Sunteți pe pagina 1din 2

1/2

Efeitos da corrente elctrica no corpo humano


A corrente elctrica, ao circular pelo corpo humano produz diversos efeitos como consequncia da interaco com os rgos e seu mecanismo fisiolgico de funcionamento.

A corrente agir sobre o corpo das seguintes maneiras: Percepo: Reaco provocada pelo efeito da passagem da corrente elctrica que apenas produz um
simples formigueiro.

Estico: Os msculos reagem provocado de imediato a interrupo do contacto. Nota-se nas vtimas um estado de comoo que se dissipa mais ou menos rapidamente. Convulso Tetanizao: D-se a contraco dos msculos provocando a colagem ao condutor. As vtimas perdem a conscincia. Se contacto no for interrompido h o risco da generalizao da contraco provocar a asfixia por tetanizao dos msculos respiratrios quando a intensidade suficiente ao nvel dos msculos torxicos.

Fibrilao ventricular: Este fenmeno devido a contraces anrquicas do msculo cardaco. Nestas
condies o crebro e o prprio corao deixam de ser irrigados e perturbaes graves, irreversveis ao fim de alguns minutos, levam paragem definitiva do corao.

Queimaduras: Os efeitos trmicos da corrente elctrica provocam leses nos tecidos, mais ou menos graves de acordo com o valor da corrente.

Parmetros a ter em conta na avaliao dos riscos - Intensidade de corrente Ic que circula pelo corpo. - Tempo de passagem t da corrente que circula pelo corpo.
Retirado da norma CEI 479

c Habitualmente, nenhuma reaco. d Habitualmente, nenhum efeito fisiolgico perigoso. e Habitualmente, nenhum dano orgnico grave.
Probabilidade de contraces musculares, dificuldades de respirao, perturbaes dos impulsos cardacos, incluindo fibrilao auricular e paragens temporrias do corao, sem fibrilao ventricular, aumentando com a intensidade e o tempo de passagem da corrente. Possibilidade de fibrilao ventricular, aumentando com a intensidade e o tempo de passagem da corrente. Risco superior a 50% para l da curva c3. Podem ocorrer queimaduras graves, paragem respiratria e paragem cardaca.

2/2 - Resistncia do corpo Rc passagem da corrente elctrica.


Rcontacto = Rcorpo + R toque + R vesturio Rcorpo varia com: - Idade. - Estatura. - Peso. Rtoque varia com a presso. Rvesturio varia com o tipo e espessura. - Sexo. - Hereditariedade. - Estado da pele - Estado de fadiga. - Estado de digesto. - Estado emotivo.

- Tenso aplicada ao corpo Uc (tenso de contacto).


Variaes da resistncia do corpo humano em funo da tenso de contacto e do estado da pele (valores mdios)

O poder protector da pele diminui medida que a tenso aumenta. O poder protector da pele diminui medida que a grau de humidade aumenta.

Como podemos verificar estes quatro parmetros so interdependentes.

Bibliografia: Guia de proteco Programas de preveno na RDP. Preveno no trabalho n 77 e 78. Miguel, Alberto Manual de Higiene e Segurana do Trabalho Porto Editora Set/2006 Prof. Antnio Batista

S-ar putea să vă placă și