Sunteți pe pagina 1din 2

EU PRECISO PRESTAR CONTAS DE MINHA VIDA?

Pr. Carlito Paes

Estudo com foco em Edificao

QUEBRA GELO: Voc gosta de prestar contas? Se sim, explique.


Se no, explique.
VERSO DA SEMANA:

Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. Se algum se considera alguma coisa, no sendo nada, engana-se a si mesmo. Gl 6.2-3. REFLEXO: Hoje vamos tratar de um assunto pouco falado: PRESTAO DE CONTAS 1. O QUE PRESTAO DE CONTAS? a. a disposio voluntria de algum apresentar, regularmente, informaes importantes de sua vida a pessoas qualificadas. b. A prestao de contas uma entrega voluntria de uma rea da vida a algum que decidimos confiar. c. o reconhecimento de que ningum caminha sozinho.

A prestao de contas uma oferta livre ao direito de ser cobrado.


A prestao de contas um ato pessoal e voluntrio! PERGUNTA: Como podemos fazer da prestao de contas algo positivo em nossas vidas? 2. QUAL O PROPSITO DA PRESTAO DE CONTAS? a. Buscar, com a ajuda de uma pessoa madura espiritualmente e mais experiente, ser mais parecido com Jesus em todas as reas de nossa vida. b. Que voc esteja debaixo da cobertura espiritual de algum e que voc tenha um apoio para todos os momentos, para que o seu fracasso seja evitado, ou seja, superado. DINMICA: Lder, pea para cada um completar a seguinte frase: Eu posso ser mais parecido com Jesus quando presto conta daminha vida ............................................... Anote o que cada um disser e leve o grupo a refletir em como Jesus agiria em cada uma das reas citadas. 3. QUAL A IMPORTNCIA DA PRESTAO DE CONTAS? a. importante porque as pessoas geralmente entram em dificuldades, pois tomam decises e tm atitudes sem ouvir um conselheiro. muito raro procurar algum quando tudo est bem... Geralmente a procura acontece quando as coisas do errado... Nunca tome uma deciso importante sem antes: Falar com Deus, Falar com minha esposa, Falar com meus conselheiros, Falar com meus colegas de ministrio. b. importante, porque muitos foram atacados pela sndrome de independncia, no admitem falar de sua vida a ningum e sofrem isolados.

PESSOAS PRECISAM DE DEUS E PESSOAS PRECISAM DE PESSOAS PERGUNTA: Voc costuma pedir conselhos e ouvir o que as pessoas que te amam tm a dizer antes de tomar uma deciso?O que voc pode fazer para melhorar isso? De 1 a 10 o quanto voc se classifica como independente ou auto-suficiente? 4. POR QUE NO GOSTAMOS DE PRESTAR CONTAS? As pessoas no gostam de prestar contas... Porque no encontraram uma pessoa que as ame e que se interesse de verdade por elas; Porque tem medo de falar de si mesmas e no serem compreendidas ou rejeitadas; Porque se abrirem o corao, encontraro muitas coisas entulhadas para falar; melhor fechar os olhos; Porque muitos j sofreram decepo com pessoas que no foram confiveis; Porque possuem feridas na alma, ento se tornaram desconfiadas de tudo e de todos; Por medo de perder a boa imagem ou causar decepo; Por vergonha de enfrentar a realidade. PERGUNTA: Como est a sua realidade hoje? Voc tem medo de se expor? H feridas na alma por decepes no passado? O que voc est disposto (a) a fazer para superar isso? 5. A QUEM DEVEMOS PRESTAR CONTAS? a. Voc precisa prestar contas ao seu irmo - Tg 5.16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A orao de um justo poderosa e eficaz. Na carta de Tiago, lemos que os crentes do primeiro sculo confessavam seus pecados uns aos outros. Ainda na carta de Tiago, lemos que a prestao de contas ser um elemento extraordinrio para nos livrar do erro. Minhas irms e meus irmos, se algum de vocs se desviar da verdade, e outro o fizer voltar para o bom caminho, lembrem disto: Quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvar da morte esse pecador e far com que muitos pecados sejam perdoados - Tg 5.19-20. Voc precisa prestar contas ao seu CNJUGE, PAIS, LDERES ESPIRITUAIS E AMIGOS! b. Voc precisa prestar contas ao seu Deus - Rm 14.12 ... cada um de ns prestar contas de si mesmo a Deus. 6. QUIAS SO AS REAS EM NOSSA VIDA QUE DEVEMOS PRESTAR CONTAS? Devemos prestar contas do nosso: Relacionamento com Deus (vida devocional); Relacionamento familiar; Uso do dinheiro e do tempo; Comportamento moral e tico; Campo de fraquezas pessoais. SEXUALIDADE? FINANAS? VCIOS? PERGUNTA: Qual dessas reas voc tem medo ou dificuldade de prestar contas? Por que? O que voc far para melhorar? DESAFIO: Lder, desafie os membros do seu PG, conforme a afinidade, se unirem em duplas esta semana para prestao de contas nas reas citadas acima. Pea para que formem as duplas hoje ainda (homens com homens e mulheres com mulheres) CONCLUSO: melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajud-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e no tem quem o ajude a levantar-se! Ec 4.9-10 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e faam orao uns pelos outros, para que vocs sejam curados Tg 5.16

S-ar putea să vă placă și