Sunteți pe pagina 1din 6

O ensaio como forma Adorno

S 1 O ensaio uma forma para a filosofia menosprezada na academia, dado no se coadunar com a propenso a uma universalidade, permanncia ou busca por uma verdade/essncia originria. O ensaio evoca a liberdade do esprito (p. 168). O pensamento alemo desde Leibniz esteve condenado subordinao a uma estncia qualquer como sua mais autntica aspirao. O ensaio no se deixa ser encampado nem pelo solo cientfico nem artstico. Ele se d as suas prprias condies de comeo e de fim, sem encerrar ( um despropositado). Seus conceitos no se constroem a partir de algo primeiro nem se fecham em algo ltimo (p. 168). No se funda numa filologia rgida. Nada pode ser extrado pela interpretao que ao mesmo tempo no seja tambm introduzido pela interpretao (p. 169) Aproxima-se o ensaio de uma autonomia esttica, porm emprega conceitos e pretende uma verdade que se despe de uma aparncia esttica. O ensaio escapa dualidade rgida sujeito-objeto, e adere diretamente ao esprito. O positivismo cientfico no pode admitir a autonomia (e contingncia) da forma.

S 2 Desvinculando o ensaio do objeto, poder-se-ia recair nas redes da produo de mercado. Querendo desvincular-se totalmente enquanto forma da positividade cientfica, o ensaio rapidamente enredado pela forma da mercadoria, outro fundamento. Essa forma o chamado folhetim, que os crticos do ensaio confundem com ele (no mbito de negar a rigidez acadmica, recai em uma rigidez mais frouxa, ao sabor do gosto da clientela). Livre da disciplina da servido acadmica, a prpria liberdade espiritual perde a liberdade, acatando a necessidade socialmente pr-formada da clientela. Conscincia perdida. Caos. Os idealistas tentaram, aps Kant, com o recurso a uma intuio intelectual, reestabelecer a unidade entre intuio e conceito, imagem e signo, arte e cincia. Heidegger um campons travestido de sbio ancestral que quer dar voz a um saber ancestral, o elemento esttico da filosofia do Heidegger no possa de reminiscncia do

Hlderlin e do expressionismo (Trakl). O recurso esttica de Heidegger no libera a forma da filosofia ao se transformar no meio de expresso do Ser, criando um seu jargo de autenticidade, que tambm acaba por estar arraigado. (Talvez: uma verdade originria do Ser no tem movimento, ainda que tente combater a dualidade entre sujeito e objeto). Quanto a essa linguagem reificada e arruinada de nossa poca, o que se deve fazer exp-la em sua perfeita reificao, e no buscar numa filosofia camponesa uma originariedade do Ser, com recurso expresso potica. (Uma mmese com a natureza, a nossa, de concreto e ao...). No se deve voltar ao mito, mas ver-nos a ns mesmos. A arte a funo que no tem funo

S 3 No se deve hipostasiar o antagonismo dos setores (arte, cincia etc., como segundo a constatao do desencantamento do mundo de Weber). Apesar de necessrio, esse apartamento no deve ser julgado de per se. A pureza da filosofia voltada para valores eternos, a cincia absolutamente veraz e sem lacunas, a arte totalmente intuitiva, despida de conceitos, todos trazem traos repressivos. A vida da conscincia (Talvez: Lebenswelt) no se resume malha conceitual cientfica, que engessa a experincia. Proust faz algo absolutamente diferente da cincia pois no quer comprovar um conhecimento previamente dado atravs de repetidas provas, mas sim fazer pulsar o indivduo em sua esperana e desiluso. Tal vivncia no poderia ser seccionada por cincias como a sociologia ou a psicologia. A questo da produo material que enrijece as relaes entre os homens

S 4 Crtica ao empirismo como modelo, porque foge da rgida ordem formal, porm continua sendo sistemtico pois discutem condies de conhecimento concebidas de um modo mais ou menos constante (sitematizvel). Questo da no-identidade. O ensaio reside na absteno diante de qualquer reduo a um princpio no gesto de acentuar o parcial diante do total, no carter fragmentrio (p. 173). Elogio a Montaigne como ensasta.

Deve pertence ao plano do conceito o carter transitrio, que na histria da filosofia, desde Plato, foi injustiado. O conceito no pode ser pensado seno em referncia facticidade (kantiano). Incutir a histria no conceito, o que permite dizer que o a posteriori se torna a priori. A verdade tem um ncleo temporal (Hegel contra Kant). Teoria crtica imanente porque d substncia experincia (f-la subsistir em si mesma). Teoria tradicional d substncia apenas s categorias. A relao com a experincia (...) uma relao com toda a histria. A conscincia (experincia imediata) no pode ser dado originrio, porque ela j est ela mesma abrangida pela experincia de toda a humanidade histrica. Quanto mais abstrato um pensamento, mais ele se volatiliza, perdendo contato com sua base histrica. O ensaio quer eternizar o transitrio. A ideia tradicional de verdade est ligada adequao entre coisa e ideia, ou de conveno. Esta pode sobreviver a uma crtica historicista da verdade, mas aquela no.

S 5 O pensamento profundo porque penetra no objeto, e no porque segue um mtodo rigorosamente estabelecido. No se fixa em algo alm das mediaes, mas busca contedos da verdade como histricos em si mesmos, sem sair do campo histrico. No pergunta por nenhum dado primevo. O ensaio denuncia, por sua forma, a impossibilidade de sair do mbito da cultura para o da natureza. Nova crtica ao Heidegger. No h como sair do campo da cultura para um campo do Ser, o mais derivado do derivado como se fosse o mais originrio do originrio.

S 6 O ensaio no deve definir os seus conceitos (que devem ser evocados por sua forma). A cincia ainda sente a necessidade de definir seus conceitos com base em mtodos, tornando-se assim escolsticas, ou seja, pr-crtica. O ensaio, em contrapartida, incorpora o impulso anti-sistemtico em seu prprio modo de proceder, introduzindo sem cerimnias e imediatamente os conceitos, tal como eles se apresentam (p. 176).

Estes s se tornam mais precisos por meio das relaes que engendram entre si (p. 176). (semelhana com Deleuze). A fenomenologia fetichiza a relao entre conceito e linguagem. Os conceitos devem interagir reciprocamente, sem formar um continuum de operaes, sem sentido nico. Formam uma tessitura cuja densidade define a fecundidade desse pensamento. O pensador (sujeito) produto dessa forma, e palco da experincia intelectual. O ensaio procede, por assim dizer, metodicamente sem mtodo (p. 177).

S 7 Oposio a uma filosofia axiomtica, que define (referncia ao dicionrio). Manifesto pela disponibilidade da forma. Conforme a utilizao em cada contexto que se d o sentido da pluralidade dos conceitos. O pensamento estabelecido tem medo do devir. O pensamento se perfaz na sua verdade quando a tenso eclode para seu alm. (terminus ad quem, e no terminus ad quo). No se trata de encontrar uma origem, mas sim dirigir-se a um devir (utopia/vanguarda). O ensaio, no fundo, um campo de foras.

S 8 O ensaio um protesto contra as regras do discurso do mtodo de Descartes. Ele contra a mathesis universal (infinita fragmentao do Ser). O todo mnada, e contudo no o (p. 178). O ensaio consegue acessar a imediatidade do objeto (sensao) de tal modo que o objeto mesmo, que um momento vivente. O ensaio uma forma que aponta para uma dissoluo dessa forma mesma. Tambm a questo de partir do objeto mais simples ao mais complexo (3 regra cartesiana), se contrape ao ensaio. Elogio ingenuidade daquele que se pe a ler diretamente o mais difcil, sendo mais sbia que o pedantismo adulto.

S 9 Quarta regra: enumerao das variantes e abranger a totalidade. Tal apreenso absoluta pressupe que o objeto possa ser exposto em um sistema dedutivo sem lacunas, por

conceitos. (suposio da filosofia da identidade, p. 179), necessitando de uma axiomtica que possa ser dada de antemo ao objeto, porque ela se baseia num infundado. A continuidade precisa tambm ser uma descontinuidade. Romantismo e idealismo surgem no seio de um mesmo movimento (auto-reflexo ao infinito). O ensaio encontra sua unidade na ruptura, e no na medida em que a escamoteia. O ensaio afirma a auto-conscincia da sua transitoriedade e da sua falibilidade. Experimentao e no compreenso. Ideia de constelao (semelhante com a rizosfera). Fragmento em movimento e interao. No subjetivismo, porque ele se determina pela unidade do seu objeto, que necessariamente descontnuo. O ensaio no cria, ele reembaralha. A representao tambm rechaada (no h identidade entre pensamento e coisa).

S 10 Ensaio aberto e fechado. Aberto porque nega a sistemtica. Fechado, porque trabalha enfaticamente na ideia de uma exposio (talvez porque ele uma forma indissocivel de seu prprio estilo). H uma conscincia estilstica formal no seu acabamento, porm no se confunde com a arte, porque opera a partir de conceitos. Ele absorve teorias (talvez: ele uma antropofagia). Ele deglute as teorias que lhe so prximas; sua tendncia sempre a de liquidar a opinio, incluindo aquela de que ele parte. (p. 182). (Badiou, Habermas e Rorty operam um recuo). Hegel, o ensaio como saber absoluto (adere ao esprito).

S 11 O ensaio mais dialtico que a dialtica (p. 182). Crtica a uma leitura do Hegel que encontraria no sua expresso o prprio movimento do esprito. A inverdade, na qual o ensaio conscientemente se deixa enredar, o elemento de sua verdade (pp. 182-183). A origem (Heidegger) j est reificada.

O mito se quer algo que escape reificao, o que aparece como natureza ou como dado, o lugar privilegiado da ideologia. (o pensamento da origem deve ser submetido a uma crtica que o coloque como efeito de uma superestrutura). No h nada que no seja mediado. (Na fenomenologia, haveria a possibilidade de uma imediaticidade). Nova crtica analtica de uma originariedade, leitura das escrituras.

S 12 O prprio esprito, uma vez emancipado, instvel (p. 183). De Descartes a Bacon, a filosofia rebaixou o estilo retrica. Enquanto a razo que se autocrtica pretende estar, em Kant, com os dois ps no cho, devendo fundamentar a si mesma, ela, por seu mais ntimo princpio, se impermeabiliza contra qualquer coisa nova e combate a curiosidade o princpio do prazer do pensamento (p. 184). Kant (humanidade), Nietzsche (quer sair). Histria da filosofia e filosofia o mesmo, no se pode congelar o pensamento de um autor. A retrica deve se fundir com o contedo de verdade. Os conceitos podem se afetar transversalmente. [O ensaio] obedece a critrios lgicos, na medida em que o conjunto de suas frases tm que compor-se coerentemente. No podem ficar nele meras contradies, exceto se se fundarem em contradies da prpria coisa (p. 185). Diferena quanto lgica discursiva: o ensaio coordena os elementos, ao invs de subordin-los.

S 13 O ensaio anacrnico, porque a hora atual lhe absolutamente desfavorvel. Relao com a epistemologia, quando ope abstrato e evidncia. O ensaio continua sendo ideia, pois capitula diante do peso do ente, nem se curva diante do que apenas (p. 186). O trabalho, em Adorno, nunca ir se totalizar, pois sempre quem tem a palavra final o negativo.

S-ar putea să vă placă și