Sunteți pe pagina 1din 6

ATOMSTICA

1.Raios Catdicos - eltrons Utilizando ampolas de vidro contendo gs baixa presso, com eletrodos de plos opostos nas extremidades (ampolas de Crookes), os cientistas descobriram os eltrons. Ao provocarem uma alta diferena de potencial entre os eletrodos, causavam a descarga eltrica do gs e observavam um fluxo luminoso partindo do plo negativo (ctodo) em direo ao plo positivo (nodo), que por isso foi denominado raios catdicos. Os raios catdicos so feixes de eltrons acelerados que ao colidirem com o vidro das ampolas (anteparo duro) do origem aos chamados raios X. A tabela a seguir mostra como foram observadas as principais propriedades dos eltrons. Caractersticas Confirmao Esquema dos eltrons experimental experimental Movimentam um pequeno Possuem moinho adaptado no centro da massa ampola de Crookes; caminham em Projetam a sombra de qualquer anteparo na parede oposta da linha reta ampola; Possuem carga So atrados para o plo positivo de um campo eltrico negativa externo ampola; Constituem A experincia pode ser repetida a matria com qualquer tipo de gs. Atravs de experincias semelhantes, utilizando uma ampola de Crookes modificada, Goldstein descobriu os raios canais ou raios andicos (fluxo luminoso que partia do nodo positivo para o ctodo negativo), denominado prtons.

2. A Evoluo dos Modelos Atmicos Os modelos atmicos no retratam o tomo, retratam sim o conhecimento cientfico de uma poca. Baseados em modelos atmicos os cientistas ilustram suas observaes experimentais e fazem previses de fenmenos ainda no experimentados. medida que o conhecimento cientfico evolui, os modelos atmicos so aperfeioados. Acompanhe o quadro da pgina seguinte.

Principais cientistas John Dalton

Joseph John Thomson

Ernest Rutherford

Niels Bohr

Arnold Sommerfeld

Modelo Base terica e/ou proposto experimental Partculas macias, Lei da conservao da indivisveis e massa de Lavoisier e indestrutveis; lei das propores definidas de Proust; Esfera positiva, Descoberta dos praticamente macia, eltrons (raios divisvel e catdicos) e da eletricamente neutra radioatividade; devido s cargas negativas espalhadas por toda sua extenso; Sistema planetrio: Bombardeamento de ncleo central uma lmina de ouro positivo, pequeno e finssima com denso, com eltrons partculas positivas; girando ao redor, como planetas em torno do Sol; Eltrons girando em torno do ncleo em A luz emitida por uma rbitas ou nveis amostra de hidrognio determinados, sem ao se fazer incidir um ganhar ou perder feixe de eltrons sobre ela (espectro de energia; emisso de hidrognio) e teoria dos quanta de Max Planck (energia descontnua); Cada nvel de energia Espectro de emisso n compreende 1 rbita de tomos mais circular e (n-1) rbitas complexos que o elpticas de diferentes hidrognio. excentricidades (subnveis de energia).

por que foi abandonado Descoberta dos eltrons e da radioatividade (o tomo divisvel ); Resultado da experincia de Rutherford;

Uma lei fsica diz que um eltron em movimento circular uniforme ir perder energia at cair no ncleo; Explicava apenas o tomo de hidrognio. Foi aperfeioado por Sommerfeld que concluiu que a luz emitida pelo eltron ao saltar para um nvel menos energtico era composta de luzes mais simples; As idias de nveis e subnveis de energia foram aperfeioadas e ampliadas por outros cientistas e so estudadas at hoje.

3. Estrutura Atmica Bsica Quanto mais os cientistas avanam no interior do tomo, procurando desvendar as partculas fundamentais que o constituem, mais ele se mostra complexo e indecifrvel.

No entanto, apesar de o tomo ser um intrincado sistema eltrico formado por inmeras partculas e subpartculas, a maioria dos fenmenos qumicos e nucleares pode ser explicado, considerando-se duas regies, um ncleo pequeno e denso contendo prtons e neutrns e uma eletrosfera grande e rarefeita contendo eltrons. O quadro a seguir mostra as principais caractersticas dessas partculas. Partculas Massa Carga eltrica Localizao e dimetro fundamentais relativa relativa mdio da regio 1 +1 ncleo/10-12cm prton (p) 0 ncleo/10-12cm nutron (n) 1 -1 eletrosfera/10-8cm eltron (e-) 1/1836

4. Nmero Atmico e Nmero de Massa O nmero de prtons caracteriza um tomo e denominado nmero atmico (Z). Elemento qumico o conjunto de tomos com o mesmo nmero atmico. Atualmente so conhecidos 112 elementos qumicos (90 naturais e 22 artificiais), que podem ser representados pelos smbolos mostrados na Tabela peridica. O smbolo representa 1 tomo do elemento. A soma do nmero de prtons e nutrons de um tomo denominada nmero de massa (A). Por conveno o nmero atmico escrito esquerda e abaixo do smbolo do elemento e o nmero de massa esquerda e acima do smbolo. O nmero de nutrons (N) no possui posicionamento convencionado, e sua relao com o nmero atmico e com o nmero de massa pode ser assim descrita: A=Z+N.

5. Transformao de tomos em ons Todo tomo eletricamente neutro, ou seja, possui o mesmo nmero de prtons e eltrons. O nmero de prtons de um tomo sempre constante, independente dos fenmenos qumicos que ele venha a sofrer. Quando um tomo perde a neutralidade eltrica, ele se transforma em on. Para formar um on o tomo pode perder ou ganhar eltrons. tomo neutro Ction - on positivo nion - on negativo p=eperdeu eltrons - p>e- ganhou eltrons - p<eCaractersticas 1+ 1exemplo 2He 3Li 1H 2 3 1 prtons 2 2 2 eltrons OBS: como todos os exemplos apresentam o mesmo nmero de eltrons, estes so denominados isoeletrnicos!

6. Isotopia, Isobaria e Isotonia Quando dois tomos pertencem ao mesmo elemento, ou seja, tem o mesmo nmero atmico, podemos afirmar que eles reagem quimicamente da mesma forma, porm suas propriedades fsicas so diferentes. Denominamos estes de istopos. Isbaros so tomos que possuem o mesmo nmero de massa, e istonos so os que possuem mesmo nmero de nutrons. Como istonos e isbaros apresentam propriedades diferentes, tanto fsicas quanto qumicas, podemos considerar sua existncia e seu estudo sem maior relevncia no momento. Como existem vrios istopos do mesmo elemento, consideramos a mdia aritmtica ponderada de todas suas massas como massa padro do elemento.

7. Eletrosfera Todos os fenmenos qumicos esto relacionados perda ou ao ganho de eltrons e, portanto, eletrosfera. Assim, compreender as caractersticas dos eltrons e da eletrosfera decisivo para compreender as transformaes qumicas. Observe o quadro a seguir. Eletrosfera Conceitos e princpios Energia Nveis de Segundo os postulados de Niels Bohr, so regies em torno Esto relacionados do ncleo, onde o eltron pode se movimentar sem perder ou energia potencial. energia ganhar energia. Subnveis Estudos de Sommerfeld sobre a decomposio da luz Esto relacionados emitida sobre o eltron ao saltar de um nvel de maior energia cintica. de energia para um nvel de menor energia concluram que cada energia nvel de energia n compreende (n-1) subnveis de energia. O princpio da incerteza de Werner Heisenberg diz que Esto relacionados Orbitais impossvel determinar, ao mesmo tempo, a posio e a energia cintica e velocidade de um eltron. S podemos conhecer seu orbital: determinam a regio do tomo onde a probabilidade de se encontrar um forma do orbital. eltron mxima. O movimento do eltron em torno de seu prprio eixo cria Est relacionado Spin nas imediaes um campo magntico sul ou norte, conforme energia magntica. o sentido de rotao (spin). Assim, em um orbital cabem no mximo dois eltrons, desde que tenham spins opostos, pois a atrao magntica compensa a repulso eltrica. A teoria sobre o comportamento dos eltrons em orbitais deriva da mecnica quntica e da ondulatria. Os trabalhos dos cientistas relacionados a seguir foram importantes para desvendar esses fenmenos.

Cientista Louis de Broglie

Erwin Schredinger

Linus Carl Pauling

Pesquisas desenvolvidas Criou a teoria ondulatria da matria. Segundo essa teoria, qualquer partcula (como o eltron) est associada a um comprimento de onda dado pela expresso =h/(m.v), em que h a constante de Plank. O valor de permite prever o deslocamento da partcula da mesma forma que os comprimentos das ondas pticas permitem prever a evoluo dos raios luminosos. Deu contribuio fundamental nova teoria da mecnica ondulatria aplicada estrutura do tomo. Desenvolveu as idias de Broglie mostrando que a emisso e absoro de ondas esto relacionadas com a freqncia orbital da partcula e que podem ser calculadas pela diferena entre duas freqncias de ondas estacionrias. Sua teoria foi confirmada experimentalmente atravs da observao de espectros de linhas. Descobriu os princpios fundamentais que determinam a natureza das ligaes qumicas e a estrutura (tamanho e forma) das molculas, e sua relao com as propriedades da matria. Estes princpios incluem a valncia direta, a hibridizao das ligaes orbitais, a estrutura eletrnica, as propriedades magnticas e o efeito da ressonncia sobre a forma e estabilidade das molculas.

Cada regio da eletrosfera pode ser representada por uma letra ou nmero que denominado nmero quntico. Nvel - no quntico principal (n). K-1 L-2 M-3 N-4 O-5 P-6 Q-7 R-8 Subnvel - no quntico secundrio azimutal (l). Cada nvel n possui n subnveis. s-0 s-0 p-1 s-0 p-1 d-2 s-0 p-1 d-2 f-3 s-0 p-1 d-2 f-3 g-4 s-0 p-1 d-2 f-3 g-4 h-5 s-0 p-1 d-2 f-3 g-4 h-5 i-6 s-0 p-1 d-2 f-3 g-4 h-5 i-6 j-7 Orbital - no quntico magntico (m). Cada nvel n possui n2 orbitais. Spin - no quntico de spin (s). Cada nvel n comporta 2n2 eltrons. No existe conveno oficial que defina o spin (ou sentido das semi-retas) que deve ter o primeiro eltron a ocupar um orbital; pode ser: +1/2 ou -1/2 O esquema pode ser:

A forma do orbital pode ser definida por acumulo ou maior densidade de pontos estatsticos, onde o eltron tem maior probabilidade de ser encontrado.

Orbital S: formato esfrico.

Orbital P: formato bilobulado.

8. Distribuio eletrnica Os eltrons preenchem primeiro os nveis e subnveis de menor energia disponveis na eletrosfera. A energia relacionada ao nvel e subnvel calculada pela soma (n + l ). Quanto maior o valor da soma, maior a energia. Em caso de empate, possui maior energia o conjunto que tiver maior valor de n ( mais afastado do ncleo ), e depois o que tiver maior valor de l. Diagrama de energia de Linus Pauling: 1s2 2s2 2p6 2 3s 3p6 3d10 4s2 4p6 4d10 4f14 2 6 5s 5p 5d10 5f14 5g18 2 6 6s 6p 6d10 6f14 6g18 6h22 7s2 7p6 7d10 7f14 7g18 7h22 7i26 2 6 8s 8p 8d10 8f14 8g18 8h22 8i26 8j30 , e assim infinitamente, sendo que os subnveis de 7p em diante s podem ser ocupados por elementos no estado ativado, ou com Z113. S interessam a ns os elementos cuja distribuio eletrnica est contida dentro dos subnveis em negrito. E sempre bom lembrar que o expoente representa o mximo de eltrons que o subnvel comporta.

Distribuio eletrnica em orbitais: Os eltrons sempre preenchem um subnvel de cada vez, do menos energtico at o mais energtico, ocupando primeiro o orbital que estiver vazio. Somente depois de cada orbital de um subnvel possuir seu primeiro eltron que o primeiro orbital poder receber seu segundo eltron, at que todos os orbitais estejam preenchidos. Esta regra conhecida como regra da mxima multiplicidade, ou regra de Hund.

S-ar putea să vă placă și