Sunteți pe pagina 1din 62

Introduo Ao nos depararmos com a religiosidade brasileira, na primeira metade do sculo XX, vemos pouca visibilidade do protestantismo.

somente na segunda metade do sculo XX com o surgimento dos movimentos pentecostais e especialmente neopentecostais, que percebemos um maior crescimento e dinamismo na religiosidade brasileira no que se refere ao protestantismo. Para entendermos melhor o que foi o neopentecostalismo, quais so as suas bases doutrinarias, de onde surgiu e como alcanou propores to grandes dentro do cenrio religioso brasileiro, iremos inicialmente abordar como se deu surgimento do protestantismo e seus reformadores, e como ocorreu a insero do protestantismo no Brasil, em seguida como surgiu o movimento pentecostal, e como se deu a formao desse movimento no Brasil, seguidas do histrico das primeiras Igrejas que surgiram e nasceram em nosso pas, para o fim do primeiro capitulo veremos como esse pentecostalismo se fragmentou gerando o neopentecostalismo e tambm teremos um breve histrico da primeiras Igrejas neopentecostais. As Igrejas pentecostais e neopentecostais apresentam caractersticas no encontradas no protestantismo histrico. Entre os vrios elementos que as distinguem esto a nfase na guerra espiritual entre o bem e o mal, no forte poder do demnio e na teologia da prosperidade e da sade. Alm disso, essas novas Igrejas se estruturam, na maioria das vezes, de forma empresarial se utilizando de tcnicas de marketing e dos meios e comunicao para alcanarem seus objetivos. O crescimento acelerado dessas Igrejas tem provocado fortes reaes tanto no campo religioso quanto na prpria sociedade brasileira. A forma como essas Igrejas tem se apresentado tem causado inmeras crticas, no s por darem a impresso de se apresentarem como meras empresas em busca de um lucro certo, e fazerem a comercializao do sagrado, mas tambm pelas implicaes ticas, e pelos inmeros escndalos fiscais e financeiros que envolvem alguns pastores e dirigentes.

Apesar de no ser o objeto de estudo nessa pesquisa, no podemos deixar de mencionar a Renovao Carismtica Catlica (RCC), ou pentecostalismo catlico como foi inicialmente conhecido. Esse movimento teve origem em 1967, num retiro espiritual na Universidade de Duquesne em Pittsburgh nos Estados Unidos. Na ocasio, essa experincia foi caracterizada por um reavivamento espiritual por meio da orao, do Esprito Santo e seus dons. Cabe ressaltar que a RCC apareceu na Igreja Catlica em um momento em que se comeava a procurar caminhos para se renovar a vida da Igreja e dos batizados, ao que j era desejada por conta do Conclio Vaticano II. 1 Porm, dentro deste amplo cenrio religioso, nos deteremos a estudar mais a fundo o fenmeno neopentecostal e a Igreja Universal do Reino de Deus, que tem mostrado um grande crescimento nas ltimas dcadas, que provoca reaes negativas tanto da Igreja Catlica quanto nas religies afrobrasileiras, alm de causar as mesmas reaes no protestantismo mais tradicional, pois boa parte dos fiis protestantes e at mesmo pentecostais esto, migrando para novas Igrejas como a Universal, que rompem com as velhas tradies do protestantismo. Cabe salientar que no temos a pretenso de fazer juzo de valor, nem de apontar se o agir dessas Igrejas correto ou errado. Pretendemos fazer uma breve anlise histrica, estrutural e teolgica, destacando seus elementos constitutivos enquanto religio, tais como doutrina, ritos, costumes, formao. Analisaremos tambm se existe algum vinculo da IURD com as demais Igrejas protestantes e qual o fator ou fatores que fizeram uma Igreja to recente crescer tanto em to pouco tempo e com os recursos dispe. Nossa metodologia consiste em uma pesquisa bibliogrfica e documental tomando por base os valiosos estudos de Ricardo Mariano, Leonildo Campos, Paulo Romeiro, Alberto Antoniazzi, entre outros, que focaram sua ateno no fenmeno pentecostal no cenrio religioso brasileiro. Cabe tambm salientar que ao fazermos o levantamento histrico das Igrejas aqui relatadas, nos utilizamos, na maioria das vezes, dos sites das prprias denominaes religiosas, embora alguns no apresentem informaes relevantes quanto a esse aspecto, forando-nos a realizar tambm pesquisas em outras fontes,
1

Cf. FORTE, B. A Igreja cone da Trindade: breve eclesiologia. So Paulo: Loyola, 1987, p.13. (Coleo Vaticano II - Comentrios - 3). SUENENS, C. L. J. Movimento Carismtico: um novo pentecostes. 2. ed. So Paulo: Paulus, 1996, p. 84.

como revistas, jornais e trabalhos acadmicos na rea, acreditamos ser mais crvel colher informaes dadas pelas prprias Igrejas sobre si mesmas. CAPTULO I O Protestantismo 1.1. O surgimento do Protestantismo

Para falarmos do Movimento Protestante no Brasil, percebemos que se faz necessrio traar um panorama histrico das vrias Reformas Protestantes, a fim de oferecer um melhor embasamento a nossa pesquisa. Antes de mais nada observemos que a Reforma Protestante aconteceu em um momento da histria de grandes inovaes artsticas, cientficas e filosficas, e com uma busca incessante pela verdade, despertando dessa forma uma nova viso sobre a Igreja e sobre a Religio. Desde o sculo XIV, a Igreja vinha perdendo sua autoridade e prestgio, enquanto ocorria um fortalecimento do poder real, retirando o poder dos senhores feudais e limitando o poder da Igreja, algumas autoridades religiosas preocupadas em recuperar o prestgio, se envolveram em guerras e lutas. Outros fatores que podem exemplificar a ruptura da Igreja e o nascimento de novas Igrejas foi a crise do papado e da cria romana, a venda de cargos eclesisticos e de indulgncias, a construo da nova baslica de So Pedro onde os gastos fizeram com que se cobrassem taxas dos catlicos e dos pases catlicos , e a crise econmica que atinge cavaleiros e camponeses. A Igreja continuou sendo criticada por ter si afastado dos ensinamentos de Jesus, por acumular riquezas e ser a maior proprietria de terras. Algumas pessoas, como Francisco de Assis, tentaram melhorar a Igreja sem se desligar dela, outras, como John Wycliffe e John Huss, desejavam reformas radicais, esses dois lanaram as bases da Reforma Protestante.

10

Mas somente com Martinho Lutero2, monge agostiniano e doutor em teologia, foi que, teve incio a Reforma Protestante. A Reforma Luterana 3 ocorreu dentro do reino de Carlos V, senhor da Espanha, Alemanha e Pases Baixos. A Alemanha no era unificada e consistia em pequenos reinos governados por prncipes chamados eleitores, quase que independentes. Assim, em 1517, na Alemanha, Lutero insatisfeito com os rumos que a Igreja tomava, tornou pblicas suas 95 teses. Nelas ele condenou a venda de indulgncias e de relquias. Negou o valor espiritual das indulgncias, pois para ele, a Igreja no tinha o poder de perdoar os pecados, e s a f salva. Na verdade Lutero queria reformar a Igreja no se separar dela. Props novas regras para a vida crist. Suprimiu o culto aos santos e a virgem Maria, aboliu o celibato clerical, negou a infalibilidade do papa e o dogma da transubstanciao. Conservou apenas dois sacramentos: o do batismo e o da eucaristia. Diante disso o papa Leo X exigiu que Lutero se desculpasse. Lutero no o fez, e intensificou suas crticas a Igreja. Ento o papa escreveu uma bula de nome Exsurge Domine dando a Lutero um prazo de sessenta dias para se retratar. A reao de Lutero foi de queimar a bula papal em praa publica, ao saber disso o papa o excomungou. Vrios prncipes alemes aderiram reforma luterana e com o auxlio desses prncipes, Lutero fundou sua Igreja, para a qual definiu uma nova doutrina. Segundo a doutrina luterana:
Somente a f em Deus salva. A Bblia, por meio da qual Deus se revela a nica fonte realmente confivel. O batismo e a eucaristia so os dois nicos sacramentos. Na eucaristia luterana, no se acredita que o po e o vinho se transformem em corpo e sangue de Cristo. O culto as imagens no tem fundamento. Qualquer membro da Igreja pode se casar. 4

Martinho Lutero (Martin Luther) nasceu em 1483, em Eisleben, tinha seis irmos e seu pai trabalhava nas minas de carvo. Vencendo as limitaes econmicas da famlia, entre 15011505 estudou na universidade de Erfurt. Em 18 de junho de 1505, entrou no Convento dos Eremitas Agostinianos de Erfurt, onde foi ordenado padre em 1507. Em 1512 se torna superior do Convento Agostiniano de Wittenberg. Doutor em teologia e em exegese bblica, leciona sobre as cartas paulinas aos Glatas e aos Romanos. Cf. BESEN, J. A. O universo religioso: As grandes religies e tendncias religiosas atuais . So Paulo: Mundo e Misso, 2005. p. 129-130. 3 MENDONA, A. G. Protestantes, Pentecostais e Ecumnicos. So Bernardo do Campo: UMESP, 1997. p. 57. 4 BESEN, J. A. O universo religioso: As grandes religies e tendncias religiosas atuais , op. cit., p. 130-135.

11

Diante do avano do luteranismo, o imperador proibiu este tipo de culto nos principados em que o prncipe fosse catlico. Para ele a religio do povo deveria ser a mesma que a do prncipe. Em 19 de abril 1529 seis prncipes luteranos e quatorze cidades alems realizaram um protesto, quando a segunda dieta de Speyer, convocada pelo imperador Carlos V, revogou uma autorizao concedida trs anos antes para que cada prncipe determinasse a religio de seu prprio territrio. A partir da, a palavra protestante usada nas reas de lngua alem para se referir s Igrejas Luteranas, enquanto que tambm vem nomear todos os seguidores das igrejas que surgiram a partir da Reforma. Da Alemanha, o protestantismo se espalhou rapidamente para outros pases com a ajuda de outros importantes reformadores, como Joo Calvino e o rei ingls Henrique VIII. Joo Calvino5 foi um reformador de esprito universal. Realizou uma segunda reforma, onde suas bases religiosas ultrapassaram todas as fronteiras, dando origem a inmeras comunidades eclesiais, denominadas reformas, das quais citamos, para exemplificar: presbiterianos, metodistas, pentecostais em geral, adventistas e batistas. J no sculo XX da Igreja reformada calvinista surgiram Igrejas pentecostais, como as Assemblias de Deus, Evangelho Quadrangular e Congregao Crist. As Igrejas pentecostais devem a Calvino sua doutrina e organizao. Teologicamente Calvino sustentou as teses de Lutero, menos a da comunho, porm a base teolgica do calvinismo a soberania de Deus, a predestinao e um novo governo eclesistico, baseado na autoridade do mais antigo o presbtero. O grande questionamento de Calvino era saber como se chega ao domnio de Deus sobre a humanidade, pois, a criao somente tem sentido para a glria e soberania de Deus. O Esprito Santo ocupa um lugar central na doutrina calvinista e na vida do crente. O culto calvinista est centrado na palavra de Deus anunciada no Esprito Santo. O homem deve evitar ao mximo tudo que o distraia da presena de
5

Joo Calvino nasceu na cidade de Noyon, no norte da Frana, em 1509, no interior de uma famlia burguesa. Seu pai era advogado e administrador. Calvino teve uma tima formao, estudou em Paris, Orlans e Bourges, obtendo licena nas artes liberais e na jurisprudncia. Ao ter contato com as idias de Lutero, converteu-se ao protestantismo e passou a divulga-lo, foi acusado de herege, deixou a Frana e refugiou-se em Genebra, na Sua onde encontrou um outro reformador Ulrico Zwinglio. Cf. BESEN, J. A. O universo religioso: As grandes religies e tendncias religiosas atuais, op. cit., p. 141-142.

12

Deus: flores, esculturas, pinturas, instrumentos musicais, etc. Os calvinistas admitem somente dois sacramentos, o batismo e a ceia, esta ltima celebrada apenas quatro vezes ao ano. Para os calvinistas o homem impotente para salvar a si mesmo, por isso se acredita na predestinao um tipo de eleio divina, a morrer para sempre ou ganhar a vida eterna, esta eleio esta escondida na vontade de Deus, toda essa idia foi retirada da obra Institutio christianae religionis, Instituio da f crist, traduzida por Institutas, publicada por Calvino e continuamente ampliada, que se tornou o compendio teolgico dos calvinistas. Nos templos calvinistas, no se encontra esculturas ou pinturas e o plpito ocupava posio de destaque. As mulheres sempre devem estar com a cabea coberta e devem usar roupas longas6. O calvinismo inspira nos homens uma absoluta confiana em Deus cujo poder d coragem, e audcia para lutar. Toda essa moral calvinista vem favorecer o desenvolvimento do capitalismo, pois Calvino afirmava que se uma pessoa enriquecia por meio do trabalho e de uma vida puritana era sinal de que tinha sido eleita por Deus. Vida puritana para ele era acordar cedo, dormir cedo, poupar, no participar de jogos de azar, no ingerir bebida alcolica e se dedicar inteiramente a orao e ao trabalho. Pois bem ao valorizar todas essas coisas, se gera um habito de acumulo de capital como bem viu Max Weber em sua tica Protestante e o Esprito do Capitalismo . A reforma inglesa ocorreu com o rei Henrique VIII 1509 1547. Tudo comeou quando ele pediu ao papa Clemente VII a anulao de seu casamento com a princesa espanhola Catarina de Arago. O papa, no entanto, rejeitou o pedido do rei ingls. Esse mesmo, sem a aprovao papal, se casou novamente, desta vez com Ana Bolena, uma dama da sua corte. Ao saber disso o papa o excomungou em 03 de novembro de 1533. Por sua vez Henrique VIII com o apoio do parlamento, rompeu com papa e fundou a Igreja Anglicana, da qual ele prprio era o chefe. Alm disso, confiscou as terras e mosteiros da Igreja Catlica. Assim anulava o poder do papa na Inglaterra, e ao mesmo tempo se fortalecia.

Cf. BOULOS JUNIOR, A. Coleo histria: Sociedade e cidadania 6 serie. So Paulo: FTD, 2004. p.166.

13

A Igreja Anglicana, inicialmente, conservou quase intacta a doutrina catlica, negou apenas o primado papal, o celibato, os votos monsticos, e na liturgia adotou a lngua inglesa. Por isso era muito criticada pelos simpatizantes do protestantismo, at que Elisabeth, filha de Henrique VIII, introduziu a doutrina calvinista na sua igreja, conservando, porm a hierarquia e boa parte do cerimonial catlico e ao mesmo tempo condenando algumas doutrinas protestantes. A Igreja anglicana tem como caracterstica especial, um meio termo entre o catolicismo e o protestantismo. Com isso aumentou muito o nmero de seguidores do anglicanismo. A f anglicana celebra como verdadeiros sacramentos o Batismo e a Eucaristia e tem como ritos sacramentais, a Crisma (confirmao), as Ordenaes, a Penitncia, o Matrimnio e a Extrema-Uno, que, embora tenham fundamento na bblia, so predominantemente realizados na Igreja Catlica. Seu culto reflete a histria de sua prpria Igreja, em outros momentos mais voltado para a tradio catlica e noutros para a tradio protestante 7. 1.2. A insero do Protestantismo no Brasil As primeiras tentativas de insero do protestantismo no Brasil ocorreram no perodo colonial8. A primeira tentativa se deu no Rio de Janeiro no final de 1555, com uma expedio francesa comandada pelo vice-almirante Nicolau Durnd de Villegaignon, para fundar a Frana Antrtica. Esse empreendimento teve o apoio de Gaspard de Coligny, almirante hunguenote (nome dado aos reformadores calvinistas franceses), que seria morto no massacre do dia de So Bartolomeu. Em resposta a uma carta de Villegaignon, Calvino enviou um grupo de crentes reformadores, sob a liderana de Pierre Richier e Guillaume Chartier. E em 10 de maro de 1557, esses reformadores celebraram o primeiro culto evanglico do Brasil. Pouco tempo depois Villegaignon entrou em conflito com os calvinistas acerca dos sacramentos e os

BESEN, J. A. O universo religioso: As grandes religies e tendncias religiosas atuais , op. cit., p. 137-139. 8 Cf. MENDONA, A. G., VELASQUES FILHO, P. Introduo ao Protestantismo no Brasil. So Paulo: Loyola, 1990.

14

expulsou. Esta conquista da cidade do Rio de Janeiro ocorreu durante o perodo de 1555 1559. Depois de uma rdua guerra contra a Espanha, Holanda calvinista conquistou a sua independncia em 1568 e comeou a se tornar uma das naes mais prsperas da Europa. Pouco tempo depois, Portugal caiu sob o controle da Espanha por sessenta anos, a chamada "Unio Ibrica" que ocorreu de 1580 1640. Em 1621, os holandeses criaram a Companhia das ndias Ocidentais com o objetivo de conquistar e colonizar novos territrios, especialmente uma rica regio aucareira, o nordeste do Brasil. Essa companhia equipou forte esquadra comandada pelo almirante Jac Willekens. No dia 8 de maio de 1624, os holandeses tomaram Salvador, a capital do Brasil, a catedral foi entregue ao culto calvinista, o colgio jesuta virou um quartel e outras Igrejas serviram de depsito, mas foram expulsos no ano seguinte. Em 1630 Recife e Olinda, e boa parte do Nordeste 9, foram conquistadas, dando incio segunda tentativa de insero do protestantismo no Brasil, agora com os reformadores holandeses e flamengos at o ano de 1654. O principal lder do Brasil holands foi Joo Maurcio de Nassau, que governou o nordeste de 1637 1644. Nassau foi um notvel administrador, promoveu a cultura, as artes e as cincias, e concedeu uma boa medida de liberdade religiosa aos residentes catlicos e judeus. E em 1654, aps quase dez anos de luta, os holandeses foram expulsos. Aps a expulso dos holandeses, o Brasil fechou as portas aos protestantes por mais de 150 anos. Como as duas tentativas de insero do protestantismo no Brasil foram frustradas, consideramos o incio do protestantismo brasileiro a partir do sculo XIX. No ano de 1808 a famlia real portuguesa fugindo de Lisboa, veio para o Brasil. Essa fuga j prenunciava a permanncia inglesa no territrio brasileiro, pois o prncipe regente Joo decretou a abertura dos portos do Brasil s naes amigas. Em 1810 firmaram um tratado de comrcio e navegao, e em 1811 por comerciantes ingleses, foi fundada a primeira Igreja Anglicana no Brasil.

Cf. CECHINATO, L. Os 20 sculos de caminhada da Igreja. 5 edio. Petrpolis: Vozes 2003. p. 295-297.

15

No ano de 1827 foi fundada no Rio de Janeiro a comunidade protestante Alem-Francesa, onde congregavam juntos alemes, franceses e suos. Em 1851 chega ao Brasil o pastor presbiteriano James C. Fletcher, que dava assistncia aos marinheiros e imigrantes europeus. Fletcher influenciou diretamente a vinda de Robert Kalley e de sua esposa Sarah para o Brasil. Kalley nasceu na Esccia, estudou medicina e, em 1838, foi trabalhar como missionrio na Ilha da Madeira. Oito anos depois, escapou de violenta perseguio e foi para os Estados Unidos. Fletcher o sugeriu que viesse para o Brasil, e aqui chegaram em 1855, no mesmo ano Kalley e Sarah fundaram em Petrpolis a primeira escola dominical permanente, eles tiveram grande importncia na defesa da liberdade religiosa, em 1859 chega ao Rio o fundador da Igreja Presbiteriana no Brasil, o reverendo Ashbel Green Simonton. Percebemos que a insero do protestantismo no Brasil ocorreu de duas formas, com o protestantismo de imigrao e com o protestantismo de misso. O primeiro tambm chamado de protestantismo de colnia ou tnico surgiu como uma conseqncia direta do esforo colonizatrio, para o cultivo e ocupao dos espaos geogrficos brasileiros. O Brasil recebeu estrangeiros americanos, suecos, dinamarqueses, escoceses, franceses e especialmente alemes e suos. Uma conseqncia importante da imigrao protestante o fato de que ela ajudou a criar as condies que facilitaram a introduo do protestantismo missionrio no Brasil. Observa-se que, medida que os imigrantes alemes exigiam garantias legais de liberdade religiosa, estadistas liberais criaram a legislao avanada que, durante o longo reinado de D. Pedro II, protegeu as misses evanglicas. J o protestantismo de misso ocorre quando o missionrio vindo do exterior procurava converter os brasileiros. Dentro desta perspectiva, podemos citar a Igreja Metodista Episcopal que foi a primeira denominao a iniciar atividades missionrias junto aos brasileiros em 1835, atravs dos obreiros, Fountain E. Pitts, Justin Spaulding e Parish Kidder, eles fundaram no Rio de Janeiro escolas dominicais. Temos tambm a Igreja Batista fundada em 1882 por Willian Bagby e Zacharias Taylor em Salvador, dentre outras j citadas. O assim chamado protestantismo de misso acabou por se tornar a base do protestantismo brasileiro, pois: 16

O fato que o protestantismo histrico de origem missionria resistiu, pelo menos at agora. H algumas causas provveis que podem ajudar a entender e a explicar esse fenmeno. Primeiro sempre houve forte apelo religioso no protestantismo em virtude do incentivo piedade individual e da independncia pessoal quanto obteno da salvao. Segundo, o protestantismo no Brasil organizou-se e cresceu sob o primado do leigo; este fato pode muito bem ter capitalizado parte da mentalidade anticlerical brasileira recorrente em perodos do sculo XIX e XX.10 O que chamamos de protestantismo brasileiro na verdade so vrios protestantismos. Esses protestantismos se inseriram no Brasil primeiramente como resultado do movimento imigratrio iniciado no comeo do sculo XIX, depois da decorrncia da grande expanso missionria ocorrida na mesma poca. Esse quadro torna-se ainda mais complexo com a ecloso do pentecostalismo, tanto clssico quanto de cura divina, e com o estabelecimento no pas de um grande nmero de organizaes Protestantes desvinculadas das igrejas tradicionais.11

At a primeira metade do sculo XX, houve pouca visibilidade do protestantismo dentro da sociedade brasileira. Nessa poca o neopentecostalismo no havia surgido no Brasil, o pentecostalismo lentamente se urbanizava. E toda a histria do protestantismo brasileiro foi traduzida de protestante para protestante, sem nenhum fim acadmico ou crtico. 1.3. O Movimento Pentecostal no Brasil Dentro da histria do cristianismo, a busca por uma religiosidade mais intensa a partir de um contato maior e mais ntimo com Deus passa pelo Montanismo, Misticismo, Pietismo, pelas Ordens Mendicantes, Comunidade do Livre Esprito, que em geral so chamados de movimentos do Esprito, estes e muitos outros foram movimentos que correm a margem da Igreja oficial. As caractersticas principais desses movimentos so: a averso s normas e doutrinas da Igreja Catlica e uma revelao do Esprito. desses movimentos e de muitos outros que se originou o movimento pentecostal. 12 Sabemos que o surgimento do pentecostalismo clssico como movimento distinto foi alcanado somente por volta de 1900, em Topeka, Kansas (EUA)
10

MENDONA, A. G., VELASQUES FILHO, P. Introduo ao Protestantismo no Brasil, op. cit., p. 23. 11 Ibidem. p. 11. 12 Ibidem. p. 151-152.

17

com Charles Parham, quando fundou uma escola bblica denominada Betel. O pentecostalismo americano de certa forma um aprofundamento de vrios movimentos. O movimento pentecostal possui caractersticas prprias que esto presentes nas suas denominaes como: a importncia dada revelao direta do Esprito Santo, a crena na segunda vinda de Cristo, a busca da cura da doena especialmente pela orao, a freqente presena do demnio, o no batismo dos recm-nascidos e sua principal caracterstica o batismo no Esprito Santo, pois todos aqueles que so batizados no Esprito descobrem que possuem diversos dons como a glossolalia (conhecido como dom de lnguas), o dom de curar, profetizar, dentre outros. O pentecostalismo brasileiro teve incio em 1910 a 1911, logo aps seu surgimento nos Estados Unidos, segundo Paul Freston 13, pode ser compreendido a partir de trs ondas, momentos de implantao de igrejas. O primeiro momento ocorreu com a chegada da Congregao Crist em (1910) e da Assemblia de Deus (1911) essas duas igrejas tiveram por 40 anos o monoplio nesse campo religioso, aqui temos um momento de origem mundial e expanso do pentecostalismo para todos os continentes. O segundo momento pentecostal se d nos anos de 50 e incio de 60 com o surgir das seguintes igrejas: Evangelho Quadrangular (1951), Brasil para Cristo (1955) e Deus Amor (1962), neste perodo observamos um contexto histrico de urbanizao e de uma sociedade de massas, a partir desse segundo momento o pentecostalismo passou a ser uma ameaa as igrejas protestantes tradicionais. O terceiro momento comea no final dos anos 70 e ganha fora nos anos 80. Sua maior representante a Igreja Universal do Reino de Deus (1977) e a Igreja Internacional da Graa de Deus (1980), essas podem ser chamadas de neopentecostais. O pentecostalismo da terceira fase passou pela adaptao do perodo militar, industrializao, crescimento urbano, devido ao xodo rural. Para Mariano14 o pentecostalismo se divide em trs grandes blocos que se desenvolvem em ordem cronolgica, observe:
13

FRESTON, P. Breve histria do pentecostalismo brasileiro. In: ANTONIAZZI, A., et al. Nem anjos nem demnios: Interpretaes sociolgicas do pentecostalismo. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1996. P. 70-71. 14 MARIANO, R. Os pentecostais e a teologia da prosperidade. In: REVISTA NOVOS ESTUDOS, n 44. So Paulo: Cebrap, 1996. p. 24-33.

18

Freston Pentecostalismo de Primeira Onda Pentecostalismo de Segunda Onda Pentecostalismo de Terceira Onda

Mariano Pentecostalismo Clssico Pentecostalismo Deuteropentecostalismo Neopentecostalismo

Nessa cronologia temos o pentecostalismo clssico, o deuteropentecostalismo e o neopentecostalismo, sendo que o primeiro momento corresponde ao perodo de 1910 e 1950, com a fundao da Congregao Crist no Brasil. O segundo se inicia com a chegada de Harold Williams e Raymond Botright pertencentes Igreja do Evangelho Quadrangular. E por ltimo, o terceiro momento que se inicia na segunda metade de 1970, estando ainda em processo de crescimento. Desta forma o pentecostalismo seria um ramo do protestantismo que se desenvolveu de forma surpreendente. Freston nos permite um aprofundamento ainda maior para entendermos por que o pentecostalismo da segunda onda passou a ser uma ameaa aos protestantes tradicionais, na sua compreenso o pentecostalismo passou a crescer mais que protestantismo tradicional. Recusa-se a tese de que tal fenmeno se deva exclusivamente ao agravamento da misria; para ele, este fator pode ser relevante, mas no primordial. Afirma que aspectos culturais, sociais e religiosos so to importantes quanto os aspectos polticos e econmicos.
Segundo ele, A religio ambivalente e oferece diferentes coisas a diferentes indivduos. (...) o pentecostalismo flexvel e improvvel haver uma nica razo para o seu crescimento (...) necessrio levar-se em conta no apenas os fatores econmicos e polticos, mas sociais, culturais, tnicos e religiosos; no apenas o nvel macro (quais so as configuraes favorveis converso), mas tambm o nvel micro (porque as pessoas com estas caractersticas se convertem)15.

Para melhor exemplificar o surgimento destas igrejas e como elas interferiram no cenrio religioso brasileiro, faremos um breve histrico das primeiras igrejas pentecostais que sugiram no Brasil, j citadas acima.

15

FRESTON, Paul. Pentecostalism in Latin America. In: Social Compass. Louvain: Groupe de Sciences Sociales des Religions, vol. 45, n 3, 1998, p.348.

19

1.3.1. Igreja Congregao Crist no Brasil (CCB) 16 A Igreja Congregao Crist no Brasil foi fundada pelo italiano Luigi Francescon que nasceu em Cavasso Nuovo, provncia de Udine, em 29 de Maro de 1866. Francesco ainda jovem foi para os Estados Unidos da Amrica onde teve seu primeiro contato com o evangelho atravs da igreja Valdense. Radicado em Chicago, foi membro da Igreja Presbiteriana Italiana e aderiu ao pentecostalismo em 1907 sendo batizado no Esprito Santo no mesmo ano. Em 1909, Francescon juntamente com Giacomo, tambm pioneiro do movimento pentecostal na Itlia, por um mandato divino, chegam a Argentina e posteriormente ao Brasil em 8 de Maro de 1910, e logo iniciaram as primeiras igrejas em Santo Antonio da Platina (PR) e So Paulo, entre os imigrantes italianos e outras pessoas re-batizadas, oriundas de diversas denominaes evanglicas tais como: Batistas, Presbiterianas, Metodistas e curiosamente apenas um catlico. O movimento teve uma ascenso muito rpida, em 1940, o movimento tinha 305 casas de orao e dez anos mais tarde 815. Existe uma uniformidade doutrinria que mantida atravs de assemblias anuais, onde reunido o corpo sacerdotal (ancios, cooperadores e diconos) por trs dias, essas reunies so regionais. Os membros da CCB costumam dizer que em sua igreja no existe pastor, pois o nico pastor deles Jesus. Costumam chamar o lder ou ministro da igreja de "ancio", este no necessita para o exerccio de sua funo ser formado em teologia. mantida na CCB uma cultural oral, no h nenhum tipo de publicaes (s o relatrio anual), a Congregao tambm no participa de atividades polticas e no indica candidatos. Vejamos algumas prticas particulares da CCB: no se recomenda a leitura de literatura especfica, somente a Bblia e no se pode fazer um estudo sistemtico da Palavra de Deus. Nos cultos a Bblia aberta aleatoriamente e onde cair o texto feito um comentrio, assim os cultos ganham uma conotao de orculos, onde seus membros ficam esperando que Deus abra a
16

Histrico da CCB. Disponvel em: http://sabetudo.net/ccb/HistoricoDaCcb.htm. Acessado em 20 de outubro de 2007.

20

boca do ancio e fale atravs dele. O clero no recebe nenhum tipo de remunerao, pois conforme seu regimento interno de 1948: todo servo de Deus deve trabalhar para seu sustento material. Nos cultos homens e mulheres sentam em lados separados. As mulheres vestem saias longas e vus sobre os cabelos compridos, e no podem pregar, pois se acredita que a Bblia lhes vetou este direito. A congregao cr na predestinao e seus adeptos defendem a idia de que a salvao s possvel na sua prpria igreja. A ceia do Senhor celebrada anualmente com um s po sempre partido com a mo e tambm com um s clice. No se comemora o natal. Acredita-se na doutrina anti-biblica do sono da alma no intervalo entre a morte e a ressurreio. A CCB no costuma fazer divulgao em meios de comunicao e nem permite que se tire fotos no momento dos cultos. A igreja no possui jornais nem literatura religiosa, tampouco divulgam informaes sobre sua atuao. Desde sua fundao at o momento, onde sabemos, h duas dissidncias, a Igreja "Crist Universal Independente" e a "Congregao Crist do Brasil Renovada". Hoje o maior segmento da comunidade evanglica. 1.3.2. Assemblia de Deus (AD)17 A Assemblia de Deus foi fundada por dois operrios suecos Daniel Berg (1885-1963) e Gunnar Vingren (1879-1933). De origem batista, abraaram o pentecostalismo em 1909. Aps se conhecerem, em uma Conveno Pentecostal em Chicago, os dois operrios receberam de Deus uma misso especial para disseminarem as boas novas do Evangelho em terras brasileiras. Partiram de New York a bordo do navio Clement e, aps duas semanas de viagem, chegaram ao Brasil em 19 de novembro de 1910, seus primeiros adeptos foram membros de uma igreja batista com a qual colaborara. Berg e Vingren assim que aprenderam um pouco da lngua, comearam a evangelizar e a disseminar a doutrina pentecostal, principalmente o batismo no Esprito Santo e o falar em lnguas. A pregao de Vingren e Berg encontrou receptividade por parte de alguns e resistncia por parte de outros. Entre os dezenove membros da Igreja Batista que creram na nova doutrina estava
17

<http://www.igrejasad.com.br>

21

Celina de Albuquerque, considerada a primeira pessoa em solo brasileiro a receber a experincia pentecostal. Em junho de 1911 deixando a Igreja Batista fundaram uma igreja denominada Misso de F Apostlica. Em poucas dcadas, a Assemblia de Deus, a partir de Belm do Par, onde nasceu, comeou a penetrar em vilas e cidades at alcanar os grandes centros urbanos como So Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, etc. Os assembleianos, termo usado por Romeiro, dividiram a histria em quatro momentos. O primeiro vai de 1911 at 1924, tendo como fatos principais a aquisio do primeiro templo, a publicao do primeiro peridico pentecostal brasileiro, denominado Voz da Verdade, e o incio do trabalho missionrio, com o envio de Jos de Matos a Portugal em 1913. O segundo momento vai de 1924 a 1930 e destaca o crescimento da igreja em todo o estado do Par. E foram institudos o diaconato e o presbiterato da denominao. O terceiro momento ocorre no perodo de 1930 at 1950 e destaca a colaborao da igreja do Par com as construes de templos nas cidades de So Paulo, So Lus, Manaus, entre outras cidades. O quarto e ltimo momento vai de 1950 at os dias atuais, quando ocorre uma expanso ainda maior. A Assemblia de Deus prima pela ortodoxia doutrinria e tem a Bblia como a sua nica regra de f e prtica. 1.3.3. Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ)18 A Igreja do Evangelho Quadrangular foi o primeiro movimento a surgir no Brasil dentro da segunda onda do pentecostalismo. Teve como fundadora uma jovem missionria canadense chamada Aimme Semple McPherson (18901944), que se converteu aos dezessete anos numa reunio de avivamento dirigida por um jovem evangelista pentecostal chamado Robert Semple, com quem mais tarde se casaria. Logo depois de sua converso, ela foi batizada no Esprito Santo e falou em lnguas estranhas. Aimme e Robert foram servir como missionrios na China, pas no qual seu marido veio a falecer, acometido por malria, o que forou Aimme, em pouco tempo a voltar para os Estados
18

<http://www.quadrangular.org.br>

22

Unidos, ela comeou a trabalhar com sua me no Exercito da Salvao. Depois do fracasso do segundo casamento, ela ainda passou pela Igreja Metodista Episcopal, pela Igreja Batista e pela Assemblia de Deus. Em 1922, enquanto estava pregando em uma tenda, teve uma viso de quatro rostos: de um homem, de um leo, de um boi e de uma guia; depois sentiu brotar em seu corao essas duas palavras: Evangelho Quadrangular. Um ano depois, em 1923 fundou sua igreja, que recebeu o nome de Igreja do Evangelho Quadrangular. Em 1946, os missionrios Hermnio Vazques e Harold Edwin Willians vieram ao Brasil, oriundos da Bolvia. Mas somente no ano 1951 se deu inicio a primeira Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, com o nome de Igreja Evanglica do Brasil (ramo da Igreja do Evangelho Quadrangular mundial ). Em 1953 essa denominao passou a se chamar Cruzada Nacional de Evangelizao e, somente em 1955, de Igreja do Evangelho Quadrangular.
A principal preocupao teolgica do pentecostalismo o Esprito Santo e seus dons. A declarao de f da Igreja Quadrangular ilustra este reducionismo doutrinrio. Ele se preocupa pouco com os grandes temas teolgicos clssicos. Esto ausentes vocbulos como trindade, encarnao, procedncia do Esprito e outros, sem se negar, contudo, as doutrinas por eles representadas. Modifica significantemente a tradicional formulao protestante da justificao pela f para justificao por arrependimento e aceitao. Toda a nfase cai nos quatro ngulos: salvao em Cristo, o batismo no Esprito Santo, a cura divina e a iminente vinda de Cristo e suas conseqncias.19

Toda a doutrina do Evangelho Quadrangular est inserida em quatro aspectos do primeiro capitulo do livro do profeta Ezequiel que foram associados aos Evangelhos, ao mistrio de Cristo: 1. Jesus Cristo o Salvador: (homem) aquele que o enviado por Deus para salvar o mundo. 2. Jesus Cristo o Batizador: (leo) aquele que d o poder e a uno do Esprito Santo. 3. Jesus Cristo aquele que Cura: (boi) aquele que toca os enfermos com o poder de curar, o grande mdico. 4. Jesus Cristo Voltar como Rei: (guia) aquele que voltar como Rei dos reis.
19

REILY, D. A. Histria documental do protestantismo no Brasil. So Paulo: Editora Aste, 1984. p. 380.

23

A nfase na cura divina funcionou como mola propulsora para o crescimento da denominao. 1.3.4. Igreja Brasil para Cristo (BPC)20 a primeira igreja pentecostal genuinamente brasileira, com um fundador brasileiro Manoel de Mello, fundada em So Paulo, no ano 1955, foi a primeira igreja a eleger polticos e a se relacionar com movimentos ecumnicos, podemos afirmar que foi a sensao religiosa nos anos 50 e 60. Manoel Mello nasceu em 1929 no interior de Pernambuco, era o sexto de nove filhos de um agricultor arrendatrio. Seu pai era catlico sua me era da AD, Mello foi criado na AD, onde se tornou um menino pregador, a experincia que teve na AD o fez perceber a necessidade de um movimento de razes exclusivamente brasileiras, o primeiro nome de sua denominao religiosa foi Igreja de Jesus Betel, mas logo foi substitudo pelo atual. Mello dizia: Roma deu ao mundo a idolatria; a Rssia, os terrores do comunismo; os Estados Unidos, o demnio do capitalismo; ns brasileiros, nao pobre, daremos ao mundo o evangelho. A BPC investiu na mdia com um programa de rdio chamado A voz do Brasil para Cristo e at em um programa prprio de TV. Aps a morte de Mello seu filho Paulo Lutero de Mello e Silva, o substituiu. A Igreja no escapou de perseguies, teve por diversas vezes seus galpes depredados e incendiados e houve at uma abertura de processo por charlatanismo e curandeirismo, movido contra Manoel de Mello que, no entanto foi absolvido. De vrias formas os primeiros anos da BPC lembram muito a Igreja Universal do Reino de Deus: sua postura usando os meios de comunicao de massa, sua atuao na poltica e os processos legais, mas h um grande contraste as bases organizacionais da BPC eram muito frgeis, abordaremos melhor essas questes no prximo captulo. Pouco se sabe sobre a vida do fundador Manoel Mello. Salientamos ainda que no encontramos nenhuma fonte que pudesse nos oferecer informaes sobre as bases teolgicas e doutrinrias da Igreja.

20

<http://www.brasilparacristo.com.br>

24

1.3.5. Igreja Deus Amor21 Fundada por David Martins Miranda, no ano 1962 em Vila Maria (SP). Logo se transferiu para o centro da cidade (Praa Joo Mendes). Em sua autobiografia, Miranda relata como Deus lhe falou para fundar a igreja enquanto orava, de joelhos por mais de trs horas:
Todas as noites, quando eu orava ao Senhor, sentia o fogo divino do Esprito Santo, e isso para mim j era algo normal de acontecer. Mas naquela noite eu estava me sentindo de uma maneira diferente. No existem palavras que possam descrever o que eu sentia naquele momento (...). Lembrei-me da expresso de Jac, que dissera: Este lugar no outro, seno, a morada do altssimo (Gn 28:10-17). Eu me maravilhava com o som que podia ouvir. Aleluia! Algo glorioso acontecia (...). De repente, uma voz se fez ouvir acima daqueles sons diversos. Era uma voz com o som de muitas vozes, e ouvi que me dizia: Meu servo, no temas as lutas, pois te escolhi e grande obra tenho a fazer por teu intermdio. Muitos se levantaro contra ti, mas no prevalecero. Aqueles que forem contigo, eu serei com eles, mas aqueles que forem contra ti eu serei contra eles (Gn 12:3). Eu no disse nada em palavras naquele instante, e mesmo que tentasse dizer alguma coisa, no conseguiria. Porm, no meu pensamento, eu perguntava: Senhor, esta obra ser realizada atravs da igreja a que perteno ou atravs de outra? E ele me disse: eu darei o nome da igreja. No contei a ningum esta minha conversa especial com o Senhor (...). Continuei a buscar a Deus pelas madrugadas, pedindo a ele que me dissesse o nome da igreja, como prometera, para que eu fosse congregar nela. Qual no foi a minha surpresa quando, aps 21 dias de orao, ele me disse o nome: Deus amor. Depois que recebi o nome da igreja, fui procur-la, e fiz isso incansavelmente, mas no conseguia encontrar. Foi quando Deus me orientou, dizendo, atravs de divina revelao do Esprito Santo, que eu deveria fundar uma igreja e colocar-lhe esse nome. Obedecendo a ordem do Senhor, entreguei a congregao da qual tomava conta (...), e sem dizer nada a ningum, dei incio ao trabalho de fundao de uma nova igreja.22

Neste relato percebemos claramente que, para o fundador da Igreja, foi o prprio Deus que lhe escolheu e o usou, devendo ele como servo cumprir a vontade de seu senhor e assumir a misso. Outro fator importante que essa misso no ser fcil, ser tida como uma verdadeira luta. interessante notar que estes dois pontos - o da escolha divina e da batalha contra o mal enquadram praticamente todas as igrejas pentecostais e neopentecostais, sendo o testemunho de Miranda, o de todos aqueles que fundaram
21

22

<http://www.ipda.com.br/histrico.asp> <www.ipda.com.br/histrico.asp>

25

denominaes religiosas pentecostais e neopentecostais. Esse dado, expresso pelo testemunho supracitado, serve para nos situar na realidade em que se aliceram igrejas como a IURD, da qual trataremos em seguida. Ainda sobre a experincia de Miranda, interessante salientar que ele construiu um ministrio com posturas bem radicais. O radicalismo da denominao pode ser observado no seu cdigo de usos e costumes. No permitido aos membros, por exemplo, fazer curso de teologia ou qualquer curso bblico, e rejeita a interao com qualquer grupo religioso. No permitido aos membros possuir aparelho de televiso; usar dvd; ingerir bebidas alcolicas. As mulheres no podem usar calas compridas. Pessoas epilticas so aceitas na ceia apenas se apresentarem atestado mdico, caso contrrio sero suspensas at serem libertas. Em 1979, adquiriu a sede mundial na Baixada do Glicrio, o maior templo evanglico da Brasil (dez mil pessoas). Desde sua fundao a igreja cresceu aceleradamente, e hoje possui mais de oito mil igrejas em quase 140 pases. Embora Miranda tenha sido acusado de envolvimento com lavagem de dinheiro, sonegao fiscal, evaso de divisas e narcotrfico, as denncias no foram confirmadas23. Conclui-se assim o breve histrico de implantao das Igrejas pentecostais no Brasil da primeira e segunda onda (momentos), que ocorreram entre o perodo de 1910 at o final de 1969. Durante a segunda onda do pentecostalismo, vrias igrejas tradicionais se renovaram, dando origem a outras igrejas, como: Batista Nacional, fundada por Enas Tognini, Presbiteriana Renovada, Metodista Wesleyana e a vrias comunidades evanglicas espalhadas pelo Brasil. Mais tarde, o pentecostalismo se tornou um fator importante para a formao de um outro grupo na Amrica do Norte, que tambm alcanaria propores mundiais e seria conhecido como movimento carismtico, preparando o caminho para o movimento neopentecostal. O terreno se tornava cada vez mais propcio para a chegada e a expanso do neopentecostalismo. 1.4. O Movimento Neopentecostal no Brasil
23

Cf. NASCIMENTO, G. Exportao da f. In: Revista Isto , n 1824, 22 de setembro de 2004. p. 44-49.

26

importante ressaltar que no h um acordo quanto classificao dos diferentes tipos de pentecostalismo. A distino entre pentecostalismo e neopentecostalismo, tambm chamado de pentecostalismo autnomo, muito controversa. Pois muitas vezes Igrejas classificadas como neopentecostais surgiram de rompimentos com Igrejas pentecostais e outras se colocam como uma renovao de uma Igreja histrica24. O neopentecostalismo corresponde terceira onda que surgiu a partir dos anos 70 e deriva de Igrejas pentecostais ou at mesmo de Igrejas tradicionais. Esse perodo se caracteriza pela consolidao do pentecostalismo como fora social e poltica. Os neopentecostais se destacam pela maior liberdade de costumes e pelo intenso uso dos meios de comunicao, mdia eletrnica (tambm chamado de televangelismo), onde os programas so uma espcie de pontos de escuta, so servios que se intitulam de S.O.S. espiritual, S.O.S. vida nova, entre outros. Observe o exemplo retirado do site oficial da Igreja Universal do Reino de Deus: Voc est sofrendo? Depresso, medo, tristeza? H uma luz a no final do tnel. Algum pode te ajudar, 25 e por fim se destacam pela agressiva forma de arrecadar dinheiro, diz Pierucci:
Que eles no tm culpa. Lidam com o dinheiro como algo positivo e muito desejvel. Voc no desmascara um pastor quando diz que ele arranca o dinheiro dos pobres. Ele vai responder que assim mesmo, que ele tambm deu tudo a Jesus e por isso mesmo recebeu de Jesus em dobro.26

Segundo Gaarder27, o neopentecostalismo se distingue do pentecostalismo tradicional ou clssico, que surge no Brasil nas primeiras dcadas de sculo XX. Para Pierucci 28, os neopentecostais oferecem uma frmula de religiosidade muito eficiente em termos prticos, pouco exigente em termos
24

ticos

doutrinariamente

descomplicada.

Conservam

do

MARIZ, C. L. Catlicos da Libertao, Catlicos Renovados e Neopentecostais. In: Pentecostalismo, Renovao Carismtica e Comunidades Eclesiais de Base: Uma anlise comparada. CADERNOS CERIS. N. 2. Rio de Janeiro: CERIS Centro de Estatstica Religiosa e Investigaes Sociais, 2001. p. 17-44. p. 31. 25 <www.arcauniversal.com> 26 PIERUCCI, A. F. Religio assume o capitalismo, diz socilogo . So Paulo, 14 de Fev. 2006. Entrevista concedida a Folha de So Paulo. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acessado em 17 de julho de 2006. 27 GAARDER, J., NOTAKER, H., HELLER, V., O livro das religies. Traduo de Isa Maria Lando. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 207-208. 28 PIERUCCI, A. F. As religies no Brasil (Apndice). In: GAARDER, J., NOTAKER, H., HELLER, V., O livro das religies, op. cit., p. 281-302. p. 287-288.

27

pentecostalismo clssico o estilo de culto emocional, voltado para o xtase, com destaque para o exorcismo e milagres. Mariano 29, afirma que os cultos neopentecostais, dentre os quais os realizados na Igreja Universal do Reino de Deus, Internacional da Graa de Deus, entre outras, se baseiam em um servio mgico religioso, centrado na promessa da prosperidade material, cura fsica e emocional, resolues de problemas familiares, afetivos, amorosos e de sociabilidade. A preocupao com a cura expressa nessas Igrejas de forma contnua, e agora esta aliada fortemente ao conceito de batalha espiritual, ou seja, para essas Igrejas a origem da doena, bem como de todo sofrimento humano, s tem uma causa: o demnio. Para eles o mundo est tomado por demnios, e sua funo expuls-los. As igrejas neopentecostais se caracterizam por enfatizar a guerra espiritual contra o demnio e seus representantes na terra, dando nfase ao exorcismo que por sua vez alimenta a guerra entre o Bem e o Mal, esse discurso redefine o mal e mais importante, lhe d uma cara, um nome. Portanto pode ser procurado, identificado, combatido e vencido. Prega tambm a teologia da sade e da prosperidade, difusora da crena que o cristo deve ser prspero, saudvel e vitorioso em seus empreendimentos terrenos, se proclama nessa teologia que a pobreza no faz parte do propsito divino, pelo contrrio desejo de Deus que tenhamos riqueza, sade e felicidade. Sendo Deus o criador de todas as coisas sendo que ele as disps para seus filhos, precisamos unicamente tomar posse do que j nosso. Os neopentecostais tm como base fundamental a seguinte trade: Cura, Exorcismo e Prosperidade. Enfatiza-se a ao sobrenatural e miraculosa de Deus no mundo, negligenciando a ao do Esprito Santo atravs de meios secundrios e naturais (a cincia mdica, por exemplo), so fragmentados e pouco homogneos, visam sempre resultados palpveis e imediatos. O movimento neopentecostal teve uma expanso jamais vista antes no cenrio evanglico nacional, seu crescimento se deve, sobretudo, comunicao em massa dos programas de rdio e televiso, nos quais, devido ao anncio de curas e milagres, tiveram uma grande audincia. Seus ouvintes e telespectadores geralmente so recrutados para dentro dessas igrejas. O
29

MARIANO, R. Expanso pentecostal no Brasil: o caso da Igreja Universal. In: Estudos Avanados 18 (52), 2004. p. 121-138. p. 123.

28

sistema de testemunho forte, e isso certamente encoraja outros a tomar o mesmo caminho.30 Vrias so as denominaes surgidas nos anos setenta e oitenta, das quais as que tm maior expresso, quer pelo seu tom estridente quer pelo apelo emocional, so a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Igreja Internacional da Graa de Deus (IIGD), Renascer em Cristo e Sara Nossa Terra. Faremos tambm um breve histrico das principais igrejas neopentecostais que tem demonstrado um maior crescimento dentro do cenrio religioso brasileiro, com exceo da Igreja Universal do Reino de Deus, que estudaremos no prximo captulo. 1.4.1. Igreja Nova Vida A Igreja Nova Vida teve grande importncia para a terceira onda do pentecostalismo, pois ela foi o bero de trs igrejas a saber, a IURD, a IIGD e Igreja Cristo Vive hoje, estas trs denominaes possuem uma grande aceitao neste diverso cenrio religioso. A Nova Vida foi uma espcie de estgio para os lderes destas trs igrejas, fornecendo-lhes a idia, ou a forma para um novo estilo de pregao. Seu fundador foi um canadense chamado Walter Robert McAlister 31 que veio para o Brasil, se instalou no Rio de Janeiro, onde comeou o trabalho de evangelizao. O bispo Roberto, como era conhecido, estava a frente do seu tempo, pois sua igreja foi a primeira a adotar o episcopado no protestantismo brasileiro, elaborou um novo estilo de pentecostalismo com um trao mais catlico, sua organizao era bastante centralizada e personalista. O bispo Roberto investiu muito na mdia, tanto que sua igreja nasceu de um programa de rdio, denominado A Voz da Nova Vida, que foi transmitido pela primeira vez no dia 1 de agosto de 1960, atravs da rdio Copacabana. Tempos depois outros programas foram lanados como a rdio Mayrink Veiga e as diversas publicaes de livros e revistas.

30

MARIANO, R. Expanso pentecostal no Brasil: o caso da Igreja Universal . In: Estudos Avanados 18 (52), 2004. p. 17-20. 31 <http://www.novavida.com.br>

29

A primeira igreja local foi inaugurada somente no dia 7 de maro de 1965 em Bonsucesso, zona norte do Rio de Janeiro. Em 1978 iniciou um programa na televiso chamado As cosias da vida, se tornando uma igreja pioneira na utilizao da televiso como meio de evangelizao. O bispo Roberto faleceu no dia 13 de novembro de 1993, aps sua morte ocorre uma diviso na igreja, surgindo a Igreja Pentecostal de Nova Vida. 1.4.2. Igreja Internacional da Graa de Deus (IIGD) 32 A Igreja Internacional da Graa de Deus foi fundada pelo missionrio Romildo Ribeiro Soares, mais conhecido como R.R. Soares, em junho de 1980 no Rio de Janeiro. Soares buscava influenciar o pas inteiro com a mensagem do Evangelho de Cristo. Em entrevista dada ao site Videira-RJ - Igrejas em clulas no dia 03 de julho de 2004, R.R. Soares afirma que no tem nenhuma religio: Eu tenho uma experincia com Cristo, que pratico e vivo a toda hora. Sobre as regras, s seguir o que a Bblia diz. No temos de inventar absolutamente nada. Tudo foi escrito, tudo foi registrado. 33 Sabe-se que a IIGD fruto de uma dissidncia com a IURD, talvez seja esse o motivo de reproduzir aes que a deixam muito similar IURD. Soares adota tambm uma agenda semanal de atividades, abre as portas diariamente, pratica exorcismos, opera milagres, prega a prosperidade, v no demnio o grande causador dos males vividos pelos homens e se coloca em guerra constante contra ele. Alm de fazer uso de correntes e rituais que lembram a Umbanda. Citaremos dois trechos do programa Show da F, comandado por R.R. Soares, o primeiro momento ocorre em uma orao onde ele ministra a cura e a beno para seu fiis, no segundo momento, Soares fala com autoridade dos milagres que Deus opera e mostra a batalha travada contra o demnio:
Cura agora. , cura Senhor. Eu te peo. Em o nome de Jesus. Como ministro da tua palavra, eu vou ministrar a beno. Em o nome do Senhor Jesus. Eu me dirijo, agora, a todo o mal que est na regio da boca dessa pessoa. A voc esprito que foi pago, recebeu presente e trouxe a doena. Alojou-se a. Bambeou esse dente. Est fazendo esse defeito. Eu exijo, agora, em o nome de Jesus, sai agora com a sua dor a sua
32 33

<http://www.ongrace.com/rrsoares> <http://www.videirario.com.br.htm>

30

infeco, a sua anormalidade. Est amarrado todo o mal. V embora. E, em nome de Jesus, tanto de quem est aqui na igreja, quanto de quem est em qualquer lugar, orando comigo. Pai. Eu dou a beno, para a tua glria, em nome de Jesus. (R.R. Soares, 14.09.04) Respire fundo e faa aquilo que no fazia antes, mexa o brao para cima ou para trs, procure aquela hrnia ou aquele caroo, mioma. Deus est operando agora, tape aquele ouvido bom e escuta com aquele que no escutava. Tape o olho e enxerga com o olho que no enxergava. Onde est o seu mal? E faa como eu que j saiu o meu mal. Aconteceu o milagre voc conta que no para o demnio no anular o milagre. (R.R. Soares, 17.05.03)

Uma das principais caractersticas da IIGD a utilizao macia dos meios de comunicao, Soares passa semanalmente cerca de cem horas no ar, apresentador do programa Show da F veiculado na TV Bandeirantes no horrio nobre, tambm se apresenta na programao da Rede TV, CNT, algumas afiliadas do SBT, alm da sua prpria emissora RIT. Arrendou duas FMs do ex- governador Oreste Qurcia. Segundo Soares uma estratgia de crescimento do chamado Sistema Graa de Comunicao. 34 Atualmente a Igreja da Graa possui 270 mil membros, mais de 1300 templos espalhados por quase todo o pas e tambm no Uruguai, Japo, Estados Unidos e Portugal. 1.4.3. Igreja Apostlica Renascer em Cristo35 Fundada pelo apstolo Estevam Hernandes Filho e sua esposa, a bispa Snia, em So Paulo no ano de 1986. Considera-se uma Igreja apostlica, sendo a primeira no Brasil a reconhecer publicamente a uno de apstolo e os fundamentos apostlicos como vlidos para os dias de hoje. Tem uma mensagem moderna que fala diretamente aos anseios da classe mdia, a Igreja viu o nmero de seus fiis crescer 100% em trs anos (cinco vezes mais que a mdia das igrejas evanglicas) e hoje a Renascer em Cristo tem mais de duzentos templos no Brasil e agrada muito os fiis com um bom poder aquisitivo.

34

MATTOS, L. Outra freqncia: missionrio arrenda FMs de Qurcia e horrio de Mion. Folha de So Paulo, So Paulo, 11 dez. 2002. 35 <http://www.igospel.com.br>

31

Para se tornar um pastor da Renascer em Cristo necessrio primeiramente vivenciar a f, participando ativamente da Igreja, em seguida o candidato deve fazer alguns cursos em seu centro de formao, essa formao pode levar um ano ou vida inteira, pois no h nenhum tipo de formalidade, devendo o candidato passar por essas etapas: o diaconato, o presbiterato e por fim se ordenar pastor. Estevam e Snia se apresentam todos os dias em seu canal de TV, a Rede Gospel, e em vrias emissoras de rdio controladas por sua famlia. Organizam todos os anos a Marcha para Jesus, evento que chegou a reunir quatrocentos mil evanglicos. A Igreja organizada como uma empresa, mostrando aos fiis a necessidade de contribuir para sua prpria manuteno. exigido dos pastores cumprirem metas de arrecadao. Os cultos so realizados em grandes palcos e com muita msica que uma de suas caractersticas. Sua doutrina enfatiza a alegria de viver e o consumo sem culpa, a importncia do dzimo como forma de mostrar humildade crist e comear uma nova vida com prosperidade. A essncia da viso renascer viver, em todas as reas onde atua, um novo conceito de servir a Deus. Procura de forma criativa, encontrar alternativas inovadoras para pregar o evangelho36. Vez por outra a Igreja bombardeada por denncias que acabam em processos, que vo de estelionato e fraude fiscal a reclamaes trabalhistas. A todas essas acusaes costuma responder que vtima de ataques f evanglica37. Salientamos aqui a imensa dificuldade da pesquisa sobre a mencionada Igreja, cuja falta de fontes no nos propiciou uma exposio histrica satisfatria, j que a prpria Igreja carente de informaes sobre si em seus prprios meios de comunicao (site, TV, rdio e publicaes). 1.4.4. Igreja Sara Nossa Terra

36

Cf. BESEN, J. A. O universo religioso: As grandes religies e tendncias religiosas atuais, op. cit., p. 160. 37 ESTADO DE SO PAULO. Desvio de doaes de fiis provoca guerra santa na Renascer em Cristo. So Paulo, 15 maio 2006.

32

Fundada em Braslia no ano de1992, pelos bispos Robson e Maria Lucia Rodovalho, segundo o site da prpria Igreja eles acreditam que a terra est ferida pelas desigualdades sociais, pela misria, fome, corrupo, bruxaria e todas as formas de explorao do mal. Por isso buscam atravs do seu ministrio, sarar a nossa terra. A Igreja elaborou uma declarao de f todos com pressupostos bblicos, essa declarao contm sete itens: 1. Cremos que a Bblia a palavra de Deus, inspirada e infalvel. 2. Cremos que Deus se revelou como Pai, Filho e Esprito Santo. 3. Cremos na divindade de Jesus, em seu nascimento virginal, em sua morte expiatria, em sua ressurreio corporal e em sua ascenso destra do Pai. 4. Cremos que o homem foi criado bom e justo, mas perdeu essa natureza por cair voluntariamente em pecado. 5. Cremo que a nica esperana para a salvao do homem atravs do sangue redentor de Cristo. 6. Cremos que todos que se arrependam de seus pecados e crem em Jesus como seu Salvador e Senhor, so salvos pela graa por meio da f. 7. Cremos que a santificao e a vida vitoriosa so requisitos para a esposa de Cristo. O desejo e a viso que a Igreja tem so de fazer de cada no cristo um cristo, de cada cristo um discpulo, de cada discpulo um lder, edificando assim uma Igreja que manifesta a presena de Deus atravs de prodgios e manifestaes sobrenaturais.38 A Sara Nossa Terra hoje possui mais de quinhentos templos espalhados por todo o pas e exterior. A comunidade dirigida por um conselho de bispos e um conselho diretor. Com forte presena na mdia a comunidade conta com um canal de televiso, a TV Gnesis, uma rdio, a Sara Brasil FM, e ainda um jornal, chamado Sara Nossa Terra e a revista Sara Brasil. Resta-nos agora um questionamento sobre o pentecostalismo e o neopentecostalismo: seriam eles ramificaes do protestantismo? Ou seriam novas formas de protestantismo? Sendo o campo protestante to complexo e fragmentado muito difcil responder tal pergunta, mas nossa pesquisa

38

<www.saranossaterra.com.br>

33

pretende oferecer elementos que podem nos ajudar a compreender melhor tal questo, nos captulos que se seguiro.

CAPTULO II A Igreja Universal do Reino de Deus em carter descritivo 2.1. Histrico e expanso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) 39

39

<http://www.arcauniversal.com>

34

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) foi fundada em 09 de julho de 1977 no bairro da Abolio, zona norte do Rio de Janeiro, num local onde antes funcionava uma pequena funerria. A IURD Teve como fundadores, R.R. Soares, que era o lder principal, Miguel ngelo e Edir Macedo Bezerra. Este ltimo o quarto dos sete filhos do comerciante Henrique Francisco Bezerra e de Eugnia Macedo Bezerra, e nasceu no dia 18 de fevereiro de 1945 na cidade fluminense de Rio das Flores, no estado do Rio de Janeiro. Toda a famlia se mudou para a capital e, com 17 anos Edir Macedo Bezerra se empregou como contnuo em uma Loteria do Estado, logo subiu para um posto administrativo, comeou a cursar uma faculdade, mas no chegou a se formar. Macedo iniciou a sua trajetria como evanglico aos 18 anos quando deixou o catolicismo e a umbanda e comeou a freqentar a Igreja Nova Vida, seu fundador Robert McAlister, rompeu com a AD em 1960 para elaborar um pentecostalismo menos legalista e com um estilo calcado na incipiente renovao carismtica norte-americana40, Macedo soube aproveitar bem sua passagem pela Igreja Nova Vida, aprendendo mtodos inovadores para o pentecostalismo de massas, mas logo se desligou dessa Igreja e fundou com outros pastores a Cruzada do Caminho Eterno , dois anos depois tambm se desligou dessa Igreja para formar a Igreja da Bno, posteriormente chamada Igreja Universal do Reino de Deus. Edir Macedo com seu dinamismo e estilo centralizador logo ganhou popularidade, tinha um programa evanglico na Rdio Metropolitana onde mobilizava os fiis e pastores; R. R. Soares percebendo a ascenso de seu cunhado, em 1980 se desligou da Universal e fundou em seguida a Igreja Internacional da Graa de Deus, muito similar a anterior, porm menos bem sucedida. Miguel ngelo tambm se desligou e fundou a Igreja Cristo Vive, assim os diversos membros fundadores da IURD dela saram para fundar outras denominaes religiosas. Macedo, portanto, assumiu o posto de bispo primaz e o cargo vitalcio de secretrio-geral. Hoje o auto-entitulado bispo Macedo alm de lder religioso, empresrio, administrador, possui um casamento estvel com Ester Eunice que dura mais de trinta anos, tem trs filhos, onde as duas filhas mais velhas so casadas com pastores da IURD,
40

FRESTON, P. Breve histria do pentecostalismo brasileiro . In: ANTONIAZZI, A., et al. Nem anjos nem demnios: Interpretaes sociolgicas do pentecostalismo , op. cit., p.133.

35

vivem em pases diferentes trabalhando na IURD e seu filho casula Moiss est trilhando os mesmos caminhos do pai. Podemos afirmar que a obra construda pelo bispo Macedo foi to bem alicerada que a continuao da IURD no depende da sua sobrevivncia. Em menos de trs dcadas a IURD se e transformou no maior e mais bem-sucedido fenmeno religioso do pas, atuando de forma destacada no campo poltico e nos meios de comunicao. Nenhuma outra igreja evanglica cresceu tanto e em to pouco tempo no Brasil.
Seu crescimento institucional foi acelerado desde o incio. Em 1985, com oito anos de existncia, j contava com 195 templos em catorze Estados e no Distrito Federal. Dois anos depois, eram 356 templos em dezoito Estados. Em 1989, ano em que comeou a negociar a compra da Rede Record, somava 571 locais de culto. Entre 1980 e 1989, o nmero de templos cresceu 2.600%. Nos primeiros anos, sua distribuio geogrfica concentrou-se nas regies metropolitanas do Rio de Janeiro, de So Paulo e de Salvador. Em seguida, expandiu-se pelas demais capitais e cidades. Na dcada de 1990, passou a cobrir todos os Estados do territrio brasileiro, perodo no qual logrou taxa de crescimento anual de 25,7%, saltando de 269 mil para 2.101.887 adeptos no Brasil, de onde se espraiou para mais de oitenta pases.41

Podemos destacar vrios fatores para explicar esse crescimento acelerado da IURD, como as vrias transformaes ocorridas no pas, no contexto social, cultural e religioso, alm das tantas crises econmicas, o aumento do desemprego, da violncia e criminalidade, do enfraquecimento numrico da Igreja Catlica, a necessidade que a maioria das pessoas sente de encontrar solues imediatas para seus problemas e uma teologia da prosperidade. E outro fator importantssimo so os investimentos feitos nos meios de comunicao massiva, que iremos abordar melhor no prximo captulo. Edir Macedo, por sua vez, explica o grande crescimento de sua Igreja de outra forma: atribuo ao do Esprito Santo o crescimento da Igreja. No se trata de marketing bem feito, boa administrao, nem qualquer razo humana. ao do Esprito mesmo!42 Ainda sobre os meios de comunicao adotados pela IURD temos o primeiro instrumento de mdia impressa, que foi uma revista chamada
41

MARIANO, R. A expanso pentecostal no Brasil: O caso da Igreja Universal do Reino de Deus, op. cit., p. 134, notas 11, 12 e 13. 42 Editorial feito por Edir Macedo para a edio 275 da FOLHA UNIVERSAL, So Paulo, 7 julho de 1996.

36

Plenitude, que surgiu seis anos aps sua fundao, trazia temas gerais como pregaes, curas, exorcismos, eventos realizados pela igreja, etc., nos anos 90 foi tirada de circulao por conta do jornal Folha Universal que tem como slogan a expresso um jornal a servio de Deus, esse jornal utilizado para marketing interno e externo e publicado semanalmente. Outra revista a Mo Amiga tem um perfil totalmente diferente da revista Plenitude, pois publicada pela Associao Beneficente Cristo (ABC), entidade assistencial da IURD, que se empenha em mostrar uma IURD que se preocupa e ajuda os pobres da nossa sociedade, fazendo uma poltica de marketing institucional. Outra rea de interesse de Edir Macedo poltica partidria, a aproximao dos neopentecostais na poltica ocorreu por conta de novas representaes ideolgicas, como tambm por um descontentamento com a maneira tradicional dos evanglicos fazerem poltica, o que geralmente ocorria eram candidatos de porta de templo, que apareciam apenas nas eleies, a IURD soube explorado bem toda essa questo poltica-religiosa e dessa forma conseguiu impulsionar o seu projeto particular de fazer poltica de uma maneira crist, dando lugar aos polticos de Cristo.
F crist e dedicao ao povo a marca dos candidatos evanglicos... so pessoas escolhidas e no indicadas... homens e mulheres de Deus, com Jesus no corao, cheias do Esprito de Deus.43

A participao da IURD na poltica comeou em 1986 quando Macedo patrocinou vrios candidatos a deputado tanto federal como estadual e conseguiu eleger um deputado federal constituinte com 54.332 votos, o bispo Roberto Augusto Lopes, nas eleies de 1990, j eram seis deputados, trs federais e trs estaduais, em 1994 a IURD fez uma campanha poltica mais organizada e elegeu doze deputados, sendo seis federais e seis estaduais. Em 2006 elegeu trinta e quatro deputados. A disciplina eleitoral da IURD talvez seja a maior entre todas as igrejas, a IURD transforma o ato de votar em um ato quase religioso, na medida em que votar se torna uma espcie de exorcismo do demnio presente na poltica, que de certa forma o responsvel pela corrupo. Uma vez liberto esse espao do demnio, os homens que temem a
43

FOLHA UNIVERSAL, So Paulo, 9 de junho de 1996. In: CAMPOS, L.S. Teatro, templo e mercado: organizao e marketing de um empreendimento neopentecostal . 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1999. p. 451.

37

Deus podem ocup-lo. No entanto, o cacife poltico da IURD no se restringe aos deputados pertencentes igreja, ela tem outros aliados no Congresso e sua fora poltica foi demonstrada durante a priso de Macedo no dia 24 de maio de 199244 quando foi acusado de charlatanismo, curandeirismo e estelionato. Mesmo com tanta fora a IURD passa por momentos difceis, na dcada de 90 a imprensa fez crticas e acusaes a IURD e seu fundador, junto a elas denncias legais e inquritos policiais, diante de inmeros escndalos, Edir Macedo renuncia ao cargo de secretrio-geral, e passa viver nos Estados Unidos. Nomeou o pastor Renato Suhett para substitu-lo na liderana nacional, mas sua liderana no durou muito tempo, pois, suas funes administrativas foram sendo transferidas a outros bispos45. Mesmo em meio a tantas polmicas a IURD continuou a crescer de forma surpreendente no Brasil. Sua expanso geogrfica ocorre de forma desigual, a maior concentrao de templos se d nas grandes cidades, como Rio de Janeiro, So Paulo e Salvador. Em 1985 a IURD atravessou as fronteiras brasileiras, tendo seu primeiro templo no Paraguai. No exterior sua expanso foi lenta at 1990, quando conseguiu entrar nos Estados Unidos, Argentina e Portugal, nas dcadas seguintes seu crescimento acelerou. Durante um documentrio produzido pela IURD, que foi ao ar pela Rede Record em 11 de outubro de 1997, citado por Freston, listava a IURD em quarenta e cinco paises sendo quatorze da Amrica Latina, treze da frica, onze da Europa, quatro da sia e trs da Amrica do Norte Caribe 46. As igrejas nos Estados Unidos no crescem numericamente, mas oferecem prestgio e facilitam cada vez mais sua expanso.
44

FRESTON, P. Breve histria do pentecostalismo brasileiro. In: ANTONIAZZI, A., et al. Nem anjos nem demnios: Interpretaes sociolgicas do pentecostalismo , op. cit., p.135. 45 Cf: MARIANO, R. A Igreja Universal no Brasil . In: ORO, A. P., CORTEN, A., DOZON, J. P. (orgs.). Igreja Universal do Reino de Deus. So Paulo: Paulinas, 2003. p. 55, nota 6. 46 Os pases eram listados na seguinte ordem : Rssia, Jamaica, Angola, Guin-Bissau, Costa do Marfim, Qunia, Malawi, Moambique, Nigria, frica do Sul, Tanznia, Uganda, Zmbia, Zimbabwe, Cabo Verde, ndia, Israel, Japo, Filipinas, Repblica dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicargua, Porto Rico, Inglaterra, Frana, Alemanha, Holanda, Itlia, Luxemburgo, Portugal, Espanha, Suia, Canad, Mxico, EUA, Argentina, Bolvia, Chile, Colmbia, Equador, Paraguai, Per, Blgica. Faltam pases que constam de listas publicadas na mdia, seja por erro jornalstico ou porque o trabalho l no vingou, ou mesmo (uma hiptese improvvel) porque a Igreja esqueceu de inclu-los no documentrio: Uruguai, Venezuela, Panam, Congo, Senegal, Botswana. FRESTON, P. A Igreja Universal do Reino de Deus na Europa. In: Lusotopie,1999. p. 383-403. p.387, nota 10.

38

Com esse numeroso crescimento a IURD teve que consagrar dezenas de novos bispos, que assumiram cargos de dirigentes. Para evitar um cisma a igreja se reestruturou, criando trs poderes, onde o poder maior o Conselho Mundial de Bispos, em seguida o Conselho de Bispos do Brasil e na base da hierarquia o Conselho de Pastores do Brasil. Ocorre que esses trs poderes so coordenados pelo poder absoluto de Edir Macedo.
O governo eclesistico da Universal centralizado em torno de seu lder carismtico. Sua estrutura de poder vertical, desptica at. A instncia mxima da igreja o Conselho Mundial de Bispos, em segundo o Conselho de Bispos do Brasil e na base da pirmide hierrquica, pelo Conselho de Pastores do Brasil. Na prtica, porm, o bispo primaz, escudado em seu poder vitalcio e ancorado no discurso de que o prprio Deus o escolheu para exercer tal autoridade, que no pode ser questionada, decide e comanda.47

Percebemos assim a supremacia que Macedo exerce na IURD e percebemos a postura dos pastores diante da alta cpula da Igreja. 2.2. Os fiis iurdianos e a Formao Os fiis iurdianos rompem com o modo de agir e vestir, nos quais os crentes eram reconhecidos. Foram eles liberados para vestir roupas da moda, usar produtos de beleza como maquiagem, ouvir msicas profanas, etc.; abandonando a tradio evanglica da vestimenta e abrindo mo dos controles disciplinares, a IURD atrai para si um nmero bem maior de adeptos que outras denominaes evanglicas. interessante notar que boa parte dos fiis iurdianos eram pertencentes a religio Catlica, mas catlicos por tradio familiar e outra parte derivam do protestantismo histrico e das religies afrobrasileiras. Entre os fiis iurdianos, a mulher ocupa um lugar de destaque, pois a IURD consciente que boa parte de seus adeptos so do sexo feminino faz um trabalho em torno da valorizao da mulher, oferecendo a ela a oportunidade para ser obreira, dispe tambm de uma revista feminina chamada Esther, e faz uma srie de publicaes envolvendo o universo feminino. Macedo escreve vrios textos onde deixa claro o papel da mulher, inclusive publicou um livro intitulado O perfil da mulher de Deus, onde traa o perfil que a mulher iurdiana
47

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: Sociologia do novo pentecostalismo no Brasil . So Paulo: Loyola, 1999. p. 63.

39

deve adotar: Entre a prostituta endemoniada e a virgem submissa. Macedo coloca que a mulher tem que ser forte e passiva ao mesmo tempo, que responsvel pelo bem-estar da famlia e que deve obedecer ao marido. O discurso de Macedo ainda est ligado a supremacia do homem, ao mito da Eva fraca e envolvente, que levou o homem Ado a pecar, no mnimo podemos afirmar que seu discurso contraditrio, pois tenta conciliar uma idia de mulher moderna e mulher arcaica. E ainda afirma que:
A magnitude da importncia da mulher to grande que, se fosse criada sem o homem ainda assim ele teria a capacidade de encher a Terra, pois Deus poderia fazer o mesmo que fez com a virgem Maria48. Verificando assim que a fora da mulher est no poder de persuaso da sua palavra a qual tem mais fora que qualquer homem. O lisonjeio de suas palavras quase irresistvel49.

As famlias que aderiram a IURD, ao participarem dos diversos encontros religiosos como cultos, correntes de f, sees de descarrego etc., levam seus filhos. Os menores so entregues aos obreiros, que oferecem um tipo de educao religiosa, pois, para as crianas, a Universal criou a Escola Bblica Infantil (EBI), que funciona nos moldes da escola dominical protestante ou do catecismo catlico. Os filhos mais velhos participam dos grupos de jovens, que divulgam a f e as atividades da igreja. Chama a ateno o fato de que os fiis no tm autonomia para escolher os lderes locais nem participam da deliberao sobre a aplicao dos dzimos e ofertas que so arrecadados. A formao oferecida pela IURD seus bispos e pastores no de cunho teolgico e nem realizada em seminrios ou faculdades de teologia. Isso ocorre por conta d averso que Edir Macedo tem erudio teolgica, e mostrou isso claramente quando escreveu o livro A libertao da teologia, onde critica o cristianismo de muita teoria e pouca prtica; muita teologia, pouco poder; muitos argumentos, pouca manifestao; muitas palavras e pouca f. 50 Durante poucos anos funcionou na IURD a Faculdade Teolgica do Reino de Deus (FATURD), que logo foi fechada, em seguida, Macedo publicou o livro citado acima. Sendo assim, todo o aprendizado da funo pastoral se d na
48

MACEDO, E. O perfil da mulher de Deus . 2 ed. Rio de Janeiro: Grfica Universal, 1997. p. 13. 49 Ibidem. p. 16. 50 Cf. MACEDO, E. A libertao da teologia. Rio de Janeiro: Grfica Universal, 1997.

40

prtica, poucos chegam at mesmo a freqentar um curso bblico. Apesar de na IURD funcionar o Instituto Bblico Universal do Reino de Deus (IBURD). Segundo Jos Vasconcelos Cabral, um ex-pastor da IURD, funciona em alguns estados um curso especial e intensivo com durao de seis meses, no qual o candidato a pastor orientado nos princpios bsicos do cristianismo e da IURD51. Como no h critrios na formao, so exigidos alguns requisitos aos candidatos a pastor como: a converso, dedicao e o desejo de fazer a obra de Deus, nada, alm disso, os dirigentes no se preocupam com critrios como idoneidade, histrico familiar, formao bsica, idade ou avaliao psicolgica. Os candidatos, que esto no processo de formao, no recebem nenhum tipo de remunerao salarial. J formados os pastores auxiliares so proibidos de celebrar alguns sacramentos, como o do matrimnio, do batismo nas guas e o sacramento da ceia do Senhor. Geralmente para se tornar um pastor necessrio antes ser um obreiro, que so leigos ativos que se destacam entre os fiis. Os obreiros so os responsveis pelo funcionamento da igreja num todo, trabalhando da limpeza e coleta das ofertas, os obreiros devem auxiliar no desempenho ministerial dos pastores, isso inclui at realizar exorcismos nos cultos. Os pastores so auxiliados por estes obreiros, dos quais se exige posse do dom de lnguas para o exerccio dessa funo. Eles no recebem nenhum tipo de remunerao por seu trabalho e at gastam com a farda que devem usar.

2.3. Prosperidade, o Simbolismo do Dinheiro e o Exorcismo A UIRD uma das principais portas de entrada no Brasil da corrente religiosa norte-americana conhecida como teologia da prosperidade. Esta vem ser um conjunto de crenas e afirmaes, surgidas nos Estados Unidos que afirma ser legtimo ao crente buscar resultados, ter fortuna, ter o direito de reivindicar (e at exigir) de Deus a satisfao de seus desejos pessoais,
51

Depoimento dado Revista Vinde, 10 de agosto de 1996. Citado em: MARIANO, R. Expanso pentecostal no Brasil: o caso da Igreja Universal , op. cit., p. 121-138. p. 127.

41

buscando sempre uma ascenso. A teologia da Prosperidade ensina que a pobreza o resultado de falta de f ou de ignorncia. O princpio bsico da prosperidade a doao financeira, entendida no como ato de gratido ou devoluo a Deus, mas como investimento. A IURD enfatiza ainda que s o fato de seguir Jesus e ter atitudes de f j o bastante para uma vida de sucesso financeiro, de projeo social e quase imunidade a qualquer tipo de doenas e sofrimentos. Faz-se necessrio abrir um parntese com relao as curas realizadas na IURD. A imprensa iurdiana em seus programas de rdio e televiso esto repletos de milagres, a cura se torna um ponto de destaque nas suas reunies, o Manual do obreiro apresenta algumas razes para a cura divina:
A cura divina est de acordo com o carter de Deus, que sendo um pai amoroso, no poderia aceitar na vida de seus filhos doenas ou enfermidades,... as doenas, na sua grande maioria, so causadas pelos demnios, que uma vez saindo do corpo das pessoas, as levam consigo,... elas no contribuem para a gloria de Deus, e sim para a misria e desgraa dos homens. A Igreja... ministra a orao para a cura divina por intermdio de seus Bispos, Pastores e Obreiros, quer com imposio de mos conforme determina as Escrituras, quer sem imposio de mos, porque obedece a ordem de Jesus Cristo, que mandou curar os enfermos e expelir os demnios. Uma pessoa cheia de doenas no est vontade para glorificar a Deus. No pode compreender corretamente seu amor, se no for curada e abenoada em todas as coisas. 52

A prosperidade dentro da IURD tema inclusive das reunies de todas as segundas-feiras com o nome de corrente da prosperidade , o discurso dessa reunio e de muitas outras d nfase que a prosperidade um direito de todo cristo fiel, que Deus no se contenta com o fato de seus filhos serem pobres e necessitados, ainda segundo Macedo,
O homem foi colocado na terra para viver em abundncia, sobre a fartura e a prosperidade. Ado no tinha escassez de gua, nem alimentos, e nem precisava levar Eva, ao mdico. Eles eram perfeitos e gozavam da perfeio de Deus, sem que lhes faltasse absolutamente nada.53

O corpo humano fundamental na teologia da prosperidade proferida na IURD, pois o corpo pode se tornar morada do Esprito Santo e deixar de ser morada de demnios atravs do exorcismo. E essa valorizao do corpo vem
52

IURD. Manual do obreiro: Estatuto e Regimento Interno da Igreja Universal do Reino de Deus. Rio de Janeiro: Grfica Universal, s/d. p. 38-39. 53 Citado por CAMPOS, L.S. Teatro, templo e mercado: organizao e marketing de um empreendimento neopentecostal, op. cit., p.367.

42

resultar na aceitao de embelez-lo, oferecer-lhe conforto, bem estar, sade, todos os benefcios de uma sociedade de consumo, sem nenhum tipo de culpa. Na teologia da prosperidade, Deus como uma divindade escrava de suas promessas, tendo que satisfazer a vontade daqueles que agora so seus scios. Mas como se tornar um scio de Deus? A resposta muito simples, basta o fiel se comprometer a devolver aquilo que de Deus, ou seja, o dzimo. Deus, em contrapartida, garantir as bnos de cura e o sucesso nos empreendimentos, pois para Macedo o dzimo caracteriza fidelidade do servo de Deus enquanto que a oferta indica o seu amor e a sua considerao para com Deus54. Mas, e se no der certo? A a culpa do fiel, que deve ter tido pouca ou falta de f em algum momento do processo. Alm do dzimo outra forma de se tornar scio de Deus atravs da oferta, aqui o dinheiro adquire a conotao de canal de comunicao, de barganha com o sagrado. aqui que entra a questo da oferta de amor, que ofertar Deus seu tudo, no o que lhe sobra, mas o que ir fazer falta, pois Deus quer o essencial. Segundo, Macedo:
Dar o dzimo candidatar-se a receber bno sem medidas (...) sob os aspectos fsicos, espiritual e financeiro. Quando pagamos o dzimo a Deus ele fica na obrigao (por que prometeu) de cumprir a Sua palavra, repreendendo os espritos devoradores que desgraam a vida do homem, atuando nas doenas, nos acidentes, nos vcios, na degradao social e em todos os setores da atividade humana, fazendo com que o homem sofra eternamente. Quando somos fiis no dzimo, alm de nos vermos livres desses sofrimentos, passamos a gozar de toda a plenitude da terra, tendo Deus a nosso lado nos abenoando em todas as coisas. necessrio dar o que no se pode dar. O dinheiro que se guarda na poupana para um sonho futuro, esse dinheiro que tem importncia, porque o que dado por no fazer falta no tem valor para o fiel e muito menos para Deus.55

Segundo os pressupostos iurdianos, oferta uma expresso de f. As ofertas materiais ou em dinheiro movem qualquer obstculo entre o ser humano e Deus. Macedo, no seu livro O Perfeito Sacrifcio, afirma:
Aqueles que vem as doaes das ofertas com maus olhos, ou seja, do ponto de vista meramente mercadolgico, principalmente do lado da Igreja, tambm tm dificuldades para compreender a razo da vinda do Filho de Deus ao mundo. (...)
54

MACEDO, E. Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus . Rio de Janeiro: Grfica Universal, 1998. p. 297. 55 CAMPOS, L.S. Teatro, templo e mercado: organizao e marketing de um empreendimento neopentecostal, op. cit., p. 370.

43

haja vista que a oferta est intimamente relacionada com a salvao eterna em Cristo Jesus.56

Mas, segundo os bispos e pastores da IURD, o que seria ter uma atitude de f? Acreditar que Deus vai mudar sua vida, desde que voc oferea o melhor dos sacrifcios (aquele que vai fazer falta) mostrando assim uma f inteligente. Ainda segundo esses mesmos lderes, no vale voc ser uma pessoa boa, honesta, cumpridora de suas obrigaes para com a sociedade se no tiver uma atitude de f . Dzimos e ofertas possuem conotaes exorcisticas. Se voc demonstra sua f atravs desses dzimos e ofertas, mais dificilmente ser tentado pelo demnio. A mobilidade hierrquica da IURD muito grande, tanto de pastores como de bispos e tambm das funes pastorais a eles delegadas, pois est relacionada em parte a arrecadao dos pastores e dos bispos, se o valor de arrecadao de um pastor cresce a cada ms, a sua sede e estima com os lderes tambm crescem. Uma queda na arrecadao por trs meses j suficiente para o afastamento do pastor, se o pastor por sua vez nunca alcana o valor do ms ele logo retirado, pois isso um indicativo, segundo Edir Macedo, de que o pastor no est bem com Deus, est impuro espiritualmente; o pastor por sua vez que consegue demonstrar elevada capacidade de coletar os recursos necessrios (dzimos e ofertas) tem seu ministrio abenoado pelo Esprito Santo, sua habilidade tida como sinal de beno divina. Da ocorrem as promoes. Os pastores titulares ou auxiliares, no tm nenhum tipo de autonomia e no gerenciam os recursos que arrecadam. Mas quanto a esse elemento econmico de uma religio, j alertara o historiador Jacques Le Goff: Pode-se considerar suspeita uma religio que mistura to facilmente Deus aos negcios, exige-lhe xitos terrestres e, talvez supersticiosamente, faz a fortuna depender da proteo divina57. No pentecostalismo tradicional os demnios so mantidos a distncia mais do que enfrentados, na IURD eles so buscados e enfrentados. A IURD tem a mesma viso dos antigos hebreus, que separava o cosmo em trs dimenses: o Cu, morada de Deus e seus anjos; Terra, criao divina e
56

MACEDO, E. O perfeito sacrifcio. O significado espiritual dos dzimos e ofertas. Rio de Janeiro: Grfica Universal. 2003. p. 14. 57 LE GOFF, J. Mercadores e banqueiros na Idade Mdia . So Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 92.

44

morada dos seres humanos; Inferno, regies inferiores morada dos demnios. A Terra o lugar onde se d a luta entre Deus e o demnio e o objeto dessa guerra o ser humano. A IURD acredita ainda que o demnio o causador de todos os males que assolam a humanidade, para eles os demnios esto soltos e podem se manifestar em animais, objetos, pessoas, principalmente no momento do culto. Por isso em todos os cultos se menciona sempre o demnio. Esse demnio exerce uma funo de suma importncia na IURD, na luta contra ele que a igreja fundamenta toda sua estratgia de ao, pois segundo os pastores se a sua vida est cheia de conflitos, desunio na famlia, doenas, nunca se alcana uma estabilidade financeira desejada, nunca dura nos empregos, no consegue ser feliz no amor, perseguido constantemente, dentre outras coisas, tudo isso culpa do demnio. Mas afinal que fora essa que detm tanto poder, que causa de tantos e diversos males e sofrimentos?
Acreditamos... que os demnios atuam na vida das pessoas com o propsito de afasta-las de Deus e no deix-las e consequentemente entender o plano divino para suas vidas. Da entendermos que a primeira coisa que deve ser feita com algum, para traz-lo ao Senhor liberta-lo do poder e da influncia do diabo e dos seus anjos. Uma vez libertados dessa influncia, a pessoa pode encontrar foras para perseverar em seguir ao Senhor Jesus...58 Em alguns momentos, h uma verdadeira catarse coletiva: enquanto o pastor fica pedindo que Deus mande fogo no diabo, as pessoas oram em lnguas e gritam queima! queima!. O pastor coordena as manifestaes emocionais, e ao diminuir a voz acalma os presentes, que passam aos poucos, a falar mais baixo e se calam no final.59

Nos cultos neopentecostais, entre eles o da IURD se tem prtica constante de amarrar os demnios, de colocar os demnios sob os ps, pois so vistos como entidades rebeldes. Constantemente provocam e invocam os demnios para se manifestarem, tornando assim possvel o ato do exorcismo, que seria afugentar, expulsar os espritos maus atravs da interveno de algum que tem poder, que de Deus. O exorcismo ento passa a ser o ponto de partida para uma vida crist, um ato de libertao. Em seus livros Macedo diz que h algumas doenas que caracterizam possesso pelo diabo: as
58

IURD. Manual do obreiro: Estatuto e Regimento Interno da Igreja Universal do Reino de Deus. Rio de Janeiro: Grfica Universal, s/d. In: CAMPOS, L. S. Teatro, templo e mercado: organizao e marketing de um empreendimento neopentecostal , op. cit., p. 338. 59 MARIZ, C.L. Catlicos da Libertao, Catlicos Renovados e Neopentecostais , op. cit., p. 34.

45

neuroses, dores de cabea constantes, insnia, temor, desmaios ou ataques, desejos suicidas, as doenas que os mdicos no encontram as causas, vcios e depresso. Alm disso, o demnio tambm culpado pela homossexualidade, pelo cncer e pela AIDS. Poderamos dizer que a IURD uma igreja utilitria, pois geralmente as pessoas que a procuram esto passando por algum tipo de situao crtica: doenas, problemas na famlia, dificuldade financeira, etc. Observa-se que a IURD se caracteriza por ser um lugar de feridos e excludos que encontram certa guarida. um lugar em que se vai quando no se tem para onde ir, quando se esta no fundo do poo, sofrendo, sozinho e sem sada. Essas pessoas so simplesmente acolhidas e escutadas, e naquele instante no se questiona nem se exige nada. E o mais importante, relatado que Jesus o ama profundamente, sabe como voc esta sofrendo, e Ele no quer isso 60. 2.4. Sincretismo, Religiosidade e Ritos Sabe-se que no Brasil ocorre um pluralismo religioso muito grande, e muitas vezes uma mistura de ritos religiosos em uma mesma religio, no poderia ser diferente com a IURD, seu sincretismo religioso gigantesco, at se diz que a sua identidade construda por meio das referncias de outras igrejas e religies61, como a Igreja Catlica, o Kardecismo e religies Afrobrasileiras (Candombl, Umbanda, na qual Edir Macedo foi integrante). Esse sincretismo no apenas uma colcha de retalhos, pois, a IURD apresenta um sincretismo sistematizado, mesmo assim, faz com que alguns evanglicos neguem que a IURD seja uma igreja evanglica, eles alegam que ela no age segundo a doutrina e a tica comportamental clssicas do pentecostalismo. 62 A IURD incorpora ritos, crendices de outras religies e Igrejas. Por exemplo, a adaptao da novena catlica em correntes com sete quintas-feiras de orao; jejum e freqncia na igreja para a obteno de uma graa especial;
60

BONFATTI, P. A expresso popular do sagrado. So Paulo: Paulinas, 2000. p.119-122. 61 Cf. CAMPOS, L. S. A Igreja universal do reino de Deus, um empreendimento religioso atual e seus modos de expanso (Brasil, frica e Europa). op. cit., p. 356-357. 62 Cf. FRESTON, P. Breve histria do pentecostalismo brasileiro. In: ANTONIAZZI, A., et al. Nem anjos nem demnios: Interpretaes sociolgicas do pentecostalismo. op. cit., p. 136.

46

asperso dos fiis com galhos de arruda molhados em uma bacia com gua benta e sal grosso; substituio das fitas do Senhor do Bonfim por fitas com passagens bblicas; entrega de balas e doces a seus adeptos no dia de So Cosme e Damio. Podemos dizer que a IURD sabe muito bem explorar os tradicionais e reconhecidos smbolos religiosos, como: velas, imagens, clices, sal, flores, gua, leo, arruda, enxofre, retratos, roupas, etc, e introduziu em seus rituais alm desses elementos, outros novos, estes por sua vez so retirados do quotidiano das pessoas, tais como: shampoo, sabonete, escudo, sabo em p, saco de lixo, travesseiro, etc., o que nos revela um forte sincretismo e uma enorme "imaginao religiosa". A IURD justifica o uso de tais recursos dizendo que um incentivo f e que tudo isso feito a partir das necessidades de seus adeptos, mas podemos tambm entender at como uma forma de atrair para si o maior nmero de fiis possveis de outras denominaes religiosas, como que uma estratgia proselitista deliberada. percebida em suas prticas rituais uma total aproximao do cotidiano com a magia ou com o sobrenatural, isso visto nos cultos que so realizados pela IURD e nos produtos que so comercializados, so esses objetos detentores de poder como: a areia abenoada, mesa branca energizada, leo santo, rosa ungida, palmilhas de ouro, escudo de proteo, banho da santssima trindade, caneta dos desejos, etc. Esses objetos servem para combater uma espcie de foras negativas, ou foras do mal, que hoje so denominadas pela IURD de encostos. Esse um trecho de uma matria que descreve em detalhes as sesses de descarrego, fornece uma rpida idia do sincretismo existente entre certas crenas e prticas da IURD e as da Umbanda.
Um homem todo de branco comanda o culto, cercado por pomba-giras, exus e pretos-velhos. Os auxiliares tambm se vestem do branco mais puro e acreditam nos poderes do sal grosso e do galho de arruda. Que religio essa? Ihih, se vossunc, respondeu umbanda, est errado, mizim fio. O culto bata a cabea da Igreja Universal do Reino de Deus. Sarav. A Sesso do Descarrego esse o nome propagado pela prpria igreja faz sucesso s teras-feiras, na Catedral da F [...]. o momento, pregam os pastores, de retirar os encostos dos fiis.63

63

www.odia.ig.com.br/geral/ge060815.htm. Acessado em 03 out. 2005.

47

Costuma-se ouvir nos meios de comunicao da IURD o discurso: no importa de que religio voc participe, embora seja ela contra o ecumenismo, no se encontra nela nenhuma barreira de que seus freqentadores sejam integrantes de outras religies. Como se sabe a Igreja Universal, diferente de outras Igrejas neopentecostais, admite uma populao flutuante 64, que se utilizam dela como uma forma passageira para obter algo especfico (curas, empregos). Como disse certa vez um membro da IURD: Eu no sou de nenhuma igreja, sou da igreja onde sinto Jesus mais forte. Minha religio Jesus. A migrao ocorrida na IURD no s de evanglicos, ela tambm acolhe integrantes e ex-integrantes do Catolicismo, Umbanda, Candombl, e Espiritismo. A religiosidade encontrada na IURD repleta de ritos, nela percebemos uma maior unidade ritual e litrgica do que em outras denominaes protestantes ou neopentecostais. O rito seria uma grande ao simblica, uma cerimnia prpria em que grupos ou indivduos revivem experincias fundamentais. Um conjunto de ritos forma um ritual, quando esse ritual est ligado ao religioso ocorre liturgia que vem mostrar a maneira pela qual os fiis se articulam. Os gestos, leituras, sermes, cnticos entram na composio do rito. No neopentecostalismo, a palavra falada , muitas vezes, devorada pelos gestos e cnticos, especificamente na IURD, em uma reunio de pouco mais de uma hora, no mais de que dez minutos so dedicados ao sermo ou a leitura da bblia. O restante do tempo dedicado aos cnticos e oraes e a maior parte desse tempo para os rituais de cura, exorcismo e coleta. 2.5. O rito prprio: As Correntes e as Campanhas A IURD tambm criou ritos prprios, as correntes e as campanhas, que se tornaram uma forma de obrigaes a serem cumpridas pelo fiel para com Deus e de Deus para com o fiel. Os dias e horas so padronizados, divididos, pouco se fala do natal, quaresma, pscoa, pentecostes ou outras festividades crists tradicionais. Acredita-se que a IURD, por privilegiar as
64

BIRMAN, P. Cultos de possesso e pentecostalismo no Brasil: passagens. In: RELIGIO E SOCIEDADE. Pentecostes e nova era: fronteiras, passagens. Rio de Janeiro: ISER, v.17, 1996. p. 104.

48

necessidades concretas das pessoas, procurou se organizar de maneira mais objetiva, deixando de lado estas festividades mais tradicionais e introduzindo um novo calendrio litrgico, repleto de correntes, campanhas, viglias, reunies e concentraes de f, ou seja, a IURD traz uma religiosidade mais popular, e porque no dizer mercadolgica, pois seus ritos seguem a lei da oferta e procura. As correntes que a IURD realizada so feitas em dias especficos da semana, dedicados tambm a objetivos especficos. O fiel que comea a fazer sua corrente sabe que ela no pode ser quebrada e que durar um perodo determinado de tempo (sete semanas, por exemplo). Essa prtica central uma adaptao da novena catlica. Vejamos a programao semanal das correntes realizadas pela IURD: As segundas-feiras acontecem duas correntes, a da prosperidade e a dos empresrios com o objetivo de estimular a crena na prosperidade, orar pelos desempregados e estimular os microempresrios que esto em dificuldade financeira. As teras-feiras temos a corrente dos setenta pastores e a corrente dos milagres, tambm chamada corrente da sade, estas tm como objetivo a cura de todos os tipos de enfermidade e se destinam as pessoas que foram desenganadas pela medicina. As quartas-feiras acontecem a chamada corrente dos filhos de Deus, destinada a pessoas que desejam experincias msticas mais profundas. As quintas-feiras ocorrem a corrente da famlia, destinada a resolver problemas no casamento, como brigas e desunies de casais, problemas com filhos, entre outros de mbito familiar. As sextas-feiras temos a famosa corrente da libertao, tambm conhecida como a corrente do descarrego, tendo o objetivo de abrir os caminhos que esto amarrados por causa de macumbas, bruxarias, feitiarias, inveja e mal olhado, contatos com entidades diablicas, vozes do alm, etc. Aos sbados ocorre a corrente da grandeza de Deus e a corrente das crianas, a primeira com o objetivo de congregar pessoas com dificuldades financeiras, profissionais ou amorosas e a segunda trabalha atividades especficas para as crianas.

49

Nos domingos acontecem a corrente do encontro com Deus e a corrente do amor, que oferecem momentos de louvor a Deus e ao Esprito Santo e resoluo de problemas na vida amorosa respectivamente. 65 As correntes so caracterizadas como um processo de limpeza do passado, permitindo que as coisas venham tona e sejam tratadas pelo exorcismo, porm notemos que as correntes no so vistas de forma mgica, elas reforam a transformao de vida. J as campanhas realizadas acontecem em um curto perodo de tempo, h campanhas que duram somente trs dias, outras duram seis dias, o tempo de durao da campanha depende de seu objetivo. O tema de cada campanha escolhido na reunio do conselho dos bispos, geralmente as campanhas tm um embasamento bblico. Citaremos os nomes de duas dessas campanhas que foram baseadas especificamente na bblia: a Campanha das pedras da f66, essa campanha afirmava que assim como Davi venceu o gigante Golias com uma pedra, aqueles que forem ao templo da IURD recebero uma pedra capaz de derrubar os seus gigantes (problemas), e a Campanha de Gideo67, essa pretendeu despertar a confiana das pessoas em Deus, atingindo assim seus objetivos na guerra contra o mal presente na vida financeira. Mas alm destas duas podemos ressaltar outras campanhas como a Campanha da restituio, a Campanha das portas abertas, Campanha da Fogueira Santa de Israel, Campanha da arruda, Campanha das loucuras da f, dentre outras. Esses novos ritos iurdianos se incorporam na sua linguagem ritual a idia j presente na religiosidade popular, como pagamento de promessas, peregrinaes, novenas, viglias, sacrifcios, etc. O calendrio litrgico da IURD dividido em: campanhas, correntes, reunies, viglias, festas, concentraes de f e as atividades semanais corriqueiras. Podemos dizer que na IURD h uma unidade litrgica, parecida com a Igreja Catlica. Essa padronizao permite aos fiis iurdianos em qualquer parte do Brasil e do mundo se sentirem integrantes de um mesmo corpo, reunidos ao redor dos mesmos ritos.
65

CAMPOS, L.S. Teatro, templo e mercado: organizao e marketing de um empreendimento neopentecostal, op. cit., p. 161-163. Porm, como dissemos, a IURD possui uma programao altamente flutuante e possvel que atualmente siga um novo calendrio semanal. 66 Cf. BBLIA sagrada (A Bblia de Jerusalm). A. T. 1 Samuel. 5 ed. So Paulo: Paulus, 1996. cap. 17, p. 445. 67 Cf. Idem. Juzes. cap. 6, p. 386.

50

Os movimentos neopentecostais, e em especial a IURD, optam por uma religiosidade no s popular, mas quase mgica, utilitria e sincrtica que est em total sintonia com o imaginrio e a crena popular, no o povo que se adeqa as normas da igreja e sim a igreja que vai se adequando ao tempo, a cultura e aos problemas sociais vividos por seus adeptos.

CAPTULO III A Igreja Universal do Reino de Deus: a problemtica 3.1. Vnculo da IURD com os demais protestantes Nesse tpico iremos analisar a existncia ou no de um vnculo histrico da IURD com a tradio protestante e com as demais igrejas pentecostais e onde est o desvio realizado por ela dessas tradies. Para tal se faz necessrio rememorar o exposto nos captulos anteriores sobre o protestantismo histrico, pentecostalismo clssico e neopentecostalismo. Vimos que a chamada Reforma Protestante se constituiu de uma srie de movimentos que protestavam contra a Igreja Catlica. Nesse perodo da histria podemos enumerar pelo menos trs reformas protestantes, todas ocorridas no sculo XVI: A Reforma Luterana, com nfase na justificao pela f; a Reforma Calvinista, com nfase na predestinao; e a Reforma Anglicana,

51

marcada pela independncia da Igreja da Inglaterra e do poder do papado 68. Tais processos acarretaram uma profunda mudana de paradigma na forma das sociedades crists vivenciarem sua religiosidade, gerando uma busca por novas experincias ou mesmo pelo o regresso a uma f mais tradicional, como a dos primeiros cristos. Dessas novas buscas provm no s um cristianismo independente de Roma, mas os ramos protestantes do pentecostalismo e do neopentecostalismo como novas experincias de f crist. Ao que parece essas novas experincias de f causaram no protestantismo histrico uma verdadeira revoluo litrgica e cultural. A expresso Igrejas Pentecostais busca representar todas as Igrejas que descaracterizam os fatos fundadores cristos e os substituem pela centralidade do Pentecostes, constituindo uma nova referncia fundadora.
Sociologicamente, o cristianismo caracterizou-se por definir suas origens em torno das doutrinas sobre Jesus Cristo. O protestantismo remetia-se ao mesmo fato fundador atravs da Bblia. J no pentecostalismo, opera-se uma mudana radical na referncia ao fato fundador. O acontecimento de Pentecostes ocupa o lugar fundamental, e as doutrinas em torno de Jesus Cristo so relegadas. Os pentecostalismos contemporneos representam uma radicalizao desse distanciamento das religies crists.69

Sabe-se que o movimento pentecostal nasceu da busca por uma religiosidade mais intensa, e que tem como caractersticas um culto emocional, voltado para o exorcismo, para a cura e o milagre. Alm dessas caractersticas se salienta a crena na segunda vinda de Jesus Cristo, a revelao direta do Esprito Santo e o dom das lnguas. J o movimento neopentecostal, alm de estar voltado para um culto emocional como os pentecostais, possui caractersticas que lhe so bem prprias, como a liberdade de culto, o uso excessivo dos meios de comunicao, uma forte nfase s ofertas e dzimos, est voltada para teologia da prosperidade e da sade, e chamada guerra espiritual contra os demnios e seus representantes na terra. Essas diferenas apontadas acima, fazem com que questionemos at onde as Igrejas da terceira onda mantm vnculos com as demais Igrejas que as precederam. Ao analisarmos as doutrinas e rituais das Igrejas da terceira onda, percebemos que elas se distanciam muito dos pressupostos da Reforma
68 69

Vide neste trabalho captulo I, p.1-4. ROMEIRO, P. Decepcionados com a graa: esperana e frustraes no Brasil neopentecostal. So Paulo: Mundo Cristo, 2005. p. 27.

52

Protestante, e das Igrejas pentecostais, chegando at a se usar um novo termo ps-pentecostais ou pentecostalismo autnomo, para se referir a essas Igrejas. Os neopentecostais rompem com os esquemas e frmulas predeterminadas, podendo at ser chamadas de Igrejas transgressoras, por conta de suas inovaes, muito semelhante aos j mencionados Movimentos do Esprito, que tentaram romper com certa normatizao proposta pela Igreja. Os neopentecostais
reagem ao que definem como um enquadramento de Deus ou a domesticao do sagrado. A busca de canais mais livres e diretos de acesso ao sagrado, com manifestaes espontneas repletas de emoes, marca dessas novas expresses e representa uma busca de liberdade, formas de adorao e culto70.

Da mesma forma a IURD busca reinventar a experincia com o sagrado, forjando um modo de religiosidade que lhe bem prprio, o que notamos em seus cultos que sempre trazem novas temticas, novas formas de falar com Deus, seja em uma corrente, campanha ou por meio de objetos comercializados como uma caneta, um escudo ou mesmo por uma palmilha. Ao que parece essas Igrejas da terceira onda, fizeram uma espcie de cisma com as prticas protestantes e pentecostais. Essa ruptura pode ser melhor observada nesses trs pontos a seguir: Primeiramente, nos prprios modos de vestir e portar, pois os pentecostais clssicos so muito conservadores na aparncia e nos costumes. Os neopentecostais por sua vez, valorizam o bem estar fsico, dando um espao enorme para a vaidade, andar na moda e com roupas de transadas, se maquiar, ou seja, gozar a vida com todo o direito que tm. A segunda diferena est na expectativa apocalptica, ou seja, esperana na segunda vinda de Cristo, deixada de lado pelos neopentecostais para desfrutar o presente. A terceira divergncia a apropriao da religiosidade popular. Ao mesmo tempo em que os neopentecostais combatem as religies afro-brasileiras, afirmam a existncia de entidades como Exus, Caboclos, Pombas giras etc.
70

RAMALHO, J. P. Desafios no campo religioso brasileiro. In: CADERNOS CERIS, op. cit., p. 3-5. p. 5.

53

Campos cita outra divergncia, para ele as Igrejas neopentecostais do uma forte nfase nos dzimos e nas ofertas em dinheiro em vista de bnos futuras, isso vem ser uma espcie de reedio da venda de indulgncias, um dos fatores histricos que fizeram surgir o protestantismo 71. Embora a IURD adote algumas prticas das Igrejas consideradas de primeira e segunda onda, notrio que ela se enquadra claramente nos trs principais pontos de ruptura que acabamos de observar. Iremos acrescentar outros dois elementos que reforam o distanciamento da IURD com o protestantismo histrico e o pentecostalismo clssico. No protestantismo dito histrico a Bblia a fonte de toda a doutrina e seu uso constante, na IURD seus adeptos no levam suas Bblias para o culto e em geral a Bblia quase nunca utilizada pelos pastores nas reunies. O pentecostalismo clssico tem como uma de suas caractersticas principais o batismo no Esprito Santo e os dons do Esprito, na IURD no ocorre o batismo no Esprito Santo e no h manifestao dos dons do Esprito, nem mesmo o mais simples, o dom das lnguas. Em lugar desses elementos, entram aspectos mgicos, como a gua benta e o sal grosso, areia abenoada, leo santo, da por diante. A IURD esta voltada para as diversas manifestaes do demnio e por conseqncia para os exorcismos, seus adeptos no possuem regras de condutas estabelecidas, tambm se destaca pela forte nfase nos dzimos e ofertas, sendo estes prioridades. Igrejas da primeira onda como a Assemblia de Deus se declaram contrrias a tais formas de arrecadao de dinheiro, como afirmou em entrevista o pastor Jos Wellington da Costa, presidente da Conveno das Assemblias de Deus: A maneira como seitas como essas arrecadam dinheiro dos fiis uma vergonha. 72 3.2. A IURD e os meios de comunicao Como frisamos no captulo anterior, a IURD obteve uma rpida expanso dentro do cenrio religioso brasileiro, podemos assinalar vrios fatores que favoreceram esse crescimento, mas acreditamos que o maior responsvel por todo esse crescimento o excessivo uso dos meios de comunicao de massa
71

REVISTA RELIGIES. Aleluia, irmo!. Edio 22, junho 2005. So Paulo: Editora Abril Cultural. p. 23. 72 Revista Veja. Edio de 14 de Novembro de 1990, p. 5.

54

e a aes semelhantes a das empresas do ramo de prestao de servio, que investem em marketing pesado e em um bom atendimento ao pblico. Para a melhor compreenso, se faz necessrio ressaltar que nos ltimos vinte anos, assistimos a uma proliferao de inmeras igrejas que se utilizam da mdia. A Igreja eletrnica ou televangelismo, como costuma ser chamada, pode ser entendida como uma intencional e sistemtica utilizao dos meios de comunicao de massa, especialmente a televiso e o rdio, para fins proselitistas ou evangelizadores. A religiosidade midiatica de certa forma vem estimulando o aparecimento de novas formas de expresso religiosa, onde se desenvolve um discurso que dialoga com a atual conjuntura scio-econmica brasileira. As Igrejas eletrnicas estabelecem uma lgica de mercado, que prioriza o consumo material, o individualismo, a vaidade, o empreendimento financeiro, ou seja, prioriza a chamada teologia da prosperidade. Dessa forma essas Igrejas eletrnicas esto construindo verdadeiros imprios, alcanando sucesso financeiro capaz de comprar os horrios mais nobres da televiso e de certa forma conseguem manipular as pessoas (pblico, clientes, fiis), que se utilizam desse meio de comunicao, pois, alm de estarem presente na mdia, seus apresentadores so considerados pessoas de Deus. impressionante perceber a grade de programao vigente nas televises e rdios brasileiras, pois esto abarrotadas de programas religiosos, em sua maioria, programas neopentecostais, isso sem mencionar as emissoras de propriedade de denominaes religiosas. O televangelismo est fazendo com que Deus seja comercializado e os produtos religiosos sejam entregues em domiclio, e isso tem se tornado uma boa estratgia para conseguir cada vez mais adeptos. Estamos presenciando, hoje, uma relao entre a religio (o sagrado), o desejo (realizao pessoal) e o mercado (sistema capitalista), relao esta sustentada pelos meios de comunicao, pelas estratgias de marketing, pela publicidade e pela teologia da prosperidade. impossvel ignorar a importncia da televiso em todos os aspectos sociais, e importante destacar que os meios de comunicao de massa so um poderosssimo instrumento de manipulao, e que somente algumas igrejas tm acesso a esse instrumento. Essas tm usado do poder que dispem para conseguirem cada vez mais fiis e agredir as demais 55

denominaes religiosas. Observando este quadro, se justifica o interesse dessas Igrejas ao utilizarem os meios de comunicao. Para Bordenave,
a comunicao a fora que dinamiza a vida das pessoas e das sociedades; a comunicao excita, ensina, vende, distrai, entusiasma, d status, constri reputaes, orienta, desorienta, faz rir, faz chorar, inspira, narcotiza, reduz a solido e num paradoxo digno de sua infinita versatilidade produz at incomunicao.73

visvel que a IURD sempre foi ousada na ocupao dos espaos sociais. Desde o princpio Macedo adotou a evangelizao eletrnica como uma estratgia de crescimento e, em 1980, a IURD por meio do bispo Macedo tinha vrias horas semanais no rdio e uma hora na televiso no canal Rio Tupi, em 1982 ocorreu a compra da primeira emissora de rdio, a Rio Copacabana, e em 1989 Macedo comprou a primeira emissora de televiso a Rede Record, por 45 milhes de dlares, a aquisio da emissora chamou a ateno da mdia pelo fato de como uma igreja com apenas doze anos de existncia e um incio modesto conseguiu tanto dinheiro em to pouco tempo. A compra da Record pela IURD considerado o mais importante exemplo de insero religiosa na televiso aberta, mas o canal, contudo, no pode ser considerado exclusivamente religioso. Logo aps, a IURD adquiriu a Rede Mulher, com mais espao para a programao religiosa, alm disso, comprou horrios na programao da TV Bandeirantes e na Gazeta. O bispo Macedo pouco satisfeito com a enorme abrangncia que estava tendo com suas emissoras de televiso e horrios em outras emissoras, alegou no dia da inaugurao de sua nova emissora, dizendo: ns fomos injustiados por muitos anos por um grupo de comunicao que tinha e mantm o monoplio da notcia no Brasil. Da nosso desejo de dar um fim a esse monoplio74, se referindo a Rede Globo de televiso, e em 27 de setembro de 2007 foi ao ar a Record News, um canal de notcias, que est utilizando a concesso do antigo canal Rede Mulher, a concesso de geradora foi cedida como uma rede local de Araraquara e no de So Paulo, como foi dito, a geradora virou retransmissora e vice-versa, ou seja, o bispo Macedo est controlando duas concesses de televiso em um mesmo lugar, em So Paulo,
73 74

BORDENAVE, J. E. D. Alm dos meios e mensagens. Petrpolis: Vozes, 1983. p. 9. Edir Macedo ataca "monoplio" da Globo na estria do Record News. Folha OnLine. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u332077.shtml. Acessado em 02 de novembro de 2007.

56

a Record e a Record News, o que proibido pela lei, segundo o Decreto 52.795/63, para que no haja a concentrao de propriedade existentes de televiso ou rdio no Brasil permitido apenas que uma mesma empresa ou acionista tenha uma s emissora. A justificativa da Record que a concesso da Rede Mulher, agora Record News, est em Araraquara (o que em tese no impediria o canal de ser transmitido em sinal aberto na cidade de So Paulo). Porm, segundo matria do Observatrio do Direito a Comunicao 75, alm de a concesso da Rede Mulher estar vencida desde 2005, na prtica a emissora geradora de Araraquara nunca produziu nada. Tudo produzido pela retransmissora da capital paulista. Ou seja, a Record News usa uma concesso vencida de retransmissora para gerar contedo em canal aberto na cidade de So Paulo. Hoje a IURD j possui um verdadeiro imprio de comunicaes, formado por dois canais de televiso com cerca de quarenta e sete repetidoras em todo o pas, sendo que a Rede Record exporta seus programas para vrios pases, especialmente para o Mxico, Chile, Panam, Equador, Venezuela, Colmbia e Porto Rico. Tambm proprietria de cerca de sessenta e duas emissoras de rdio no Brasil, sendo a Rede Aleluia a mais conhecida, alm disso, possui gravadoras, uma editora a Grfica Universal, hoje incorporada pela Holding Universal Produes, um Portal Arca Universal e a IURD online, onde encontramos uma TV e uma rdio que esto disponibilizadas 24h no ambiente digital. No tangente mdia impressa, o jornal Folha Universal o rgo oficial da IURD, que vem com o mesmo formato dos jornais tradicionais, distribudo em cada templo da Igreja semanalmente sempre aos sbados, sua distribuio gratuita. Vrios so os assuntos abordados no jornal, como economia, poltica, sade, esportes e, evidentemente religio, neste item se destaca a coluna reservada a palavra do bispo Macedo e tambm se destaca a coluna dos testemunhos de f. Como dito a IURD dispe ainda das revistas Esther, Mo Amiga e Plenitude. Faz-se necessrio observar que tipo de informao as revistas e o jornal da IURD esto trazendo, que fora a leitura dessas informaes exerce sobre os fiis, ou ainda como os fiis se apropria e
75

MOYSES, D. Record News estria com uso ilegal de concesso em So Paulo. Disponvel em: http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/index.php. Acessado em 02 de Novembro de 2007, as 14h10m.

57

interagem com as informaes que recebem. A IURD e seu fundador possuem outros empreendimentos, tanto no Brasil como no exterior, mostrando assim uma viso ampla, nacional e internacional, e uma enorme compreenso do poder e da importncia que os meios de comunicao exercem nas pessoas. Criou-se uma grande expectativa com relao aos programas que seriam veiculados pela IURD, como por exemplo, uma programao de qualidade, de responsabilidade, de respeito e seriedade com a difuso da f e com o telespectador. No entanto, a estratgia da IURD como detentora de um conglomerado de comunicao, foi o de, ciente do poder dessa mdia, conseguir mais fiis freqentando seus templos e contribuindo financeiramente; dessa forma, em horrios reservados a programas da igreja, a IURD conseguiu fazer com que, pela emoo, os telespectadores se aproximem, se envolvam e se identifiquem com os fatos narrados, dessa forma ela se coloca no mercado dos bens de salvao, o qual Edgar Morin chamou de o tempo da segunda industrializao, a industrializao dos espritos, dos sonhos e dos desejos da alma.76 Note-se tambm o forte embate que a IURD trava com as religies afrobrasileiras77 e com a Igreja Catlica. Segundo Mariano, desde a sua fundao a IURD conduz um ataque as religies afro-brasileiras, a tal ponto que esse combate tornou-se um de seus principais pilares doutrinrios. 78 Com relao Igreja Catlica, iremos citar um exemplo que com certeza ficou gravado nas mentes de muitos brasileiros, foi o dia em que em pastor da IURD em seu programa matutino

76

Cf. MORIN, Edgar. Cultura de massa no sculo XX: o esprito do tempo 1 Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1987. 77 O que j acarretou uma condenao de suas emissoras por exibio de matrias de carter discriminatrio, na qual a TV Record e a Rede Mulher foram condenadas a exibir, por sete dias consecutivos, programa de resposta por discriminao s religies afro-brasileiras. A deciso foi dada pela juza Marisa Cludia Gonalves Cucio, da 5 Vara Federal Cvel de So Paulo. Segundo a juza, no h como negar o ataque s religies de origem africana e s pessoas que as praticam ou que delas so adeptas, disse a juza: Nos programas gravados h depoimentos de pessoas que antes eram adeptas das religies afro-brasileiras e que se converteram; nos templos da nova religio, essas pessoas realizam sesses de descarrego ou consultoria espiritual. Assim, de se concluir que no negam as tradies e os ritos das religies de matriz africana, porm afirmam que nos terreiros os seguidores praticam o mal, a feitiaria e a bruxaria. Cf. Liberdade religiosa: Justia condena TV Record por discriminao. In: Revista Consultor Jurdico, 14 de maio de 2005. Disponvel em: http://conjur.estadao.com.br/static/text/34774,1. Acessado em 02 de novembro de 2007. 78 Mariano, R. Neopentecostalismo: os pentecostais esto mudando. 1995. Dissertao. (Mestrado em Sociologia). Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo. p.103.

58

apresentou uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil. Ao se referir comemorao do dia da padroeira, o bispo Von Helde pregou contra a idolatria, e chutou, deu tapas na imagem da santa, afirmando que tal imagem no era capaz de fazer nada. Essa atitude revoltou muitos catlicos por todo pas, e fez com que o bispo Macedo fosse televiso pedir desculpas pela atitude de Von Helde, que foi imediatamente transferido para a frica. Sobre este fato Ferreira afirma:
Uma das prticas mais comuns da Universal desprezar outras religies e agredir seus smbolos. Durante os cultos, os pastores dizem o diabo da umbanda, xingam os orixs do candombl e acusam os adeptos do espiritismo de filhos do demnio. No entanto, no se tem notcia de uma mobilizao para defender umbandistas ou kardecistas ou para denunciar a intolerncia religiosa.79

Esses ataques constantes que a IURD profere a essas denominaes religiosas, desperta certo descontentamento por parte dos adeptos dessas religies. Esses reclamam de certo tendencionismo da emissora ao tratar de informaes relacionadas a elas. 3.3. A IURD e sua teologia Parece estranha a proposta de analisar a teologia de uma Igreja que no se mostra preocupada com a reflexo teolgica, e que est voltada para a ao prtica, para a experincia, onde aparentemente o eixo central da sua religiosidade o servio que presta aos fiis. Diante disso nos questionamos, que teologia pode haver nos discursos e nas prticas da IURD? Antes disso estudaremos de forma bem simples alguns conceitos referentes teologia. O prprio sentido do termo teologia significa a Cincia de Deus: thos loga; que implica um estudo80. A teologia nasce do imperativo da f que busca dar razes e fundamentos do seu credo, ou seja, ela a f desejosa do saber. Isso coincide com o esprito humano que busca incansavelmente conhecer o que ainda lhe estranho. Deus constitui o objeto prprio da teologia. Ela se volta para a questo ltima da existncia onde Deus aparece como a resposta.
79

SILVA, Juvncio Borges. Igreja Universal do Reino de Deus: empreendimento econmico, religioso e poltico. Tese de Doutorado. Araraquara: UNESP, 2005. p. 117. 80 LIBANIO, J. B., MURAD. A. Introduo Teologia perfil, enfoques, tarefas. Edies Loyola: So Paulo, 1996. p.62-63.

59

Vale ressaltar que no somente Deus que constitui o objeto da teologia, mas tudo o que se refere a ele, isto , o mundo e o universo. Como cincia, a teologia supe um contedo, uma metodologia e um objeto de Estudo. Sua metodologia compreende duas instncias: a terica e a prtica 81. Com relao a Terica, esta diz respeito organizao dos chamados articuladores teolgicos. So eles: F, Escritura, Igreja, o Senso dos fiis, Tradio, Dogma, Magistrio, Prtica de outras teologias, Filosfica, Cincias, Linguagem e Razo. Evidentemente, a organizao desses elementos referidos obedece a uma regra determinada. No tocante a Prtica, temos os seguintes elementos em sua elaborao: primeiro a escuta da f (antes de tudo, preciso ouvir os testemunhos de f), em segundo a explicao da f surge para esclarecer e aprofundar seu contedo interno, e em terceiro a atualizao da f, numa confrontao da teologia com a vida concreta. J sabedores da averso que Edir Macedo sente com relao teologia, estranho notar que em seu jornal Folha Universal 82 ele apresentado como um telogo e mais estranho encontrar no Manual do Obreiro 83 que a Igreja Universal do Reino de Deus tem os mesmos princpios das demais Igrejas Evanglicas Pentecostais, se diferenciando apenas em alguns costumes e dando nfase a alguns aspectos do ministrio do Senhor Jesus Cristo e seus Apstolos. Os neopentecostais se distanciam muito das demais Igrejas crists, essa diferena se d nas doutrinas, nas crenas e prticas, promovem uma teologia totalmente diferente da teologia dos protestantes histricos e dos pentecostais, essa teologia foi muito bem expressa pelo pastor Robert McAlister, fundador da Igreja Nova Vida, da qual Macedo foi membro, McAlister afirma,
a nossa teologia est em fluxo constante. Est sendo formulada e reformulada medida que o Esprito Santo revela o senso mais profundo das Escrituras Sagradas... Quando uma teologia se torna sistematizada, ela fica estagnada. As definies se tornam ponto de querela... H a necessidade de cada comunidade de f definir as suas convices. Isto nada mais do que teologia sistemtica... a contribuio pentecostal Igreja de Jesus Cristo no na rea da teologia sistemtica... porque a experincia pentecostal, acontecendo em situaes culturais das mais diversas, simplesmente no permite uma
81 82

BOFF, Clodovis. Teoria do mtodo teolgico. Editora Vozes: Metrpoles, 1999. p.14-15. Folha Universal. Edio de 25 de maio de 1996. 83 IURD. Manual do obreiro: Estatuto e Regimento Interno da Igreja Universal do Reino de Deus. Rio de Janeiro: Grfica Universal, s/d. p. 31-44

60

formulao rgida, nem do credo, nem da prtica do pentecostalismo84.

Com essa idia de que a teologia deve brotar da experincia e no que a experincia deve brotar da reflexo teolgica, Macedo prope uma teologia com aparncia de contra-teologia, sem nenhum tipo de sistematizao, pois segundo ele esse tipo de teologia nada acrescentam a f; nada fazem pelo homem seno talvez aumentar sua capacidade de discutir e discordar. Mas se olharmos com ateno veremos uma teologia na IURD, nos seus ritos, cnticos, pregaes, nos seus programas de rdio e televiso e at mesmo nos produtos que por ela so comercializados. Mas no dispomos de instrumentos para analisar todos os aspectos teolgicos da IURD, mas Campos nos apresenta alguns elementos dessa teologia que para ele so de suma importncia:
teologia que tem mecanismos apropriados para inculcar essa teologia as novas geraes de fiis e pastores. Porm no se trata de uma teologia sistematizada, tal como aquelas elaboradas por grupos religiosos j secularmente institucionalizados. Por outro lado ela possui, como toda a reflexo pentecostal, um rano anti-intelectualista muito forte. Macedo prope uma teologia antiteolgica e afirma: todas as formas e todos os ramos de teologia so fteis. A teologia da IURD se articula ao redor de quatro pontos fundamentais: centralidade do corpo, pois ela prega a recuperao do corpo e no seu desprezo platnico; exorcismos de maus espritos e libertao de suas influncias negativas; cura como sinnimo de salvao e prosperidade na vida; e sucesso material como comprovao da presena de Deus na vida do crente. 85

Segundo Campos, a teologia da IURD passa por outros elementos como a pneumatologia e a eclesiologia, mas a centralidade de toda sua teologia perpassa por estes quatro pontos: a centralidade do corpo, o exorcismo, a cura e a prosperidade. A IURD se v como ministrio que prolonga a ao de Jesus, de seus Apstolos e da Igreja primitiva, na medida em que enfatiza estes quatro pontos. A teologia realizada por Macedo uma acomodao da teologia pentecostal e se resume, basicamente, em uma produo literria religiosa de doutrinamento e em interpretaes de passagens bblicas, que na maioria das vezes busca se aliar a uma prosperidade.

84

CAMPOS, L.S. Teatro, templo e mercado: organizao e marketing de um empreendimento neopentecostal, op. cit. p. 329. 85 CAMPOS, L. S. A Igreja universal do reino de Deus, um empreendimento religioso atual e seus modos de expanso (Brasil, frica e Europa), op. cit. p.363-364.

61

Concluso Atravs de nossa pesquisa constatamos a grande diversidade religiosa existente no Brasil, a religio que ainda mais se destaca o cristianismo e entre as Igrejas crists as que tm obtido maior sucesso e crescimento nas ltimas dcadas so as denominadas pentecostais e neopentecostais. Essas Igrejas delinearam um novo espao, trazem em si elementos inovadores, outros smbolos religiosos que do novo sentido ao transcendente. Mas segundo Antoniazzi, h muita diferena entre as mais antigas experincias do Esprito Santo e o marketing das mais recentes. 86 O mundo pentecostal est em um processo de fragmentao, e ao mesmo tempo, em uma tendncia inversa, concentram pentecostais e neopentecostais em poucas Igrejas de grande porte. Segundo os dados do censo de 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), dos quase 18 milhes de pentecostais e neopentecostais, 85% esto concentrados em apenas cinco Igrejas, os outros 15% esto dispersos em centenas de outras Igrejas menores. Daremos uma melhor idia disso no quadro a seguir: Igrejas Assemblia de Deus
86

N de fiis 8.418.154

% dos pentecostais 47,47

ANTONIAZZI, A. Por que o panorama religioso no Brasil mudou tanto? So Paulo: Paulus, 2004. p. 37.

62

Congregao Crist do Brasil Igreja Universal do Reino de Deus Evangelho Quadrangular Deus Amor Outras Total

2.489.079 2.101.884 1.318.812 774.827 2.630.721 17.733.477

14,04 11,85 7,44 4,37 14,83 100,00

Sabemos que o crescimento pentecostal e neopentecostal envolvem diversos fatores, apontaremos dois fatores que acreditamos ser os principais responsveis por esse crescimento, so eles: as razes populares (portanto da matriz religiosa brasileira, em especial o catolicismo) que esto presentes no pentecostalismo e neopentecostalismo e o excessivo uso dos meios de comunicao de massa, esses dois fatores, como citado em nosso ltimo captulo, so utilizados especialmente pelos neopentecostais. O neopentecostalismo incorpora um cristianismo dito popular, ou seja, aquele que d nfase no s na crena em Jesus, mas tambm na crena aos demnios, milagres, mitos bblicos, pecados, curas e concepes escatolgicas, o que tambm facilita a dita evangelizao por parte destas Igrejas, que tem um carter leigo, no qual no h necessidade de nenhum tipo de mediao eclesistica para o contato com Deus87. Outros fatores que esto contribuindo para a expanso principalmente neopentecostal so as tcnicas de marketing e o carter empresarial das Igrejas. Nas quais, em geral, se valem do princpio: as Igrejas que mais investem em recursos materiais e humanos tendem a crescer mais do que as que priorizam empreendimentos sem fins proselitistas imediatos. Quanto maiores os investimentos em propagandas, produtos religiosos, incentivos para que pastores e at mesmo leigos criem pontos de pregao, mais acentuado e acelerado ser o crescimento denominacional 88. Entre os neopentecostais a IURD a denominao religiosa que tem alcanado maior destaque, mesmo sendo uma Igreja recente ela est entre as Igrejas que mais tem crescido numericamente, arrebanhando um nmero bem expressivo de adeptos e simpatizantes, tendo um pblico que transita por seus templos sem maiores comprometimentos a chamada populao flutuante,
87

Cf. MARIANO, R. Analise sociolgica do crescimento pentecostal no Brasil . 2001. Tese (Doutorado em Sociologia) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo. 88 Cf. ANTONIAZZI, A. Por que o panorama religioso no Brasil mudou tanto? op. cit., p. 42.

63

alm do crescimento numrico a IURD tem crescido na estrutura, na organizao, pois escolheu para si um carter empresarial que investe pesado nas tcnicas de marketing, nos meios de comunicao, em um bom atendimento ao pblico e na comercializao do sagrado. A IURD surgiu e imps uma lgica diferente ao que predominava at ento no campo pentecostal. Ao invs de templos modestos, a IURD aluga e compra grandes espaos fsicos, como cinemas, garagens, ou fbricas desativadas, que se situam em locais estratgicos das cidades, geralmente ao longo de grandes avenidas e vias movimentadas. Alm disso, os templos oferecem conforto para os freqentadores, contendo estacionamento, arcondicionado, sonorizao. Faz-se necessrio antes de continuarmos nossos estudos sobre a organizao da IURD traar de forma bem geral um perfil sobre os fiis iurdianos, o primeiro ponto a se destacar que h mais mulheres do que homens, o segundo ponto se d com relao a escolaridade, o nvel de instruo de seus adeptos muito baixo, o terceiro ponto refere-se as condies sociais, de falta de estrutura e uma renda familiar geralmente pouca, com raras excees, o quarto e ultimo ponto refere-se raa, na IURD h uma maior predominncia de negros, seguidos de pardos e indgenas, com pouqussimos amarelos e mais concentra um grande nmero de empregados em servios pessoais (domsticos)89. A IURD tem uma forma que lhe prpria e singular, diferente das outras Igrejas Crists, pois ela incorpora a sua religiosidade elementos de outras Igrejas. Os ritos encontrados na IURD sacralizam elementos como o sal grosso, leo, a gua, se observarmos a sesso espiritual de descarrego e em outras reunies veremos, por exemplo: o fechamento de corpo, a corrente da mesa branca, se retira os encostos, desfaz mal-olhado etc. Buscando dessa forma tirar proveito evangelstico da mentalidade e do simbolismo religiosos brasileiros, a liderana desta Igreja rearticula sincreticamente crenas, ritos e prticas das religies concorrentes90. O que bem peculiar na IURD que em todos os seus rituais freqente, a presena do demnio, atribui-se a ele todos os males existentes,
89 90

Ibidem. p.40. Cf. MARIANO, R. Anlise sociolgica do crescimento pentecostal no Brasil . op. cit.

64

seja na questo financeira, amorosa ou de sade. Outros elementos tambm freqentes que ganham um destaque bem maior so as ofertas e dzimos como pressupostos para uma ajuda de Deus e a possibilidade da cura de todas as enfermidades existentes, todos esses elementos esto associados teologia da prosperidade.

BIBLIOGRAFIA ANTONIAZZI, A., et al. Nem anjos nem demnios : Interpretaes sociologicas do pentecostalismo. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1996. ____________. Por que o panorama religioso no Brasil mudou tanto? So Paulo: Paulus, 2004. BESEN, Jos Artulino; Heerdt, Luiz Mauri; De Coppi, Paulo. O universo religioso: As grandes religies e tendncias religiosas atuais . So Paulo: Mundo e misso, 2005. BBLIA sagrada (Traduo Ecumnica da Bblia). So Paulo: Loyola, 1994. BBLIA sagrada (A Bblia de Jerusalm). 5 ed. So Paulo: Paulus, 1996. BIRMAN, P. Cultos de possesso e pentecostalismo no Brasil: passagens. In: Religio e Sociedade; pentecostes e nova era: fronteiras, passagens. Rio de Janeiro: ISER, v.17, 1996. BONFATTI, Paulo. A expresso popular do sagrado . So Paulo: Paulinas, 2000. BORDENAVE, J. E. D. Alm dos meios e mensagens. Petrpolis: Vozes, 1983. BOULOS JUNIOR, Alfredo. Coleo histria: Sociedade e cidadania. So Paulo: FTD, 2004. CADERNOS CERIS. N. 2. Pentecostalismo, Renovao Carismtica e Comunidades Eclesiais de Base: Uma analise comparada. Rio de Janeiro: CERIS Centro de Estatstica Religiosa e Investigaes Sociais, 2001. CAMPOS, Leonildo Santos. A Igreja Universal do Reino de Deus, um empreendimento religioso atual e seus modos de expanso (Brasil, frica e Europa). In: Lusotopie 1999, pp. 355-367.

65

______________________. Teatro, templo e mercado: organizao e marketing de um empreendimento neopentecostal. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1999. CECHINATO, L. Os 20 sculos de caminhada da Igreja. 5 ed. Petrpolis: Vozes, 2003. COMBY, Jean. Para ler a Historia da Igreja, tomo I das origens ao sculo XV. So Paulo: Loyola, 2001. CONN, Harvei M. Teologia contempornea em el mundo. Grand Rapids: Subcomisin Literatura Cristiana de la Iglesia Cristiana Reformada, s/d. FOLHA UNIVERSAL, So Paulo, 07 jul. 1996. FORTE, Bruno. A Igreja cone da Trindade: breve eclesiologia. So Paulo: Loyola, 1987. (Coleo Vaticano II - Comentrios - 3) FRESTON, Paul. Breve histria do pentecostalismo brasileiro. In: Antoniazzi, A., et al. Nem anjos nem demnios : Interpretaes sociologicas do pentecostalismo. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1996. ______________. Pentecostalism in Latin America. In: Social Compass. Louvain: Groupe de Sciences Sociales des Religions, vol. 45, n 3, 1998. GAARDER, J.; NOTAKER, H.; HELLERN, V. O livro das religies. Traduo de Isa Maria Lando. So Paulo: companhia das letras, 2000. IURD. Manual do obreiro: Estatuto e Regimento Interno da Igreja Universal do Reino de Deus. Rio de Janeiro: Grfica Universal, s/d. LE GOFF, J. Mercadores e banqueiros na Idade Mdia . So Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 92. LENTSMAN, Iakov. A origem do Cristianismo. Lisboa: Caminho, s/d. MACEDO, E. O perfil da mulher de Deus. 2 ed. Rio de Janeiro: Grfica Universal, 1997. __________. A libertao da teologia. Rio de Janeiro: Grfica Universal, 1997. __________. Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus . Rio de Janeiro: Grfica Universal, 1998. __________. O perfeito sacrifcio. O significado espiritual dos dzimos e ofertas. Rio de Janeiro: Grfica Universal. 2003. MATTOS, L. Outra freqncia: missionrio arrenda FMs de Qurcia e horrio de Mion. In: Folha de So Paulo, 11 de dezembro de 2002.

66

MARIANO, Ricardo. Os pentecostais e a teologia da prosperidade. In: Revista Novos Estudos, n 44. So Paulo: Cebrap, 1996. ______________. Anlise sociolgica do crescimento pentecostal no Brasil. 2001. Tese (Doutorado em Sociologia) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo. ______________. Expanso pentecostal no Brasil: o caso da Igreja Universal. In: Estudos Avanados 18 (52), 2004. p. 121-138. ______________. A Igreja Universa no Brasil. In: Oro, A. P.; Corten, A.; Dozon, J. P. (orgs.). Igreja Universal do Reino de Deus. So Paulo: Paulinas, 2003. ______________. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo. So Paulo: Loyola, 1999. ______________. Neopentecostalismo: os pentecostais esto mudando.1995. Dissertao. (Mestrado em Sociologia). Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo. MENDONA, Antnio Gouva; Velsquez Filho, Prcoro. Introduo ao Protestantismo no Brasil. So Paulo: Loyola, 1990. ______________. Protestantes, Pentecostais e Ecumnicos. So Bernardo do Campo: UMESP, 1997. MOYSES, D. Record News estria com uso ilegal de concesso em So Paulo. Disponvel em: http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/index.php. Acessado em 02 de Novembro de 2007, as 14h10m. MORIN, Edgar. Cultura de massa no sculo XX: o esprito do tempo 1 Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1987. NASCIMENTO, G. Exportao da f. In: Revista Isto , n 1824, 22 de setembro de 2004. p. 44-49. O DIA ONLINE, So Paulo, 06 Ago. 2001. Disponvel <www.odia.ig.com.br/geral/ge060815.htm>. Acessado em 03 out. 2005. em:

ORO, A. P.; Corten, A.; Dozon, J. P. (orgs.). Igreja Universal do Reino de Deus. So Paulo: Paulinas, 2003. PATIO, J. U. Histria de la Iglesia - La Iglesia: comunidad e institucin, protagonista de la historia. Santaf de Bogot: Paulus, 2001. PIERUCCI, A. F. As religies no Brasil (Apndice). In: GAARDER, J., NOTAKER, H., HELLERN, V. O livro das religies. Traduo de Isa Maria Lando. So Paulo: companhia das letras, 2000.

67

____________. Religio assume o capitalismo, diz socilogo . So Paulo, 14 de Fev. 2006. Entrevista concedida a Folha de So Paulo. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acessado em 17 jul. 2006. Revista Consultor Jurdico, 14 de maio de 2005. Disponvel em: http://conjur.estadao.com.br/static/text/34774,1. Acessado em 02 de novembro de 2007. REILY, D. A. Histria documental do protestantismo no Brasil. So Paulo: Editora Aste, 1984. RODRIGUES, J. E. Histria em documento: Imagem e texto. 2 ed. So Paulo: FTD, 2002. ROMEIRO, Paulo. Decepcionados com a graa: esperana e frustraes no Brasil neopentecostal. So Paulo: mundo cristo, 2005. SANTA CRUZ, Anglica. Desvio de doaes de fiis provoca guerra santa na Renascer em Cristo. Estado de So Paulo, So Paulo, 15 mai. 2006 . Disponvel em: <http://www.estado.com.br/editoriais/2006/05/15>. Acessado em 05 abr. 2006. SARMENTO, Francisco de Jesus Maria. Minidicionrio Compacto Bblico. So Paulo: Rideel, 2001. SILVA, E. Como roubar com Edir Macedo As tcnicas de extorso da Igreja Universal do Reino de Deus . Disponvel em: <www.depoimentos.com.br>. Acessado em 17 dez. 2005. SOARES, R.R. Missionrio R. R. Soares. Rio de Janeiro, 03 de Jul. 2004. Entrevista concedida ao site Videira Rio Igreja em Cdulas . Disponvel em: <http://www.videirario.com.br.htm>. Acessado em 17 jul. 2006. SUENENS, Cardeal Len Joseph. Movimento Carismtico: um novo pentecostes. 2 ed. So Paulo: Paulus, 1996. Aleluia, irmo!. In: REVISTA DAS RELIGIES. Edio 22, junho 2005. So Paulo: Editora Abril Cultural. Por que elas crescem tanto?. In: REVISTA VIDA E RELIGIO. Ano1, n. 2. So Paulo: Editora On Line. Sites das Igrejas pesquisadas Igreja Pentecostal Deus Amor: histrico. Disponvel <http://www.ipda.com.br/histrico.asp>. Acessado em 15 Mai. 2006. em:

68

Igreja Universal do Reino de Deus. Disponvel <http://www.arcauniversal.com>. Acessado em 06 Jan. 2006.

em:

Igreja Assemblia de Deus. Disponvel em: <http://www.igrejasad.com.br>. Acessado em 01 Fev. 2006. Igreja Internacional da Graa de Deus. Disponvel <http://www.ongrace.com/rrsoares>. Acessado em 26 Jan. 2006. Igreja do Evangelho Quadrangular. Disponvel <http://www.quadrangular.org.br>. Acessado em 10 Mar. 2006. em: em:

Congregao Crist no Brasil. Disponvel em: <http://www.sabetudo.net/ccb>. Acessado em 15 Abr. 2006. Igreja Apostlica Renascer em Cristo. <http://www.igospel.com.br>. Acessado em 20 Jun. 2006. Disponvel em:

Igreja o Brasil para Cristo. Disponvel em: <http://www.brasilparacristo.com.br>. Acessado em 30 Mai. 2006. Comunidade Evanglica Sara Nossa Terra. Disponvel <http://www.saranossaterra.com.br>. Acessado em 23 Jun. 2006. em:

69

S-ar putea să vă placă și