Sunteți pe pagina 1din 73

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 AULA 17: Agentes

s Pblicos Regime Previdencirio (Parte III) Ol, pessoal, tudo bem? Em meio confuso que se instalou no concurso de gestor de polticas pblicas, estamos de volta. Bom, no que diga respeito ao concurso de gestor (da Esaf), perceba que a prova objetiva vale apenas 30% do total de pontos da prova. Pois . Ao que parece, o examinador errou na mo! Caberia at suprimir a prova objetiva, ora! Os anos de experincia valem mais que ela! Um exagero, cremos. Bom, mas isso ser examinado no e pelo Judicirio. Novidades da semana: primeiro Auditor Fiscal do Trabalho e Banco Central j escolheram a banca de seus concursos. E ser a mesma: o CESPE. Muitos alunos nos tm mandado e-mails indagando se isso muda alguma coisa na preparao. Sinceramente, SIM. No quanto ao contedo de nosso curso, pois a parte terica quase sempre a mesma. Mas sim quanto ao estilo de preparao. Como todos j devem saber, o CESPE faz provas, normalmente, de Certo e Errado, com cada marcao errnea no gabarito anulando uma correta. Isso exige ateno ainda maior do candidato. Sugerimos, ento, que passe a fazer mais provas do CESPE, caso pretendam esses cargos. O TECCONCURSOS uma boa opo de preparao para isso, com custo barato e milhares de questes j cadastradas. Voltando aula de hoje, fecharemos nossa trilogia dos servidores pblicos. Cuidaremos de assunto que no costuma ser muito exigido em prova: o regime previdencirio. Assim, a aula ser um tanto mais light. Por isso, aproveitaremos para tratar da jurisprudncia selecionada do assunto. Nesse trecho da aula, selecionamos diversas decises importantes, cujo assunto principal estar em vermelho, logo na manchete do julgado. A seguir, sero destacados no texto, em amarelo, todos os principais pontos para fixao. Sugerimos a leitura atenta, pois tem cado bastante jurisprudncia nas ltimas provas da Esaf. No mais, vamos aula do dia. Cyonil Borges e Sandro Bernardes.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 1. Regime Geral de Previdncia X Regime Prprio de Previdncia dos Servidores Pblicos De incio, vejamos o que disposto no 20 do art. 40 da CF/1988: Fica vedada a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto no art. 142, 3, X. O grifo no consta do original. Serve-nos para esclarecer que o dispositivo menciona restritivamente o regime PRPRIO dos servidores que ocupem CARGOS EFETIVOS. Todavia, h ainda o REGIME GERAL de previdncia social, com previso no art. 201 da Constituio. Este ltimo regime aplicado aos trabalhadores em geral, inclusive empregados pblicos. Deixando de lado a parte final do artigo (art. 142 da CF/1988), por se tratar de regras para os militares, pode-se fazer a seguinte afirmao: no possvel o estabelecimento de mais de um regime prprio de previdncia de servidores pblicos no mbito de cada uma das pessoas federativas (Unio, Estados, DF e Municpios entes estatais). Chama-se a ateno para o fato de que o regime prprio de previdncia dos servidores pblicos, no mbito das pessoas federativas, abrange to s os ocupantes de cargos EFETIVOS, ou seja, no alcana os que ocupem, exclusivamente, cargos em comisso ou temporrios, os quais estaro ligados ao Regime Geral de Previdncia Social.

Fixao
ESAF - AFPS/Administrao Tributria Previdenciria/2002 (e mais 1 concurso) Todos os ocupantes de cargos pblicos federais so regidos pelo mesmo regime jurdico (chamado de "nico") da Lei n 8.112/90, inclusive quanto a direitos, vantagens e condies de aposentadoria. a) Correta a assertiva. b) Incorreta a assertiva, porque embora sujeitos quele regime jurdico nico, os direitos e as vantagens dos magistrados so objeto de disciplinamento especial e diferenciado. c) Incorreta a assertiva, porque embora regidos por aquele regime jurdico nico, os magistrados dispem de condies especiais para aposentadoria. d) Incorreta a assertiva, porque aquele regime jurdico nico s se aplica aos servidores efetivos e comissionados da Unio.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 e) Incorreta a assertiva, porque aquele regime jurdico nico se restringe, especificamente, a servidores ocupantes de cargos efetivos e em parte aos comissionados, no se aplicando a ocupantes de determinados cargos vitalcios, de mandato e outros de membros do poder.
Comentrios: Como sobredito, os comissionados tm suas aposentadorias regradas pelo RGPS. Vitalcios, exercentes de mandato de eletivo e outros de membros do poder possuem regras prprias, em leis especficas, no se lhes aplicando os estatutos prprios dos servidores. Gabarito: alternativa E.

Outras importantes informaes: I) Muita confuso feita entre SEGURIDADE SOCIAL e PREVIDNCIA SOCIAL. A primeira maior que a ltima, sendo composta, ainda, por aes de sade e de assistncia social; II) h caractersticas comuns aos dois regimes previdencirios obrigatrios (o prprio, dos servidores; o geral, dos trabalhadores de modo geral art. 201, CF/1988), a saber: a) so de carter contributivo e solidrio. Os sistemas de previdncia, em razo dos benefcios que custeiam, possuem nus a ser sustentado. Desse modo, aqueles que se beneficiaro do sistema devem contribuir para sua manuteno, de maneira a preservar o equilbrio financeiro e atuarial. Aqui, a contributividade: PAGAMOS para fazer uso dos benefcios previdencirios, como aposentadorias e penses, que so os principais. Em razo da solidariedade, pode-se afirmar que a contribuio previdenciria no tem por objetivo pura e simplesmente o futuro pagamento do benefcio do trabalhador e de sua famlia. De outro modo, deixa-se claro que os beneficirios, ainda que aposentados ou pensionistas, devem continuar a contribuir, de maneira a equilibrar o sistema. A despeito da existncia de severas crticas quanto constitucionalidade da cobrana daqueles que passaram a vida toda contribuindo para auferir benefcios, tal qual servidores aposentados, para os quais faltaria a necessria causalidade da contribuio, o certo que, de acordo com o STF, tal fato deve ser aceito sob a tica jurdica da solidariedade. Por oportuno, exponha-se julgado daquela Corte (Adin 3.105/2004), no qual asseverou: ...d) a contribuio instituda [e cobrada dos aposentados] no se faz sem causa, razo por que no se h de falar em confisco ou discriminao sob o fundamento de que no atende aos princpios da generalidade e da universalidade (art.155, pargrafo 2, I), j que recai s sobre uma categoria de pessoas: d.1) a EC 41/2003 transmudou a natureza do regime
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 3

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 previdencial que, de solidrio e distributivo, passou a ser meramente contributivo e, depois, solidrio e contributivo, por meio da previso explcita de tributao dos inativos, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, em face da necessidade de se resolver o colapso havido no sistema, em decorrncia, dentre outros fatores, da queda da natalidade, do acesso aos quadros funcionais pblicos, do aumento da expectativa de vida do brasileiro e, por conseguinte, do perodo de percepo do benefcio.... Assim, para fins de concurso pblico, inquestionvel: LEGTIMA A COBRANA DE CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA DE SERVIDORES APOSENTADOS, ANTE O PRINCPIO DA SOLIDARIEDADE, QUE REGE A PREVIDNCIA SOCIAL. Reala-se que no incidir contribuio previdenciria at o limite do teto dos benefcios do regime geral de previdncia social; b) Prezam o equilbrio financeiro e atuarial do sistema. Para tanto, a Constituio Federal estabelece princpios e critrios que devem ser observados (ver arts. 40 e 201 da CF/1988), de maneira tal a que os sistemas permaneam arrumadinhos (equilibrados, tecnicamente falando); e, c) Veda-se a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso da aposentadoria e penso aos albergados por ambos os regimes. Ressalve-se, contudo, que h possibilidade de diferenciao quanto aos portadores de deficincia, bem como quanto queles que realizem atividades executadas em condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, estabelecidas em lei complementar (ver 4 do art. 40 e 1 do art. 201 da CF/1988). Assim, resulta que, de modo geral, consagra-se a proibio de desigualdade de tratamento queles que integram um mesmo regime previdencirio, respeitando-se as excees citadas. Bom, para efeitos de concursos, dois so os principais benefcios advindos do sistema previdencirio dos servidores: aposentadorias e penses. Vejamos estes, logo abaixo, ento, para que depois faamos os registros necessrios quanto aos demais benefcios previdencirios. 2. Aposentadoria dos Servidores Pblicos Sem dvida, este o benefcio mais conhecido da previdncia, seja ela a prpria dos servidores ou a geral. Vamos falar de cada um dos tipos de aposentadoria a compulsria; a voluntria e a por incapacidade laboral, a qual a CF/1988, bem como a Lei 8.112/1990 chamam de aposentadoria por invalidez permanente, em um pssimo momento das normas, dado o tom absolutamente pejorativo imprimido a uma situao j difcil atravessada por algum que sofreu uma limitao em sua capacidade de trabalho.
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 4

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 Para efeitos de aposentadoria, vrios grupos de servidores se formaram a partir das reformas previdencirias recentes, decorrentes das emendas constitucionais 20/98, 41/2003 e 47/2005. Inicialmente, tratemos da aposentadoria COMPULSRIA, para s depois tratarmos das duas outras formas de aposentadorias, a POR INVALIDEZ PERMANENTE e a VOLUNTRIA. A aposentadoria compulsria ocorre aos 70 anos de idade do servidor, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. Nessa situao, em razo de mandamento constitucional (art. 40, inc. II), h presuno absoluta ( iures et iure) de incapacidade do servidor quanto ao desempenho de cargo EFETIVO, a qual no admite prova em contrrio, dizer, atingida a idade de 70 anos, o servidor dever ser aposentado, ato contnuo. Contudo, destacamos que a aposentadoria compulsria alcana os cargos EFETIVOS, no abarcando, por consequncia, aqueles que ocupam, exclusivamente, cargos em comisso, nos quais podero se manter alm do mencionado limite de idade. Assim, ao completar 70 anos de idade o servidor SER aposentado do cargo efetivo, sem se falar de direito a permanecer em atividade. Interessante que, no caso de aposentadoria compulsria, desnecessria publicao do ato para que possa produzir efeitos (art. 187 da Lei 8.112/1990). Noutras palavras: no dia seguinte ao que completar setenta anos, o servidor estar aposentado do cargo efetivo. O inc. I do art. 40/CF estabelece a hiptese de aposentadoria por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei (grifo nosso). Ocorre invalidez quando da impossibilidade fsica ou psquica do servidor para o exerccio de seu cargo. Fixao CESPE AUFC/Apoio Administrativo/Psiquiatria/2007 Tcnico e

Em relao aposentadoria do servidor, julgue os itens que se seguem. O servidor ser aposentado por invalidez permanente com proventos integrais quando a aposentadoria for decorrente de acidente de servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificada em lei e proporcionais nos demais casos.
Comentrios: O item a literalidade do inc. I do art. 40 transcrito acima. Est certo, portanto.
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 5

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17
Gabarito: CERTO.

A Lei 8.112/1990 estabelece uma srie de doenas que so consideradas graves (art. 186) e que garantem aposentadoria com proventos integrais. Vejamos: 1o Consideram-se doenas graves, contagiosas ou incurveis, a que se refere o inciso I deste artigo, tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no servio pblico, hansenase, cardiopatia grave, doena de Parkinson, paralisia irreversvel e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avanados do mal de Paget (ostete deformante), Sndrome de Imunodeficincia Adquirida - AIDS, e outras que a lei indicar, com base na medicina especializada. A doutrina considera que tais doenas, entretanto, no so exaustivas. E bem racional isso no haveria como tratar de todas as doenas incapacitantes em um estatuto prprio de servidores.

Fixao
CESPE AUFC/Apoio Administrativo/Psiquiatria/2007 Tcnico e

Em relao aposentadoria do servidor, julgue os itens que se seguem. Tuberculose ativa, alienao mental, neoplasia maligna, cardiopatia e nefropatia grave e AIDS so consideradas doenas graves, contagiosas ou incurveis, que podero justificar a aposentadoria permanente com proventos integrais por invalidez.1 Outro ponto interessante diz respeito seguinte situao: servidor aposentado proporcionalmente acometido de doena que daria a ele direito aposentadoria integral. A Lei 8.112/1990 d resposta a isso: Art. 190. O servidor aposentado com provento proporcional ao tempo de servio se acometido de qualquer das molstias especificadas no 1o do art. 186 desta Lei e, por esse motivo, for considerado invlido por junta mdica oficial passar a perceber provento integral, calculado com base no fundamento legal de concesso da aposentadoria. Por conseguinte, caso aposentado proporcionalmente, o servidor, caso cometido por doena que levaria a proventos integrais para a fazer jus a estes.

Fixao
CESPE AUFC/Apoio Administrativo/Psiquiatria/2007
1

Tcnico

Gabarito: Certo.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 Em relao aposentadoria do servidor, julgue os itens que se seguem. O servidor aposentado com provento proporcional ao tempo de servio, se acometido de hansenase, passar a perceber provento integral.2 Em razo das alteraes ocorridas na ordem jurdica brasileira quanto ao assunto, h uma pergunta que no quer calar: como no h mais aposentadoria integral para os ingressados nos quadros da Administrao Pblica a partir da EC 41/2003 (a partir de 1/1/2004). Qual a interpretao a ser dada ao

dispositivo transposto com relao a estes?


A regra que os proventos devem ser proporcionais ao tempo de contribuio. Mas, e no que se refere s excees? Faz jus aposentadoria integral o servidor que, ingressado nos quadros da Administrao Pblica ps EC 41, sofreu acidente em servio, ou acometido por molstia/doena que levaram a sua invalidez? A resposta est nas mos do legislador ordinrio, embora algumas ilustres organizadoras insistam em afirmar que, nesses casos, a aposentadoria com proventos integrais. De fato, antes da EC 41/2003, sem nenhum medo de errar, em tais hipteses o servidor aposentado por invalidez permanente deveria receber proventos integrais. E, nesse contexto, foi editada a Emenda Constitucional 70, de 2012, garantindo a aposentadoria integral para os ingressados ANTES da EC 41/2003. Contudo, a integralidade, na forma antes concebida, no existe mais para os que ingressem APS o advento da EC 41/2003, dado que os proventos agora devem ser calculados tendo em conta o que dispem os 3 e 17 do art. 40 da CF, que estabelecem como base de clculo as remuneraes percebidas pelo servidor no setor pblico, bem como o que recebera quando na iniciativa privada. Na realidade, temos uma situao de omisso com relao queles que ingressaram nos quadros pblicos aps a EC 41, como servidor pblico com vnculo estatutrio, e que vem a ser acometido de causa invalidez. No h dvidas de que esse servidor ter direito aposentadoria, claro. Contudo, a ser calculada na forma ainda a ser estabelecida pelo legislador ordinrio, o que ainda no aconteceu. Aposentadoria voluntria pressupe a manifestao de vontade do servidor para que passe inatividade. Como requisitos bsicos, a CF, aps a EC 41/2003, estabelece, indistintamente de sexo, dez anos de efetivo exerccio no servio pblico (em quaisquer esferas) e cinco anos no cargo no qual o servidor deseja se aposentar. Para homens e mulheres, adicional e cumulativamente, so exigidos as idades mnimas de sessenta e cinquenta e cinco anos e tempo de
2

Gabarito: Certo.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 contribuio de trinta e cinco e trinta anos, respectivamente, para que seus proventos sejam calculados a partir do que o servidor recebera na iniciativa privada bem como no setor pblico, na forma da lei. A aposentadoria voluntria poder ocorrer, ainda, aos sessenta e cinco anos de idade, no caso dos homens, e aos sessenta anos, para as mulheres, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. Lembra-se, ainda, que o 19 do art. 40 da CF criou a figura do abono de permanncia. Essa nova figura destina -se a compensar os servidores que se encontram juridicamente aptos aposentadoria voluntria no proporcional (sessenta anos de idade, trinta e cinco anos de contribuio, se homem; cinquenta e cinco anos de idade, trinta de contribuio, se mulher, alm dos dez anos de efetivo exerccio e cinco anos no cargo, para ambos), bem como aqueles servidores que ingressaram no servio pblico antes da promulgao da EC 20/98, e que podem demandar aposentadoria voluntria com base nas regras de transio constantes do art. 2 da EC 41/2003. Para tanto, tais servidores devem, obviamente, continuar no exerccio de seus cargos, fazendo jus ao abono de permanncia enquanto estiverem em exerccio, at a data em que completar setenta anos de idade, quando ser compulsoriamente aposentado. Em sntese: o abono de permanncia, como o nome de certa maneira indica, pago a quem, j podendo se aposentar, permanece na atividade nos quadros pblicos. Nas hipteses da aposentadoria voluntria, que ocorrem a pedido, podem ser distinguidas em trs situaes, tendo em conta o referencial da EC 41/2003: I) daqueles que ingressaram no servio pblico at 16.12.98 (data de promulgao da EC 20/98); II) os que ingressaram no servio pblico aps a EC 20/98, e antes da EC 41/2003; e III) dos servidores que adentraram os quadros do servio pblico aps a publicao da EC 41/2003. Vejamos todos estes grupos. Reitera-se que os servidores que se encontram nessas situaes transitrias so aqueles que j haviam ingressado, ou no, no servio pblico poca das duas aludidas EC 20 e 41, porm sem a possibilidade jurdica de se aposentar. Assim, por razes didticas, ser analisado em separado cada um destes grupos de pessoas em situao de transio. Ressalta-se, por oportuno, que os servidores que j poderiam se aposentar poca das emendas referenciadas tm direito s regras daquele momento, uma vez que implementados os requisitos para o gozo do direito.
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 O 1 grupo de servidores diz respeito queles que se encontram em situao transitria em face da EC 20/98, que sero daqui por diante chamados de Grupo EC 20/98 Este grupo corresponde queles que ingressaram no servio pblico antes da vigncia da EC 20/98, mas que, no momento de promulgao da Emenda, no poderiam se aposentar. Quanto aos requisitos de aposentadoria para os servidores do Grupo EC 20/98, o regime transitrio permite-lhes aposentar-se com idade reduzida em relao ao mnimo exigido pela EC 41/2003 (60 anos para homens e 55 anos para mulheres), desde tenham: a) 53 anos de idade, se homem, ou 48 anos, se mulher; b) 5 anos de efetivo exerccio no cargo em que ocorrer a aposentadoria; c) tempo de contribuio (ou de servio, considerado este anteriormente EC 20), igual, no mnimo, soma: c.1) do perodo de 35 anos, se homem, e 30, se mulher; e, c.2) do perodo adicional de contribuio correspondente a 20% do tempo faltante, ao momento da reforma, para completar o tempo total regular necessrio aposentadoria. Com relao ltima situao, um exemplo torna mais claro seu entendimento: suponha que um servidor (homem) na poca de promulgao da EC 20 tivesse 25 anos de contribuio (ou de servio, j que, para efeitos de aposentadoria, naquele momento, o efeito jurdico era o mesmo). Faltar-lhe-iam, ento, 10 anos de contribuio para a aposentadoria. Para que atenda os requisitos de transio, dever cumprir o adicional (pedgio) de 20%, ou seja, para que se aposente, em vez de trabalhar 10 anos, dever trabalhar 12 anos, a partir da promulgao da EC 20/98. Para calcular os proventos dos servidores do Grupo EC 20/98, por primeiro deve-se observar o estatudo nos 3o e 17 do art. 40 da CF, ou seja, o clculo ser da forma instituda em Lei. Em seguida, os proventos a sero reduzidos com relao aos limites de idade (60 anos homens; 55 anos mulheres), da seguinte forma: I) II) 3,5% por ano de diferena, caso os requisitos de aposentadoria fossem cumpridos at 31.12.2005.; 5% por ano de diferena, caso os requisitos de aposentadoria venham a ser cumpridos aps 1.1.2006. No h para tal grupo de servidores, portanto, direito integralidade.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 Para que fique clara a aplicao dos redutores, exponha-se o seguinte exemplo: um servidor (homem), com 57 anos de idade, implementara os requisitos para aposentadoria em 2007. Nessa situao, seus proventos sero reduzidos em 15% (5% para cada ano de diferena). Outro grupo importante, em termos jurisprudenciais, o dos professores, por conta da seguinte disposio constitucional (art. 40): 5 Os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em cinco anos, em relao ao disposto no 1, III, a, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio. O tempo de contribuio dos professores, ento, deve ser reduzido em 5 anos, no que diga respeito ao direito aposentadoria com proventos integrais. Entretanto, o exclusivamente destacado do dispositivo acima levantou dvidas acerca de sua interpretao. Exemplo: poderia ser computado o tempo dedicado s atividades de superviso escolar? De orientao educacional? Provocado acerca disso, o STF assim se posicionou (ADI 3772): Ao direta de inconstitucionalidade manejada contra o art. 1 da Lei federal 11.301/2006, que acrescentou o 2 ao art. 67 da Lei 9.394/1996. Carreira de magistrio. Aposentadoria especial para os exercentes de funo de direo, coordenao e assessoramento pedaggico. Alegada ofensa aos arts. 40, 5, e 201, 8, da CF. Inocorrncia. Ao julgada parcialmente procedente, com interpretao conforme. A funo de magistrio no se circunscreve apenas ao trabalho em sala de aula, abrangendo tambm a preparao de aulas, a correo de provas, o atendimento aos pais e alunos, a coordenao e o assessoramento pedaggico e, ainda, a direo de unidade escolar. As funes de direo, coordenao e assessoramento pedaggico integram a carreira do magistrio, desde que exercidos, em estabelecimentos de ensino bsico, por professores de carreira, excludos os especialistas em educao, fazendo jus aqueles que as desempenham ao regime especial de aposentadoria estabelecido nos arts. 40, 5, e 201, 8, da CF. V-se, portanto, que, EM SUA ATUAL POSIO, o STF entende que atividades que envolvam o magistrio, direta ou indiretamente, devem ser considerados, para efeito dessa aposentadoria especial. Mas, DETALHE: essa reduo do tempo de contribuio/idade isso no se aplica a professores universitrios (leia o 5 acima, novamente, e perceba que ele se refere to s ao tempo de efetivo

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

10

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio). Em outra passagem, a CF/1988 estabelece a possibilidade de critrios diferenciados sejam estabelecidos em Leis Complementares para portadores de deficincia3, aqueles que exeram atividades de risco e cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. Entretanto, tal norma ainda no foi editada. Bem por isso, diversos mandados de injuno foram intentados junto ao STF, para que as categorias possam se beneficiar de tal aposentadoria especial. Sobre o tema: MI 1967 (...) o mandado de injuno busca neutralizar as consequncias lesivas decorrentes da ausncia de regulamentao normativa de preceitos constitucionais revestidos de eficcia limitada, cuja incidncia necessria ao exerccio efetivo de determinados direitos neles diretamente fundados depende, essencialmente, da interveno concretizadora do legislador. (...) O caso ora em exame (...) versa situao prevista no 4 do art. 40 da Constituio, cujo inciso I trata da aposentadoria especial reconhecida a servidores pblicos que sejam portadores de deficincia e que igualmente sofrem, semelhana dos servidores pblicos que exercem atividades reputadas insalubres ou perigosas, as mesmas consequncias lesivas decorrentes da omisso normativa que j se prolonga de maneira irrazovel. (...) A constatao objetiva de que se registra, na espcie, hiptese de mora inconstitucional, apta a instaurar situao de injusta omisso geradora de manifesta lesividade posio jurdica dos beneficirios da clusula constitucional inadimplida (CF, art. 40, 4), justifica, plenamente, a interveno do Poder Judicirio, notadamente a do STF. No tem sentido que a inrcia dos rgos estatais ora impetrados, evidenciadora de comportamento manifestamente inconstitucional, possa ser paradoxalmente invocada, pelo prprio Poder Pblico, para frustrar, de modo injusto (e, portanto, inaceitvel), o exerccio de direito expressamente assegurado pela Constituio. A partir de mandados de injuno, como o examinado, o STF tem admitido, portanto, que categorias de servidores lancem mo de aposentadorias diferenciadas, apesar da falta da norma regulamentadora reclamada pela CF/1988. Examinemos outra deciso da Suprema Corte (MI 758): Servidor pblico. Trabalho em ambiente insalubre. Os parmetros alusivos aposentadoria especial, enquanto no editada a lei exigida pelo texto constitucional, so aqueles

15 do art. 40 da CF/1988.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

11

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 contidos na Lei 8.213/1991, no cabendo mesclar sistemas para, com isso, cogitar-se de idade mnima." No caso, dando feio concretista ao Mandado de Injuno, o Supremo determinou a aplicao da norma hoje existente, no caso, a Lei 8.213/1991, aplicvel aos trabalhadores da iniciativa privada, tambm aos servidores pblicos, at que sobrevenha a norma exigida pela CF/1988.

Fixao
FGV - ATI (SEFAZ MS)/2006 Com base no artigo 40 da Constituio Federal, analise as proposies a seguir: vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: I. portadores de deficincia; II. que exeram atividades de risco; III. cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. Assinale: a) se nenhuma proposio for verdadeira. b) se apenas as proposies I e II forem verdadeiras. c) se apenas as proposies I e III forem verdadeiras. d) se apenas as proposies II e III forem verdadeiras. e) se todas as proposies forem verdadeiras.
Comentrios: A questo cuida dos parmetros que a CF/1988 estabelece para o sistema remuneratrio dos servidores. A ideia se pagar tanto melhor, quanto mais complexo for o cargo e os requisitos para o ingresso nele (cargo). Para tanto, veja o que diz o texto da Constituio (art. 39): 1 A fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar: I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; II - os requisitos para a investidura; III - as peculiaridades dos cargos. Note que os 3 requisitos colocados pela CF/1988 esto reproduzidos nos itens da questo. Gabarito: alternativa E.

O direito de reviso dos proventos assegurado aos servidores do Grupo EC 20/98 de maneira a assegurar-lhes o valor real, contudo, no se assegura a paridade entre os vencimentos dos servidores ativos e os proventos de tal categoria de inativos. Assim, os servidores do Grupo EC 20/98 no fazem jus, por exemplo,
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 12

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 reclassificao e transformao posteriores dos cargos em que se deram a aposentadoria. Com toda sinceridade, rarssimas so as questes em prova a respeito desse grupo de servidores, ante o nvel de detalhamento requerido para compreenso da matria. Da, no estressem com essas regras. Os que se encontram em situao transitria em face da EC 41/2003, doravante denominados de Grupo EC 41/2003, constitudo por aqueles que adentraram no servio pblico aps a EC 20/98 e antes da promulgao da EC 41/2003, sem fazerem jus, contudo, no momento de promulgao desta ltima Emenda, ao direito aposentadoria. Este grupo de servidores pode optar entre o regime estabelecido no art. 40 da CF, ou ainda pelas regras constantes do art. 6 do texto da EC 41/2003, que fixa os seguintes requisitos mnimos para aposentadoria: a) 60 e 55 anos de idade para homens e mulheres, respectivamente; b) 35 anos de contribuio para homens e 30 para mulheres; c) 20 anos de efetivo exerccio no servio pblico, no se fazendo distino de sexo; e, d) 10 anos de carreira e 5 anos de efetivo exerccio no cargo em que o servidor se aposentar, tambm sem distino de sexo. A vantagem desse ltimo regime com relao regra contida no art. 40 da CF quanto aos proventos: sero eles integrais e paritrios, isto , no haver perda remuneratria, correspondendo totalidade da remunerao do servidor quando na ativa (integralidade) e sero assegurados os aumentos concedidos aos servidores ativos (paridade). A desvantagem diz respeito necessidade de maior tempo de servio pblico (20 anos) com relao ao disposto no art. 40 da CF. Fixao ESAF - AFC (CGU)/2002 O servidor do sexo masculino, que seja titular de cargo pblico federal de provimento efetivo, no sendo professor nem magistrado, cuja investidura ocorreu a partir do ano de 1999, j na vigncia da Emenda Constitucional n 20/98, tem direito aposentadoria, com proventos integrais, desde que a) por causa de qualquer invalidez permanente. b) atinja a idade limite de 70 anos. c) complete 35 anos de contribuio. d) complete 60 anos de idade, com 35 anos de contribuio.
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 13

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 e) complete 65 anos de idade, com 30 anos de contribuio4. Ressalta-se que a Emenda Constitucional 47/2005 (chamada corriqueiramente, ao tempo de sua tramitao no Congresso Nacional, de PEC paralela) estabeleceu um novo subgrupo, mais benfico, para aqueles que at 16/12/1998 (data de publicao da EC 20/98) houvessem ingressado no servio pblico, na qualidade de servidor pblico. De acordo com o art. 3 da Emenda, tais servidores podem se aposentar com proventos integrais e paritrios se cumprirem, cumulativamente, os seguintes requisitos: I) trinta e cinco ou trinta anos de contribuio, respectivamente, para homens e mulheres; II) vinte e cinco anos de efetivo exerccio no servio pblico, quinze anos de carreira e cinco anos no cargo em que se der a aposentadoria (regra indistinta, para homens e mulheres). A vantagem desse subgrupo um redutor da idade mnima para a aposentadoria: 1 ano a menos de idade mnima, para cada ano adicional de contribuio previdenciria. Um exemplo matemtico torna mais fcil de ver a hiptese: - Para os homens, como j se viu, a idade mnima para a aposentadoria de 60 anos. Caso um homem esteja enquadrado no ltimo grupo citado (entrou at 16/12/1998), e contribua, por exemplo, por 36 anos para previdncia, poderia se aposentar com 59 anos de idade; caso contribusse por 37 anos, com 58 anos poderia se aposentar. E assim sucessivamente. Fixao CESPE - AUFC/Apoio Tcnico e Administrativo/Medicina do Trabalho/2007 O perito mdico, em um rgo pblico, deve lidar com questes tcnicas, administrativas e ticas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. A servidora poder aposentar-se voluntariamente aos 30 anos de efetivo exerccio, com proventos integrais; aos 25 anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professora, com proventos integrais; aos 25 anos de efetivo exerccio, com proventos proporcionais a esse tempo; ou aos 60 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio.5 O ltimo grupo o dos servidores que ingressaram no servio pblico aps a EC 41/2003, e, aps o recente Regime de Previdncia Complementar dos Servidores Pblicos, que, em mbito federal, foi estabelecido pela Lei 12.618/2012.

4 5

Gabarito: Letra D. Gabarito: Certo.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

14

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 A partir da promulgao da EC 20/98, foi autorizado Unio, Estados e Municpios instituir, cada um deles, regime de previdncia complementar para os servidores titulares de cargos efetivos, submetidos regra do art. 40 da CF. Em tal situao, podero referidas entidades estatais estabelecer como limite mximo de aposentadorias e penses do RPPS o limite mximo dos benefcios pagos no mbito do RGPS, tratado no art. 201 da CF. Importa observar que, para a imposio de tal teto, NECESSARIAMENTE dever ser instituda, preliminarmente, previdncia complementar dos servidores pblicos, o que j foi feito em mbito federal, como dito. Ressalte-se, ainda, que o regime complementar dos servidores pblicos diferente do regime tambm complementar dos trabalhadores submetidos ao RGPS, cuja disciplina constitucional encontra-se no art. 202 do texto constitucional, ou seja, no sero esses fundos de previdncia hoje existentes no mercado. A instituio do regime de previdncia complementar, a partir da promulgao da EC 41/2003, dar-se- a partir de lei de iniciativa privativa do Poder Executivo (art. 40, 15), no que diz respeito a sua esfera estatal. Assim, no que se refere iniciativa de lei quanto matria ora tratada, preserva-se a pluralidade normativa, sendo necessria lei ordinria de cada entidade integrante da federao para o estabelecimento da previdncia complementar de sua alada. O 15 do art. 40 da Constituio Federal estabelece, ainda, que a gesto do novo regime estar sob a incumbncia de entidades fechadas de previdncia complementar, de natureza pblica, com os planos de benefcios oferecidos apenas na modalidade de contribuio definida. A natureza pblica de tais entidades no quer dizer que elas tenham de ser criadas, necessariamente, com personalidade jurdica de direito pblico, como as autarquias. De outra forma, significa que a entidade tem a gesto de recursos pblicos e visa atividade de interesse pblico (previdenciria), e, desse modo, devero estar submetidas ao controle por parte das entidades estatais. A expresso contribuio definida implica que o benefcio de previdncia complementar ser definido pelo total de contribuies de cada participante. Na modalidade contribuio definida, os riscos so assumidos pelo contribuinte, uma vez que, com relao ao benefcio, o valor que ser pago variar de acordo com as flutuaes de mercado, adequao das aplicaes dos recursos, etc. Do ponto de vista atuarial, a modalidade mais segura para o EMPREGADOR, mas no para o contribuinte, que sabe quanto paga, mas no saber, com certeza, o que levar, vez que a CONTRIBUIO definida, mas no o BENEFCIO.
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 15

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 De acordo com o 16 do art. 40 da CF/1988, os servidores ingressados no servio pblico antes da instituio da previdncia complementar s estaro submetidas a esta mediante prvia e expressa opo: SERVIDORES PBLICOS OCUPANTES DE CARGOS EFETIVOS E INGRESSADOS ANTES DA EFETIVA IMPLEMENTAO DA PREVIDNCIA COMPLEMENTAR S ESTARO SUBMETIDOS A ESTA CASO QUEIRAM! Por fim, importante registrar que os proventos de aposentadoria no podero exceder a remunerao havida durante a atividade. Assim, mesmo que o servidor ultrapasse o tempo necessrio para aposentadoria integral, no receber mais dinheiro por isso. Fixao ESAF - AFRFB/Poltica e Administrao Tributria/2000 Em relao aposentadoria do servidor no correto afirmar: a) para a aposentadoria voluntria exigida a comprovao de ter o servidor cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos na carreira em que se dar a aposentadoria b) os proventos de aposentadoria, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria c) ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, aplica-se o regime geral de previdncia social d) os requisitos de idade e de tempo de contribuio necessrios para a aposentadoria sero reduzidos para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio no ensino fundamental e mdio e) a aposentaria compulsria, por implemento de idade, ocorre aos setenta anos, seja homem ou mulher o servidor6

Fixao ESAF - AFC (CGU)/Administrativa/2012 Quanto aposentadoria corretamente que do servidor pblico, pode-se afirmar

a) a aposentadoria por invalidez permanente dar-se- com proventos integrais. b) aos oitenta anos de idade, o servidor compulsoriamente com proventos proporcionais.
6

ser

aposentado

Gabarito: alternativa A.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

16

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 c) ao servidor aposentado no devida a gratificao natalina. d) a aposentadoria voluntria ou por invalidez vigorar a partir da data do pedido feito pelo servidor. e) a aposentadoria compulsria automtica e tem vigncia a partir do dia imediato quele em que o servidor atingir a idade-limite de permanncia no servio ativo.7 Nossa! Quantas regras! , pessoal, por isso que a gente diz que no tem vida mole por aqui! Mas no fim, tudo dar certo. Vocs vero! Mas, por enquanto, vamos fazer o que a gente pode: estudar! Vamos continuar com as penses. 3. Penses A penso o pagamento efetuado pelo Estado famlia do servidor em virtude de seu falecimento. Duas observaes so necessrias com relao s penses: I) No so penses de natureza alimentar (que, por exemplo, pais pagam em razo de dependente, no caso de separao do casal). E, por no serem penses alimentcias, no se estendem aos filhos de servidores, acaso estes sejam estudantes, at 24 anos de idade. No h essa previso legal. II) A penso um benefcio dos DEPENDENTES e no do servidor, que institudo em razo da morte deste ltimo. A EC 41/2003 alterou substancialmente o sistema das penses por morte do servidor. Aspecto central a ser observado que, a partir da referida Emenda, s se garante a integralidade do benefcio at o valor do teto para o Regime Geral de Previdncia do Servidor, cujo valor, atualmente, gravita prximo de R$ 4.000,00. Esse valor dever ser reajustado de maneira a preservar, permanentemente, seu valor real (princpio da preservao do valor permanente). Nesse contexto, incidiro sobre tal parcela pecuniria os mesmos ndices aplicveis aos benefcios do RGPS. Contudo, outra a situao especfica daqueles que, poca da EC 41/2003, j recebiam penso ou que at a data de publicao da referida Emenda j houvessem cumprido os requisitos para a concesso do benefcio. A este grupo peculiar garante-se a integralidade dos valores correspondentes aos proventos/remunerao recebidos pelo servidor falecido, bem assim a paridade do benefcio, que dever ser revisto na mesma proporo e na mesma data em que se promova a alterao dos servidores ativos. O benefcio da penso por morte do servidor, esteja este em atividade ou no na data do bito, deve levar em conta a remunerao ou os proventos recebidos pelo servidor naquele
7

Gabarito: Letra E.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

17

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 momento. O clculo do valor da penso efetuado da seguinte forma: - at o limite mximo dos benefcios da previdencirios do RGPS, o servidor receber a totalidade dos proventos/remunerao. Caso exceda esse valor, a penso corresponder ao limite do RGPS, acrescido de 70% da parte que o exceder. Para que fique claro, um exemplo, supondo que o teto do RGPS seja de R$ 4.000,00 exatos (para facilitar o clculo): se o servidor percebia 10.000,00 de aposentadoria ao falecer, os proventos de penso sero de R$ 8.200,00 (o limite do RGPS R$ 4.000,00) mais 70% de 6.000,00 (que o excedente de R$ 4.000,00, nosso teto imaginrio), ou seja, a penso ser de R$ 8.200,00 (R$ 4.000,00 + R$ 4.200,00). O teto remuneratrio estabelecido para o funcionalismo pblico (inc. XI do art. 37 da CF/88) plenamente aplicvel aos beneficirios de penso por morte de servidor. Aplicam-se aos pensionistas contribuies previdencirias sobre a parcela que exceder o valor correspondente ao RGPS, com percentual igual aos servidores ativos (de 11%). Aos pensionistas dos militares dos Estados, Distrito Federal e dos Territrios dar-se- tratamento prprio, a ser estabelecido por meio de lei especfica, tal qual dispe o 2 do art. 42 da CF, no sendo assunto de interesse de nosso curso, por possurem regras prprias para a aposentadoria. Pela Lei 8.112/1990, dois so os tipos de penso previstos: a vitalcia e a temporria. A vitalcia composta de cota (s) permanente (s), que somente se extingue (m) com a morte do (s) beneficirio (s). So beneficirios deste tipo de penso: a) o cnjuge/companheiro, este devendo comprovar unio estvel como entidade familiar; b) pessoa desquitada/separada judicialmente/divorciada que perceba penso alimentcia; c) pai/me em situao de dependncia econmica comprovada; e, d) pessoa designada com mais de 60 anos, bem como deficiente, que vivam sob dependncia econmica do servidor. No caso de pagamento deste tipo de penso aos beneficirios constantes da alnea a, sero excludos do rol de beneficirios das alneas c e d. A penso temporria composta por cota (s) que podem ser extintas ou revertidas por motivo de morte, cessao de invalidez ou maioridade do beneficirio. So beneficirios de tal tipo de penso: filhos, enteados, irmo rfo e pessoa designada pelo servidor que viva na dependncia econmica deste, todos at os 21 anos de idade. Qualquer um destes, se invlidos, sero dependentes do servidor enquanto durar a invalidez. beneficirio de penso temporria, ainda, o menor sob a guarda ou tutela do servidor, at os 21 anos de idade.
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 18

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 Fixao ESAF - AFRFB/Auditoria/2002 (e mais 2 concursos) No se inclui(em) entre os beneficirios de penses temporrias: a) a me e o pai que comprovem dependncia econmica do servidor. b) o menor, sob guarda ou tutela, at 21 anos de idade. c) os filhos ou enteados at 21 anos de idade. d) o irmo rfo, at 21 anos de idade, que comprove dependncia econmica do servidor. e) a pessoa invlida designada, que viva na dependncia econmica do servidor, enquanto durar a invalidez.
Comentrios: De acordo com a Lei 8.112/1990: Art. 217. So beneficirios das penses: I - vitalcia: (...) d) a me e o pai que comprovem dependncia econmica do servidor; II - temporria: a) os filhos, ou enteados, at 21 (vinte e um) anos de idade, ou, se invlidos, enquanto durar a invalidez; b) o menor sob guarda ou tutela at 21 (vinte e um) anos de idade; c) o irmo rfo, at 21 (vinte e um) anos, e o invlido, enquanto durar a invalidez, que comprovem dependncia econmica do servidor; d) a pessoa designada que viva na dependncia econmica do servidor, at 21 (vinte e um) anos, ou, se invlida, enquanto durar a invalidez. Me e pai que dependam economicamente do servidor falecido so beneficirios de penses vitalcias, no temporrias. Gabarito: letra A.

Quando houver beneficirios de penses vitalcias e temporrias haver diviso entre estes dois tipos de beneficirios: metade do valor caber aos titulares da penso vitalcia; a outra metade caber aos beneficirios da penso temporria. Dentro de cada um dos grupos de beneficirios, a diviso ser feita em partes iguais a cada um dos beneficirios. A penso pode ser requerida a qualquer tempo, s prescrevendo as prestaes exigveis h mais de 5 anos. Exclui-se do rol, contudo, o beneficirio que tenha sido condenado pela prtica de crime doloso que tenha por resultado a morte do servidor. Pode ser concedida penso provisria por morte presumida do servidor (art. 221) nas seguintes hipteses:
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 19

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 I - declarao competente; de ausncia, pela autoridade judiciria

II - desaparecimento em desabamento, inundao, incndio ou acidente no caracterizado como em servio; III - desaparecimento no desempenho das atribuies do cargo ou em misso de segurana. A penso provisria ser transformada em vitalcia ou temporria (de acordo com a situao) aps 5 anos de sua vigncia, salvo no caso de reaparecimento do servidor. Nessa hiptese, o benefcio deve ser cancelado. Fixao ESAF - Ana (BACEN)/Superviso/2002 (e mais 2 concursos) No ser concedida penso provisria por morte presumida do servidor no caso de: a) desaparecimento em acidente no caracterizado como em servio. b) desaparecimento no desempenho de misso de segurana. c) desaparecimento no desempenho das atribuies do cargo. d) desaparecimento em virtude de ao criminosa. e) declarao de ausncia, pela autoridade judiciria competente.8 Por fim, de se asseverar que vedado o direito percepo cumulativa de mais de duas penses. 4. Contagem de tempo de contribuio O 9 do art. 40 da CF/1988 estabelece que: o tempo de contribuio federal, estadual ou municipal ser contado para efeito de aposentadoria e o tempo de servio correspondente para efeito de disponibilidade. Tal regra nada mais que uma providncia bvia: o servio pblico se desenrola nas trs esferas. Assim, nada mais coerente que se estabelea regra de amparo queles que desenvolveram suas atividades em mais de um ente federativo, estatuindo a reciprocidade na contagem do tempo de servio. Nada mais justo, uma vez que o servidor continua a emprestar sua fora laboral, independente da esfera a que se esteja referindo. O tempo de contribuio prestado iniciativa privada tambm deve ser computado, conforme reza o 9 do art. 201 da CF/1988: para efeito de aposentadoria, assegurada a contagem recproca do tempo de contribuio na administrao pblica e na atividade privada, rural e urbana, hiptese em que os
8

Gabarito Letra D.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

20

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 diversos regimes de previdncia social se compensaro financeiramente, segundo critrios estabelecidos em lei. A lei prevista no dispositivo j foi editada, e a Lei 9.796/1999, regulamentada pelo Decreto 3.112/99, sendo que os dois normativos s precisam ser lidos caso o examinador demande algum conhecimento especfico a respeito deles. A compensao dos tempos de contribuio visa manter o equilbrio do sistema, fazendo com que cada regime arque com o nus de manter o benefcio do segurado de forma proporcional ao que este contribura. No h que se falar em um interstcio mnimo de tempo de exerccio para contagem de tempo de contribuio entre regimes previdencirios diversos. Sobre o tema, o STF, ao julgar o RE 219.169-RS, declarou incidentalmente a inconstitucionalidade de dispositivo de lei do Municpio de Sarandi (RS), que previa tempo mnimo de servio pblico para admitir a compensao entre regimes previdencirios diversos. Contudo, de se notar que, a despeito de se estabelecer em lei tal interstcio mnimo, a prpria Constituio Federal estabelece que, para efeitos de aposentadoria voluntria no servio pblico, o servidor dever contar com 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico (art. 40, 1, III). Por fim, o 10o do art. 40 da CF/1988, com nova redao dada pela EC 20/98, estatui que a lei no poder estabelecer qualquer forma de contagem tempo de contribuio fictcio. Probe-se, dessa forma, a contagem em dobro, como tempo de contribuio, de licenas no gozadas, tal como a extinta (em nvel federal) licena prmio. Conclui-se, portanto, que para contagem de tempo como de contribuio o servidor dever efetivamente contribuir para o regime, vedando-se a contagem, por consequncia, do dito tempo presumido (tempo ficto). O cmputo de tempo de servio est, de modo geral, na Lei 8.112/1990, a qual estabelece a maneira e os efeitos gerados por tais perodos. Fixao CESPE - TEFC/2004 Acerca da aplicao da legislao que rege os servidores pblicos da Unio, julgue os itens que se seguem. O tempo em que o servidor permanecer em disponibilidade remunerada no deve ser contado para efeito de aposentadoria.
Comentrios: Durante o perodo de disponibilidade, o servidor continua a ser remunerado (proporcionalmente ao tempo de contribuio). Esse perodo de disponibilidade deve ser contado para efeitos de aposentadoria tambm,
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 21

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17
pois todo o perodo remunerado deve ser computado para efeitos de aposentadoria ( 10 do art. 40 da CF/1988). Gabarito: ERRADO.

5. Benefcios prprios da Previdncia do Servidor Pblico A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social9. No que se refere Lei 8.112/1990, esta estabelece que a Unio prev Plano de Seguridade Social para o servidor e sua famlia, com o objetivo de dar cobertura aos riscos a que esto sujeitos estes (o servidor e sua famlia). As finalidades previstas para o plano de seguridade do servidor so as seguintes: - Garantir meios de subsistncia nos eventos de doena, invalidez, velhice, acidente em servio, inatividade, falecimento e recluso; - Proteo maternidade, adoo e paternidade; e, - Assistncia sade. preciso dizer que no so todos os servidores que tero direito ao conjunto desses direitos. Os ocupantes de cargo em comisso que no sejam, simultaneamente, ocupantes de cargo efetivo na Administrao Pblica Direta, Autrquica ou Fundacional no tero direito aos benefcios do Plano de Seguridade Social, com exceo da assistncia sade. Nesse sentido, j decidiu o STF (RMS 25.039): O sistema previdencirio dos ocupantes de cargos comissionados foi regulado pela Lei 8.647/1993. Posteriormente, com a EC 20/1998, o art. 40, 13, da CF determinou a filiao obrigatria dos servidores sem vnculo efetivo ao regime geral de previdncia. Como os detentores de cargos comissionados desempenham funo pblica a ttulo precrio, sua situao incompatvel com o gozo de quaisquer benefcios que lhes confira vnculo de carter permanente, como o caso da aposentadoria. Tambm o servidor afastado ou licenciado de cargo efetivo, sem direito remunerao, para servir em organismo oficial internacional do qual o Brasil faa parte como membro efetivo, ou com o qual coopere, ainda que contribua para o Regime Geral de Previdncia Social no exterior, ter suspenso seu vnculo com o Plano de Seguridade do Servidor, enquanto durar o afastamento ou a licena. J ao servidor licenciado ou afastado sem remunerao ser assegurada a manuteno da vinculao ao Plano de Seguridade
9

PRADO, Leandro Cadenas. Resumo da Lei 8.112/90 Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis Federais. Ed. Impetus Coleo Sntese Jurdica, 2003.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

22

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 Social do Servidor, mediante recolhimento mensal da contribuio, no mesmo percentual devido pelos servidores em atividade, incidente sobre a remunerao total do cargo do qual se encontra afastado/licenciado. de se observar que os benefcios recebidos pelo servidor de forma indevida em razo de dolo, fraude, ou m-f resultaro no recolhimento ao errio daquilo que foi recebido, sem prejuzo da ao penal cabvel. Os principais benefcios atribuveis ao servidor (ou seus dependentes) so as aposentadorias e penses, que j foram vistos anteriormente. Nesse trecho, cuidaremos, ento, dos benefcios que constam especificamente da Lei 8.112/1990, ok? Lembrem-se de que a legislao estadual pode trazer outros, que no trataremos aqui. 5.1 - Auxlio Natalidade (art. 196 da Lei 8.112/1990) devido ao servidor ou servidora em razo de nascimento de filho, inclusive no caso de natimorto10. Caso a parturiente no seja servidora, o auxlio deve ser pago a seu companheiro/cnjuge. O valor de tal auxlio equivale ao menor vencimento do servio pblico, sendo que no caso de parto mltiplo o valor deve ser acrescido de 50% por nascituro. 5.2 - Auxlio Funeral (arts. 226 a 228 da Lei 8.112/1990) devido famlia do servidor falecido na ativa ou na aposentadoria. Contudo, o servidor no faz jus ao benefcio, caso morra ente de sua famlia. Seu valor equivale a um ms de remunerao ou provento, independente da causa da morte. No caso de acumulao (legal) de cargos, o auxlio ser pago com base no cargo de maior remunerao. Fixao CESPE - TEFC/2004 Acerca da aplicao da legislao que rege os servidores pblicos da Unio, julgue os itens que se seguem. O auxlio-funeral corresponde remunerao ou ao provento a que o servidor faria jus se vivo fosse, no ms do falecimento, independentemente da causa mortis.11

10

Diz-se natimorto o feto vivel que foi expulso da morto do tero materno. De acordo com a classificao internacional de doenas aquele que tenha alcanado 28 semanas ou mais de gestao. 11 Gabarito: Certo.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

23

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 O pagamento deve ser efetuado em 48 horas, por meio de rito sumarissimo, pessoa da famlia que houver custeado o funeral, sendo que a regra vale mesmo no caso de o funeral ter sido custeado por terceiro. Acaso venha o servidor a falecer em servio, fora de seu local de trabalho, incluso o exterior, as despesas de transporte do corpo correro conta de recursos da Unio, Fundao Pblica ou Autarquia qual o servidor estivera vinculado. 5.3 - Auxlio Recluso (art. 229 da Lei 8.112/1990) Destina-se ao amparo da famlia do servidor ATIVO, durante o perodo em que este estiver preso. Deve ser pago nos seguintes valores: 2/3 da remunerao, no caso de afastamento por motivo de priso em flagrante ou preventiva determinada por autoridade competente, enquanto durar a priso. Nesta situao, caso o servidor venha a ser absolvido, ter direito ao complemento da remunerao referente ao perodo, ou seja, ao tero restante que deixou de ser pago durante o tempo em que esteve preso; e, da remunerao, no transcurso de afastamento em virtude condenao, por sentena definitiva, de pena que no resulte na perda do cargo.

O pagamento do auxlio recluso deve cessar a partir do 1 dia em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional. Fixao ESAF - EPPGG/Gesto e Polticas Pblicas/2005 (e mais 1 concurso) Tratando-se do benefcio do auxlio-recluso, previsto na legislao federal sobre servidores pblicos, incorreto afirmar: a) o benefcio pago famlia do servidor ativo. b) quando se tratar de sentena definitiva, o valor corresponder metade da remunerao, em decorrncia de condenao por qualquer pena. c) seu valor corresponder a 2/3 de sua remunerao quando se tratar de priso em flagrante ou preventiva, enquanto durar a priso. d) caso seja absolvido, o servidor receber a diferena de sua remunerao, quando cessar a priso provisria. e) o auxlio-recluso cessa quando o servidor colocado em liberdade, ainda que condicional.
Comentrios:
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

24

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17
Para que seja pago auxlio-recluso no caso de condenao definitiva necessrio que a pena no resulte na perda do cargo. Logo, ERRADA a letra B.

5.4 Salrio Famlia (arts. 197 a 201 da Lei 8.112/1990) devido a servidor ativo ou no, por dependente econmico. Para efeitos de salrio famlia, considera-se dependente econmico: - o cnjuge/companheiro ou filhos/enteados, at 21 anos de idade, ou, se estudante, at 24 anos, ou, ainda, se invlido, de qualquer idade; - o menor de 21 anos que, em razo de autorizao judicial, viva em companhia e s expensas do servidor ativo ou do inativo; e, - a me ou o pai, sem economia prpria. Quando qualquer um destes listados receba rendimento igual ou superior ao salrio mnimo, proveniente de quaisquer fontes, no estar configurada dependncia econmica, e, portanto, no ser devido o salrio famlia. Quando pai e me forem servidores e viverem em comum, o salriofamlia relativo aos filhos ser pago a apenas a um deles. Quando separados, ser pago a um ou outro, de acordo com a distribuio dos dependentes. Ao pai e me equiparam-se as figuras do padrasto e da madrasta. O salrio famlia no est sujeito a qualquer tributo, nem serve de base de clculo para qualquer contribuio, inclusive previdenciria. Por fim, no se suspende o pagamento do salrio famlia no caso de afastamento do servidor do cargo efetivo, ainda que sem remunerao. Fixao ESAF - AFRFB/Aduana/2002 (e mais 3 concursos) Assinale, entre os seguintes benefcios da seguridade social do servidor, aquele que no devido ao seu dependente. a) auxlio-funeral b) auxlio-recluso c) salrio-famlia d) assistncia sade e) penso vitalcia e temporria
Comentrios: O salrio-famlia pago ao servidor, no aos seus dependentes. Gabarito: alternativa C.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

25

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 5.5 - Licena para Tratamento da Prpria Sade (art. 202 a 206-A da Lei 8.112/1990) De maneira a zelar pela integridade fsica do servidor, principalmente patrimnio da Administrao, a Lei 8.112/1990 diz que este ser submetido a exames mdicos peridicos, nos termos e condies definidos em regulamento. No caso de problemas momentneos de sade que o impossibilitem para o desempenho do cargo, deve ser concedida ao servidor, a pedido ou de ofcio, licena para tratar da prpria sade, que deve ser precedida por percia mdica, sendo que, sempre que necessrio, a inspeo mdica ser realizada na residncia do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado. Contudo, quando a licena em questo tiver perodo inferior a 15 dias, dentro de 1 (um) ano, poder ser dispensada de percia oficial, na forma definida em regulamento. No caso de no haver mdico ou junta mdica oficial para a realizao de inspeo, o rgo/entidade poder celebrar convnio com unidades de atendimento do sistema pblico de sade, entidades sem fins lucrativos declaradas de utilidade pblica, ou com o INSS. Essa ordem dever ser preferencial. Inexistindo mdico no rgo ou entidade no local onde se encontra ou tenha exerccio em carter permanente o servidor, ser aceito atestado passado por mdico particular. Em tal circunstncia, o atestado emitido por mdico particular somente produzir efeitos depois de recepcionado pela unidade de recursos humanos do rgo ou entidade. de se ressaltar que o servidor que recusar sem justificativa a se submeter a exame por junta mdica oficial poder sofrer penalidade de suspenso por at 15 dias, cessando os efeitos quando cumprida a determinao. Por fim, assegura-se no gozo de tal tipo de licena a remunerao do servidor. 5.6 - Licena Gestante, Adotante e Paternidade (art. 207 a 210 da Lei 8.112/1990) Direito do servidor ou da servidora, tais licenas so concedidas sem prejuzo da remunerao. Para a gestante so concedidos 120 dias consecutivos, com incio possvel a partir do 9 ms de gestao, salvo no caso de necessidade de antecipao, em razo de prescrio mdica. No caso de nascimento prematuro, ser concedida licena a partir do parto. Com a edio da Lei 11.770/2008, foi estabelecido o Programa Empresa Cidad, autorizando a prorrogao da licena-maternidade por 60 (sessenta) dias. Entretanto, tal norma, na viso do STJ no
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 26

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 possui natureza cogente. Assim, entes pblicos, tal como particulares, devem regulamentar a material, para que a norma produza efeitos, o que foi feito pela Unio por intermdio do Decreto 6690/2008, o qual, entretanto, no costuma ser exigido em provas de concurso. Mas, notem: na Lei 8.112/1990, a licena-gestante continua a ter 120 dias consecutivos, sendo a prorrogao dela advinda de legislao especfica. No caso de natimorto, a servidora, transcorridos 30 dias do evento, dever se submeter a exame mdico, e, caso julgada apta, reassumir o exerccio do cargo. No caso de aborto atestado por junta mdica oficial, a servidora far jus a 30 dias de licena remunerada. evidente que as hipteses de aborto so apenas as decorrentes das formas lcitas. Para amamentar seu prprio filho, a servidora lactante ter direito a uma hora de descanso por jornada de trabalho, que pode, inclusive, ser parcelada em 2 perodos de hora. servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criana de at 1 ano de idade, sero concedidos 90 dias de licena remunerada. Caso a criana j tenha mais de 1 ano, a licena ser de 30 dias. Pelo nascimento ou adoo, o servidor (do sexo masculino) ter direito licena de 5 dias consecutivos, a ttulo de licena paternidade. Fixao CESPE - APF/"Regionalizado"/2004 Considerando que os agentes de polcia federal so servidores pblicos federais que ocupam cargo de atividade policial, julgue o item subsequente. Faz jus a licena adotante de trinta dias uma agente de polcia federal que adota criana de cinco anos de idade.
Comentrios: Lembre-se de que a criana de at um ano confere servidora o direito licena adotante de 90 dias. Mas, no caso, com cinco anos de idade a criana, a licena ser por 30 dias mesmo. Gabarito: CERTO.

5.7 - Licena por Acidente em Servio (arts. 211 a 214 da Lei 8.112/1990) De incio, faz-se necessrio esclarecer que acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente com as atribuies do cargo exercido (art. 212). de se destacar que o acidente sofrido pelo servidor no trajeto de sua residncia para o trabalho e vice-versa, bem como o decorrente de
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 27

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio do cargo equipara-se ao acidente em servio. A Licena por acidente em servio deve ser concedida com remunerao integral e a prova do acidente deve ser feita no prazo de 10 dias, prorrogvel quando as circunstncias exigirem. O servidor que sofreu acidente em servio faz jus, caso necessrio, a tratamento especializado em instituio privada, a ser custeado com recursos pblicos. Contudo, essa medida de exceo, dizer, somente deve ser admitida quando inexistirem meios e recursos adequados em instituio pblica. Fixao ESAF - AFC (CGU)/Administrativa/2012 No tocante ao Plano de Seguridade Social do servidor pblico federal e de sua famlia, incorreto afirmar que: a) ao servidor ocupante de cargo em comisso, ainda que no seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional, so assegurados todos os benefcios do Plano de Seguridade Social. b) o Plano de Seguridade Social visa a dar cobertura aos riscos a que esto sujeitos o servidor e sua famlia e compreende um conjunto de benefcios e aes. c) ao servidor pblico so garantidos, entre outros, os benefcios da aposentadoria, do auxlio-natalidade, do salrio-famlia e da licena por acidente em servio. d) ao dependente do servidor pblico so garantidos os benefcios de penso vitalcia e temporria, auxlio funeral, auxlio-recluso e assistncia sade. e) ao servidor licenciado ou afastado sem remunerao garantida a manuteno da vinculao ao regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico, mediante o recolhimento mensal da respectiva contribuio, no mesmo percentual devido pelos servidores em atividade, incidente sobre a remunerao total do cargo a que faz jus no exerccio de suas atribuies.12 Por fim, uma ltima questo da recente prova de Auditor da Receita, que deve dar o tom dessas prximas provas da Esaf: Fixao (2012/ESAF/RFB/AUDITOR) - Determinado servidor pblico federal foi acometido de doena que, por recomendao de seu mdico particular, devidamente atestada, render-lhe-ia quatro dias de licena para tratamento da prpria sade. O referido servidor
12

Gabarito: Letra A.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

28

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 afastou-se de suas atividades laborais sem, todavia, entregar chea imediata o atestado mdico para ns de homologao. Tambm no compareceu ao servio mdico do seu local de trabalho durante o afastamento nem nos cinco dias subsequentes a ele. Tendo em vista que o servidor no foi periciado, nem sequer apresentou atestado mdico para que a licena mdica pudesse ser formalizada, a chea imediata efetuou o registro das faltas em sua folha de controle de frequncia. Ao nal do ms, o referido servidor fora descontado da remunerao correspondente aos dias faltosos. Considerando a legislao de pessoal em vigor e a recente jurisprudncia do STJ, assinale a opo correta. a) A limitao temporal para a apresentao do atestado mdico para homologao no encontra fundamento na Lei n. 8.112/90, no podendo ser estabelecida por meio de decreto. b) No possvel aplicar a penalidade da falta sem a instaurao de prvio processo administrativo disciplinar. c) O desconto pelos dias no trabalhados no pode ser realizado sem a prvia instaurao do processo administrativo disciplinar. d) descabida a instaurao de processo administrativo disciplinar quando no se colima a aplicao de sano de qualquer natureza, mas o mero desconto da remunerao pelos dias no trabalhados. e) A compensao de horrio no admitida, em nenhuma hiptese, pela Lei n.8.112/90.
Comentrios: Questo bem difcil, que no se encontra em qualquer manual clssico de Direito Administrativo. Prova viva de que a ESAF se encontra antenadssima com a jurisprudncia. E no s do STF. Do STJ tambm (vejam que o item trata deste ltimo Tribunal). Observe a notcia abaixo, extrada do informativo do STJ: SERVIDOR PBLICO. ATESTADO MDICO. PRAZO. HOMOLOGAO. DESCONTO DOS DIAS NO TRABALHADOS. PAD. DESCABIMENTO. A Turma entendeu que no se mostra desarrazoada ou exorbitante dos limites do poder regulamentar a resoluo que, falta de norma disciplinadora da lei federal poca, fixa prazo para a apresentao do atestado mdico particular para homologao, sob risco de que j tenha terminado o tratamento de sade quando vier a ser concedido o afastamento ao servidor. Assim, deixando de apresentar antecipadamente o atestado particular para homologao, no ilegal ou abusivo o ato que importou no desconto dos dias em que o servidor no compareceu ao servio, nem justificou sua falta, nos estritos limites do art. 44 da Lei n. 8.112/1990. Sendo descabida, assim, a instaurao de processo administrativo disciplinar quando no se colima a aplicao de sano disciplinar de qualquer natureza, mas o mero desconto da remunerao pelos dias no trabalhados, sob pena de enriquecimento sem causa do servidor pblico. RMS 28.724-RS. Viram que EXATAMENTE situao descrita no item???!!! Agora, o desafio tentem encontrar isso em QUALQUER Manual de Direito Administrativo! No
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 29

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17
encontraro com todas as palavras. Mas, tente fazer uma anlise intuitiva do item, desde que se soubesse interpretar a Lei 8.112/1990, do seguinte modo: - Letra A: ERRADA. Claro que tal limitao pode ser estabelecida por meio de ato infralegal! Imagine se tudo estiver de estar na Lei 8.112/1990! Esta teria que ter dois milhes de artigos! E veja que a deciso citada acima coloca isso. Enfim, pode-se ter outros deveres colocados aos servidores federais em normas infralegais, tais quais decretos, resolues, etc. Ento, nada impede, insista-se que normas abaixo das leis estabeleam novas condutas a serem observadas pelos servidores pblicos. - Letra B: ERRADA. O desconto em folha no uma penalidade. uma consequncia da ausncia do servidor. As penalidades so aquelas enumeradas pelo art. 127 da Lei 8.112/1990 (veja na legislao abaixo). - Letra C: ERRADA. O processo administrativo disciplinar (PAD) meio apuratrio instaurado com vistas aplicao de PENALIDADES ao servidor. Como o desconto em folha no penalidade, mas sim consequncia da ausncia (veja Letra B acima), no necessrio um PAD, mas sim um processo administrativo comum, ordinrio, portanto. - Letra D: CERTA. Veja os comentrios aos itens anteriores. Para fechar, releia a deciso do STJ acima. - Letra E: ERRADA. Esse aqui intuitivo MESMO. No precisa pensar muito para lembrar, por exemplo, que em um dia de chuvas intensas em So Paulo (capital) pode fazer com que o servidor se atrase. Entretanto, poder compensar, claro, o atraso noutros dias. Ainda assim, a Lei 8.112/1990 traz hipteses de compensao (veja o pargrafo nico do art. 44 da norma, na legislao abaixo). Gabarito: alternativa D.

6.

Atos sujeitos a registro perante os Tribunais de Contas

Este tpico para fazermos um registro final com relao a um assunto que muito mais inerente ao controle da Administrao do que ao regime jurdico dos servidores pblicos: os atos sujeitos a registro. De acordo com o inc. III do art. 71 da CF: Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: (...) III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio;
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 30

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 Primeira coisa com relao ao dispositivo acima perceber a parte negritada: no que se refere a tais atos o que h o REGISTRO e no o julgamento por parte do Tribunal. O assunto acima j foi to debatido que h at smula VINCULANTE do STF editada a respeito. a vinculante 3. Observemos: Nos processos perante o tribunal de contas da unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. A smula garante o contraditrio em tal situao (atos sujeitos a registro), COM EXCEO (vejam a parte final da smula) do ato INICIAL. Falamos disso na aula de atos administrativos, lembram? Os atos sujeitos a registro so atos COMPLEXOS, s se aperfeioando com o registro no TCU. Da, como o ato inicial de registro significa um ato que s aperfeioa com o registro no Tribunal, desnecessrio o contraditrio no ato inicial, j que este demanda a apreciao por parte da Corte de Contas. Esse o entendimento do STF. Mas notem que o contraditrio s necessrio, portanto, quando, posteriormente ao registro, um ato mude PARA PIOR a situao do sujeito que teve o ato registrado. Exemplo: aposentado ter uma gratificao cortada de seus proventos. Da, necessrio o contraditrio. Mas, e se o ato posterior MELHORAR o registro anterior? Para o TCU, nesse caso, desnecessrio o contraditrio. Tanto assim que a Corte de Contas emitiu o seguinte pronunciamento (smula 256): No se exige a observncia do contraditrio e da ampla defesa na apreciao da legalidade de ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso e de ato de alterao posterior concessivo de melhoria que altere os fundamentos legais do ato inicial j registrado pelo TCU. NO PRECISO, PORTANTO, CONTRADITRIO NOS CASOS DE MELHORIA DO ATO DE CONCESSO INICIAL! 7. Jurisprudncia Selecionada Esse trecho para tratarmos da jurisprudncia mais interessante para as provas que venham a fazer. Tem de ser assim, pois, sobretudo em provas da Esaf, o examinador tem cobrado mais e mais as posies dos Tribunais Superiores. Logo aps o ttulo do assunto, em conformidade com o que foi divulgado pelo Tribunal responsvel pela deciso, ser indicado o assunto, em conformidade com o que abordamos nessas 3 aulas de servidores, ok? E sero indicadas
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 31

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 apenas as decises dos dois Tribunais que, efetivamente, tem sido cobrados em provas o STF e o STJ. Agentes Pblicos jurisprudncia selecionada STF ADI N. 3.522-RS (acessibilidade concurso) PROCESSO OBJETIVO - AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - ATUAO DO ADVOGADO-GERAL DA UNIO. CONCURSO PBLICO - PONTUAO - EXERCCIO PROFISSIONAL NO SETOR ENVOLVIDO NO CERTAME - IMPROPRIEDADE. Surge a conflitar com a igualdade almejada pelo concurso pblico o emprstimo de pontos a desempenho profissional anterior em atividade relacionada com o concurso pblico. CONCURSO PBLICO - CRITRIOS DE DESEMPATE - ATUAO ANTERIOR NA ATIVIDADE - AUSNCIA DE RAZOABILIDADE. Mostra-se conflitante com o princpio da razoabilidade eleger como critrio de desempate tempo anterior na titularidade do servio para o qual se realiza o concurso pblico. ADI e Vinculao de Subsdios (sistema remuneratrio equiparaes e vinculaes) O Tribunal deferiu pedido de liminar formulado em ao direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Procurador-Geral da Repblica para suspender a vigncia e a eficcia do art. 1 da Lei 7.456/2003, do Estado do Esprito Santo, que estabelece como subsdio mensal pago a Deputado Estadual o valor correspondente a 75% do pago a Deputado Federal. Com base em precedentes da Corte, entendeu-se estarem presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora. Afirmou-se que, nos termos do 2 do art. 27 da CF, os 75% da remunerao dos Deputados Federais constituem o limite mximo da que pode ser fixada para os Deputados Estaduais, e que o dispositivo impugnado os erige em padro permanente de clculo dos subsdios bsicos destes. Asseverou-se que, no obstante, a Constituio no autoriza a vinculao dos subsdios de Deputados Estaduais aos dos Federais, de modo que qualquer aumento no valor dos subsdios destes resulte, automaticamente, no aumento dos daqueles, j que isso implicaria ofensa ao princpio da autonomia dos entes federados. Considerou-se, tambm, manifesto o prejuzo irreparvel ou de difcil reparao decorrente da produo de efeitos da lei impugnada, tendo em conta a obrigao de o Estado ter de despender recursos financeiros, indevidamente, para pagar a remunerao dos referidos parlamentares. Precedentes
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 32

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 citados: ADI 691/TO (DJU de 4.5.92); ADI 891 MC/ES (DJU de 13.8.93); ADI 898/SC (DJU de 25.11.93); ADI 303/RS (DJU de 14.2.2003). ADI 3461 MC/ES, rel. Min. Gilmar Mendes, 28.6.2006. 3461) Limitao de idade em concurso: (acessibilidade concursos pblicos limitaes ao acesso) Limite mnimo de idade para inscrio em concurso pblico de Auditor Substituto de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Acrdo que entendeu ser ofensivo aos arts. 7, XXX e 39, 2, da Constituio Federal, estabelecimento de limite mnimo de idade para inscrio em concurso pblico de Auditor Substituto. Inexistncia de expressa referncia na lei a limite mnimo de idade para investidura em cargo de Auditor. A Lei Orgnica limita-se a definir em quais situaes os Auditores substituiro os Conselheiros. Incabvel, na espcie, restringir, no Edital do Concurso, o que a lei no limitou. (ADI-

Lei sul-matogrossense inconstitucional

que

criou

cargos

comissionados

(conceitos bsicos cargos em comisso) CARGOS EM COMISSO ASSESSORAMENTO S SERVEM PARA DIREO E

Em julgamento realizado na tarde de hoje (15), o Plenrio do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da Lei estadual n 1.939/98, do Estado de Mato Grosso do Sul, que criava cargos em comisso para o Tribunal de Contas do Estado. Por unanimidade, os ministros seguiram o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, pela procedncia da Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3706. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ajuizou a ADI, disse que a norma impugnada teria criado, indevidamente, cargos em comisso junto ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministrio Pblico a ele vinculado, para atender demanda de assistente, assistente tcnico de informtica, assistente tcnico de laboratrio, assistente de plenrio, secretrio, supervisor de segurana, assistente de segurana, agente de cartrio e motorista oficial. A OAB concluiu seu pedido afirmando que os cargos em comisso previstos pela Constituio Federal em seu artigo 37, V, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. Deciso
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 33

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 Em seu voto o ministro Gilmar Mendes afirmou que os cargos em comisso criados pelos dispositivos questionados tratam-se, na verdade, de cargos tcnicos para diversas reas, como informtica, laboratrio, segurana, cartrio e outras. Para o ministro, tratam-se de atribuies tcnicas que no possuem o carter de direo, chefia ou assessoramento conhecidos como DAS, nicos casos em que a Constituio permite a criao de cargos em comisso para a administrao pblica sem a necessidade de realizao de concurso pblico. Com a deciso de hoje o Supremo declarou inconstitucionais os artigos 1 (na parte em que altera a redao dos artigos 3, 14 e seu pargrafo nico, da Lei estadual 1464/93); 2; 3 e 7 da Lei estadual n 1.939/98, alm dos Anexos I, item I; II; VI, Tabela III; e VIII, todos da mesma lei, na parte que tratam do grupo operacional III. ADI e Criao de Cargos em Comisso 1 (conceitos bsicos cargos em comisso) O Tribunal julgou procedente pedido formulado em ao direta ajuizada pelo Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB para declarar a inconstitucionalidade do art. 5, caput, e pargrafo nico; art. 6; das Tabelas II e III do Anexo II e das Tabelas I, II e III do Anexo III; e das expresses atribuies, denominaes e especificaes de cargos contidas no art. 8 da Lei tocantinense 1.950/2008, que, ao dispor sobre a organizao da estrutura bsica do Poder Executivo, criou mais de 35 mil cargos em comisso. Entendeu-se que a norma impugnada teria desrespeitado os princpios da proporcionalidade, ante a evidente desproporo entre nmero de cargos de provimento em comisso e os de provimento efetivo, e da moralidade administrativa, alm de no observar o disposto no art. 37, V, da CF, haja vista que grande parte dos cargos criados referir-se-ia a reas eminentemente tcnicas e operacionais, no se revestindo de natureza de chefia, direo ou assessoramento, o que estaria a burlar, por conseguinte, a exigncia constitucional do concurso pblico (CF, art. 37, II). Considerou-se, ademais, que o art. 8 da lei em questo, ao delegar ao Chefe do Poder Executivo poderes para, mediante decreto, dispor sobre as competncias, as atribuies, as denominaes das unidades setoriais e as especificaes dos cargos, bem como a organizao e reorganizao administrativa do Estado, teria deixado em aberto a possibilidade de o Governador, a pretexto de organizar a estrutura administrativa do Estado, criar novos cargos sem edio de lei, em afronta ao que disposto no art. 61, 1, II, a, da CF. ADI 4125/TO, rel. Min. Crmen Lcia, 9 e 10.6.2010. (ADI-4125)
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 34

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17

ADI e Criao de Cargos em Comisso 2 (conceitos bsicos cargos em comisso) Por fim, tendo em conta que os cargos criados pela Lei 1.950/2008 constituem mais da metade dos cargos da Administrao Pblica do Estado do Tocantins, sendo que alguns se referem a atividades estatais essenciais aos cidados, que no poderiam ser onerados pela ausncia da prestao em setores sensveis como os da educao, da sade e da segurana pblica, fixou-se o prazo de 12 meses, a contar da data deste julgamento, a fim de que o Poder Executivo reveja as nomeaes feitas quanto aos cargos criados pelas normas declaradas invlidas, desfazendo-as e substituindo-as pelo provimento dos cargos de igual natureza e de provimento efetivo vagos, mediante realizao de concursos pblicos ou pela criao de novos cargos, de provimento efetivo, para o desempenho das funes correspondentes s entregues a ocupantes de provimento comissionado com base na lei impugnada. Determinou-se, tambm, a remessa de cpia do processo e do acrdo ao Ministrio Pblico estadual e ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico. Vencidos, no ponto, os Ministros Marco Aurlio e Cezar Peluso, que no fixavam nenhum prazo. ADI 4125/TO, rel. Min. Crmen Lcia, 9 e 10.6.2010. (ADI-4125) Subsdio para Servidores Pblicos e Organizao em Carreira (sistema remuneratrio) O Tribunal, por maioria, deferiu medida cautelar em ao direta proposta pelo Partido do Movimento Democrtico Brasileiro - PMDB para suspender a eficcia da Lei 8.592/2007, do Estado do Maranho, que dispe sobre a fixao de subsdio para os servidores estaduais dos Grupos Ocupacionais que menciona e d outras providncias. Inicialmente, afastou-se a preliminar de perda de objeto da ao, tendo em conta que as medidas provisrias posteriores lei impugnada no a teriam modificado substancialmente. Em seguida, salientando que, nos termos dos 4 e 8 do art. 39 da CF, a fixao do subsdio pode ser estendida aos demais servidores pblicos, por meio de lei especfica e observado o pressuposto de que tais servidores estejam organizados em carreira, entendeu-se caracterizado o fumus boni iuris, haja vista que o ato normativo atacado teria ultrapassado o quanto poderia alcanar em coerncia com esses preceitos. Considerou-se presente, tambm, o periculum in mora, porquanto o art. 7 da lei em exame, no obstante tenha vedado a reduo de remunerao, no assegura expressamente as vantagens concedidas por decises judiciais e administrativas incorporadas pelos servidores, o que implicaria desconstituio de coisa julgada. Alm disso, seria crtica a situao instalada no referido
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 35

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 Estado-membro em razo da greve dos servidores. Vencido o Min. Marco Aurlio que indeferia a medida cautelar. ADI 3923 MC/MA, rel. Min. Eros Grau, 16.8.2007. (ADI-3923) ADI N. 3.582-PI (concurso pblico acessibilidade) EMENTA: 1. Concurso pblico: reputa-se ofensiva do art. 37, II, CF, toda modalidade de ascenso de cargo de uma carreira ao de outra, a exemplo do aproveitamento de que cogita a norma impugnada. 2. O caso diverso daqueles em que o Supremo Tribunal Federal abrandou o entendimento inicial de que o aproveitamento de servidores de cargos extintos em outro cargo feriria a exigncia de prvia aprovao em concurso pblico, para aceitar essa forma de investidura nas hipteses em que as atribuies do cargo recm criado fossem similares quelas do cargo extinto (v.g., ADIn 2.335, Gilmar, DJ 19.12.03; ADIn 1591, Gallotti, DJ 30.6.00). 3. As expresses impugnadas no especificam os cargos originrios dos servidores do quadro do Estado aproveitados, bastando, para tanto, que estejam lotados em distrito policial e que exeram a funo de motorista policial. 4. A indistino - na norma impugnada - das vrias hipteses que estariam abrangidas evidencia tentativa de burla ao princpio da prvia aprovao em concurso pblico, nos termos da jurisprudncia pacfica do Supremo Tribunal. ADC 4: Aumento no Valor Total da Remunerao e Compensao (Sistema remuneratrio fixao de remunerao) Por vislumbrar ofensa ao que decidido na ADC 4 MC/DF (DJU de 21.5.99), o Tribunal, por maioria, acolheu embargos de declarao e lhes deu fora infringente para julgar procedente reclamao ajuizada pela Unio contra deciso que deferira efeito suspensivo ativo em agravo interposto em mandado de segurana impetrado por Procurador da Fazenda Nacional para determinar que a autoridade coatora se abstivesse de descontar em folha de pagamento diferenas referentes ao pro labore ad exitum (Lei 7.711/88) e representao mensal (DL 2.333/87). O acrdo embargado considerara que a hiptese dos autos seria de manuteno de status quo garantida por antecipao de tutela, que no traduziria aumento, mas impedimento judicial reduo de verbas salariais, que se conclura decorrer de indevida aplicao retroativa da lei, questo de direito intertemporal estranha deciso proferida na ao declaratria paradigma. Entendeu-se que a deciso reclamada teria concedido efetivo aumento na remunerao do reclamado. Esclareceu-se que a Medida Provisria 43/2002, posteriormente
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 36

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 convertida na Lei 10.549/2002, que alterou a remunerao dos Procuradores da Fazenda Nacional, aumentou o valor do vencimento bsico, com efeitos retroativos a maro de 2002, e, em contrapartida, reduziu o valor da verba de xito e extinguiu a verba de representao e da gratificao temporria. Assim, a Administrao Pblica, ao aplicar o disposto nessa legislao, para o perodo de maro a junho/2002, procedera ao aumento do vencimento bsico e, ao mesmo tempo, efetuara a compensao remuneratria da verba de xito e da verba de representao, preservando o princpio da irredutibilidade de vencimentos, j que o valor nominal total da remunerao aumentara. Asseverou-se, por fim, a jurisprudncia da Corte no sentido de no haver direito adquirido inalterabilidade do regime jurdico pertinente composio dos vencimentos, desde que a eventual modificao introduzida por ato legislativo superveniente preserve o montante global da remunerao e no provoque decesso de carter pecunirio. Vencidos os Ministros Seplveda Pertence, relator, Marco Aurlio e Celso de Mello que desproviam os embargos. Precedente citado: RE 247013 AgR/SC (DJU de 28.4.2000). Rcl 2482 ED/SP, rel. orig. Min. Seplveda Pertence, rel. p/ o acrdo Min. Joaquim Barbosa, 30.8.2007. (Rcl-2482) Mandado de Injuno e Art. 40, 4, da CF 2 (sistema previdencirio aposentadorias) O Tribunal julgou parcialmente procedente pedido formulado em mandado de injuno impetrado, contra o Presidente da Repblica, por servidora do Ministrio da Sade, para, de forma mandamental, adotando o sistema do regime geral de previdncia social (Lei 8.213/91, art. 57), assentar o direito da impetrante aposentadoria especial de que trata o 4 do art. 40 da CF . Na espcie, a impetrante, auxiliar de enfermagem, pleiteava fosse suprida a falta da norma regulamentadora a que se refere o art. 40, 4, a fim de possibilitar o exerccio do seu direito aposentadoria especial, haja vista ter trabalhado por mais de 25 anos em atividade considerada insalubre v. Informativos 442 e 450. Salientando o carter mandamental e no simplesmente declaratrio do mandado de injuno, asseverou-se caber ao Judicirio, por fora do disposto no art. 5, LXXI e seu 1, da CF, no apenas emitir certido de omisso do Poder incumbido de regulamentar o direito a liberdades constitucionais, a prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania, mas viabilizar, no caso concreto, o exerccio desse direito, afastando as conseqncias da inrcia do legislador. MI 721/DF, rel. Min. Marco Aurlio, 30.8.2007. (MI-721) Cargo em Comisso e Direito a Parcela 3
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 37

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 (Sistema remuneratrio irredutibilidade) O princpio da irredutibilidade de vencimentos alcana todos os servidores, inclusive os que no mantm vnculo efetivo com a Administrao Pblica. Com base nesse entendimento, o Tribunal, por maioria, concedeu mandado de segurana impetrado por ocupante de cargo em comisso no Tribunal Superior Eleitoral TSE contra deciso do Tribunal de Contas da Unio - TCU que suprimira de seus vencimentos a parcela denominada diferena individual, concernente gratificao judiciria (Decreto-lei 2.173/84) e gratificao extraordinria dos servidores da Justia Eleitoral (Lei 7.759/89), e determinara a devoluo dos valores recebidos a esse ttulo. Alegava a impetrante ter direito lquido e certo referida parcela, porquanto teria sofrido decrscimo pecunirio no montante total de sua remunerao v. Informativo 442. Tendo em conta que o art. 37, XV, da CF, ao estabelecer a irredutibilidade de subsdios e vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos pblicos, no distinguiu entre cargos efetivos ou em comisso, concluiu-se que no poderia ter havido decesso na remunerao da impetrante enquanto ela estivesse exercendo o cargo comissionado. Asseverou-se que o servidor ocupante exclusivamente de cargo em comisso que v, por efeito de lei, o seu estipndio reduzido, continua a perceber o estipndio anterior com essa parcela, que foi reduzida, sendo recebida a ttulo de vantagem pessoal nominalmente identificvel. Vencidos os Ministros Marco Aurlio e Ellen Gracie, Presidente, que indeferiam a ordem. O Min. Eros Grau, relator, reajustou seu voto. MS 24580/DF, rel. Min. Eros Grau, 30.8.2007. (MS-24580)

ADI N. 3.167-SP (Lei 8.112 Aspectos introdutrios) EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI COMPLEMENTAR N. 792, DO ESTADO DE SO PAULO. ATO NORMATIVO QUE ALTERA PRECEITO DO ESTATUTO DOS SERVIDORES PBLICOS CIVIS ESTADUAIS. OBSERVNCIA DOS PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS NO PROCESSO LEGISLATIVO ESTADUAL. PROJETO DE LEI VETADO PELO GOVERNADOR. DERRUBADA DE VETO. USURPAO DE COMPETNCIA EXCLUSIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO. AFRONTA AO DISPOSTO NO ARTIGO 61, 1, II, C, DA CONSTITUIO DO BRASIL. 1. A Constituio do Brasil, ao conferir aos Estados-membros a capacidade de auto-organizao e de autogoverno [artigo 25, caput], impe a observncia obrigatria de vrios princpios, entre os quais o pertinente ao processo legislativo, de modo que o legislador estadual
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 38

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 no pode validamente dispor sobre as matrias reservadas iniciativa privativa do Chefe do Executivo. Precedentes. 2. O ato impugnado versa sobre matria concernente a servidores pblicos estaduais, modifica o Estatuto dos Servidores e fixa prazo mximo para a concesso de adicional por tempo de servio. 3. A proposio legislativa converteu-se em lei no obstante o veto aposto pelo Governador. O acrscimo legislativo consubstancia alterao no regime jurdico dos servidores estaduais. 4. Vcio formal insanvel, eis que configurada manifesta usurpao da competncia exclusiva do Chefe do Poder Executivo [artigo 61, 1, inciso II, alnea c, da Constituio do Brasil]. Precedentes. 5. Ao direta julgada procedente para declarar inconstitucional a Lei Complementar n. 792, do Estado de So Paulo. noticiado no Informativo 472

Portador de viso monocular deve concorrer a vagas destinadas a portadores de necessidades especiais (acessibilidade concursos pblicos) Portador de viso monocular, J.F.A. manteve o direito de ocupar o cargo de tcnico judicirio do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A deciso, unnime, foi da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que, na tarde de hoje (13), proveu o Recurso Ordinrio em Mandado de Segurana (RMS) 26071. O julgamento havia sido interrompido em fevereiro deste ano por um pedido de vista da ministra Crmen Lcia Antunes Rocha. O relator, ministro Carlos Ayres Britto, havia votado pelo provimento do recurso. Os ministros da Turma concordaram com o entendimento do relator de que viso monocular uma necessidade especial, sim, e legitima o portador a concorrer s vagas especiais nos concursos pblicos. A ministra ressaltou que foi apresentado laudo de acuidade visual, comprovando a cegueira do olho esquerdo de J.F.A. Amparado por uma liminar, J.F.A. concorreu, em 2003, para uma vaga de tcnico judicirio no TST como portador de deficincia visual, e foi classificado em sexto lugar. O mrito da ao, contudo, foi negado por aquele tribunal, que entendeu que, apesar de cego de um olho, o candidato teria plena capacidade visual no olho direito, portanto deveria ter concorrido em igualdade de condies com os candidatos no portadores de necessidades especiais.

INFO 471 REQUISITOS P INGRESSO NA CARREIRA DO MP ADI N. 3.460-DF


Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 39

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 (acessibilidade concursos pblicos carreiras especficas) EMENTA: CONSTITUCIONAL. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ARTIGO 7, CAPUT E PARGRAFO NICO, DA RESOLUO N 35/2002, COM A REDAO DADA PELO ART. 1 DA RESOLUO N 55/2004, DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTRIO PBLICO DO DISTRITO FEDERALE E TERRITRIOS. A norma impugnada veio atender ao objetivo da Emenda Constitucional 45/2004 de recrutar, com mais rgidos critrios de seletividade tcnico-profissional, os pretendentes s carreira ministerial pblica. Os trs anos de atividade jurdica contam-se da data da concluso do curso de Direito e o fraseado atividade jurdica significante de atividade para cujo desempenho se faz imprescindvel a concluso de curso de bacharelado em Direito. O momento da comprovao desses requisitos deve ocorrer na data da inscrio no concurso, de molde a promover maior segurana jurdica tanto da sociedade quanto dos candidatos. Ao improcedente. Processo Administrativo Disciplinar: Comisso de Inqurito e Devido Processo Legal - 2 (Processos administrativos disciplinares) Concludo julgamento de mandado de segurana impetrado contra decreto do Presidente da Repblica, que demitira o impetrante do cargo de fiscal do trabalho, do Ministrio do Trabalho, pela prtica de diversas infraes previstas na Lei 8.112/90, apuradas por comisso de inqurito. O impetrante alegava ser vtima de trama planejada por desafeto seu, com participao dos membros da referida comisso, e que o processo administrativo contra ele instaurado estaria eivado de ilegalidades - v. Informativo 380. O Tribunal, por maioria, indeferiu a ordem. Entendeu-se que a anlise do conjunto probatrio produzido em sede administrativa, necessria verificao da procedncia da primeira alegao, incompatvel com a via eleita, devendo o impetrante, para tanto, recorrer s vias ordinrias. Ressaltou-se que, apesar de o relatrio final apresentado pela comisso de inqurito conter redao inadequada boa tcnica administrativa, com trechos em que h referncias pejorativas sobre o impetrante, tal inconveniente, por si s, no macularia o procedimento administrativo realizado, j que as concluses a que chegara o mencionado relatrio no vinculariam a autoridade julgadora, conforme precedente da Corte (MS 21280/DF, DJU de 20.3.92). Alm disso, a censura, quanto a esse ponto, feita pelas diversas instncias administrativas pelas quais tramitara o processo consistiria numa demonstrao de que a autoridade julgadora no teria sido
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 40

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 influenciada pelas impropriedades contidas no relatrio. Por fim, asseverou-se no ter ocorrido cerceamento de defesa, porquanto no arroladas como testemunhas as pessoas que o impetrante afirmara no terem sido ouvidas pela comisso. Vencidos os Ministros Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Marco Aurlio e Seplveda Pertence, que, vislumbrando ofensa ao devido processo legal, deferiam a segurana. MS 22151/PR, rel. Min. Ellen Gracie, 27.10.2005. (MS-22151) Concurso Pblico: Adequao dos Quesitos ao Edital e Legalidade A adequao das questes da prova ao programa do edital de concurso pblico constitui tema de legalidade suscetvel de exame pelo Poder Judicirio. (concurso pblico) Com base nesse entendimento, a Turma negou provimento a recurso extraordinrio interposto pelo Estado do Rio Grande do Sul contra acrdo do Tribunal de Justia deste Estado que, ao conceder parcialmente mandado de segurana, anulara questes relativas a concurso pblico para o cargo de juiz de direito substituto. No caso concreto, o tribunal a quo, aplicando a jurisprudncia do STF no sentido da inviabilidade da reviso de provas de concursos pblicos pelo Poder Judicirio ou para a correo de eventuais falhas na elaborao das suas questes, recusara-se a rever a correo tcnica da formulao de alguns quesitos da prova, mas, de outro lado, entendera que duas questes diziam respeito a assunto no includo no edital, referindo-se, portanto, matria de legalidade consistente na pertinncia das questes ao programa do edital. Asseverou-se que o edital, nele includo o programa, a lei do concurso e, por isso, suas clusulas obrigam os candidatos e a Administrao Pblica. Por conseguinte, havendo controvrsia acerca da legalidade do ato e pretenso de direito subjetivo lesado a apurar, cabvel o acesso jurisdio (CF, art 5, XXXV). Precedentes citados: RE 192568/PI (DJU de 7.2.97) e RE 268244/CE (DJU de 30.6.2000). RE 434708/RS, rel. Min. Seplveda Pertence, 21.6.2005. (RE434708) INFO 393 CONCURSO PBLICO QUESTES Assessor de Segurana e Provimento em Comisso (cargos vitalcios, efetivos e em comisso) Por ofensa ao art. 37, II, da CF, que exige, para investidura em cargo pblico, ressalvadas as nomeaes para cargos em comisso, a prvia aprovao em concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos, o Tribunal julgou procedente pedido formulado em ao direta ajuizada pelo Procurador-Geral da Repblica para declarar a inconstitucionalidade do art. 1, caput e incisos I e II, da Lei
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 41

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 6.600/98; do art. 5 da Lei Complementar 57/2003 e das Leis 7.679/2004 e 7.696/2004, todas do Estado da Paraba, que criam funes de confiana denominadas agente judicirio de vigilncia, posteriormente denominadas assessor de segurana. Preliminarmente, acolheu-se o pedido de aditamento feito pelo requerente para que a impugnao alcanasse tambm as Leis estaduais 7.679/2004 e 7.696/2004, por considerar que essas normas promoveram simples alterao na denominao dos cargos, tendo sido mantida a descrio das funes nos termos da inicial. No mrito, asseverou-se que as referidas funes no exigiriam habilidade profissional especfica, bem como no apresentariam caractersticas de poder de comando inerente aos cargos de direo, no figurando como assessoria tcnica a auxiliar os membros do Poder Judicirio nomeante a exercerem as suas funes. Por fim, ressaltou-se que a Lei 6.600/98 tinha por finalidade a extino de contratos administrativos com a transformao deles em funes na estrutura da secretaria do tribunal de justia local, em tentativa de burla ao referido preceito constitucional. Precedente citado: ADI 2427/PR (DJU de 10.11.2006). ADI 3233/PB, rel. Min. Joaquim Barbosa, 10.5.2007. (ADI-3233) Concurso pblico: vagas previstas em edital e direito subjetivo nomeao 1 (concurso pblico) O Plenrio desproveu recurso extraordinrio interposto de acrdo do STJ que, ao reconhecer o direito subjetivo nomeao de candidato aprovado em concurso pblico no limite do nmero de vagas definido no edital, determinara que ela fosse realizada. Entendeu-se, em sntese, que a Administrao Pblica estaria vinculada s normas do edital e que seria, inclusive, obrigada a preencher as vagas previstas para o certame dentro do prazo de validade do concurso. Acrescentou-se que essa obrigao s poderia ser afastada diante de excepcional justificativa, o que no ocorrera no caso. Aps retrospecto acerca da evoluo jurisprudencial do tema na Corte, destacou-se recente posicionamento no sentido de haver direito subjetivo nomeao, caso as vagas estejam previstas em edital. Anotou-se no ser admitida a obrigatoriedade de a Administrao Pblica nomear candidato aprovado fora do nmero de vagas previstas, simplesmente pelo surgimento de nova vaga, seja por nova lei, seja decorrente de vacncia. Observou-se que tambm haveria orientao no sentido de que, durante o prazo de validade de concurso pblico, no se permitiria que candidatos aprovados em novo certame ocupassem vagas surgidas ao longo do perodo, em detrimento daqueles classificados em evento anterior. Reputou-se que a linha de raciocnio acerca do tema levaria concluso de que o
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 42

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 dever de boa-f da Administrao Pblica exigiria respeito incondicional s regras do edital, inclusive quanto previso das vagas do concurso pblico. Afirmou-se que, de igual maneira, deverse-ia garantir o respeito segurana jurdica, sob a forma do princpio de proteo confiana. O Min. Ricardo Lewandowski ressalvou inexistir direito lquido e certo. Ademais, enfatizou o dever de motivao por parte do Estado, se os aprovados dentro do nmero de vagas deixarem de ser nomeados. O Min. Ayres Britto, por sua vez, afirmou que o direito lquido e certo apenas surgiria na hiptese de candidato preterido, ou de ausncia de nomeao desmotivada. RE 598099/MS, rel. Min. Gilmar Mendes, 10.8.2011. (RE-598099) Concurso pblico: vagas previstas em edital e direito subjetivo nomeao 2 (concurso pblico) Explicou-se que, quando a Administrao Pblica torna pblico um edital de concurso, ela impreterivelmente geraria uma expectativa quanto ao seu comportamento segundo as regras previstas no edital. Assim, aqueles cidados que decidissem se inscrever para participar do certame depositariam sua confiana no Estado, que deveria atuar de forma responsvel quanto s normas editalcias e observar o princpio da segurana jurdica como guia de comportamento. Ressaltou-se que a Constituio, em seu art. 37, IV, garantiria prioridade aos candidatos aprovados em concurso. Asseverou-se que, dentro do prazo de validade do certame, a Administrao poderia escolher o momento no qual realizada a nomeao, mas no dispor sobre ela prpria, a qual, de acordo com o edital, passaria a constituir um direito do concursando aprovado e, dessa forma, um dever imposto ao Poder Pblico. Em seguida, explicitou-se que esse direito nomeao surgiria, portanto, quando realizadas as seguintes condies fticas e jurdicas: a) previso em edital de nmero especfico de vagas a serem preenchidas pelos candidatos aprovados em concurso pblico; b) realizao de certame conforme as regras do edital; c) homologao do concurso e proclamao dos aprovados dentro do nmero de vagas previsto, em ordem de classificao, por ato inequvoco e pblico da autoridade competente. Reputou-se que esse direito seria pblico subjetivo em face do Estado, fundado em alguns princpios informadores da organizao do Poder Pblico no Estado Democrtico de Direito, como o democrtico de participao poltica, o republicano e o da igualdade. Dessa maneira, observou-se que a acessibilidade aos cargos pblicos constituiria direito fundamental expressivo da cidadania, e limitaria a discricionariedade do Poder Pblico quanto realizao e gesto dos concursos pblicos. A Min. Crmen Lcia repisou que o princpio da confiana seria ligado ao da moralidade
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 43

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 administrativa e que, nesse sentido, a Administrao no possuiria poder discricionrio absoluto. RE 598099/MS, rel. Min. Gilmar Mendes, 10.8.2011. (RE-598099) Aumento de Remunerao e Vcio de Iniciativa (INFO 489) Concesso de aumentos (especficos e gerais) O Tribunal julgou procedente pedido formulado em ao direta ajuizada pelo Governador do Estado de Rondnia para declarar a inconstitucionalidade dos artigos 4 e 5 da Lei estadual 227/89, resultantes de emenda parlamentar, que, respectivamente, fixa o ms de maio como a data-base para o funcionalismo pblico daquela unidade federativa, e estabelece que a poltica salarial dos funcionrios pblicos do Estado de Rondnia, acompanhar em acordo poltica dos funcionrios pblicos proposta pela Unio. Entendeu-se que os artigos impugnados ofendem o art. 61, 1, II, a, da CF, que confere iniciativa privativa ao Chefe do Poder Executivo para instaurao do processo legislativo em tema concernente ao aumento de remunerao de servidores pblicos, bem como o art. 63, I, a, CF, que probe o aumento da despesa prevista nos projetos de iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica, ressalvado o disposto no art. 166, 3 e 4. Considerou-se que os referidos preceitos afrontam, ainda, o disposto no inciso X do art. 37 da CF, que estabelece que a remunerao dos servidores pblicos somente poder ser fixada ou alterada por lei especfica, e no inciso XIII desse mesmo artigo, que veda a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. Alguns precedentes citados: ADI 507/DF (DJU de 8.8.2003); ADI 3114/SP (DJU de 7.4.2006); ADI 2170/SP (DJU de 9.9.2005); ADI 2569/CE (DJU de 2.5.2003); ADI 237/RJ (DJU de 1.7.93); ADI 1064/MS (DJU de 26.9.97). ADI 64/RO, rel. Min. Crmen Lcia, 21.11.2007. (ADI-64 Concurso Pblico e Portador de Deficincia 4 (acessibilidade concursos pblicos) Inicialmente, ressaltou-se o objetivo da legislao brasileira em estabelecer a integrao social das pessoas portadoras de deficincia (CF, art. 37, VIII; Lei 7.853/89, art. 1; Lei 8.112/90, art. 5, 2), bem como a concluso da percia, aceita pelas partes, no sentido de que o recorrente apresenta viso monocular. Da, entendeu-se que, em tal quadro ftico, ficaria difcil admitir, nos termos do referido decreto, que ele teria um olho melhor do que o outro, consoante afirmado pela autoridade coatora e acolhido pela deciso recorrida. No ponto, afirmou-se que o impetrante padeceria de grave insuficincia visual, cujo campo de acuidade corresponderia, na
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 44

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 melhor das hipteses, metade do de uma pessoa que enxerga com os dois olhos. Ademais, asseverou-se que reparar ou compensar os fatores de desigualdade factual com medidas de superioridade jurdica configuraria poltica de ao afirmativa que se inscreve nos quadros de uma sociedade fraterna que a Constituio idealiza a partir das disposies de seu prembulo e acrescentou-se a esses fundamentos o valor social do trabalho. Salientou-se, de outro lado, que o Decreto 5.296/2004 deu nova redao ao citado art. 4, III, do Decreto 3.298/99, de modo a permitir que a situao do recorrente seja enquadrada naquela em que a somatria da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60%. Po r fim, tendo em conta esse contexto e o fato de que o recorrente no estaria subtraindo vaga destinada a outrem, considerou-se que seria injusto e irrazovel negar-lhe a segurana, em benefcio de interpretao restritiva da norma regulamentar que vigorava poca da realizao do concurso. RMS 26071/DF, rel. Min. Carlos Britto, 13.11.2007. (RMS26071) Direito restrito Maior de 21 anos no ganha penso por morte de servidor (Regime Previdencirio) Maior de 21 anos, mesmo que seja estudante universitrio, no pode figurar como beneficirio de penso por morte de servidor pblico. O entendimento da Corte Especial do Superior Tribunal de Justia. Os ministros, por unanimidade, negaram o pedido de Mandado de Segurana ajuizado por Thiago Silva Soares contra a deciso do presidente do Conselho de Justia Federal, que negou seu pedido de prorrogao do recebimento da penso para pagar a faculdade. A defesa de Thiago Soares alegou a possibilidade de o benefcio ser prorrogado at os 24 anos de idade porque ele estudante universitrio. A Corte Especial concluiu que a Lei 8.112/90, que prev quem so os beneficirios da penso temporria por morte de servidor pblico civil, no reconhece o benefcio a dependente maior de 21 anos, salvo no caso de invalidez. O relator, ministro Teori Zavascki, ressaltou que, alm da ausncia de previso normativa para justificar a pretenso, a jurisprudncia da Corte descarta o direito lquido e certo de estender o beneficio. Assim, ainda que comprovado o ingresso do impetrante em curso universitrio, no h amparo legal para que continue a perceber a penso temporria at os 24 anos de idade ou at que conclua os seus estudos universitrios, afirmou. MS 12.982

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

45

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 POSSVEL AGRAVAMENTO DE PENA EM PROCESSO DISCIPLINAR (Processo Administrativo Disciplinar) Processo Disciplinar e Agravamento da Pena - 3 Em concluso de julgamento, a Turma, por maioria, negou provimento a recurso ordinrio em mandado de segurana em que se sustentava a nulidade do processo administrativo disciplinar que resultara na demisso de servidor, cuja penalidade de suspenso por trinta dias, sugerida pela comisso processante, fora agravada pelo Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto, ao acolher parecer da consultoria jurdica do Ministrio v. Informativo 463. Inicialmente, aduziu-se que o processo administrativo um continuum, integrado por provas materiais, depoimentos pessoais, manifestaes tcnicas e outras informaes, nos quais se lastreia a deciso final da autoridade competente para prolat-la. Desse modo, no se vislumbrou qualquer irregularidade ou ilegalidade na demisso do recorrente, haja vista que a deciso atacada levara em conta o parecer da consultoria jurdica, adotando-o como razo de decidir, como tambm fizera expressa meno aos fatos imputados ao servidor. Vencidos os Ministros Marco Aurlio, relator, e Carlos Britto, que, por considerar ausente a motivao que teria levado ao desprezo do relatrio da comisso disciplinar, proviam o recurso para assentar a insubsistncia do ato que implicara a demisso do recorrente, com as conseqncias prprias, ou seja, a respectiva reintegrao com o pagamento da remunerao alusiva ao perodo em que esteve afastado em decorrncia do ato glosado. RMS 25736/DF, rel. orig. Min. Marco Aurlio, rel. p/ o acrdo, Min. Ricardo Lewandowski, 11.3.2008. (RMS-25736)

Defesa Tcnica em Processo Administrativo Disciplinar e Ampla Defesa (Processo Administrativo Disciplinar) O Tribunal aprovou o Enunciado da Smula Vinculante 5 nestes termos: A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio.. Essa orientao foi firmada pelo Tribunal ao dar provimento a recurso extraordinrio interposto contra acrdo da Terceira Seo do Superior Tribunal de Justia, que concedera mandado de segurana para anular a aplicao de penalidade expulsiva, ao fundamento de ausncia de defesa tcnica no curso do processo administrativo disciplinar instaurado contra o impetrante, servidor pblico. Salientou-se, inicialmente, que a doutrina constitucional vem enfatizando que o direito de defesa no se resume a simples direito de manifestao no processo, e que o constituinte pretende garantir
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 46

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 uma pretenso tutela jurdica. Tendo em conta a avaliao do tema no direito constitucional comparado, sobretudo no que diz respeito ao direito alemo, afirmou-se que a pretenso tutela jurdica, que corresponderia exatamente garantia consagrada no art. 5, LV, da CF, abrangeria o direito de manifestao (que obriga o rgo julgador a informar parte contrria dos atos praticados no processo e sobre os elementos dele constantes); o direito de informao sobre o objeto do processo (que assegura ao defendente a possibilidade de se manifestar oralmente ou por escrito sobre os elementos fticos e jurdicos contidos no processo); e o direito de ver os seus argumentos contemplados pelo rgo incumbido de julgar (que exige do julgador capacidade de apreenso e iseno de nimo para contemplar as razes apresentadas). Asseverou-se, ademais, que o direito defesa e ao contraditrio tem aplicao plena em relao a processos judiciais e procedimentos administrativos, e reportou-se, no ponto, ao que disposto no art. 2, e pargrafo nico, da Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, enfatizando que o Supremo, nos casos de restries de direitos em geral e, especificamente, nos de punies disciplinares, tem exigido a observncia de tais garantias. Considerou-se, entretanto, que, na espcie, os direitos informao, manifestao e considerao dos argumentos manifestados teriam sido devidamente assegurados, havendo, portanto, o exerccio da ampla defesa em sua plenitude. Reportando-se, ainda, a precedentes da Corte no sentido de que a ausncia de advogado constitudo ou de defensor dativo no importa nulidade de processo administrativo disciplinar, concluiu-se que, o STJ, ao divergir desse entendimento, teria violado os artigos 5, LV e 133, da CF. Alguns precedentes citados: RE 244027 AgR/SP (DJU de 28.6.2002); AI 207197/PR (DJU de 5.6.98); MS 24961/DF (DJU de 4.3.2005). RE 434059/DF, rel. Min. Gilmar Mendes, 7.5.2008. (RE-434059) info 505 Pandemia: Contratao Temporria de Servidores e Excepcional Interesse Pblico (Acessibilidade contratao temporria) Por entender caracterizada a ofensa aos incisos II e IX do art. 37 da CF, o Tribunal julgou procedente pedido formulado em ao direta de inconstitucionalidade proposta pelo Procurador-Geral da Repblica contra a Lei Complementar 300/2004, prorrogada pela Lei Complementar 378/2006, ambas do Estado do Esprito Santo, que dispem sobre a contratao de servidores, em carter temporrio, para atender as necessidades da Secretaria de Sade - SESA e do Instituto Estadual de Sade Pblica - IESP. Realou-se que a Corte possui orientao consolidada no sentido de que, para a contratao
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 47

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 temporria, preciso que: a) os casos excepcionais estejam previstos em lei; b) o prazo de contratao seja predeterminado; c) a necessidade seja temporria; e d) o interesse pblico seja excepcional. Entendeu-se que as leis impugnadas fixam hipteses abrangentes e genricas de contratao temporria, sem especificar a contingncia ftica que, presente, justificaria a edio de lei que indicaria a existncia de um estado de emergncia, atribuindo-se, ao Chefe do Executivo interessado na contratao, a competncia para estabelecer os casos. Tendo em conta a situao excepcional pela qual passa o pas em virtude do surto da denominada gripe suna (Influenza A), o Tribunal, por maioria, modulou os efeitos da deciso, nos termos do art. 27 da Lei 9.868/99, para que ela tenha eficcia a partir de 60 dias da data de sua comunicao ao Governador e Assemblia Legislativa. Vencido, neste ponto, o Min. Marco Aurlio, que simplesmente declarava as leis inconstitucionais, sem adentrar o campo da modulao. Precedente citado: ADI 2987/SC (DJU de 2.4.2004). ADI 3430/ES, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 12.8.2009. 3430) Aposentadoria Especial e Funes de Magistrio -2 (Aposentadoria aposentadoria especial de professor) O Tribunal concluiu julgamento de ao direta ajuizada pelo Procurador-Geral da Repblica em que se objetivava a declarao de inconstitucionalidade da Lei 11.301/2006, que acrescentou ao art. 67 da Lei 9.393/95 (Lei de Diretrizes e Bases da Educao) o 2 ( Para os efeitos do disposto no 5 do art. 40 e no 8 do art. 201 da Constituio Federal, so consideradas funes de magistrio as exercidas por professores e especialistas em educao no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educao bsica em seus diversos nveis e modalidades, includas, alm do exerccio da docncia, as de direo de unidade escolar e as de coordenao e assessoramento pedaggico.) v. Informativo 502. Salientando que a atividade docente no se limita sala de aula, e que a carreira de magistrio compreende a ascenso aos cargos de direo da escola, o Tribunal, por maioria, julgou parcialmente procedente o pedido formulado para conferir interpretao conforme, no sentido de assentar que as atividades mencionadas de exerccio de direo de unidade escolar e as de coordenao e assessoramento pedaggico tambm gozam do benefcio, desde que exercidas por professores. Vencidos os Ministros Carlos Britto, relator, Crmen Lcia e Joaquim Barbosa, que julgavam procedente o pleito, ao fundamento de que a lei impugnada ofenderia o 5 do art. 40 e o 8 do art. 201, da CF, a qual teria conferido aposentadoria especial no a todos os
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 48

(ADI-

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 profissionais da educao, mas apenas ao professor que desempenha a atividade de docncia, entendida como tal a que se passa em sala de aula, no desempenho do especfico mister de ensino regular ou habitual (CF: Art. 40. ... 5 Os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em cinco anos, em relao ao disposto no 1, III, a, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio. ... Art. 201. ... 7 assegurada aposentadoria no regime geral de previdncia social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condies: I - trinta e cinco anos de contribuio, se homem, e trinta anos de contribuio, se mulher; ... 8 Os requisitos a que se refere o inciso I do pargrafo anterior sero reduzidos em cinco anos, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio.). Vencida, tambm, a Min. Ellen Gracie, que dava pela total improcedncia da ao. ADI 3772/DF, rel. orig. Min. Carlos Britto, rel. p/ o acrdo Min. Ricardo Lewandowski, 29.10.2008. (ADI-3772) Reclamao 6568 (associao sindical e direito de greve) RECLAMAO. SERVIDOR PBLICO. POLICIAIS CIVIS. DISSDIO COLETIVO DE GREVE. SERVIOS OU ATIVIDADES PBLICAS ESSENCIAIS. COMPETNCIA PARA CONHECER E JULGAR O DISSDIO. ARTIGO 114, INCISO I, DA CONSTITUIO DO BRASIL. DIREITO DE GREVE. ARTIGO 37, INCISO VII, DA CONSTITUIO DO BRASIL. LEI N. 7.783/89. INAPLICABILIDADE AOS SERVIDORES PBLICOS. DIREITO NO ABSOLUTO. RELATIVIZAO DO DIREITO DE GREVE EM RAZO DA NDOLE DE DETERMINADAS ATIVIDADES PBLICAS. AMPLITUDE DA DECISO PROFERIDA NO JULGAMENTO DO MANDADO DE INJUNO N. 712. ART. 142, 3, INCISO IV, DACONSTITUIO DO BRASIL. INTERPRETAO DA CONSTITUIO. AFRONTA AO DECIDIDO NA ADI 3.395. INCOMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO PARA DIRIMIR CONFLITOS ENTRE SERVIDORES PBLICOS E ENTES DA ADMINISTRAO S QUAIS ESTO VINCULADOS. RECLAMAO JULGADA PROCEDENTE. 1. O Supremo Tribunal Federal, ao julgar o MI n. 712, afirmou entendimento no sentido de que a Lei n. 7.783/89, que dispe sobre o exerccio do direito de greve dos trabalhadores em geral, ato normativo de incio inaplicvel aos servidores pblicos civis, mas ao Poder Judicirio dar concreo ao artigo 37, inciso VII, da Constituio do Brasil, suprindo omisses do Poder Legislativo.
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 49

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 2. Servidores pblicos que exercem atividades relacionadas manuteno da ordem pblica e segurana pblica, administrao da Justia --- a os integrados nas chamadas carreiras de Estado, que exercem atividades indelegveis, inclusive as de exao tributria --- e sade pblica. A conservao do bem comum exige que certas categorias de servidores pblicos sejam privadas do exerccio do direito de greve. Defesa dessa conservao e efetiva proteo de outros direitos igualmente salvaguardados pela Constituio do Brasil. 3. Doutrina do duplo efeito, segundo Toms de Aquino, na Suma Teolgica (II Seo da II Parte, Questo 64, Artigo 7). No h dvida quanto a serem, os servidores pblicos, titulares do direito de greve. Porm, tal e qual lcito matar a outrem em vista do bem comum, no ser ilcita a recusa do direito de greve a tais e quais servidores pblicos em benefcio do bem comum. No h mesmo dvida quanto a serem eles titulares do direito de greve. A Constituio , contudo, uma totalidade. No um conjunto de enunciados que se possa ler palavra por palavra, em experincia de leitura bem comportada ou esteticamente ordenada. Dela so extrados, pelo intrprete, sentidos normativos, outras coisas que no somente textos. A fora normativa da Constituio desprendida da totalidade, totalidade normativa, que a Constituio . Os servidores pblicos so, seguramente, titulares do direito de greve. Essa a regra. Ocorre, contudo, que entre os servios pblicos h alguns que a coeso social impe sejam prestados plenamente, em sua totalidade. Atividades das quais dependam a manuteno da ordem pblica e a segurana pblica, a administrao da Justia --- onde as carreiras de Estado, cujos membros exercem atividades indelegveis, inclusive as de exao tributria --- e a sade pblica no esto inseridos no elenco dos servidores alcanados por esse direito. Servios pblicos desenvolvidos por grupos armados: as atividades desenvolvidas pela polcia civil so anlogas, para esse efeito, s dos militares, em relao aos quais a Constituio expressamente probe a greve [art. 142, 3, IV]. 4. No julgamento da ADI 3.395, o Supremo Tribunal Federal, dando interpretao conforme ao artigo 114, inciso I, da Constituio do Brasil, na redao a ele conferida pela EC 45/04, afastou a competncia da Justia do Trabalho para dirimir os conflitos decorrentes das relaes travadas entre servidores pblicos e entes da Administrao qual esto vinculados. Pedido julgado procedente.
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

50

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (Sistema Remuneratrio irredutibilidade) " firme a jurisprudncia do STF no sentido de que a garantia do direito adquirido no impede a modificao para o futuro do regime de vencimentos do servidor pblico. Assim, e desde que no implique diminuio no quantum percebido pelo servidor, perfeitamente possvel a modificao no critrio de clculo de sua remunerao." (RE 241.884/ES, Relator Ministro Seplveda Pertence, DJ de 12/9/2003.) Definio de cargo tcnico ou cientfico (acumulao de cargos) "aquele que exige formao especfica, no podendo possuir atribuies de natureza eminentemente burocrticas ou repetitivas" (AI 192.918-AgR, STF; RMS 14456/AM e MS 7.216/DF, STJ) MS N. 29.350-PB (formas de deslocamento remoo) EMENTA: MANDADO DE SEGURANA. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA. DECISO QUE DETERMINA AO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DA PARABA QUE PROCEDA REMOO DE SERVIDORES PREVIAMENTE NOMEAO DE CANDIDATOS APROVADOS EM CONCURSO PBLICO E INTEGRANTES DE CADASTRO DE RESERVA. NO SE DECLARA A NULIDADE PROCESSUAL DECORRENTE DA AUSNCIA DE CITAO DE TODOS OS SERVIDORES INTERESSADOS, QUANDO O MRITO FOR FAVORVEL, TAL COMO IN CASU, PARTE A QUEM A NULIDADE APROVEITAR (ART. 249, 2, DO CPC). MODIFICAO DA LEGISLAO ESTATUTRIA DOS SERVIDORES DA JUSTIA PARAIBANA QUE NO ALTERA A SISTEMTICA ADOTADA PARA A REMOO E NOMEAO DE SERVIDORES. OBRIGATORIEDADE DA PRECEDNCIA DA REMOO SOBRE A INVESTIDURA DE CONCURSADOS. DISCRICIONARIEDADE DA ADMINISTRAO DA JUSTIA PARAIBANA NA ALOCAO DOS RESPECTIVOS RECURSOS HUMANOS NO IRRESTRITA E FICA ENTRINCHEIRADA PELA LEI E PELO PRINCPIO DA PROTEO DA CONFIANA QUE ASSEGURA AOS SERVIDORES O DIREITO DE PRECEDNCIA SOBRE OS CANDIDATOS APROVADOS. 1. O art. 249, 2, do CPC impe o no reconhecimento da nulidade processual quando, tal como na hiptese dos autos, o mrito for favorvel parte a quem a nulidade aproveitar. A ausncia de citao de todos os servidores antigos nulidade que, caso fosse declarada,
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 51

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 prejudicaria os prprios servidores e em ofensa ao preceito acima referido do codex processual civil. 2. A precedncia da remoo sobre a investidura de candidatos inseridos em cadastro de reserva e, portanto, excedentes ao nmero de vagas disponibilizadas no edital do concurso em que lograram aprovao obrigatria, mxime luz do regime jurdico atualmente vigente e em decorrncia do princpio da proteo da confiana. 3. O juzo discricionrio da Administrao da Justia paraibana, sob o enfoque da sua avaliao de convenincia e oportunidade, encarta o poder de decidir quanto alocao de seus quadros funcionais dentro dos limites da legalidade e dos princpios constitucionais, sob pena de incidir em arbitrariedade. 4. In casu, tem-se que: a) o regime anterior, que atrelava a remoo entre comarcas de entrncias distintas promoo mobilidade vertical na carreira de uma classe a outra imediatamente superior no foi modificado por nova sistemtica. A disciplina dos atos de remoo, prevista na Lei n 7.409/2003, no foi revogada pela Lei estadual n 8.385/2007, medida que a unificao dos cargos em carreira no implica alterao na atual sistemtica de movimentao do servidor; b) as expectativas legtimas dos servidores aliceradas na legislao de 2003 devem ser respeitadas, sob pena de ofensa ao princpio da proteo da confiana. 5. Segurana denegada, para manter o acrdo proferido pelo Conselho Nacional de Justia em Pedido de Providncias e consignar a existncia de obrigatoriedade da precedncia da remoo de servidores pblicos sobre a investidura dos Impetrantes, ficando cassada a liminar e prejudicados os agravos regimentais. *noticiado no info 671 (aposentadoria) EMENTA: Embargos de declarao em mandado de segurana. Deciso monocrtica. Converso em agravo regimental. Negativa de registro de aposentadoria julgada ilegal pelo Tribunal de Contas da Unio. Inaplicabilidade ao caso da decadncia prevista no art. 54 da Lei 9.784/99. Assegurado o direito ao contraditrio e ampla defesa. 1. Esta Suprema Corte possui jurisprudncia pacfica no sentido de que o Tribunal de Contas da Unio, no exerccio da competncia de controle externo da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadorias, reformas e penses (art. 71, inciso III, CF/88), no se submete ao prazo decadencial da Lei n 9.784/99, iniciando-se o prazo quinquenal somente aps a publicao do registro na imprensa oficial.
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 52

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 2. O TCU, em 2008, negou o registro da aposentadoria do ora recorrente, concedida em 1998, por considerar ilegal a incorporao de vantagem de natureza trabalhista que no pode subsistir aps a passagem do servidor para o regime estatutrio. Como o ato de aposentao do recorrente ainda no havia sido registrado pelo Tribunal de Contas da Unio, no h que se falar em decadncia administrativa, tendo em vista a inexistncia do registro do ato de aposentao em questo. 3. Sequer h que se falar em ofensa aos princpios da segurana jurdica, da boa-f e da confiana, pois foi assegurado o ao recorrente o direito ao contraditrio e ampla defesa, fato apresentado na prpria inicial, uma vez que ele apresentou embargos de declarao e tambm pedido de reexame da deciso do TCU. 4. Agravo regimental no provido. MS N. 30.859-DF (concursos pblicos) EMENTA: MANDADO DE SEGURANA. CONCURSO PBLICO. ANULAO DE QUESTES DA PROVA OBJETIVA. DEMONSTRAO DA INEXISTNCIA DE PREJUZO ORDEM DE CLASSIFICAO E AOS DEMAIS CANDIDATOS. PRINCPIO DA ISONOMIA OBSERVADO. LIQUIDEZ E CERTEZA DO DIREITO COMPROVADOS. PRETENSO DE ANULAO DAS QUESTES EM DECORRNCIA DE ERRO GROSSEIRO DE CONTEDO NO GABARITO OFICIAL. POSSIBILIDADE. CONCESSO PARCIAL DA SEGURANA. 1. A anulao, por via judicial, de questes de prova objetiva de concurso pblico, com vistas habilitao para participao em fase posterior do certame, pressupe a demonstrao de que o Impetrante estaria habilitado etapa seguinte caso essa anulao fosse estendida totalidade dos candidatos, merc dos princpios constitucionais da isonomia, da impessoalidade e da eficincia. 2. O Poder Judicirio incompetente para, substituindo-se banca examinadora de concurso pblico, reexaminar o contedo das questes formuladas e os critrios de correo das provas, consoante pacificado na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal. Precedentes (v.g., MS 30433 AgR/DF, Rel. Min. GILMAR MENDES; AI 827001 AgR/RJ, Rel. Min. JOAQUIM BARBOSA; MS 27260/DF, Rel. Min. CARLOS BRITTO, Red. para o acrdo Min. CRMEN LCIA), ressalvadas as hipteses em que restar configurado, tal como in casu, o erro grosseiro no gabarito apresentado, porquanto caracterizada a ilegalidade do ato praticado pela Administrao Pblica. 3. Sucede que o Impetrante comprovou que, na hiptese de anulao das questes impugnadas para todos os candidatos, alcanaria classificao, nos termos do edital, habilitando-o a prestar
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 53

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 a fase seguinte do concurso, mediante a apresentao de prova documental obtida junto Comisso Organizadora no exerccio do direito de requerer certides previsto no art. 5, XXXIV, b, da Constituio Federal, prova que foi juntada em razo de certido fornecida pela instituio realizadora do concurso pblico. 4. Segurana concedida, em parte, tornando-se definitivos os efeitos das liminares deferidas. AG. REG. NO RE N. 586.511-SE (concurso pblico) CONCURSO PBLICO ALTURA MNIMA INEXISTNCIA DE LEI. Longe fica de vulnerar a Constituio Federal pronunciamento no sentido da inexigibilidade de altura mnima para habilitao em concurso pblico quando esta for prevista estritamente no edital, e no em lei em sentido formal e material. AGRAVO ARTIGO 557, 2, DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL MULTA. Se o agravo manifestamente infundado, impe-se a aplicao da multa prevista no 2 do artigo 557 do Cdigo de Processo Civil, arcando a parte com o nus decorrente da litigncia de m-f.

Agentes Pblicos jurisprudncia selecionada STJ FUNCIONRIO PBLICO. MORTE. BENEFICIRIO. IDADE LIMITE. (Regime previdencirio penses) Prosseguindo o julgamento, a Corte Especial decidiu que somente cabe a penso temporria por morte de servidor pblico civil a dependente menor de 21 anos, salvo no caso de invlido (art. 222 da Lei n. 8.112/1990). Inexiste direito lquido e certo com previso legal que assegure a concesso a estudante universitrio at 24 anos de idade. Precedentes citados: REsp 639.487-RS, DJ 1/2/2006; RMS 10.261-DF, DJ 10/4/2000; REsp 638.589-SC, DJ 12/12/2005, e REsp 729.565-CE, DJ 1/2/2006. MS 12.982-DF, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, julgado em 1/2/2008. PENSO POR MORTE. UNIVERSITRIA. MAIOR DE 21 ANOS. (Regime previdencirio penses) A Turma reiterou o entendimento de que, nos termos do art. 217, II, a, da Lei n. 8.112/1990, a penso pela morte de servidor pblico
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 54

PENSO

TEMPORRIA.

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 federal devida aos filhos at o limite de 21 anos de idade, salvo se invlido, no se podendo estender at os 24 anos para os estudantes universitrios, por falta de previso legal.. REsp 939.932-PB. CONCURSO PBLICO. NOMEAO. MS. DECADNCIA. (Concurso pblico acessibilidade) Trata-se de REsp em que se discute o prazo decadencial para impetrao de mandado de segurana (MS) nas hipteses em que o candidato aprovado em concurso pblico dentro das vagas previstas no edital no nomeado no prazo de validade do concurso. A Turma reiterou que, nos casos em que o candidato aprovado em concurso pblico no foi nomeado, o prazo decadencial de 120 dias para impetrar o MS inicia-se com o trmino da validade do certame. Assim, no h, na hiptese, violao do art. 23 da Lei n. 12.016/2009, visto que o MS foi impetrado trs dias aps a expirao da validade do concurso. Quanto alegao de inexistncia de direito lquido e certo de aprovados em concurso pblico dentro do nmero de vagas previsto no edital, consignou-se que o acrdo recorrido possui fundamentao constitucional violao do art. 1 da CF/1988 , que no foi atacada por recurso extraordinrio, o que inviabiliza o processamento do recurso especial consoante a Sm. n. 126-STJ. Precedentes citados: AgRg no RMS 21.764-ES, DJe 3/11/2009; AgRg no RMS 21.165-MG, DJe 8/9/2008; REsp 948.471-SC, DJ 20/9/2007; EDcl nos EDcl no REsp 848.739-DF, DJe 29/10/2009, e AgRg no REsp 630.974-RS, DJ 28/3/2005. REsp 1.200.622-AM, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado em 19/5/2011. DECISO (Resp 1230048) Prazo para candidato excludo de concurso impetrar mandado de segurana conta da eliminao do certame O prazo de decadncia para impetrao de mandado de segurana contra ato coator que excluiu candidato de concurso pblico, por no ter apresentado o diploma antes da posse, conta a partir de sua eliminao do certame. O entendimento da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ), que negou recurso do estado do Paran, em mandado de segurana impetrado por candidato excludo de concurso para escrivo da Polcia Civil estadual. O estado do Paran recorreu ao STJ contra deciso do Tribunal de Justia do Paran (TJPR) que entendeu que a apresentao do diploma deveria ocorrer to somente quando da posse do candidato aprovado no concurso. Em sua defesa, o estado sustenta que o prazo decadencial para a interposio do mandado de segurana tem incio com a publicao do instrumento convocatrio. Argumentou que o ato impugnado no
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 55

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 aquele que somente aplicou o que j estava previsto no edital, mas sim o prprio edital, no item em que previu que a comprovao do requisito de escolaridade de nvel superior ocorreria antes da posse. Por sua vez, o candidato alegou que a data do indeferimento da entrega dos documentos solicitados o termo inicial para a contagem do prazo estabelecido no artigo 18 da Lei n. 1.533/1951, motivo por que no h que falar em decadncia. Argumentou que a regra do edital contrria ao entendimento firmado pela Corte e sedimentado na Smula 266 do STJ, segundo a qual o diploma ou habilitao legal para o exerccio do cargo deve ser exigido na posse e no na inscrio para o concurso pblico. O relator do processo, ministro Castro Meira, destacou que o termo inicial para a fluncia do prazo decadencial o ato administrativo que determina a eliminao do candidato, a partir da divulgao dos nomes dos habilitados a prosseguirem nas fases seguintes do concurso, e no a mera publicao do respectivo edital. Foi este o entendimento aplicado pelo TJPR e pelo juzo de primeira instncia. No obstante lhe faltasse, na data da publicao, condies de atender a exigncia do edital, o recorrido [candidato] pde efetuar a sua inscrio no concurso e submeter-se prova de conhecimentos especficos, na qual foi aprovado, explicou o ministro. Pois bem, apenas para os que conseguiram alcanar a fase subsequente que a regra em discusso passou a ser aplicada, concluiu STJ determina que governo de MG preencha vagas de concurso pblico j expirado (concurso pblico) A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justia determinou que o governo do Estado de Minas Gerais nomeie candidatos aprovados em concurso pblico que no teve todas as vagas oferecidas em edital preenchidas. A deciso ocorreu no julgamento de um recurso em mandado de segurana proposto por uma das candidatas ao cargo de analista de educao. O recurso contra a deciso do Tribunal de Justia de Minas Gerais que negou mandado de segurana da candidata. Os desembargadores entenderam que no h direito lquido e certo nomeao, mas sim mera expectativa de direito. A relatora, desembargadora convocada Jane Silva, ressaltou que a jurisprudncia do STJ vem se firmando no sentido de que o candidato aprovado em concurso pblico dentro do nmero de vagas estipulado em edital tem direito lquido e certo nomeao. No caso julgado, o edital do concurso ofereceu seis vagas. Oito candidatos foram nomeados, mas apenas quatro tomaram posse, restando duas vagas. A recorrente foi aprovada em 10 lugar. Para a relatora, a citao do 9 colocado no interfere no julgamento e no h necessidade de inclu-lo no processo. O concurso j perdeu a validade, mas a relatora destacou que o
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 56

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 mandado de segurana foi impetrado dentro do prazo legal de 120 dias constados da data em que expirou a validade do concurso pblico. Alm disso, ela constatou que o Estado de Minas Gerais vem contratando pessoal sem vnculo com a administrao. Seguindo as consideraes e o voto da relatora, a Sexta Turma, por unanimidade, deu provimento ao recurso em mandado de segurana para determinar a nomeao dos candidatos aprovados, preenchendo, assim, o nmero de vagas expresso em edital. CONCURSO PBLICO. NOMEAO. A Turma reconheceu o direito lquido e certo para nomeao de candidatos aprovados e classificados dentro do limite previsto expressamente em edital publicado em concurso pblico promovido por Secretaria de Sade estadual. No caso concreto, no houve contratao de servidores terceirizados pela Administrao e o prazo de vigncia do concurso expirou em junho de 2009 (at esse perodo, s foram nomeados 59 aprovados para as 112 vagas previstas no edital), mas os concursados j haviam impetrado este mandamus preventivo. Isso posto, ressaltou-se que, com essa deciso, a Turma reiterou o entendimento jurisprudencial sobre essa questo e nela avanou. Nos julgamentos anteriores, a Turma observava se haveria, durante a validade do concurso, a contratao temporria ou precria de terceiros pela Administrao. Ademais, precedente anterior de relatoria do Min. Napoleo Nunes Maia Filho j havia consagrado o entendimento de que se tem por ilegal o ato omissivo da Administrao que no assegura nomeao do candidato aprovado at o limite de vagas previstas no edital, por se tratar de ato vinculado, e ainda que essa nomeao transmuda-se de mera expectativa a direito subjetivo. Precedente citado: RMS 26.507-RJ, DJ 20/10/2008. RMS 27.311-AM, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 4/8/2009.

Candidato classificado na posio subsequente ao nmero de vagas tem direito nomeao caso haja desistncia (concursos pblicos) O concurso que no tem todas as vagas preenchidas durante o prazo de validade, em razo da desistncia de candidato inicialmente habilitado dentro no nmero de vagas previsto em edital, gera direito subjetivo nomeao do classificado na posio imediatamente subsequente. Com esse entendimento, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) acolheu recurso em mandado de segurana em que o candidato classificado na posio seguinte ao nmero de vagas oferecidas em concurso no Estado da Bahia reivindicava sua
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 57

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 nomeao, aps a eliminao de um dos aprovados. Segundo os autos, o candidato em questo classificou-se em 49 lugar no concurso pblico para o cargo de auditor fiscal. O edital previa 48 vagas. O classificado na 32 posio no compareceu fase de realizao dos exames, nem apresentou os documentos solicitados apesar de devidamente notificado. O candidato foi automaticamente eliminado, conforme clusula do edital. O classificado na posio subsequente ao nmero de vagas entrou com uma ao judicial sustentando que ficou pendente o preenchimento de uma vaga para o cargo diante da excluso de um dos aprovados. Alega que a Administrao estaria obrigada a nomear o prximo aprovado na ordem de classificao. O Tribunal de Justia do Estado da Bahia (TJBA) negou a ordem, afirmando que, se o edital previa 48 vagas, os candidatos classificados alm da 48 posio no teriam sido aprovados, e sim reprovados, no podendo ser convocados, ainda que houvesse desistncia dos que se classificaram dentro do nmero de vagas. O candidato recorreu ao STJ. Por unanimidade, a Quinta Turma do STJ acolheu o recurso, seguindo as consideraes do relator, ministro Napoleo Nunes Maia Filho. Ele destacou que a aprovao em concurso pblico dentro do nmero de vagas previstas no edital ocasiona direito subjetivo do candidato a ser nomeado para o cargo. O ministro afirmou que a no aprovao inicial do candidato dentro das vagas previstas no justifica sua excluso do processo seletivo, pois a convocao de 48 candidatos evidencia a necessidade concreta de preenchimento das vagas ofertadas. Baseado em diversos precedentes e citando o princpio da moralidade, o relator ressaltou que o candidato classificado em 49 tem direito subjetivo nomeao do cargo, pois passou a integrar o rol dos 48 classificados dentro do nmero de vagas previstas no edital, j que o aprovado na 32 posio fora eliminado. O ministro determinou a convocao do candidato para realizar os exames referentes fase final do concurso e, caso preencha os requisitos necessrios, ser nomeado para o cargo de auditor fiscal do Estado da Bahia.

MS 15450 / DF (concursos pblicos) 3. Caracteriza violao ao princpio da razoabilidade a convocao para determinada fase de concurso pblico, mediante publicao do chamamento em dirio oficial e pela internet, quando passado considervel lapso temporal entre a homologao final do certame e a publicao da nomeao, uma vez que invivel exigir que o

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

58

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 candidato acompanhe, diariamente, durante longo lapso temporal, as publicaes no Dirio Oficial e na internet. 4. Mesmo no havendo previso expressa no edital do certame de intimao pessoal do candidato acerca de sua nomeao, em observncia aos princpios constitucionais da publicidade e da razoabilidade, a Administrao Pblica deveria, mormente em face do longo lapso temporal decorrido entre as fases do concurso (mais de 1 ano e sete meses), comunicar pessoalmente a candidata acerca de sua nomeao. ESTGIO PROBATRIO DE 36 MESES STJ: Prazo do estgio probatrio dos servidores pblicos de 3 anos (Estabilidade X Estgio Probatrio) Aps idas e vindas legislativas, a Terceira Seo do STJ (Superior Tribunal de Justia) definiu que o prazo do estgio probatrio dos servidores pblicos agora de trs anos, e no mais de dois. A mudana no texto do Artigo 41 da Constituio Federal instituiu o prazo de trs anos para o alcance da estabilidade, o que, para os ministros, no pode ser dissociado do perodo de estgio probatrio, antes de dois anos. O novo posicionamento, unnime, foi baseado no voto do ministro Felix Fischer, destacando que o correto que a durao do estgio probatrio observe o perodo de 36 meses de efetivo exerccio. O estgio uma avaliao sobre o servidor de cargo efetivo para verificar se ele merece ou no se estabilizar no servio pblico. A aprovao no estgio probatrio um dos requisitos para aquisio da estabilidade no servio. SERVIDOR PBLICO. REMOO. ACOMPANHAMENTO. IMPOSSIBILIDADE. INEXISTNCIA. COABITAO. (Formas de deslocamento - remoo) Servidor pblico federal lotado no interior do Estado da Paraba requereu a sua remoo para a capital do estado ou, alternativamente, a lotao provisria em qualquer outro rgo da Administrao Federal direta, autrquica ou fundacional para acompanhar a esposa, servidora pblica federal, removida de ofcio de Campina Grande para Joo Pessoa. Apesar de a esposa do autor ter sido removida de ofcio, o apelante no faz jus remoo para a sede do TRE/PB, visto que o casal no residia na mesma localidade antes da remoo da esposa. Portanto, o Estado no se omitiu do seu dever de proteger a unidade familiar, que ocorre quando h o afastamento do convvio familiar direto e dirio de um dos seus
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 59

CNJUGE.

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 integrantes. AgRg no REsp 1.209.391-PB, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 6/9/2011.

PAD. CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO. (Processo Administrativo Disciplinar) A Controladoria-Geral da Unio o rgo central do sistema de correio do Poder Executivo Federal, da ter competncia para instaurar e avocar processos administrativos contra os servidores vinculados quele Poder (art. 18 da Lei n. 10.683/2003). Em decorrncia disso, o julgamento do PAD que envolver a aplicao de penalidade de demisso, suspenso por tempo superior a 30 dias, cassao de aposentadoria ou destituio de cargo compete ao ministro de Estado do Controle e da Transparncia (art. 4 do Dec. n. 5.480/2005, que regulamentou a citada lei). No caso, o referido ministro de Estado, ao analisar o PAD (desenvolvido no mbito da controladoria em razo da autoridade envolvida e da falta de condies objetivas para que se realizasse o procedimento no rgo de origem), converteu a penalidade de exonerao em destituio do cargo em comisso, visto que a conduta amolda-se desdia (art. 117, XV, da Lei n. 8.112/1990), improbidade administrativa (art. 132, IV, da mesma lei) e infrao de valer-se do cargo para lograr proveito a outrem em detrimento da dignidade da funo pblica (art. 132, XIII, c/c art. 117, IX, ambos da referida lei). A aplicao dessa penalidade no ofendeu o art. 128 da Lei n. 8.112/1990 ou mesmo os princpios da individualizao da pena, motivao, legalidade, razoabilidade e proporcionalidade, pois os fatos apurados so de extrema gravidade, a causar vultosa leso ao errio que poderia ser evitada pelo impetrante. Anote-se constarem do PAD provas a corroborar as condutas imputadas, revelando-se o ato de destituio, alm de razovel e proporcional hiptese, devidamente motivado de acordo com a ordem jurdica. Precedentes citados: AgRg no MS 14.123-DF, DJe 25/5/2009; AgRg no MS 14.073-DF, DJe 6/4/2009, e MS 12. 317-DF, DJe 16/6/2008. MS 14.534-DF, Rel. Min. Felix Fischer, julgado em 9/12/2009. PAD. DEMISSO. ADVOCACIA ADMINISTRATIVA. (Processo Administrativo Disciplinar) Foi imposta impetrante a pena de demisso pela prtica de advocacia administrativa enquanto exercia a chefia do setor de RH de rgo pblico. A conduta apenada consistia no uso de procurao firmada por uma aposentada para proceder a seu recadastramento anual na repartio que a impetrante administrava, visto que vedado ao servidor atuar como procurador ou intermedirio em
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 60

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 reparties pblicas, salvo se diante de benefcio previdencirio ou assistencial de parente at o segundo grau, cnjuge ou companheiro (art. 117, XI, da Lei n. 8.112/1990). Apurou-se, tambm, que, sem o abrigo da procurao, por vezes considerou como verdadeiras as assinaturas da aposentada apostas em seu recadastramento, rubrica que no condizia com a original constante de seus assentos funcionais. Diante disso, a Seo entendeu que a demisso impingida caracteriza ofensa ao princpio da proporcionalidade e ao que dispe o art. 128 da referida lei. Pesam os fatos de que no h gravidade na atuao da impetrante; ela no se valeu do cargo em proveito prprio ou de outrem; nem sequer existe leso aos cofres pblicos; agiu para manter benefcios que eram efetivamente devidos aposentada; no houve intermediao ilcita que envolva outros agentes da Administrao; no foi imputada qualquer outra infrao disciplinar impetrante e ela no ostenta maus antecedentes funcionais. Dessarte, a segurana foi concedida para anular a portaria que a demitiu e determinar sua reintegrao com todos os direitos do cargo, sem prejuzo a que se lhe aplique outra penalidade menos gravosa. Anote-se, por fim, ser possvel ao Judicirio examinar a motivao do ato que impe pena disciplinar ao servidor, isso com o desiderato de averiguar se existem provas suficientes da prtica da infrao ou mesmo se ocorre flagrante ofensa ao princpio da proporcionalidade, tal como ocorreu na hiptese. Precedentes citados: MS 12.429-DF, DJ 29/6/2007, e MS 13.091-DF, DJe 7/3/2008. MS 14.993-DF, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 8/6/2011. COMPETNCIA ADMINISTRATIVA DISCIPLINAR. PAD. FALTA ANTERIOR. REDISTRIBUIO. SERVIDOR PBLICO. O QUE DETERMINA A COMPETNCIA PARA A AUTORIDADE RESPONSVEL PELA CONDUO DO PAD O MOMENTO DA INFRAO, NO DO CONHECIMENTO DO FATO. (Processo Administrativo Disciplinar) Em mandado de segurana (MS), a impetrante, servidora pblica federal, busca que seja declarada a nulidade de processo administrativo disciplinar (PAD), defendendo que, aps sua redistribuio ao quadro do Ministrio da Sade, passou a ser desse ministrio a competncia administrativa disciplinar para process-la e puni-la. Sucede que, para o Min. Relator, a Administrao Pblica agiu em conformidade com o ordenamento jurdico ao instaurar sindicncia, e a sua redistribuio no desloca a competncia disciplinar anterior, a qual se estabelece justamente com base no critrio temporal, ou seja, ocorrendo a transgresso, fixa-se a competncia da autoridade responsvel pela apurao dos ilcitos, independentemente de eventuais modificaes de lotao dentro da estrutura da Administrao Pblica, pois a promoo da sindicncia e
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 61

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 do PAD cabe ao rgo ou entidade pblica ao qual o servidor encontra-se vinculado no momento da infrao, ainda que a notcia da falta tenha chegado ao conhecimento do ente pblico somente aps a remoo do servidor. Isso porque esse ente, que est mais prximo dos fatos, quem possui o interesse na averiguao dessas condutas reprovveis, sem contar a segurana transmitida a todos os envolvidos decorrente do estabelecimento de pronto da competncia disciplinar que perdurar at o resultado final e, no menos importante, a maior facilidade para a colheita de provas e outros elementos pertinentes aos fatos. Tambm destacou que a discusso sobre o alcance e a consistncia das provas que serviram de base concluso adotada pela comisso processante revela-se inadequada via estreita do mandamus que exige prova pr-constituda e inequvoca do direito lquido e certo invocado. Diante do exposto, a Seo denegou a segurana, ficando prejudicado o agravo regimental interposto contra o decisum que indeferiu o pedido liminar. Precedentes citados: AgRg no MS 15.603-DF, DJe 4/5/2011, e MS 15.175-DF, DJe 16/9/2010. MS 16.530-DF, Rel. Min. Castro Meira, julgado em 22/6/2011. Reintegrao no cargo pessoal, mas anulao de demisso tem reflexo para herdeiros (Provimentos Reintegrao) Herdeiros de servidor pblico que buscava a nulidade de demisso e morreu durante o processo tm o direito de prosseguir na ao, pois, embora a reintegrao no cargo pblico seja ato personalssimo, os efeitos jurdicos da nulidade da demisso se refletem na esfera jurdica de seus dependentes. A concluso da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ), ao negar provimento a recurso especial do Estado de Pernambuco. A questo teve incio com a ao anulatria de ato administrativo de demisso, cumulada com reintegrao no cargo, proposta por policial militar. A sentena de primeiro grau extinguiu a ao judicial, sem julgamento do mrito, pois o servidor faleceu durante o processo judicial. A viva apelou e o Tribunal de Justia de Pernambuco (TJPE) reformou a sentena, reconhecendo a existncia de interesse recursal por parte dela. Com a possvel anulao do ato que licenciou o autor, ex-policial militar, com efeitos da advindos, surgiria para seus herdeiros-dependentes, em decorrncia de seu falecimento, o direito percepo de penso do Estado", considerou o relator do caso na segunda instncia. Na deciso, o tribunal afastou, ainda, por carncia de amparo legal, a alegao do Estado de que haveria a necessidade de todos os herdeiros do autor terem recorrido da sentena. O presente apelo,
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 62

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 no obstante individual, foi bastante para devolver ao tribunal a anlise de questo cuja deciso, ora proferida, com a anulao da sentena, automaticamente aproveitar a todos os herdeiros interessados em se habilitar no processo", acrescentou o relator. O Estado de Pernambuco recorreu ao STJ, contestando a deciso. Em parecer, o Ministrio Pblico Federal (MPF) sustentou que, embora se reconhea que o pedido de reintegrao de cunho personalssimo, o mesmo no se d com o pedido de nulidade tanto da sindicncia como do licenciamento dela decorrente. Afirmou, ainda, no haver ilegalidade na apelao individual da viva. Embora no habilitada nos autos, agiu como terceira prejudicada (artigo 499 do Cdigo de Processo Civil) e no como substituta processual dos demais sucessores, pois defendia direito prprio, acrescentou o parecer. Ao examinar o caso, o STJ negou provimento ao recurso do Estado, mantendo a deciso do TJPE. O relator do caso, ministro Humberto Martins, reconheceu a legitimidade da viva, na qualidade de terceira interessada, para apelar da sentena que extinguiu o processo sem julgamento do mrito, em razo da morte do servidor pblico, ainda que os demais herdeiros no tenham recorrido. Para o relator, h nexo de interdependncia entre o seu interesse de intervir e a relao jurdica submetida apreciao judicial. O apelo requerido pela viva, na qualidade de terceira interessada, aproveitar a todos os herdeiros, que podero, acaso provido o recurso, presenciar a absolvio do servidor falecido no processo administrativo contra ele instaurado e gozar de todos os direitos da advindos, como por exemplo, penso por morte, concluiu Humberto Martins.

PRESCRIO. PAD. DEMISSO. (Processo Administrativo Disciplinar) O prazo prescricional da pretenso punitiva da Administrao Federal comea a ser contado da data em que se torna conhecido o fato desabonador (art. 142, 1, da Lei n. 8.112/1990), mas a instaurao do processo administrativo disciplinar (PAD), mediante a publicao da respectiva portaria, interrompe a prescrio ( 3 do mencionado artigo). Contudo, a contagem da prescrio volta a correr por inteiro aps transcorridos 140 dias, prazo mximo para a concluso do PAD. A Lei n. 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa LIA) no revogou, seja de forma tcita ou expressa, dispositivos da Lei n. 8.112/1990. Ela apenas definiu atos de improbidade administrativa e lhes cominou penas que podem ser aplicadas a agentes pblicos ou no. Da que permaneceu inclume a independncia entre as esferas penal, civil e administrativa, conforme
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 63

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 previsto pela prpria LIA em seu art. 12. Assim, diante dessa independncia, conclui-se que a Administrao pode impor pena de demisso ao servidor nos casos de improbidade administrativa. certo, tambm, que a exordial do mandamus e as informaes da autoridade tida por coatora delimitam a controvrsia no mandado de segurana, o que veda a posterior alterao do pedido ou seus fundamentos. Assim, a Seo, ao prosseguir o julgamento, denegou a segurana. O Min. Napoleo Nunes Maia Filho ressalvou seu entendimento de ser impossvel Administrao aplicar pena de demisso por ato de improbidade. Precedentes citados: MS 10.220DF, DJ 13/8/2007; MS 12.262-DF, DJ 6/8/2007; MS 10.987-DF, DJe 3/6/2008; MS 12.536-DF, DJe 26/9/2008; MS 7.253-DF, DJ 19/12/2002, e MS 4.196-DF, DJ 17/8/1998. MS 12.735-DF, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 9/6/2010. Banca pode exigir que candidatos estejam atualizados sobre matrias fixadas em edital (RMS 33191) (concurso pblico) A banca examinadora de concurso pblico pode elaborar pergunta decorrente de atualizao legislativa superveniente publicao do edital quando estiver em conformidade com as matrias nele indicadas. A deciso da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ), em um recurso em que candidatos de um concurso pblico para o cargo de promotor de Justia do Maranho questionavam a aplicao da prova. A questo formulada na fase oral do concurso se referia adoo, tema pertinente ao Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) que no estava previsto no edital para aquela fase. A Turma entendeu que o assunto faz parte do Direito Civil, bloco de matria que poderia ser objeto de questionamento quanto sua atualizao. A questo oral buscava saber se poderia o Ministrio Pblico concordar com o deferimento de adoes para pessoas no cadastradas e em que hipteses normativas isso ocorreria. Os candidatos argumentavam que no era possvel formular perguntas que remetiam ao artigo 50, pargrafo 13, do ECA, pois poca da realizao do exame j estava em vigor o artigo 1.618 do Cdigo Civil de 2002. Segundo o Cdigo, a adoo de crianas e adolescentes ser deferida na forma prevista pelo Estatuto. O relator, ministro Humberto Martins, entendeu que a nova redao conferida pela Lei n. 12.010/2009 ao artigo 1.618 do CC/2002 j estava em vigor quando da convocao do candidato para o exame oral. Uma vez previsto em edital o subitem adoo, dentro do ramo de Direito Civil, dever do candidato se manter atualizado. Evidente que o captulo adoo tema sabatinado na fase oral deve ser aquele vigente poca, pois exigido do candidato que esteja atualizado em todas as matrias indicadas na abertura do
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 64

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 certame. Segundo o ministro Humberto Martins, no existe direito lquido e certo nomeao, pois a pergunta est de acordo com o edital do concurso pblico. Premiaes por produtividade no podem fazer pagamento maior que o teto remuneratrio (Teto remuneratrio) Mesmo que os servidores faam jus a premiao peridica por produtividade, esse prmio no pode fazer com que os pagamentos superem o teto remuneratrio do servio pblico. O entendimento foi adotado pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) no julgamento de recurso interposto pelo Sindicato dos Funcionrios Fiscais do Amazonas (Sindifisco). Anualmente, se as metas estabelecidas para o perodo forem superadas, os fiscais do estado do Amazonas recebem o Prmio Anual de Produtividade Fazendria. Mas, em 2004, o Decreto Estadual n. 24.022 determinou que o prmio no seria pago, pois, somado aos vencimentos, superaria o valor do teto remuneratrio. O Sindifisco ingressou em juzo contra a medida, mas o Tribunal de Justia do Amazonas (TJAM) negou o mandado de segurana afirmando que no haveria direito lquido e certo dos servidores, por ofensa a normas constitucionais. No recurso ao STJ, alegou-se que no houve adequada prestao jurisdicional, j que algumas das questes levantadas no recurso no foram analisadas. O sindicato tambm argumentou que os juzes que compunham o rgo julgador seriam convocados da primeira instncia, ofendendo o princpio do juiz natural. Na questo de mrito, afirmou que o no pagamento do prmio desrespeitaria o princpio da irredutibilidade dos vencimentos ou proventos de aposentadoria, pois a vantagem pessoal seria imune ao teto remuneratrio. Entretanto, o entendimento do ministro Mauro Campbell Marques, relator do processo, foi que um rgo julgador no precisa responder a cada questo levantada pelas partes. O relator tambm apontou que, segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), um julgamento conduzido majoritariamente por juzes convocados no ofende o princpio do juiz natural e as regras dele derivadas. O ministro Campbell tambm observou que o teto remuneratrio foi estabelecido pelo artigo 37, inciso XI, da Constituio Federal, alterado pela Emenda Constitucional n. 41, de 2003. Tal regra no faz excees para o recebimento de prmios ou incentivos peridicos, no havendo portanto direito ao prmio que, somado ao vencimento, ultrapasse o teto. No prevalece a garantia da irredutibilidade de vencimentos em face da nova ordem constitucional, esclareceu. Por fim, ele destacou que, com a EC 41/03, as vantagens remuneratrias de qualquer natureza devem ser includas no clculo do teto

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

65

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 constitucional. Com essa fundamentao, a Turma negou o recurso do sindicato. COMPETNCIA. STJ. GREVE. MBITO NACIONAL. (Direito de greve) O exerccio do direito greve previsto no art. 37, VII, da CF/1988 no pode ser obstado pela ausncia de lei especfica, devendo incidir, ento, de modo excepcional e com as necessrias adaptaes, a Lei de Greve do Setor Privado (Lei n. 7.783/1989), conforme orientao do STF. Ainda de acordo com o STF, este Superior Tribunal competente para processar e julgar os pedidos oriundos do direito de greve no servio pblico de mbito nacional ou quando abranger mais de uma unidade da Federao em regies diferentes de Justia Federal, em razo da natureza administrativa pblica das relaes dos servidores federais com a Administrao, afastando-se a possibilidade de apreciao na Justia do Trabalho. Assim, o sindicato da categoria em greve ou comisso de negociao acordar com o gestor pblico a manuteno em atividade de equipes para assegurar a continuidade dos servios cuja paralisao possa resultar prejuzo irreparvel (art. 9 da Lei n. 7.783/1989), garantindo, durante a greve, a manuteno dos servios indispensveis ao atendimento das necessidades inalienveis da comunidade (art. 11 da Lei n. 7.783/1989). Comprovado o atendimento dessas exigncias legais, tem-se a paralisao como legtima (art. 2 da referida lei). Diante do exposto, a Seo julgou procedente o pedido para declarar a legalidade do movimento grevista dos auditores fiscais da Receita Federal, iniciado em 18/3/2008, bem como determinar a reverso, para todos os efeitos, das eventuais faltas anotadas na folha de ponto dos grevistas, afastar a aplicao de qualquer sano, seja de que matria for, pela participao dos substitudos na paralisao. Quanto a haver desconto na remunerao em razo dos dias parados, a Seo, por maioria, entendeu ser possvel faz-lo, a no ser que haja a reposio desses dias, com o acrscimo na jornada diria at que compensados integralmente. Precedentes citados do STF: MI 708-DF, DJ 25/10/2007, e MI 712-PA, DJ 25/10/2007. Pet 6.642-RS, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, julgada em 12/5/2010. MS. DEMISSO. SERVIDOR. PROVA EMPRESTADA. (Processo Administrativo Disciplinar) Trata-se de mandado de segurana impetrado por servidores contra ato supostamente ilegal de ministro de Estado da Previdncia Social consubstanciado na aplicao de demisso do cargo com fundamento no art. 117, IX, da Lei n. 8.112/1990 valer-se de cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem em detrimento da dignidade da
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 66

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 funo. Alegam os servidores vrias nulidades do processo administrativo (PAD). Para o Min. Relator, no h nulidade do PAD por ter-se utilizado de prova emprestada obtida em ao penal em curso, uma vez que o STF admite a migrao da prova criminal excepcional para procedimentos cveis (art. 5, X e XII, da CF/1988), apesar de ressalvar seu ponto de vista, pois s admite quebra de sigilo telefnico para investigao e instruo processual penal. Tambm destacou que no procede a alegao de o presidente da comisso processante exercer cargo de tcnico do seguro social e haver auditor fiscal na qualidade de indiciado. Isso porque o art. 149 da Lei n. 8.112/1990 claro ao exigir que o presidente da comisso disciplinar deva ocupar cargo efetivo superior ou de mesmo nvel ou tenha nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado, mas, no caso, os impetrantes exerciam cargos de tcnico de seguro social. Quanto s demais nulidades apontadas, observou que a jurisprudncia tem entendido que, no PAD, elas s devero ser reconhecidas quando houver prejuzo defesa do acusado (princpio pas de nullit sans grief). Assim, observa que as punies de demisso impostas observaram os postulados da proporcionalidade e razoabilidade, elementos de legalidade do ato disciplinar. Com esse entendimento, a Seo denegou o mandamus. Precedentes citados do STF: Inq QO 2.424-RJ, DJ 24/8/2007. MS 14.405-DF, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, julgado em 26/5/2010. DECISO (MS 16141) Servidor que j cumpriu suspenso no pode ser demitido pelo mesmo motivo (Processo Administrativo Disciplinar) Depois de cumprida a primeira punio pelo servidor pblico, inadmissvel uma segunda sano mais gravosa pelos mesmos motivos, em razo da instaurao de novo processo administrativo disciplinar (PAD). A deciso da Primeira Seo do Superior Tribunal de Justia (STJ), em um mandado de segurana em que um defensor pblico da Unio questionou a demisso, aplicada pelo ministro da Justia. A demisso ocorreu dois anos depois de ele j ter cumprido suspenso de 90 dias. O corregedor-geral da Unio aconselhou a anulao do primeiro PAD por vcios insanveis e o a constituio de novo processo, que acabou por gerar uma sano mais grave. Entre os vcios apontados, estava a participao na comisso disciplinar de servidor no estvel no servio pblico. Segundo o relator, ministro Castro Meira, o poder de autotutela conferido Administrao implica uma obrigao de sanear os vcios e restabelecer o primado da legalidade. No obstante a regra geral, h fatores excepcionais que inibem a atuao da Administrao.
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 67

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 Essas hipteses extraordinrias, de acordo com Castro Meira, visam dar estabilidade jurdica aos administrados e a impedir que situaes j consolidadas possam vir a ser modificadas, ou eivadas de subjetivismo. A Lei n. 8.112/1990 permite a reviso do PAD em algumas situaes, mas, da reviso, no pode surgir uma penalidade mais grave. Findo o processo e esgotada a pena, beira o absurdo que, por irregularidade para qual o impetrante no contribuiu e que, no final das contas, sequer foi determinante ao resultado do PAD, a Administrao Pblica ignore o cumprimento da sano, promova um rejulgamento e piore a situao do servidor pblico, ao arrepio dos princpios da segurana jurdica e da proteo boa-f, afirmou o ministro. Quanto alegao de incompetncia para aplicar a sano, a Primeira Seo definiu que o artigo 1 do Decreto n. 3.035/1999 delega competncia aos ministros de Estado para julgar processos administrativos disciplinares e aplicar a pena de demisso a servidores pblicos. A ressalva se aplica somente destituio relativa cargos em comisso de elevado nvel hierrquico na escala administrativa, conhecido como CNEs, que no era o caso do defensor. DECISO Candidata aprovada em primeiro lugar tem direito nomeao em concurso que no fixou nmero de vagas (concursos pblicos acessibilidade) O Superior Tribunal de Justia (STJ) garantiu o direito nomeao a uma candidata aprovada em primeiro lugar no concurso pblico para o cargo de professor de lngua portuguesa do ensino fundamental do municpio de Santo Cristo, no Rio Grande do Sul. A Primeira Turma considerou que, como o edital no fixou o nmero de vagas a serem preenchidas com a realizao do concurso, possvel presumir que haja pelo menos uma vaga e esta deve ser ocupada por quem passou em primeiro lugar. O Tribunal de Justia estadual havia rejeitado o mandado de segurana interposto pela candidata, com o argumento de que no havia direito lquido e certo nomeao, j que ela no foi preterida por outro candidato aprovado no concurso. Tambm no ficou demonstrado que a administrao tenha contratado outro servidor em carter emergencial durante a vigncia do certame. A candidata recorreu ao STJ. Segundo a jurisprudncia do STJ, irrelevante o argumento de que no houve contratao emergencial para a disciplina de lngua portuguesa. A questo que no cabe administrao o juzo de oportunidade e convenincia quando h candidato aprovado dentro
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 68

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 do nmero de vagas, pois ele tem direito subjetivo nomeao e no mera expectativa de direito. Somente na hiptese de o candidato ser classificado fora do nmero de vagas que seria pertinente a indagao sobre contrataes emergenciais. A deciso unnime da Turma, negando provimento ao agravo em recurso em mandado de segurana interposto pelo Estado do Rio Grande do Sul, mantm deciso monocrtica proferida pelo ministro Hamilton Carvalhido (hoje aposentado), que reformou deciso do tribunal estadual. O julgamento foi concludo aps apresentao de voto-vista pelo ministro Teori Zavascki. Vinculao ao edital De acordo com deciso do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida no RE 598.099, a administrao pode escolher o momento no qual realizar a nomeao, mas est vinculada ao edital quanto ao nmero de vagas oferecidas no concurso pblico. Isso decorre do dever da boa-f da administrao e em respeito segurana jurdica. O candidato que se submete a um concurso pblico confia que a administrao tenha se pautado segundo as regras expostas no edital. Para o STF, a recusa da administrao em nomear candidatos aprovados dentro do nmero de vagas deve ser motivada e passvel de controle pelo Poder Judicirio. A no nomeao dos candidatos s pode ocorrer em situaes excepcionalssimas, surgidas aps a publicao do edital, ou determinadas por situaes extraordinrias, imprevisveis poca da publicao do edital, ou ainda em casos de extrema gravidade. Segundo o relator no STF, ministro Gilmar Mendes, o direito nomeao representa tambm uma garantia fundamental da plena efetividade do princpio do concurso pblico. A jurisprudncia do STF e do STJ determina que, uma vez expirado o prazo de validade do concurso, o candidato aprovado dentro do nmero de vagas previsto no edital tem direito subjetivo nomeao e posse no cargo disputado.

Chefia interina s deve ser paga nos perodos superiores a 30 dias (resp 548340/RN) (Sistema Remuneratrio) Os servidores pblicos federais que ocupam cargos de direo ou chefia interinamente s tm direito remunerao extra quando a substituio passa de 30 dias, e apenas a partir do trigsimo dia. Com base nessa interpretao da Lei n 8.112/1990, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) rejeitou a pretenso de dois servidores que reclamavam a diferena por terem ocupado cargo de
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 69

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 direo em diversos perodos entre 1997 e 2000. Os dois servidores tiveram o direito ao recebimento reconhecido pelo Tribunal Regional Federal da 5 Regio. A Unio foi condenada a pagar as diferenas entre a remunerao dos cargos de que eles eram titulares e a de diretor de secretaria, cargo que exerceram em carter de substituio. Relator do recurso da Unio no STJ, o ministro Og Fernandes assinalou que a Corte j tem posio firmada sobre a legalidade do pagamento apenas aps o perodo de 30 dias de substituio, conforme previsto na legislao que institui o regime jurdico dos servidores. Ele observou que, no caso analisado, as substituies exercidas no ultrapassaram esse perodo. De acordo com a Lei n 8.112/90, os substitutos que assumirem cargos ou funes de direo ou chefia, durante afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares do titular, e mesmo em caso de vacncia, tero direito diferena de remunerao. A mesma regra se aplica aos substitutos dos ocupantes de cargos de natureza especial. No entanto, o pargrafo 2 do artigo 38 da Lei n 8.112/90, com a redao alterada pela Lei n 9.527/1997, estabelece que o substituto far jus retribuio pelo exerccio do cargo (...) nos casos dos afastamentos ou impedimentos legais do titular superiores a 30 dias consecutivos, pago na proporo dos dias de efetiva substituio que excederem o referido perodo. O texto original da Lei n 8.112/90 determinava o pagamento da diferena desde o primeiro dia de substituio, mas essa situao foi modificada pela Medida Provisria n 1.522/1996, reeditada vrias vezes pelo governo at a converso na Lei n. 9.527/97. Com isso, o direito retribuio adicional do interino passou a existir apenas a partir do trigsimo dia de substituio. Expectativa de concursado vira direito nomeao se contratao temporria revela vaga (Resp 1124373) (Concursos Pblicos acessibilidade) A mera expectativa de direito nomeao, por parte de candidato aprovado em concurso cujo prazo de validade ainda no venceu, transforma-se em direito subjetivo de ser nomeado quando a contratao de servidores temporrios comprova a necessidade da administrao em preencher vagas existentes. Com essa considerao, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) confirmou deciso do ministro Napoleo Nunes Maia Filho e garantiu a nomeao de uma candidata ao cargo efetivo de mdica oftalmologista na Universidade Federal Fluminense (UFF). A candidata entrou na Justia do Rio de Janeiro alegando que, apesar de ter ficado em terceiro lugar no concurso pblico, foi preterida pela
Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 70

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 administrao, que contratou, em carter temporrio e excepcional, profissionais mdicos para a prestao de servio no Hospital Universitrio Antnio Pedro entre eles um oftalmologista. Segundo a defesa da candidata, a contratao precria de servidores temporrios dentro do prazo de validade do concurso transforma a mera expectativa de direito nomeao em direito lquido e certo, pois comprova a existncia de vagas e o interesse pblico no seu preenchimento. O Tribunal Regional Federal da 2a. Regio (TRF2) no reconheceu o direito, afirmando que a candidata no foi preterida. A contratao temporria de mdico oftalmologista, levada a efeito pela administrao por meio de processo seletivo simplificado (Lei 8.745/93), realizado dentro do prazo de validade do certame anterior, no gera preterio, a qual s ocorreria se tal medida tivesse sido adotada em uma circunstncia distinta, em que se constatasse a existncia de cargo pblico de provimento efetivo vago, afirmou o TRF2. Ao examinar recurso especial da candidata, o relator, ministro Napoleo Maia Filho, reconheceu que ela tem razo em sua pretenso de ser nomeada. Segundo o ministro, a habilitao em concurso no cria, para o aprovado, o imediato direito nomeao, mas somente uma expectativa de direito. Por outro lado, caso haja omisso ou recusa na nomeao de candidato devidamente aprovado em concurso pblico, cujo prazo ainda no expirou, e se ficar comprovada nos autos a necessidade da administrao em preencher vagas existentes, este passa a ter direito subjetivo a ser nomeado, ressaltou. O relator deu provimento ao recurso em deciso monocrtica. A universidade entrou com agravo regimental contra a deciso, mas, como j existe entendimento pacfico sobre o assunto no STJ, a Quinta Turma manteve a posio do ministro. A manuteno de contratos temporrios para suprir a demanda por mdicos oftalmologistas demonstra a necessidade premente de pessoal para o desempenho da atividade, revelando flagrante preterio daqueles que, aprovados em concurso ainda vlido, estariam aptos a ocupar o cargo circunstncia que, a teor da jurisprudncia desta Corte Superior, faz surgir o direito subjetivo do candidato nomeao, concluiu o ministro. PAD. PRESCRIO. PENA. DEMISSO. (Processo Administrativo Disciplinar) A Seo denegou a segurana ao entendimento de que, quando h sentena penal condenatria, o prazo de prescrio no processo administrativo disciplinar (PAD) conta-se pela pena em concreto aplicada na esfera penal nos termos dos arts. 109 e 110 do CP. In casu, guarda de presdio integrante de quadro em extino de exProf. Cyonil Borges e Sandro Bernardes www.estrategiaconcursos.com.br 71

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 territrio foi demitido do servio pblico, sendo-lhe atribuda a prtica dos crimes de homicdio duplamente qualificado e ocultao de cadver (arts. 121, 2, III, IV, e 211, todos do CP), pelos quais o tribunal do jri o condenou a 18 anos de recluso. Desse modo, para haver prescrio da pretenso punitiva, no caso, deveriam ser ultrapassados 20 anos. Destacou-se ainda que este Superior Tribunal, ao interpretar o art. 142, 2, da Lei n. 8.112/1990, entendeu que, se o servidor pblico cometer infrao disciplinar tambm tipificada como crime, somente se aplica o prazo prescricional previsto na legislao penal quando os fatos igualmente forem apurados na esfera criminal. Noticiam ainda os autos que, em um primeiro PAD, o impetrante foi punido com advertncia, mas posteriormente tal penalidade foi tornada sem efeito e, em outro processo disciplinar em que foram observados os princpios do contraditrio e da ampla defesa, foi-lhe aplicada a pena de demisso. Assim, segundo a jurisprudncia do STJ e do STF, nessa hiptese no ocorre a vedao da Sm. n. 19-STF. Ainda houve um outro procedimento administrativo, mas foram apurados outros fatos diferentes daqueles que ensejaram a demisso do impetrante. Da no haver razo para as alegaes do impetrante de que, em trs ocasies, ele teria sido julgado administrativamente pelos mesmos fatos. Precedentes citados do STF: AgRg no RMS 24.308-DF, DJ 25/4/2003; do STJ: RMS 19.887-SP, DJ 11/12/2006; RMS 18.551-SP, DJ 14/11/2005; RMS 13.134-BA, DJ 1/7/2004; RMS 15.933-RJ, DJe 2/2/2009; RMS 13.395-RS, DJ 2/8/2004; MS 10.026-DF, DJ 2/10/2006, e MS 7.491DF, DJ 4/3/2002. MS 14.040-DF. RMS 28.751 - Concurso regionalizado legal (concurso pblico) ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO. CONTROLE JUDICIAL. LIMITAO. LEGALIDADE E VINCULAO AO EDITAL. CRITRIOS E REGRAS EDITALCIAS. ATUAO DISCRICIONRIA DA ADMINISTRAO. REGRA DO EDITAL. REGIONALIZAO. CABIMENTO. OFENSA AO PRINCPIO DA ISONOMIA NO CONFIGURADO. 1. O controle do Poder Judicirio, em tema de concurso pblico, deve limitar-se verificao da observncia dos princpios da legalidade e da vinculao ao edital; em razo da discricionariedade da Administrao Pblica, que atua dentro do juzo de oportunidade e convenincia, na fixao dos critrios e normas editalcias, os quais devero atender aos preceitos institudos pela Constituio Federal de 1988, mormente o da vedao de adoo de critrios discriminatrios. 2. O critrio da regionalizao previsto em edital de concurso pblico no inquina o certame de ilegalidade, quando

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

72

Curso Terico de Direito Administrativo para a ESAF Prof Cyonil Borges e Sandro Bernardes aula 17 respeitados os princpios constitucionais, mormente o da isonomia. Precedentes. 3. No h ilegalidade na norma editalcia que elimina o candidato do certame se no aprovado dentro do nmero de vagas para a regio/localidade escolhida no momento da inscrio, no possuindo o candidato direito a concorrer em vaga em regio diversa daquela em que se inscreveu. 4. No caso dos autos, o Edital n. 08, de 08 de junho de 2007, estabeleceu que, caso fosse habilitado no certame e tivessem sido esgotadas as vagas da Unidade Administrativa para a qual inicialmente fizera a opo, o candidato, no momento da inscrio, poderia optar por integrar a denominada "lista geral", para concorrer s demais Unidades Administrativas do Estado de So Paulo. Assim, mesmo no tendo se classificado dentro do nmero de vagas para a localidade escolhida, permaneceria no certame com possibilidade de concorrer s vagas no ocupadas pela chamada "lista regional. Galera! Chega por hoje. Muita informao, no foi? Consolide o estudado, treinando com as questes, certo? Grande abrao. Cyonil Borges e Sandro Bernardes.

Prof. Cyonil Borges e Sandro Bernardes

www.estrategiaconcursos.com.br

73

S-ar putea să vă placă și