Sunteți pe pagina 1din 3

Aikibudo

O Aikibudo uma arte marcial tradicional de origem japonesa essencialmente baseada em tcnicas de defesa. Est muito prxima do aikido, e herdou os mesmos ensinamentos das practicas marciais dos samurais. No pode ser descrita como uma evoluo do aikido, muito mais conhecido, mas como uma outra forma de ensinar a arte de um mesmo fundador, Morihei Ueshiba.

Histria
No Japo medieval, muitos eram os guerreiros peritos no manuseamento de armas (sabre, arco, lana) mas, no entanto, a classe dirigente (ou seja, os chefes de cls chamados Daimyo) devia possuir tcnicas sofisticadas e secretas que lhes permitiam fazer face a todas as situaes. Depois do sculo X, codificou-se a tradio marcial japonesa: o guerreiro Bushido. Esta tradio atribui a criao do Daito Ryu a Minamoto Yoshimitsu, que foi um grande senhor da guerra, campeo de Sumo, poeta e msico. Ele conhecido como o primeiro, no Japo, a ter estudado, nos corpos dos soldados mortos em combate, o efeito dos golpes, das feridas e das chaves, com o objectivo de aprimorar as suas prprias tcnicas. No final da vida, foi nomeado governador da provncia de Kai. Foi a que um dos seus descendentes fundou a clebre linha dos Takeda. O mais clebre de todos foi Takeda Shingen, imortalizado pelo filme Kagemusha. O cl Takeda desenvolveu profundamente as tcnicas de defesa, algumas das quais eram, secretamente, guardadas por razes de estratgia. No final do sculo XIX, terminados os combates fratricidas entre cls, chegou ao fim o tempo dos samurais armados. O senhor Saigo Tanomo decidiu, ento, autorizar o ensino das suas tcnicas, um verdadeiro tesouro marcial e cultural, a algumas pessoas fora do seu cl. Em 1898, Takeda Sokaku formalizou toda a herana marcial que havia recebido de Saigo Tanomo sob o nome de Daito Ryu Aiki Jujutsu e assegurou a sua reputao, atravs da sua imensa competncia. Foi numa ilha do norte do Japo, Hokkaido, que fundou a sua escola. De 1920 a 1931, o grande Mestre Takeda Sokaku transmitiu ao seu discpulo, Ueshiba Moritaka, hoje notoriamente conhecido como Mestre Ueshiba Morihei, os conhecimentos bsicos e as tcnicas de Daito Ryu Aiki Jujutsu. Por seu lado, o Mestre Ueshiba transmitiu os seus conhecimentos, j mais desenvolvidos, a alunos que se tornaram, tambm, eles, mestres prodigiosos e garantes duma longa tradio, entre os quais: Mochizuki Minoru. Em 1951, o Mestre Mochizuki Minoru foi enviado Europa, numa misso oficial, de carcter cultural. Durante dois anos deu a conhecer a arte do seu mestre, segundo a sua prpria experincia marcial, sob o nome de Aikido-Jujutsu. No seu regresso ao Japo, formou um jovem judoca francs, Jim Alcheik, no seu dojo, Yoseikan, que significa "Casa da educao e da integridade".

Em 1957, Jim Alcheik, regressado do Japo, representou, oficialmente, na Europa, o Aikido Jujutsu, do Yoseikan, e criou a Federao Francesa de Aikido-Taijutsu e Kendo. Alain Floquet torna-se um dos seus assistentes. Em 1962, Jim Alcheik faleceu, tragicamente. Para assegurar o futuro do Aikido-Jujutsu, em Frana, Alain Floquet, que j era o mais novo 2 dan francs, entrou em contacto com o Mestre Mochizuki e este enviou a Paris o seu filho Hiroo, para dar continuidade ao desenvolvimento desta arte, numa colaborao com Alain Floquet. Em 1966, Alain Floquet foi nomeado Director Tcnico da escola de Aikido-Yoseikan, em Frana. Em 1973, fundou o C.E.R. A (Centro de Estudos e Pesquisas de Aikibudo). Em 1978, o Mestre Mochizuki Minoru atribuiu-lhe a graduao de 7 dan e o ttulo de Kyoshi, reconhecendo, assim, todo o seu empenho. Em 1980, o Mestre Floquet decidiu designar a sua prtica, o seu estilo e a sua arte como Aikibudo, de pleno acordo com o Mestre Mochizuki Minoru. Simultaneamente, reatou relaes com a escola-me e o herdeiro do Daito Ryu Aiki Jujutsu, Takeda Tokimune, filho do grande Mestre Takeda Sokaku, que lhe confiou a misso de o representar. Assim, pde integrar os conceitos originais do Aiki Jujutsu no seu ensino de Aikibudo, juntamente, com os da escola de armas Katori Shinto-Ryu. Em 1983, o Aikibudo uniu-se ao Aikido a fim de fundar, como co-disciplina, a Federao Francesa de Aikido, Aikibudo e Afiliadas (F.F.A.A.A.). Desde ento, sob a orientao do Mestre Alain Floquet, esta arte desenvolve-se pelo mundo inteiro, contraindo cada vez mais adeptos. Bem enraizado nas escolas tradicionais do patrimnio marcial japons, o Aikibudo ultrapassa os limites da prtica, puramente, tcnica. Em Janeiro de 1999, o Mestre Carlos Costa conhece o Mestre Alain Floquet, num estgio internacional em Portugal, durante o qual surgiu uma proposta para o desenvolvimento da arte do Aikibudo em Portugal, visto que, at ao momento, no existia nada do gnero no nosso pas. Em Agosto desse mesmo ano, o Mestre Carlos Costa deslocou-se a Frana com a finalidade de ser graduado e reconhecido pela Federao Internacional de Aikibudo; essa graduao teve lugar num estgio internacional ministrado pelo Mestre Floquet e na bagagem veio, tambm, o apoio da Federao Internacional ao desenvolvimento da arte no nosso pas, na condio de existir uma Federao Portuguesa de Aikibudo. Desde essa data, foram estudadas as vrias formas de fundar a Federao Portuguesa de Aikibudo que surge finalmente em 2001 com o nome de Federao Portuguesa de Aikibudo e Afiliadas. As duas Associaes que foram, tambm, criadas, em conjunto com a Federao, so o Centro Portugus de Aikibudo, responsvel pelo desenvolvimento da arte em Portugal, e o Centro Portugus de Kobudo-Katori Shinto-Ryu, que responsvel pela componente de armas do Aikibudo; por ltimo, a Associao Nacional de Karate Shotokan, como disciplina afiliada.

Descrio
O termo aikibudo composto de quatro kanji significando, aproximadamente:

Ai : Hamonizao Ki : Sopro, energia Bu : Guerra Do : Via

Aikibudo pode ento traduzir-se por a via da harmonia para a prtica da guerra Como no aikido, o essencial da practica consiste em tcnicas de defesa de mos nuas, contra adversrios armados ou no, ou contra todo o tipo de agarros. No aikibudo, utilizam-se variantes mais antigas nas suas tcnicas, assim como tcnicas de outras escolas, como por exemplo as variantes dos sutemi waza, bem conhecidos dos judocas. Tambm so estudadas algumas armas, o bokken (sabre de madeira para treino), o tanto (faca de madeira), o bo (basto longo). O praticante poder, igualmente, dentro da categoria do seu estudo, interessar-se por outras armas tradicionais, como o tonfa ou a naginata (alabarda). A practica das armas pertena do kobudo.

A filosofia da prtica
O assaltante e o defensor so chamados "parceiros" e no "adversrios". Eles mudam regularmente os seus papeis, que so determinados antecipadamente. Cada um deles deve atacar e defender vez, para treinar bem as tcnicas. No se trata, ento, de um confronto prpriamente dito. No h vencedor nem vencido. Uma das consequncias que no h competio nesta arte marcial.

As graduaes
De uma maneira geral (ainda que em certos clubes sejam atribudos cintos de cores consoante o grau de aprendizagem), os aikibudocas usam um cinto (obi) branco ou negro. O equivalente mudana de cor do cinto a passagem de grau (kyu), decidida peo mestre atravs de um exame feito no seio do clube. O principiante, de cinto branco, passa sucessivamente por 6 kyu, do 6 ao 1, que corresponde ao cinto castanho nas outras disciplinas. Em continuao a esta progresso, o practicante prepara o grau de 1 dan, para a obteno de autorizao do uso do cinto negro e do hakama. Os graus dan so atribudos por um jri da federao aps exame. Os praticantes com cinto negro so chamados yudansha.

S-ar putea să vă placă și