Sunteți pe pagina 1din 5

Bento Jos de Oliveira (1748-1808?

1748. Bento Jos de Oliveira, irmo do tenente -coronel Francisco Telles de Oliveira, nasceu na ento Capitania de Sergipe dEl-Rey, pelo meado do sculo XVIII, no sabemos com certeza aonde, parecendo-nos ter sido no engenho Paty, do termo de Santo Amaro das Brotas. 1753. Manoel de Sande Ribeiro, por alvar de 10 de Junho de 1753 1 legua de largo por 3 de comprido, no serto de Vasa Barris, a comear no riacho Cansano, confluente do Salgado. 1773. O que sabemos da sua vida, data de 6 de Maro de 1773, quando foi querelado em Santo Amaro, por crime de defloramento em D. Isabel Telles, filha do Capito Pedro Muniz Telles. 1773. Como meio de escapar ao da justia, evadiu-se para a Capitania da Bahia, aonde, em 24 de mesmo ms, sentou praa, voluntariamente, como soldado, na Companhia do Capito Antonio Lbo Portugal, do 2. Regimento, por portaria do Governador Conde de Pavolido. 1774. Era tal a proteo de que despunha que, apesar de continuar criminoso, no haviam passado dois anos, foi promovido ao posto de Sargento-mor da Ordenana da Bahia, obtendo a graa de passar guarnio de Sergipe, pois, j ento, tinha elementos prprios para afrontar a justia, zombando do processo de Santo Amaro. 1775. Nomeado seu irmo Francisco Telles de Oliveira, pelo Vice-rei Manuel de Cunha Menezes, para fazer captura de recrutas na comarca de Sergipe, auxiliou o Bento Jos no desempenho dessa comisso, durante a qual se portaram ambos, de modo tal, que perturbaram completamente a ordem publica na Capitania, reduzindo a verdadeiro estado de anarquia, deixando-a, alm do mais, gravada em mais de 60000 cruzados, empregados em negcios de seus interesses particulares. De tudo isto, deu parte ao Governador da Bahia, o Capito-mor Governador interino de Sergipe, Jos Gomes da Cruz. Sabendo disto, os dois irmos, em vez de se defenderem, julgaram-se ofendidos, e tornaram-se desobedientes ao Governador da Capitania, fazendo tudo que entendiam, como senhores absolutos. 1775. Ento, Jos Gomes renovou suas queixas, que foram atendidas, mas de um modo lastimvel, mandando o Governador da Bahia prender Bento Jos, em 11 de Dezembro de 1775. Ei-la a vergonhosa ordem:

Por estar informado que o Sargento-Mr Bento Jos de Oliveira tem faltado a atteno que deve a Vmc., como seu superior: Ordeno a Vmc., o chame com toda a civilidade a sua presena, e lhe intime que eu mando que elle Sargento-Mr se recolha logo a hum dos engenhos de seu pai, do qual no sahir, sem ordem minha. De. Ge. a Vmc. Bahia 11 de Dezembro de 1775. Mel. da Cunha Menezes Senhor Cap mor Interino da Capitania de Sergipe d El-Rey. 1776. Se assim obrou Jos Gomes, melhor o fez o desmoralizado que governava a Bahia, pois, em vez de punir a desobedincia de um subalterno ousado e indisciplinado, deixou revelia o caso, e por oficio de 9 de Maro do ano seguinte, ordenou ao Governador de Sergipe a suspenso da priso que, alis, no passava de uma burla. 1776. Como julgo compensados os delictos em que julguei tinha incorrido o Sargento-Mr dessa Capitania Bento Jos de Oliveira com a priso em que tem estado por Ordem minha: Ordenado a Vmc. que logo que receber esta, o mande soltar, e hir a sua presena para lhe diser que eu espero que daqui em diante, no dar elle Sargento-Mr motivos que me obriguem a ter semelhante procedimento com elle. - De.Ge. a Vmc. Bahia 9 de Maro de1676. Manoel da Cunha Menezes Sr. Cap mr Interino da Capitania de Sergipe de El-Rey. 1776. No dia 30, Jos Gomes mandou chama-lo; mas, como pouco se incomodava ele com isto, s no dia 12, apareceu-lhe, muito frescamente, como se estivesse diante de ningum, recebendo ento, do prprio Governador a comunicao da ordem de soltura (de uma priso que nunca sofreu). Para coroar a baixeza, Jos Gomes, fiel executor da ordem fracalho, pediu-lhe, em nome do Governador da Bahia, que no desse mais motivo para ser novamente prezo . 1776. O famoso Sargento Mr dispunha de carta branca para tudo, porquanto tinha tomado o folego a seus superiores, tendo disto a prova real no recado que lhe mandou o Governador da Bahia. No obstante, requer ao Capito Mor um mez de licena para tratar de suas lavouras, a qual lhe foi promptamente concedida. Finda a licena, a 12 de Maio, s no dia 26 apresentou-se, requerendo segunda, que obteve, e ainda terceira e quarta, que a tanto o chegava a condescendencia de um Governo fraco e pusilanime, diante do poderoso Sargento Mr, seu subordinado. No Brasil colonial no se deu cousa semelhante: um soldado amordaar, manietar os delegados da metropole, seus superiores, na vigencia do Cod. do Conde de Lippe, no havia muito tempo, decretado. Finda a quarta licena, apresentou se, quatro dias depois, no dia 15 de Junho. Mera formalidade para amesquinhar o Governo. Embora no precisasse de favores, mas, para fazer o seu superior ficar-lhe abaixo, passando por mais uma humilhao e uma tortura, requereu mais uma mez de licena (quinta) no dia 19. Bento Jos ouviu calado e retirou-se para o engenho do pai, ficando o Capito Mr com a testemunha desta scena, o pregador frei Angelo de Jesus Maria. 1776.

Em virtude desta occorrencia, Manuel da Cunha de Menezes, de tudo informado, ordenou a Jos Gomes da Cruz, por officio de 14 de Agsto de 1776, que intimasse o Sargento Mr para comparecer sua presena sem perda de tempo. Esta ordem foi promptamente obedecida, na esperana de poder voltar ainda guarnio de Sergipe. Desenganado do que esperava, obteve apenas permisso de ir a Sergipe para trazer de l sua famlia e os bens que possuia, o que assim fez. 1776-1782. De volta Bahia, no sabemos se estando no gso de alguma licena, esteve em uma das villas do sul, como administrador de uma fazenda de Theodoro Gonalves. 1786. Esses fatos, que despertaram o clamor publico, levaram o Te. Cel. de Cavalaria de Sergipe, Balthazar Vieira de Mello, a representar contra Bento Jos ao Governador da Bahia, D. Rodrigo Jos de Menezes, em 26 de Janeiro de 1786 queixando-se, ao mesmo tempo, da falta de providencias a respeito, por parte do Ouvidor e do Governador de Sergipe que se mostravam frouxos e acovardados diante do Sargentomor. Concluiu a sua exposio, pedindo retir-lo da guarnio de Sergipe, a bem do sossego e tranquilidade dos povos. Por sua vez, representou tambm no mesmo sentido, o Te. Felippe Luiz de Faro. D. Rodrigo no se fez surdo, mas no quiz agir sem ouvir o accusado, e nste sentido deu as competentes ordens, Bento Jos, porm, respondendo a accusao, exhibiu defesa cabal, com certides dos escrives de justia e attestados de autoridades, abonando sua conducta, e com justificao civil(2) feita com todos os sacramentos no juizo ordinario de So Christovo, na qual juraram, cidados altamente collocados, entre outros, o Capm. Luiz Barbosa Madureira, e o proprio Juiz de Orphos Te. Cel. Francisco Xavier de Oliveira Sobral. Semelhante defsa no podia deixar de produzir os seus effeitos como succedeu, porquanto, D. Rodrigo, longe do theatro dos acontecimentos, no podia imaginar o processo empregado para a forgicao de documentos firmados por pessoas conceituadas na Capitania, e sacramentados pelo perjurio filho do terror. Bento Jos victorioso, portanto, continuou em Sergipe a sua obra nefanda, levando a ferro e fgo os seus adversarios. 1806. Acostumado a mandar qualquer individuo sua casa, para o fazer surrar pelo processo, que entendia no momento, assim o fez com o moo portuguez, Antonio dos Santos Travassos, em principios de 1806, no engenho Ilha(4) de sua propriedade e onde residia, mandando surralo por Jos Alves Quaresma, a espada, cacete e chicote, at ficar como morto, por causa da barganha de um cavallo com um seu sobrinho. Tomando na devida considerao as informaes de Henrique Maciel, que honrou interinamente o cargo de Ouvidor, deshonrado pelos effectivos, licenceados e togados, D. Joo VI, por ordem de 24 de Maio de 1806, mandou capturar Bento Jos, bastando para isto, que se verificasse qualquer dos factos capitulados na accusao feita por Maciel, enviada por cpia ao Conde da Ponte, ordenando-o a lanar mo de toda fora militar que precisasse, e a transpr os limites da

Capitania. J em 28 de Abril anterior o Conde da Ponte havia ordenado ao Governador de Sergipe a captura do scelerado, mas sem resultado, como sempre, porque, encarregados de to importante diligencia, diversos individuos, sem a fora necessaria e sem f na punio do criminoso, uns receiaram pl-a em pratica por causa da resistencia, e outros simularam-na, para no cahirem no desagrado do poderoso reu.

1806.
Bento Jos no ignorava o que se tramava contra sua pessoa, estava de tudo informado, mas no se acobardava; pelo contrario, redobrava de audacia, perdido como j se considerava no conceito de seus superiores hierarchicos na Bahia. Por esse tempo, em Agosto de 1806, acompanhado de um numeroso sequito de amigos e serviaes, dirigiu-se villa de Abbadia, ao sul do Rio Real, chamado para apaziguar um movimento armado em que se achava envolvido o Vigario da freguesia, padre Joo Gomes, contra Sebastio Jos. A sua chegada naquella villa sergipana(8), foi o grande mediador recebido com as maiores honras tributadas aos mais altos representantes do poder publico no temporal e na egreja, com repiques de sinos, T-Deum em aco de graas, muito fgo, regosijo popular, e a Camara Municipal, encorporada, que o recebeu ao desembarque, e o acompanhou ao embarque, deixando apasiguado o motim e reconciliados os contendores. Foi depois disto e das muitas tentativao inuteis, que, em execuo ordem de 24 de Maio de 1806, acima referida, que se incumbiram da misso de o prender, o Capito Mr e o Juiz Ordinario de Santo Amaro das Brotas, Felippe Luiz de Faro Menezes e Jos de Barros Pimentel que o prenderam de surpreza no engenho de seu pai, no dia 22 de Novembro, e o recolheram, com toda segurana, cadeia de Santo Amaro, onde, enjaulado, esbravejou e vociferou apodando os seus inimigos, protestando que havia de ajustar contas com o Governador e dar lhe a devida resposta. Na priso foi posto incommunicavel. Indo l visital-o um influente do lugar, Jos Leandro de Almeida, e encontrando opposio da guarda, depois de altercar arrogantemente com o respectivo Capito, forou a entrada, com ostentao de poder e valentia, e, chegando grade do cubiculo, offereceu a mo a Bento Jos, exclaman do: V, v para a Bahia, que fonte limpa; tenho dous engenhos, os quaes esto sua disposio para gostar.
Nessa priso foi guardado at a chegada das primeiras mars lunares de Dezembro, quando foi enviado por mar para Bahia. Esta diligencia foi feita por Joo Fernandes Chaves, Sargento-Mr do 2 Regimento de milcias, acompanhado de 8 soldados, na lancha Triumpho de que era mestre o proprio dono, Francisco Jos Pereira Guimares, morador no Porto do Maroim. No officio de remessa, dizia o Governador Capito Mr Manuel Ignacio de Moraes de Mesquita Pimental, que a comarca estava na maior insubordinao, e que, se Bento Jos tivesse de voltar, dias antes o tirasse de Sergipe, por favor. S este pedido do Governador, a confisso do seu medo, diz tudo. Mesmo przo, era temido.

O faustoso acontecimento, que encheu de jubilo as populaes soffredoras, foi communicado, em 25 de Dezembro de 1806, pelo Conde da Ponte, ao Principe Regente de Portugal. 1807. Em resposta, datada de Mafra, em 24 de Abril de 1807, determinou lhe o Visconde de Anadia, por ordem do mesmo Principe, que o remettessem em navio seguro, para a priso do Castello de Lisba, e que incumbisse um Ministro de confiana dos da Relao da Bahia, de abrir devassa dos crimes do Sargento-Mr e dirigil-a quella Secretaria de Estado. Em 9 do mesmo mez e anno, o mesmo Visconde Anadia ordena ao Conde da Ponte que, ouvida a Junta de Fazenda da Capitania da Bahia, satisfizesse ao procurador de Bento Jos, prezo no Castello de So Jorge, em Lisba, com a metade do sldo a que tinha direito o mesmo official, desde o dia em que foi capturado para seguir para o Reino, e que assim se continuasse a proceder, at que fsse sentenciado pelos crimes de que era accusado. Aqui termina o que sabemos de mais notavel da chronica desse personagem sinistro dos tempos coloniaes. Entre os bandidos do seu sequito, tirados dos mais afamados malfeitores, destacavam-se, entre os mais salientes, o negro Jorge, autor de mortes, prezo em Janeiro de 1807, o cabra Henrique, de 17 mortes, morto resistindo priso e o maioral da matta e cabo da quadrilha, e o famoso Domingo Gomes, de mais de 30 mortes, encarregado das proezas de Bento Jos nas Capitanias de Sergipe, Bahia e Pernambuco. Nada colhemos, por falta de indagao, a respeito do seu processo e da data de seu fallecimento. 1809. Sabe-se que o famosos Sargento Mr no logrou mais libertar-se da priso, e diz a tradio ter elle findado os seus dias em 1809 na priso do Limoeiro em Lisboa

S-ar putea să vă placă și