Sunteți pe pagina 1din 19

FICHAMENTO DE LIVRO

DEI DELITTI E DELLE PENE (1764)

Acadmica: Allanna Pulsinna Martins Professor: Rubens Stenger Direito Penal IV

Fichamento do Livro: Dos Delitos e Das Penas Aluna: Allanna Pulsinna Martins Curso: Direito Professor: Rubens Stenger Ficha Bibliogrfica Ttulo Original: Dei Delitti e Delle Pene (1764) Autor: Cesare Beccaria Dos Delitos e Das Penas Traduo: Torrieri Guimares 7 Edio 5 Reimpresso - 2013 Editora: Martin Claret Ltda So Paulo 2000 Durante sculos a Europa sedimentou um conjunto de leis pouco evoludas, que aliadas a costumes funestos vindos de antigos povos conquistadores transformaram o sistema penal da poca em uma barbrie. Diante disso, o autor examina os abusos cometidos com base nesta lei retrograda, pesando o limite de liberdade concedido ao Estado pelos indivduos com a finalidade de viverem em uma sociedade segura. De maneira inteligvel, aponta a necessidade de legitimar o uso da fora nas convenes sociais e no em preceitos religiosos, pois os confundindo no seria possvel raciocinar com clareza a propsito dos assuntos polticos, ou seja, esclarecer as aes tidas como imprescindveis e nocivas. Ainda mais, sua analise mostrou a desproporcionalidade entre os delitos cometidos e as penas aplicadas, bem como a liberalidade dos magistrados em julgar segundo seu bel prazer. Sua obra foi um marco na busca pela equidade, para que as leis fossem efetivas segundo sua destinao e aplicadas s condies reais das condutas delituosas. I Introduo Considerando a sociedade como a unio de inmeras pessoas, com vontades e opinies diversas, seria prudente a criao de leis que atendessem aos anseios da maioria. Ora, se assim no o fosse, como teria legitimidade e efetiva aplicao? Embora parea lgico, as pessoas estavam subjugadas ao poder do soberano, o qual foi concedido a ele por estas mesmas pessoas. No havia quem se insurgisse contra estes homens poderosos que ditavam as leis e que arguisse as indagaes citadas, cuja real importncia levaria a repensar o mtodo punitivo da poca. Citaes Percorramos a Histria e constataremos que as leis, que deveriam constituir convenes estabelecidas livremente entre homens livres, quase sempre no forma mais do que o instrumento das paixes da minoria, ou fruto do acaso e do momento, e nunca a obra de um prudente observador da natureza humana, que tenha sabido orientar todas as aes da sociedade com esta finalidade nica: todo o bemestar possvel para a maioria. (p. 13). Contudo, qual a origem das penas, e em que se funda o direito de punir? Quais as punies que se devem aplicar aos diferentes crimes? A pena de morte ser verdadeiramente til, necessria, imprescindvel para a segurana e a estabilidade social? Sero justos os tormentos e as torturas? Levaro ao fim proposto pelas leis? Quais so os meios mais apropriados para prevenir os delitos? As mesmas penas sero igualmente teis em todas as pocas? Qual a influncia que exercem sobre os costumes? (p. 15). Citaes

II Origem das penas e do direito de punir

Quando os homens organizaram-se em sociedade, Faamos uma consulta, portanto ao corao

sacrificaram uma parte de sua liberdade visando seus prprios interesses. Desta forma, sua sujeio s leis era superficial, e com o tempo no mais podia sustentar a prpria sociedade. Diante disso, surgiu a necessidade de se estabelecer penas aqueles que as descumpriam, obrigou assim aos homens lanar mo de uma parte de sua liberdade em nome de um princpio estvel de conduta. Estas parcelas de liberdade constituem o fundamento do direito de punir no sentido de que esta liberdade d o poder ao legislador de criar penas compatveis com as condutas delituosas praticadas. Porm, o relato mostra que tanto o legislador, quanto os magistrados e os soberanos usurparam esta liberdade e aplicaram as penas de forma arbitrria e cruel.

humano; encontraremos nele os preceitos essenciais do direito de punir. (p.16). As leis foram as condies que agruparam os homens, no incio independentes e isolados, superfcie da terra. (p. 17) Eram necessrios meios sensveis e muito poderosos para sufocar esse esprito desptico, que logo voltou a mergulhar a sociedade em seu antigo caos. Tais meios foram as penas estabelecidas contra os que infringiam as leis. (p. 17). A reunio de todas essas pequenas parcelas de liberdade constitui o fundamento do direito de punir (p.17). As penas que vo alm da necessidade de manter o depsito da salvao pblica so injustas por sua natureza [...] (p.18).

III Consequncias desses princpios O homem que se props a dar parte de sua liberdade em nome da segurana da vida em sociedade, por certo no conivente com o abuso do uso deste poder pela instituio castigos cruis e a discricionariedade da sua aplicao. Diante deste princpio, e necessrio definir claramente os limites de competncia entre os trs poderes: ao Legislativo incumbe apenas criar as leis; ao Executivo a possibilidade de criar leis gerais, mas no de julgar aqueles que as violam; e ao Judicirio o poder est em decidir se houve ou no a violao destas leis, bem como a aplicao das respectivas penas.

Citaes [...] apenas as leis podem indicar as penas de cada delito e que o direito de estabelecer leis penais no pode ser seno da pessoa do legislador que representa toda a sociedade ligada por um contrato social. (p.18). Efetivamente, em caso de delito, existem duas partes: o soberano que diz ter sido violado o contrato social; e o acusado, que nega essa violao. necessrio, portanto, que exista entre ambos um terceiro que venha a decidir a contestao. Essa terceira pessoa o magistrado, cujas decises so sem apelo e que deve simplesmente pronunciar se h delito ou no. (p. 19). Citaes Qual ser, ento, o legtimo intrprete das leis? O soberano, isto , o depositrio das vontades atuais de todos; e nunca o juiz, cujo dever consiste exclusivamente em examinar se tal homem cometeu ou no um ato ofensivo s leis. (p. 20). Quando as leis forem fixas e literais, quando apenas confiarem ao magistrado a misso de examinar os atos dos cidados, para indicar se esses atos so conformes lei escrita, ou se a contrariam; [...] ento no se vero mais os cidados submetidos ao poder de uma multido de nfimos tiranos, [...]. Com leis penais cumpridas letra, qualquer cidado

IV Da interpretao das leis As leis vigentes no eram fruto de uma construo contratual, onde ambas as vontades eram observadas. Por isso, a necessidade da criao de leis fundadas no contrato social, cujo soberano tem a legitimidade de interpretao e o magistrado apenas a tipificao da conduta. Obviamente, teriam de ser estveis, ou seja, sem lacunas para a aplicao do magistrado, proporcionando aos cidados a medida de suas condutas e a norma a ser seguida.

pode calcular exatamente os inconvenientes de uma ao reprovvel; e isso til, pois esse conhecimento poder fazer que se desvie do crime. (p. 21). V Da obscuridade das leis Nota-se a importncia de se ter leis claras, precisas, escrita na lngua local e no em latim, visto que o entendimento do povo seria eficaz no sentido de observao destas leis. Entretanto, no era de interesse dos poderosos abrir ao povo tal conhecimento, preferiam dominar sobre pessoas arrastadas pela ignorncia de seus prprios atos. A imprensa obteve destaque ao tornar pblico o sagrado cdigo das leis, o que diminuiu consideravelmente crimes tidos como horrendos por toda a Europa. Citaes Enquanto o texto das leis no for um livro familiar, como um catecismo, enquanto elas forem redigidas em lngua morta e no conhecida do povo, [...] o cidado que no puder aquilatar por si prprio as consequncias que devem ter os atos que pratica sobre a sua liberdade e sobre seus bens estar dependendo de um pequeno nmero de homens que so depositrios e intrpretes das leis. (p. 22). O povo tinha na nobreza apenas opressores e tiranos; e os que pregavam o Evangelho, enodoados na carnificina e com as mos cheias de sangue, ousavam oferecer aos olhos do povo um Deus misericordioso e de paz. (p. 23) Citaes Concede-se, [...], aos magistrados incumbidos de fazer as leis, [...] direito de prender, de modo discricionrio, os cidados, de vedar a liberdade ao inimigo sob pretextos frvolos e, consequentemente, de deixar em liberdade os seus protegidos, apesar de todas as evidncias do delito. [...] a lei deve estabelecer, de maneira fixa, por que indcios de delito um acusado pode ser preso e submetido a interrogatrio. (p. 24). [...] o sistema atual de jurisprudncia criminal apresenta aos nossos espritos a ideia da fora e do poder, em vez da justia; que se atiram, na mesma masmorra, sem distino alguma, o inocente suspeito e o criminoso convicto; que a priso, entre ns, antes de tudo um suplcio e no um meio de deter um acusado, [...]. (p.24-25). VII Dos indcios do delito e da forma dos julgamentos Insere a proposta de um sistema de provas. Quando vrias provas se apoiam entre si a destruio de uma delas acaba com todas as outras, a quantidade dessas merece poucas consideraes. No entanto, quando as provas so independentes, autnomas; quanto mais indcios dessa natureza, mais provvel ser o delito. Estas provas dividem-se em perfeitas demonstram positivamente que impossvel a Citaes Quando [...] as provas independem uma das outras, isto , quando cada indcio pode ser provado separadamente, quanto mais numerosos forem esses indcios, tanto mais provvel ser o delito, porque a falsidade de uma prova em nada influi sobre a certeza das restantes. (p. 25). Lei sbia e de efeitos sempre felizes aquela que

VI Da priso O magistrado tem de seguir critrios prestabelecidos em lei e no usar de discricionariedade para prender cidados. Alm do mais, um cidado inocente percebe o mesmo tratamento destinado ao criminoso, pois no observao destes critrios para a efetiva priso. O sistema prisional segue a mesma linha arcaica do passado, no progrediu junto com a civilizao. Diante disso, as prises so lugares cruis, infames no suprindo a finalidade a qual se destina.

inocncia do acusado; e imperfeitas no excluem a prescreve que cada qual seja julgado por seus iguais; possibilidade da inocncia do mesmo. Acrescenta [...] Os julgamentos devem ser pblicos; tambm lies preliminares para a formao dos julgamentos devem-no ser as provas do crime; [...] (p.27). e dos jris. VIII Das testemunhas As testemunhas atuam como meios importantes de esclarecimento diante dos fatos que apontam para o acusado. No entanto necessrio que seja avaliado as motivaes desta testemunha, que seja neutra quanto ao seu depoimento, desprovido de interesses em relao ao acusado ao fato em si. Desta forma, ser provvel que seu depoimento se aproxime ao mximo da veracidade. Citaes Em toda boa legislao importante determinar de modo preciso o grau de confiana que se deve dar s testemunhas e natureza das provas que so necessrias para a verificao do delito. (p. 27). Uma s testemunha no suficiente porque, se o acusado nega o que a testemunha afirma, nada resta de certo e a justia ento tem de respeitar o direito que cada qual tem de se considerar inocente. (p. 29). Citaes As acusaes secretas constituem evidente abuso, porm j consagrado e tornado necessrio em diversos governos, pela fraqueza de sua constituio. Esse costume torna os homens falsos e prfidos. Aquele que suspeita que um seu concidado um delator v logo nele um inimigo. (p. 30). Montesquieu j o afirmou: As acusaes pblicas esto de acordo com o esprito do governo republicano, no qual o cuidado do bem geral deve ser a primeira paixo dos cidados. (p. 32). X Dos interrogatrios sugestivos A proibio de interrogatrios sugestivos, que indiquem uma resposta direta do acusado, uma resposta que o faa escapar da tortura, seria uma proibio hipcrita e contraditria, pois no haveria nada mais sugestivo do que a dor infligida a uma pessoa ao ser interrogada. Citaes Nossa legislao probe que se faam interrogatrios sugestivos, [...] apenas se deve interrogar a propsito da maneira pela qual o crime foi cometido e a respeito das circunstncias que o acompanham. Um juiz no pode, entretanto, permitir as questes diretas, que sugiram ao interrogado uma resposta pronta. O juiz, ao interrogar, [...] apenas deve aludir ao fato indiretamente, e jamais em linha reta. (p. 32). O criminoso robusto, que pode evitar uma pena longa e rigorosa, pois sofre com coragem as torturas de um momento, guarda obstinado silncio e se v absolvido. Contudo, a tortura arranca do homem fraco uma confisso, por meio da qual ele se liberta da dor atual, que o afeta mais duramente que todos os sofrimentos futuros. (p. 32).

IX Das acusaes secretas As acusaes secretas sujeitam o povo a viverem como delatores e traidores uns dos outros. Isto no benfico para os cidados e nem mesmo para o soberano, pois est sobre o mesmo julgo. Por outro lado, as acusaes pblicas trariam aos cidados a segurana e paz de apontarem aquilo que realmente nocivo para sua convivncia como sociedade.

XI Dos juramentos Os juramentos com bases religiosas no tem sentido de ser, pois colocam o acusado em situao em que inevitavelmente ir ofender as leis divinas para se proteger. Os juramentos fazem com que os rus infrinjam as leis divinas, visto que no so sensveis elas tanto quanto as consequncias das penas humanas, mais prximas dos sentidos.

Citaes no deixar ao ru seno a alternativa entre ser mal cristo, ou mrtir da sua jura. Destri-se, assim, toda a fora dos sentimentos religiosos; nico sustentculo da honestidade no corao do da maioria dos homens; e pouco a pouco os juramentos no so mais do que uma simples formalidade sem consequncias. Recorra-se experincia e comprovar-se- que os juramentos so inteis, pois no existe juiz que no convenha que nunca o juramento faz que o acusado diga a verdade. (p. 3334). Citaes [...] ou o crime certo ou incerto. Se certo, apenas deve ser punido com a pena que a lei fixa, e a tortura intil, porque no se tem mais necessidade das confisses do acusado. Se o crime incerto, no hediondo atormentar um inocente? Efetivamente, perante as leis, inocente aquele cujo delito no est provado. (p. 34). [...] o inocente submetido tortura tem tudo contra si: ou ser condenado por confessar o crime que no cometeu, ou ser absolvido, porm aps ter passado por tormentos que no mereceu. O culpado, ao contrrio, tem por si um conjunto favorvel; ser absolvido se souber suportar a tortura com coragem, e fugir aos suplcios que pesavam sobre si, sofrendo uma pena muito mais leve. (p. 36-37). Citaes Quando o delito constatado e as provas so certas, justo que se conceda ao acusado o tempo e os meios para se justificar, se isso lhe for possvel; necessrio, contudo, que tal tempo seja bem curto para no atrasar muito o castigo que deve acompanhar de perto o delito, se se quer que ele seja til freio contra os criminosos. [...] Cabe to somente s leis determinar o espao de tempo que se deve utilizar para a investigao das provas do crime, e o que se deve conceder ao acusado para que se defenda. [...] Quando se trata de crimes horrendos, cuja lembrana perdura por muito tempo na memria dos homens, se eles forem provados no deve ocorrer qualquer prescrio em favor do culpado que se subtrai ao castigo pela fuga. (p. 4041).

XII Da tortura Em sntese, no importa por qual motivo a tortura empregada, se para confessar o crime, elucidar contradies ou descobrir outros crimes cometidos; nenhuma confisso que se consiga atravs da tortura vlida. A tortura apenas prova que o culpado resistir bravamente a dor, para no se declarar culpado; e o inocente se declarar culpado por no suportar um sofrimento que no merecedor. Covardia de um sistema falho e opressor, cujo o poder de alterao est nas mos daqueles que no sero afligidos por tais atos.

XIII Da durao do processo e da sua prescrio Aps conhecer as provas e investigar-se a certeza da existncia do crime, o ru teria seu tempo e meios de defesa estabelecidos conforme os ditames da lei. O autor confere uma classificao dos tipos de crime com a finalidade de se delimitar diferentes modos de impor o regimento do tempo de prescrio. Os crimes estariam divididos em atrozes e crimes menores, os primeiros no teriam prescrio favorvel ao ru em caso de fuga, so considerados mais raros podendo dessa maneira ser enquadrados num tempo de investigao menor para um tempo de prescrio maior, respaldado pela probabilidade se o ru for inocente maior nesse tipo de crime. Enquanto isso, os crimes menores poderiam, em caso de fuga, prescrever em favor do ru, alm de que o tempo de prescrio seria menor e o de investigao maior, j que a probabilidade do ru

pela natureza do seu crime - ser culpado era tambm maior. Ao passo disso, os crimes de difceis provas deveria reduzir de igual modo o tempo de prescrio e investigao. Atentando para o fato de que estes somados aos crimes de adultrio e sodomia admitem conceitos de quase-provas ou semi-provas, dando espao para a prtica da tortura sobre os rus, seus familiares, e testemunhas. Beccaria, dessa maneira se contrape tendncia existente de querer se condenar um inocente desconsiderando a questo de que a probabilidade de inocncia supera em muitos casos a do delito. XIV Dos crimes impunidade. Citaes iniciados; dos cmplices; da Ainda que no possam as leis castigar a inteno, no deixa de ser verdadeiro que uma ao que seja o princpio de um crime e que atesta a vontade de o cometer merece ser castigada, porm com um castigo mais brando do que se deveria aplicar se o crime se tivesse efetivado. (p. 43) Se essas reflexes parecerem um tanto rebuscadas, pondere-se que muito importante que as leis deixem aos cmplices da m ao o mnimo de meios possvel para que estejam de acordo. (p. 44).

A importncia de se punir a inteno de um crime reside na rbita da preveno de futuras tentativas de crime, ainda que seja reservado pena sempre maior ao crime consumado. No que tange, aos cmplices a gradao de penas tambm valorizada, de modo a se chegar cogitar a impunidade para o cmplice que vier a delatar os companheiros de crime, mas tal artifcio apesar da vantagem obtida na preveno de delitos traz consequncias marcantes no seio da sociedade. Pois, alm de possibilitar a disseminao de crimes de vileza entre os homens, demonstraria a prpria insegurana e debilidade da lei, a qual implora a ajuda de quem a ofende, alm de ser um mtodo que fragilizaria de certa forma as relaes privadas, pois revelaria aos cidados que aquele que rompe com as convenes pblicas, as leis j no fiel as privadas. Acontecendo, por tal contexto, uma declarao capaz de evitar a unio dos maus, visto que estes temeriam a delao de um ao outro e que promovesse, a posteriore, o banimento dos delatores se poderia verificar a confirmao de que os homens excitam seus sentimentos e paixes em virtude da previso de sucesso dos seus projetos, sem haver maiores remorsos em abalar as bases da confiana atravs da legitimao da traio. XV Da moderao das penas O mau uso das penas feito pela nao que promove aes cruis, visto que a fora sempre viva das paixes far com que a prpria atrocidade da pena estimule os homens transgressores da lei a se arriscar mais ainda para evit-la, de modo que cometeriam novos crimes a fim de fugir da pena de um s. Alm a crueldade das penas traria duas

Citaes Os castigos tm por finalidade nica obstar o culpado de tornar-se futuramente prejudicial sociedade e afastar os seus concidados do caminho do crime. (p. 45). A fim de que o castigo surta o efeito que se deve esperar dele, basta que o mal causado v alm do

consequncias marcantes, a primeira seria a impossibilidade de se manter a proporcionalidade entre as penas e os crimes; e a segunda de que a impunidade nasce da atrocidade dos suplcios, pois tempos depois esse tipo de punio seria mudado ou deixariam de vigorar ocasionando a impunidade do crime. O peso das penas deve se adequar ao estado atual da nao, de maneira que conforme os nimos se abrandassem cresceria a sensibilidade das sociedades tornando-se possvel a diminuio da fora das penas. XVI Da pena de morte S possvel considerar a pena de morte de um cidado como necessria quando haja envolvimento em algum aspecto da segurana da nao ou quando a morte de um indivduo seja o nico e verdadeiro meio capaz de dissuadir os outros de cometer crimes. A desnecessidade da pena de morte confirma-se pelo fato de ser uma punio de impacto forte, porm rpido de modo que para que uma pena produza efeito sobre o esprito do homem a ponto de desvi-lo da vontade de cometer crimes, preciso que sejam duradouras e repetidas. Assim, para um delito que agrida com atrocidade as normas, uma pena como a eterna privao de liberdade seria bem mais eficaz. Alm disso, uma pena para ser justa no deve provocar maior intensidade que o necessrio para prevenir os homens de cometer crimes, com a ressalva de que a pena de morte falharia nesse sentido, visto que a ocasio da morte pode resultar em comportamentos distintos, os quais sempre tero menor efeito do que o medo da clausura perene numa cadeia. O apoio ao uso da pena de morte ultrapassa a questo da utilidade chegando a se firmar como um ponto paradoxal dentro do prprio ordenamento jurdico, pois conceber as leis como sendo a expresso da vontade pblica, a qual detesta e castiga o homicdio, e depois admitir que as prprias leis o cometam para afastar os cidados do assassnio, sem dvida uma contradio. Portanto, preciso haver uma ponderao de valores e preferncias que impeam tal punio uma vez que os exemplos de tempos passados j se bastam para mostrar a ineficincia e inutilidade da pena de morte no contexto estudado, em que os soberanos se vinculam aos interesses de classe e os homens somente convertem seus espritos por meio de foras perenes e repetidas. XVII Do banimento e das confisses

bem que o culpado retirou do crime. Devem ser contados ainda como parte do castigo os terrores que antecedem a execuo e a perda das vantagens que o delito devia produzir. Qualquer excesso de severidade torna-a suprflua e, portanto, tirnica. (p. 46).

Citaes A soberania e as leis nada mais so do que a soma das pequenas partes de liberdade que cada qual cedeu sociedade. Representam a vontade geral, que resulta da reunio das vontades individuais. Mas quem j pensou em dar a outros homens o direito de lhes tirar a existncias? Ser o caso de supor que, por sacrificar uma parte nfima de sua liberdade, cada indivduo tenha desejado arriscar a prpria vida, o bem mais precioso de todos? (p. 47). O rigor do castigo faz menor efeito sobre o esprito do homem do que a durao da pena, pois a nossa sensibilidade mais fcil e mais constantemente atingida por uma impresso ligeira, porm frequente, do que por abalo violento, porm passageiro. Todo ser sensvel est dominado pelo imprio do hbito; e como este que ensina o homem a falar, a andar, a satisfazer as suas necessidades, tambm ele que inscreve no corao humano as ideias morais por meio de impresses reiteradas. (p. 49).

Citaes

As condies de banimentos da sociedade so apuradas mediante aquele que causa perturbao da tranquilidade pblica, ou seja, quem desobedece s leis. No entanto, imprescindvel haver um cdigo no arbitrrio para tratar dessas penas, de forma a ser garantido o sagrado direito de se provar sua inocncia. No cdigo pode-se sugerir que para aplicar o banimento os motivos de um indivduo nacional devem ser maiores do que aqueles cometidos por um estrangeiro, bem como contra o culpado primrio devem os seus motivos ser maiores do que contra o culpado reincidente. O banimento traz consigo uma indagao que fomenta diferentes opinies a questo da perda dos bens com o banimento. A perda dos bens deve ser realizada de modo proporcional aos crimes, podendo haver ainda a perda total quando o crime invalide todas as relaes existentes entre a sociedade e o cidado, entretanto os bens ficariam para o prncipe e no para os sucessores. O autor italiano defende em virtude disso um posicionamento contrrio ao confisco porque cr ser injusto que se inflija aos sucessores inocentes encargos dispostos pena do ru. XVIII Da infmia A infmia uma marca da desaprovao pblica sob o ru e que apesar de no ser sujeita ao arbtrio da lei, esta deve nascer da mesma fonte relacionada moral universal ou a relao entre as coisas, pois caso contrrio lei poderia perder o respeito pblico ou ainda, as ideias de moral e probidade poderiam apagar-se. No entanto, ressalta-se a importncia de no se aplicar penas corporais e dolorosas sobre crimes que se fundamentem no sentimento de orgulho, de forma a evitar que propsitos fanticos se dissipem na multido. Assim, o bom legislador deve buscar tornar penas infamantes raras, pois seu uso frequente enfraqueceria o poder da prpria opinio e tambm que as infmias aplicadas a um grande nmero de pessoas terminam por no ser mais infamante a ningum. XIX Da publicidade e da presteza das penas A justeza e utilidade de uma pena relacionam-se com a rapidez a que empregada ao crime, por isso no s poupam o ru de viver tormentos de incerteza, como diminui a distncia entre o crime e a pena, de modo que uma vez que o mesmo ocorra possvel haver associaes imediatas que fogem das ideias e princpios gerais da lei, caindo na

Parece-me que poderiam ser banidos aqueles que, acusados de crime atroz, so suspeitos com maior verossimilhana, porm sem estar inteiramente comprovada a culpa. (p. 54). A perda dos bens a pena maior do que o exlio. Deve, portanto, haver casos em que, para proporcionar a pena ao direito, sero confiscados todos os bens do bandido. Em outras circunstncias, ele ser despojado apenas de uma parte de seus bens; e, para certos crimes, o banimento no ser seguido de qualquer confiscao. (p. 55) Se certos juristas sustentaram que as confiscaes punham um freio nas vinganas dos particulares exilados, tirando-lhes o poder de fazer o mal, porque no refletiram que no suficiente que uma pena produza algum benefcio para ser justa. Uma pena s justa quando necessria. (p. 55).

Citaes Considerar infames atitudes indiferentes em si mesmas diminuir a infmia daquelas que verdadeiramente merecem ser consideradas desse modo. (p. 56). As penas de infmia devem ser raras, pois o emprego muito frequente do poder da opinio debilita a fora da prpria opinio. A infmia no deve recair tampouco sobre um grande nmero de pessoas ao mesmo tempo, pois a infmia de um grande nmero no mais, em breve, a infmia de ningum. (p. 56).

Citaes Quanto mais rpida for a aplicao da pena e amis de perto acompanhar o crime, tanto mais justa e til ser. Mais justa, porque evitar ao acusado os cruis tormentos suprfluos, cujo o horror aumenta para ele na razo da fora de imaginao e do sentimento de debilidade. A rapidez do julgamento justa tambm porque, sendo perda da liberdade uma pena em si ,

fragilidade das mentes rudes e vulgares. Fundamentado nessas ideias, preciso determinar que a pena privativa de liberdade empregada deva durar somente o tempo necessrio que a concluso do processo exija, assim como o rigor do crcere deve ser apenas o indispensvel para impedir a fuga ou para que no se ocultem provas do crime, de modo a se buscar que o processo seja o mais breve possvel. Alm disso, para haver sucesso na conexo entre o crime e a pena esta deve se ajustar natureza do crime, as penas devem ser proporcionadas entre si e aos crimes, na fora, como no modo de serem infligidas. XX Da inevitabilidade das penas e das graas A infalibilidade das penas, a vigilncia dos magistrados, severidade de um juiz inexorvel e uma legislao, de certa forma suave, so tidos como os melhores freios ao exerccio dos crimes, pois um castigo moderado produz impresses mais fortes do que o medo de uma pena terrvel alcanada pela esperana de impunidade. Em situaes de pequenos crimes cujos ofendidos perdoem a parte criminosa configuram-se como um ato de beneficncia e humanidade no mbito privado, mas extremante nocivo ao bem pblico, visto que isso prejudicaria o exemplo e a necessidade de ressarcimento da ofensa. Por tais motivos deve-se buscar a suavizao das penas, pois na medida em que elas se tornam mais suaves, atos de clemncia e perdo perdem a sua necessidade. Mas, se houver num tempo anterior leis que tenham sido rduas e funestas a clemncia pode ser usada para reformlas, com a ressalva de que isso caiba somente ao legislador, nunca nos julgamentos particulares. XXI Dos Asilos O melhor meio de se impedir um crime a perspectiva sempre presente de um castigo certo e inevitvel e uma vez que os asilos so uma forma de refgio inviolvel em que as aes contra as leis ficariam blindadas de proteo, isso ocasionaria num sentimento muito mais de convite ao crime do que evit-los. Por tal carter, os asilos se figuram como um manancial de revolues nos Estados e opinies nas mentes humanas. Dentro disso, o lugar da pena o lugar do crime, o qual demonstra que o homem seja obrigado a reparar no local da realizao do crime os efeitos que este produziu. XXII

esta somente deve proceder a condenao na exata medida em que a necessidade o exige. (p. 57). Portanto, da maior importncia castigar rapidamente por um delito cometido, se se desejar que, no esprito inculto vulgo, a pintura sedutora das vantagens de uma atitude criminosa desperte imediatamente a ideia deum castigo inevitvel. Uma pena muito retardada torna menos estreita a unio destas duas ideias: crime e punio. (p. 58).

Citaes O direito de conceder graa indubitavelmente a mais bela prerrogativa do trono; o atributo mais precioso do poder soberano; porm, ao mesmo tempo, uma desaprovao tcita das leis que existem. O monarca que se dedica felicidade do seu povo e que pensa contribuir para ela pelo exerccio do direito de dar graa, ergue-se ento contra o cdigo criminal, consagrado, apesar de seus vcios, pelos preconceitos antigos, pelo calhamao impostor dos comentadores, pelo grave aparelho das antigas formalidades, enfim, pela provocao dos meios-sbios [...] (p. 60).

Citaes Entretanto, os juzes no so vingadores da humanidade em geral; so defensores das convenes particulares que unem entre si um determinado nmero de pessoas. Um crime deve ser castigado somente no pas em que foi cometido, pois apenas a, e no em qualquer outra parte, que os homens so obrigados a reparar, pleo exemplo do castigo, os maus efeitos que o exemplo do crime pde produzir. (p. 61).

Citaes

Do uso de pr a cabea a prmio A prtica de pr a cabea de um criminoso a prmio um mal que alm de incentivar a disseminao de outros delitos tambm revela a fraqueza de uma nao durante a gerncia da sua ordem interna. Tais concluses podem ser aliceradas no sentido de essa prtica abala as ideias de moral e virtude, visto que a lei estaria de um lado punindo a traio e de outro a apoiando, j que fomenta a recompensa aos delatores. Alm disso, naes que buscam atravs desses instrumentos a punio de seus criminosos refletem uma falta de aptido em garantir sua fora prpria e capaz de impor uma moral atrelada poltica, as quais trazem aos homens a segurana e paz que aliviaria a misria e daria s naes perodos mais duradouros de repouso e concrdia. Se o que praticou o crime ainda se encontra no pas cujas leis violou, o governo que coloca a cabea dele a prmio demonstra debilidade. Quando a gente tem fora para se defender no compra o auxlio de ningum. Alm disso, o uso de colocar a prmio a cabea de um cidado desfaz todas as ideias de moral e de virtude, to dbeis e to abaladas no esprito humano. De uma parte, as leis castigam a traio; de outro, autorizam-na. O legislador, com uma das mos, aperta o lao de sangue e de amizade e, com a outra, d o prmio quele que os rompe. Sempre em contradio com ele mesmo, ora tenta disseminar a confiana e encorajar os que duvidam, ora espalha a desconfiana em todos os coraes. Para Prevenir um crime, faz que nasam cem. (p. 62). Citaes Se o prazer e o sofrimento so os dois grandes motores dos seres sensveis; se, entre as razes que guiam os homens em todas as suas atitudes, o supremo Legislador ps como os mais poderosos as recompensas e os castigos; se dois crimes que afetam desigualmente a sociedade recebem idntico castigo, o homem inclinado ao crime, no tendo que recear uma pena maior para o crime mais hediondo, resolver-se- com mais facilidade pelo crime que lhe traga mais vantagens; e a distribuio desigual das penas far nascer a contradio, tanto notria quanto frequente, de que as leis tero de castigar os delitos que fizeram nascer. (p. 63).

XXIII Que as penas devem ser proporcionais aos delitos Mostra a importncia de haver uma proporo entre as penas e os crimes, de modo a tornar mais raros os delitos que sejam mais malficos sociedade por meio de penas tambm mais severas. Uma desproporo entre pena e crime, pode resultar caso haja um mesmo castigo para tipos diversos de delitos na destruio ou confuso dos sentimentos morais, e ainda que no seja possvel a previso de todas as modalidades de crime, preciso que as leis funcionem como obstculos polticos capazes de impedir efeitos funestos justificados por interesses pessoais. Com isso, caber ao legislador organizar numa escala de gravidade maior os crimes que atinjam a prpria estabilidade do grupo social, ao passo que os crimes menores causem somente ofensas particulares; enquanto que as demais modalidades de crime residiram intermediariamente entre os de maior e menor gravidade. Dessa maneira, a elaborao de tais conceitos conseguiria excluir a aplicao de penas graves a crimes menores e vice-versa. XXIV Da medida dos delitos A medida dos crimes pode ser estudada por meio das experincias funestas e pelos obstculos, os quais a lei enfrenta. Aqueles que acreditavam estar na inteno dos criminosos ou na dignidade da pessoa ofendida a medida dos crimes erraram, pois na primeira seria preciso elaborar um cdigo particular para cada cidado e uma lei aplicada para cada crime; j no segundo, o indivduo em

Citaes A grandeza do crime no depende da inteno de quem o pratica, como entenderam erroneamente alguns, pois a inteno doa acusado depende das impresses provocadas pelos objetos presentes e das disposies que vm da alma. Tais sentimentos variam em todos os homens e no prprio indivduo, com a rpida sucesso de ideias, das paixes e das circunstncias. (p. 65).

especfico no deve superar quanto sua importncia a importncia devida para o bem pblico. E por fim, aqueles que ligaram a gravidade do pecado medida do crime chegaram ao ponto conclusivo de que o perdo divino autorizaria o castigo dos homens, e o castigo de Deus garantiria o perdo dos homens. Pois uma vez que o castigo divino atuasse, o perdo humano poderia vigorar, e o contrrio tambm seria aplicado. XXV Diviso dos delitos Todo crime deve, para s-lo, pelo menos tender a aes como: a destruio da sociedade ou dos que a representam, atentar contra o cidado ou aos seus bens e vida, ou ainda serem simplesmente atos contrrios ao que a lei permite. Assim possvel proclamar o dogma poltico de que cada cidado pode fazer tudo que no contrrio s leis, sem temer outros inconvenientes alm dos que podem resultar da sua ao em si mesma. Tal fundamento respalda inclusive as possveis mudanas que venham a acontecer quanto variao dos hbitos e da noo de vcios e virtudes, de forma que isso um fenmeno pelo qual toda sociedade em evoluo passar. E dessa forma, os homens adequaram os valores com a garantia de que as penas somente podero lhes serem sobrepostas se vierem a cometer alguma espcie de crime. XXVI Dos crimes de lesa-majestade Os crimes de lesa majestade aparecem como aqueles que so funestos sociedade. E apesar da clara definio, a tirania e a ignorncia trouxeram para sua designao crimes que nada se adequam competentemente ao seu conceito, o que terminava implicando numa apurao generalizada dos crimes, pois mesmo que todos sejam nocivos sociedade nem todos tendem necessariamente a destru-la, devendo assim julgar as aes morais, de modo a levarem-se em conta seus efeitos positivos, o tempo e o lugar dos fatos. Citaes Percorram-se, com viso filosfica, as leis e a histria das naes, e se vero quase sempre os nomes de vcio e virtude, de bom e mau cidado, mudarem de valor segundo o tempo e as circunstncias. No so, porm, as reformas operadas no Estado ou nos negcios pblicos que causaro essa revoluo das ideias; esta ser a consequncia dos erros e dos interesses passageiros dos diferentes legisladores. Muitas vezes se vero as paixes de um sculo servir de base moral dos sculos seguintes, e formar toda a poltica dos que presidem s leis. Mas, as paixes fortes, filhas do fanatismo e do entusiasmo, obrigam a pouco e pouco, fora de excessos, o legislador prudncia, e podem tornar-se um instrumento til nas mos da astcia ou do poder, quando o tempo s tiver enfraquecido. (p. 67). Citaes [...] o despotismo e a ignorncia, que confundem as palavras e as ideias mais lmpidas, deram esse nome a crimes de natureza inteiramente diferente. Forma aplicados os castigos mais graves a faltas leves [...] (p. 68).

XXVII Citaes Dos atentados contra a segurana dos particulares e sobretudo das violncias Os atentados contra os particulares podem atingir a sua vida, os seus bens ou a sua honra. Aqueles que atentem contra a vida e a liberdade so considerados grandes crimes e podem ir desde o assassinato at as aes de homens de alto status que agridam a Dir-se-, talvez, que a mesma pena, aplicada contra o nobre e contra o plebeu, torna-se completamente diversa e mais grave para o primeiro, por causa da educao que recebeu, e da infmia que se espalha sobre uma famlia ilustre. Responderei, no entanto,

multido. Mas, quando os crimes so praticados por esses homens de grande poder, eles agem de forma a tirar da lei tudo aquilo que lhes por ela dita com favorvel, enquanto que ao criminoso pobre recai todo peso da punio prevista na prpria norma. Em virtude desse panorama questiona-se at o local onde nasceria prerrogativa de manter penas reservadas aos crimes dos nobres, cujos privilgios ocupam um lugar garantido na legislao a maioria dos povos. Entretanto, a concluso de que seja de onde, ou porque veio, o certo que as penas para pessoas da mais alta linhagem devem se equivaler as do ltimo dos cidados, pois se todos os cidados no dependerem das mesmas leis, as distines de honra e riqueza sero ilegtimas. E somente com a igualdade das normas, as leis sero respeitveis, tirando a esperana de impunidade. XXVIII Das injrias As injrias pessoais que atingem a honra devem ser punidas com a infmia. Mas, a definio de honra ainda mal abordada, uma vez que seja bastante complexa de forma que necessita volver seu olhar para o tempo antigo para pode dizer que o sentimento que nos leva honra est ligado a uma espcie de volta momentnea do estado de natureza o que se configura como um movimento de subtrao momentnea da pessoa s leis que, nesse caso, no protegeriam suficientemente um cidado. Da que se pode constatar que seja no estado de liberdade extremada ou no de liberdade limitada (atual) as ideias de honra se confundem ou mesmo desaparecem com outras ideias.

que o castigo se mede pelo dano causado sociedade, e no pela sensibilidade do culpado. Ora, o exemplo do crime tanto mais funesto quanto dado por um cidado de condio mais elevada. (p. 70).

Citaes A palavra honra uma daquelas sobre as quais se fizeram os mais brilhantes raciocnios, sem ligar-se a nenhuma ideia fixa e precisa. Tal a triste condio do esprito humano, que conhece melhor as revolues dos corpos celestes do que as verdades que o tocam de perto e que importam em sua felicidade. As noes morais que mais o interessam lhe so incertas; s as entrev cercadas de trevas e flutuando ao sabor do turbilho das paixes. (p. 71). A honra s , pois, um princpio fundamental nas monarquias temperadas, onde o despotismo do senhor limitado pelas leis. A honra produz quase, numa monarquia, o efeito que produz a revolta nos Estados despticos. O sdito entra por um momento no estado de natureza e o soberano tem a recordao da antiga igualdade. (p. 72). Citaes No intil repetir aqui o que j se disse certa vez: que o melhor meio de impedir o duelo punir o agressor, isto , aquele que deu lugar querela, a declarar inocente aquele que, sem procurar tirar a espada, se viu constrangido a defender a prpria honra, isto , a opinio, que as leis no protegem suficientemente, e mostrar aos seus concidados que pode respeitar as leis, mas que no teme os homens. (p. 73).

XXIX Dos duelos Acerca dos duelos, tal prtica era oriunda da desordem de ms leis, as ensejou a pretensa de um sufrgio pblico, de modo que aquele cidado que porventura se recusasse ao duelo contaria com o desprezo dos seus concidados. Ainda assim, os duelos se firmaram mais frequentemente entre os integrantes da alta classe, j que estes necessitam de maiores amostras de reconhecimento pblico que os demais. Por isso, o autor defende ser a punio do agressor e a proteo da outra parte constrangida a responder a proposta de duelo, a melhor forma de se evitar a propagao dos duelos.

XXX Do roubo O roubo desacompanhado de violncia bem punido se for punido com uma pena pecuniria equivalente a seu valor, mas caso o autor do crime no porte bens suficientes esse tipo de punio propagaria a misria e a disseminao de novos crimes, sendo nesse caso a escravido temporria o castigo melhor aplicvel, porm em situaes, nas quais for empregada violncia aos crimes cabvel ajuntar a servido pena corporal. XXXI Do contrabando A caracterstica de o contrabando prejudicar a primeira vista somente o prncipe e a nao e, portanto, no diretamente ao homem em particular faz com que os contrabandos apesar de considerados punveis no so implicados num sentimento de infmia, j que essa maneira de sentir consequncia do princpio incontestvel de que todo ser sensvel s se interessa pelos males que conhece. importante, pois que existam leis suficientemente eficientes que impeam do contrabandista de visualizar uma grande perspectiva de lucro diante de uma nfima possibilidade de penalizao, dessa forma esse tipo de delito merece uma punio considervel, como a priso ou servido, desde que estas sejam anlogas natureza do delito. XXXII Das falncias O legislador que busca manter a harmonia e a segurana no comrcio deve no s garantir condies dos credores terem recursos contra seus devedores falidos, como tambm deve fixar punies que diferencie o tratamento destinado quele que se diz fraudulentamente falido e queles que por infortnio encontram-se nessa situao. Os devedores trapaceiros devem ser penalizados semelhantemente aos falsificadores de moeda, ao passo que o falido de boa-f deve ser tratado com menor rigor aplicando-lhe uma priso intil e injusta aos prprios credores, ainda que no deva ser desobrigado da sua dvida at que essa seja paga. Nos casos em que no se possui plena certeza da espcie de falncia que ocorre (fraudulenta ou legtima) indicado optar pela inocncia, uma vez que preciso defender o direito propriedade e os interesses gerais do comrcio. Nesse contexto

Citaes Um roubo cometido sem violncia s deveria ser punido com uma pena pecuniria. justo que quem rouba o bem de outrem seja despojado do seu. (p. 74).

Citaes O contrabando um verdadeiro delito, que ofende o soberano e a nao, mas cuja pena no deveria ser infamante, porque a opinio pblica no empresta nenhuma infmia a essa espcie de delito. (p. 75).

Citaes O legislador que percebe o preo da boa f nos contratos, e que quer proteger a segurana do comrcio, deve dar recurso aos credores sobre a pessoa mesma dos seus devedores, quando estes abrem falncia. Importa, porm, no confundir o falido fraudulento com o que de boa f. O primeiro deveria ser punido como o so os moedeiros falsos, porque no maior o crime de falsificar o metal amoedado, que constitui a garantia dos homens entre si, do que falsificar essas obrigaes mesmas. (p. 76).

devem-se promover dentro do estado social diferenciaes entre o que seriam um delito grave e a pequena falta concernentemente em relaes as dvidas. No primeiro, as penas sero comparvel a do falsrio, j para os delitos de pequena falta as punies seriam menores, como a priso, tudo isso com a ressalva de que os cidados possam atravs das consultas nos rgos financeiros, se prevenirem de fazer negcios com sujeitos sem condies de arcar com os compromissos monetrios futuros. Porm, apesar de todos os benefcios que essas atitudes trariam o legislador, continua hesitante e limitado a corresponder a tmida e estreita prudncia do momento que insiste em evitar as inovaes. XXXIII Dos crimes que perturbam a tranquilidade pblica A permanncia da tranquilidade numa sociedade pode ser garantida por medidas preventivas tomadas pelo magistrado de polcia orientado pelas leis, mas se este vier a agir em nome de normas desconhecidas e familiares a maioria dos cidados, isso far com que um clima de revolta frente a tal tirnica postura se instaure. Citaes A terceira espcie de delitos que distinguimos compreende os que perturbam particularmente o repouso e a tranquilidade pblica: as querelas e o tumulto de pessoas que se batem na via pblica, destinada ao comrcio e passagem dos cidados, e os discursos fanticos que excitam facilmente as paixes de uma populaa curiosa e que emprestam grande fora da multido dos auditores e sobretudo um certo entusiasmo obscuro e misterioso, com poder bem maior sobre o esprito do povo do que a tranquila razo, cuja linguagem a multido no entende. (p. 78). Citaes Os governos sbios no sofrem, no seio do trabalho e da indstria, uma espcie de ociosidade que contrria ao fim poltico do estado social: quero falar de certas pessoas ociosas e inteis que no do sociedade nem trabalho nem riquezas, que acumulam sempre sem jamais perder, que o vulgo respeita com uma admirao estpida e que so aos olhos do sbio um objeto de desprezo. Quero falar de certas pessoas que no conhecem necessidade de administrar ou aumentar as comodidades da vida, nico motivo capaz de excitar a atividade humana, e que indiferentes prosperidade do Estado, s se inflamam com paixo por opinies que lhes agradam, mas que podem ser perigosas. (p. 79-80). Citaes

XXXIV Da ociosidade Considerando existir, por parte da concepo de alguns censores, uma espcie de ociosidade punvel pela lei, alm de tambm se poderem verificar at mesmo certas condies de ociosidade que sejam vantajosas, como aquelas em h o progresso da sociedade e ampliao da liberdade concedida pelo governo aos cidados atravs da produo de riquezas como fruto dos vcios e virtudes de alguns antepassados.

XXXV Do suicdio

Esse ato no passvel de punio, visto que no O suicdio um delito que parece no poder ser haveria sentido castigar aquele que j no sente nada submetido a nenhuma pena propriamente dita; pois mais e que tal ao s pode ser punida por Deus, no essa pena s poderia recair sobre um corpo

entanto mencionado que as pessoas que renunciam sua ptria fazem maiores mal sociedade do que o suicida. Pois, no caso do suicida apesar de haver subtrao de um cidado, ser tudo deixado no prprio pas, enquanto que o emigrante rouba sua pessoa e parte de seus bens. Tamanho o dano que o emigrante causa nao que o autor questiona se til ou perigoso deixar a vontade dos homens liberdade de afastar-se dela. Uma lei que subtrasse dos cidados tal liberdade seria intil diante da impraticabilidade de se circunscrever todos os limites fsicos de um pas, alm de que leis que impedem a autonomia de ir e vir dos homens acabariam por aumentar o desejo deste abandon-lo. Dessa maneira, a melhor forma de evitar que os homens desertem do seu pas incentivar um bemestar interno maior do que em qualquer outro pas estrangeiro. XXXVI De alguns delitos difceis de serem constatados O adultrio, a pederastia e o infanticdio so crimes frequentes e de prova difcil. O adultrio um crime que, considerado sob o ponto de vista poltico, s to frequente porque as leis no so fixas e porque os dois sexos so naturalmente atrados um pelo outro, assim sua origem remonta de uma necessidade constante e universal anterior fundao da prpria sociedade, ao passo que os outros delitos que atentam contra o pacto social s so efeito das paixes do momento. No entanto, sabe-se de forma geral que todo delito que, por sua natureza se mantm comumente, a pena se converte num incentivo. Quanto pederastia h uma severa punio fundamentada na prerrogativa de que esse tipo de crime se firma bem menos na s necessidades do homem livre e isolado e bem mais ao tempero das paixes do homem escravo e integrado sociedade. J em relao ao infanticdio, as razes se tornavam quase que inevitveis de comet-lo diante de uma sociedade (no sc. XVIII) que relegava a me enorme encargo na situao em que encontrava, mas tambm avalia que para tais situaes proteger com leis eficazes a fraqueza e a infelicidade contra essa espcie de ato, que s se levanta contra os vcios que no se pode cobrir com o manto da virtude. Assim, o autor conclui que mesmo reconhecendo o dano que esses crimes ocasionam ele defende ser preciso adotar atravs da lei meio capaz de preveni-lo. XXXVII De uma espcie particular de crime

insensvel e sem vida, ou sobre inocentes. Ora, o castigo que se aplicasse contra os restos inanimados do culpado no poderia produzir outra impresso sobre os espectadores seno a que estes experimentariam ao verem fustigar uma esttua. (p. 80).

Citaes Nossa imaginao mais vivamente excitada e se empenha com mais ardor em perseguir o objeto dos seus desejos, quando as dificuldades que se apresentam no so insuperveis e quando no tm um aspecto bastante desencorajador, relativamente ao grau de atividade que se tem no esprito. Os obstculos se tornam, por assim dizer, tantas barreiras que impedem nossa imaginao caprichosa de afastar-se delas, e que continuamente a foram a pensar nas consequncias da ao que medita. Ento a alma se apega bem mais fortemente aos lados agradveis que a seduzem do que s consequncias perigosas cuja ideia se esfora por afastar. (p. 85).

Citaes

A falta do escritor italiano em analisar os crimes por heresia, ou qualquer outro tipo de fanatismo, justificada logo ao incio do captulo por razo do pas e da poca em que este residia. Mas tambm da enormidade de tpicos que deveriam ser discutidos, fato que demandaria um labor inconveniente obra Dos Delitos e Das Penas, de tal modo que Beccaria para se justificar da ausncia de tratamento do assunto, menciona que na ocasio do seu livro deve falar somente dos crimes pertencentes ao homem natural contrrios ao contrato social. Alm disso, tamanha a diferena desses crimes em particular que as punies mesmo sendo temporais eram estabelecidas segundo critrios distantes da cincia jurdica e filosofia, o que corrobora o desvio de tema a que Beccaria se dedicou.

No que respeita a mim, apenas discorro aqui dos delitos que pertencem ao homem natural e que desrespeitam o contrato social; devo silenciar, contudo, sobre os pecados cujo castigo, ainda temporal, deve ser ordenado conforme regras outras que no as da filosofia. (p. 87).

XXXVIII Citaes De algumas fontes gerais de erro e de injustias na legislao A m interpretao de que muitos legisladores fizeram de utilidade so fontes de erros e injustias, uma vez que trazem por muitos momentos uma preocupao que invade os inconvenientes particulares, comprimindo sentimentos e pensamentos, quando deveriam se ater especialmente aos inconvenientes pblicos. O sacrifcio de vantagens reais em razo de temores oriundos de desvantagens imaginrias ou de pouca relevncia tambm falsa ideia de utilidades, uma vez que na maioria dos casos essas leis so um reflexo de impresses conturbadas e tumultuadas sem peso suficiente para atingir os bens, agir dessa forma no serviria para prevenir os delitos, mas somente para confirmar o vil sentimento de medo que tais leis empregam. De modo resumido, pode-se dizer que a ideia de utilidade falsa se em detrimento do bem geral se privilegie motivos remotos e interesses particulares atravs de uma atitude erroneamente generalizante pensamentos. E tanto o ser, aponto de que o soberano que estimular a disseminao do medo nas leis corre o risco de que seus sditos se rebelem contra esse panorama havendo conflitos maiores do que possa prever. XXXIX Do esprito de famlia O esprito de famlia surge como uma fonte geral de injustias na legislao, uma vez que encaram a sociedade como uma unio de famlia ao invs de tla como uma unio de homens. A maior contestao feita sobre o esprito de famlia a de que ele est marcado por um carter de mincia que se preocupa por uma falsa ideia de utilidade que se procura submeter uma multido de seres sensveis regularidade simtrica que pode receber uma matria bruta e inanimada; que se negligenciam os motivos presentes, nicos capazes de impressionar o esprito humano de maneira forte e durvel, para empregar motivos remotos, cuja impresso fraca e passageira, a menos que uma grande fora de imaginao, que s se se encontra num pequeno nmero de homens, supra o afastamento do objeto, mantendo-o sob relaes que o aumentam e o aproximam. (p. 88).

Citaes Parece que a grandeza de um Estado estaria na razo inversa do grau de sensibilidade dos sujeitos que o compem. Se tal sensibilidade aumentasse tanto quanto a populao, as boas leis encontrariam um obstculo, para prevenir os crimes no prprio bem que tivessem podido fazer. (p. 91).

com pormenores sem relevncia, enquanto que o esprito pblico mais til maioria, pois coordena seguramente, atravs dos princpios gerais os fatos. Assim, se verifica que as diferentes formas de lidar, dos Estados polticos e das famlias, com as leis fundamentais terminam sendo fonte de contradies entre a moral pblica e a moral particular que habitam em cada homem. De modo, a moral pblica ensina o homem a procurar o bem-estar sem ferir as leis, ao passo que a moral pblica fora-os a se sacrificar por um falso dolo (bem da famlia). Num Estado muito vasto os meios de garantir a coeso entre este e os homens s obtero sucesso com o respaldo de leis boas, visto que ao se afastar dos sentimentos que unem nao ao homem este se aproximar dos sentimentos que o une aos objetos, mas na situao de um governo dspota, mais forte sero os laos e virtudes (sempre medocres) que se uniro as famlias. XL Do esprito do fisco No tempo em que quase todas as penas eram pecunirias, os crimes dos homens surgiam como fonte de lucro, cujo custo era os atentados contra segurana pblica. O fisco era quem perceberia, estipularia o preo do crime, de tal maneira que a punio de um ru se tornava uma questo civil, em que se proporcionaria ao fisco direitos alm dos que resultavam da defesa pblica e ao ru outros prejuzos alm dos que haviam lhe incorrido pela necessidade do exemplo. Com isso, o juiz ultrapassa o papel de mero investigador da verdade para tambm ser um advogado do fisco de modo que a confisso do crime implicava num no prejuzo aos interesses fiscais, arte do juiz estaria em obter uma confisso da forma mais favorvel ao fisco. Se a no confisso garantia ao ru, penas menores do que a estabelecida e tambm o no sofrimento de torturas por causa de outros crimes da mesma espcie que possa ter cometido. A confisso feita implicava ao ru a dolorosos tormentos que s se bastariam quando os interesses do fisco fossem saciados. XLI Dos meios de prevenir crimes A finalidade maior da aplicao das penas prevenir os delitos, porm sabido que prevenir muitos de pequena relevncia no traz a desejada preveno dos crimes, mas sim a criao de tantos outros novos. Assim, tentar adivinhar todos os possveis motivos que levariam um homem ao crime equivaleria a priv-los de uso de seus sentidos e da

Quando os sentimentos que nos prendem nao comeam a enfraquecer, os que unem aos objetos que nos rodeiam adquirem novas foras. Desse modo, sob o despotismo feroz, os laos da amizade so mais duradouros; e as virtudes familiares (que so sempre dbeis) tornam-se ento mais comuns, ou antes, as nicas que ainda se praticam. (p. 92).

Citaes Em tal sistema, quem se declarasse culpado se reconhecia, pela confisso mesma, devedor do fisco; e como era essa finalidade de todos os processos criminais, toda a arte do magistrado consistia em conseguir essa confisso do modo mais favorvel aos interesses do fisco. (p. 92).

Citaes Para uma causa que impele os homens a cometer um delito, existem mil outras que os impelem a aes indiferentes, que apenas so delitos perante as leis ms. Ora, quanto mais se estender a esfera dos delitos, tanto mais se far que sejam praticados, pois se vero os crimes aumentarem proporo que as razes de crimes especificados pelas leis forem

sua capacidade de escolha entre o certo e o errado. numerosas, especialmente se a maioria de tais leis Por isso, para haver uma funcional preveno dos no for mais do que privilgios de um pequeno delitos deve-se: fazer leis claras e simples que nmero de senhores. (p. 94-95). concentrem a fora da nao; fazer leis que no promovam o favoritismo de classes; e tambm que atrelem o conhecimento liberdade. XLII Da concluso Citaes

Em suma, deve prevalecer na constituio das penas que, para no ser um ato de violncia contra o o bem estar de toda a sociedade, sem favoritismos. cidado, a pena deve ser, de modo essencial, pblica, pronta, necessria, a menor das penas aplicveis nas circunstncias dadas, proporcionada ao delito e determinada pela lei. (p. 99). Respostas s Notas e Observaes de um Frade Pginas 101 108. dominicano Extrato da correspondncia de Beccaria e de Pginas 109 115. Morellet Dados Bibliogrficos Pginas 117 -118.

S-ar putea să vă placă și