Sunteți pe pagina 1din 7

Resumo do livro

O MONGE E O EXECUTIVO

Aline Benevides Batista RA:b14cjf-0

O livro conta a histria de John Daily, um executivo bem sucedido e com uma famlia muito feliz. Mas as coisas mudaram gradativamente. O relacionamento de John com sua esposa Rachel no estava indo bem e Rachel havia dito a ele que suas necessidades no estavam sendo satisfeitas, apesar do status e conforto proporcionado pela bela situao econmica de John. O relacionamento de John com os filhos Sara e John. Jr tambm no ia bem, e John ficava cada vez mais distante deles. No trabalho onde John era gerente-geral de uma grande fbrica e gozava de autonomia e tima remunerao, de uma hora para outra, John foi surpreendido pela gerente de recursos humanos ao ser questionado sobre sua liderana, aps uma campanha feita pelos empregados atravs do sindicato reivindicando melhorias no trabalho. At mesmo o time de uma pequena liga de beisebol que John treinava de forma voluntria parecia estar contra ele. Apesar das vitrias conquistadas no campo, vrios pais reclamaram ao chefe da liga que seus filhos no se divertiam. John estava passando por um momento difcil e resolveu participar de um retiro em um mosteiro cristo seduzido pela possibilidade de conhecer Leonard Hoffman, um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos e considerado uma lenda nos crculos empresariais por sua capacidade de liderar e motivar pessoas. J dentro do mosteiro John descobriu que Leonard Hoffman havia recebido o nome de Simeo, que era coincidentemente o nome que o perseguia desde seu nascimento. Parecia que John havia sido preparado para esse momento ao longo de sua vida. Simeo, que era um dos lderes do local, dirigiu vrias reunies e John que participara de todas elas foi destronado pela viso de Simeo sobre como liderar e o pensamento de John sobre liderana foi totalmente modificado.

Aprendendo a liderar Hoffman (Simeo) dizia que: " importante tratar outros seres humanos exatamente como voc gostaria que eles o tratassem". Essa frase de Hoffman (Simeo) resume seu segredo sobre a essncia da liderana eficaz que o amor. Simeo tambm fez uma diferenciao entre poder e autoridade: Poder: a faculdade de forar ou coagir algum a fazer sua vontade, por causa de sua posio ou fora, mesmo que a pessoa preferisse no o fazer.Autoridade: a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que voc quer por causa de sua influncia pessoal. Com base nesses dois tpicos Simeo fez um comparativo entre o velho paradigma e o novo paradigma: Velho Paradigma - Invencibilidade dos EUA - Administrao centralizada - Japo: produtos de m qualidade - Gerenciamento - Eu penso - Apego a um modelo - Lucro a curto prazo - Trabalho - Evitar e temer mudanas - Est razovel

Novo Paradigma - Concorrncia global - Administrao descentralizada - Japo: produtos de boa qualidade - Liderana - Causa e efeito - Melhoria contnua - Lucro a curto e longo prazos - Scios - A mudana uma constante - Defeito zero Uma abordagem muito interessante feita pelo autor foi a questo da estrutura hierrquica. No velho paradigma a estrutura hierrquica era centralizada, tendo o presidente da organizao no topo e o cliente no nvel mais baixo. J no Novo paradigma a situao se inverte, o cliente est no topo da estrutura hierrquica, enquanto que o presidente est no nvel mais baixo, portanto a estrutura hierrquica descentralizada. Portanto aquele que quiser liderar com eficincia deve servir e no ser servido. O lder deve incentivar e dar condies para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser. As pessoas possuem suas necessidades e com elas atendidas produziro mais. a lei da colheita: Colhemos o que plantamos, ou seja, hoje no precisamos mais de um super-gerente e sim de uma super-equipe, portanto disseminar o conhecimento dentro da organizao e criar equipes fortes o segredo para sobreviver nesse mercado competitivo.

A inspirao Simeo afirmou com veemncia que Jesus Cristo (o Deus da Bblia sagrada crist) foi sem dvidas o maior lder de todos os tempos e que todo seu conhecimento sobre liderana havia sido copiado Dele. Vejamos os nove tpicos vitais de amor e liderana mencionados por John e copiados de Jesus Cristo:

Pacincia: Mostrar autocontrole Bondade: Dar ateno, apreciao e incentivo Humildade: Ser autntico e sem pretenso ou arrogncia Respeito: Tratar os outros como pessoas importantes Abnegao: Satisfazer as necessidades dos outros Perdo: Desistir do ressentimento quando prejudicado Honestidade: Ser livre de engano Compromisso: Sustentar suas escolhas Resultados: Servio e Sacrifcio: Pr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros

Definitivamente o ato de amar, servir e doar-nos pelos outros nos da foras para sair do nosso egocentrismo, da nossa auto adorao, amar os outros nos faz crescer, e nos permite dar aos nossos liderados uma nova viso, uma nova esperana de vida. Mas a liderana no pode ser por imposio e sim de forma voluntria, pois o liderado deve seguir o lder no por medo, mas por acreditar em seus ideais. Por isso importante que o lder saiba ouvir os liderados. Ouvir uma das habilidades mais importantes que um lder pode escolher para desenvolver. Tambm importante diferenciar a gerncia da liderana. Gerenciamos nossa casa, nossas finanas, nossos arquivos, no

entanto, no podemos gerenciar pessoas. Pois gerenciamos coisas e lideramos pessoas. Pessoas precisam de um lder que as faam desenvolver seus talentos ocultos, precisam de um lder que remova todas as barreiras, precisam de um lder que valorize seus talentos, por menores que sejam, ou seja, um lder motivador que ama seus liderados de maneira incondicional e que faz boas aes sem esperar nada em troca. O Aprendizado John era um gerente autoritrio que no tinha tempo para a famlia, no aceitava ouvir ningum, era egocntrico, soberbo, vaidoso, mas, ao encontrar Simeo e aprender com ele conceitos sobre a verdadeira liderana, seus pensamentos mudaram. John aprendeu que o lder que opta pela autoridade e influncia (que a verdadeira liderana) precisa fazer muitas escolhas, sacrifcios e ter muita, muita disciplina. Aprendeu a importncia da bondade, humildade, elogios, respeito, perdo, honestidade, abnegao, compromisso e pacincia para a liderana ser eficaz. E que a estrutura organizacional deve ser descentralizada para que o cliente fique no topo e para que o lder sirva e d suporte para toda sua equipe, e no apenas impor regras e dar ordens, pois somente assim possvel competir no novo mercado em que os clientes so cada vez mais inteligentes e exigentes. Aprendeu que para cada esforo, h uma recompensa, e que a recompensa vai muito alm de bens materiais e resultados, e que a alegria um dos maiores presentes que algum pode receber. A alegria uma satisfao interior e a certeza de saber que estamos definitivamente em sintonia com os princpios profundos e permanentes da vida. Aprendeu que algumas coisas em nossa vida no tem preo, e que ajudar uma pessoa definitivamente faz bem para nossa mente e corao.

Aprendeu que o maior lder de todos os tempos era tambm o maior servo e que havia lavado os ps de seus discpulos, demonstrando humildade. Aps se despedir de Simeo e os outros que participaram das reunies no mosteiro, John se reencontra com sua esposa Rachel de uma forma totalmente diferente, pois ele j no era mais o mesmo, o velho John havia morrido e o novo John havia nascido, pronto para liderar qualquer rea de sua vida tendo como base uma palavra, a saber: o amor.

S-ar putea să vă placă și