Sunteți pe pagina 1din 4

Roteiro "A Arte da Resistncia" Por Paula Moura

Creative Commons Atribuio 3.0 No Adaptada (CC BY 3.0)

paulamoura@gmail.com

TELA PRETA VOZ OFF Em junho de 2013, grandes manifestaes ocuparam as principais cidades do Brasil. FADE IN - IMAGENS DE ARQUIVO DAS PRIMEIRAS MANIFESTAES DE 2013. VOZ OFF De incio, nada parecia diferente do comum. Convocadas pelo Movimento Passe Livre contra o aumento de 20 centavos na terifa dos tranportes pblicos, as primeiras passeatas restringiam-se a um ncleo articulado entreos prprios militantes do Movimento, alm de integrantes de partidos polticos e coletivos libertrios. IMAGENS DE ARQUIVO DA VIOLNCIA POLICIAL EM SO PAULO, 13 DE JUNHO VOZ OFF No entanto, a violncia da Polcia Militar do Estado de So Paulo contra os manifestantes na marcha do dia 13 de junho, iria mudar tudo. Imagens da truculncia policial exercida sobre jornalistas e estudantes paulistas foram viralizadas na internet e o choque diante da brutalidade da PM atingiu at mesmo quem nunca tinha se envolvido em militncia poltica. IMAGENS DE ARQUIVO DAS MANIFESTAES DE JUNHO VOZ OFF Atravs da internet, centenas de milhares de brasileiros se mobilizaram e tomaram as ruas, mostrando que a luta agora seria por muito mais que 20 centavos. A luta agora, seria por direitos. IMAGENS DE ARQUIVO DAS MANIFESTAES NO RIO DE JANEIRO VOZ OFF No Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa deu um exemplo de "cidade rebelde". Um nico ato chegou a reunir mais de 1 milho de pessoas na Av. Presidente Vargas. No entanto, a ao violenta da PM transformaria a regio do centro da cidade Lapa em palco de guerra. Aps o dia 20 de junho O azul, verde e amarelo foi substitudo pelo preto, plenrias foram organizadas nos campus das universidades, acampamentos foram montados nas ruas do governador Sergio (CONTINUED)

CONTINUED:

2.

Cabral e na rua do prefeito Eduardo Paes e os manifestantes passaram a ocupar espaos representativos da esfera pblica carioca. IMAGENS DE ARQUIVO DE PERFORMANCES E PROJEES DE VDEO NO RIO DE JANEIRO VOZ OFF Nesse cenrio, video-artistas, atores e performers se mobilizaram num esforo de resistncia, trazendo para as ruas poesia, cor, luz e movimento, em forma de resistncia. VINHETA "ARTE DA RESISTNCIA" ORGANIZADOR(A) DO COLETIVO PROJETAO URBANA FALA SOBRE A CRIAO DO COLETIVO. ORGANIZADOR(A) DO COLETIVO DA ONG RIO DE PAZ FALA SOBRE A CRIAO DO COLETIVO ORGANIZADOR(A) DO ATELIER DISSIDNCIAS COLETIVAS FALA SOBRE A CRIAO DO COLETIVO INTEGRANTES DAS ORGANIZAES FALAM SOBRE O PAPEL DO ARTISTA NO CONTEXTO DAS MANIFESTAES DO ANO DE 2013 Aqui, registro de imagens de arquivo das intervenes urbanas podem ser projetadas nos locais em que aconteceram, compondo a fala dos entrevistados. INTEGRANTES DAS ORGANIZAES FALAM SOBRE O PROCESSO DE CRIAO DAS INTERVENES URBANAS - A atuao no ocupa cabral - A atuao no ocupa paes - A atuao no ocupa cmara - O 7 de setembro - O apoio aos professores grevistas das redes municipal e estadual - Campanha "Somos todos Amarildo". O caso Amarildo e outros desaparecidos.

3.

REGISTRO DA ELABORAO DE PERFORMANCE INDITA COM TODOS OS ENTREVISTADOS - Qual seria a demanda de agora? Que caso exige ateno para a realizao de uma interveno em seu nome? Educao?

S-ar putea să vă placă și