Sunteți pe pagina 1din 12

A PERCEPO DO PROFESSOR ACERCA DO USO DA INFORMTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FISIOTERAPIA

Renata Lopes Tonani Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais/MG,

RESUMO: Este estudo buscou analisar a percepo do professor acerca do uso da Informtica
Educacional (IE) no ensino de Fisioterapia. Adotamos uma abordagem qualitativa para estudar uma amostra de professores fisioterapeutas do curso de Fisioterapia da Regio Metropolitana de Belo Horizonte. Utilizamos o questionrio auto-aplicado e a entrevista semi-estruturada como instrumentos e o programa SPSS como ferramenta para anlise estatstica. Os resultados encontrados apontam para o uso da IE no ensino de Fisioterapia, sendo a busca de artigos (100%) e a pesquisa (95%) as sugestes de uso mais indicadas. Dentre os fatores dificultadores para o uso disseminado do computador, o fator pessoal (75%) foi o mais apontado, principalmente no quesito de no-capacitao do corpo docente. Tambm pudemos aferir que a docncia para esses sujeitos envolve certo conhecimento, mas que ainda h algo de dom, de nascer professor. No perceptvel o conhecimento deles em relao profisso e formao docente, ao saber docente e sua integrao prtica pedaggica do professor.

PALAVRAS-CHAVE: Informtica Educacional, Professor de Fisioterapia, Ensino de Fisioterapia

INTRODUO O grande desafio das escolas e dos professores fazer com que o ensino acompanhe a linguagem dos novos tempos. As novas tecnologias de informao e comunicao, principalmente o computador, esto presentes no dia-a-dia do estudante, assumindo um papel importante no processo de ensino-aprendizagem e trazendo ao ato de estudar uma nova motivao. A Fisioterapia, definida como uma cincia da Sade que estuda, previne e trata os distrbios cinticos funcionais intercorrentes em rgos e sistemas do corpo humano, gerados por alteraes genticas, por traumas e por doenas adquiridas, uma profisso recente no Brasil. Entretanto, apresenta o mesmo modelo de ensino nos ltimos trinta

anos, centrado na figura do professor, nas aulas expositivas, nas aulas prticas demonstrativas, e na utilizao cotidiana do livro didtico. Isso pode ser exemplificado pelo estudo de Monteiro (2004) que abordou as percepes do professor universitrio e o uso das novas tecnologias na sua prtica pedaggica. Os resultados da pesquisa apontaram o pouco uso do computador e um grande nmero de aulas expositivas, incentivando a reproduo e no a reflexo e construo do conhecimento pelo prprio aluno. Rebelatto e Botom (1999) observaram que as disciplinas comuns maioria de cursos de Fisioterapia foram a Cinesiologia e a Cinesioterapia, ambas consideradas como eixo principal da atuao clnica fisioterpica. No comum a oferta de disciplinas ligadas prtica pedaggica, iniciao cientfica e educao tecnolgica. Isso demonstra a valorizao de uma formao clnica, para que o estudante se torne um profissional capaz de atuar nas diversas reas da Fisioterapia. No generalizada a preocupao com uma formao voltada iniciao cientfica e s prticas pedaggicas. Sendo assim, de se esperar que o fisioterapeuta, ao exercer a funo de educador, se depare com um novo e desconhecido universo de sua prtica profissional, o ambiente da sala de aula. Em conjunto, tem-se a exigncia do cenrio educacional por professores crticos e reflexivos, capazes de pensar, contextualizar e melhorar a prtica pedaggica, dentro das demandas e dos contextos de uma sociedade contempornea inserida na gesto do conhecimento e no uso da informtica. O computador, por si s, no capaz de promover milagres e melhorias no ensino. Ele uma ferramenta til no processo de ensino-aprendizagem desde que precedido de planejamento docente e incorporado a uma metodologia de ensino. Mercado (2002) relata que a informtica no deve ser vista como redentora da educao, mas como uma contribuinte na construo de uma escola capaz de superar seus limites e ainda afirma que:
Precisamos estar conscientes de que no somente a introduo da tecnologia, dos computadores, que trar mudanas na aprendizagem dos alunos. Os computadores, a internet e os softwares so ferramentas ricas em possibilidades que contribuem com a melhoria do nvel de aprendizagem, desde que haja uma reformulao no currculo, que se criem novas metodologias, se repense qual o significado da aprendizagem (MERCADO, 2002, p.163).

Para Cysneiros (1999), o computador a tecnologia educacional mais utilizada no momento, mas, antes de se pensar na informtica na educao, preciso refletir sobre o que a tecnologia. Para isso, o autor utiliza o conceito de Don Idhe (1993), que caracteriza a tecnologia sob trs aspectos. O primeiro implica em um elemento material. O segundo envolve um conjunto de prxis e o terceiro indica uma relao entre o objeto e as pessoas que o constroem, utilizam e modificam. Sendo assim, o computador uma tecnologia educacional desde que, como recurso material, seja engajado em alguma prtica educativa, girando em torno dos processos de ensino e de aprendizagem, havendo algum tipo de relao entre educadores e a tecnologia, ou entre aprendizes e a tecnologia. Aqui empregaremos o termo Informtica Educacional (IE) ao referirmos ao uso do computador e suas ferramentas na educao, seguindo o conceito de Valente (1993), que caracteriza a IE como o processo que coloca o computador e sua tecnologia a servio da educao. Como dito anteriormente, as novas tecnologias de comunicao e informao, principalmente o computador, esto presentes no dia-a-dia do estudante, assumindo um papel importante no processo de ensino-aprendizagem e trazendo ao ato de estudar uma nova motivao. Sendo assim, a Informtica Educacional (IE) tem muito a contribuir no ensino de Fisioterapia. Exemplo disso pode ser encontrado nos estudos de Monteiro (2004) que abordou a utilizao da informtica na sala de aula como uma nova expectativa para o ensino de Fisioterapia. Freitas (2001) tambm relatou que a utilizao de multimdia no processo de ensino-aprendizagem do curso de Fisioterapia dinamiza as aulas, facilitando o aprendizado aos alunos. Rebellato e Botom (1999) observaram tambm que, com o avano das novas tecnologias na educao, verificou-se uma diversificao dos recursos didticos utilizados pelos professores no aprendizado das disciplinas do curso de Fisioterapia, como a utilizao de equipamentos e softwares, proporcionando ao estudante uma vivncia prxima da realidade, facilitando o seu aprendizado. Dessa forma, a partir do conceito utilizado para a IE, como o processo que coloca o computador e suas ferramentas tecnolgicas a servio da educao, podemos perceber a natureza pedaggica da IE e sua grande contribuio para o ensino de Fisioterapia.

Embora ainda no encontremos muitos estudos relacionados ao ensino de Fisioterapia e a IE, no podemos deixar de relatar que vivemos em uma sociedade tecnologicamente modernizada, onde o computador se faz presente no dia-a-dia das pessoas, trazendo uma nova maneira de agir, pensar, conhecer, viver. E, por isso, importante que o curso de Fisioterapia, enquanto meio formador possibilite oportunidades de convivncias, adaptaes e mediaes dos alunos frente s novas inovaes, nesse caso, a IE. Neste contexto, surgiu a seguinte questo da investigao: Qual a percepo do professor de Fisioterapia acerca do uso da IE no ensino de Fisioterapia?

OBJETIVO O objetivo deste trabalho analisar a percepo do professor de Fisioterapia acerca do uso da Informtica Educacional no ensino de Fisioterapia.

CONSIDERAES METODOLGICAS Metodologia Qualitativa No presente estudo, utilizamos uma pesquisa qualitativa por considerarmos ser esta a mais adequada para compreender as percepes dos professores de Fisioterapia acerca do uso da IE no ensino de Fisioterapia.

Amostragem O trabalho foi realizado no segundo semestre de 2006, com 20 professores fisioterapeutas do curso de Fisioterapia da Regio Metropolitana de Belo Horizonte. No conseguimos com as Instituies o contato dos professores fisioterapeutas. No sindicato dos professores de Belo Horizonte, esse acesso tambm no nos foi permitido e com isso no pudemos aferir o nmero certo de professores fisioterapeutas que lecionam nos cursos de Fisioterapia da Regio Metropolitana de Belo Horizonte. Sendo assim, tentamos com essa amostragem abranger o universo das dez Instituies que oferecem o curso de Fisioterapia. Obtivemos representatividade de pelo menos um professor vinculado a uma das Instituies, e percebemos que era comum um mesmo

docente ministrar aulas em mais de um curso de Fisioterapia da Regio Metropolitana de Belo Horizonte.

Instrumentos Metodolgicos de Investigao Uma vez delimitada a amostra, aplicamos o questionrio auto-aplicado com objetivo de facilitar ao professor expor seus pensamentos, opinies e interesses acerca do uso da IE no ensino de Fisioterapia. Atravs de perguntas diretas e indiretas buscamos investigar o perfil scio profissional desse docente, sua prtica pedaggica e o ensino de Fisioterapia frente Informtica Educacional. Para isso o questionrio foi dividido em sees. A seo A que abordava o perfil profissional e a seo B que buscava relacionar a IE com o ensino de Fisioterapia. Todos os contatos foram primeiramente feitos por telefone e a partir disso os questionrios foram encaminhados por e-mail. Esperamos as respostas, e no perodo de um ms todos os professores responderam ao questionrio. Depois de aplicado o questionrio, algumas lacunas ainda podiam ser encontradas. Com intuito de explorar as falas, pensamentos e significados para esses sujeitos, optamos por adotar entrevistas semi-estruturadas, conforme a sugesto de LDKE (1986), a partir de um esquema bsico, porm no aplicado rigidamente, permitindo que o entrevistador fizesse as necessrias adaptaes.

Tratamento dos Dados Optamos por uma abordagem quantitativa na anlise dos dados numricos, com o quais se pde construir os perfis do envolvidos no processo de investigao. Foi utilizado o pacote estatstico SPSS (Statistical Package for Social Sciences verso 8.0)

RESULTADOS E DISCUSSO Seo A: Perfil Profissional dos Docentes Na amostra observamos uma expressiva predominncia feminina (80%), em relao porcentagem masculina (20%). A amostra representada por uma maioria jovem, ou seja, uma gerao inserida na gesto do conhecimento e no uso da informtica.

de 36 a 40 anos 10,0% mais de 45 anos 10,0%

de 26 a 30 anos 50,0%

de 31 a 35 anos 30,0%

Figura 1: Faixa etria dos sujeitos da amostra

A maior parte da amostra tem menos de 10 anos de concluso da graduao em Fisioterapia (65%). Mas expressiva a porcentagem de formados entre 11 e 20 anos (30%).

mais de 20 anos
5,0%

de 11 a 20 anos
30,0%

De 1 a 5 anos
35,0%

De 6 a 10 anos
30,0%

Figura 2: Tempo de concluso da graduao

Todos os professores da amostra esto em processo de desenvolvimento profissional, sendo que 95% j tm a especializao lato sensu concluda. Em relao especializao stricto sensu, 45% dos investigados j esto no processo, sendo que 35% j concluram o mestrado. Esse dado mostra que, mesmo tratando-se de uma amostra jovem e com pouco tempo de formao, expressivo o aprimoramento profissional dos entrevistados.

Ainda em relao titulao, 90% das especializaes lato sensu foram nas reas clnicas da Fisioterapia e 10% na rea da educao. No mestrado, observamos que 67% das titulaes foram na rea da sade, 22% na rea da engenharia e apenas 11% na rea da educao. Esses dados demonstram uma formao continuada embasada mais na rea de atuao clnica fisioterpica do que na educao e no ensino em si. Quando correlacionados os dados de tempo de docncia e idade, pde-se observar que os mais jovens (de 26 a 30 anos de idade) correspondem a 50% da amostra e so os que apresentam menor tempo de docncia (15% lecionam h menos de um ano), enquanto o entrevistado mais velho (mais de 45 anos de idade) o que apresenta maior tempo na docncia.

Tabela 1:Correlao entre tempo de docncia e faixa etria

Tempo de docncia menos de 1 ano de 26 a 30 anos Faixa etria de 31 a 35 anos mais de 45 anos de 36 a 40 anos Total 1 3 2 3 De 1 a 5 anos 7 De 6 a 10 anos de 11 a 20 anos mais de 20 anos -

Total

10

1 11

1 2

2 20

Seo B: Percepo dos professores acerca do uso da Informtica Educacional no ensino de Fisioterapia

Quando questionados sobre a melhoria do ensino devido ao uso da IE, observamos que: 60% acreditam que o ensino de Fisioterapia tende a melhorar totalmente com o uso da IE por professores e alunos, 35% responderam parcialmente e apenas 1% respondeu no acreditar na melhoria da qualidade do ensino.. Essa resposta gerou certa dvida, pois quem respondeu no utilizar qualquer recurso tecnolgico na prtica educativa acredita totalmente na melhoria da qualidade do ensino com o uso da IE. Isso refora a afirmao de Ferreira A. (2004) que aborda o professor como sujeito ativo, que deve aprender a utilizar o computador e no esperar cursos de aprendizagem por parte da instituio.

Voc acredita que a qualidade do ensino tende a melhorar com o uso da Informtica Educacional por parte dos alunos e professores Voc utiliza algum recurso tecnolgico na sua prtica sim educativa Total no Totalmente Parcialmente No contribui 11 1 12 7 1 7 1 19 1 20 Total

Tabela 2: Qualidade do ensino de Fisioterapia atravs do uso da IE

As falas tambm demonstram que os sujeitos da amostra percebem a importncia do uso da IE para o ensino de Fisioterapia, mas eles saem do seu papel de sujeito ativo e transferem para as instituies a responsabilidade pela no utilizao da IE.
Fiz o treinamento, sei como faz tutorao a distncia. Mas nas instituies que trabalho isso no faz parte, no institucional. O mximo que fao mandar trabalho ao aluno, alguma orientao, mas no mando a aula (F2).

Quanto s sugestes de utilizao da IE no ensino de Fisioterapia, a busca de artigos apresentou maior freqncia (100%) de respostas, seguida pela exposio de

contedos (95%) e pesquisa (95%) e, depois, pela comunicao com alunos (85%) e comunicao entre alunos (80%). Os fatores apontados como dificultadores do uso disseminado da IE no ensino de Fisioterapia foram: estrutural (70%), organizacional (60%) e pessoal (75%). No fator estrutural, a justificativa mais encontrada foi que nem sempre as instituies teriam os recursos disponveis em quantidade suficiente para alunos e professores. Isso pde ser diagnosticado tambm nas falas dos sujeitos da amostra.

No inicio at fiz minhas aulas em data show, mas as escolas tm problema com reserva e como minhas aulas no tem imagem, movimento, o que eu passaria no data show eu passo na transparncia. O retroprojetor est sempre aqui e mais prtico (F2).

No fator organizacional, percebeu-se que a falta de uma disciplina especfica que incentive a utilizao de recursos tecnolgicos para a pesquisa e at mesmo a falha em polticas institucionais voltadas para o uso da tecnologia na educao foram as justificativas mais encontradas. Os docentes relataram tais falhas na prpria formao.

Eu me formei para fisioterapeuta, minha formao foi mais voltada para a prtica do que para a pesquisa ou ensino (F1).

O pessoal foi o fator apontado como maior dificultador para o uso disseminado da IE no ensino de Fisioterapia. Nesse ponto, duas justificativas abordadas so relevantes para a pesquisa. A primeira, que fala da no-capacitao do corpo docente para a utilizao dos recursos tecnolgicos, tambm aferida nas falas dos entrevistados.

Eu acho que tenho muito que aprender, que acrescentar, incrementar.... Em relao mesmo ao computador, eu tenho muito que aprender ainda (F1).

Outro ponto interessante citado nas justificativas do fator pessoal o fato de a habilidade do educador em relao informtica ser um fator contribuinte para o sucesso de sua aplicao no ensino.

Como afirma Silva (2000), o computador no substitui o professor em sala de aula, mas, utilizado por um docente treinado, pode ser uma ferramenta verstil e enriquecedora na formao e educao dos alunos. Durante as entrevistas, observarmos que os professores no tm muito conhecimento acerca da Informtica Educacional (IE) e da formao profissional do docente, o que pode contribuir para a distncia entre o falar e o realmente fazer, executar.
Acho que a docncia, o que te faz aprender realmente um pouco do dom e o tempo, com o tempo que voc vai aprimorando (F2).

A docncia para esses sujeitos algo inato, da prpria pessoa, e no um conjunto de saberes adquiridos pelo professor e integrados sua prtica pedaggica, como Tardif e Raymound (2000) propem. O interessante que, mesmo tendo essa viso da profisso docente, eles reconhecem que ser professor exige certo conhecimento e desenvolvimento profissional.

Eu acho que todo professor deveria ter especializao em como dar aula,
metodologia do ensino superior, algo assim (F2). Eu acho que tenho que buscar meu mestrado, doutorado... Me inserir mais em pesquisa....O mestrado e doutorado no ensina dar aula, mas ensina a pesquisa e um professor precisa saber pesquisar (F1). Eu sei que contedo eu tenho, mas a metodologia me falta um pouco (F1).

Quando questionados sobre a prpria prtica pedaggica, nem todos demonstraram necessidade de mudana ou reconhecimento de que preciso sua ao para a inovao se fazer presente. Nesse sentido, concordamos com Mercado (2002), para quem a informtica deve ser vista como uma contribuinte na construo de uma escola capaz de superar seus limites. O computador til no processo de ensino-aprendizagem desde que precedido de planejamento docente e incorporado a uma metodologia de ensino. Dessa forma, a introduo da IE na prtica educativa, como qualquer mudana com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, envolve repensar o

papel do professor. ele quem planeja, implementa e prope os mtodos de ensino. Portanto, cabe a este docente no s refletir sobre sua prtica como ser o sujeito ativo e responsvel por sua atuao docente.

CONCLUSO

Com base nos dados encontrados, conseguimos traar o perfil desses 20 fisioterapeutas docentes dos cursos de Fisioterapia da Regio Metropolitana de Belo Horizonte. Trata-se de uma amostra jovem (50% tem entre 26 a 30 anos de idade) e com expressiva predominncia feminina (80%), onde todos envolvidos se encontram em processo de desenvolvimento profissional, a maioria (90% na especializao lato sensu e 67% no Mestrado) voltada mais para a rea de atuao clnica do que para a educao e para o ensino em si. Em relao percepo desses professores acerca da IE no ensino de Fisioterapia, constatamos que a maioria (60%) acredita na melhora do ensino com o uso da IE, sendo a busca de artigos (100%) e a pesquisa (95%) as sugestes de uso mais indicadas. Quando interrogados sobre os fatores que dificultam o uso disseminado do computador, o fator pessoal (75%) foi o mais apontado, principalmente no quesito de no-capacitao do corpo docente. Tambm pudemos aferir que a docncia para esses sujeitos envolve certo conhecimento, mas que ainda h algo de dom, de nascer professor. No perceptvel o conhecimento deles em relao profisso e formao docente, ao saber docente e sua integrao prtica pedaggica do professor. Em relao prpria docncia, nem todos percebem a necessidade de acompanhar os novos tempos de um processo de ensino-aprendizagem que requer um professor reflexivo, ativo e mediador da aprendizagem do aluno. Isso revela a distncia que existe entre o que eles falam e acreditam e o que realmente eles so e exercem como profissionais docentes.

REFERNCIAS CYSNEIROS, Paulo Gileno . Professores e mquinas: Uma concepo de informtica na educao. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, NIE/NPD (mimeo),1999. FERREIRA, Andreia de Assis. Apropriao das novas tecnologias : concepes de professores de Histria acerca da Informtica Educacional no processo ensinoaprendizagem. Dissertao (Mestrado em Educao Tecnolgica) - Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. FREITAS, Andr Everton. O Ensino Superior na era da informtica: Produtos de multimdia interativa como ferramenta no aprendizado da Biomecnica do P. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2001 LUDKE, M & Andr, M.E.D.A. Pesquisa em Educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. MERCADO, Lus Paulo Leopoldo. Novas Tecnologias na Educao: Reflexes sobre a prtica. Macei: EDUFAL, 2002. MONTEIRO, S. E. Percepes do Professor Universitrio sobre a incorporao e o uso de novas tecnologias na sua prtica pedaggica. Dissertao. (Mestrado em Engenharia de Produo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 2004. REBELATTO, J.R., BOTOM; S.P. Fisioterapia no Brasil: Fundamentos para uma Ao Preventiva e Perspectivas Profissionais. So Paulo: Manole, 1999. SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa: a educao presencial e a distncia em sintonia com a era digital e com a cidadania. Rio de Janeiro: Quartet, 2000 TARDIF, Maurice; Raymound, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistrio. Revista Educao e Sociedade. vol.21 p.209-244, no.73 Campinas 2000.

S-ar putea să vă placă și