Sunteți pe pagina 1din 8

126

Acidentes ofdicos na regio de So Jos do Rio Preto (SP)


Eduardo Rodrigo Oliveira DA SILVA Antonio Carlos LOFEGO
Bilogo graduado pela UNORP. Doutor em Zoologia pelo IB/USP, So Paulo, SP. Docente do Curso de Cincias Biolgicas da UNORP.

RESUMO: Muitas serpentes matam suas presas com a inoculao de potentes venenos. Podem tambm atacar pessoas, provocando um quadro clnico que muitas vezes leva ao bito, quando no tratadas a tempo. Neste trabalho, por meio da anlise de notificaes de acidentes ofdicos atendidos no Centro Atendimento de Toxicologia (CEATOX) do Hospital de Base de So Jos do Rio Preto, SP, foi determinada a incidncia de acidentes considerando o tipo de ambiente, sexo e idade da vtima, horrio, parte do corpo atingida e espcie de cobra. Verificou-se que a maior incidncia de acidente ocorre na zona rural em ambientes externos, atingindo principalmente os homens com idade entre 20 e 50 anos. As partes do corpo mais atingidas foram ps e mos. As serpentes do gnero Bothrops foram responsveis por cerca 70% dos acidentes registrados. PALAVRAS-CHAVE: serpentes; veneno ofdico; acidentes ofdicos.

A BSTRACT : Many serpents kill its prey with the inoculation of powerful poisons. They can also attack people, causing a clinicae status that many times leads to death, when not treated on time. In this work, through the analysis of offidic accidents notifications taken in the Centro de Atendimento de Toxicologia (CEATOX) from Hospital de Base in So Jose do Rio Preto, SP, it was verified the range of accidents considering the environment type, sex and age of the victim, schedule, part of the body attacked and species of snake. It was verified that the biggest incidence of accidents happening the agricultural zone in external environments, reaching the men mainly between 20 and 50 years. Most attacked parts of the body had been feet and hands. Serpents of the Bothrops genus had been responsible for around 70% of the registered accidents. K EY-WORDS: Serpents; ophidic poison; ophidic accidents.

127

Introduo
As serpentes pertencem classe dos rpteis, ordem dos escamados e subordem das serpentes (ofdios) (VIZOTTO, 2003). So reconhecidas principalmente pelo longo corpo flexvel, ausncia de pernas, e modificaes que permitiram a elas se alimentar de grandes animais, engolindo-os por inteiro (BARRAVIEIRA et al., 1999). Serpentes so ectotrmicas, ou seja, dependem do meio externo para regularem a temperatura corprea. So encontradas em diferentes tipos de ambientes, podendo ser terrestres, aquticas, semiaquticas, arborcolas, semi-arborcolas e subterrneas. Existem espcies de hbito diurno, noturno e crepuscular (MARQUES et al., 2001). Elas tm uma dieta alimentar baseada, principalmente, em mamferos de mdio a pequeno porte, insetos, pequenos invertebrados, peixes, entre outros. As serpentes tm digesto bastante lenta, alimentam-se em intervalo de 10 a 15 dias, e podem permanecer at meses em jejum quando h pouca disponibilidade de alimentos. Geralmente h uma maior freqncia de forrageio nos perodos mais quentes do ano (STIDWORTHY, 1993). Devido ao hbito de se alimentarem de ratos, muitas serpentes prestam importantes servios s populaes rurais, fazendo o controle destes animais que transmitem doenas aos seres humanos e deterioram produtos armazenados, sendo este controle muito utilizado por agricultores nos Estados Unidos e na sia (STIDWORTHY, 1993). Outra utilidade das serpentes na produo de novos frmacos a partir de seu veneno, como os elaborados pelo Instituto Butantan, que tem feito estudos sobre uma protena extrada do veneno de serpentes a qual seiscentas vezes mais potente que a morfina (CURY, 2004 apud SOBRAL, 2004). No entanto, esse mesmo veneno tambm a causa de srios danos sade humana por ocasio do ataque de serpentes peonhentas. So trs os principais tipos de veneno: botrpico, crotlico e elapdico. O veneno botrpico possui trs mecanismos de ao fisiopatolgica inflamatria, coagulao de plaquetas, e hemorrgica (CARDOSO, 2003). O veneno crotlico, segundo Barravieira (1999), de composio muito complexa. Sendo constitudo por enzimas, toxinas e peptdios, apresenta efeitos importantes sobre os msculos esquelticos, sistema nervoso e sangue. Outros rgos, como o fgado, tambm podem ser acometidos. O veneno elapdico possui muitos componentes com funes especficas na ao total do veneno, os dados clnicos relacionados a acidentes com este veneno so escassos e sugerem um grande conjunto de atividades farmacolgicas; conhecido por ter ao neurotxica, miotxica, hemorrgica, e por causar efeitos cardiovasculares (CARDOSO, 2003). A anlise das condies em que ocorrem a maioria dos acidentes fundamental para que se possam determinar medidas que visem preveni-los. Neste trabalho, buscou-se traar um perfil dos acidentes ofdicos que ocorrem na regio de So Jos do Rio Preto, mediante a anlise de ficha de notificao de acidentes do Centro de Atendimento de Toxicologia (CEATOX) do Hospital de Base de So Jos do Rio Preto, SP.

128

Material e Mtodos
Todos os dados referentes aos acidentes ofdicos utilizados neste trabalho foram coletados no Centro de Atendimento em Toxicologia CEATOX de So Jos do Rio Preto SP. Os dados foram provenientes de notificaes que so realizadas para cada caso de acidente que chega ao CEATOX. Um total de 291 notificaes confirmadas como acidentes ofdicos, abrangendo o perodo de janeiro de 1999 a junho de 2004, foram avaliadas. As notificaes forneceram 2910 dados ao todo. Os principais dados analisados em cada notificao foram: sexo e idade do paciente; hora e tipo de ambiente em que ocorreu o acidente; parte do corpo atingida pela picada e, espcie ou gnero da serpente causadora do acidente.

Resultados e discusso
Os acidentes por serpentes notificadas pelo Centro Atendimento de Toxicologia do Hospital de Base de So Jos do Rio Preto foram referentes s espcies: Bothrops moojeni, (jararaco), Bothrops alternatus (urutu), Bothrops jararacussu (jararacuu), Bothrops jararaca (jararaca), Bothrops neuwiedi (jararaca-pintada), Crotalus durissus (cascavel), Micrurus corallinus (coral), Boa constrictor (jibia), Eunectes murinus (sucuri), Liotyphlops beui (cobra-cega), Anilius scytale (falsa-coral), Philodryas olfersii (cobra-verde). A maioria delas possuem hbito noturno e vivem em campos abertos e/ou prximos a rios. A maioria dos acidentes foram registrados nos meses mais quentes e midos, de outubro a abril, correspondentes primavera e ao vero, havendo uma considervel diminuio da incidncia de acidentes nos meses mais frios e secos, de maio a setembro (Figura 1). O fato da maioria dos acidentes ocorrerem nos meses mais quentes do ano deve-se, muito provavelmente, natureza ectotrmica desses animais, uma vez que o calor possibilita uma maior atividade das serpentes, enquanto que em pocas mais frias estas atividades so inibidas. Segundo Pough et al., (2003) as serpentes apresentam melhor desempenho de suas funes vitais quando a temperatura de seus corpos est entre 28 e 34 C. No incio do inverno, procuram refgios embaixo da terra ou em tronco de rvore oco, onde no se expem s geadas. Em muitos casos, as serpentes se renem em galerias subterrneas, ou hibernculo, para se protegerem do frio (STIDWORTHY, 1978). Isto ocorre porque, durante a hibernao, diminui o gasto de energia com o metabolismo, induzindo as serpentes diminurem suas atividades de caa, forrageio, reproduo e no comportamento de defesa de territrio (BARRAVIEIRA, 1999).

FIGURA 1: Nmeros totais de acidentes ofdicos em cada ms, registrados no Centro de Atendimento Toxicolgico - Hospital de Base - So Jos do Rio Preto SP, de janeiro de 1999 a junho de 2004.

129

A zona rural concentrou a grande maioria dos acidentes no perodo analisado. Foram registrados nessas reas 78% dos acidentes contra 22% da zona urbana. Este resultado se deve muito provavelmente ao fato de a zona rural abrigar uma maior populao de serpentes em relao s zona urbana, e tambm porque os trabalhadores rurais exercerem suas atividades em ambientes externos (lavouras, hortas e campos), que foi o ambiente onde se registrou a grande maioria dos acidentes (Tabela 1). Na zona rural, os acidentes registrados em ambientes externos so quase quatro vezes maiores que os registrados em residncias. Na zona urbana, tambm foram registrados mais acidentes em ambientes abertos em relao queles em domiclios, porm, com uma proporo menor. Foram verificados quase duas vezes mais acidentes em reas abertas que em residncias na zona urbana. Esses acidentes ocorreram principalmente em terrenos baldios, nas adjacncias da zona rural e prximo a rios.
TABELA 1: Comparao entre acidentes nas zonas urbana e rural registrados no Centro Atendimento Toxicolgico - Hospital de Base - So Jos do Rio Preto- SP, de janeiro de 1999 a junho de 2044. ambiente externo* Urbana Rural Total 34 158 192 rio 3 19 22 residncia 21 47 68 serpentrio 2 2 total 60 224 284

*Ambiente externo qualquer ambiente onde existe campo, terreno baldio ou lavouras.

Os acidentes mais comuns na regio de So Jos do Rio Preto SP (figura 2) foram provocados pelas serpentes do gnero Bothrops, com cerca de 70% dos casos, porcentagem um pouco menor que a apresentada por Barravieira (1999) para todo o Brasil, que aponta que cerca de 90% dos acidentes ofdicos so devidos s serpentes do gnero Bothrops. Algumas serpentes no peonhentas so tratadas, muitas vezes, juntamente com as peonhentas como serpentes de interesse mdico, tendo em vista o risco que representam por poderem provocar um quadro inflamatrio no local da picada, principalmente as do gnero Phylodrias (CARDOSO et al, 2003). Neste caso, no CEATOX, o procedimento indicado uma vacina antitetnica, para evitar quadro infeccioso por ttano, causado pela bactria Clostridiun tetani.

FIGURA 2: Porcentagem dos gneros de serpentes envolvidas nos acidentes na regio de So Jos do Rio Preto, baseados registros do Centro de Atendimento Toxicolgico - Hospital de Base - So Jos do Rio Preto SP, de janeiro de 1999 a junho de 2004.

130

A grande maioria dos acidentes ocorreram com indivduos do sexo masculino (82%). A alta incidncia com pessoas do sexo masculino est, provavelmente, relacionada ao alto ndice verificado em ambientes externos na zona rural, uma vez que o trabalho realizado em lavouras feito principalmente por homens. E so eles que tambm praticam algumas atividades de lazer caractersticas de zonas rurais, como pescarias e caadas. Dessa maneira, a populao masculina freqenta mais os ambientes onde existem serpentes, ficando assim mais vulnervel aos acidentes ofdicos do que a populao feminina, que freqenta bem menos esses ambientes de riscos. As regies do corpo onde foram verificados os maiores nmeros de acidentes so os membros inferiores, como os ps e pernas (Figura 3), alm das mos. Isto acontece porque, na maioria dos casos, as pessoas no utilizam os equipamentos adequados quando esto nas reas de maior risco de acidentes. Com um pouco mais de cuidado muitos desses acidentes teriam sido evitados, pois, em muitos casos, as vtimas estavam com calados abertos e com as mos desprotegidas ao invs de estarem com botas de cano longo e luvas.

FIGURA 3: Proporo dos ataques de serpentes em cada parte do corpo, baseado nos registros do Centro de Atendimento Toxicolgico - Hospital de Base - So Jos do Rio Preto SP, de janeiro de 1999 a junho de 2004.

O maior nmero de acidentes foi registrado em pessoas na faixa de idade entre 20 e 50 anos, como mostra a Figura 4. Esta populao est mais exposta por estar em idade de plena atividade no servio rural e em ambientes em que h o perigo de encontrar serpentes.

FIGURA 4: Proporo dos acidentes por idade (decnios) das vtimas, segundo os registros do Centro de Atendimento Toxicolgico - Hospital de Base - So Jos do Rio Preto SP, de janeiro de 1999 a junho de 2004.

Como a maioria dos acidentes ocorre na zona rural, o nmero de acidentes est relacionado com o perodo de atividade neste local. Os acidentes comeam a aumentar medida que os

131

trabalhadores rurais comeam ir para o campo, entre 5 e 6 horas da manh e, aumenta gradativamente at o horrio de almoo, quando os casos reduzem sensivelmente (Figura 5). A relao entre horrio de trabalho com os acidentes com serpentes fica mais evidente ainda no perodo da tarde em que os nmeros aumentam, principalmente no perodo vespertino, entre 17 e 19 horas. Coincide com a finalizao das atividades dos trabalhadores no campo e deslocamento dos mesmos para suas casas e com o inicio das atividades das serpentes. Estes fatores aumentam muito a possibilidade de encontro entre essas pessoas e as serpentes e, conseqentemente, o risco de acidentes.

FIGURA 5: Nmero de acidentes com serpentes ocorridos em cada intervalo de uma hora durante o perodo de 24 horas, registrados no Centro de Atendimento Toxicolgico - Hospital de Base - So Jos do Rio Preto SP, de janeiro de 1999 a junho de 2004.

Concluso
Uma vez que a grande maioria dos acidentes ocorre na zona rural, em ambientes externos, e atingem principalmente ps e mos, conclui-se que muitos acidentes poderiam ser evitados pelo uso de vestimentas adequadas, como botas e luvas ao se freqentar esses locais de maior risco.

Bibliografia
BARRAVIEIRA, B. Venenos: aspectos clnicos e teraputicos dos acidentes por animais peonhentos. Rio de Janeiro: Epub, 1999. CARDOSO, J. L. C.; SIQUEIRA FRANA, F. O. de; WEN, F. H.; MALQUE, C. M. S.; HADDAD JR., Vida. Animais peonhentos no Brasil: biologia, clnica e teraputica dos acidentes. So Paulo: Sarvier, 2003. POUGH, H. F; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 2. ed. So Paulo: Atheneu, 2003. STIDWORTHY, J. Serpentes. 2. ed. So Paulo: Edusp, 1978. _____. Serpentes. So Paulo SP: Melhoramentos. 1993.

132

SOBRAL, L. Dirio de So Paulo: Butantan desenvolve analgsico a partir de veneno de cascavel. Disponvel em: <http://www.diariosp.com.br/ saopaulo/default.asp? editoria =16&id=311025" >. Acesso em: 23 de outubro 2004 VIZOTTO, L. D. Serpentes: Lendas, Mitos, Supersties e Crendices. So Paulo SP: Pliade. 2003.

133

S-ar putea să vă placă și