Sunteți pe pagina 1din 36

UNI-BH COMUNICAO SOCIAL

DISCIPLINA: ECONOMIA

NOTAS DE SALA DE AULA

Professora: Silvnia Maria C. de Arajo

1 semestre 2001

* o material foi elaborado com base na bibliografia bsica.

DISCIPLINA: ECONOMIA
Objetivo do curso: capacitar os alunos o entendimento da economia, atravs de conceitos bsicos da macroeconomia e microeconomia, procurando abordar temas que possibilitem a compreenso da nossa realidade econmica. CONTEDO PROGRAMTICO: I - Introduo aos conceitos bsicos da teoria econmica- microeconomia e macroeconomia 1.1 - objeto da economia: bens e servios sistema econmico 1.2 - fatores de produo, setores produtivos e agentes econmicos 1.3 - trade econmica, fluxo real/monetrio da economia 1.4 Curva de possibilidade de produo custo de oportunidade II - Noes de Microeconomia 2.1 - demanda e oferta, mercado 2.2 - formao de preos 2.3 - elasticidade preo-demanda e preo-renda 2.4 - estruturas de mercado III - Noes de Macroeconomia: 3.1 - agregados macroeconmicos: PIB, PNB, renda 3.2 - mercado de trabalho: emprego e salrio 3.3 - inflao, deflao e ndices de preos 3.4 - determinantes do crescimento econmico 3.5 - poltica fiscal: instrumentos fiscais, impactos sobre a produo 3.6 - poltica monetria: instrumentos monetrios, impactos sobre a produo 3.7 - Sistema financeiro e mercado de capitais 3.8 - Balano de Pagamentos: fluxos de bens, servios e capitais 4) Desenvolvimento econmico: indicadores sociais 5) Temas de Conjuntura Econmica Brasileira: debates AVALIAO: 55 pontos ..................Avaliaes individuais 45 pontos....................distribudos em: Trabalhos individuais supervisionados para acompanhamento dos conceitos; trabalhos em grupos sobre temas de conjuntura econmica. BIBLIOGRAFIA:
01 MOCHON, Francisco e TROSTER, Roberto. Introduo economia. SP: Mc Graw Hill, 1994 02 ROSSETTI, Jos Paschoal Introduo economia. So Paulo: Atlas, 1994 03 TIMACO, Jorge F. e Moreira, Jos O. Economia, notas introdutrias. So Paulo: Altas, 1990 04 PEREIRA, W. Coord. Equipe USP. Manual de introduo economia. Ed 3. So Paulo: Saraiva, 1998 05 VICENCONTI, Paulo E. V. e Neves, Silvrio. Introduo economia. SP: Frase Editora, 1996 06 MANKIW, N. Gregory - Introduo Eonomia RJ -1999 Campus 07 VASCONCELOS, Marco Antnio Sandoval e Outros, Economia Bsica, Atlas, 1 edio 08 - RIANI, Flvio Economia principios bsicos e introduo Microeconomia SP- Pioneira1998 09 Revista de Conjuntura Econmica diversos nmeros. Rio de Janeiro: FGV 10 Revistas e peridicos na rea de Economia. 11 Apostila da professora: notas de sala de aula 2

12 Manuais de introduo Microeconomia e Macroeconomia - diversos

I - Introduo aos microeconomia e macroeconomia

conceitos

bsicos

da

teoria

econmica-

Economia: a cincia social que estuda a produo, a circulao e o consumo do bens e servios que so utilizados para satisfazer as necessidades humanas. O objetos economia so as relaes materiais entre os indivduos, como foco para as realizadas atravs do mercado, ou seja, atravs de relaes de carter mercantil. A economia estuda a relao que os homens tm entre si na produo de bens e servios necessrios satisfao das necessidades da sociedade. Na sociedade moderna, os desejos e necessidades so, em geral, mais amplos do que a disponibilidades de recursos de produo (ou fatores de produo). Isto equivale dizer que no existe limites a priori para os desejos e necessidades humanas frente as claras limitaes produo dos bens e servios necessrios ao atendimento destes desejos.

Necessidades Ilimitadas

Recursos de Produo

Escassez

A escassez implica que a sociedade precisa encontrar meios de alocar recursos para a produo de bens e servios mesmo sabendo que parcela das necessidades (e indivduos) no sero atendidas. A escassez o elemento central que justifica a existncia dos mercados. Um mercado um grupo de compradores e vendedores que interagem entre si, resultando na possibilidade de trocas. composto por compradores (consumidores dos bens e servios) e os vendedores (produtores que utilizam os insumos e recursos de produo para produzir bens e servios).
O QUE A ECONOMIA? Escassez de Recursos Necessidades Humanas

Produo

Consumo

Oferta de Bens e Servios

Demanda por Bens e Servios

Mercado

Esto integradas Microeconomia o ramo da economia que estuda as formas que as unidades individuais consumidores, as empresas, os proprietrios dos fatores de produo interagem visando a satisfao das necessidades econmicas da sociedade. Estuda como os consumidores tomam decises de compra e de que forma suas escolhas so influenciadas pela variao dos preos e rendas. O princpio bsico que as famlias escolhem o que comprar visando maximizar a utilidade; e as empresas, o que produzir visando maximizar lucros. Macroeconomia estua o funcionamento da economia com um todo, ou seja, interessa-se pelos agregados produo, renda e consumo. Procura mensurar o volume total de produo, das rendas, dos preos, do trabalho.
TeoriaEconmica Econmica Teoria

Teoria Microeconmica

Teoria Macroeconmica

Analisa o comportamento dos agentes econmicos individuais Produtor Consumidor Setor Uma firma

Analisa o comportamento agregado dos agentes econmicos Crescimento econmico Emprego Distribuio da renda Inflao Taxa de Juros Poltica monetria e fiscal Etc.

O conjunto de transaes econmicas que do vida a economia, podem ser visualizados no seguinte fluxo:

NECESSIDADES DESEJOS

MERCADOS

DEMANDAS

TROCA

PRODUTOS

Desejos so as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas caractersticas individuais Demanda quando viabilizados pelo poder de compra de cada um, os desejos se tornam demanda Produto qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo Troca o ato de obter um objeto desejado oferecendo algo em troca Mercado o grupo de compradores reais e produtores potenciais de um produto

NECESSIDADES ILIMITADAS E RECURSOS ESCASSOS

ESCOLHA ESCASSEZ NECESSIDADES RECURSOS PRODUO DISTRIBUIO CONCEITOS E OBJETOS DA ECONOMIA

Economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e servios e distribui-los para seu consumo entre os membros da sociedade. Necessidade humana um estado em que percebe alguma privao. Podem ser: fsicas bsicas; sociais; individuais etc... Segundo a pirmide de Marslow, as necessidades obedecem a uma hierarquia.

Necessidades de auto-realizao (desenvolvimento conquista) Necessidade de estima (auto-estima, reconhecimento, status) Necessidades Sociais (relacionamento, amor)

Necessidade Segurana (defesa, proteo)

Necessidades Fisiolgicas (fome, sede)

Otimizar a satisfao do indivduo BENS E SERVIOS

Maximizar a eficincia produtiva

Econmicos (tangveis (com caractersticas fsicas) ou intangveis (abstrato)) Intermedirio ( insumos ) Capital (ou produo) Consumo (durveis, no durveis e semidurveis)

Livres

SETORES DE PRODUO: conjunto de unidades de produo que caracterizado pelo produto produzido, classificado conforme sua produo principal. No Brasil temos o CNAE (Cdigo Nacional de Atividade Econmica).

a) setor primrio (agropecuria): vinculado aos recursos naturais, como a agricultura, a pesca, a pecuria. b) Setor secundrio (indstria): atividades industriais que transformam matrias-primas em bens finais ou intermedirio, tais como: siderurgia, refino de petrleo, abate de carne, construo civil, fabricao de automveis, farmacuticos, indstria txtil etc.. c) Setor tercirio (servios): integrado pela produo dos bens intangveis, como: transporte, comrcio, comunicaes, administrao pblica etc.. Sistema Econmico: compreende um complexo tecido de relaes diretas e indiretas, pelas quais o homens chegam a dispor de variadssima gama de bens, capazes de satisfazer suas mltiplas necessidades e desejos materiais. Sistema Econmico a forma como a sociedade se organiza, visando solucionar os seus problemas de produo, circulao e distribuio de riqueza. Independente da forma de organizao da sociedade, os seus objetivos so: Agentes econmicos: so os responsveis pelas aes econmicas que desenvolvem em um sistema econmico: a) Famlias (ou indivduos) fornecem os recursos de fatores (trabalho, capital, recursos naturais etc..) de sua propriedade aos outros agentes. Atuam como consumidores. Empresas (privadas e pblicas) so os agentes produtores de bens e servios, que compem o aparelho de produo da economia nacional. Organizam fatores produtivos e destinam o resultado de sua atividade ao mercado (onde a produo atinge seu destino final). b) Governo (administrao pblica) so rgos que se dedicam a prestar servios sociedade, que so consumidos pela coletividade. Seus produtos so indivisveis. Administraes pblicas: federais, estaduais e municipais. c) Resto do Mundo (comrcio exterior) registra as transaes econmicas ocorridas com agentes econmicos pertencentes a outros pases.

SISTEMA ECONMICO
Fornecimento de recursos de produo Remunerao dos recursos empregados Fornecimento de bens e servios Pagamentos pelos bens e servios

Empresas

Famlias (unidades familiares)

Pagamentos de impostos e Fornecimentos de bens e servios

Pagamentos pelos bens e servios

Remunerao dos recursos de produo

Pagamentos de impostos e Fornecimentos de recursos de produo

Governo (Administraes Pblicas)

_______________________________________________________________________________________ Exportaes de bens e servios Importaes de bens e servios Resto do Mundo 7

FLUXOS FUNDAMENTAIS: o funcionamento do sistema econmico se caracteriza: pela obteno de recursos (ou fatores de produo) em si, e pela obteno de recursos financeiros e sua utilizao. Dois mercados: fatores de produo e bens e servios finais. Fluxo Real: obteno dos fatores de produo, produo e distribuio de bens e servios. Do vida a atividade real da economia. Fatores de produo Famlias

Empresas Bens e servios finais

Fluxo Nominal (ou monetrio): processo de remunerao dos fatores de produo e dos pagamentos pelos bens e servios comercializados na economia. Remunerao (Renda) Famlias Renda despendida O fluxo circular de renda (real e monetrio), pode ser representado da seguinte maneira: 1 as famlias cedem s empresas os fatores de produo de que so proprietrias e, em troca, recebem das empresas uma renda, ou seja, uma remunerao sob forma de dinheiro; 2 as empresas combinam esses fatores num processo denominado processo de produo e obtm, como resultado, um conjunto de bens e servios; 3 com a renda recebida em troca da utilizao, na produo, dos fatores de que so proprietrias, as famlias compram das empresas os bens e servios por estas produzidos; 4 as famlias consomem os bens e servios. FLUXO REAL DA ECONOMIA Mercado de bens e servios Demanda Empresas

Oferta

Famlias Oferta

Empresas

Demanda Mercado de fatores de produo

FLUXO MONETRIO DA ECONOMIA

Pagamento dos bens de servios

Famlias

Empresas

Remunerao dos fatores de produo

TRADE DA ECONOMIA (problemas econmicos), ser determinada: O que e quanto produzir? (ENFOQUE ECONMICO) a deciso ser tomada pelos produtores e consumidores. Isto significa quais os produtos que devero ser produzidos (roupas, carros, TV etc.) e em que quantidades devero ser colocados disposio dos consumidores. Como produzir? (ENFOQUE TECNOLGICO) a deciso ser determinada pela competio entre os produtos, em busca de maior produtividade e reduo dos custos. Isto , por quem sero os bens e servios produzidos, com que recursos e de que maneira ou processo produtivo (tcnico). Como distribuir (para quem?) (ENFOQUE SOCIAL) a deciso ser determinada pela capacidade de aquisio dos bens produtos, isto , cada indivduo ir adquirir a quantidade de bens e servios conforme suas disponibilidade de recursos financeiros. Isto , para quem se destinar a produo (fatalmente, para os que tm renda) QUAIS, QUANTOS, COMO E PARA QUEM produzir no seriam problemas se os recursos utilizveis fossem ilimitados. Todavia, na realidade existe o problema econmico: necessidades ilimitadas e recurso-tcnicas limitadas, portanto, a Economia deve optar dentre os bens a serem produzidos os processos tcnicos capazes de transformar os recursos escassos em produo.

ECONOMIA a cincia social que se ocupa da administrao dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos ou ECONOMIA o estudo da organizao social, atravs da qual os homens satisfazem sua necessidades de bens e servios escassos.

MERCADO DE BENS E SERVIOS

O QUE E QUANTO PRODUZIR?

Oferta de bens e servios

Demanda de bens e servios

FAMLIAS

COMO PRODUZIR

EMPRESAS

Oferta de servios dos fatores de produo PARA QUEM PRODUZIR

Demanda de servios dos fatores de produo

MERCADO DE FATORES DE PRODUO

10

ATOS ECONMICOS que do vida ao sistema econmico: Produo: a atividade econmica que consiste em criar os bens e servios que sejam oferecidos no mercado para atender nas ocasies e lugares s necessidades e desejos humanos. Inputs (entradas) Insumos + fatores de produo Processamento Produo Outputs (sadas) Produtos

FATORES (OU RECURSOS) DE PRODUO: fatores necessrios para realizao da produo fator trabalho + capital fsico + capital financeiro + recursos naturais + tecnologia + capacidade

empresarial

capital

Portanto, pode-se dizer que: Produo (Y) = f (L, K), ou seja, a produo funo da combinao dos fatores trabalho, capital). A eficincia produtiva est relacionada a forma de combinao dos fatores de produo. Os fluxos real e monetrio do vida ao mercado de bens e servios (consumo) e ao mercado de fatores de produo (ex. mercado de trabalho). Outros atos econmicos: Consumo: ato de aquisio do produto final pelo consumidor agente cuja necessidade prpria ou de seus dependentes ser satisfeita pelo produto adquirido. Tambm chamado de demanda ou despesa. Acumulao (formao bruta de capital fixo): trata-se dos investimentos realizados visando a ampliao da capacidade de produo do pas. Renda: remunerao paga aos proprietrios dos fatores de produo. Portanto, as unidades produtoras efetuam pagamentos ao pessoal empregado, remuneram os proprietrios dos fatores de capital e recursos naturais e realizam lucros. Vale lembrar que: Consumo = Consumo final + Consumo intermedirio (insumos)

Consumo de bens durveis + semidurveis + no durveis + bens de capital

11

Consumo de bens intermedirios: representa o valor dos bens e servios consumidos no processo de produo. Valor dos bens e servios utilizados como insumos no processo de produo.

Os atos econmicos representados sob forma de fluxo, observa-se sua interdependncia:

Pagamento de fatores de produo PRODUO Despesa de bens de capital

RENDA Despesas com bens de consumo

CONSUMO

Poupana para financiamento de investimento

ACUMULAO

Vale lembrar Por que os bens so procurados (ou desejados)? Um bem procurado porque til. Por utilidade entende-se a capacidade que tem um bem de satisfazer uma necessidade humana. A necessidade humana concreto e subjetiva. Pode ser definida como qualquer manifestao de desejo que envolva a escolha de um bem econmico capaz de contribuir para a sobrevivncia ou para a realizao social do indivduo. Assim sendo, ao economista interessa a existncia das necessidades humanas a serem satisfeitas

12

com bens econmicos, e no a validade filosfica das necessidades. Ex.: para os muito pobres a carne pode ser uma necessidade e no o ser para os mais ricos. importante citar que: as necessidades se renovam a dia a dia e exigem contnuos suprimento dos bens para atend-las e constante a criao de novos desejos e necessidades, motivadas pela perspectiva que abre de aumentar o padro de vida. Portanto, o problema da escassez se renova. Economia de mercado: sistema econmico onde as questes econmicas fundamentais so resolvidas no mercado. Pode ser: sistema de concorrncia pura ou mista (com a interferncia do governo)

Os problemas bsicos da economia: O QUE, QUANTO, COMO E PARA QUEM podem ser resolvidos pela concorrncia dos mercados e pelo mecanismo dos preos. CONSUMIDORES PRODUTORES MAXIMIZAR SUA UTILIDADE MAXIMIZAR LUCROS E OTIMIZAR EFICINCIA PRODUTIVA

QUAIS bens sero produzidos ser decidido pela demanda dos consumidores no mercado. O dinheiro pago ao vendedor ser redistribudo em forma de renda como salrios, juros e dividendos. Assim, fecha-se o crculo. O consumidor sempre procurar maximizar sua utilidade ou satisfao. QUANTO produzir ser determinado pela atuao dos consumidores e dos produtores no mercado com os ajustamentos dados pelo sistema de preo. Como produzir determinado pela concorrncia entre os produtores. O mtodo de fabricao eficiente ou mais barato deslocar o ineficiente ou mais caro, podendo assim, o concorrente sobreviver no mercado produtor. O objetivo do produtor ser sempre maximizar o lucro. Liga-se ao conceito de eficincia produtiva. Para quem produzir ser determinado pela oferta e procura no mercado de servios, est relacionado a renda (poder aquisitivo). A produo destina-se a quem tem renda para pagar e o preo um instrumento de excluso e limitador de pblico-alvo. Vale saber: MO INVISVEL (laissez-faire): pensamento liberal dos economistas clssicos do sec.XVIII (Adam Smith): milhares de consumidores e empresas, sozinhos, como que guiados por uma mo invisvel encontram a posio de equilbrio nos vrios mercados, sem a interveno do Estado. Necessidades humanas ilimitadas x Recursos produtivos escassos O que e quanto produzir escassez escolha Como produzir Para quem produzir

O mercado e o cliente so fundamentais para o sucesso das empresas: dos quatro Ps (produto, preo, praa (distribuio, pontos) e promoo), outros autores enfatizam os quatros Cs ( clientes, custo, convenincia e comunicao).

13

A fora de trabalho denominada POPULAO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA): o conjunto de pessoas empregadas e desempregadas num dado perodo de tempo. constituda pela parcela da populao em idade de trabalhar e que esteja procurando emprego no mercado formal de trabalho. Portanto, temos: POPULAO DO PAS
Menos: os muitos jovens e os muitos idosos

POPULAO EM IDADE ATIVA (PIA)


AS PESSOAS PROCURANDO EMPREGOS

POPULAO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA)


PESSOAS OCUPADAS E DESOCUPADAS

14

FLUXO CIRCULAR DA ATIVIDADE ECONMICA


Oferta de roupas, alimentos, servios mdicos, etc.

Demanda por roupas, alimentos, servios mdicos etc.

Fluxo Monetrio de Pagamentos roupas, alimentos, consultas mdicas etc.

Mercado de Bens e Servios


( formao dos Preos dos Bens )

Moedas

Fluxo real de Bens e Servios

As famlias demandam bens e servios FAMLIAS As famlias oferecem fatores de Produo

As empresas oferecem bens e servios EMPRESAS As empresas compras fatores de Produo (custos)

Fluxo real de recursos

Mercado de Fatores de Produo


( formao dos Preos dos Fatores )

trabalho, terra, capital etc..

(moeda)salrio, juros, aluguel, lucros

Fluxo monetrio de pagamentos

Oferta de Trabalho, terra, capital, capacidade empresarial

Demanda por trabalho, terra, Capital e Capacidade Empresarial

15

PRINCIPAIS FORAS NO MACROAMBIENTE DA EMPRESA

FORAS FORAS Econmicas Econmicas

FORAS FORAS de natureza de natureza fsica fsica

FORAS FORAS Tecnolgica Tecnolgica s s

FORAS FORAS Polticas Polticas FORAS FORAS Culturais Culturais

FORAS FORAS Demogrficas Demogrficas

EMPRESAS EMPRESAS

CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUO ( ou FRONTEIRAS DE PORODUO) A Economia uma cincia ligada a problemas de escolha. Com a limitao do total de recursos capazes de produzir diferentes produtos impe-se uma escolha para a produo entre mercadorias relativamente escassas. Suponha que haja certo nmero de indivduos, certa tcnica de produzir, certo nmero de fbricas e instrumentos de produo (fatores de produo). Considere que sejam constantes. Portanto, cabe decidir (ou escolher): quanto e o que produzir? Como produzir? E para quem produzir? Como alocar os recursos de produo disponveis entre as milhares diferentes possveis linhas de produo? Imagina-se o caso de uma empresa que dispe de uma certa quantidade de recursos financeiros para adquirir fatores de produo para produzir um bem ou um conjunto de bens. O que o produtor far, apurar sua capacidade mxima de produo, avaliando sua capacidade de obteno de fatores e as opes que ele tem, para ento definir qual a alternativa que mais lhe convm, dentre as diversas possibilidades de maximizao de produo. A curva de possibilidade de produo fornece um importante instrumental de anlise para a plena utilizao e as alternativas de utilizao dos recursos disponveis. Demonstra todas as possveis combinaes possveis que podem ser estabelecidas, quando os recursos produtivos esto sendo plenamente utilizados. Alternativas de produo A B C D E F Combinaes de produo TV em cores TV em preto e branco 0 150 10 140 20 120 30 90 40 70 50 0 Custo de Oportunidade

16

A escolha de qual alternativa ser utilizada depender fundamentalmente da demanda que a sociedade tem ou ter pelos bens a serem produzidos. Como os recursos produtivos so limitados (fora de trabalho, financeiros, capital fsico (maquinrio etc.), tecnologia etc.), ao se optar por produzir mais unidades de um bem (TV em cores), ter que haver reduo na produo do outro bem (TV em preto branco). A curva de possibilidade de produo retrata a capacidade produtiva de uma economia ou firma num determinado perodo de tempo, em funo da disponibilidade de fatores de produo existentes. Trata-se de uma anlise esttica. Custo de Oportunidade: reflete as opes que a sociedade ou o produtor individual tm de renunciar quantidade produzida de um determinado bem a fim de aumentar a produo do outro. Parte da produo de um bem sacrificada. Na realidade, custo de oportunidade nada mais do que uma avaliao dos custos e benefcios, na qual mensurado se os benefcios da obteno de mais unidade de um bem x (TV em cores) compensam a perda que ser ocasionada no bem Y (TV em preto branco). As condies para que ocorra custo de oportunidade so: - os recursos de produo so limitados e, pleno emprego dos recursos. Outro exemplo: todo o aluno tem seu custo de oportunidade, que o sacrifcio de estar estudando Economia, em vez de estar trabalhando e recebendo um salrio ou se divertindo. Os quatro Pontos Notveis da economia (produo): a) Pleno Desemprego: ocorre quando a demanda est muito abaixo da situao de pleno emprego e a economia no estaria produzindo nada. um ponto improvvel avaliado pelo ponto de vista da economia como um todo, pois a economia pode no estar utilizando a totalidade dos recursos produtivos, mas em hiptese alguma ela deixar de produzir alguma coisa. b) Capacidade Ociosa: Significam que o nvel de produo praticado est abaixo da real capacidade de produo da economia ou da firma. Neste ponto no h custo de oportunidade, porque no h sacrifcio algum para se produzir mais ambos os bens. Os recursos de produo no esto plenamente ocupados. c) Pleno Emprego (eficincia produtiva): quando a produo utiliza plenamente os recursos produtivos disponveis. Situao em que todos os recursos disponveis esto sendo plenamente utilizados, ou seja, no existe capacidade ociosa das atividades produtivas. Alternativas mximas de produo com os recursos de produo disponveis. considerada a fronteira da produo, alm da qual no se consegue produzir maiores quantidades de bens e servios com os recursos disponveis num dado perodo de tempo. Limite mximo da eficincia. d) Alm do Pleno Empregos (expanso das fronteiras de produo): um ponto inatingvel quando a produo necessria para atingi-lo est acima das reais capacidade de produo da economia, com os recursos e os fatores disponveis, num dado perodo de tempo. S ir ser atingido se ocorrerem investimentos, ou seja, mais tecnologia introduzida no processo produtivo, que se tem recursos financeiros para investir ou adquirir novos equipamentos, a capacidade de produo ser alterada, ou seja, haver a possibilidade de produzir bens num novo patamar de maximizao. H um deslocamento da curva para direita. Quanto maior a disponibilidade de recursos produtivos na economia, mais afastada da origem a curva estar. Tal ponto atingido

17

atravs de: aumento na quantidade do fator capital, da fora de trabalho, progresso tecnolgico dentre outros. CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUO
Bem Y
Pleno Emprego

Alm do Pleno Emprego

Capacidade ociosa

Pleno Desemprego

Bem X

- A curva cncava, decrescente, pelo fato de os recursos disponveis serem limitados. Mostra que se decresce a taxas crescentes; isto significa que a substituio entre quantidades dos dois bens se torna cada vez mais difcil. Este fenmeno dos custos crescentes surge na medida em que se transfere recursos adequados e eficientes de uma atividade para outra, onde eles se apresentam ineficientes e inadequados. Assim, se se insistir somente na produo de TV em cores, tem que gastar mais tempo na confeco do tubo de imagem ou do (fly-back), ainda que poucos consigam faz-lo. Lei dos Rendimentos Decrescentes ou custos crescentes: a associao de fatores de produo fixos com fatores de produo variveis levar a produo a atingir um limite mximo a partir do qual os rendimentos ou os retornos dos acrscimos dos fatores passam a ser descrentes. Ou seja, existe uma combinao tima entre fatores fixos e fatores variveis que, num determinado perodo de tempo, propiciam a produo mxima.
Bem Y Y = f (K, L, e)

Bem X

Sendo : a produo funo do trabalho, do capital e da eficincia produtiva. Estudo Dirigido I - MANUSCRITO - valor: 6 pontos Data da entrega 05/03/01 (segunda feira) 1 Explique como os problemas econmicos fundamentais (trade) originam-se da escassez de recursos produtivos? 2 O que diferencia a micro e macroeconomia? Como elas se inter-relacionam, citando um exemplo dentro da realidade recente brasileira. 3 Defina sistema econmico. Demonstre-o atravs dos transaes entre os atores econmicos.
18

4 Analisando uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetrio conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique, detalhadamente, como este sistema funciona. 5 Conceitue e exemplifique: bens intangveis, bens de capital, bens intermedirio, bens de consumo e fatores de produo. 6 O que mostra a curva de possibilidade de produo. Qual a sua importncia para o sistema econmico? 7 Em sua opinio, por que nos dias atuais, questes como eficincia e qualidade so to relevantes na confeco da estratgia empresarial? 8 Por que o preo to relevante em uma economia de mercado? 9 Defina e demonstre os quatros pontos notveis da economia. 10 Defina desemprego e emprego. 11 Dentro da viso empresarial e para a economia como um todo, qual a importncia do custo de oportunidade? 12 Qual o entendimento bsico da Lei dos Rendimentos Decrescentes? Exemplifique. 13 Com base nos quatro pontos notveis, responda: Como est, no momento, a economia brasileira em termos de produo e consumo? Quais as perspectivas econmicas para o ano de 2001? 14 Elabore um estudo de caso de um sucesso empresarial, dentro da realidade brasileira, enfocando a trade econmica e as escolhas realizadas. 15 Quais os principais acontecimentos econmicos que ocorreram em fevereiro? Ilustre com matrias que interliguem aspectos macro e microeconmicos. Faa um comentrio. II Noes de MICROECONOMIA o ramo da economia que estuda o comportamento das unidades econmicas individuais consumidores, empresas, trabalhadores, investidores, - na realidade, quaisquer indivduos ou entidades que desempenhem um papel no funcionamento de nossa economia O princpio bsico que as famlias escolhem o que comprar visando maximizar a utilidade; e as empresas, o que produzir visando maximizar lucros.

Escassez de Recursos

Necessidades Humanas

Produo

Consumo

Oferta de Bens
e Servios Interao das foras : Mercado

Demanda por Bens e Servios

PREOS

19

A combinao das quantidades de fatores de produo, bens e/ou servios que os consumidores estariam dispostos a adquirir, que geralmente so, como j estudados, infinitas e ilimitadas, enquanto as quantidades desses elementos que os empresrios teriam condies de vender se traduzem sempre em uma oferta finita e limitada, em face da escassez dos recursos produtivos, impe a determinao de um denominador comum, que nada mais ser do que o preo. A determinao deste preo, cujo nvel em muito depender da estrutura econmica e mercadolgica envolvida, tarefa a que se prope a microeconomia ao estudar a questo tanto no mbito dos fatores de produo como no caso dos bens e/ou servios. Vale saber que: . condies coeteris paribus, ou seja, uma hiptese segundo a qual todas as demais condies que possam influenciar no relacionamento entre duas variveis, funcionalmente dependentes, sejam mantidas constantes. (tudo o mais constante) . Estudar microeconomia permite mostrar como aplicar os princpios microeconmicos aos problemas reais de tomada de deciso. Por exemplo: um lanamento de um carro envolvem tanto a preocupao com os custos de produo, o pblico, a formao do preos, as relaes com o governo, dentre outros. . Microeconomia trata das decises tomadas por pequenas unidades econmicas e das interaes entre consumidores e empresas, formando os mercados e setores.

O QUE MERCADO? As unidades econmicas individuais podem ser divididas em dois grandes grupos conforme sua funo: COMPRADORES E VENDEDORES. Os compradores abrangem os consumidores (adquirentes de bens e servios) e as empresas (adquirentes do trabalho, capital e insumos que utilizam para produzir bens e servios). Nitidamente, a maioria das pessoas e a maior parte das empresas atuam tanto como compradores quanto como vendedores; contudo prtico pensar que elas so simplesmente compradores quando esto adquirindo e vendedores quando esto vendendo alguma coisa.

Mercado um grupo de compradores e vendedores que, por meio de suas reais ou


potenciais interaes, determina o preo de um produto ou de um conjunto de produtos. assim, o local onde os preos so determinados. Os preos esto no centro da atividade econmica, e muitas das questes e temas mais interessantes da economia esto relacionados com o modo de funcionamento do mercados. Diferenas significativas de preos de uma mercadoria criam possibilidades para as chamadas operaes de arbitragem comprar a baixo preo em um local e vender a um preo mais alto em outro local.

mercado competitivo

mercado no competitivo

20

Mercado competitivo: possui um grande nmero de compradores e vendedores de forma que nenhum possa individualmente influir de forma significativa nos preos. Mercado no competitivo: possuem muitos produtos, entretanto, determinadas empresas podem conjuntamente afetar o preo dos produtos. (ex.: cartel um grupo de produtores que atua em conjunto) Os mercados oferecem a possibilidade de haver transaes entre compradores e vendedores. Quantidades de uma mercadoria so vendidas por determinados preos, o chamado preo de mercado (corrente e/ou nominal). O preo de mercado determinado mediante a interao entre compradores e vendedores. Vale saber que: . O preo de um produto flutua ao longo do tempo e, no caso de muitos produtos, tais flutuaes podem ser rapidamente. Ex.: aes, commodities etc.. . A extenso de um mercado refere-se s suas fronteiras, tanto geogrficas quanto em termos do leque de produtos que nele oferecido. . Por que importante definir mercado? Por diversas razes, uma empresa precisa saber quem so seus reais e potenciais competidores nos produtos que ela vende ou possa vir a vender no futuro. Uma empresa precisa conhecer as caractersticas que definem um produto especfico e as fronteiras geogrficas de um determinado mercado, para que seja capaz de fixar preos, determinar as verbas de publicidade e tomar decises de investimento. Dimensionar o mercado permite responder a pergunta: deve o governo permitir fuses e incorporaes de empresas que produzem produtos similares? Depende do impacto disso na competio futura e nos preos. . Preos nominais (em moeda corrente preo absoluto) Preos reais (em moeda constante sem o efeito da inflao)

so calculados por meio de um ndice agregado de preos, por exemplo IGP

MECANISMOS DE MERCADO Estudar microeconomia, tambm chamada de Teoria dos Preos, compreender qualitativamente o modo pelo qual a quantidade e o preo de mercado so determinados e de como variam ao longo do tempo, tambm importante aprender como eles podem ser avaliadas quantitativamente. o estudo do comportamento das curvas da OFERTA e da DEMANDA. as curvas de oferta e demanda nos informam a quantidade que dever ser produzida pelas empresas e a quantidade que ser demandada pelos consumidores em funo dos preos. Mecanismo de mercado a tendncia para o equilbrio ente oferta e demanda: os preos tendem a se alterar at que atinjam um valor com o qual o mercado venha a se equilibrar, de tal forma que no haja excesso de oferta ou demanda.

21

O mercado aparece como uma forma de decidir quem ter acesso de fato aos bens e servios produzidos na economia, dada sua escassez. Isto implica, considerar os princpios bsicos das foras de mercado: demanda e oferta.

DEMANDA (ou procura) Demanda o desejo de comprar. a quantidade de determinado bem ou servio que os consumidores desejam adquirir, num dado perodo de tempo. Est ligada ao conceito subjetivo de utilidade. A utilidade representa o grau de satisfao que os consumidores atribuem aos bens e servios que podem adquirir no mercado.
Na teoria da demanda, o comportamento do consumidor pode ser analisado de acordo com: a) as preferncias do consumidor. Por que as pessoas poderiam preferir uma mercadoria a outra? b) as restries oramentrias eles tm renda limitadas, o que restringe as quantidades de mercadorias que podem adquirir. c) reunir os itens a e b, visando `a determinao das escolhas do consumidor, ou seja, quais seriam as combinaes de mercadorias adquiridas pelos consumidores, de modo a maximizar sua satisfao? Ex.: supondo uma pessoa que v a um restaurante. Diversos so os fatores que influenciam a sua escolha. Recebendo o cardpio, ele olha os preos e escolhe um prato. A escolha desse prato tambm pode levar em conta o preo de outros pratos, assim como a pessoa poder complementar sua escolha com outros pratos. Sem dvida, o gosto do consumidor determina suas escolhas. Custo de oportunidade: as decises econmicas envolvem sempre a escolha de uma entre diversas alternativas. Quando um agente compra um determinado bem ou servio, ele estar sempre deixando de comprar uma infinidade de outros bens e servios que poderiam ter sido escolhidos como alternativa. O custo de oportunidade mensurado pelo valor ou pela satisfao da qual abrirmos mo ao decidir tomar uma certa atitude econmica. Ex.: quando poupamos, devemos mensurar o custo de oportunidade deste ato pelos bens ou servios que deixaremos de consumir. A demanda de um bem ou servio pode ser afetada por muitos fatores: Preo do bem (Px) Renda ( R ) Hbitos, gostos, preferncias dos consumidores ( G) Riqueza (patrimnio) (Rz) Fatores climticos e sazonais (Cl) Preo dos outros bens (Py) Propaganda (Pr) Expectativas sobre o futuro (Exp) Facilidades de crdito (Cr)

22

O comportamento da demanda pode ser representado graficamente, e quando ocorrem alteraes nos fatores condicionantes ir ocorrer deslocamentos da curva. Portanto, importante prestar ateno: deslocamentos na curva (variao da demanda) e da curva (variao da quantidade demandada). Princpio da demanda: em geral, quanto menor o preo de um bem ou servio, maior sua procura. Relao entre a quantidade demandada e preo do (prprio) bem : todas os demais condicionantes permanecem constantes. Portanto: Dx = f( P x), ou seja, a quantidade demandada funo do preo. Supondo a tabela: Preo (R$) 60 80 100 120 Quantidades Demandadas 22 20 18 16

Normalmente, h uma relao inversa entre o preo do bem e a quantidade demandada. Quando o preo do bem cai, este fica mais barato em relao a seus concorrentes e, desta forma, os consumidores devero aumentar seu desejo de compr-lo. Relao entre a quantidade demandada e a renda do consumidor: Dx = f ( R ), tudo o mais permanecendo constante. Existe uma relao crescente e direta entre a renda e a demanda de um bem e servio. Quando a renda cresce, a demanda do bem deve aumentar (bem normal). O indivduo com maior poder aquisitivo, vai desejar aumentar seu padro de consumo e, portanto, demandar maiores quantidades de bens e servios. (restrio oramentria) H excees: . consumo saciado: indivduo satisfeito com consumo de determinado bem, no altera significativamente a quantidade consumida, quando a renda aumentar. Ex.: alimentos como arroz, sal, acar etc.. . os chamados bens inferiores: aumentos de renda levam queda de demanda do bem: carne de 2, roupas de baixa qualidade etc.. Supondo uma aumento da renda do consumidor, segundo a tabela: Preo (R$) 60 80 100 120 Quantidades Demandadas T1 22 20 18 16 Quantidades Demandadas T2 25 22 20 18

23

Relao entre a quantidade demandada e os hbitos do consumidor: Dx = f ( G ), tudo o mais permanecendo constante. Os hbitos ou gostos so alterados, influenciados por propaganda, moda. Podemos Ter campanhas que estimulam o consumo (beba mais leite) ou reduzam ( fumo prejudicial sade). Relao entre a quantidade demandada de um bem e preos de outros bens: A relao entre a quantidade demandada de um bem ou servio, com os preos de outros bens, d origem a dois conceitos importantes: bens substitutos e bens complementares. Dx = f ( Ps, Pc), tudo o mais permanecendo constante. Para esta funo no h uma relao geral: o aumento do preo do bem x poder aumentar ou reduzir a demanda do bem y. A reao depende do tipo de relao existente entre os dois bens. importante considerar esta parte da teoria no estudo de mercados correlatos. Bens substitutos ou concorrentes: dois bens que se um aumento (ou reduo) no preo de um deles ocasiona um aumento (ou reduo) na quantidade demandada do outro, mantendo constante o nvel de satisfao. O consumo de um pode substituir o consumo do outro, pois atendero a mesma necessidade do indivduo. Estes bens so rivais no consumo, isto , possuem caractersticas ou finalidades semelhantes. Ex.: transporte rodovirio e por avio, manteiga e margarina, refrigerante e suco de frutas etc.. Bens complementares: se o aumento (reduo) do preo do bem x ocasionar uma queda (aumento) na demanda do bem y. So aqueles que, em geral, so consumidos conjuntamente. Quando a satisfao ou a utilidade do uso ou consumo de um bem pode ser ampliada pelo uso ou consumo de outro bem. Ex.: automvel e gasolina, capital e trabalho etc.. - Por que na teoria da demanda h relao inversa entre o preo e quantidade? Ela ocorre devido aos chamados efeitos substituio e renda, que agem conjuntamente. Suponha uma queda do preo do bem. Podemos dividir o efeito dessa queda sobre a quantidade demandada. (efeito preo total) assim: . efeito substituio: o bem fica barato relativamente a outros, com o que a quantidade demandada desse bem aumenta; . efeito renda: com a queda de preo, o poder aquisitivo (ou renda real) do consumidor aumenta, e a quantidade demandada do bem deve aumentar. Isto , ao cair o preo do bem, o consumidor tem mais renda para gastar.

24

OFERTA
Define-se oferta como a quantidade de um bem ou servio que os produtores desejam vender por unidade de tempo. A oferta representa os planos dos produtores ou vendedores, em funo dos preos de mercado. Considera-se que os produtores so racionais, no sentido de que esto produzindo com o lucro mximo, dentro das restries de custos de produo.

A oferta de um bem ou servio pode ser afetada por muitos fatores:


Preo do prprio bem (Px) Preo dos fatores de produo e insumos Preos dos outros bens Tecnologia Objetivos da empresa Concorrncia Expectativa quanto demanda futura (interna ou externa)

O comportamento da demanda pode ser representado graficamente, e quando ocorrem alteraes nos fatores condicionantes ir ocorrer deslocamentos da curva. Portanto, importante prestar ateno: deslocamentos na curva ( variao da oferta) e da curva (variao da quantidade ofertada). Princpio da oferta: em geral, quanto maior o preo de um bem ou servio, maior sua oferta. Relao entre a quantidade ofertada e o preo do (prprio) bem: Se o preo de um bem aumenta (estimula) as empresas a produzir mais (menos). Admitindo a hiptese coeteris paribus, quanto maior for o preo de um bem, mais interessante se torna produzi-lo e, portanto, a oferta maior. Relacionando a quantidade ofertada de um bem com seu preo obtemos a curva de oferta. Supondo a tabela: Preo (R$) 60 80 100 120 Quantidade Ofertada 14 16 18 20

Relao entre a quantidade ofertada e o custo de produo: A oferta do bem x depende dos preos dos fatores de produo. De fato, o preo dos fatores (custos de capital, nveis salariais), dos insumos e da tecnologia empregada, determina o custo de produo. Havendo aumento do preo do fator, aumentaria o custo e desestimularia a produo, o que significa retrao da oferta. Os bens em cuja produo se empregam grandes quantidades deste fator sofrero aumentos significativos, enquanto aqueles que o empregam pouco, sofrero menos. Ex.: o preo da terra para o

25

agricultor tem significativa importncia para o produto, enquanto outros setores que utilizam menos sofrero menor impacto. Uma inovao tecnolgica pode propiciar um reduo de custos, ou seja um mesmo volume de produo pode ser gerado a preos mais baixos, expandindo a oferta. Tais alteraes provocaro deslocamentos na curva de oferta. Supondo uma aumento do custo de produo (aluguel das instalaes), segundo a tabela: Preo (R$) 60 80 100 120 Quantidade Ofertada T1 14 16 18 20 Quantidade Ofertada T2 12 14 16 18

Relao entre a quantidade ofertada de um bem e preos de outros bens: A relao entre a quantidade ofertada de um bem ou servio, com os preos de outros bens, d origem a dois conceitos importantes: bens substitutos e bens complementares, entretanto, pelo enfoque da oferta. Bens substitutos: se, por exemplo, o preo da soja aumentar, e dado preo do feijo, os produtores diminuiro a produo de feijo para produzir mais soja, coeteris paribus. Bens complementares: so aqueles produzidos conjuntamente. O aumento de produo de um, provoca um concomitante aumento do outro. A funo oferta depende dos objetivos da empresa, isto , ou se quer maximizar o lucro, ou aumentar sua participao no mercado. Isto , s vezes a empresa prefere lucrar menos a curto prazo e ganhar participao no mercado ( o que pode ocorrer com lucros menores, se os custos aumentarem mais que as receitas), para lucrar mais a longo prazo. A empresa pode optar em reduzir sua produo, dependendo da estrutura de mercado, e do grau de reao do consumidor. O grau de concorrncia pode, ao reduzir as margens de lucros (mark-up), permitir que um mesmo volume de produo seja ofertada a preos mais baixos. Sempre que os empresrios estiverem esperando uma forte demanda para o futuro, tendero a antecipar seus aumentos de preos, contraindo a oferta agregada (o inverso pode ocorrer quando se espera uma reduo na demanda).

EQUILIBRIO DE MERCADO
O preo em uma economia de mercado determinado tanto pela oferta quanto pela procura. A situao de equilbrio ocorrer quando os interesses dos produtores coincidirem com os dos consumidores. Tais interesses sero revelados por uma escala de preos sobre a qual os produtores e os consumidores faro suas avaliaes de compras e vendas. Dessa forma, a ao simultnea da oferta de bens e servios e da demanda por esses bens e servios ir determinar um preo e uma quantidade de equilbrio numa economia de mercado.

26

Supondo a tabela: Preo (R$) Quantidades Demandadas 60 22 80 20 100 18 120 16 Quantidades Ofertadas 14 16 18 20 Situao de mercado

Situaes que podem ocorrer: I Excesso de procura, surgiro presses no sentido de os preos subirem, pois:

Os consumidores, incapazes de comprar tudo o que desejam ao preo existente, se dispem a pagar mais; Os vendedores vem a escassez e percebem que podem elevar os preos sem queda em suas vendas.

I I Excesso de oferta, surgiro presses no sentido de os preos carem, pois:


Os vendedores percebem que no podem vender tudo o que desejam, seus estoques aumentam e, assim, passam a oferecer a preos menores; Os consumidores notam a fartura e passam a barganhar no preo.

- Caso o mercado fosse deixado para funcionar livremente, tanto os excessos de oferta quanto os excessos de demanda seriam automaticamente corrigidos. Isto que se chama de tendncia automtica ao equilbrio (mecanismos de mercado). Situaes de excesso de demanda tendem a gerar disputas entre os consumidores, cuja manifestao mais simples a existncia de filas. Havendo tal disputa, a tendncia de que os consumidores mais vidos pela aquisio do bem faam lances mais altos, como em um leilo. O resultado a elevao do preo que tende a reduzir a demanda e ampliar a oferta. Diante de lances mais altos, uma parte dos consumidores desiste da compra, ao mesmo tempo que um nmero maior de unidades ofertada. - A situao de equilbrio pode ser alterada pelos mudanas no mercado, alm de situaes de deslocamentos da curva de oferta e da demanda. Tais deslocamentos so decorrentes de mudanas nos fatores condicionantes j estudados. Equilbrio de mercado: atingido quando, a determinado preo, todos os consumidores dispostos a comprar, bem como todos os produtores dispostos a vender, atingem seu objetivo.

27

ELASTICIDADE e a CURVA DE DEMANDA


Considerando que mudanas nos preos dos bens, coeteris paribus, provocam mudanas nas quantidades procuradas. necessrio analisar em que grau a quantidade demandada responde a uma variao nos preos. Elasticidade da demanda procura mensurar a sensibilidade dos agentes que desejam comprar algum bem a alteraes em alguma variveis que determinam a curva de demanda. As duas mais relevantes: elasticidade preo-demanda (sensibilidade em relao a variao dos preos) e elasticidade renda-demanda (sensibilidade em relao a variao da renda). = variao percentual na quantidade demandada variao percentual no preo ou na renda

Demanda elstica: os consumidores desse produto tm grande sensibilidade ou resposta, nas quantidades consumidas, nas eventuais variaes dos preos. Quanto maior a elasticidade mais sensvel a demanda.
P D

Em mercados competitivos, uma pequena mudana no preo leva a um enorme aumento da quantidade demandada. Demanda inelstica: ocorre quando uma variao percentual no preo provoca uma variao percentual relativamente menor nas quantidades procuradas.
P D

Q Q

Dada a variao no preo, a quantidade demandada permanece constante. Os bens essenciais aproximam-se bastante desse caso, j que, mesmo com aumento do preo, o consumidor continuar consumindo praticamente a mesma quantidade do produto. Fatores que influenciam o grau de elasticidade preo-demanda: Disponibilidade de bens substitutos prximos, os consumidores podem substitu-los por seus produtos rivais, caso haja aumentos de preos. quanto mais substitutos mais ELSTICA a demanda.

28

Essencialidade do bem: se o bem essencial, a demanda ser pouco sensvel variao de preos. Caso tambm de bens com poucos (nenhum) produtos substitutos. Demanda INELSTICA Importncia do bem, quanto ao seu gasto, ou seja, o peso do valor do bem no oramento do consumidor (cesta de consumo). Quanto mais importante (maior ponderao) em relao ao gasto total mais ELSTICA a demanda Ex.: carne: Epd alta ; fsforo: Epd baixa

P1 P2

D2
Q1 Q22 Q21

D1

Qual das duas curvas mais elstica? Relao entre a receita total do produtor (vendedor) e elasticidade preo-demanda: A receita total do vendedor (RT) dada por: RT = P. Q P = preo unitrio Q = quantidade comercializada do bem Seria possvel saber a priori, o que deve acontecer com a receita total RT, quando varia o preo de um bem? O que ir acontecer com a RT? Depende da elasticidade preo-demanda, ou seja, a RT pondera a variao da quantidade sobre a variao do preo. a) se Epd for elstica: % quantidade demandada > % dos preos, b) se Epd for inelstica: % quantidade demandada < % dos preos Vale saber: . No confunda receita com lucro. Receita = preo x quantidade. Lucro = Receita - Custos sendo que,

29

. Alguns produtos apresentam demanda muito mais elstica ao preo a longo prazo do que a curto prazo. Uma das razes que as pessoas demoram para modificar seus hbitos de consumo. Ex.: gasolina - automveis . Elasticidade renda da demanda: a variao percentual da quantidade demandada da uma variao percentual da renda do consumidor. . A elasticidade preo-oferta em relaes a variveis como: taxas de juros, salrios e preos de insumos que so utilizados para gerar o produto. normalmente positiva em relao ao preo, pois quanto mais alto, mais estimulados estaro os produtores em aumentar sua produo. Entretanto, as empresas se defrontam com limitaes da capacidade produtiva no curto prazo. (sendo em alguns casos inelstica no curto prazo) . Arbitragem: quando os agentes econmicos detectam diferenciais de preos de um determinado ativo entre dois mercados e identificam a possibilidade de simplesmente comprar mais barato e vender caro diz-se que este agente detectou uma possibilidade de arbitragem. Ex.: compra de aes de uma empresa no mercado acionrio. . Bem inferior: quando a renda dos consumidores se eleva e a demanda por um determinado bem se eleva menos que proporcionalmente ou diminui. . Bem normal: quando a renda dos consumidores se eleva e a demanda por um determinado bem se eleva na mesma proporo. . Bem superior: quando a renda dos consumidores se eleva e a demanda por um determinado bem se eleva mais que proporcionalmente. Interferncias do governo no nvel microeconmico 1 Incidncias de impostos sobre vendas (produo/consumo): Os impostos sobre vendas so chamados de impostos indiretos, pois incidem sobre os preos das mercadorias, enquanto os impostos diretos incidem sobre a renda e a propriedade das empresas e pessoas. Impostos progressivos: quem ganha mais paga mais (imp. diretos) Impostos regressivos: em relao renda, pois representam uma parcela maior da renda das classes menos favorecidas, relativamente aos mais ricos. (imp. indiretos) 2 Fixao de preos mnimos na agricultura Poltica de compras: o governo compra o excedente (diferena entre a quantidade produzida e a quantidade que os consumidores desejam comprar ao preo mnimo). Poltica de subsdios: deixa os agricultores venderem toda a produo no mercado, o que far o preo cair. O governo paga ao agricultor a diferena entre o preo mnimo prometido e o que o consumidor pagou no mercado. 3 Controle de preos e racionamento O governo entende que o preo que vigoraria no mercado seria muito alto e intervm, fixando o preo mximo pelo qual a mercadoria pode ser vendida. Quais seriam as possveis conseqncias? - mecanismos espontneos de distribuio: filas; vendas por debaixo do pano e o mercado negro.

30

Racionamento: o governo pode entender que as formas de distribuio acima no so adequadas e intervir no mercado, determinando, alm do tabelamento, um racionamento no consumo.

ESTRUTURA DE MERCADO Como se sabe o preo e quantidade de equilbrio nos mercados resultado da ao da oferta e da demanda. Entretanto, essas duas foras interagem de modo a apresentar resultados muito distintos em cada mercado, pois cada um tem caractersticas especficas de produto, condies tecnolgicas, acesso, informao, tributao, regulamentao, participantes, localizao no espao e no tempo. As estruturas de mercado so modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados esto organizados. A estrutura de mercado na qual a firma atua influenciar sobremaneira o seu comportamento em termos de determinao de preos, da taxa de lucro, da qualidade de produtos a ser ofertada, etc. Entre os fatores que dimensionam e do forma s estruturas de mercado destacam-se os seguintes : Nmeros de firmas que atuam no mercado Tamanho das plantas de produo das empresas O relacionamento e a interdependncia entre as empresas As diferenciaes ou as similaridades entre as empresas e os bens que elas produzem Nmero de consumidores Informaes disponveis (transparncia) Facilidade de acesso aos mercados etc.. Funes do Mercado : estabelece valores entre os bens (o que e quanto produzir); organiza a produo (como produzir) e distribuidor dos bens e servios (para quem produzir). Concorrncia: a forma de organizar os mercados que permite determinar os preos e as quantidades de equilbrio Concorrncia Perfeita: a) existe um grande nmero de compradores e vendedores (pequenos). Nenhum consegue individualmente intervir no preo, ou seja, o preo dado; b) os produtos so homogneos, isto so substitutos perfeitos entre si; c) existe uma completa informao e conhecimento do produto (transparncia de mercado); d) existe livre mobilidade de mercado, ou seja, no h barreiras para as menos eficientes saiam do mercado e a entrada de firmas mais eficientes. Concorrncia Imperfeita: so aqueles nos quais o produtor ou produtores so suficientemente grandes para influir sobre o preo. O livre acesso pode ser permitido desde que essas empresas tenha tecnologia e capital adequado. 1) Monoplio: puro o setor consttuido de uma nica empresa; a firma produz um produto que no tem substituto prximo; existe concorrncia entre os consumidores; controle exclusivo de um fator produtivo; concesso de uma patente (protegido por leis governamentais). Ex.:

31

2) Monopolstica (concorrncia imperfeita) nmero elevado de empresas que produzem produtos diferenciados, embora substitutos prximos. Cada empresa tem certo poder sobre a fixao de preos, embora a demanda seja elstica. A diferenciao de produtos pode decorrer de: caractersticas fsicas, embalagem, esquema de promoo de vendas (brindes, propaganda, atendimento etc..). Permanece a idia de livre entrada no mercado. Ex.: 3) Oligoplio: existncia de um pequeno nmero de grandes empresas, produzindo produtos que so substitutos prximos entre si. A noo a interdependncia econmica, isto , todos os produtores so importantes, ou possuem uma faixa significativa do mercado, as decises sobre o preo e a produo de equilbrio so interdependentes, porque a deciso de um vendedor influi no comportamento econmico dos outros vendedores. Cartel: uma organizao (formal ou informal de empresas, dentro de um setor, que explicitamente concorda em determinar preos e/ou limitar a quantidade produzida para todas as empresas que o compem. Monopsnio existncia de muitos vendedores e um nico comprador. uma estrutura de mercado que pode prevalecer no mercado de trabalho. Oligpsnio o mercado onde existem poucos compradores, que dominam o mercado, para muitos vendedores.

32

Principais caractersticas de quatro estruturas referenciais de mercado: uma sntese de atributos deferenciadores. Caractersticas consideradas Nmero de concorrentes Produto ou Fator Controle sobre preos ou remuneraes Concorrncia Extrapreo Estruturas de Mercado Monoplio Oligoplio Apenas um. Prevalece a unidade. No tem substitutos ou prximos. Muito alto, sobretudo quando no h intervenes corretivas. Admissvel para objetivos institucionais Geralmente pequeno. Pode ser padronizado ou diferenciado. Dificultado pela interdependncia das concorrentes rivais. Amplia-se quando ocorrem conluios. Vital, sobretudo nos casos de produtos diferenciados.

Concorrncia perfeita Muito grande Padronizado. No h qualquer diferena entre os ofertados No h qualquer possibilidade.

Concorrncia monopolstica Grande. Prevalecer a competitividade. Diferenciado. A diferenciao fator chave. H possibilidades, mas so limitadas pela substituio. Diferenciao possibilita preos prmio. Decorrente da diferenciao. Resulta de fatores como marca, imagem, localizao e servios complementares. So relativamente fceis.

No possvel nem seria eficaz.

Condies de ingresso

No h quaisquer tipos de obstculos

Informaes

Total transferncia

Impossvel. A entrada de concorrentes implica o desaparecimento do monoplio. Opacidade

H considerveis obstculos, geralmente derivados de escalas e de tecnologia de produo. H visibilidade, embora imitada pela rivalidade.

Geralmente amplas

33

Mercados competitivos podem ser ineficientes (falhas de mercado desvio da eficincia) por quatro razes: a) poder de mercado: quando um fabricante ou fornecedor de algum fator de produo possui poder de mercado b) informao incompleta (assimetria de informao): se os consumidores no tiverem informaes exatas a respeito dos preos de mercado ou a qualidade do produto, gerando mal dimensionamento do mercado. c) externalidades: s vezes o preo de mercado no reflete o que realmente acontece entre produtores e consumidores. Uma externalidade ocorre quando alguma atividade de produo ou de consumo possui um efeito indireto sobre outras atividades de consumo e produo, o qual no est diretamente refletido no preo de mercado. (negativa ou positiva)

Estudo Dirigido II
Individual e Manuscrito valor: 6 pontos Data da entrega: 02/04/01 (segunda feira) 1 Utilize as curvas da oferta e da demanda para ilustrar de que forma cada um dos seguintes eventos afetaria o preo e quantidade de manteiga comprada e vendida: a) uma aumento no preo da margarina; b) um aumento no preo do leite; c) uma reduo nos nveis de renda mdia. Demonstre atravs de um grfico e explique. 2 Suponha que um clima excepcionalmente quente ocasione um deslocamento para direita na curva da demanda de ventiladores. Por que razo o preo de equilbrio dos ventiladores aumentaria? Demonstre atravs de um grfico e discorra seu raciocnio. 3 Faa uma avaliao dos impactos no mercado consumidor causados pelo aumento do preo da gasolina. Voc concorda com a afirmao: a demanda da gasolina muito mais elstica a longo prazo do que a curto prazo? Justifique. 4 Responda: a) Quais as possveis conseqncias para a economia de uma situao de excesso de oferta? Quais as medidas que podem ser tomadas para neutralizar o arrefecimento da demanda? b) Quais as possveis conseqncias para a economia de uma situao de excesso de demanda? Quais as medidas que podem ser tomadas para neutralizar o aquecimento da demanda? 5 Com base na tabela abaixo faa: a) elabore um grfico; b) demonstre o preo de equilbrio; c) caso ocorra um reduo do custo de aquisio de matria-prima o que ocorrer com o preo de equilbrio? d) qual a tendncia da demanda na situao citada no item c. Preo (R$) 80 100 120 140 Quantidades Demandadas 44 40 36 32 Quantidades Ofertadas 28 32 36 40

6 Suponha que existe uma oferta limitada de automveis em um determinado pas em determinado ano. Agora suponha que os vendedores percebam que existem mais compradores do que unidades para serem vendidas. Como resolver quem poder levar as

34

unidades disponveis e quem ficar satisfeito? Como o publicitrio deveria atuar nesse tipo de situao? 7 Considere duas mercadorias: toalhas de papel e televisores. Qual das duas bem durvel? Voc esperaria que a elasticidade preo demanda de toalhas de papel fosse maior a curto ou longo prazo? Por qu? Como deveria ser a elasticidade da demanda no caso dos televisores? 8 Quais os efeitos nos gastos totais do consumidor gerados por um acrscimo no preo de uma mercadoria cuja demanda inelstica? Responda e exemplifique. 9 Considerando um produto de demanda elstica e outro de demanda inelstica. No caso de incidncia de imposto, em qual caso o consumidor ser mais penalizado? Justifique sua resposta e exemplifique. 10 Citando a recente experincia brasileira, quais os efeitos do tabelamento de preos sobre o mercado (produtor e consumidor)? Como o publicitrio deve agir nessa situao para estimular as vendas de seu cliente? 11 Na sua opinio: a propaganda cria necessidades ou apenas informa sobre as caractersticas dos bens e servios? 12 Quais as estratgias que o publicitrio deve adotar no caso de produtos com caractersticas de: demanda elstica e de inelstica? 13 Voc concorda com afirmao: Aumentos de preos sempre trazem aumentos de receitas. Justifique e exemplifique a sua resposta. 14 Na sua opinio: quais as implicaes que as vendas dos grandes hipermercados podem gerar para o mercado publicitrio? 15 Nos dias atuais muito comum louvar as grandes virtudes do novo consumidor e das linhas de negcios que se abriram com a internet. Na sua opinio: o consumidor cibernauta deve ter o mesmo tratamento que o consumidor tradicional? Justifique a sua resposta. 16 Cite exemplos de estruturas de mercado observadas na economia brasileira semelhantes s estudadas no curso.

SMCA.

35

36

S-ar putea să vă placă și