Sunteți pe pagina 1din 6

A IGREJA IMPERIAL 313 - 476 CONSTANTINO O GRANDE A subida ao trono de Constantino, o Grande, marca uma nova era na histria

da igreja. Nasceu na Gr-Bretanha. Estudiosos acreditam que sua me era uma princesa britnica. Depois da morte de seu pai que foi muito estimado pela sua justia e moderao, as legies romanas estacionadas em York saudaram-no como Csar e vestiram-no com a prpura imperial. Apesar de Galeriano se ofender com esta aclamao, ele no estava preparado para se arriscar numa guerra civil, opondo-se a ela; e portanto ratificou o ttulo que o exrcito dera a seu general, e concedeulhe o quarto lugar entre os governadores do Imprio. Durante os seis anos que se seguiram administrou Constantino a Prefeitura da Glia com uma percia notvel, e ao fim desse tempo tomou posse de todo o imprio romano, visto que Maximnio e Galrio, no intervalo, tinham morrido. Apenas restava agora um competidor ao trono, Maxncio, um forte defensor do paganismo, e logo que Constantino obteve conhecimento exato dos seus recursos, marchou contra ele com um grande exrcito, e venceu-o completamente. A questo de Constantino ser ou no realmente cristo, sempre tem sido ponto de dvida entre os escritores sagrados, e tm-se apresentado muitas e diferentes razes como prova de que adotou a religio crist. Mas se efetivamente se converteu, podemos afirmar positivamente que no foi antes de marchar contra Maxncio, tendo, segundo se diz, presenciado durante essa marcha, um fenmeno extraordinrio no firmamento, e sido favorecido com uma viso notvel. At esse tempo estava ainda indeciso entre o paganismo e o cristianismo.

TEMPOS NOVOS PARA A IGREJA Tinha agora chegado um tempo muito extraordinrio para o povo de Deus... A religio de Cristo, saindo como do deserto e das prises, tomou posse do mundo. At nas estradas principais, nos ngremes cumes dos montes, nos fundos barrancos e nos vales distantes, nos tetos das casas, e nos mosaicos dos sobrados se via a cruz. A vitria era completa e decisiva. At nas moedas de Constantino se via o lbaro com o monograma de Cristo levantando-se acima do Drago vencido. Do mesmo modo o culto e o nome de Jesus se exaltaram acima dos deuses vencidos do paganismo. De fato comeava uma ordem de coisas inteiramente nova, e o imperador romano tornou-se o principal da igreja. A administrao do estado e dos negcios civis foi reunida com o governo da igreja e podia-se presenciar o espetculo extraordinrio de um imperador romano presidir os conclios da igreja e tomar parte nos debates. Em geral os cristos no se ressentiam desta intruso, pelo contrrio consideravam-na como um auspicioso e feliz pressgio, e em lugar de censurar o imperador pelo seu intrometimento, receberam-no como bispo dos bispos. O povo de Deus aceitou a proteo de um estado semi-pago, e o cristianismo sofreu a maior degradao possvel com a proteo de um potentado do mundo.

EFEITOS DA UNIO ENTRE A IGREJA E O ESTADO O efeito desastrado desta primeira unio da igreja com o estado fez-se sentir imediatamente. Levantaram-se contendas, e o imperador foi nomeado rbitro pelas partes contendoras. Mas logo que dava a sua deciso sobre a questo, esta continuava rejeitada com desprezo pela parte cujas razes eram desatendidas. Repetiu-se a mesma coisa uma vez e outra, at que o imperador se indignou, e recorreu a meios violentos para reforar o seu poder. Isso provava at a evidncia e inutilidade e a inconvenincia daquela proteo a que os cristos de to boa vontade, mas to cegamente se submeteram. At ento tinham os conclios da igreja sido compostos de bispos e presbteros de uma provncia, mas durante o reinado de Constantino foram consagradas as assemblias, que o imperador podia reunir e dissolver vontade! Chamavam-se conclios ecumnicos ou gerais, e tinham por fim a discusso das questes mais importantes da igreja.

FATOS & CURIOSIDADES O fim dos grandes perseguidores do cristianismo. Nero, Diocleciano, e Maximiano :suicidaram-se. Domiciniano,Cmodo, Maximnio e Aureliano : foram assassinados. Adriano: morreu em agonia gritando: "Quo desgraado procurar a morte e no a encontrar! Dcio: cuja retirada foi impedida durante uma emboscada, morreu miseravelmente, e o seu corpo foi presa de abutres e animais ferozes. Valeriano: depois de ser preso por Sapor rei da Prsia, foi empregado como um banco onde esse rei punha os ps quando montava o seu cavalo; e depois de sofrer durante sete anos este e outros insultos, foram-lhe arrancados os olhos e esfolaram-no vivo. e que lhe esfregassem sal na carne viva, morrendo sob tais torturas. Galrio: o prncipe dos perseguidores, foi atacado de uma doena terrvel que o condenou a um contnuo martrio. Foram consultados os mdicos, em vo. Antoco Epifnio e Herodes: que foram to cruis quanto ele, foi o seu corpo comido de bichos. Os Motivos das perseguies - A palavra "pago", originalmente significava "morador do campo". Mais tarde, porm, passou a significar, um idlatra, que no pratica a verdadeira adorao. - O Paganismo em suas prticas aceitava as novas formas e objetos de adorao que iam surgindo, enquanto o Cristianismo rejeitava qualquer forma ou objeto de adorao. - A adorao aos dolos estava entrelaada com todos os aspectos da vida. As imagens eram encontradas em todos os lares, e at em cerimnias cvicas, para serem adoradas. Os cristos, claro, no participavam dessas formas de adorao. Por essa razo o povo considera os cristos como " Anti-social e ateus que no tinham deuses. - A adorao ao Imperador era considerada como prova de lealdade. Havia esttuas dos imperadores reinantes nos lugares mais visveis para o povo adorar. Os cristos recusavam-se a prestar tal adorao. - As reunies secretas dos cristos despertaram suspeitas. De praticarem atos imorais e criminosos, durante a celebrao da Santa Ceia, eram vetada a entrada dos estranhos. - O Cristianismo considerava todos os homens iguais. No havia distino entre seus membros, nem em suas reunies, por isso foram considerados como " niveladores da sociedade ", portanto anarquistas, perturbadores da ordem social.

Com o reconhecimento do Cristianismo como religio preferida, surgiram alguns bons resultados, tanto para o povo como para a igreja: - O Domingo foi proclamado como dia de descanso e adorao. - As perseguies acabaram - A crucificao foi abolida - Templos restaurados e muitos construdos - O infanticdio foi reprimido - As lutas de gladiadores foram proibidas Apesar de os triunfos do Cristianismo haverem proporcionado boas coisas ao povo, contudo a sua aliana com o Estado, inevitavelmente devia trazer, como de fato trouxe, maus resultados para a igreja. As Igrejas eram mantidas pelo Estado e seus ministros privilegiados, no pagavam impostos, os julgamentos eram especiais. Iniciou-se as perseguies aos pagos, ocorrendo assim muitas converses falsas. Todos queriam ser membros da Igreja e quase todos eram aceitos. Homens mundanos, ambiciosos e sem escrpulos, todos desejavam postos na Igreja, para, assim obterem influncia social e poltica. Os cultos de adorao aumentaram em esplendor, certo, porm eram menos espirituais e menos sinceros do que no passado. Aos poucos as festas pags tiveram seus lugares na Igreja, porm com outros nomes. A adorao a Vnus e Diana foi substituda pela adorao a virgem Maria. As imagens dos mrtires comearam a aparecer nos templos, como objeto de reverncia. A Primeira Controvrsia Apareceu por causa da doutrina da Trindade. O Presbtero Ario de Alexandria defendia a tese de que Jesus era superior aos homens porm inferior ao Pai, no admitia a existncia eterna de Cristo. Seu principal opositor foi Atansio tambm de Alexandria afirma a unidade de cristo com o Pai e sua divindade. Constantino no teve xito em resolver a questo por isso convocou o conclio de Nicia em 325 onde a doutrina de rio foi condenada. A Controvrsia de Apolinrio Apolinrio era Bispo em Laodicia quando declarou que a natureza divina tomou lugar da natureza humana de Cristo. Este Heresia foi condenada no Conclio de Constantinopla em 381. A Controvrsia de Nestor era sacerdote em Antioquia quando se ops a aplicao do termo " Me de Deus ", a Maria, afirmou que as duas natureza de Cristo agiam em harmonia. No Conclio de feso em 433 Nestor foi banido e suas obras foram queimadas e aprovado o termo"Me de Deus"

Atansio ( 296 - 373 ) Foi ativo defensor da f no incio do perodo. Ja vimos como ele se levantou e se destacou na controvrsia de rio; foi escolhido bispo de Alexandria. Cinco vezes exilado por causa da f, mas lutou fielmente at o fim. Ambrsio ( 340 - 397 ) Foi eleito bispo enquanto ainda era leigo e nem mesmo batizado. Converteu-se posteriormente, repreendeu o prprio imperador (Teodsio) por causa de um ato cruel e mais tarde o prprio imperador o tratou com alta distino. Foi autor de vrios livros. Joo Crisstomo ( 345 - 407 ) " Boca de ouro " em razo de sua eloqncia inigualvel, foi o maior pregador desse perodo. Chegou a ser bispo em Constantinopla. Entretanto, sua fidelidade, zelo reformador e coragem, no agradava corte. Foi exilado e morreu no exlio. Jernimo ( 340 - 420 ) Foi o mais erudito de todos. Estudou literatura e oratria em Roma. De seus numerosos escritos, o que teve maior influncia foi a traduo da Bblia para o latim, obra que ficou conhecida como Vulgata Latina, isto , a Bblia em linguagem comum, at hoje usada pela Igreja catlica Romana. Agostinho ( 354 - 430 ) O nome mais ilustre desse perodo, bispo em Hipona na frica. Escritor de vrios livros sobre o Cristianismo e sobre a prpria vida. Porm a fama e a influncia de Agostinho esto nos seus escritos sobre a teologia crist, da qual ele foi o maior expositor, desde o tempo de Paulo. O termo "papa", significa simplesmente "papai", sendo, portanto, um termo de carinho e respeito, este termo era usado para qualquer bispo, sem importar se ele era de Roma.

Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Filipenses 1:18

BIBLIOGRAFIA Histria da Igreja Crist - Editora Vida Jesse Lyman Hurlbut Histria da Igreja Editora adorao Jos Ferraz Histria eclesistica - Editora Novo Sculo Eusbio de Cesaria Histria do Cristianismo - CPAD A. Knight & W. Anglin Os 100 Acontecimentos mais importantes da histria do Cristianismo Editora VIDA A. Kenneth Curtis - J. Stephen Lang - Randy Petersen O Livro dos mrtires - CPAD John Fox Instituto Bblico Betel Japons Apostila Curso de Histria do Movimento Missionrio (informaes e ilustraes retiradas da Enciclopdia Digital Ilumina)

S-ar putea să vă placă și