Sunteți pe pagina 1din 8

ALUNO(A):_______________________________________________________________ A Boneca Guilhermina Esta a minha boneca, a Guilhermina.

. Ela uma boneca muito bonita, que faz xixi e coc. Ela muito boazinha tambm. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! s vezes ela acorda no meio da noite e diz que est com sede. Da eu dou gua para ela. Da ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Ento eu ponho a Guilhermina dentro do armrio, de castigo. Mas quando ela chora, eu no aguento. Eu vou at l e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina a boneca mais bonita da rua. QUESTO 01: Identificar o tema de um texto ou sentido global de um texto. boneca Guilhermina. In: __ As reportagens de Penlope. So Paulo: OMUILAERT, texto trata,A.A PRINCIPALMENTE, (A) das aventuras de uma menina. (B) das brincadeiras de uma boneca. (C) de uma boneca muito especial. (D) do dia-a-dia de uma menina. ___________________________________________________________________________ QUESTO 02: Distinguir um fato da opinio relativa a esse fato. O trecho A Guilhermina a boneca mais bonita da rua expressa : (A) uma opinio da dona sobre a sua boneca. (B) um comentrio das amigas da dona da boneca. (C) um desejo da dona de Guilhermina. (D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona. QUESTO 03: Localizar informaes explcitas em um texto.
Uma formiga foi margem do rio para beber gua e, sendo arrastada pela

forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma pomba que estava numa rvore sobre a gua arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurana at a margem. Pouco tempo depois, um caador de pssaros veio por baixo da rvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A formiga, percebendo sua inteno, deu-lhe uma ferroada no p. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo. Autor: Esopo Moral da Histria: Quem grato de corao sempre encontrar oportunidades para mostrar sua gratido.

Quem estava prestes a se afogar? A) A pomba. B) O caador. C) A formiga. D) Os pssaros.


_____________________________________________________________________________________ QUESTO 04: Estabelecer a relao causa/consequncia entre partes e elementos do texto.

Depois da chuva, o menino vestiu uma roupa azul muito bonita e saiu todo alegre para brincar. A me avisou: Cuidado! A roupa nova, no v se sujar. Pouco depois o menino voltou com a roupa suja de lama. A me, zangada, falou: Mas voc no sabia que a roupa estava limpinha? Que roupa custa dinheiro? Ser que voc no sabe que menino educado no fica deste jeito? O menino ficou deO lama Tudo isso sujo eu sei. que porque: eu no sabia que o carro ia passar bem na poa dgua e A) a melama ficouem zangada. jogar mim. B) era desobediente. C) era mal educado. D) o carro jogou lama nele. _________________________________________________________________________ QUESTO5: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, em funo das condies em que eles foram produzidos e daquelas em que sero recebidos.

Texto I Os cerrados Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado o bero das guas... Em vrias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura!

SALDANHA, P. Os cerrados . Rio de Janeiro: Ediouro, 2000 Texto II Os Pantanais O homem pantaneiro muito ligado terra em que vive. Muitos moradores no pretendem sair da regio. E no pra menos: alm das paisagens e do mais lindo pr-do sol do Brasil Central, o Pantanal um santurio de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiab,

Os dois textos descrevem: (A) belezas naturais do Brasil Central. (B) animais que habitam os pantanais. (C) problemas que afetam os cerrados. (D) rios e cachoeiras de duas regies ________________________________________________________________________ QUESTO 6 :Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios, etc. Pepita a piaba L no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha. Mas Pepita no gostava de ser assim. Ela queria ser grande... bem grandona... Tomou plulas de vitamina... Fez ginstica de peixe... Mas nada... Continuava miudinha. No trecho L no fundo do rio, A. vivia Pepita (? . 1), a a expresso sublinhada d ideia de CONTIJO, Solange Fonseca. Pepita piaba. Coleo Miguilim. (A) causa. So Paulo: Nacional, 2004. (B) explicao. (C) lugar. (D) tempo.

Feias, sujas e imbatveis (fragmento) As baratas esto na Terra h mais de 200 milhes de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos plos e podem ficar at 30 dias sem comer. Vai encarar? ...

QUESTO 07: Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuao e de outras notaes. No trecho Vai encarar? (.4), o ponto de interrogao tem o efeito de: (A) apresentar. (B) avisar. (C) desafiar. (D) questionar. __________________________________________________________________________ QUESTO 08. Identificar as marcas lingsticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. A expresso Vai encarar? marca de linguagem: (A) cientfica. (B) formal. (C) informal. (D) regional.

QUESTO 09: Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. O prncipe sapo Uma feiticeira muito m transformou um belo prncipe num sapo, s o beijo de uma princesa desmancharia o feitio. Um dia, uma linda princesa chegou perto da lagoa em que o prncipe morava. Cheio de esperana de ficar livre do feitio, ele lhe pediu um beijo. Como ela era muito boa, venceu o nojo e, sem saber de nada, atendeu ao pedido do sapo: deu-lhe um beijo. Imediatamente o sapo voltou a ser prncipe, casou-se com a princesa e foram felizes para sempre.

Seieszka, Jon. O patinho realmente feio e outras histrias malucas. So Paulo: Companhia das letrinhas, 1997 O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?

A) O beijo da princesa. B) O feitio da feiticeira. C) O nojo da princesa. D) O pedido do sapo. __________________________________________________________________________ QUESTO 10: Interpretar texto com o auxlio de material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).

No 3 quadrinho, a expresso do personagem e sua fala "AHHH!" indica que ele ficou (A) acanhado. (B) aterrorizado. (C) decepcionado. (D) estressado. _________________________________________________________________________ QUESTO 11: Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros Combate dengue Elimine a gua parada. Recolha, proteja e tampe as latas, garrafas e pneus. Tampe a caixa dgua. Troque a gua por areia nos vasos de plantas e lave bem os pratos dos xaxins.
Ministrio da Sade.

Esse texto usado para: A) ensinar a plantar flores. B) divulgar um fato acontecido. C) descrever uma doena. D) ensinar a combater a dengue. _________________________________________________________________________ QUESTO 12: Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

(D) Ela no vai no: ns que vamos nela. (l. 5) Continho Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigrio a cavalo. Voc, a, menino, para onde vai essa estrada? Ela no vai no: ns que vamos nela. MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler Crnicas. So Paulo: tica, 1996, v.1. p. 76.

H trao de humor no trecho: (A) Era uma vez um menino triste, magro. (B) ele estava sentado na poeira do caminho. (C) quando passou um vigrio. D) Ela no vai no: ns que vamos nela. _________________________________________________________________________ QUESTO 13: Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

A Raposa e o Canco Passara a manh chovendo, e o Canco todo molhado, sem poder voar, estava tristemente pousado beira de uma estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre Canco enxugou e comeou a cuidar do meio de escapar raposa. Passam perto de um povoado. Uns meninos que brincavam comeam a dirigir desaforos astuciosa caadora. Vai o Canco e fala: --- Comadre raposa, isto um desabafo! Eu se fosse voc no aguentava! Passava uma descompostura!... A raposa abre a boca num improprio terrvel contra a crianada. O Canco voa, pousa triunfantemente num galho e ajuda a vari-la... CASCUDO, Luis Cmara. Contos tradicionais do Brasil.16 ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001

5) No final da histria, a raposa foi:

(A) corajosa (B) cuidadosa ( C) esperta ( D) ingnua

QUESTO 14: Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para a continuidade de um texto.

A Costureira das Fadas (Fragmentos) Depois do jantar, o prncipe levou Narizinho casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos at no poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventada as modas. --- Dona Aranha disse o prncipe quero que faa para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero v-la deslumbrar 3. a corte. Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou da fita mtrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu tambm peas de fita e pea de renda e de entremeio at carretis de linha de seda fabricou. MONTEIRO LOBATO - Jos Bento. Reinaes de Narizinho. So Paulo: Brasiliense, 197

Vou dar uma grande festa em sua honra e quero v-la deslumbrar a corte. A expresso v-la se refere :

(A) Fada (B) Cinderela (C) Dona Aranha (D) Narizinho

QUESTO 15: Localizar informaes explcitas em um texto. O disfarce dos bichos Voc j tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele to parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto. Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E h grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que esto. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques so chamados de mimetismo, isto , imitao. O cientista ingls Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amaznica estudando os animais. MAVIAEL MONTEIRO, JOS. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 novembro 1993.

O bicho-pau se parece com (A) florzinha seca. (B) folhinha verde. (C) galhinho seco. (D) raminho de planta.

S-ar putea să vă placă și