentando cada vez mais, atingindo mais de 40% da fora de trabalho em diversos pases, superando o masculino em alguns pases (Reino Unido, por exemplo). Contudo, a qualidade das vagas para o trabalho feminino sempre inferior do homem. Segundo vrias pesquisas, os salrios so mais baixos e a ocupao de posies mais elevadas quase nula. Em uma www.pontodosconcursos.com.br 10

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI pesquisa do IBGE, de 2004, comparando salrios por hora, de homens e mulheres, viu-se que o salrio das mulheres equivale a 77% do masculino. Estas diferenas aumentam com os anos de estudo. Com 12 anos de estudo, as mulheres ganham 62% dos salrios masculinos. Com uma diferena de 4 anos, as mulheres reduzem seu rendimento: 84% dos salrios masculinos. Estranho, no ? Se as mulheres estudam um pouco, seus salrios sobem, mas se estudam muito, eles caem, em comparao com os dos homens. Mas, caras alunas, no se desanimem com isto: continuem estudando! Portanto, no s em trabalhos precrios, de meio perodo, que as mulheres ganham menos, elas tambm ganham menos no trabalho integral. Seu trabalho frequentemente mais precrio, em tempo parcial e sob piores condies de regulamentao. As atividades mais nobres - de concepo ou onde se emprega mais tecnologia - so menos ocupadas por mulheres do que por homens. Suas atividades so frequentemente mais rotineiras e exigem menos qualificao. Elas participam menos das decises e so discriminadas pelo seu estado civil. Mesmo aumentando sua participao na indstria, as mulheres so empregadas em trabalhos que utilizam mais a mo-de-obra do que a tecnologia (produo intensiva em trabalho). A mesma pesquisa, citada acima, mostrou que s 3,9% das mulheres empregadas estavam em cargos de direo (cerca de 1,379 milho de mulheres das 35,4 milhes empregadas em uma populao total de 182 milhes de pessoas), enquanto 5,5 % dos homens ocupavam estes cargos. Embora as mulheres trabalhem mais do que os homens em todas as sociedades, principalmente nas zonas rurais dos pases em desenvolvimento, essas caractersticas do trabalho feminino se sobressaem: - salrios mais baixos que os dos homens; - trabalhos precrios: tempo parcial, informais, jornadas maiores, temporrios; - pouca ocupao de administrao pblica; cargos executivos nas empresas e na

- atividades rotineiras e de baixa qualificao, em geral na produo intensiva em trabalho. As relaes de gnero referem-se s relaes sociais entre o masculino e o feminino, na qual est incluida a dimenso histrica e cultural www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI (como homens e mulheres so percebidos pela sociedade) e a dimenso do poder (como homens e mulheres so percebidos em relao dominao ). A mulher que trabalha fora acrescenta, a ele, o trabalho no lar. Em 2004, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), com base no Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios), 35,4 milhes de mulheres brasileiras trabalhavam, mas 32,3 milhes tambm se dedicavam ao trabalho em casa. Ou seja, 91% destinavam 22 horas por semana, em mdia, ao trabalho domstico. Ao contrrio, s 46% dos homens se ocupavam deste trabalho, ajudando em casa, mas s em torno de 10 horas por semana. Isto faz com que haja um duplo trabalho. Alm do mais, o trabalho profissional quase sempre se reveste da condio domstica de servio e cuidado com outras pessoas, combinando estas caractersticas. Em sntese, vemos que continua a existir a diviso sexual no trabalho, sendo ela agravada pelas relaes de gnero e pelas mudanas atuais. H maior tendncia a empregar mais as mulheres, mas em atividades mais precrias e em condies piores. A mulher,pelas relaes de gnero, torna-se uma classe dominada, sem o poder de mobilidade social, mantendo-se sempre no nvel inferior dos estratos sociais. Ou seja, a desigualdade social, que sempre existiu na sociedade, segundo Braudel, comea em casa e vai se estendendo para fora de casa, sendo dura a luta das mulheres pela sua emancipao e valorizao como trabalhadora e produtora da humanidade. 3.3. A DIVISO SOCIAL DO TRABALHO A diviso social do trabalho no baseada em diferenas de classes ou sexo. Fundamenta-se no tipo de relao social que criada pela diviso do trabalho. Suas consequncias so mais amplas do que a questo da mobilidade social. Vamos ver porqu. A diviso social uma diviso que visa mudar a relao que o trabalhador tem com o trabalho que encontrar um significado psicolgico e social, ser til sociedade e estabelecer uma relao de cooperao entre os homens. o valor de uso, enquanto uma prxis social (uma prtica social). Foi pelo novo sentido de valor - o valor de

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI troca - que passou a haver a diviso social do trabalho. Desse modo, o trabalho adquiriu o valor de mercadoria. Alm disso, a diviso social modifica o processo de trabalho. Permite divid-lo enquanto atividade de concepo e execuo. Aqui, um novo conceito marxista torna-se importante: trabalho morto e trabalho vivo. Trabalho morto o que no gera mais-valia, o trabalho da mquina. Trabalho vivo o que gera a mais-valia. Mais ainda: quando se divide socialmente o trabalho dividem-se os homens, no s o seu trabalho. O trabalho produtivo aquele que participa diretamente da execuo e portanto, gera a mais-valia. O trabalho improdutivo participa apenas indiretamente da produo, portanto, no gera mais-valia. Por exemplo, uma secretria, o chefe. Parcelando o processo em pequenas fatias, criam-se traballhos produtivos e improdutivos. Desse modo, fatiam-se tambm os homens entre si e neles prprios. Criam-se condies de subordinao e dominao entre eles e a possibilidade de transformar os trabalhos: trabalho morto em trabalho vivo ou trabalho improdutivo em produtivo e vice-versa. Feitas estas distines, entendemos agora que a Organizao do Trabalho caminhou no sentido de que a diviso natural do trabalho tornou-se uma diviso social do trabalho, a partir da manufatura, quando o trabalho foi parcelado. Esta diviso se expandiu na indstria e se espalhou por outras esferas da sociedade e desta para o mundo. Adam Smith, em 1776, j havia apontado as vantagens econmicas da diviso do trabalho, sobretudo quanto escala de produo. No entanto, alertou que a extrema diviso do trabalho cria homens ignorantes. Durkheim foi o primeiro socilogo a tratar da questo, em seu livro A Diviso do Trabalho Social, em 1893. Ele delineou a passagem da sociedade simples, em que os individuos dividem tarefas e se sujeitam a normas comuns, tornando-se semelhantes e solidrios, graas a valores compartilhados. Ele chamou de solidariedade mecnica este tipo de coeso social. Ele viu na indstria moderna uma extrema diviso do trabalho, no s no interior das fbricas, mas tambm na sociedade. Tal diviso gerava uma especializao crescente que se podia observar nas funes polticas, administrativas, artsticas, judicirias e tcnicas, possibilitando o desenvolvimento de capacidades e potencialidades, mas exigindo maior cooperao entre si para manter coesa a sociedade. Durkheim chamou de solidariedade orgnica a forma de coeso nesta sociedade, porque ela se baseia em uma complementariedade

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI entre si. A crescente diviso e especializao nesta sociedade separava a familia do trabalho, passando a primeira a ser secundria e menos importante. Os papis sociais se modificavam e as expectativas que orientam o comportamento social tornavam-se definidas, de acordo com os papis desempenhados, gerando conflitos em torno dos vrios papis (por exemplo, um professor sabe o que esperado dele, mas o papel de professor torna-se mais difcil porque mudam as expectivas, se tambm um mdico ou poltico). Contudo, embora esta diviso do trabalho social seja positiva, a sociedade moderna seria mais frgil, sujeita a rupturas e conflitos. O principal efeito no individuo a anomia: pelo enfraquecimento das regras formais ou informais, perde-se a capacidade de construir expectativas e identidade. Os individuos podem tornar-se marginais sociedade, isolando-se. Outro socilogo importante a falar da Diviso Social do Trabalho foi Max Weber. Estudando o desenvolvimento da sociedade industrial capitalista e sua crescente complexidade, a partir dos trabalhos de Marx, viu a necessidade de uma administrao racional, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos. Para ele, a diviso do trabalho gera uma crescente necessidade de regras impessoais, padres bem estabelecidos, o estabelecimento de uma burocracia para organizar e tornar coesa a sociedade, dadas as condies materiais e da tecnologia moderna e da produo em larga escala. A burocracia toma o carter de uma forma particular de organizao do trabalho, presente nas empresas pblicas , caracterizando-se por padronizao, formalizao, hierarquia de autoridade, impessoalidade, especializao e centralizao. Para este socilogo alemo, com a contnua especializao tecnolgica haveria um crescimento maior da burocracia que tenderia a se espalhar pela sociedade. De fato, observamos que de um modo ou de outro, todos estes estudiosos estavam certos: a produo tornou-se complexa e dividida, o modo capitalista de produzir expandiu-se para diferentes sociedades, assim como a burocracia. O trabalho e a burocracia tornaram-se semelhantes em toda as sociedades, fazendo crescer estruturas e formas racionais e planejadas, padres, hierarquias e uma meritocracia (promoes baseadas no mrito e na competncia especializada). Cresceu a burocracia estatal, especializando-se suas funes e atividades, tal qual previra Weber, enjaulando a todos com a sua janela de ferro. E a anomia crescente representada pelos indivduos marginalizados que encontramos em muitas sociedades atuais.

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI

3.4. A DIVISO INTERNACIONAL DO TRABALHO A realidade sobre a diviso do trabalho entre as diversas sociedades revelada por diversos trabalhos. Um deles mostrou que muitas empresas multinacionais preferem levar a produo para pases onde os custos so menores. Por exemplo, os profissionais de computao e informtica indianos ganham apenas 20% dos salrios dos colegas americanos, fazendo os mesmos trabalhos e com a mesma qualidade. O mesmo acontece no Mxico. Embora a produtividade dos trabalhadores mexicanos seja igual a dos norte-americanos e japoneses na produo de automveis, produtos eletrnicos e computadores, com instalaes e processos to sofisticados quanto os deles, operam a um custo muito menor, devido aos salrios. A diviso do trabalho se faz com base na produo globalizada, por meio de redes de produo e distribuio, com apoio das novas tecnologias de informao. A diviso internacional caractersticas: do trabalho apresenta as seguintes

1 - A diviso do trabalho em economias de baixo custo, em relao mo-de-obra, devido aos salrios, contratos temporrios ou informais e baixos encargos sociais; 2 - A diviso entre trabalhadores de tempo integral e temporrios ou empregos de meio expediente, principalmente empregando mulheres, idosos e estrangeiros, nestes trabalhos precrios; 3 - Reduo do quadro de funcionrios nas empresas matrizes, mantendo os empregos de alta qualificao e importando insumos de baixo custo; 4 - Subcontratao de partes dos componentes entre vrios pases e conectando-as apenas para a distribuio.

4- TRABALHO E PROGRESSO TCNICO. O DETERMINISMO TECNOLGICO Os socilogos sempre procuraram compreender a relao entre a tecnologia e o trabalho. A Tecnologia todo o conjunto de recursos e conhecimentos acumulados que possibilitam transformar algum tipo de matria-prima em objetos e idias ou servios (matriaprima inclui www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI idias, materiais fsicos ou simblicos). Instrumentos, mquinas, conhecimento cientfico (prtico) habilidades e inteligncia humana constituem a tecnologia. Pode a tecnologia gerar o progresso? O progresso significa que a humanidade avana de um estgio atrasado para um mais avanado de civilizao. Ele pode ter trs significados: o primeiro ligado ao produto ou resultado do progresso, o segundo um aperfeioamento que no tem fim e o terceiro o sentido de um processo de desenvolvimento do potencial existente. Na verdade, a idia de progresso tecnolgico tem sido criticada, pois progredir antes um valor social. Hoje, fala-se no horror ao progresso, porque o mundo passou a viver sob crises constantes. Mas, todos precisamos da idia de progredir, ir para a frente, melhorar de padro de vida, sem a qual no temos vontade de lutar. De qualquer modo, passou-se a evitar a expresso pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, devido a estas crticas ao conceito de progresso. Em lugar disso, usa-se a expresso pases industrializados ou em processo de industrializao. A tecnologia tornou-se uma categoria importante a partir da Revoluo Industrial, pois, a partir da, pde-se ver com mais clareza seu poder de transformar o trabalho e a sociedade como um todo. Transformouse em uma fora produtiva. De certo modo, o temor s novas tecnologias apareceu com o medo do desemprego. Mas, esquecemonos dos benefcios que a tecnologia trouxe vida humana, fazendo aumentar o tempo de vida das pessoas e o conforto material. Segundo alguns historiadores, tecnolgicas (industriais): ocorreram 3 grandes revolues

1 - Revoluo Industrial - Comeou por volta de 1770 e indo at o sculo XIX. Esta revoluo caracterizou-se por cerca de 100 invenes importantes, sendo a mais importante a mquina a vapor, por possibilitar a mudana de locais de trabalho e o uso de mquinas para poupar mo-deobra. Contudo, esta revoluo, que comeou na Inglaterra, foi mais abrangente, pois havia uma srie de mudanas sociais acontecendo (como o comrcio, as colnias, a questo da terra, as revolues polticas, etc.) 2 - A segunda Revoluo Industrial veio 100 anos depois da primeira, e se deu sobretudo nos Estados Unidos e Alemanha. A eletricidade, o telefone e o motor de combusto foram considerados os principais inventos tecnolgicos, alterando a comunicao, os transportes e toda a indstria e vida social, pela aplicao da eletricidade a vrios campos.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI 3 - A Revoluo da Informao a revoluo do sculo XX, caracterizada pela introduo do computador programvel, o transistor, como fonte da microeletrnica e a comunicao via satlite, possibilitando a tev a cabo, a Internet, os computadores pessoais. Seu incio, em torno dos anos 70, aconteceu sobretudo nos Estados Unidos, na regio conhecida como Vale do Silcio, mas a partir de conhecimentos desenvolvidos em vrios pases. Existem inmeras outras novas tecnologias ligadas biologia, aos materiais, aos combustveis, mas aquelas caracterizariam mais esta ltima revoluo. Nota-se a passagem da tcnica manual e de mquinas simples, prprias do Artesanato, para a tcnica metal mecnica e eletromecnica das mquinas, da produo industrial e para a tcnica microeletrnica dos computadores, na produo Informacional. Por que estas revolues aconteceram em determinados momentos e no em outro? Por que surgiram em um pas ou regio? So perguntas fascinantes, porm, como eu disse antes, cada investigador vai responder a elas, segundo as hipteses que eles formularam. Um dos estudos mais interessantes sobre as origens e a natureza do desenvolvimento foi feito recentemente por um poltico francs, Alain Peyrefitte. Segundo ele, a 1 Revoluo deveria acontecer na Itlia, pois ela se constitua em um centro vivo e dinmico de comrcio, de artesanato e de finanas, desde a Idade Mdia. Contudo, a Igreja catlica - principal latifundiria da Europa - controlava tudo com mos de ferro. Foi preciso o rompimento com seus valores tradicionais, a partir de Calvino, para que se construisse uma sociedade de confiana e isto aconteceu na Holanda e Inglaterra. Para ele, h dois tipos de valores sociais bsicos: a confiana e a desconfiana. O primeiro favorece o trabalho, a livre iniciativa e aceitao de idias e inovaes. O segundo impede a livre iniciativa e o aproveitamento dos recursos tecnolgicos, das idias e das oportunidades, porque evita o risco, busca a segurana. Seguindo as concluses de Weber sobre a tica do capitalismo, distanciou-se dele quanto s razes do progresso material dos calvinistas da Inglaterra. Peyrefitte conclui que no foi a tica ou os valores morais do calvinismo e sim, as relaes entre os valores sociais, o ethos, o modo de ser, que determinou o progresso: a confiana em uma possibilidade, a aceitao do risco, bem distante do catolicismo e de Weber. Podemos dizer, a partir das investigaes sobre a tecnologia, que necessrio haver uma interao sinrgica entre tecnologia, disponibilidade de talentos, redes de pessoas que queiram aplic-la e investir nos conhecimentos para que crie um caminho para o desenvolvimento de uma nova tecnologia que surge.

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI As trs revolues aconteceram em momentos da histria que parecem ter possibilitado esta condio, criando aceleraes sem precedentes, com um aumento repentino e inesperado de aplicao tecnolgica para transformar os modos de produzir e trabalhar. A relao entre o progresso tecnolgico e o crescimento do desemprego (desemprego estrutural) negado por vrios autores. Para estes, o que mudou foi a natureza do trabalho. Empregos so extintos, mas outros so criados, variando a quantidade entre empresas, setores e pases. Como se pde ver pelas primeiras revolues industriais, os empregos extintos na agricultura resultaram em outros na indstria, milhes de novos empregos foram criados. H uma fase de acomodao, de transio durante a mudana de um tipo de economia para outra, que gera uma turbulncia nos empregos. Quando novas tecnologias surgem, mudando o modo de viver, como, por exemplo, os meios de transporte ou de comunicao, transformam os tipos de trabalho, tanto em quantidade, quanto em qualidade, quanto em relao sua natureza. Para outros autores, no entanto, o desenvolvimento de novas tecnologias est gerando o desemprego estrutural, no podendo os empregos perdidos serem substitudos no mesmo nvel anterior. Kurtz, por exemplo, mostra que o desemprego cresceu desde os anos 70, tornando-se muito maior nos anos 80 e 90, em quase todos os pases industrializados. Um sinal de que trata-se de desemprego estrutural que houve desemprego crescente at em perodos de crescimento econmico. Em 1995, segundo a OIT (Organizao Internacional do Trabalho) 30% da populao economicamente ativa no mundo no estava em empregos estveis. O aumento da produtividade das empresas teria sido obtido s custas da reduo do nmero de trabalhadores, pelas novas tecnologias, e no pela reduo da jornada de trabalho. No entanto, para a maioria dos economistas, o desemprego seria uma consequncia das polticas dos governos, favorecendo a liberdade da economia e das empresas, sendo portanto um desemprego conjuntural, no estrutural. 4.1. O determinismo tecnolgico Para alguns autores, a tecnologia a principal fora que gera mudanas na sociedade. Seu principal representante Thorstein Veblen, que em 1922, props que a conscincia e o comportamento social so determinados pela tecnologia, porque o efeito desta vai www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI alm das ocupaes, modificando os hbitos e o estilo de vida. Todavia, os efeitos so desiguais. Aqueles que esto mais prximos tecnologia nova so mais afetados, mas reagem de forma mais positiva a ela, como por exemplo, os engenheiros e operrios. Contudo, Veblen era pessimista com relao s possibilidades de haver desenvolvimento tecnolgico, pois, em sua opinio, as classes dominantes atuariam para bloque-lo, com o objetivo de impedir a mudana da sociedade. De fato, como Veblen pensava, a tecnologia favorece a diversificao de interesses e atividades (por exemplo, a internet), o lazer, a resoluo de necessidades sociais (por ex. o telefone, os meios de transporte) gera efeitos no trabalho, criando novas ocupaes e efeitos na famlia, mudando as rotinas e as tradies familiares. Algumas limitaes do determinismo tecnolgico so ligadas ao fato de que o impacto da tecnologia depende do contexto social, dos meios de comunicao e dos valores sociais e polticos. A tecnologia no determina a sociedade, s incorpora seus valores, assim como a sociedade a utiliza. No podemos compreender uma sociedade sem suas ferramentas tcnicas e tecnologias, como os antroplogos j mostraram com seus estudos e os arquelogos, em suas escavaes. Por este motivo, importante considerar as mudanas na organizao do trabalho relacionadas tecnologia. Novas tcnicas e mtodos surgem paralelamente aos novos problemas da produo. 4.2 - A evoluo das tcnicas de organizao do trabalho A evoluo histrica da organizao do trabalho seguiu diferentes tendncias. A sociedade pr-industrial foi inicialmente voltada para padres estticos, qualidade, singularidade e permanncia dos produtos (produtos nicos, pelo Artesanato). Os trabalhadores se agrupavam livremente, buscando cooperar uns com os outros. A sociedade industrial buscou desenvolver padres de crescimento no volume de produtos materiais, que pudessem ser consumidos por todos e em qualidade suficiente para serem substituidos rapidamente (a produo e o consumo de massa). J havia um controle externo sobre a organizao do trabalho, buscando o crescimento. A sociedade informacional parece buscar padres de acumulao e disseminao de conhecimento e informaes, atravs de produtos que contm informao e possam ser dirigidos para um cliente em particular (a produo e o consumo do conhecimento). A organizao

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI do trabalho racional e planejada, mas de um modo inteiramente diverso do anterior, ela feita de acordo com a informao disponvel. Estas tendncias industriais dirigem o progresso tcnico. Vejamos vrias formas de obter progresso, ao longo do processo de industrializao. 1 - O Taylorismo O movimento taylorista surgiu em 1890, nos Estados Unidos. Naquela poca, a produo das empresas americanas caracterizava-se pelo controle dos trabalhadores sobre o processo de produo. Seu conhecimento e experincia dava-lhes amplo domnio de tudo o que ocorria dentro das fbricas, afetando o tempo e o volume de produo. Para aumentar a produo era necessrio aumentar cada vez mais os salrios, pois este era baseado na quantidade produzida. Os sindicatos, fortes e poderosos, controlavam o recrutamento e a formao dos novos empregados e s entravam nas empresas, aqueles empregados aprovados pelos sindicatos. s portas das fbricas, uma fila de desempregados sem qualificao esperava por uma vaga. Este quadro limitava a expanso industrial e impedia a produo para o mercado externo. Frederick Taylor conhecia tudo isto e, a cra que os operrios faziam, pois ele prprio fra um deles. Ele props uma Administrao Cientfica, atravs de princpios simples. O primeiro princpio atribuir administrao a funo de reunir os conhecimentos tradicionais e transform-los em tarefas para os operrios. O segundo princpio tratava da seleo e do treinamento: escolher os homens apropriados para o tipo de trabalho. O terceiro princpio a definio da tarefa para o operrio, feita pela administrao. Na tarefa especificado o que deve ser feito, como e em quanto tempo. A administrao cientfica consiste em preparar e fazer executar essas tarefas. Seu sistema cientfico consistia em uma tcnica baseada na anlise cronometrada do processo de produo e o estudo dos tempos e movimentos, em 3 etapas: - A anlise do trabalho: estudo de tempos e movimentos gastos no processo de produo e reduo a seus elementos simples (fase anlitica); - seleo, sistematizao e unio dos elementos simples;

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI - definio da melhor maneira de fazer o trabalho e treinamento do trabalhador (fase construtiva). A administrao cientfica consistia em uma gerncia que planeja o processo, atravs da concepo do mtodo de trabalho e apta a supervisionar e controlar a obedincia ao mtodo, cronometrando os tempos. Os salrios eram pagos por produo e produtividade. O taylorismo consiste, portanto, em um alto grau de controle sobre o trabalho, o aprofundamento e aperfeioamento da diviso do trabalho e a criao do conceito de tarefa. Com este conceito de tarefa, reduzse a qualificao do trabalhador e a da administrao, tornando-se fcil a constituio de uma nova fora de trabalho. As principais crticas referem-se expropriao do saber operrio, a reduo da autonomia do trabalhador, a fragmentao, repetio e monotonia do trabalho, elevao da intensidade do trabalho e a explorao operria, alm de dificultar a organizao dos trabalhos em sindicatos. Com este sistema, conseguiu-se aumentar a produo e a produtividade da produo americana, pela disseminao do mtodo, inclusive para outros pases. Teve forte oposio dos sindicatos, que pediram uma investigao de seus mtodos ao senado americano. O taylorismo considerado um mtodo de organizao do trabalho, baseado em uma ideologia de eficincia, mas no se trata de uma nova tecnologia, pois pode ser aplicado a qualquer tipo de matriaprima e trabalho. 2 - O Fordismo Algum tempo depois de Taylor, Henry Ford introduziu uma srie de modificaes, em sua fbrica de automveis, que ficaram conhecidas como fordismo. Seus princpios eram simples: - Restrio movimentao fsica do operrio; - Restrio ao cansao, por movimentos inteis, dispondo as peas e os trabalhadores na ordem natural da operao, e fazendo chegar ao trabalhador o que for necessrio. Trata-se, na verdade de um taylorismo radicalizado, pela criao de uma linha de montagem. Os operrios eram organizados em torno de estaes de trabalho, de modo que uma esteira mecnica conduzia, at elas, as peas e componentes dos carros. Cada grupo montava as www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI peas at finaliz-lo, reduzindo drasticamente o tempo de montagem. Esta inovao na organizao do trabalho implicava em peas padronizadas, desse modo, novas mquinas especializadas foram desenvolvidas. Alm disso, instituiu o salrio chamado FDD (five dolars day, de cinco dlares por dia) muito acima do que era praticado, sem o qual dificilmente haveria trabalhadores estveis para um trabalho sem nenhuma autonomia, repetitivo e cansativo, devido ao ritmo. Outras inovaes de Ford foram quanto aos estoques: ele vendia primeiro os carros, depois comprava a matria-prima e os produzia. A produo em alta escala gerava produtos baratos, pois alm de serem todos iguais, seu custo unitrio era pequeno, devido ao grande volume. Entre as quase oito mil operaes feitas na montagem de um carro, apenas cerca de mil exigia homens perfeitos. Desse modo pde empregar cerca de 9500 trabalhadores deficientes fsicos, entre os quais cegos, surdos e amputados, devido baixa qualificao do trabalho. As consequncias das modificaes feitas por Ford foram de imediato o forte aumento da produo e da produtividade, com a reduo do tempo e aumento das escalas de produo. Nascia, com ele, a produo em massa que possibilita o consumo em massa. Segundo ele, todo operrio poderia ter o seu carro, desde que Ford e preto. Observa-se que o fordismo cria uma diviso mais radical do trabalho, um aumento do controle sobre o trabalho, devido ao ritmo, cria fragmentao, repetio e monotonia no trabalho, impondo uma disciplina frrea ao trabalhador, devido necessidade de uma sincronizao perfeita entre o tempo da mquina e os movimentos dos vrios trabalhadores. Reduz o tempo de aprendizagem e a necessidade de treinamento e reduz os salrios. Segundo ele prprio: para certa classe de homens, o trabalho repetido, ou a reproduo contnua de uma operao idntica, por processos que no variam nunca, constitui um espetculo horrvel. A mim me causa horror. ... Entretanto, atrevome a dizer que para a maioria a repetio nada tem de desagradvel O fordismo visto como uma inovao tecnolgica, pois no pode ser aplicado a quaisquer materiais, fazendo aprimorar as mquinas operatrizes, que depois evoluiram para robs e plataformas de montagem. Ainda utilizado atualmente por vrias montadoras, com muito mais sofisticao, devido presena de robs. A titulo de ilustrao: uma montadora brasileira, visitada pela Revista Veja:

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI Nos anos 80, eram produzidos de 10 a 20 carros por empregado/ ano, levando de 5 a 10 dias para produzir um carro, atravs de 1000 fornecedores de auto-peas e componentes. A produo anual era de 600 mil carros. O trabalho era predominantemente manual. No ano 2002, a produtividade elevou-se: eram produzidos de 100 a 150 carros por empregado/ano, levando apenas 24 horas na montagem das peas de apenas 100 fornecedores. A produo anual aumentou para l milho de carros. A produo passou a contar com 50% de robs compondo sua fora de trabalho, agora tambm composta com 20% de mulheres, quando no havia nenhuma. O nvel de instruo dos operrios,que era de 1 grau, passou a ser de 2 grau. Ou seja, o fordismo possibilitou que outras inovaes surgissem no processo de trabalho. No entanto, como o taylorismo no considerou a organizao social, s buscando a questo tcnica. 3 - O Toyotismo Nasceu no Japo, na fbrica da Toyota, na produo de carros, logo depois da 2 Guerra, quando o pas teve de enfrentar uma grande escassez de recursos de capital, humanos e materiais. Por volta de 1950, Ohno comeou uma srie de experincias na organizao do trabalho, visando uma produo enxuta em todos os sentidos: ausncia de desperdcios de tempo, material, trabalho, estoques apenas a tempo (just-in-time), mas principalmente de produtos. Buscava-se flexibilizar os produtos, de modo a produzir apenas a quantidade encomendada e introduzir novos modelos, menores e mais econmicos e pequenas variaes de estilos: o inverso das pretenses de Ford, da produo de massa. a produo flexvel e segundo o cliente, a produo customizada (do ingls, customer). O chamado sistema toyota de produo consistia em uma aplicao dos princpios tayloristas, mas introduzindo o trabalho em equipes. Cada uma delas ocupava clulas de produo, ilhas ou gaiolas (havia vrios tipos de arranjos fsicos) em uma linha de produo interconectando as vrias equipes. Embora trabalhando em equipes, os operrios tinham que ter grande sincronicidade entre eles e a linha, mas com liberdade e autonomia para controlar o tempo e tomar decises. Outra caracterstica do sistema a multifuncionalidade: cada operrio poderia fazer vrios tipos de tarefas, tornando-se polivalente, no havendo a rgida posio em um posto nico de trabalho. Alm disso, incluia uma grande colaborao entre eles e a administrao, com possibilidade de comunicar livremente pela reduo do nvel

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI hierrquico dentro da fbrica, proximidade fsica com os supervisores. Esta filosofia chamada autonomao = autonomia mais automao, ou seja, a fbrica resolve sozinha. Os problemas eram resolvidos pelos CCQ (crculos de controle de qualidade), quando os operrios se reuniam para propor solues e sugestes para aperfeioamento ou melhorias nos processos. As consequncias do toyotismo foram sentidas pelos mercados: seus carros, com grande qualidade, preos baixos, economia no uso de combustveis e variedade, passaram a ameaar a concorrncia tradicional. A produo flexvel, como passou a ser conhecido o sistema, passou a ser copiada no mundo inteiro, no s pelas montadoras, mas em vrios setores industriais e de servio. O toyotismo visto pelos estudiosos como um seguimento do taylorismo e do fordismo, devido nfase no tempo de produo e ao modo de produo em massa, porm introduzindo a possibilidade de flexibilizar o sistema para uma produo diversificada. Combina-se a rigidez para cumprir padres de tempos, com uma flexibilidade da equipe para fazer os ajustes necessrios, garantindo a qualidade do produto e a reduo de perdas. As crticas feitas produo flexvel ou toyotismo referem-se ao aprofundamento dos objetivos tayloristas e fordistas no planejamento do trabalho, embora considere a realidade dos trabalhadores que podem fazer os ajustes necessrios e crie maior autonomia para solucionar problemas e decidir. tambm considerado como um mtodo ou uso de tcnicas tradicionais, no considerando a organizao social, apenas a tcnica, uma organizao racional e planejada do trabalho. Estas mudanas feitas sobre a organizao do trabalho, dentro das empresas, no consideraram a questo social. Elas buscaram solucionar problemas de natureza tcnica e econmica. As questes sociotcnicas - a relao entre os sistemas tcnicos e sociais - foram esquecidas. Naville, Touraine e Coriat verificaram que as novas tecnologias introduzidas no trabalho, a partir da produo flexvel, aumentam a importncia da mente e dos sistemas cognitivos do trabalhador, reduzindo a importncia das antigas habilidades fsicas. Para eles, a perda de autonomia do trabalhador est associada ao modo como o trabalho organizado, visando o controle da produo, e, com isto, impedindo o uso das capacidades dos trabalhadores. As novas tecnologias exigem maior liberdade e maior instruo para obter

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI resultados, nem sempre aceitas pela velha busca de controle do trabalho. As pesquisas mostram tambm que as novas tecnologias possibilitam susbstituir o trabalho repetitivo e rotineiro e melhoram as condies de trabalho intelectual, de anlise e deciso. Outra concluso foi que ela possibilita inovar nos processos de produo e os produtos, apoiando a adaptao dos processos para alcanar maior flexibilidade. 4.3. Uma consequncia da produo flexvel: o trabalho flexvel A produo flexvel japonesa e seus princpios de enxugar e reduzir custos e desperdcios de toda a natureza,esto sendo disseminados no ocidente e aplicados em diversos tipos de empresas industriais e de servios, gerando novos tipos de trabalhadores. H uma tendncia geral de valorizao dos trabalhadores qualificados para lidar com a informao. Porm, s os que concebem, analisam e encontram solues (os chamados analistas simblicos, por Reich) tm maior oportunidades de empregos integrais. Os trabalhos rotineiros e repetitivos so, em geral, passveis de serem eliminados ou incorporados pelos trabalhadores mais qualificados. Por exemplo, uma nica pessoa pode fazer o trabalho de vrios datilgrafos, secretria e coordenar outros trabalhadores. Segundo Antunes, o trabalho que antes era considerado como trabalho morto (no executava nada) tornou-se trabalho vivo. E o trabalho que era improdutivo (participava indiretamente do processo) foi incorporado pelos trabalhadores, tornando-se produtivo. O trabalho de meio expediente, temporrio e autnomo foi o que mais cresceu nos pases mais avanados. Em geral, so as mulheres que ocupam estes empregos. Esta constatao foi feita por Manuel Castells em seu estudo dos pases do G-7, mais avanados industrialmente. Este crescimento se deve introduo de novas tecnologias de informao que geram os trabalhos nesta rea, quase sempre ligados aos servios (por exemplo, telemarketing). No so trabalhos de baixa qualificao, pois exigem domnio das novas tecnologias. Mas estes trabalhadores de meio-expediente tm jornadas de 6 horas, com 60% dos salrios integrais e em geral, no tm os mesmos direitos. Outra constatao da pesquisa: ao invs do coletivo de trabalho, com grandes nmeros de trabalhadores, como foi a produo manufatureira e industrial, hoje, observa-se uma maior individualizao do trabalho. A produo descentralizada, individualizada e segmentada. Os mtodos de produo enxuta www.pontodosconcursos.com.br 25

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI favorecem a subcontratao, a terceirizao, a reduo dos quadros fixos de funcionrios, a produo por encomenda e o trabalho em casa. Mesmo no Japo, j h uma tendncia a flexibilizar o trabalho. Mas, h ainda a necessidade de trabalho de equipe,principalmente nas indstrias onde predominam as clulas de produo e nos trabalhos de alta tecnologia da informao. Quais as consequncias para os trabalhadores? A procura pelo prximo emprego, o medo de ser demitido e carregar um estigma, a solido e a vulnerabilidade do trabalhador autnomo, temporrio e de meio-expediente, condies precarizantes do trabalho, podem ser compensadas pela liberdade de fazer horrios, escolher trabalhos e ser o prprio chefe, porm isto no aumenta sua renda. Se muito especializado,poder acrescentar ao trabalho principal, outros servios de consultoria, aumentando sua renda. Sennett, que tem estudado o impacto das mudanas no trabalho sobre os valores sociais, afirma que a flexibilizao no trabalho produz uma flexibilizao nos valores: tudo se torna possvel, no se tem mais certeza de nada. A identidade pessoal se enfraquece, as emoes se tornam menos intensas e mais superficial, os traos de lealdade e amizade diminuem e a relao com a autoridade transformada de tal modo que no capaz de fornecer orientao positiva. Tambm se modifica a relao com a famlia, distanciando-se afetivamente. Todas essas mudanas transformam o carter disciplinado e compromissado, prprio do empregado leal a uma instituio estvel e industrial, corroso do carter, nome de um de seus livros. Em sntese: est acontecendo mais ou menos o que previra Durkheim: a diviso do trabalho atual pode levar ao enfraquecimento dos laos sociais, tornando mais difcil a coeso da sociedade. O que ele no previra, porm que a diviso se faria desta forma: uns com tanto, outros, quase sem nada. O que leva falta de coeso de toda e qualquer sociedade no a diviso do trabalho: a diviso desigual, a injustia social. Enfim, concluimos com uma pergunta para vocs: a desigualdade social, o sentimento de injustia social pode mudar uma sociedade? H limites para a desigualdade social? Bem, espero vocs para a prxima etapa. Veja as questes abaixo e confira se voc aprendeu. Um abrao. QUESTES DE CONCURSO

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI (AFT ESAF 2003) - Assinale a nica reflexo falsa, entre as cinco opes apresentadas, extrada do texto abaixo: O taylorismo uma estratgia patronal de gesto/organizao do processo de trabalho e, juntamente com o fordismo, integra a Organizao Cientfica do Trabalho. Conjugado utilizao intensiva da maquinaria, sua nfase no controle e na disciplina fabris, com vistas eliminao da autonomia dos produtores diretos e do tempo ocioso, como forma de se assegurarem aumentos na produtividade do trabalho. (Cattani, 1997) a) Desde os primrdios do capitalismo, a organizao da produo esbarrou na autonomia dos produtores diretos e na sua capacidade de definir a sequncia das tarefas e os ritmos do trabalho. b) O taylorismo estimula o desempenho individual atravs de salrios e prmios por produo. c) Desde o incio o modelo de produo taylorista se deparou com a resistncia operria. d) O princpio bsico do taylorismo a unidade programada da concepo e da execuo da produo. e) Organizado pelo taylorismo, o trabalho transfigurou-se em atividade fragmentada, repetitiva, montona e desprovida de sentido. Resposta certa: D O taylorismo buscou separar a administrao do processo de produo, considerando que o controle nas mos dos operrios impedia as mudanas necessrias. A maneira de conseguir este objetivo era separar a concepo do trabalho de sua execuo. Taylor, como um indivduo extremamente obsessivo, buscava continuamente a eficincia, a perfeio, o que exige planejamento. O que ele fez foi levar ao extremo o seu mtodo pessoal de planejar as atividades: o tempo. (AFT ESAF 2003) - Assinale a nica opo falsa, a partir do contedo do texto abaixo: No presente contexto histrico, no qual se observa, nas economias capitalistas, desde os anos 70, a transio da base tcnica eletromecnica para a microeletrnica, percebe-se que os vrios segmentos da fora de trabalho so atingidos de forma diversa quando da introduo de inovaes. a) Os trabalhadores menos qualificados so muito mais atingidos em termos de perda de postos de trabalho.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI b) Os empregos que envolvem atividades rotineiras e repetitivas so menos afetados negativamente pelo processo de inovao tecnolgica. c) Trabalhadores cujas qualificaes esto passando por um rpido processo de obsolescncia so muito mais atingidos em termos de perda de postos de trabalho. d) As inovaes de base microeletrnica exigem dos trabalhadores maior capacidade de abstrao, de comunicao e de conhecimentos bsicos, razo pela qual trabalhadores mais qualificados so menos afetados pelo desemprego tecnolgico. e) Um aspecto que poderia contribuir para minorar os efeitos negativos das inovaes tecnolgicas sobre o emprego est associado participao dos trabalhadores no processo de incorporao do progresso tcnico pelas empresas. Resposta certa: B Justificativa: As letras a, b, c referem-se aos trabalhos de menor qualificao, sendo a e b opostas. Como vimos pelo texto, os trabalhos mais rapidamente substituidos so os trabalhos de menor qualificao,os repetitivos, como aconteceu na indstria automobilstica , substituindo-os por robs. (AFT ESAF 2003) - Assinale a nica reflexo falsa a partir do contedo do texto abaixo: Neste novo mundo organizacional, caracterizado pelo trabalho flexvel, no existe tempo ou razo para relacionamentos duradouros. O foco o curto prazo. Tambm no h espao para relaes desinteressadas. Tudo deve ter uma finalidade. Afinal, precisamos de resultados rpidos. Se o velho sistema, que permeava as organizaes tradicionais, baseava-se no controle rgido e onipresente da superviso, o novo baseia-se na presso e no controle exercidos pelos pares (Sennett- 1999). a) A moderna tica do trabalho concentra-se no trabalho de equipe. Celebra sensibilidade aos outros, exige aptides delicadas, como ser bom ouvinte e cooperativo, acima de tudo, o trabalho em equipe enfatiza a adaptabilidade s circunstncias. b) As exigncias de polivalncia e flexibilidade, a durao cada vez menor e o vnculo cada vez mais tnue das relaes de trabalho enfraquecem valores como o compromisso, a confiana e a lealdade, todos fundamentais para a consolidao do carter. c) Na moderna organizao existe uma fico: trabalhadores e chefes no so antagonistas. O chefe administra o processo de grupo. Ela ou www.pontodosconcursos.com.br 28

CURSOS ON-LINE SOCIOLOGIA DO TRABALHO PROFESSORA TNIA LCIA MORATO FANTINI ele lder. O jogo do poder jogado pela equipe contra equipes de outras empresas. d) O desenvolvimento do carter e da identidade depende dos relacionamentos e das ligaes que estabelecemos com outras pessoas e com as instituies. O mundo do trabalho atual, caracterizado pela flexibilidade, leva corroso do carter. e) A tica do trabalho afirma o uso autodisciplinado de nosso tempo e o valor da satisfao adiada. Essa disciplina depende, em parte, de instituies suficientemente estveis para a pessoa praticar o adiamento. Resposta certa: E Esta era a tica prpria da produo industrial, materializada em disciplina e uso correto do tempo (ideologia taylorista), mas j no faz parte da produo atual, onde tudo flexvel e mutvel: voc pode ser disciplinado agora e indisciplinado depois. Tudo depende do tempo que voc precisa agora.

www.pontodosconcursos.com.br

29

S-ar putea să vă placă și