Sunteți pe pagina 1din 22

pr o vers

ar n i elim

fsica
para ler, fazer e pensar

leituras de

Fsica Trmica.

GREF

14. Terra: Planeta gua. 15. Os materiais e as tcnicas. 16. Mudanas sob presso. 17. O mais frio dos frios. 18. Transfornaes gasosas.

Leituras de Fsica uma publicao do

GREF - Grupo de Reelaborao do Ensino de Fsica


Instituto de Fsica da USP
EQUIPE DE ELABORAO DAS LEITURAS DE FSICA Anna Ceclia Copelli Carlos Toscano Dorival Rodrigues Teixeira Isilda Sampaio Silva Jairo Alves Pereira Joo Martins Lus Carlos de Menezes (coordenador) Lus Paulo de Carvalho Piassi Suely Baldin Pelaes Wilton da Silva Dias Yassuko Hosoume (coordenadora) ILUSTRAES: Fernando Chu de Menezes Mrio Kano

GREF - Instituto de Fsica da USP rua do Mato, travessa R, 187 Edifcio Principal, Ala 2, sala 305 05508-900 So Paulo - SP fone: (011) 818-7011 fax:(011) 818-7057
financiamento e apoio:

Convnio USP/MEC-FNDE Sub-programa de educao para as Cincias (CAPES-MEC) FAPESP / MEC - Programa Pr-Cincia Secretaria da Educao do Estado de So Paulo - CENP A reproduo deste material permitida, desde que observadas as seguintes condies: 1. Esta pgina deve estar presente em todas as cpias impressas ou eletrnicas. 2. Nenhuma alterao, excluso ou acrscimo de qualquer espcie podem ser efetuados no material. 3. As cpias impressas ou eletrnicas no podem ser utilizadas com fins comerciais de qualquer espcie. junho de 1998

Terra: Planeta gua.


Lagos, rios e mares. Orvalho, neblina e chuvas. Granizos e geleiras. Estamos falando de gua. Habitamos um planeta com 70% de sua superfcie coberta de gua. Aqui, quase toda gua (97,5%) salgada: a gua dos oceanos. Grande parte da gua doce se encontra em regies pouco habitadas, nos Plos, na forma de gelo. O restante da gua doce aflora do subsolo cortando as terras como rios e lagos e se acumulando na atmosfera como vapor. 53

14

14

Terra: Planeta gua.

A vida no nosso planeta teve incio na gua que o elemento que cobre 2/3 da sua superfcie e um dos principais componentes dos organismos vivos, vegetais ou animais. No podemos "imaginar" vida semelhante da Terra em planetas sem gua. A gua a nica substncia que existe em grandes quantidades na natureza, nos estados lquido, slido e gasoso. Est em contnuo movimento constituindo um ciclo.

como quando a nuvem envolta por ar em turbulncia, que faz as gotculas colidirem entre s ou quando a temperatura da parte superior da nuvem atinge cerca de 0oC.

O Ciclo da gua.

Das nascentes dos rios, geralmente localizadas nas regies altas, a gua desce cortando terras, desaguando em outros rios, at alcanar o mar. Grande quantidade de gua dos rios, mares e da transpirao das plantas evaporam, isto , passam para o estado de vapor ao serem aquecidas pelo sol e devido a ao dos ventos. Transformada em vapor, a gua se torna menos densa que o ar e sobe. No percebemos o vapor d'gua na atmosfera e nem as gotculas de gua em que se transformam, quando se resfriam, na medida em que alcanam maiores alturas. Essas gotculas muito pequenas e distantes umas das outras (e que por isso no so visveis) se agrupam e vo constituir as nuvens.

A chuva ao cair traz de volta ao solo a gua que pode passar por rvores, descer cachoeiras, correr rios e retornar para o mar. O ciclo da gua est completo.

54

Uma gota d'gua do mar. Subiu, subiu at encontrar uma nuvem. Caiu como chuva. Molhou plantas e solo. Percorreu rios. E... Voltou para o mar.

Para que uma nuvem formada por bilhes de gotculas se precipite como chuva necessrio que as gotculas se aglutinem em gotas d'gua que se compem de cerca de 1 milho de gotculas. Isto ocorre em situaes especficas

Para que esse ciclo no se interrompa necessrio que se mantenham as condies que propiciam a formao e precipitao das nuvens, Voc pode simular a formao da chuva criando condies para que a gua mude de estado.

Transformaes Trmicas.

As mudanas de estado.

No ciclo da gua ocorrem mudanas de estado. A gua no estado lquido ao sofrer um aquecimento ou devido ao do vento, evapora. A evaporao a passagem lenta de um lquido para vapor, isto , uma vaporizao lenta. Ela ocorre a diversas temperaturas, sempre retirando calor do ambiente.O vapor d'gua que menos denso que o ar sobe, por conveco, ficando sujeito a novas condies de presso e temperatura. A presso atmosfrica, presso da coluna de ar acima do local, diminui na medida em que nos afastamos da superfcie. Isto acontece porque a coluna de ar acima vai diminuindo. Alm disso, o ar se torna mais rarefeito (menos molculas de ar por unidade de volume) na medida em que a altitude aumenta. Este fatores, ar rarefeito e diminuio da presso atmosfrica fazem com que a temperatura caia. Temos ento condies para que o vapor d'gua mude novamente de estado. Ele se resfria e se condensa formando gotculas. A condensao a passagem do estado de vapor para o lquido, que ocorre com perda de calor. O vapor d'gua cede calor para o ambiente. Sempre que uma substncia muda de estado h troca de calor com o ambiente.Esta quantidade de calor necessria para que ocorra uma mudana de estado chamada de calor latente. No caso da evaporao ou condensao o calor recebido ou cedido, respectivamente, para o ambiente o calor latente de vaporizao.

- Coloque um pouco de gua em um recipiente de vidro e amarre um pedao de bexiga no gargalo. Marque o nvel da gua antes de comear o experimento. O que voc observa aps algum tempo? - Coloque o frasco, por aproximadamente 1 minuto, em gua quente e observe. Em seguida em gua fria, com algumas pedras de gelo por algum tempo. Observe o que aconteceu. - Quanto mais vapor houver dentro do frasco, maior ser a umidade relativa do ar. Voc acha que a variao de temperatura influi na umidade relativa do ar? Como? O aquecimento e o resfriamento favorecem os processos de mudana de estado? Como? - Para variar a presso sobre o ar no interior do frasco, coloque gua temperatura ambiente e tampe-o novamente com a bexiga, aguardando cerca de cinco minutos. Como a condensao do vapor d'gua ocorre sobre partculas em suspenso, abra o frasco, coloque fumaa de um fsforo recm apagado no seu interior e feche-o rapidamente. Isso vai facilitar a visualizao das gotculas. - Provoque variaes de presso no frasco puxando e empurrando a tampa elstica. Repita isso vrias vezes e observe. Ocorreu condensao ao puxar ou ao empurrar a tampa elstica? O que aconteceu com a presso nas duas situaes? Em que condies ocorre condensao? Devemos esperar que chova quando ocorre aumento ou diminuio da presso atmosfrica? A diminuio de presso provoca aumento da evaporao da gua. Com a evaporao ocorre diminuio da temperatura do ar e consequentemente condensao do vapor d'gua. A "nuvem" que voc observou resultou de um abaixamento de temperatura provocado pela evaporao da gua.

Fazendo Chuva.

55

Terra: Planeta gua.


Chove muito ou chove pouco?
Nas regies de serra prximas ao mar encontram-se matas fechadas e formaes rochosas que propiciam ambientes midos. Com escarpas de mais de 1000m de altura a Serra do Mar funciona como barreira para os ventos que sopram do oceano fazendo com que as massas de ar mido subam formando nuvens.

Orvalho, Nevoeiro, Neve e Granizo. Ciclo da gua?


O orvalho vem caindo. Vai molhar o meu chapu.

Nevoeiro e Neve.

Essas nuvens se precipitam como chuvas orogrficas (provocadas pelo relevo). Parte da gua da chuva fica retida nas plantas e no solo sendo evaporada em grandes quantidades caracterizando estas regies como chuvosas. Na Serra do Mar, geralmente, chove a cada dois ou trs dias, o que fornece um ndice pluviomtrico (medida de quantidade de chuva) de 4000 milmentros de gua por ano, enquanto na cidade de So Paulo esse ndice de cerca de 1400 milmetros. Nestas condies comum a presena de serrao, pois devido a umidade da regio a quantidade de vapor na atmosfera muito grande e na presena de ar mais frio se condensa em gotculas que constituem a neblina.

Ser que Noel Rosa e Kid Pepe viram o orvalho O nevoeiro consiste na presena de gotculas cair? Ser que o orvalho cai? Como e quando ele de gua na atmosfera prxima a superfcie aparece? terrestre. Quando a atmosfera resfriada, por contato com o ar mais frio, por exemplo, o vapor O orvalho, parte do ciclo da gua, s ocorre em d'gua se condensa formando gotculas. Se as condies especiais. O ar, o solo e as plantas gotculas aumentam de tamanho o nevoeiro se aquecidos durante o dia pela radiao solar se transforma em garoa ou chuvisco. resfriam noite diferentemente, pois seus calores especficos so diferentes. Em regies onde a temperatura do ar frio Durante o dia, o solo e as plantas se aquecem muito baixa, o vapor d'gua pode se transformar mais que o ar e tambm se resfriam mais, durante em cristais de gelo, caindo em flocos, a noite. Quando a temperatura das folhas das constituindo a neve. plantas, superfcie de objetos, est mais baixa que a do ar, pode haver formao de orvalho. O vapor A passagem do estado de vapor para slido d'gua contido na atmosfera se condensa ao entrar chamada de sublimao. em contato com essas superfcies mais frias. Portanto, o orvalho no cai, ele se forma nas folhas, solo e objetos, quando sua temperatura atinge o O granizo se forma em nuvens a grandes ponto de orvalho. altitudes. As gotas d'gua se tornam to frias Ponto de orvalho a temperatura em que o vapor que sua temperatura fica mais baixa que o ponto d'gua est saturado e comea a se condensar. de congelamento (00C). Quando essas gotas Em noites de vento, o orvalho no se forma d'gua interagem com partculas de poeira ou porque a troca de calor com o meio acentuada fumaa, congelam e se precipitam como pedras de gelo. impedindo o ponto de orvalho no solo.

Chuva de Granizo

56

Utilize trs recipientes, um contendo gua, outro com acetona e outro com lcool, todos com termmetros. O que ocorre com as temperaturas dos termmetros quando eles so retirados dos lquidos? Como voc explica isso?

Por que esfria?


Coloque um pouco de gua em trs tubos de ensaio com termmetros e anote a temperatura. Envolva-os com papel absorvente molhados com gua, com lcool e outro seco. O que ocorre com as temperaturas marcadas nos termmetros?

Os Materiais e as Tcnicas.
"Fundiu" o motor? "Queimou" a lmpada? "Derreteu" o gelo? de ferro fundido? Mudou de Estado?

15

So necessrios cuidados de manuteno na refrigerao e lubrificao para evitar que o carro "ferva" e que o motor funda.

Na fabricao de blocos de motores, de carrocerias de caminhes e de panelas, necessrio que o ferro, o ao e o alumnio estejam derretidos para serem moldados.

Estamos falando de Mudana de Estado.

57

15

Os Materiais e as Tcnicas.
No nosso dia a dia transformamos gua em vapor ao cozinharmos e gua em gelo em nossas geladeiras. A gua uma das raras substncias que encontrada na natureza nos trs estados fsicos: como vapor na atmosfera, lquido nos rios e mares e slido nas geleiras. Embora qualquer substncia possa ser slida, lquida ou gasosa, produzir uma mudana de estado em algumas delas no uma tarefa simples como acontece com a gua. Sendo assim, temos que empregar tcnicas especficas como o que ocorre com o gs hlio que s se condensa a baixas temperaturas (-269oC) e mesmo a baixssimas temperaturas s se solidifica com alteraes de presso. Algumas tcnicas como a fundio que consiste no derretimento dos metais para serem moldados, so empregadas com sucesso h bastante tempo e vm sofrendo atualizaes. O ferro e o cobre deixam de ser slidos, isto se fundem, a temperaturas de cerca de 1500oC, que so conseguidas em fornos metalrgicos. Da mesma maneira que a fuso dos metais essencial na fabricao de peas de automveis, carrocerias de caminhes, ferrovias, eletrodomsticos, etc., a vaporizao da gua o processo fsico que garante o funcionamento de uma usina termoeltrica. A gua aquecida na caldeira vaporiza e o vapor a alta temperatura e presso move as ps de uma turbina que gera energia eltrica. Numa ao corriqueira como a de acender uma vela produzimos duas mudanas de estado: a fuso e a vaporizao da parafina. No entanto, nem sempre a mudana de estado desejvel. No queremos, por exemplo, que as lmpadas de nossas casas se "queimem". O filamento das lmpadas incandescentes so de tungstnio, que funde temperatura de 3380oC. Se essa temperatura for atingida pelo filamento ele se rompe, ao fundir, interrompendo o circuito. Tambm tomamos cuidado com a lubrificao e refrigerao dos motores de nossos carros, evitando assim que o motor funda.

Na fuso (passagem de slido para lquido) e na vaporizao (passagem de lquido para vapor) sempre fornecemos calor s substncias. Na solidificao (passagem de lquido para slido) e na condensao (passagem de gs para lquido) sempre retiramos calor das substncias.

A temperatura em que cada substncia muda de estado uma propriedade caracterstica da substncia. A quantidade de calor necessria para que um grama de substncia mude de estado o seu calor latente que tambm uma propriedade caracterstica. Os valores da temperatura de mudana de estado e do calor latente respectivo definem o seu uso na indstria. A tabela 15.1 fornece os pontos de fuso e de ebulio e tambm o calor latente de fuso e de vaporizao de algumas substncias presso atmosfrica.

O que a chama? Quando se acende o pavio de uma vela a parafina (mistura de hidrocabonetos) prxima a ele se liquefaz e depois se vaporiza. O gs sobe por conveco e reage com o oxignio do ar, produzindo gua e gs carbnico com liberao de energia trmica e luminosa. isso que constitui a chama.

58

Nas mudanas de estado sempre ocorrem trocas de calor.

Transformaes Trmicas.
Voc pode identificar a temperatura de fuso e de ebulio de uma substncia e interpretar o significado do calor latente, medindo sua temperatura enquanto lhe fornece calor, at que ela mude de estado. Voc pode ter encontrado um valor diferente de 100oC durante a ebulio da gua, pois essa a temperatura de ebulio quando a presso de uma atmosfera, isto , ao nvel do mar. Explicar porque a temperatura se mantm constante durante a mudana de estado, entretanto, mais complexo. Temos que recorrer novamente ao modelo cintico de matria. Aquecendo-se uma substncia no estado slido, a rede cristalina se mantm com as molculas vibrando mais, ou seja, com maior energia cintica. Se o aquecimento continua, a velocidade das molculas faz com que elas se afastem a ponto de romper a rede cristalina, o que acontece quando este aquecimento atinge a temperatura de fuso. Todo o calor recebido pela substncia utilizado para romper a rede cristalina e por isso ela no tem sua temperatura aumentada. Esse o calor latente de fuso. Para fundir um objeto de massa m que est a temperatura de fuso temos que fornecer a ele uma quantidade de calor Q = mLf onde Lf o calor latente de fuso. Na ebulio as molculas do lquido ao receberem calor, adquirem maior energia cintica e se separam quando atingem a temperatura de ebulio, transformando-se em gs. O calor latente de vaporizao (Lv) o calor utilizado para separar as molculas. Para vaporizar uma substncia de massa m que se encontra na temperatura de vaporizao necessrio fornecer-lhe uma quantidade de calor Q= m Lv . Na mudana de estado em sentido contrrio, o lquido cede calor ao ambiente ( resfriado) para reorganizar suas molculas numa rede, tornando-se slido. Este processo chamado de solidificao. O gs cede calor ao ambiente ( resfriado) para aproximar suas molculas se liquefazendo. Neste caso, o processo chamado condensao.

Derretendo o gelo at ferver!


- Coloque alguns cubos de gelo em uma vasilha que possa depois ser levada chama de um fogo e deixe-os derreter medindo a temperatura antes e enquanto os cubos derretem. No se esquea de mexer, de vez em quando, para manter o equilbrio trmico.

possvel representar graficamente o aquecimento do gelo at sua vaporizao.

- Voc vai observar que desde o momento em que o gelo comea a derreter at que ele se transforme totalmente no estado lquido, o termmetro marca a mesma temperatura. Anote esse valor. Mas, se o sistema gua e gelo continua trocando calor com o ambiente, por qu a temperatura no variou?

CALCULE A QUANTIDADE DE
CALOR NECESSRIA PARA VAPORIZAR 200G DE GELO QUE EST -200C. UTILIZE OS DADOS DAS TABELAS 12-1 E 15-1.
Durante qualquer mudana de estado a temperatura da substncia se mantm constante.

- Depois da fuso de todo o gelo voc vai perceber que o termmetro indica temperaturas mais elevadas. A gua est esquentando. - Coloque a gua para aquecer sobre a chama de um fogo. A partir do momento em que a gua entra em ebulio, o termmetro se mantm no mesmo nvel enquanto houver gua na vasilha. Anote essa temperatura. Por qu enquanto a gua se transforma em vapor a temperatura no muda embora ela receba calor?

59

Os Materiais e as Tcnicas.

Nos pases de inverno rigoroso a superfcie de rios e lagos se congelam.

Um lago gelado.

Os icebergs flutuam no mar de gua salgada (mais densa que a gua doce) com 90% do seu volume submerso.

Vidro: Lquido ou Slido?


O vidro fabricado a partir de materiais fundidos de tal modo que no se cristalizam, permanecendo num estado amorfo. um lquido de viscosidade to grande que na prtica se comporta como um slido.

Abaixo do gelo, entretanto, a gua permanece no estado lquido, o que garante a sobrevivncia dos peixes. Este fenmeno est relacionado com um comportamento anmalo da gua entre 4oC e o seu ponto de fuso (0oC). Normalmente as substncias se dilatam na medida em que recebem calor. A gua entretanto se dilata quando perde calor entre 4oC e 0oC, isto , ela se torna menos densa. por isso que o gelo flutua na gua. As guas das superfcie de rios e lagos em contato com o ar frio, nos pases de inverno rigoroso, se congelam. As molculas de gua ao formarem a rede cristalina na solidificao (0oC), ficam distantes uma das outras ocupando um volume maior.

A slica ou quartzo (SiO2) uma das raras substncias que se esfriam depois de fundidas sem formar a rede cristalina. A slica pura, que se obtm da areia, entretanto difcil de ser manipulada porque sua viscosidade muito elevada e tambm o seu ponto de fuso bastante alto (1.723oC). Para baratear o vidro junta-se soda slica, o que diminui o ponto de fuso, e cal (carbonato de clcio) para tornar o produto insolvel. Outras substncias como xidos de magnsio so misturadas para dar ao produto a cor branca. Vidros especiais como o Pyrex que suportam mudanas bruscas de temperatura tm como ingrediente o cido brico, que d ao produto uma baixa dilatao trmica. Quanto tcnica de fabricao, o vidro pode ser moldado, laminado e soprado. Na tcnica de modelagem a matria prima fundida, colocada em moldes e sofrem a injeo de ar comprimido que depois extrado e as peas moldadas so recozidas, isto , esquentadas novamente em fornos especiais para serem esfriadas lentamente evitando que se quebrem facilmente. As garrafas e vidros so fabricados por esse processo. No vidro laminado, a mistura fundida passa entre grandes rolos e deixada para esfriar, podendo depois ser polida. So os vidros de janelas ou espelhos. J a tcnica de soprar, se constitui numa arte. O arteso sopra uma quantidade de vidro em fuso por um tubo. Forma-se uma bolha qual ele vai dando forma usando ferramentas especiais. So objetos artsticos como licoreiras, clices, bibels.

Como as camadas inferiores de gua no entraram em contato com o ar frio elas se mantm temperatura de 4oC, e por isso so mais densas que o gelo; suas molculas no sobem ficando isoladas abaixo do gelo superficial, permanecendo no estado lquido. tambm devido ao fato do gelo ser menos denso que a gua que os icebergs flutuam. Alm disso, temos que lembrar que essas enormes montanhas de gelo so provenientes dos continentes, arrastadas para o mar no vero (poca do deglo) e so constitudas de gua doce.

60

Mudanas sob presso.


Aumentou a presso? O vapor est saturado? A gua s ferve 100oC? Vai mudar de estado?

16

Em que condio o feijo cozinha em menos tempo?

61

16

Mudanas sob presso.


Quando apresentamos a escala Celsius atribuimos o valor 1000C temperatura da gua em ebulio.

PORM , SER QUE A GUA SEMPRE FERVE MESMA TEMPERATURA? H ALGUM FATOR QUE ALTERE ISSO?
A gua s ferve a 1000C ao nvel do mar devido presso atmosfrica que varia conforme a altitude. A presso atmosfrica devida ao ar que exerce seu peso em toda a superfcie da Terra. A presso resultante de uma fora exercida por unidade de rea, .

Se alterarmos a presso, a ebulio da gua no ocorrer temperatura de 1000C. o que acontece numa panela de presso que cozinha os alimentos a presses mais altas que 1 atmosfera; isto faz com que a gua s entre em ebulio a temperaturas de cerca de 1200C. Numa panela comum os alimentos cozidos em gua atingem no mximo a temperatura de 1000C. Quando queremos preparar um doce ou aquecer uma comida que no deve atingir altas temperaturas, o fazemos em banhomaria. Sendo cozido a temperaturas mais altas, numa panela de presso por exemplo, o alimento fica pronto em menos tempo.

Tabela 16.1
Altitude (m) Presso (cmHg) 0 5 0 0 1 0 0 0 2 0 0 0 3 0 0 0 4 0 0 0 5 0 0 0 6 0 0 0 7 0 0 0 8 0 0 0 7 6 7 2 6 7 6 0 5 3 4 7 4 1 3 6 3 1 2 7 2 4 2 1

P=

F A

No Sistema Internacional (SI) a presso expressa em N/m2.

Ao nvel do mar a presso atmosfrica assume seu valor mximo pois a espessura da camada de ar a maior possvel (a presso atmosfrica de 1 atmosfera). Nesse nvel, a presso do ar equilibra uma coluna de mercrio de 76 cm contido num tubo de 1 cm2 de rea de seco; isto foi concludo pelo fsico Torricelli. 76 cm de mercrio equivalem presso de uma atmosfera. Quanto maior for a altitude menor ser a presso.

E SE DIMINUIRMOS A PRESSO, A GUA VAI ENTRAR EM EBULIO A TEMPERATURAS MENORES DO QUE 1000C?
Para conseguirmos presses menores do que 1 atmosfera basta estarmos em regies de grandes altitudes. Numa montanha de 6 000 metros de altura, por exemplo, a presso atmosfrica de 1/2 atmosfera e a gua entraria em ebulio a 800C. A tabela 16.2 nos d alguns valores da temperatura de ebulio da gua a diferentes presses.

1atmosfera= 105 N/m2

62

9 0 0 0 1 0 0 0 0

MAS, SER QUE A ALTERAO DE PRESSO INTERFERE NA EBULIO OU CONDENSAO DE UMA SUBSTNCIA?

Transformaes Trmicas.
Tabela 16.2
Temperatura de ebulio da gua a diferentes presses.
P (atm) 6,05x10-3 22,37x10-3 72,37x10-3 197,37x10 0,474 1 2 5 10 20 40 60
-3

P (mmHg) 4,6 1,7x101 5,5x101 1,5x102 3,6x102 7,6x102 15,2x102 38,0x10 76x102 15,2x103 30,4x103 45,6x103
2

T (oC) 0 20 40 60 80 100 120 152 180 213 251 276

O que acontece com a temperatura de ebulio da gua se a presso exercida for diferente da presso atmosfrica normal?
Para examinar os efeitos da presso sobre a ebulio da gua, utilize uma fonte de calor, um balo de vidro pyrex contendo 1/4 de seu volume de gua e uma rolha com termmetro (at 1100C).Para comear, voc pode conhecer a temperatura de ebulio da gua sob presso normal. Para isso, aquea o sistema que deve estar aberto e com o termmetro. Qual a temperatura? Com certeza, a presso sobre a gua teria aumentado muito impedindo a ebulio. Seria necessrio aquecer mais para provocar nova ebulio nessas condies, o que ocorreria em temperaturas maiores que a encontrada anteriormente. Se voc deixasse sair o vapor e fechasse novamente o balo, podeira provocar agora um efeito contrrio. Mantendo o balo suspenso, esfregue pedras de gelo na sua parte superior, diminuindo a temperatura e portanto a presso do gs sobre o lquido. Isso voc pode fazer, no h perigo. Agora, o que voc acha que aconteceria com a gua se voc fechasse a tampa do balo e mantivesse o aquecimento? Cuidado, isso muito perigoso, portanto NO FAA. Voc acha que a ebulio continuaria? O que aconteceria com a temperatura? Ela volta a ferver? A que temperatura? Repetindo outras vezes esse resfriamento, qual a menor temperatura de ebulio obtida?

Fervendo sob presso.

O MONTE ACONCGUA NOS ANDES EST A 7000M DE ALTITUDE E O EVEREST, NO HIMALAIA, A 8000M. CONSULTE A TABELA E
DESCUBRA O VALOR DA PRESSO ATMOSFRICA NO TOPO DE CADA PICO. QUAL A TEMPERATURA DE EBULIO DA GUA NESSES LUGARES?

63

Nesse experimento, qual situao semelhante ao que ocorre numa panela de presso? E a que ocorre em grandes altitudes?

Para respondermos a essa pergunta devemos levar em conta o que ocorre com as molculas de gua e com as de ar. Na ebulio, as molculas de gua possuem energia cintica suficiente para escapar pela superfcie do lquido indo para o estado gasoso, na forma de vapor d'gua. Por outro lado, a presso atmosfrica exercida na superfcie do lquido devida ao grande nmero de molculas do ar que se chocam com ela. A temperatura de ebulio de 1000C corresponde a uma energia cintica das molcula de gua suficiente para elas escaparem pela superfcie apesar da presso de 1atmosfera exercida pelo ar.

Mudanas sob presso. Por qu sob presses diferentes a gua ferve a temperaturas diferentes?

Exerccios.
01) Determine as presses no interior de uma panela comum e de uma panela de presso com gua fervente. A massa da tampa da panela comum e da vlvula da panela de presso de 100g. O dimetro interno do pino da panela de presso de 0,2cm e o da panela comum de 20cm. Resoluo: Como

Pint = Pat + Pv
F mtampa g 1 10 10 = = A r 2 tampa (1 10 -1 ) 2
-1

panela.

Pint = presso no interior da


Pat = presso atmosfrica.

Na panela comum:

Pv =

Pv = presso
d'gua.

do

vapor

R = 10 10 -2 = 10 -1 m

Pv =

1 N = 33 3,1 1 10 2 m2
N m2

Pint = (1 10 5 + 33) 1 10 5
Na panela de presso:

Pv =
Quando se aumenta a presso do ar sobre a gua, as molculas de gua necessitam de maior energia cintica para vencer a presso externa. Nesse caso, a temperatura de ebulio ser maior que 1000C. Quando se diminui a presso sobre o lquido fica facilitado o escape das molculas de gua do estado lquido para o gasoso; mesmo molculas dotadas de menor energia cintica conseguem escapar da superfcie, o que caracteriza uma temperatura de ebulio menor que 1000C.

F mvlvula g 1 10 -1 10 = = A 3,1 (1 10 -3 ) 2 r 2 pino

64

Assim:

R = 0,1cm = 10 -3 m 1 N 5 = , 3 3 10 Pv = 3 10 6 m2
N m2

Pint = 1 105 + 3,3 105 = 4,3 105

Note que na panela de presso a presso interna em torno de quatro vezes maior do que a de uma panela comum.

O mais frio dos frios.


Pode-se aquecer ou resfriar uma substncia indefinidamente? Como se medem temperaturas muito baixas?

17

Experincias sofisticadas de laboratrio em que se resfriam gases como o hidrognio, nitrognio ou hlio, apontam para o menor valor de temperatura possvel e que no pode ser atingido na prtica. Essa temperatura chamada de zero absoluto e define uma nova escala de temperatura. Para estudar os gases precisamos utilizar essa nova escala de temperatura, a Escala Kelvin.

65

17

O mais frio dos frios.


Para medir e controlar temperaturas utilizamos em nossos estudos as propriedades das substncias de emitirem luz e se dilatarem quando aquecidas, "construindo" pirmetros pticos, termostatos e termmetros de mercrio ou de lcool. Esses termmetros entretanto no so capazes de avaliar temperaturas muito baixas pois essas substncias termomtricas tambm congelam a uma certa temperatura. Medidas de temperatura muito baixas podem ser realizadas com algumas substncias no estado gasoso.Nesse estado, para que o gs fique bem caracterizado preciso conhecer a que presso ele est submetido, o seu volume e sua temperatura. Na escala Celsius as medidas de temperatura so relativas pois tm os pontos de fuso do gelo e de ebulio da gua como referncias. O zero grau Celsius, por exemplo, no significa um valor zero absoluto e sim que a substncia se encontra temperatura de fuso do glo.Tanto a escala Celsius como a Fahrenheit s so teis quando queremos trabalhar com variaes de temperatura. No caso dos gases, os manmetros medem presses com uma escala que se inicia no ponto zero, com um significado fsico de presso zero, e o volume (m3) tambm tomado a partir de um volume zero. Assim, como no tem significado fsico uma presso ou volume negativos, a temperatura absoluta de um gs tambm no pode ser menor do que zero. Foi preciso, ento, encontrar uma escala qual se atribusse a temperatura mais baixa possvel, o ponto zero. Os gases, por se dilatarem mais do que os lquidos e slidos, se mostraram uma boa substncia termomtrica para ser usada num "medidor" de temperatura absoluta. Alm disso, a uma alta temperatura e baixa presso todos os gases se comportam da mesma maneira, e o seu coeficiente de dilatao nestas condies sempre o mesmo. Chamamos este tipo de substncia de gs ideal. Voc pode verificar a expanso e contrao do ar com a prxima atividade, buscando entender, a construo de um termmetro a gs.

Enchendo o balo
Um recipiente de vidro com uma rolha furada e uma bexiga de borracha presa a ela podem servir para voc observar o comportamento do ar quando aquecido ou resfriado.

ENQUANTO AS PESQUISAS
APONTAM PARA UM LIMITE INFERIOR DE TEMPERATURA, O "FRIO ABSOLUTO", NADA LEVA A CRER QUE HAJA UM LIMITE PARA ALTAS TEMPERATURAS. EM PRINCPIO PODE-SE

Coloque esse conjunto dentro de uma vasilha de gua quente e observe o que ocorre com o volume da bexiga. Ela mostra o que acontece com o ar do recipiente de vidro. Coloque em seguida o conjunto dentro de uma vazilha de gua gelada. O que ocorre agora com o volume da bexiga? O que voc pode dizer sobre o nmero de molculas de ar dentro do conjunto durante o aquecimento e o resfriamento? E quanto ao comportamento da presso? Experincias simples como esta, feitas com ar, mostram que os gases dilatam bastante quando aquecidos e contraem quando resfriados.

66

MAS, DE QUANTO DILATA UM GS? COMO ESSA PROPRIEDADE


PODE SER USADA PARA SE CONSTRUIR UM MEDIDOR DE TEMPERATURA ABSOLUTA?

AQUECER UMA SUBSTNCIA INDEFINIDAMENTE.

Transformaes trmicas

Se colocssemos gs num tubo longo de vidro de 1mm2 de seco (rea) confinado por uma gota de mercrio perceberamos a gota de mercrio subir ou descer, quando o tubo fosse aquecido ou resfriado. A variao do volume do gs em funo da temperatura obedece uma regra muito simples. Mergulhando o tubo numa vasilha de gua em ebulio, ou seja, a temperatura de 1000C o comprimento da coluna de gs seria de 373 mm. Se a gua fosse resfriada a 500C a altura de coluna passaria a 323 mm.Veja que houve uma diminuio no comprimento da coluna de 50 mm. Colocando o tubo em gua com gelo a 00C o comprimento da coluna de gs seria de 273 mm. Neste caso, o comprimento da coluna teria diminuido mais 50 mm.

Um termmetro a gs a presso constante.

O diagrama ao lado mostra que o volume do gs ser zero quando a temperatura for -2730C. Um volume reduzido a zero significa que as molculas se movimentariam o mnimo possvel, nestas condies a energia das molculas seria mnima, praticamente s a energia de configurao dos tomos e molculas do gs. Da mesma maneira no h colises das molculas com as paredes do recipiente, o que interpretado como uma presso mnima possvel.

O FATO DA ENERGIA CINTICA TOTAL DAS MOLCULAS SER


PRATICAMENTE ZERO INTERPRETADO COMO UMA TEMPERATURA ABSOLUTA ZERO.
Essa temperatura -2730C foi chamada de zero absoluto por Wilian Tompson, que recebeu o ttulo de Lord Kelvin em 1848. Na prtica, o ponto zero absoluto no pode ser atingido. A menor temperatura medida em laboratrio foi de frao de grau acima do zero absoluto. Foi chamada de escala Kelvin ou escala absoluta a escala termmtrica que atribuiu ao zero absoluto o ponto zero; a temperatura de fuso da gua o ponto 273K e a temperatura de ebulio da gua o ponto de 373K. Assim, tal como na escala Celsius, entre o ponto de fuso e o de ebulio da gua temos uma diferena de 1000C, na escala Kelvin tambm temos uma diferena de 100K.

Nestas situaes, a presso do gs seria constante (presso atmosfrica) e o volume do gs seria proporcional variao de sua temperatura. Com esse termmetro, poderamos descobrir a temperatura do gs, medindo-se o seu volume. O volume a pr opriedade ter momtrica desse termmetro. Reduzindo mais a temperatura, sem que o gs se condensasse, o que se conseguiria em laboratrios especializados, o seu volume seria de 73 mm3 -2000C. Um gs considerado perfeito ou ideal tem sempre seu volume diminudo de 1/273 para cada reduo de temperatura de 1 grau centgrado. Esse comportamento caracteriza os gases perfeitos.

ESSA ESCALA DE
TEMPERATURA ABSOLUTA QUE USAREMOS PARA

67

ESTUDAR OS GASES.

O mais frio dos frios.


Criogenia o estudo da produo de baixas temperaturas, inferiores a 273,15 K (00C). Em 1911 foi observado pela primeira vez que alguns metais como o mercrio tornavam-se supercondutores, isto , conduziam eletricidade sem oferecer resistncia quando congelados perto do zero absoluto. Como essas baixas temperaturas s podem ser obtidas com generosa aplicao do hlio lquido, muito caro, as pesquisas continuaram buscando a supercondutividade a temperaturas mais elevadas. A partir de 1985 foram descobertos novos materiais: o xido de cobre a 35 K, xidos cermicos baseados em terras raras como o trio, por exemplo, a 98K, tornavamse supercondutores a temperaturas em que o nitrognio, bem mais barato, j podia substituir o hlio. Cermicas supercondutoras de cobre, trio e brio que funcionam bem a -1480C, com estrncio e clcio chegam a funcionar a temperaturas de -1030 C. Pesquisadores de todo o mundo se empenham na busca de materiais supercondutores de alta temperatura para fabricao de chips de computadores, fibras pticas, etc..,

Kryosgenno

Criogenia: A indstria do "muito frio".


Tecnologia: Nitrognio lquido.
O nitrognio lquido fabricado a partir da liquefao do ar o que se consegue atingindo a temperatura de 77K. empregado na medicina, veterinria e na tecnologia.

Ambiental: Simulao de ambientes espaciais.

Retirando as molculas do ar pelo processo de absoro a baixas temperaturas, conseguem-se presses muito baixas que simulam ambientes extra terrenos.

Medicina: Bisturi criognico.

Nesse bisturi utiliza-se a circulao de nitrognio lquido e controla-se a temperatura desejada a partir de um aquecedor. O uso desse instrumento permite que s a parte a ser removida do tecido seja submetida a baixas temperaturas preservando-se os tecidos sadios. As cicatrizaes das incises feitas com esse bisturi so mais rpidas e com menores riscos de infeco.

Tecnologia: Tratamento de metais.

Com o tratamento do ao atravs do nitrognio lquido num processo elaborado sem choques trmicos obtmse um ao mais duro e resistente ao desgate.

Tecnologia: Aproveitamento de pneus descartados.

O trem bala
Eletroms supercondutores feitos com fios de liga de nibio, a temperaturas de aproximadamente 20K, so colocados logitudinalmente na parte inferior do trem, enquanto os trilhos so dotados de chapas de alumnio na mesma direo dos eletroms. Quando o trem se move a direo das linhas do campo magntico dos eletroms perpendicular as superfcies das chapas, induz correntes eltricas que, por sua vez, interagem com as dos eletromas. Isto provoca uma repulso que ergue o trem a uns 10 cm do cho fazendoo deslizar sobre um colcho magntico, o que permite velocidades da ordem 500 Km/h. O trem s se apoia sobre rodas quando est em baixas velocidades ou parado.

Veterinria: Banco de Semen.

Os bancos de Semen conservam temperatura de 77K o semen de animais reprodutores utilizados em inseminaes artificiais e enviados para locais distantes, congelados atravs de embalagens onde circula o nitrognio lquido.

Pneus velhos e plsticos, aps o congelamento com nitrognio lquido, so pulverizados e misturados com asfalto para pavimentao. Essa mistura nas propores adequadas torna a superfcie mais aderente do que o asfalto comum. Alm disso utiliza material que por no ser biodegradvel se constitui num problema para a reciclagem do lixo.

Ambiental: Controle de poluio do ar.

Tecnologia: Quebra de castanhas do Par.

68

Controle de filtros que, dependendo do material e da temperatura em que se encontram (baixas temperaturas), absorvem gases poluentes.

As cascas das castanhas quando submetidas a baixas temperaturas so quebradas facilmente sem que o fruto sofra alteraes.

Transformaes Gasosas.
Em termmetros a gs, bombas de encher pneus, bales, aparelhos respiratrios para submerso, etc. ocorrem transformaes gasosas. Sempre que um gs resfriado ou aquecido os valores de sua presso e volume se alteram. H uma regra para essas alteraes? A compresso ou a descompresso de um gs tambm provocam variaes no seu volume e na sua temperatura absoluta? Experincias realizadas com gases, mantm constante uma das grandezas: temperatura, presso ou volume , avaliando como variam as outras duas e estabelecendo leis para as transformaes gasosas.

18

69

18

Transformaes Gasosas

Como vimos na leitura anterior possvel descobrir a temperatura absoluta de um gs medindo-se o seu volume. Neste tipo de transformao gasosa que ocorre a presso constante (isobrica) o volume do gs diretamente proporcional sua temperatura absoluta, o que pode ser representado atravs da relao:

Transformao isobrica.

V1 V2 = = constante T1 T2
Lei de Charles-Gay Lussac onde os ndices 1 e 2 caracterizam a primeira e a segunda condio do gs. No entanto, podemos aquecer ou resfriar um gs mantendo constante o seu volume e observando como sua presso varia.(Veja no quadro ao lado o funcionamento de um termmetro a gs a volume constante) A presso indicada no manmetro aumenta proporcionalmente com a temperatura absoluta do gs, o que pode ser representado pela equao:

Para estudar a variao da presso de um gs mantido a volume constante utiliza-se um dispositivo contendo uma certa quantidade de gs, isolado do ambiente por um tubo flexvel em forma de U contendo mercrio, um termmetro a gs a volume constante. Um manmetro indica valores da presso.

Termmetro a gs a volume constante.

Quando o gs aquecido o seu volume pode ser mantido constante elevando a extremidade do tubo de modo que o ponto N permanea fixo. A altura h do tubo que contm mercrio equilibra a presso do gs contido no reservatrio. Quando o gs resfriado, ao contrrio, a extremidade do outro tubo deve ser abaixada. A temperatura do gs calculada atravs da presso indicada no manmetro.

Transformao isovolumtrica.

Lei de Charles-Gay Lussac

P1 P2 = = constante T1 T2

Um gs pode ter sua temperatura mantida constante e sofrer uma transformao onde a presso e o volume variam. Esse estudo foi realizado por Boyle (Veja no quadro ao lado a sua experincia.) Se a presso do gs aumentar o seu volume diminui de tal modo que vale a relao: Lei de Boyle Transformao isotrmica.

A experincia de Boyle.
No estudo dos gases realizado por Boyle foi utilizado um tubo em U fechado em uma extremidade e aberto na outra contendo gs e mercrio. Mantendo a temperatura constante Boyle provocou alteraes na presso observando como o volume do gs variava. A presso pode ser variada alterando a altura de mercrio do ramo direito, mantendo constante a temperatura.

P1V1 = P2 V2 = constante

70

ESSA CURVA CHAMADA ISOTERMA.

Um gs tambm pode passar de uma condio (estado) para outra variando ao mesmo tempo a presso, o volume e a temperatura. Essa transformao obedece ao mesmo tempo as trs equaes apresentadas, isto : Equao Geral dos Gases

P1V1 P2 V2 = = cte T1 T2

Uma importante propriedade dos gases foi apresentada por Avogrado: "um mol de qualquer gs nas condies normais de temperatura e presso, ocupa sempre o mesmo volume de 22,415 litros e possui 6,02.10-23 molculas (No)." O mol de uma substncia sua massa molecular expressa em gramas. Por exemplo: um mol de gs de oxignio (O2) = 32g um mol de gs hidrognio (H2) = 2g um mol de gua (H2O) = 18g Se aplicarmos a equao geral dos gases a um mol de gs, o resultado ser sempre o mesmo para qualquer gs:
PV 1atm 22,4l (1,013 10 5 )N/m 2 0,0224m 3 = = T 273K 273K

Transformaes trmicas

Teoria cintica dos gases.


A presso de um gs sobre as paredes do recipiente est relacionada com a energia cintica mdia das molculas e a temperatura absoluta atravs das seguintes relaes:

1 N.m.v m 2 N P = E cm = 3 V 3V
2

E cm

3 kT 2

, onde:

N = nN0

k =

R N0

n = nmero de moles N = nmero de molculas V = volume m = massa de cada molcula v = velocidade das molculas N0= 6,02x1023 molculas por mol

k = 1,38 10-23

J Constante de molecula.K Boltzman

Exemplo:
01) Qual a energia cintica mdia por molcula temperatura ambiente? Resoluo: Se: t=220C=273+22=295K
E cm 3 kT 2

O resultado a constante universal dos gases:


R = 8,31 (N/m ) .m cal = 1,986 mol .K mol .K
2 3

Com essas equaes relacionamos presso e temperatura que so grandezas macroscpicas com a energia cintica, que uma grandeza microscpica. Portanto, possvel estabelecer uma equivalncia entre uma grandeza macroscpica e uma grandeza microscpica.

R = 0,082

atm.l mol.K

MACROSCPICA massa

MICROSCPICA

Ecm
nmero de molculas energia cintica choque das molculas com as paredes distncia mdia entre as molculas

3 295 1,38 1023 2

P.V Para um mol de um gs: =R T


Para n moles de um gs:

Ecm =

3 4 ,07 1021 J 2

temperatura
, ou

P.V = nR T

E c m = 6,105 10-21 J

presso

71

P.V = nRT

Equao dos gases perfeitos ou equao de Clapeyron.

volume

Transformaes Gasosas
Exerccios.
01) Um qumico recolhe um gs a 18 C, cujo volume de 500cm3. Para dimensionar a capacidade do recipiente ele precisa conhecer qual ser o volume do gs a 00C se a presso for mantida constante. Determine o volume do gs.
0

Como a temperatura se mantm constante: P1V1 = P2V2


10 5 75000 = 1500000 P2 P2 = 75000 10 5 N = 5 10 3 2 1500000 m

Resoluo: Como a presso constante, a transfor mao isobrica.Assim, para a temperatura de 180C podemos escrever: T1= 180C = 18 + 273 = 291K V1 = 500cm3 Para a temperatura 00C, temos: T2 = 00C = 0 + 273 = 273K V2 = ? Se: V1 = V2 T1 T2

20 vezes menor que a pressp inicial.

03) Um freezer, regulado para manter a temperatura em seu interior a -190C, foi fechado e ligado quando a temperatura ambiente estava a 270C. a) Determine a presso em seu interior aps um certo tempo de funcionamento. b) Compare esse valor com o da presso interna do freezer num ambiente cuja temperatura seja 400C. OBS: - Voc pode considerar que o ar no interior do freezer se comporta como um gs ideal. - Como o volume do ar no se altera, V1=V2 . - P1 a presso do local , uma atmosfera. - Voc deve usar a temperatura absoluta. 04) Considerando que um motor a diesel esteja funcionando a uma taxa de compresso de 14:1 e que a temperatura do ar em seu interior atinja o valor de aproximadamente 7000C, calcule o mximo valor da presso do cilindro antes da injeo do diesel, sabendo que a temperatura ambiente de 270C e a presso de 1 atmosfera. OBS:

V 500 = 2 291 273 291

Portanto: V2 = 500 273 = 469cm 3 02) Um balo metereolgico contm 75000m3 de gs hlio quando est na superfcie da Terra presso de uma atmosfera. Ao alcanar uma altitude de 20Km o seu volume atinge 1500000m3. Admitindo que a temperatura do gs se mantm constante, qual a presso do gs hlio nessa altura? Resoluo: V1 = 75000m3

Consideraes sobre o exerccio 04.


Nos motores a diesel, o combustvel injetado no interior de uma cmara de combusto que contm ar comprimido a alta temperatura e sofre combusto espontnea, dispensando, assim, a vela de ignio. O ar contido na cmara retirado do ambiente e altamente comprimido at que seu volume fique reduzido cerca de 14 a 25 vezes em relao ao volume inicial.

72

P1 = 1atmosfera = 10 N/m
5

- A presso inicial do ar na cmara a do local, 1 atmosfera. - O volume inicial do ar V1 e o final V1/14. - Use temperaturas Kelvin.

V2 = 1500000m3 P2 = ?

S-ar putea să vă placă și