Sunteți pe pagina 1din 2

O que Planejamento Estratgico ? Planejamento estratgico o processo de seleo dos objetivos de uma organizao.

o. a determinao das polticas e dos programas estratgicos necessrios para se atingir objetivos especficos rumo consecuo das metas: e o estabelecimento dos mtodos necessrios para assegurar a execuo das polticas e dos programas estratgicos Planejamento estratgico o processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais. STONER, James A. Administrao. Rio de Janeiro : Prentice-Hall do Brasil, 1985. Planejamento estratgico o processo atravs do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro. processo - Planejamento um processo, sendo portanto permanente, vivo, dinmico, capaz de incorporar as mudanas do ambiente. Deve durar enquanto a empresa existir. mobiliza - Este processo aglutina foras e mobiliza a empresa como um todo, em direo ao sucesso. construir o futuro - Planejar no prever ou advinhar o futuro, mas sim construlo. A empresa, mais do que o direito, tem o dever de escolher seu futuro e mobilizar suas foras para constru-lo. comportamento proativo - Para a empresa construir o futuro desejado, no basta reagir. fundamental proagir (ato de antecipar, fazer acontecer, em vez de esperar que acontea). ambiente - O ambiente a principal fonte de vida para uma empresa, portanto o planejamento estratgico deve enfatizar a sintonia entre a empresa e seu ambiente.

PAGNONCELLI, Dernizo; VASCONCELLOS Filho, Paulo. Sucesso empresarial planejado. Rio de Janeiro : Qualitymark, 1992. Caractersticas do Planejamento Estratgico No existe uma definio universalmente aceita de Planejamento Estratgico e muitos autores e administradores no concordariam inteiramente com o que acabamos de dar. Entretanto, provavelmente haveria mais acordo quanto a cinco importantes atributos do planejamento estratgico: 1. O planejamento estratgico lida com questes fundamentais ou bsicas. D resposta a perguntas como, por exemplo: " Em que ramo estamos e em que ramo deveramos estar ?" e "Quem so nossos clientes e quem deveriam ser eles ? " 2. O planejamento estabelece um quadro de referncia para o planejamento mais detalhado e para as decises administrativas do dia-a-dia. Diante destas decises, o administrador pode indagar: "Qual dos caminhos possveis ser mais compatvel com nossa estratgia ?" 3. O planejamento estratgico envolve um prazo maior que outros tipos de planejamento 4. O planejamento estratgico d um sentido de coerncia e fora aos atos e decises da organizao no tempo 5. O planejamento estratgico uma atividade de nvel superior no sentido de que a direo tem que ter uma participao ativa nele. Isto ocorre porque, em primeiro lugar, s a direo tem acesso s informaes necessrias para se levar em considerao todos os aspectos

da organizao; e, em segundo lugar, porque o compromisso da direo necessrio afim de se conseguir o compromisso dos nveis mais baixos STONER, James A. Administrao. Rio de Janeiro : Prentice-Hall do Brasil, 1985. Planejamento Estratgico e Planejamento Operacional O planejamento estratgico no a nica atividade de planejamento de uma organizao; todavia, a atividade na qual o papel da organizao mais crtico. O planejamento feito nos nveis mais baixos chama-se planejamento operacional. Seu enfoque so as atividades do momento e sua principal preocupao a eficincia (fazer as coisas corretamente) em vez da eficcia (fazer as coisas certas). Os dois tipos de planejamento se confundem no que se refere ao fato de o planejamento estratgico orientar a administrao operacional e estabelecer seus limites. Ambos os tipos de planejamento so necessrios. A administrao eficaz tem que ter uma estratgia e tem que trabalhar no dia-a-dia para leva-la a cabo.

S-ar putea să vă placă și