Sunteți pe pagina 1din 1

B10

ESPECIAL
braslia

ESPECIAL |

Sbado, domingo e segunda-feira, 2, 3 e 4 de maro de 2013

DCI

Se no souber usar a nova ferramenta, o prefeito quebrar os fornecedores da cidade

Uma poderosa ferramenta pode ser usada pelos prefeitos e prefeitas que tomaram posse em janeiro e pelos gestores pblicos em geral para descomplicar as licitaes, reduzir custos e alavancar as economias locais. Trata-se do Decreto 7892, de 23 de janeiro de 2013, que facilitou o uso do Sistema de Registro de Preos para descomplicar as licitaes das compras governamentais. A recomendao de um dos maioresespecialistas doBrasilno tema, o professor Jacoby Fernandes, responsvel pela criao do indito Sistema de Registro de Preos permanente no Governo do Estado de Minas Gerais, tambm desenvolvidono governodo Maranho. Se no souber usar bem a ferramenta, ele [o prefeito] vai quebrar os fornecedores do municpio, porque ele vai fazer um prego eletrnico, com uma empresadeforaque vaiforneceremandar pelo correio e pronto, avaliou. Nas palavras dele,o Sistema de Registro de Preos uma espcie de estoque virtual ao que o gestor pblico pode recorrer para fazer compras quando houver necessidade, pegando carona do rgopblico responsvelpelalicitao. Essa modalidade vai facilitar a vida dos empreendedores tambm, muitas vezes mal atendidos quando buscam o balco de governo. Na Lei de Licitaes, parte-se da ideia de que servidor pblico sempre honesto, e o empresrio fica em uma situao difcil, compara. O ideal, acrescenta, seria colocar um cdigo, dizendo: servidor pblico tem que ser tico e empresrio tem que ser tico.
DCI: O que o Sistema de Registro de Preos?

Divulgao

Jacoby Fernandes: Na Lei de Licitaes, parte-se da ideia de que o servidor pblico sempre honesto, e o empresrio fica em uma situao difcil. Agora temos uma arma contra a corrupo

JF: Curiosamente, uma ferramenta aindapouco conhecida do gestor pblico. Comeou em 1978 com um decreto feito pelo governo federal, do qual nstivemosa honradeparticipar. Em 2001, esse decreto foi novamenterevisto, que oDecreto 3.931, e criou a figura do carona no Registro de Preos no artigo 8. E agora o Brasil recebeu um novo decreto, o 7.892, de 23 de janeiro de 2013. Se o prefeito souber usarbem, elevai incentivar o municpio. Se no souber usar bem a ferramenta, ele vai quebraros fornecedoresdo municpio, porqueele vaifazer um prego eletrnico, com uma empresa de fora que vai fornecer e mandarpelo correio e pronto. Por esse novo decreto, alguns pontos que estavam obscuros do decreto anterior foram bem esclarecidos. Por exemplo, aqui, cuidou-se da questo da dotao oramentria. Para se fazer um Registro de Preos, no precisa de dotao oramentria. uma das grandes ferramentas que a gente tem que libera o gestor, porque muito comum o gestor trabalhar s tendo recursos no final do ano. Ento o que um Registro de Preos? Se eu pudesse traduzir em uma linguagem bem popular, seria um estoquevirtual. Nsnotemos obrigao de comprar o que licitamos no Registro de Preos. Uma inovao que houve no decreto de 2001 e foi mantida agora em 2013 que o Registro de Preos tambm pode ser utilizado para servios que tenham unidade de medida. O prefeito que est iniciandoomandato agoraequedeve ter compromissos com a municipalidade, ao contrrio do que muitos doutrinadores ensinam, no errado.
DCI: O Registro de Preos no fere a Lei de Licitaes?

Novo sistema facilita compras e diminui custos


Jacoby Fernandes, especialista em compras governamentais, detalha o novo Sistema de Registro de Preos e diz que servidor pblico e empresmente os seguintes requisitos: possibilidade de emprego de mo de obra, materiais, tecnologia e matrias-primas existentes no local para execuo, conservao e operao. Note: se um prefeito tiver que fazer uma licitao e no parcelar o objeto, certamente o vencedor da licitao ser uma empresa de grande porte. Por exemplo, se o prefeito tiver de comprar 100 mil resmas de papel, ele vai terque terestoque, umarmazm para guardar isso e usar o prego eletrnico, que a modalidade da moda e vai alijando a pequena empresa do local. Se, no entanto, ele fizer por Registro de Preos a mesma licitao e disser que cada pedido vaiser no mnimo de20 resmas ou de 30 resmas, mesmo que o total seja 100 mil, ele vai favorecer a economia local, porque apequena empresavai manter o estoque, ele no vai pagar para ter material estocado,em algunscasos atperecvel.
DCI: Houve uma posio em que o TribunaldeContas daUnio(TCU) foi contrrio ao Registro de Preos?

acrdos no TCU, admitindo que o prego tenha a estimativa sigilosa at o julgamento. O que a gente no pode admitir desclassificar o licitante porque est fora dos meus parmetros ocultos, aquela mgica ques euseieque geracorrupo. O RDC no permite isso.
DCI: O senhor acompanha a tramitao da nova de Lei de Licitaes, que est h 17 anos no Congresso. Ela pode abrigar esse decreto do Registro de Preos?

k FISCALIZAO
Os rgos de controle tm que gastar 90% do seu tempo fiscalizando os rgos federais e 10% fiscalizando os rgos municipais
JACOBY FERNANDES
PROFESSOR

rios precisam ser ticos. Se o prefeito no souber usar bem a ferramenta do Registro de Preos, ele vai quebrar os fornecedores, diz Fernandes1.
copo, que era 3.000 unidades, vai ser 5.000. O Jurdico no aprova essa tabela de quantidades, ele aprova o edital, ele aprova a minuta do contrato. Coloco outra tabela aqui e digo: Ateno, licitantes, estou reabrindo a fase de lances!. Todo mundo faz seu lance. Eu fecho o processo sem Jurdico, sem tribunal de contas sem mais ningum. O resto da vida vai ser assim. Acabamos com a insanidade de processos anuais.
DCI: Qual sua avaliao sobre o Regime Diferenciado de Licitaes (RDC)? Nasceu para Jogos Olmpicose aCopado Mundo,mas agora est sendo usado para tudo.

E eu trago um exemplo fantstico: a Polcia Federal comprou colete prova de balas do Estadodo Piau,foi caronal. A perguntam: Mas como pode? No me interessa como pode.
DCI: Os municpios e os estados podem fazer Registro de Preos?

JF: Durante muito tempo se entendeu que ofendia a Lei de Licitaes, sim. O artigo 12, inciso 4, da Lei de Licitaes, diz o seguinte: nos projetos bsicos e nos projetos executivos de obras e servios, sero considerados principal-

JF: Houve de fato um acrdo em 2007 e foi reiterado no incio de 2012, dizendo que o Registro de Preos s poderia ser utilizado at 31 de dezembro. Na verdade, o TCU no condenou o Registro de Preos. O TCU acolheu uma parte da doutrina dos escritrios de direito no Brasil e entendeu que essa figura do carona inconstitucional. Por qu? Porque voc licitou 100 mil resmas, e o fornecedor vendeu 2 milhes de resmas de papel, e isso seriaabsurdo. Eume filioa uma corrente de entendimento que considera isso correto.

JF: Os municpios podem fazer um Registro de Preos melhor. O Estado de Minas Gerais tem Registro de Preos permanente. Agora no Cdigo de Licitaes e contratos do Maranho, que a gente tambm ajudou a fazer, a gente levou essa experincia pra l. Como permanente, se a lei diz no artigo 15 paragrafo 3 que ele vale por um ano? Justamente por isso que permanente. Olhem para o servio pblico de maneira diferente. Os senhores vo ver no servio pblico um ato de insanidade repetido todos os anos. Querem ver: precisamos comprar xcaras. Como que os governos trabalham? Todos os anos ele abrem um processo de contas e fazem um edital, um termo de referncia, mandam para o Jurdico e o tribunal de contas examina, ou o Jurdico para ou o tribunal de contas para ou o gestor para, ou falta oramento. Por que todos os anos isso igual? No faz sentido. Ento o quensfizemos emMinasGerais? Ns vamos fazer um RegistrodePreos porpregopara comprar esta xcara e este copo, edaqui aum anoo Registro de Preos no vale mais, porque ele s vale por um ano. Oque agentefaz?A gentepega a tabela onde estava descrita, a xcara e o copo, e eu coloco outra tabela. Para 2014, a tabela esta: a xcara, ao invs de 2.000 unidades,vocsobe 500,epara

JF: Est servindo para tudo. Acho bom. Hoje ns temos 30 mil obras no PAC 2 [Programa de Acelerao do Crescimento].Dividam por5.000municpios, todos os municpios j podem usar o RDC para obras doPAC 2,Jogos Olmpicos,Copa do Mundo, sade e educao. Ento nstemos um cenrio em que isso est virando a regra. No se consegue mudar a Lei deLicitaes (8666/93) no Congresso. Todas as mudanas que o governo fez teve que usar o trator, a mquina governamental paraconseguir essas mudanas. Muitos doutrinadores so contra muita coisa que tem no RDC, mas a gente verifica, assim, de forma mais aprofundada, que apresentou grandesavanos. Porexemplo: a jurisprudncia admitia a pr-qualificao de produtos e de servios licitante. O RDC acolhe isso. O prego tem uma fase que se chama Negociao. Seeu divulgoo preoestimado, no tem negociao. sigilosa a estimativa? Eu proponho que seja, tem vrios

JF: Pode. Eu cheguei a oferecer duas vezes um Cdigo de Licitaes e Contratos para o governo federal, ofereci uma vez a um parlamentar que chegou a entrarcomesse projetodelei.E foi o primeiro. Como ele mora em Braslia, entrou e ficou sendo o primeiro, e todos os processos foram apensados a ele. Mas o governo federal conseguiu arquivar isso e reiniciar tudo novamente. Acho que o Brasil, na verdade, est precisando de um Cdigo de Licitaes, oque diferente docdigo daLei 8.666? quea 8.666foi construda por empresas de engenharia na poca e houve uma briga dentro do Congresso. Ento, ela ficou um corpo mutilado. Ali parte-se da ideia de que servidor pblico sempre honesto, e o empresrio fica em uma situao difcil. Por exemplo, aqui tem uma regra em que todo prefeito e todo empresrio no Brasil deveria conhecer. a regra do artigo 5: quem presta servio, entrega umafatura aogoverno quetem uma data, e quem prestar servios depois no pode receber antes. igual o precatrio, e ningumsabe disso,isso uma forma de voc combater a corrupo das tesourarias do governo, governos municipais, estaduais e federal.
DCI: Como que ele vai ter a transparncia dessas informaes?

O ideal seria colocar um cdigo, dizendo: Servidor pblico tem que ser tico e empresrio tem que ser tico e vamos dar transparncia a esse jogo para ver que ele acaba. A corrupo no maior nos municpios brasileiros. H um erro ao se considerar essa premissa. Os rgos de controle, CGU [Corregedoria-Geral da Unio] e TCU [Tribunal de Contasda Unio],tm quegastar 90% do seu tempo fiscalizando rgos federais e 10% fiscalizando rgos municipais. preciso inclusive que se mude a realidade dos convnios no Brasil.
DCI: Como anova reviso da Cartilha sobreCompras Governamentais?

JF: Primeiro, ele tem que peticionar. E, segundo, os tribunais de contas do Brasil, durante os cinco primeirosanos devigncia da 8.666, deram s costas aos empresrios e disseram: Este artigo 5 favorece a iniciativaprivada,eu novoufiscalizar. S depois, em 1998, cinco anos da vigncia da lei, que alguns tribunais de conta passarama incluira verificaodisso no seu roteiro de inspeo. Rio Grande do Sul, Rondnia, se no me engano, Roraima, colocaram isso. Se o empresrio soubesse que ele poderia denunciar,teramos umpontode combate efetivo corrupo.

JF: Isso foi uma ideia que o Sebrae teve a partir da Unidade de Polticas Pblicas. Fazer uma cartilha ensinando, com uma linguagem bem acessvel para que os prefeitos orientem as suas comisses de licitaes a comprarem da pequena e microempresa, e inclusive acabar com essa figura, esse preconceito de que aplicar o dinheiro publico na municipalidade pode estar errado. E a cartilha se desenvolve exatamente nisso: primeiro, ns explicamos o chamado poder de compras governamentais. Ento, mostramos que o municpio pode alavancar a sua economia a partirdesse modelo. J temos figuras no passado em que o municpio lutava para conseguir um dinheiro para uma grande obra. Tinha que fazer uma licitao para publicar para no Dirio Oficial da Unio. Ganhava uma grande empreiteira que no comprava nem gua na cidade. Trazia o caminho de supermercado para abastecer todos os operrios. Ento,isso deixoude existir. A partir daCartilha de Compras Governamentais, ns ensinamos como fazer isso dentro da legalidade, apontando jurisprudncia, caminhos seguros.
abnor gondim

S-ar putea să vă placă și