Sunteți pe pagina 1din 8

Jos Paulo Vasconcelos

O RENASCIMENTO
UM TEMPO E UMA ARTE DE MUDANA

O Renascimento to complexo e de gestao e desenvolvimento to prolongados que difcil caracteriz-lo e limit-lo no tempo e no espao. No entanto, poderemos defini-lo, genericamente, como um movimento cultural que, articulado com factores sociais, econmicos, polticos e religiosos, criou uma profunda dinmica de mudana na Europa dos sculos XV e XVI. Embora no final da Idade Mdia, se assista, em alguns centros intelectuais europeus, a sinais de mudana, o bero do Renascimento a Itlia do sculo XV, mais precisamente cidades como Gnova, Veneza e sobretudo Florena que, enriquecidas pelo comrcio, geraram uma extraordinria elite de polticos e intelectuais responsveis pelo movimento de renovao da cultura. O caso de Florena exemplar pois, ao longo do sculo XV, a famlia Mdicis, que governou a cidade, constitui-se como mecenas de inmeros artistas, o que propiciou o enorme desenvolvimento das artes e das letras. No sculo XVI, membros desta famlia dominaram o papado e Roma tornou-se ento o novo centro de irradiao do Renascimento. Da Itlia (e tambm da Flandres, outro importante centro de comrcio e desenvolvimento artstico), o movimento expandiu-se por toda a Europa e atingiu o seu ponto culminante nas primeiras dcadas do sculo XVI. Num tempo de cortes luxuosas, de poder centralizado, e de estados poderosos, os reis e os papas rodearam-se de artistas que lhes construram palcios e igrejas que depois encheram de pinturas e esculturas, frequentemente contendo o prprio retrato do patrono ou de elementos da sua famlia. Nobres, altos dignitrios da Igreja e at ricos comerciantes, desejosos de notoriedade, passaram a investir na arte e a moda do mecenato alastrou a cortes e centros urbanos desenvolvidos, dos mais diversos pases. Os artistas e os intelectuais de ento estabeleceram uma autntica rede de contactos internacionais, atravs das viagens e da troca de correspondncia, o que conferiu ao Renascimento um carcter, se no universalista, pelo menos europeu.
PINTO, Elisa et alii, in PLURAL 10, Lisboa Editora, 2007

E.S.S.M.O

21-02-2008

Pgina 1 de 8

Jos Paulo Vasconcelos

O HOMEM A MEDIDA DE TODAS AS COISAS


A aco dos humanistas, nome que designa os intelectuais deste perodo, correspondeu a um desejo de abandono dos padres medievais e instaurao de uma mundividncia nova, assente em valores e cdigos conformes a um tempo em que o homem toma conscincia da sua capacidade de transformao do mundo e da vida. De facto, a uma mentalidade medieval teocntrica, que colocava Deus no centro da vida e da reflexo humana, sucede-se uma mentalidade antropocntrica que confere ao homem o papel de sujeito e agente da mudana. Ao contrrio do homem medieval que v a vida como uma penosa passagem que tem como realizao nica o encontro com Deus depois da morte, o homem do Renascimento acredita em si mesmo e na sua realizao terrena, pois o homem realiza-se na obra. Como o grego Protgoras, os humanistas defenderam que "o Homem a medida de todas as coisas". assim que as qualidades mais valorizadas no ser humano deixam de ser a religiosidade, o herosmo e a honra cavaleiresca, para passarem a ser a inteligncia, o saber, e o mrito, veculos para a realizao de obras para a posteridade. Atravs delas, o artista liberta-se da "lei da morte", tornando-se imortal, ao mesmo tempo que imortaliza os seus mecenas, ou os heris e os feitos da sua ptria. A confiana nas capacidades humanas e a busca do saber e da cultura implicou a valorizao da razo, por um lado, e da experincia, por outro. Ao espiritualismo medieval, o homem renascentista prefere o racionalismo, crena em verdades impostas, prefere a certificao da verdade atravs da experimentao. Por isso, o Renascimento um tempo em que o saber resulta do estudo conjugado com a experincia e, por isso, um tempo em que se lanam as bases do conhecimento cientfico. De entre as muitas descobertas que nessa poca o homem realizou, os Descobrimentos portugueses ocupam o lugar cimeiro. A verdade que os navegadores portugueses e depois os espanhis no descobriram apenas novas terras, eles revelaram povos desconhecidos, plantas e animais nunca antes imaginados e, acima de tudo, desenharam o novo mapa do mundo. Tudo isto obrigou o homem europeu a repensar-se na sua relao com esse mundo to extraordinariamente novo e diverso. E a valorizao da natureza imps-se. Neste mundo em mudana, as mais slidas crenas so abaladas. Em 1517, na Alemanha, Martinho Lutero inicia o movimento de contestao da igreja de Roma que ficaria conhecido por Reforma e que acabaria por dividir os pases da Europa em catlicos e protestantes. Em 1543, na Polnia, o astrnomo Coprnico defendeu a sua inquietante teoria do heliocentrismo que vinha deitar por terra sculos de crena no centrismo da Terra. Foi ignorado e setenta e dois anos mais tarde, Galileo Galilei veio confirmar esta teoria, mas foi condenado pela igreja, entretanto obcecada pela Contra-Reforma. Em meados do sculo XV, a inveno da imprensa, atribuda a Gutenberg, veio facilitar extraordinariamente a divulgao dos livros e, por isso, da esttica renascentista e das ideias humanistas.
PINTO, Elisa et alii, in PLURAL 10, Lisboa Editora, 2007 E.S.S.M.O 21-02-2008 Pgina 2 de 8

Jos Paulo Vasconcelos

IMITAR OS CLSSICOS, IMITAR A NATUREZA


Um dos principais vectores do Renascimento, e da o seu nome, a valorizao e mesmo a imitao da antiguidade clssica greco-romana. Na Pennsula Itlica, a presena das marcas arquitectnicas e artsticas do Imprio romano nunca deixaram de se sentir e aqui e alm, no final da Idade Mdia, inspiraram mesmo alguns arquitectos. Por outro lado, em 1453, com a queda de Constantinopla tomada pelos turcos, muitos helenistas fugiram para Itlia onde contriburam para o interesse pela cultura grega, sobretudo traduzindo obras dos clssicos helnicos. A filosofia de Aristteles, muito influente na Idade Mdia, foi reapreciada, mas foi sobretudo Plato o filsofo estudado pelos renascentistas, pois, atravs dele, foi possvel fazer uma sntese entre o pensamento clssico pago e o cristianismo. Deste modo, os autores e as obras greco-romanas passaram a funcionar como modelos a seguir, porque correspondiam quilo que o pensamento renascentista mais apreciava: o equilbrio, a harmonia, o respeito pela proporo, o realismo naturalista. O lema passou a ser "imitar os clssicos, imitar a Natureza", paradigmas da regularidade, da harmonia e da serenidade, e a razo constituiu-se como elemento essencial na criao artstica. Os arquitectos, os escultores e os pintores estudavam as propores da natureza, sobretudo as propores do corpo humano e faziam clculos matemticos e geomtricos com o objectivo de criar obras parecidas com a realidade, semelhantes s da natureza. A arte renascentista , pois, naturalista. Artistas como Leonardo da Vinci ou Miguel Angelo estudaram o volume e at a anatomia e, por isso, os homens e os animais que pintaram e esculpiram parecem de carne e osso. Considerando que na arte, essencial a representao das trs dimenses do real, o que implica uma ordenao racional e lgica dos elementos no espao, os pintores inventaram a perspectiva, um artifcio geomtrico que cria a iluso da tridimensionalidade. A mitologia clssica passou a ser utilizada como alegoria ou como tema, a par das cenas bblicas, mas o que importa salientar a humanizao das figuras religiosas. O retrato, normalmente enquadrado na natureza, e o nu so temas recorrentes na arte renascentista.
PINTO, Elisa et alii, in PLURAL 10, Lisboa Editora, 2007

E.S.S.M.O

21-02-2008

Pgina 3 de 8

Jos Paulo Vasconcelos

ALGUNS DOS TEMAS MAIS COMUNS EM CAMES


1.1. Amor

0 Amor , de facto, o principal tema de toda a lrica camoniana como n'Os Lusadas, uma das grandes linhas que movem, organizam e do sentido ao universo, elevando os heris suprema dignidade de, atravs dele, atingirem a divinizao. Na Lrica de Cames, o amor , contudo, fonte de contradies vivamente sentidas: ele sucessivamente fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente, contentamento descontente da que dificilmente ele possa trazer consigo a alegria e a paz. algo de indefinvel ou, nas prprias palavras do Poeta, um no sei qu, que nasce no sei onde, vem no sei como e di no sei porqu. O amor aparece nestes poemas sob uma dupla abordagem. Uma a sua abordagem maneira petrarquista, de raiz provenal e neoplatnica. Trata-se de um amor espiritualizado, em que no se vislumbra o corpo dos amantes, que se compraz na adorao e contemplao do ser amado e que leva a que o amador se transforme na cousa amada. Num amor assim vivido, a ausncia da amada no s no sentida com dor, mas encarada como ocasio de purificao do sentimento amoroso. A mulher amada, encarada como reflexo da beleza divina, a ponte para a perfeio do amador. Assim, ela no retratada com traos fisionmicos precisos a sua beleza, que grande, reside sobretudo no olhar, brando e piedoso, na postura humilde, na bondade; o seu retrato um retrato psicolgico da perfeio e pureza que dela emanam. Regista-se a impresso que a sua beleza causa, e no os traos de que essa beleza feita. Trata-se de um ser sublime, divinizado, que se movimenta numa natureza alegre, colorida, paradisaca. (...) Mas o amor aparece tambm visto sob outro aspecto, numa outra abordagem. Cames, senhor de uma longa experincia de vida, apercebe-se da enorme distncia que vai do pensamento realidade vivida e sente, mais violentamente que Petrarca, que a vivncia quotidiana do amor, longe de trazer tranquilidade e paz, se for dela excludo o factor ertico, traz inquietao e perturbao. (...) Da tenso (...) entre o amor espiritual e o amor sensual, resultam, para quem ama, conflitos interiores, perplexidade, contradies, angstia. O sentimento amoroso torna-se motivo de perturbao; a mulher amada transforma-se em fera, em Circe, que enfeitia, destilando no amador o "mgico veneno" e transformando-lhe o pensamento a ausncia e a morte da amada passam a constituir ocasio de dvida, cime, angstia, mgoa sem remdio.
PINTO PAIS, Amlia, Eu cantarei de amor - Lrica de Lus de Cames, Areal Editores

E.S.S.M.O

21-02-2008

Pgina 4 de 8

Jos Paulo Vasconcelos

1.2.

A mulher amada e a natureza

Ligado ao tema do Amor, encontramos (...) o tema da mulher amada, entendida como ser celestial "celeste formosura" - ou como fera, Circe; da ausncia da mulher amada, vivida como ocasio de purificao do amor, ou como mgoa e saudade; o da morte da amada, encarada com mgoa serena e resignao crist (...) ou como mgoa revoltada, impotente e, esta sim, "sem remdio" (...). bom de ver que estas vises contrastantes da amada, da sua ausncia ou morte, tm que ver com a dupla viso do amor, atrs referida. Mas o entendimento amoroso exige um enquadramento natural. A natureza aparece-nos na poesia camoniana, na lrica como na pica, como uma natureza alegre, (...) serena, luminosa, perfumada, em que avultam o verde, o cristal das guas lmpidas, os frutos saborosos, as flores. Neste cenrio se vivem sentimentos amorosos e se a natureza, por vezes, fica indiferente (...), de outras vezes ela compartilha da tristeza dos amantes (...).
PINTO PAIS, Amlia, Eu cantarei de amor - Lrica de Lus de Cames, Areal Editores

1.3.

O "desconcerto do mundo"

Experincia amorosa e experincia de vida colocam Cames perante uma constatao: a de que o mundo, a realidade, absurda e domnio do "desconcerto", em que se premeiam os maus e se castigam os bons. Esta constatao deixou marcas amargas n'Os Lusadas e deixou-as na Lrica, em poemas de revolta, queixa, desengano, perplexidade angustiada. Ingratido, egosmo, abuso do poder, perseguies, so manifestaes de um Destino humano e pessoal que o Poeta sente como inexplicavelmente hostil. Reflectindo sobre a sua experincia, o Poeta conclui que sempre s maiores expectativas sucederam os maiores desenganos, que para ele, vtima da "Fortuna", felicidade foi sempre iluso e sempre o bem foi passado e o mal presente. A mudana, que a condio de tudo, para ele fez-se sempre para pior. (...) Da a sua dvida, a sua perplexidade, o seu no compreender, a sua raiva, a revolta impotente reflectidos em desabafos autobiogrficos, em sonetos e canes.
PINTO PAIS, Amlia, Eu cantarei de amor - Lrica de Lus de Cames, Areal Editores

E.S.S.M.O

21-02-2008

Pgina 5 de 8

Jos Paulo Vasconcelos

A TRADIO POTICA
Cames foi um dos grandes gnios artsticos do Renascimento. Mas, ao contrrio de outros autores seus contemporneos, no ps de lado na sua lrica a tradio potica nacional. Formalmente, utilizou a redondilha e a estrutura estrfica da poesia palaciana, a par do decasslabo e das novas composies introduzidas pelos renascentistas. Quanto s temticas, encontramos na poesia de Cames, particularmente nas redondilhas, motivos caractersticos das cantigas de amigo medievais - a rapariga do meio rural que vai fonte buscar gua ou lavar a roupa, a jovem que chora pela ausncia do amigo e confidencia as suas mgoas me, s amigas, natureza. Encontramos tambm a submisso amorosa, o cativo de amor, o Amor "posto em giolhos" (joelhos), perante a beleza sobrenatural da amada - herana do amor trovadoresco e palaciano. Encontramos ainda brincadeiras poticas, poesias de entretenimento to ao gosto da poesia anterior. O que h, pois, de mais caracterstico no nosso patrimnio lrico medieval, incorporou-o Cames na sua poesia.
PINTO, Elisa et alii, in PLURAL 10, Lisboa Editora, 2007

O PETRARQUISMO
Mas Cames um poeta do Renascimento e, como tal, grande parte da sua obra inserese numa esttica de imitao em que o poeta procura identificar-se com um modelo, aceitando regras e convenes estabelecidas. O modelo da poesia lrica renascentista Petrarca, e Cames foi petrarquista como todos os poetas do seu tempo. Francesco Petrarca, poeta italiano do sculo XIV, cantou nos seus poemas lricos o amorpaixo, o Amor ideal, concebido como uma contemplao espiritual que exclui a sensualidade. As contradies que esta filosofia amorosa despertam no ser humano - prazer e sofrimento, esperana e desespero... - so encaradas pelo poeta com serenidade, pois fazem parte de um percurso purificador. A mulher amada , tambm ela, a representao de um ideal de Beleza e Perfeio. Cames retratou a mulher nos mesmos moldes que Petrarca longos cabelos "de ouro; ondulados, pele branca e delicada, olhos claros e cintilantes que reflectem um temperamento sereno, uma alegria discreta. Ela a Beleza, que se enquadra na harmonia da natureza, a Perfeio intocvel e inatingvel. Como Petrarca, Cames cantou incansavelmente o Amor e os seus efeitos contraditrios, o amor platnico que consiste s no "fino pensamento" e exclui o desejo ou at mesmo a presena fsica da amada. Cantou um Amor ideal incompatvel com a vida terrena.
PINTO, Elisa et alii, in PLURAL 10, Lisboa Editora, 2007

E.S.S.M.O

21-02-2008

Pgina 6 de 8

Jos Paulo Vasconcelos

A EXPERINCIA VIVIDA
Assumidamente petrarquista, a poesia de Cames afasta-se contudo da do seu modelo. Nem sempre a mulher retratada corresponde ao ideal feminino renascentista, nem sempre, na obra camoniana, o amor est isento de sensualidade. sobretudo nos poemas de carcter autobiogrfico que a diferena se evidencia. Ao contrrio de Petrarca, Cames, reflectindo sobre a sua prpria vida, tem manifestaes de perplexidade, de cansao, de frustrao, de revolta. Por que que o Amor lhe d esperanas que nunca se concretizam? Por que que a m sorte o persegue? Por que que o Destino no o deixa alcanar a felicidade? O poeta apresenta-se como um ser diferente; perseguido pela m sorte, por um destino cruel. Inconformado, revolta-se contra o desajuste entre a sua imensa capacidade de sonhar e a limitada possibilidade de concretizar o sonho. Em concluso e citando Antnio Jos Saraiva, Cames soube realizar a sntese entre a tradio literria portuguesa (ou mesmo peninsular) e as inovaes introduzidas pelos italianizantes: foi o melhor poeta portugus da escola petrarquista e, ao mesmo tempo, o mais acabado artfice da escola do Cancioneiro Geral, na redondilha e no mote glosado. Viajante, letrado, humanista, trovador maneira tradicional, fidalgo esfomeado, numa mo a pena e noutra a espada, salvando a nado num naufrgio, manuscrita, a grande obra da sua vida Os Lusadas, Cames assumiu e meditou a experincia de toda uma civilizao cujas contradies viveu na sua carne e procurou superar pela criao artstica.
PINTO, Elisa et alii, in PLURAL 10, Lisboa Editora, 2007

E.S.S.M.O

21-02-2008

Pgina 7 de 8

Jos Paulo Vasconcelos

A MEDIDA NOVA E O SONETO


A chamada medida nova assim designada por corresponder ao verso de dez slabas mtricas (decasslabo), aplicado, em Portugal, a partir do sculo XVI, em composies de assunto mais elevado do que as redondilhas. Foi usada em diversos gneros poticos, como a oitava, a ode, a sextina, a elegia, a balada e, sobretudo, o soneto. O soneto corresponde a uma composio potica formada por catorze versos, distribudos por duas quadras e dois tercetos de versos decassilbicos. Apresenta uma estrutura rimtica que pode ser varivel, mas geralmente segue o esquema: abba / abba, nas quadras, cdc / dcd, ou cde / cde, entre outras combinaes menos regulares, nos tercetos. A esta estrutura externa corresponde uma estrutura interna tambm globalmente definida. O desenvolvimento das ideias organiza-se, com frequncia, em torno de quatro momentos distintos, correspondentes a cada uma das estrofes: Primeira quadra Segunda quadra Primeiro terceto Segundo terceto cada estrofe. O soneto deve terminar com chave-de-ouro, encerrando o seu final um pensamento elevado e/ou surpreendente de cariz habitualmente emotivo.
SILVA, Pedro et allii, Expresses 10, Porto Editora, 2007

apresentao do tema a desenvolver; desenvolvimento do tema; confirmao; concluso.

Esta demarcao do contedo constata-se tambm nas pausas efectuadas no final de

E.S.S.M.O

21-02-2008

Pgina 8 de 8

S-ar putea să vă placă și