Sunteți pe pagina 1din 9

Slides de apoio ao livro

Todo o contedo dos slides est apresentado no livro Gesto

Economia Mineral
Abordagem ser relacionada a formao de preos, por isto o material no est na integra. Alguns exerccios tambm foram inseridos visando atender ao nosso foco minerrio

de

Custos e Formao de Preos, publicado pela


Editora Atlas. Verso 2
Adriano Leal Bruni albruni@infinitaweb.com.br

Tpicos Principais
1. Introduo 2. Conceitos e terminologias 3. Material direto 4. Custos de transformao 5. Custos por processo 6. Custos por ordem de produo 7. Custos para a tomada de deciso 8. Custeio baseado em atividades 9. Formao de preos
3 4

Introduo

Introduo

Introduo

Definio de Custos

Custos ... afinal, o que isto ?

So essencialmente medidas monetrias dos sacrifcios com os quais uma organizao tem que arcar a fim de atingir seus objetivos

Razes da Contabilidade de Custos


Determinao do lucro : empregando dados originrios dos registros convencionais contbeis, ou processando-os de maneira diferente, tornando-os mais teis administrao; Controle das operaes : e demais recursos produtivos como os estoques, com a manuteno de padres e oramentos, comparaes entre previsto e realizado; Tomada de decises : o que envolve produo (o que, quanto, como e quando fabricar); formaes de preos, escolha entre fabricao prpria ou terceirizada.
7 8

Por qu estudar os Custos ?


Atender necessidades gerenciais de trs tipos :
informaes sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da entidade auxlio no planejamento, controle e desenvolvimento das operaes informaes para a tomada de decises

Terminologia contbil
Algumas das terminologias mais usuais :
gastos : sacrifcio financeiro que a entidade arca para a obteno de um produto ou servio qualquer investimento : gasto ativado em funo de sua vida til ou de benefcios atribuveis a futuros perodos custos : gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios despesas: bem ou servio consumido direta ou indiretamente para a obteno de receitas (gastos no associados a produo) desembolso : pagamento do bem ou servio perda : bem ou servios consumidos de forma anormal
9 10

Cuidados na separao entre C e D


a) Valores irrelevantes devem ser considerados como despesas (princpios do conservadorismo e materialidade); b) Valores relevantes que tem sua maior parte considerada como despesa, com a caracterstica de se repetirem a cada perodo, devem ser considerados na sua ntegra (princpio do conservadorismo); c) Valores com rateio extremamente arbitrrio tambm devem ser considerados como despesa do perodo. d) Gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos podem ter dois tratamentos : como despesas do perodo em que incorrem, ou como investimento para amortizao na forma de custo dos produtos a serem elaborados futuramente.

Fluxo dos Custos


Balano Patrimonial

Classificao dos Gastos


MD
Materiais Diretos Matria-Prima Embalagem

Custos
Diretos Indiretos

Demonstrativo de Resultado do Exerccio

MOD
Mo-de-Obra Direta Mensurada e identificada de forma direta

CIF
Custos Indiretos Custos que no so MD nem MOD

Despesas
Gastos no associados produo

(+) Receitas Estoques


Materiais Diretos Produtos em Elaborao Produtos Acabados

(-) Custos

Custo de transformao Custo primrio ou direto

Custo total, contbil ou fabril

(-) Despesas (=) Resultado


11 12 Gastos totais ou custo integral

Classificaes : Unidade
Diretos : diretamente includos no clculo dos produtos; materiais diretos e mo de obra direta; perfeitamente mensurveis de maneira objetiva. Indiretos : necessitam de aproximaes, rateio Primrios : apenas incluem a matria prima e a mo-deobra direta. De transformao : Igualmente denominados custos de converso ou custos de agregao. Consistem no esforo agregado pela empresa na obteno do produto. Exemplos : mo-de-obra direta e custos indiretos de fabricao.
13 14

Classificaes : Volume
Valor $ Valor $

Fixos Variveis SemiSemi -fixos SemiSemi -variveis

Quantidade Produzida Custos Fixos Exemplo : Aluguel Valor $

Quantidade Produzida Custos Variveis Exemplo : Mat Diretos Valor $

Quantidade Produzida Custos Semivariveis Exemplo : Copiadora

Quantidade Produzida Custos Semifixos Exemplo : Conta de gua

Classificaes : Controle
Controlveis : quando podem ser controlados por uma pessoa, dentro de uma escala hierrquica pr-definida. O responsvel poder ser cobrada de eventuais desvios no previstos. No controlveis : quando fogem ao controle do responsvel pelo departamento. Por exemplo, rateio do aluguel.
15 16

Material Direto

Material Direto

Material Direto

MoMo -dede-Obra Direta

O material direto, ou, simplesmente, MD, formado pelas matriasmatrias-primas, embalagens, componentes adquiridos prontos e outros materiais utilizados no processo de fabricao.
17 18

Mo-deMode-Obra Direta

Conceito de MOD

Custos Indiretos de Fabricao

RefereRefere -se apenas ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaborao, "desde que seja possvel a mensurao do tempo despendido e a identificao de quem executou o trabalho, sem necessidade de qualquer apropriao indireta ou rateio" (Martins, 1998:143).
19

Custos Indiretos de Fabricao


20

Definio de CIF
So os gastos identificados com a funo de produo ou elaborao do servio a ser comercializado e que, como o prprio nome j revela, no podem ser associados diretamente a um produto ou servio especfico. Exemplo : algumas despesas de depreciao, salrios de supervisores de diferentes linhas de produo, etc.
21 22

Custos por Departamentos

Custos por Departamentos

Vantagens dos Departamentos


Reduzir arbitrariedade dos rateios Aumentar nveis de controle

Custos por Processos

Antes dos departamentos

Depois dos departamentos

Fbrica A Produtos B C A B C

CC1

CC2

CC3

CC4

Custos por Processos


24

23

Custos por processo


Os custos so inicialmente classificados por tipo de gasto (natureza contbil) e depois compilados por processos especficos. Posteriormente, todos os custos so distribudos s unidades produzidas, atravs dos processos especficos. Deve procurar refletir todo o processo fsico da produo, criando centros de custos. Os nmeros so posteriormente transferidos de um centro para o seguinte, do mesmo modo como a produo transfere o produto fisicamente para outra fase.
25

Custos por Ordem de Produo

Custos por Ordem de Produo

26

Definio
No sistema de custos por ordem de produo (ou encomenda) os custos so acumulados em folhas (ou registros eletrnicos) denominados Ordens de Produo ou Ordens de Fabricao. A soma das Ordens de Produo em Aberto representa o Estoque de Produtos em Processo. Quando os produtos ou servios so completados, as Ordens so encerradas e os custos so transferidos para o estoque de produtos acabados ou CPV, a depender da situao (Crepaldi, p. 122).
27 28

Custo Padro

Custo Padro

Definio de Custo Padro


O custo padro consiste em tcnica de fixar previamente preos para cada produto que a empresa fabrica. Duas das principais razes de se utilizar o custo padro consiste no uso gerencial das informaes ou como forma de agilizar os processos de encerramentos mensais. RessaltaRessalta-se que esta forma de custeio no aceita para avaliao de estoques na data de balano, exceto quando a diferena for irrelevante.
29 30

Custeio Direto

Custeio Varivel

Definio

Custeio Baseado em Atividades

No elaborar rateios Apenas considerar no custo os gastos diretamente identificveis aos produtos
31 32

Custeio Baseado em Atividades

Definio
Sistema de custeio por atividades
Custos so transferidos de acordo com atividades executadas

Custos para Decises

Custos para Decises

33

34

Custos e Estratgia

Curva de Aprendizagem
Custo marginal cai com aumentos de produo
Volume 1 2 4 8 16 32 64 Custo
95,00

100,00 80,00 64,00 51,20 40,96 32,77 26,21

Custo Unitrio ($)

Custos e Estratgia
35

unidades Unitrio

70,00 45,00 20,00 0 20 40 60

Unidades produzidas

36

Ciclo de vida
Crescimento do Mercado

Matriz participao

?
Participao da Empresa

+ -

37

38

Implicaes

Cinco foras de Porter


Concorrentes Potenciais
Ameaa de entrada de novos concorrentes

Fornecedores

Poder de barganha

Concorrentes

Poder de barganha

Compradores

Ameaa de substituio

Substitutos
40

Cadeia de Valor de Porter


Atividades de Suporte

Formao de Preos

Infra-estrutura da empresa Gerenciamento de RH Desenvolvimento de Tecnologia Suprimento


Logstica de fora para dentro Logstica de dentro para fora Marketing e Vendas Operaes Servio

Preos

Atividades Primrias

41

42

Formao de Preo e Sucesso O sucesso empresarial pode no ser conseqncia da DECISO DE PREO. Contudo, o preo equivocado de um produto certamente o levar ao insucesso. E definir o valor de sua comercializao jamais poder realizar-se de forma cartesiana.
(SARDINHA, 1995: 01)
43 44

Objetivos dos Preos


Proporcionar, a longo prazo, o maior lucro possvel
Empresa buscam a perpetuidade Cuidados com preos de curto prazo para a maximizar lucros Faturamento e lucros devem ser aumentados Efeitos negativos sobre os lucros : excesso de estoques, fluxo de caixa negativo, concorrncia agressiva, sazonalidade, etc; reduzir ociosidade e desperdcios operacionais preos devem considerar a capacidade de atendimento aos clientes
preos baixos podem ocasionar elevao de vendas e a no capacidade da manuteno de qualidade do atendimento ou dos prazos de entrega preos elevados reduzem vendas, podendo ocasionar ociosidade da estrutura de produo o de pessoal;

Permitir a maximizao lucrativa da participao de mercado

Maximizar a capacidade produtiva


Maximizar o capital empregado para perpetuar os negcios de modo autosustentado

o retorno do capital se d atravs lucros auferidos ao longo do tempo. Assim, somente atravs da correta fixao e mensurao dos preos de venda possvel assegurar o correto retorno do investimento efetuado.

Oramento de Custos

Balanced Scorecard
Viso e estratgia
Quais so os procedimentos internos vitais para incorporar valor aos clientes? Quais so os clientes aos quais queremos atender, e como estamos indo para conquist-los e mant-los? Quais so as nossas metas financeiras?

Realiza-se no curto prazo, Realizanormalmente um ano, e fornece uma direo dos passos que os gestores devem seguir no perodo corrente para que os objetivos organizacionais sejam atingidos
45

Medidas de desempenho
Aprendizado e crescimento Clientes

Estamos mantendo a nossa capacidade de mudar e melhorar?

Os clientes reconhecem mais valor em nossos produtos ou servios?

Procedimentos Internos

Financeiras

Melhoramos os principais procedimentos, de modo que oferecemos mais valor aos clientes?

Nosso desempenho financeiro melhorou?

46

Planejamento e Oramento
Nenhum vento favorvel ao capito que no sabe para qual porto dirigir
Sneca

Implicaes

O bem se faz melhor se antecipado e o mal menos mal se previsto


Annimo

Planejar construir o futuro


Annimo
47

Evoluo histrica

S-ar putea să vă placă și