Sunteți pe pagina 1din 6

FACULDADE PITAGORAS

PSICOLOGIA

BARBIENE, DENER GOMES, IZANILDA, KARINA, LAYS

A escuta e o acolhimento: a vida do profissional da psicologia e as surpresas na sua jornada

LINHARES 2013

BARBIENE, DENER GOMES, IZANILDA, KARINA, LAYS

A escuta e o acolhimento: a vida do profissional da psicologia e as surpresas na sua jornada

Trabalho apresentando em cumprimento s exigncias parciais da Disciplina Psicologia Social do curso de Psicologia da Faculdade de Linhares.

Orientadora: Profa. Roberta Scaramussa

LINHARES 2013

INDICE 1 INTRODUO

1 Introduo: A atuao profissional da psicologia marcada pelo encontro entre dois sujeitos distintos, que se permitem, atravs da empatia um aproximar de dois mundos to desconhecidos e distintos.
Encontrar achar, capturar, roubar, mas no h mtodo para achar, s uma longa preparao. Roubar o contrrio de plagiar, copiar, imitar ou fazer como. A captura sempre uma dupla-captura, o roubo, um duplo-roubo, e isto o que faz no algo de mtuo, mas um bloco assimtrico, uma evoluo a-paralela, npcias sempre fora e entre.

Gilles Deleuze e Claire Parnet, Dialogues Desse encontro espera-se um mtuo exerccio de captura do outro e auto-capturarse, ou seja, nessa geografia que se mistura - profissional e o outro - seus afetos, subjetividades, cartografias nunca mais sero as mesmas, ao contrrio, para sempre estaro modificadas, alteradas. Nesse processo h de sobressair a alteridade. ( Sueli Ronilk)

Tema: O profissional da psicologia, sua atuao clnica e as surpresas na jornada da escuta e do acolhimento. Problema: O profissional da psicologia est sujeito a alguma atuao profissional que marcou o desempenho da sua atividade profissional? Hiptese possvel que o profissional da psicologia, que atua no acolhimento de sujeitos em situaes difceis da existncia humana, mesmo que atuando com sua abordagem especifica que lhe confere o grau de especialista acometido de atuao que marcou sua atuao no desempenho da sua profisso.

Objetivo Geral Investigar, e resgatar, na atuao do profissional da psicologia, que no desempenho da sua profisso, tenha sido marcado atravs de algum atendimento profissional. Especifico Se houver um momento surpreendente na atuao do profissional da psicologia, descrever tal situao e verificar o que provocou na atuao do referido profissional. Justificativa A atuao do profissional da psicologia, mais do que um conjunto terico, o encontro de dois sujeitos em que se espera desse momento, a possibilidade de serem afetados pelo compartilhamento resultante desse encontro.

Metodologia Participar dessa pesquisa um profissional da psicologia que atua na clnica h algum tempo h mais de cinco anos, o qual ser entrevistado tendo como questo bsica a possibilidade de fazer uma narrativa da sua atuao que seja marcante em sua carreira profissional.

Descrio da Entrevista e anlise terica A entrevista resultante deste trabalho 3-Descrio da Entrevista e analise terica Neste campo proceder uma analise terica levando em considerao as informaes apresentadas pelo profissional e os contedos estudando ao longo do CURSO, conceitos, ferramentas tcnicas e tericas (no so disciplinas), tudo o que tiver correlao com o discurso produzido pelo profissional.

Consideraes Finais 4-Consideraes Finais Apresentar de modo resumido as principais contribuies do trabalho para a formao e/ou desafios, dificuldades e etc

Referencias bibliogrficas Rolnik, Suely: Cartografia Sentimental, Transformaes contemporneas do desejo, Editora Estao Liberdade, So Paulo, 1989 http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensarvibratil.pdf em 17 de junho de 2013 s 21h30min.

S-ar putea să vă placă și