Sunteți pe pagina 1din 1

BACKUP

39

O termo backup usado para descrever uma cpia de segurana. Caso dados originais sejam apagados ou substitudos por engano ou se tornem inacessveis devido a falhas, possvel usar a cpia para restaur-los. Fazer backup NO significa compactar arquivos para que ocupem menos espao e liberarem espao em disco. O procedimento de arrastar o cone de arquivos e pastas para um local qualquer, criando uma cpia deles, considerado uma forma de backup de dados. A realizao de backups objetiva minimizar a probabilidade de perda de dados importantes, enquanto a realizao de restaurao visa recuperar dados previamente armazenados. Qualquer mdia no-voltil pode ser usada para armazenamento de dados backupeados, sendo comum o uso de fita magntica pois, sendo uma unidade de armazenamento removvel, possui a vantagem de permitir transporte de dados de maneira prtica e rpida. Dispositivos como pen drives, disquetes de 3 e discos rgidos locais ou acessveis em rede tambm so teis para a realizao de cpias de segurana. Existem softwares capazes de automatizar o processo de criao de backups, como o Microsoft Backup, includo no Windows XP e acessvel em Iniciar / Todos os programas / Acessrios / Ferramentas do Sistema / Backup. Este utiliza a extenso .bkf (backup files) em seus arquivos e pode realizar os procediemntos mais comuns de backup: Cpia Simples, Dirio, Normal, Diferencial e Incremental.

Tipos de Backup
Normal
O backup Normal copia todos os arquivos indicados, no verificando dentre eles quais possuem marcao. Aps a realizao do processo de cpia, marca todos os arquivos como tendo passado por backup. Pode realizar a compresso dos arquivos copiados, demorado e ocupa muito espao em mdia. utilizado quando os arquivos so copiados pela primeira vez ou no incio de uma estratgia de backup, podendo ser seguido por repetidos processos de backup diferencial ou incremental. O backup Normal pode tambm conhecido por Total, Global, Full ou Completo.
Manual Prtico de Informtica para Concursos

Incremental
Backup que copia somente os arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal ou incremental (verifica marcao) e marca todos os arquivos como tendo sido submetidos a backup, ou seja, o atributo de arquivamento desmarcado. Quando se est executando uma combinao de backups normais e incrementais para restaurar os dados, ser preciso ter o ltimo backup normal e todos os conjuntos de backups incrementais criados deste o ltimo backup normal. Usa menor quantidade de mdia porque apenas os dados que foram modificados ou criados desde o ltimo backup total ou incremental so copiados. Entretanto, a restaurao de arquivos gravados em backups incrementais mais trabalhosa do que a restaurao de um arquivo em um backup completo ou diferencial, porque diferentes arquivos de backup incremental podem conter verses diferentes do mesmo arquivo.

Marcao
No Windows, todos os arquivos tm 3 atributos bsicos: Oculto, Somente Leitura e Arquivamento. Se este ltimo estiver marcado, o arquivo dever ser copiado no prximo backup.

Diferencial
Backup que copia somente os arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal (verifica marcao) e no os marca como arquivos que passaram por backup (no remove a marcao). Usa maior quantidade de mdia que o backup incremental, porque todos os dados que foram modificados ou criados desde o ltimo backup total so copiados. Quando se est executando uma combinao de backups normal e diferencial, para restaurar arquivos e pastas sero necessrios apenas o ltimo backup normal e o ltimo backup diferencial. Portanto, a restaurao de arquivos gravados em backups diferenciais mais simples e rpida do que a restaurao de um arquivo em um backup incremental.

Cpia Simples
O backup de cpia copia todos os arquivos selecionados, mas no marca cada arquivo como tendo sofrido backup. til no caso de se efetuar backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ele no afeta essas outras operaes de backup.

Dirio
Novos arquivos tm, por padro, o atributo marcado. Alguns processos de backup removem essa marcao quando realizados. Nesses casos, os arquivos que tiveram a opo O arquivo est pronto para ser arquivado desativada so ditos identificados ou marcados como tendo participado de processo de backup ou perderam a marcao. Se o usurio modificar e salvar o arquivo, o atributo ser ativado novamente. O backup dirio copia todos os arquivos selecionados que tenham sido criados ou modificados na data da execuo do backup.

S-ar putea să vă placă și