Sunteți pe pagina 1din 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Relatrio da 1 Aula Prtica Teste de EMI Conduzida

Disciplina: ELE0583 Laboratrio de Comunicaes I Docente: Ronaldo de Andrade Martins Discente: Caniggia Castro Diniz Viana

11 de Agosto de 2013

Sumrio
1. Introduo .................................................................................................... 2 2. Descrio do teste ....................................................................................... 3 3. Equipamentos .............................................................................................. 3 3.1. Equipamentos Estudados ..................................................................... 3 3.2. Equipamentos utilizados ....................................................................... 3 4. Procedimento experimental ......................................................................... 5 4.1. Configurao do EMC Analyser ............................................................ 5 4.2. Conexo do LISN ao EMC Analyser e equipamento testado ................ 6 4.3. Teste com o equipamento em funcionamento ...................................... 7 5. Concluses .................................................................................................. 8 5.1. Parecer Tcnico preliminar ................................................................... 8 5.2. Resultados didticos ............................................................................. 8 6. Bibliografia ................................................................................................... 9

1. Introduo
Durante a aula da ltima quinta-feira, 08/08/2013 foi realizado um teste de compatibilidade eletromagntica, EMC, com o intuito de desenvolver uma abordagem prtica ao tema, trabalhado previamente de maneira terica em sala de aula. O teste teve por objetivo analisar o comportamento quanto interferncia eletromagntica, EMI, (que define parte da classificao quanto EMC) de uma furadeira porttil. Adiante sero abordados temas relevantes a cerca do teste, tais quais equipamentos utilizados, procedimentos de setup, resultados esperados e resultados obtidos.

2. Descrio do teste
O teste realizado experimentalmente foi o teste de EMI conduzida, em que o equipamento sob teste observado durante o seu funcionamento, enquanto est ligado pelo cabo de alimentao conjunto de equipamentos de teste. Aps este tipo de teste a EMI medida e, em seguida, desenvolvido um parecer tcnico sobre a conformidade ou no em relao norma. Naturalmente este parecer se baseia nos valores medidos e no rigor apresentado pela norma a cerca de cada parmetro. A modalidade em que o teste foi executado denominada de precompliance test pr-teste de conformidade, uma aluso ao fato de, devido ao baixo rigor, o parecer tcnico citado acima no possuir valor legal. Por tanto, a utilidade dos resultados , apenas, prover uma base para traar resultados em um teste mais rigoroso.

3. Equipamentos
3.1. Equipamentos Estudados

Osciloscpio O osciloscpio um instrumento de medida eletrnico que cria um grfico bidimensional visvel de uma ou mais diferenas de potencial. O eixo horizontal do ecr (monitor) normalmente representa o tempo, tornando o instrumento til para mostrar sinais peridicos. O eixo vertical comumente mostra a tenso. O monitor constitudo por um "ponto" que periodicamente "varre" a tela da esquerda para a direita. Network Analyser - O Network Analyser um instrumento que mede os parmetros de da rede eltrica. Hoje so comumente empregados na medio dos parmetros s, j que a reflexo e transmisso de redes eltricas so facilmente medidos em altas frequncias. Spectrum Analyser - Um Spectrum Analyser mede a magnitude de um sinal de entrada em funo da frequncia ao longo de todo o intervalo de frequncia (que pode ser setado pelo usurio) do instrumento. A principal aplicao a medio da potncia do do espectro de sinais, conhecidos ou no. A anlise do sinal de entrada eltrica, contudo sinais de outras naturezas podem ser trabalhados com a utilizao de um transdutor, como ondas acsticas ou pticas.

3.2.

Equipamentos utilizados

Segue a lista de todo o material utilizado durante um teste, acompanhada de uma breve descrio de cada um deles alm de algumas imagens com o intuito de elucidar e esclarecer o tema.

LISN - Line Impedance Stabilization Network o equipamento que tem a funo de alimentar o equipamento testado, enquanto, pelo cabo de alimentao, recebe a interferncia produzida no equipamento sob teste durante o seu funcionamento. basicamente composto por um filtro passa-baixa que cria uma impedncia conhecida, alm de isolar determinadas frequncias, que no so 1 LISN alvo do teste e so potencialmente perigosas, entre a fonte e o equipamento sob teste. EMC Analyser - Equipamento que mede a RF (nesse caso conduzida atravs de um cabo). Tem tambm a funo de carregar uma norma especfica de modo a fornecer uma comparao exata entre a interferncia e a norma, aumentando a confiabilidade e a praticidade do precesso. 2 EMC analyser Cabo - O teste de interferncia tem a particularidade de a interferncia ser conduzida por um cabo, que como ser tratado posteriormente pode interferir nos resultados do teste.

4. Procedimento experimental
O procedimento experimental foi executado segundo uma sequncia de passos, que sero sucintamente descritos a seguir.

4.1.

Configurao do EMC Analyser

Antes de comear um teste como este importante garantir que nenhuma das configuraes pr-estabelecidas por usurios anteriores interfira nas medies descritas subsequentemente. Para isso deletamos todas as configuraes pr-definidas, acerca de limites de banda, correes de quaisquer tipos e sinais armazenados na memria do equipamento. Escolhemos a faixa de frequncia que seria mostrada na tela, com base no equipamento testado e norma utilizada como referncia no teste. A partir da foi observvel um rudo intrnseco ao funcionamento do equipamento. Em seguida inserimos no equipamento (EMC Analyser) um disquete, que continha as informaes para o setup de algumas normas, acessando o disquete atravs do equipamento escolhemos a norma a ser utilizada como referncia de qualidade a ser atingida pelo equipamento. A norma escolhida foi a EN22BR10. Pudemos perceber a uma linha de referncia mostrada na tela do equipamento, explicitando Tela 1 - Interferncia medida pelo que o rudo do equipamento estava bem abaiEMC Analyser (em amarelo), intrnce- xo da interferncia permitida pela norma (obca ao seu equipamento e linha de servando que esto dispostos na tela em esreferncia da norma EN22BR10 (em cala logartmica), de modo a no interferir de branco). maneira significativa nos testes realizados em seguida.

4.2. Conexo do LISN ao EMC Analyser e equipamento testado


A conexo foi feita via cabo (cujo modelo no foi especificado em sala). Devido poluio eletromagntica presente no ambiente foi observado um rudo consideravelmente maior sendo amplificado em uma determinada faixa de frequncia. Este rudo, at ento desconhecido, mostrou-se uma dificuldade consideravelmente maior que o intrnseco ao equipamento de medio, visto que antes mesmo da ligao do equipamento testado o rudo j Tela 2 - Rudo desconhecido ultrapassava a linha de referncia da norma. A ttulo de verificao o marcador do equipamento foi posicionado no centro do novo rudo para termos a informao de em que frequncia se encontrava, de modo a nos habilitarmos a identificar o rudo, e, portanto, a sua fonte. Foi percebido que o rudo se posicionava em torno de 97,5MHz e a partir da nos foi permitido intuir que se tratava de um sinal de FM, cuja faixa de frequncia figura entre 87,5 e 108,0MHZ. Conclumos assim que o cabo estava funcionando como antena e amplificando os sinais de FM irradiados via ar. Tela 3 - Rudo de FM ampliUlteriormente o equipamento a ser testado foi coficado pela antena (cabo). nectado ao LISN. Percebemos ento uma interferncia largamente maior que a primeira, o que, conforme discutido, se devia s propriedades do fio de alimentao do equipamento. Este, devido sua composio, geometria e falta de filtro, comportava-se muito melhor como antena, de modo a amplificar muito mais os sinais de RF presentes no ar. Como efeito disto o rudo devido a FM aumentou muito enquanto foi percebido um rudo por volta de 190MHz, o que caracteriza um sinal do servio de MMDS (TV por assinatura wireless terrestre). Como resultado disto surgiu a tela 4, representada a seguir. com base nessa que a tela de teste ser analisada. A interferncia real causada pelo equipamento dada pela diferena da interferncia percebida com o equipamento testado em funcionamento e a interferncia devido a outros fatores.

Tela 4 - Rudo total = os dois fios + EMC Analyser

4.3. Teste com o equipamento em funcionamento


Para dar continuidade ao procedimento ligamos o equipamento sob teste, isto , uma pequena furadeira porttil. Em seguida observamos o grfico da interferncia eletromagntica. Neste momento, embora no pudssemos fazer afirmaes sobre as faixas que sofriam interferncia, pudemos perceber que o equipamento no atendia as exigncias da norma, visto que, mesmo nas faixas de frequncia em que havia interferncia mnima as medies ultrapassavam, com folga, o limite. O cenrio descrito pode ser observado na tela 5.

Tela 5 - Grfico durante o teste.

5. Concluses
5.1. Parecer Tcnico preliminar

Com base no que foi comentado no item 4.3, podemos concluir com significncia consideravelmente baixa que o equipamento testado no se enquadra nas especificaes descritas na norma EN22BR10. Como pode ser visto no grfico ilustrado na tela 5, o equipamento apresenta rudo excedente em toda a faixa compreendida pelo teste. Apesar da baixa significncia, contudo, devido falta de rigor durante a realizao do teste, alm dos equipamentos utilizados; no podemos afirmar com certeza que o equipamento no se enquadra. Deste modo recomendado um teste mais rigoroso para a confirmao dos resultados descritos acima.

5.2.

Resultados didticos

O teste teve grande valor didtico, em parte devido prtica dos conhecimentos adquiridos previamente de maneira terica em aulas e disciplinas precedentes. necessrio salientar a importncia de algumas percepes possibilitadas pelo mesmo. Durante a aula pudemos atinar para o fato de haver uma interferncia intrnseca a todo equipamento, mesmo os mais sensveis (inclusive o prprio EMC Analyser). Percebemos ainda a importncia das frequncias de FM (entre outras) durante este tipo de teste, bem como a necessidade de aquisio de um conhecimento de mundo para a identificao de interferncias durante testes ou mesmo durante o manuseio de um equipamento mais complexo e sensvel. esperado que ao fim do experimento nos empenhemos em busca do conhecimento de mundo cuja falta no nos permitiu identificar a interferncia de ondas de FM. Ao mesmo tempo esperado que estejamos aptos a pesquisar mais sobre o assunto e nos preparemos para aprender a executar um teste deste tipo por conta prpria, aumentando o nosso range de atuao profissional.

6. Bibliografia
Material disponibilizado http://en.wikipedia.org/wiki/Line_Impedance_Stabilization_Network http://www.dei.unipd.it/ricerca/gmee/didattica/lab/emc/images/lisn-02med.jpg http://www.directindustry.com/prod/rohde-schwarz/spectrum-analyzers-foremi-emc-testing-9019-460255.html http://en.wikipedia.org/wiki/FM_broadcasting http://www.teletime.com.br/8/2010/operacao-limpeza/tt/201586/revista.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscilosc%C3%B3pio http://en.wikipedia.org/wiki/Network_analyzer_(electrical) http://en.wikipedia.org/wiki/Spectrum_analyzer

S-ar putea să vă placă și