Sunteți pe pagina 1din 14

Fenomenologia, Hermenutica e o Mal como Smbolo na Filosofia de Paul Ricur Adna Candido de Paula1

Introduo

Como afirma Paul Ricur, na obra Le mal: un dfi la philosophie et la thologie, o mal tanto um desafio, quanto uma provocao, para a filosofia, para a teologia e para a literatura, alm de ser um tema sempre recorrente em diferentes reas das cincias humanas. Nessa perspectiva, algumas perguntas so recorrentes: de onde vem o mal? H um mal radical? O mal est atrelado ao pecado original? Como explicar a relao entre o mal e o livre arbtrio? H um mal excessivo? H um mal necessrio? Deus permite a existncia do mal? A existncia do mal razo para se afirmar a inexistncia de Deus? Quais so os sentidos que a ficcionalizao do mal manifesta? Se a literatura mimetiza outramente o mundo e o que h nele, qual a relao entre o mal representado e o mal real? Poderia a literatura conceituar o mal? O mal, como tema de estudo, recebeu a ateno de Paul Ricur, tendo sido o objeto de reflexo que aproximou sua filosofia da teologia protestante, a qual professava. A questo do mal aparece tematizada, diretamente, na obra Finitude et culpabilit2, dividida em duas partes: (i) L homme faillible e (ii) La symbolique du mal; no artigo sobre o pecado original reproduzido em Le conflits des interprtations3, nos subcaptulos Religion e foi e Culpabilit, thique et religion, da mesma obra; e no livro Le mal un dfi la philosophie et la thologie4. Em Ricur, o mal tem ligao com a simbologia do trgico na existncia, a tenso entre o ser e a finitude, entre o sofrimento e o conhecimento. Tendo em vista que o filsofo identifica o sujeito no mbito dos discursos imperfeitos, aproximativos, e no entre um no-saber ou um saber absoluto5; para ele, o mal mostra que a resposta racional terica a seu respeito sempre incompleta e aproximativa. Sua anlise sobre o mal busca demonstrar o carter limitado e relativo da posio do problema em termos argumentativos da teodicia. preciso, segundo ele, tomar conscincia da amplitude e da complexidade do problema a partir de
Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Muruci; Doutora em Teoria e Histria Literria e Ps-doutora na mesma rea, pela UNICAMP. Doutoranda em Cincia da Religio, pela UFJF. 2 RICUR, Paul. Finitude et Culpabilit II, La symbolique du mal, Paris: Aubier-Montaigne, 1960. 3 RICUR, Paul. Le conflit des interprtations essais dhermneutique. Paris: ditions du Seuil, 1969. 4 RICUR, Paul. Le Mal. Un dfi la philosophie et la thologie, Genve: Labor et Fides, 2004. 5 RICUR, Paul. Retour Hegel. In: Lectures 2. Paris: Seuil, 1992, p. 177.
1

uma fenomenologia da experincia do mal para, em seguida, distinguir os nveis dos discursos especulativos sobre a origem e a razo de ser do mal6, e, enfim, preciso fazer a convergncia entre o trabalho do pensamento, suscitado pelo enigma do mal, s respostas que relevam da ao e de uma transformao espiritual dos sentimentos. A explanao acima indica, por um lado, o programa de investigao sobre o mal desenvolvido por Ricur e, por outro, o horizonte de possibilidades da aproximao filosfica do mal. Contudo, para garantir a coerncia desta reflexo somente sero problematizados, aqui, trs pontos indicados acima: (i) o entendimento do mal como um smbolo; (ii) o enxerto da fenomenologia na hermenutica e a mediao da linguagem; (iii) a dialtica entre a ao e o texto na apreenso do mal como smbolo. Tendo em vista que o objetivo final deste indicar a juno entre a fenomenologia e a hermenutica na interpretao do mal, pela assim denominada via longa, necessrio, de incio, apontar que o mal que objeto dessa anlise aquele ao qual se tem acesso pela linguagem, o que forou, filosofia ricuriana, o prolongamento da reflexo na proposio da dialtica da ao e do texto, no domnio da filosofia prtica, herdeira de Kant.

O mal como smbolo

O discurso filosfico sobre o mal buscaria, para manter a coerncia crtica, evitar tenses primordiais que esto atreladas a uma reflexo sobre este, a tenso entre o ser e a finitude, entre a clera de Deus e a culpabilidade, entre o sofrimento e o conhecimento. Contudo, a filosofia de Ricur, como um todo, e sua reflexo sobre o mal, em especial, busca encontrar um discurso filosfico que articule o carter lgico deste com o trgico da existncia. Ao invs de negar a tenso relativa ao mal, ele deseja mant-la viva e entend-la como um pressuposto na interpretao deste, visto que, para Ricur, a natureza do mal impossibilita uma apropriao discursiva sobre ele em termos integrais: En bref, le problme du mal nous force revenir de Hegel a Kant, je veux dire dune dissolution du problme du mal dans la dialectique la reconnaissance de la position du mal comme inscrutable, irrcuprable par consquent dans une

Ricur define cinco nveis de discursos especulativos sobre o mal: o nvel do mito, o nvel do estado de sabedoria, o nvel do estado da gnose e da gnose anti-gnostica, o nvel do estado da teodicia e o nvel da dialtica quebrada.

spculation, dans un savoir total et absolu7. Exatamente por no poder ser apreendido em um saber total e absoluto que o mal um smbolo por excelncia e, como tal, segundo Ricur, no tem equivalncia com nenhum outro tipo. , nesse sentido, que o mal o paradigma da resistncia e da irresoluo do ser ao pensar. Na qualidade de smbolo, o mal possui em si as caractersticas que lhe so prprias: uma estrutura de significao onde um sentido direto, primrio, literal, designa, a mais, outro sentido indireto, secundrio, figurado, que s pode ser compreendido atravs do primeiro8. O que equivale a afirmar que h, inerente s estruturas simblicas, o duplo sentido. A partir dessa constatao, Ricur aposta na interseo entre a teoria do smbolo e a teoria da metfora, sendo que a ltima se apresenta como a ossatura semntica do smbolo9. A metfora responsvel pela mergence dune nouvelle pertinence smantique sur les ruines de la pertinence smantique littrale, de mme la rfrence mtaphorique procderait de leffondrement de la rfrence littrale10. O que est implcita nessa associao de contaminao entre smbolo e metfora a capacidade de renovao permanente do sentido, ou seja, a capacidade de plurissemantizao da linguagem, que para onde a metfora reenvia a dimenso simblica. O smbolo no se transforma em metfora porque, diferente dessa que ocorre no logos, ele ocorre na linha limtrofe entre bios e logos. O smbolo nasce no eixo congruente onde fora e forma coincidem. A diferena entre os dois crucial a metfora uma inveno livre do discurso, j o smbolo possui algo que no pode ser reduzido a uma transcrio lingustica, semntica ou lgica. esse elemento irredutvel que propicia a descontextualizao do smbolo e a recontextualizao em outros perodos histricos e em outras circunstncias. Essa caracterstica particular do smbolo permite a Ricur radicar o discurso numa ordem no semntica. O smbolo coloca em ao todo um trabalho com a linguagem e s atua quando sua estrutura interpretada, isto , ela incita a compreenso. O smbolo, por outro lado, necessita da metfora, ele no a prescinde nem lhe superior, pois a metfora que organiza o smbolo dentro da linguagem. Como observou Fernanda Henriques, a produo humana de smbolos decorre de um

7 8

RICUR, Paul. De linterprtation. Essai sur Freud. Paris: Seuil, 1965, p. 506-507. RICUR, Paul. Le conflit des interprtations essais dhermneutique. Paris: ditions du Seuil, 1969, p. 247. 9 Conferir RICUR, Paul. Rflexion faite: autobiographie intelectuelle. Paris: Esprit, 1995. 10 Ibidem, p. 46-47.

impulso ontolgico que no se dilui no invlucro lingustico, cunhando a estrutura simblica com uma opacidade irredutvel a qualquer traduo expressiva11. Uma vez que o mal exige mediaes que o torne comensurvel, Ricur identifica a linguagem como o lugar, por excelncia, dessa mediao. Na sesso La symbolique du mal, o filsofo prope o conhecimento da repetio da confisso do mal feita pela conscincia religiosa ao longo da histria; confisso depositada nas diferentes culturas, atravs de textos de vrios gneros literrios, onde esto registradas uma multiplicidade de sentimentos e de perplexidades perante a existncia do mal. Na apresentao do segundo tomo de Philosophie de la volont, Ricur aponta a linguagem da confisso como o veculo que torna o mal acessvel:

or ce langage de laveu a ceci de remarquable quil est de part en part symbolique; il ne parle pas de la souillure, du pch, de la culpabilit en termes directs et propes, mais en termes indirectes et figures; comprendre ce langage de laveu, cest mettre en oeuvre une exgse du symbole qui appelle de rgles de dchiffrement, cest--dire une hermneutique12.

Por conseguinte, Ricur aponta que os (i) smbolos mais especulativos a matria, o corpo, o pecado original reenviam aos (ii) smbolos mticos como os da luta entre as potncias da ordem e as potncias do caos, o exlio da alma em um corpo estranho, a cegueira do homem por uma divindade hostil, a queda de Ado e aos (iii) smbolos primrios da mancha, do pecado e da culpabilidade. O foco nesta reflexo no a anlise desses trs nveis simblicos do mal, mas, sim, compreender em que medida esta estrutura simblica exige um trabalho hermenutico. Como bem observa Fernanda Henriques, sobre o conjunto do trabalho exploratrio que La symbolique du mal realiza, interessa a afirmao ricuriana de que o poder dos mitos para uma reflexo sobre o mal s tem pertinncia se forem tomados como uma totalidade dinmica, circular, de enriquecimento e esclarecimento reflexivos: Assim tomados, eles atestam o carter de repetio da simblica do mal, mostrando a permanncia dos traos dos smbolos primrios do mal, em consequncia, a resistncia do mal a deixar-se dizer numa
O mal como escndalo: Paul Ricur e a dimenso trgica da existncia In: Fernanda HENRIQUES (Org.). Paul Ricur e a Simblica do Mal. Porto: Afrontamento, 2005, p. 197. 12 RICUR, Paul. Philosophie de la volont. 2 Finitude et Culpabilit. Paris: ditions Points, 2009, p. 27.
11

linguagem totalmente unificada. essa figura da circularidade dos mitos que se torna fonte e recurso de reflexo13. A palavra-chave, neste caso, a repetio, que permite que os smbolos do mal sejam recapitulados, rememorados e, por conseguinte, reelaborados sucessivamente. Esse movimento circular da repetio permite a ressignificao dos smbolos do mal, o que impede a reduo destes a sentidos fechados, totalitrios, inteiros. nessa dimenso que se compreende a necessidade da articulao entre a hermenutica e a fenomenologia na compreenso dos smbolos do mal. A fenomenologia, em especial a husserliana, aponta para a pergunta bsica sobre o conhecimento do mal: o que significa significar? Est a questo primordial e anterior a toda especulao sobre a natureza e a funcionalidade do mal:

Seja qual for a importncia assumida ulteriormente pela descrio da percepo, a fenomenologia no parte daquilo que h de mais mudo na operao da conscincia, mas de sua relao s coisas pelos signos, tais como elaborados por uma cultura oral. O ato primeiro querer dizer, designar (meinen); distinguir a significao entre os outros signos, dissoci-la do eu, da imagem, elucidar as diversas maneiras dentre as quais uma significao vazia vem a ser preenchida por uma presena intuitiva (seja qual for), isto que descrever

fenomenologicamente a significao. Este ato vazio de significar outra coisa no seno a intencionalidade14.

preciso, portanto, descrever fenomenologicamente o mal, entendendo-o em sua estrutura profunda na qualidade de smbolo. Por outro lado, ao se considerar a natureza simblica do mal preciso determinar o meio pelo qual este se manifesta, pelo qual ele se deixa ser interpretado.

O mal como escndalo: Paul Ricur e a dimenso trgica da existncia In: Fernanda HENRIQUES (Org.). Paul Ricur e a Simblica do Mal. Porto: Afrontamento, 2005, p. 201. 14 RICUR, Paul. Na escola da fenomenologia. Trad. Ephraim Fereira Alves. Petrpolis: Editora Vozes, 2009, p. 9.

13

Fenomenologia e hermenutica

Ricur, com Emmanuel Lvinas e Merleau-Ponty foram os responsveis pela introduo da fenomenologia de Edmund Husserl na Frana. O filsofo reconhece a influncia desta filosofia em seu pensamento, principalmente em sua reflexo a respeito da fenomenologia da ao, mas afirma que o idealismo husserliano sucumbe crtica da filosofia hermenutica. Para Ricur, a fenomenologia de Husserl mais um mtodo que uma doutrina e parte significativa deste mtodo se mistura com uma interpretao idealista, aquela proposta pelo primeiro Husserl, de Idee e das Meditaes cartesianas; j a outra parte, a da aplicao do mtodo, do ltimo Husserl, no constitui um corpo de obra homogneo com uma nica orientao. Ricur confessa tambm sua dvida para com a ontologia de Martin Heidegger e a hermenutica de Hans-Gorg Gadamer, cujas contribuies sero apresentadas na sequncia, mas seu objetivo ao promover a articulao da fenomenologia com a hermenutica pensar uma hermenutica moderna sem esquecer a valiosa contribuio da fenomenologia husserliana: quelle que soit la dpendance de la mditation qui suit lgard de Heidegger et surtout de Gadamer, ce qui est en jeu, cest la possibilit de continuer philosopher avec eux et aprs eux sans oublier Husserl. Mon essai ser donc un dbat au plus vif de lune et de autre possibilite de philosopher et de continuer philosopher15. Um dos problemas da fenomenologia husserliana, na opinio do filsofo francs, colocar como prioridade a ordem da intuio, pois em oposio intuio h a necessidade de toda compreenso de ser mediatizada por uma interpretao. Ricur observa a tentativa de Husserl de fundar os sentidos dos fenmenos em uma evidncia intuitiva, cujo modelo foi o cogito cartesiano, mas considera que Husserl, em Krisis, no teve sucesso ao mostrar a unidade indefectvel que formam a conscincia e o mundo da vida (Lebenswelt). Para Ricur, somente neste mundo que a conscincia pode acessar os sentidos de suas prprias experincias. preciso, portanto, no ignorar as manifestaes empricas, mas buscar decifrar as expresses objetivas na cultura. No que tange reduo fenomenolgica, preciso atentar para o que no pode ser reduzido, que o pertencimento da conscincia ao mundo. De acordo com Ricur, deve-se levar em conta o pressuposto, a condio histrica e, acima de tudo, lingustica, de toda experincia. O que vlido para a interpretao da experincia do mal.

15

RICUR, Paul. Du texte laction Essais dhermneutique II. Paris: ditions Du Seuil, 1986, p. 43.

Ricur apresenta e problematiza, em Du texte laction, duas teses, a saber:

Premire thse: ce que lhermneutique a ruin, ce nest pas la phnomnologie, mais un et des ses interprtations, savoir son interprtation idaliste par Husserl lui-mme; cest pourquoi je parlerai dsormais de lidalisme hursselien. Je prendrai donc pour repre et pour guide Le Nachwort aux Ideen et en soumettrai les thses principals la critique de lhermneutique. Deuxime thse: Par-del la simple opposition, il y a, entre phnomnologie et hermneutique, une appartenance mutuelle quil importe dexpliciter. Cette appartenance peut tre reconnue partir de lune comme partir de lautre. Dune part, lhermneutique sdifie sur la base de la phenomnologie et ainsi preserve ce reste dont pourtant elle sloigne: la de

phnomnologie

lindpassable

prsupposition

lhermneutique. Dautre part, la phnomnologie ne peut se constituer elle-mme sans une prsupposition hermneutique16

No se far, aqui, uma apresentao completa do desenvolvimento das duas teses ricurianas, mas, sim, um recorte efetivo dos argumentos desenvolvidos a partir delas a fim de apontar os pontos de conexo entre a fenomenologia husserliana, a ontologia heideggeriana, a hermenutica gadameriana e a proposio ricuriana da via longa. Ricur observa que o ideal de cientificidade, pretendido pelo idealismo husserliano como justificao ltima, encontra seu limite fundamental na condio ontolgica da compreenso. Esta condio ontolgica o pertencimento, condio que no pode ser transposta em nenhum empreendimento de justificao ou de fundao. Husserl inscreveu a intencionalidade na relao sujeito-objeto. O problema dessa inscrio a objetividade pretendida pela poch, que tenta substituir o fundamento transcendental pelo fundamento epistemolgico: Husserl est le premier souligner la discontinuit, institue par lpoch, entre lentreprise transcendental de fondation et le travail interne propre chaque science en vue dlaborer ses propres

16

Ibidem, p. 43-44.

fondaments17. Heidegger quem chama a ateno para o pertencimento no ato de conhecer; nesse sentido, ele quem funda a ideia de uma fenomenologia hermenutica. Este fundamento se encontra na definio paradoxal que recebe, em Ser e tempo, a noo de fenmeno: ce qui de prime abord et le plus souvent, ne se montre pas. Somente o que continua velado requer uma interpretao que o ilumina. Heidegger parte, em sua pesquisa, do problema do sentido do ser, entendendo o ser do homem como Dasein, isto , como ser-a. Por estar a, o homem pode se questionar a respeito do sentido deste ser. A fim de chegar resposta sobre a questo do sentido do ser que Heidegger aproxima a fenomenologia da hermenutica. Em Ser e Tempo, h trechos que o confirmam: "Ser-a compreenso" e "Compreenso interpretao" ( 31 e 32). O ser-a se caracteriza como ser-no-mundo, seu espao existencial, dentro de uma conjuntura de ocupaes e de seu projeto impessoal. Nesse sentido, o pertencimento no ato da compreenso do ser quebra com a noo de separao entre sujeito-objeto. Nas cincias do esprito, o sujeito e o objeto se implicam mutuamente. Para Ricur, se a anlise do Dasein no visa expressamente os problemas da exegese, em contrapartida, ela d um sentido estrutura que aflora, no plano metodolgico de uma ontologia fundamental a pr-compreenso , o carter de antecipao prprio maneira de ser de todo ser que compreende historicamente.

Le rle des prsuppositions dans lexgse textuelle nest alors quun cas particulier de cette loi gnrale de

linterprtation.Transpose dans la thorie de la connaissance et mesure la prtention dobjectivit, la prcomprhension reoit la qualification pjorative de prjug: pour lontologie fondamental, au contraire, le prjug ne se comprend qu partir de la structure danticipation du comprendre18

O que se observa nessa perspectiva heideggeriana, afirma Ricur, que o peso principal dessa meditao no recai sobre o discurso, menos ainda sobre a escritura. O que leva Ricur a afirmar que, na filosofia de Heidegger, ao menos a de Sein und Zeit, a linguagem uma articulao de segundo grau. A filiao do enunciado a partir da compreenso e da explicao mostra que sua funo primeira no a comunicao, mas
17 18

Ibidem, p. 50. Ibidem, p. 103.

a manifestao. A funo suprema da linguagem lembrar a filiao do fenmeno a estruturas ontolgicas que o precedem: doit indiquer que ce phnomne a ses racines dans la constitution existentiale de louverture de ltre-l19. Ricur observa que, desde Sein und Zeint, o dizer (reden) parece superior ao falar (sprechen), o primeiro designa a constituio existencial e o segundo seu aspecto mundano. Por isso, a primeira determinao do dizer a dupla escutar-calar e, nesse sentido, compreender escutar; a primeira relao com a palavra no o fato de ela ser produzida, mas, sim, o de ser recebida. A consequncia metodolgica, apontada por Ricur, que a filosofia fundamental deixa de contribuir para o entendimento da linguagem que ela insere na exegese. Essa concepo impede Ricur de se afirmar um heideggeriano, pois entende que a aporia diltheyana da teoria da compreenso no foi eliminada. Com a filosofia de Heidegger, a epistemologia foi subordinada ontologia e, por conseguinte, a aporia nest plus dans lpistmologie entre deux modalits du connatre, mais elle est entre lontologie et lpistemologie prise en bloc20. Ao final, Ricur considera que a

hermenutica ontolgica parece ser incapaz, por razes estruturais, de desdobrar o problema do retorno, de repetir a questo epistemolgica aps a ontolgica21. nesta perspectiva que Hans Georg Gadamer entra no cenrio da discusso. Gadamer se prope, em Verdade e mtodo, a retomar o debate das cincias do esprito a partir da ontologia heideggeriana. A metodologia das cincias humanas implica, para Gadamer, inegavelmente um distanciamento, que exprime a destruio da relao primordial do pertencimento, sem o qual no existiria uma relao com a histria. O debate entre distanciamento alienante e experincia de pertencimento inserido por Gadamer em trs esferas: a da histrica, a da esttica e a da linguagem.

Dans la sphre esthtique, lexprience dtre saisi par lobjet precede et rend possible lexercice critique du jugement dont Kant avait fait la thorie sous le titre de Jugement de got. Dans la sphre historique, la conscience dtre porte par des traditions qui me prcdent est ce qui rend possible tout exercice dune mthodologie historique au niveau des sciences humaines et sociales. Enfin, dans la sphre du langage, qui dune certaine

19 20

Ibidem, p. 103. Ibidem, p. 104-105. 21 Ibidem, p. 106.

faon traverse les deux precedentes, la co-appartenance aux choses dites par les grandes voix des crateurs de discours precede et rend possibles tout traitement scientifique du langage comme un instrument disponible et toute prtention dominer par des techiniques objectives les structures du texte de notre culture. Ainsi une seule et mme thse court travers les trois parties de Wahrheit und Methode22

Ricur reconhece em Gadamer a sntese dos dois movimentos: (i) das hermenuticas regionais em direo a uma hermenutica geral; (ii) da epistemologia das cincias do esprito ontologia. Uma vez que Heidegger pode aludir ao debate com as cincias humanas por um movimento soberano de ultrapassagem; Gadamer, ao contrrio, toma a srio a questo de Dilthey e prope, de acordo com Ricur, uma teoria da conscincia histrica. Esta reflexo , em ltima instncia, a conscincia-dahistria-dos-efeitos, que revela a conscincia reflexiva desta metodologia. Ao considerar que nossa conscincia determinada por um futuro histrico real de forma que ela no tem a liberdade de se situar em face do passado, Ricur questiona a possibilidade de introduzir uma instncia crtica qualquer na conscincia do pertencimento expressamente definido pela recusa da distanciao: Ce ne peut tre, mon sens, que dans la mesure o cette conscience historique ne se borne pas lassumer. Lhermneutique de Gadamer contient, cette gard, une srie de suggestions dcisives qui deviendront le point de dpart de ma propre rflexion23. Para alm da grande oposio entre pertencimento e distanciamento alienante, a conscincia da histria eficiente, segundo Ricur, contm em si um elemento de distncia: Lhistoire des effets est prcisment celle qui sexerce sous la condition de la distance historique. Cest la proximit du lointain, ou, pour dire la mme chose autrement, cest lefficace dans la distance. Il y a donc un paradoxe de laltrit, une tension entre le propre essentielle la prise de conscience historique24. Nessa aproximao do distante, ocorre a fuso de horizontes, conceito gadameriano, caro a Ricur, na interpretao dos smbolos. Trata-se da comunicao distncia entre duas conscincias que, diferentemente situadas, se faz em favor da fuso de horizontes. Este conceito exclui a

22 23

Ibidem, p. 107. Ibidem, p. 110. 24 Ibidem, p. 110.

idia de um saber total e nico, e implica a tenso entre o prprio e o estrangeiro, entre o prximo e o distante, assim como o jogo da diferena. Essa interpretao menos negativa da distanciao alienante realizada pela filosofia da linguagem, e o carter lingustico da experincia humana indica que o pertencimento a uma dada tradio, ou a tradies, passa pela interpretao de signos, obras, textos, onde as heranas culturais so inscritas e oferecidas ao deciframento. Mas Gadamer se colocou contra reduo do mundo dos signos a instrumentos manipulveis. Ricur quem o faz, ao defender que a experincia da linguagem s exerce sua funo mediadora porque os interlocutores do dilogo se apagam diante da coisa dita: Or, o ce rgne de la chose dite sur les interlocuteurs est-il plus apparent que lorsque la Sprachlichkeit devient Schriftlichkeit, autrement dit lorsque la mdiation par le langage devient mdiation par le texte? Ce qui nous fait alors communiquer dans la distance, cest la chose du texte, qui nappartient plus ni son auteur ni son lecteur
25

. Ao final da exposio sobre a

filosofia de Gadamer, Ricur identifica uma antinomia, a oposio entre a distanciao alienante e a pertena. Trata-se de uma antinomia na medida em que suscita uma alternativa insustentvel se, por um lado, a distanciao alienante (Verfremdung) o ponto a partir do qual possvel a objetivao, que o desejo das cincias do esprito, por outro, essa distanciao , ao mesmo tempo, a decadncia que arruna a relao fundamental que permite a pertena e a participao na realidade histrica que se pretender tornar objeto. Consequentemente, ou bien nous pratiquons lattitude mthodologique, mais nous perdons la densit ontologique de la ralit tudie, ou bien nous praticons lattitude de vrit, mais alors nous devons renoncer lobjectivit des sciences humaines26. A partir desse ponto, da articulao entre fenomenologia e hermenutica, problematizada desde Husserl at Gadamer, Ricur faz sua prpria elaborao do problema hermenutico. A fim de compreender a epistemologia da interpretao, o filsofo francs problematiza diferentes processos interpretativos, tais como, o mtodo da histria, a psicanlise e a fenomenologia da religio, tendo como horizonte, uma ontologia da compreenso. O primeiro procedimento defendido por Ricur para a realizao dessa empreitada a renuncia idia de que a hermenutica seja um mtodo digno de lutar com as mesmas armas que as cincias da natureza. via curta da intuio, ele ope a via longa de uma interpretao aplicada aos signos, aos smbolos
25 26

Ibidem, p. 111. Ibidem, p. 113.

e aos textos que mediatizam a relao dos sujeitos com o mundo. Ele apresenta a noo de texto como aquela capaz de tornar produtivo o distanciamento no corao da historicidade da experincia humana. Para Ricur, no a escrita que suscita um problema hermenutico, mas a relao dialtica entre a palavra e a escrita. O esquema dialtico desenvolvido por Ricur inicia com a (i) efetuao da linguagem como discurso, passa pela (ii) efetuao do discurso como obra estruturada; e pela (iii) relao da palavra com a escrita no discurso e nas obras de discurso, e (iv) a obra do discurso como projeo de um mundo, para chegar ao (v) discurso e obra do discurso como mediao da compreenso de si27. A partir desse percurso e da proposio ricuriana do discurso como projeo de um mundo, esta reflexo chega ao locus da percepo, traduo, interpretao e conhecimento da experincia do mal, a saber, o discurso e a obra do discurso.

Do texto ao: o smbolo faz pensar

Segundo Ricur, no possvel obter uma transcrio filosfica direta do simbolismo religioso do mal, sob pena de redundar em uma interpretao alegorisante dos smbolos e dos mitos. O smbolo no esconde nenhum ensinamento dissimulado que bastaria desmascarar e que renderia caduca a vestimenta da imagem. O filsofo opta por uma interpretao criativa do sentido, s vezes fiel impulso, doao de sentido do smbolo, e fiel ao juramento filosfico que de compreender. Da o slogan Le symbole donne penser. O que o smbolo oferece algo que fora a reflexo sobre ele, o smbolo faz a ponte entre o fenmeno e o mundo da vida, entre o interpretante e a coisa a ser interpretada. O discurso filosfico recebe do smbolo do mal um impulso novo que o fora a realizar uma revoluo do mtodo obtida a partir de uma hermenutica. Se o discurso e a obra do discurso so o locus, por excelncia, para o conhecimento da experincia do mal, como se identificou acima, preciso, agora, ter em mente a dialtica da ao e do texto. No livo Du texte laction, ao tratar da fixao da ao, Ricur desenvolve a tese de que a ao sentida pode tornar-se objeto da cincia sem perder seu carter de significao em favor de uma objetivao semelhante fixao operada pela escrita. Graas a essa objetivao, a ao constitui uma

27

Ibidem, p. 114.

configurao que demanda ser interpretada em funo de suas conexes internas. Ricur parte da ao para o texto, ao afirmar que alguns de seus traos internos a aproximam da estrutura dos atos de linguagem, que transformam o fazer em um tipo de enunciao. Para ele, assim como o texto ganha autonomia em relao ao seu autor, a ao se desprende de seu agente e desenvolve suas prprias consequncias. A automatizao da ao humana constitui sua dimenso social exatamente porque ela tem efeitos imprevistos.

Selon notre troisime critre de textualit, une action sense est une action dont limportance dpasse la pertinence quant sa situation initiale. Ce nouveau trait est tout fait semblable la manire dont un texte rompt les liens entre le discours et toute rfrence ostensive. la faveur de cette mancipation lgard du contexte situationnel, le discours peut dvelopper des

rfrences non ostensives que nous avons appeles un monde, non au sens cosmologique du mot, mais titre de dimension ontologique du dire et de lagir humain28.

Todo o percurso realizado no estudo da linguagem, sobretudo da escrita, oferece uma srie de elementos que legitimam a investigao sobre o smbolo do mal, enquanto ato e pensamento, fixado na linguagem, ou no texto, mais especificamente. A constituio semntica do smbolo, visto que o smbolo leva a pensar, faz apelo a uma interpretao porque ele diz mais do que diz e jamais termina de o dizer. Na hermenutica no h enclausuramento dos signos: a interpretao concentra-se na articulao do lingustico e do no-lingustico, da linguagem e da experincia vivida.

Concluso

Para Ricur, o enigma do mal est une difficult initiale, proche du cri de la lamentation; laporie est une difficult terminale, produite par le travail mme de la pense; ce travail nest pas aboli, mais inclus dans laporie29. A ao e a espiritualidade so chamadas a dar uma resposta destinada a tornar a aporia do enigma do mal
28 29

Ibidem, p. 219. RICUR, Paul. Le Mal. Un dfi la philosophie et la thologie. Genve: Labor et Fides, 2004, p. 57.

produtiva. A violncia est sempre refazendo a unidade entre o mal moral e o sofrimento, como observa o filsofo, por isso, toda ao tica que diminua a quantidade de violncia exercida pelos homens contribui para a diminuio da taxa de sofrimento no mundo. Esta a base da filosofia de Emmanuel Lvinas, por exemplo, e representa o cerne de sua reflexo sobre o mal. Entretanto, Ricur deixa clara sua cincia de que a resposta prtica no suficiente para erradicar o mal, pois preciso levar em conta os sofrimentos que no so impostos, uns aos outros, pelos indivduos; so as catstrofes naturais, as doenas, as epidemias, o envelhecimento e a morte. Ricur recusa, enfim, todas as respostas explcita ou implicitamente gnsticas e, simultaneamente, todas as formas de teodiceia, para defender uma abordagem da questo do mal que opere uma dinmica entre as esferas do pensamento, da ao e do sentimento. Dessa forma, o filsofo assume a incapacidade da razo especulativa para se acercar do mal sem lhe retirar a sua raiz trgica. A coerncia da posio de Ricur sobre o mal, notadamente, de sua afirmao do mal como escndalo e de seu entendimento da dimenso paradigmtica da tragdia, como simblica do mal, se assenta no princpio de que no possvel pensar o mal dentro de uma lgica da retribuio. A sua recusa de toda a gnose e de toda a teodiceia , no fundo, devedora da forma como se apropria e aprofunda a significao da figura de J como sofredor justo. O Livro de J, comenta Ricur em todos os textos nos quais trata a questo do mal, destri a legitimidade de se aceitar a ideia de que o mal sofrido consequncia ou retribuio de um mal cometido, na medida em que d a ver um sofrimento absolutamente injusto, exibindo uma vtima que no pode ser consolada com argumentos explicativos, ou com justificativas de carter regressivo. A pergunta que sobrevive a qualquer tentativa de explicao por que? A histria de J apresenta um irredutvel no-saber sobre a origem do mal. A impossibilidade de justificao ou de explicao de uma origem do mal orientou a reflexo de Ricur para outro tipo de articulao, como aquela entre a fenomenologia e a hermenutica. importante para o filsofo associar a estrutura simblica do mal, que implica o pensar em um pensar mais, com a dimenso tica da ao, contribuindo, assim, significativamente para a configurao de seu postulado da sabedoria prtica, mas este tema ser discutido em outro momento.

S-ar putea să vă placă și