Sunteți pe pagina 1din 9

1

Introduo

Nesta pesquisa referente ao tema de Matemtica Financeira, veremos alguns pontos bsicos e principais do tema, descrevendo algumas operaes e requisitos da matria. Ao final apresentaremos o relatrio tcnico, que descrever a relao entre a matria e a rea de atuao, assim como o relatrio conclusivo, que descrever a concluso da pesquisa.

Conceitos fundamentais

A Matemtica Financeira um corpo de conhecimento que estuda a mudana de valor do dinheiro com o decurso de tempo; para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo. A Matemtica Financeira tem base nos conceitos de fluxo monetrio, tempo e equivalncia financeira. Trata-se da relao entre os valores financeiros e o tempo a que tais valores esto associados. O fluxo monetrio caracteriza-se por conviverem, distribudos na escala de tempo, entradas e sadas de valores monetrios, tantas quantas houver representando eventos e suas dimenses financeiras. Isto quer dizer que esto distribudos pagamentos e recebimentos ao longo do tempo, que no podem ser somados, diminudos, multiplicados ou divididos, sem que utilizem de recursos que compensem a distancia entre tais valores na escala de tempo em que se encontram. Com respeito ao tempo, pode-se afirmar que no existe valor monetrio isoladamente, mas sempre correlacionado a um determinado tempo ou perodo, ou seja, um valor monetrio nominal hoje diferente daqui a dois anos.

Capital

Capital (C) o valor de um ativo representado por moeda e/ou direitos passveis de uma expresso monetria, no incio de uma operao financeira. Na situao prtica 1.1, o capital corresponde ao valor de $ 100.000,00. De acordo com essa definio pode-se considerar como capital: numerrio ou depsitos bancrios disponveis; ttulos de dvida expressos em valor no incio de um processo financeiro; ativos fsicos devidamente avaliados: prdios, mquinas, veculos e outros.

Operao financeira

Operao financeira o ato econmico pelo qual determinado agente econmico possuidor de capital - denominado credor o transfere a outro agente econmico - denominado tomador - mediante condies previamente estabelecidas, que normalmente envolvem: a remunerao paga pelo tomador ao credor pela utilizao do capital; os prazos e formas de devoluo do capital e da remunerao acordada;

as garantias de pagamento que o tomador apresentar ao credor.

Juros ou juro

Juro (J) o valor da remunerao do capital (C) acordado entre o credor e o tomador em uma determinada operao financeira. Devem estar explicitas as formas de juros dos sistemas financeiros, se capitalizados de perodo em perodo e aplicados no inicio ou final de cada perodo de contabilizao.

Montante

Denomina-se montante* (M) a soma do capital (C) e do juro (J) que foi acordado na operao financeira e que devido ao final da mesma. Esta definio mostra a voc que se verifica a seguinte relao: M = C + J que denominada equao bsica da Matemtica Financeira.

Valor futuro

Valor futuro (FV) o valor de uma operao financeira em qualquer data compreendida entre a data presente e o vencimento da operao.

Valor nominal

Valor nominal (VN) o valor de uma operao financeira constante do ttulo de crdito que a documenta. Pode ser tanto o valor inicial - capital -, como o valor final da operao montante. Alguns autores adotam a nomenclatura valor de face ao invs de valor nominal. Frequentemente valor nominal e valor futuro (FV) so tomados como sinnimos apesar da diferena conceitual existente.

Definio de taxa de juros

A grande preocupao dos agentes financeiros saber o custo do dinheiro nos mercados. Esse custo dado pela taxa de juros (i)* que representa o custo de cada unidade de capital por unidade de tempo. Assim, a taxa de juros (i)*, expressa em forma unitria, a relao entre o juro gerado numa operao financeira e o capital nela empregado; observe que essa taxa de juros est relacionada com o tempo da operao financeira. Denomine-se de J o valor do juro gerado por um capital C num determinado tempo, expresso em nmero de perodos; a taxa de juros para esse intervalo de tempo, expressa em forma unitria, definida como: C J i = ap (1.1) ap = ao perodo (de tempo) Essa taxa de juros pode ser expressa tambm em forma percentual, bastando ajustar a frmula acima. i = % ap (1.2) ap = ao perodo de tempo. Os nmeros que expressam a taxa de juros so acompanhados de uma expresso que indica a temporalidade da taxa. Essas expresses so abreviadas da seguinte forma: ad = ao dia, am = ao ms, at = ao trimestre, aq = ao quadrimestre, as = ao semestre e aa = ao ano.

Regime de juros compostos ou de capitalizao composta

O banco Beta se vale deste regime no qual o juro gerado em cada perodo somado ao

saldo do perodo imediatamente anterior e passa por sua vez a sofrer incidncia de juros; a este processo de se somar o juro do perodo anterior ao saldo inicial do perodo presente para constituir uma nova base de clculo do juro, se d o nome de capitalizao de juros.

Montante

O montante, conforme definido anteriormente, o resultado da capitalizao da operao, isto , representa o capital originrio acrescido do juro devido na operao. A frmula geral do montante pode ser deduzida a partir da sua definio (frmula bsica da MF) e da expresso geral dos juros (2.1): M = C + J e n * i * C = J (2.1) Substituindo na expresso de M o valor de J dado por (2.1), tem se, M C = + n * i * C Esta expresso, aps as devidas transformaes algbricas, produz a frmula geral do montante e suas frmulas derivadas.

Juro comercial

conveniente, em algumas situaes, fazer uma distino entre o ano civil (365 dias) e o ano comercial (360 dias). Essas situaes ocorrem quando existe a necessidade de se trabalhar com taxas de juros expressas em dias. Algumas aplicaes executam seus clculos com base em taxas de juros dirias, mas expressam essas taxas de juros em termos mensais ou anuais; portanto, torna-se necessria a utilizao de taxas proporcionais dirias e para o seu clculo obrigatria a definio de uma base de clculo: a) ano civil de 365 dias ou b) ano comercial de 360 dias. A base de clculo escolhida (360 ou 365 dias) leva s definies de juros exatos (base 365 dias) e juros comerciais (base 360 dias). Este livro se ater exclusivamente aos juros comerciais adotando o ano de 360 dias e o ms de 30 dias.

Taxa de juros dirios comerciais

A taxa de juros diria comercial (idc) calculada dividindo-se uma taxa de juros expressa em ano (ia) por 360 dias (a base de clculo o ano comercial de 360 dias): 360.

Taxa de juros efetiva

Uma taxa de juros dita efetiva, quando est expressa em unidade de tempo igual unidade de tempo do perodo de capitalizao. Assim, so taxas efetivas de juros: 1% am com capitalizao mensal;

3% at com capitalizao trimestral; 6% as com capitalizao semestral; e 9% aa com capitalizao anual.

Taxa de juro nominal

Uma taxa de juros dita nominal quando est expressa em unidade de tempo diferente da unidade de tempo do perodo de capitalizao. Assim, so taxas nominais de juros: 36% aa com capitalizao trimestral; 10% at com capitalizao mensal e 10% as com capitalizao anual. Portanto, em regime de juros compostos necessrio que se conhea a taxa de juros efetiva que a utilizada nas frmulas; isso exige a explicitao do perodo de capitalizao.

Desconto em juros compostos

Em juros compostos utiliza-se mais frequentemente o modelo de desconto racional, isto , aquele em que a base de clculo dos juros o valor presente (PV). Desconto racional ou desconto real Para o estudo do desconto racional em juros compostos a nomenclatura utilizada ser: PV = capital ou valor presente; FV = montante ou valor futuro; i = taxa de juros efetiva por perodo; Dr = desconto racional; e, n = nmero de perodos.

Relatrio Tcnico

Relatrio Conclusivo

Referncias Bibliogrficas

Frank Aires Jr, Matemtica Financeira, McGraw-Hill do Brasil 1979 Geraldo Hess, Jos Luiz Marques, L.C. Rocha Paes, Abelardo Puccini, Engenharia Econmica. Mrio Braga, Matemtica Financeira, Fundao da Universidade Federal do Paran

S-ar putea să vă placă și