Sunteți pe pagina 1din 26

Ministrio da Educao

Universidade Tecnolgica Federal do Paran

Comisso Permanente de Concurso Pblico

EDITAL N 043/2013 CPCP ABERTURA

De ordem do Magnfico Reitor da Universidade Tecnolgica Federal do Paran, consoante a autorizao contida no Decreto n 7.232/2010 e a Portaria

Interministerial/MP-MEC n 440, de 17 de outubro de 2011, publicada no DOU de 18 subsequente, torno pblico que no perodo de 05/10/2013 a 03/11/2013 estaro abertas as inscries para o Concurso Pblico de Provas para provimento de 14 (quatorze) vagas, para os cargos de Assistente de Alunos, Auxiliar em Administrao, Assistente em Administrao, Contador, Pedagogo e Tcnico de Tecnologia da Informao, integrantes do Plano de Carreira dos Tcnico-Administrativos em Educao, para atender os Cmpus da UTFPR de Curitiba, Guarapuava, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo, nos termos do presente edital.

1. DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1.1. Este concurso ser realizado sob a coordenao da Comisso Permanente de Concurso Pblico (CPCP) com o apoio das Subcomisses Permanentes de Concurso Pblico dos Cmpus, e executado com o apoio do Departamento de Processos Seletivos (DEPPS), todos integrantes da estrutura administrativa da Universidade Tecnolgica Federal do Paran (UTFPR). 1.2. O concurso regido por este edital ter duas fases, com as seguintes caractersticas: I. PRIMEIRA FASE, composta de: a. Prova Objetiva de Lngua Portuguesa, de carter classificatrio e eliminatrio; b. Prova Objetiva de Raciocnio Lgico e Quantitativo, de carter classificatrio e eliminatrio; c. Prova Objetiva de Conhecimentos Especficos, de carter classificatrio e eliminatrio. II. SEGUNDA FASE, que compreende o Exame de Aptido para o cargo, de carter eliminatrio, a ser realizado quando o candidato aprovado for convocado para prover o cargo, nos termos do subitem 14.7.

1.3. Os contedos programticos deste concurso, com especificao das matrias das Provas Objetivas de Lngua Portuguesa, Raciocnio Lgico e Quantitativo e de Conhecimentos Especficos constam do Anexo II deste Edital. 1.4. As provas objetivas sero realizadas nas cidades para onde o candidato se inscrever. 1.5. As vagas de ampla concorrncia, organizadas por categoria funcional, constam do Anexo I, com as respectivas quantidades e os requisitos mnimos para provimento no cargo e a remunerao. 1.6. As vagas destinadas a pessoas com deficincia so regidas pelo item 5. 1.7. Os pedidos de iseno sero regidos pelas disposies que constam no item 7.14. 1.8. de responsabilidade exclusiva do candidato obteno de informaes referentes realizao de qualquer etapa e procedimento referente ao concurso, atravs dos editais e publicaes disponibilizados na pgina do concurso, em www.utfpr.edu.br/concursos ou qualquer outro canal de contato disponibilizado.

2. DOS CARGOS 2.1. Os candidatos selecionados desempenharo atividades compatveis com o cargo. 2.2. A descrio sumria dos cargos que compem este edital encontra-se nos subitens 2.4, 2.5 e 2.6. E a descrio completa dos cargos est disponvel para consulta no endereo eletrnico do concurso, sendo parte integrante deste edital, em

http://www.utfpr.edu.br/servidores/descricaodecargos. 2.3. Os requisitos mnimos para o provimento nos cargos esto especificados no Anexo I.

2.4. DESCRIO SUMRIA DOS CARGOS DE NVEL DE CLASSIFICAO C ASSISTENTE DE ALUNOS: Assistir e orientar os alunos no aspecto de disciplina, lazer, segurana, sade, pontualidade e higiene, dentro das dependncias escolares. AUXILIAR EM ADMINISTRAO: Executar servios de apoio nas reas de recursos humanos, administrao, finanas e logstica, bem como, tratar documentos variados, preparar relatrios e planilhas, cumprindo todo o procedimento necessrio referente aos mesmos. 2.5. DESCRIO SUMRIA DOS CARGOS DE NVEL DE CLASSIFICAO D ASSISTENTE EM ADMINISTRAO: Executar servios de apoio nas reas de recursos humanos, administrao, finanas e logstica; atender usurios, fornecendo e recebendo informaes; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessrio referente aos mesmos; preparar relatrios e planilhas; executar servios gerais de escritrios.

TCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAO: Desenvolver sistemas e aplicaes, determinando interface grfica, critrios ergonmicos de navegao, montagem da estrutura de banco de dados e codificao de programas; projetar, implantar e realizar manuteno de sistemas e aplicaes; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programao e ferramentas de desenvolvimento. 2.6. DESCRIO SUMRIA DOS CARGOS DE NVEL DE CLASSIFICAO E PEDAGOGO: Implementar a execuo, avaliar e coordenar a (re)construo do projeto pedaggico de escolas de educao infantil, de ensino mdio ou ensino profissionalizante com a equipe escolar. Viabilizar o trabalho pedaggico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associaes a ela vinculadas. CONTADOR: Administrar os tributos; registrar atos e fatos contbeis; controlar o ativo permanente; gerenciar custos; preparar obrigaes acessrias, tais como: declaraes acessrias ao fisco, rgos competentes e contribuintes e administrar o registro dos livros nos rgos apropriados; elaborar demonstraes contbeis; prestar consultoria e informaes gerenciais; realizar auditoria interna e externa; atender solicitaes de rgos fiscalizadores e realizar percia.

3. DA REMUNERAO DOS CARGOS 3.1. A remunerao dos cargos consta nos cabealhos das Tabelas I, II e III listadas no Anexo I e tem como base o Anexo I-C da Lei 11.091/ 2005, na redao dada pela Lei 11.784/2008, c/c Lei n 12.772/2012 e suas alteraes. 3.2. Alm da remunerao para o cargo, o servidor que comprovar educao formal superior ao exigido far jus ao percentual de Incentivo Qualificao, conforme relacionado na Tabela IV do Anexo I. 3.2.1. O Incentivo Qualificao poder ser solicitado a partir do momento em que o servidor entrar em efetivo exerccio. 3.3. remunerao dos cargos soma-se o Auxlio Alimentao, Auxlio Transporte e Assistncia Pr-escolar, se aplicveis, na forma da legislao e nos valores vigentes. 3.4. A legislao sobre a Carreira dos Tcnicos-Administrativos em Educao (TAE) regida pela Lei 11.091/ 2005, na redao dada pela Lei 11.784/2008, e c/c Lei n 12.772/2012, e suas alteraes, bem como pela Lei n 8.112, de 11/12/1990 e suas alteraes.

4. DAS VAGAS 4.1. As vagas deste edital esto distribudas de acordo com a: Tabela I (cargos de nvel de classificao C), Tabela II (cargos de nvel de classificao D) e Tabela III (cargos de nvel de classificao E), constantes do Anexo I ao presente edital. 4.2. As vagas que constam no Anexo I correspondem ao total de vagas do concurso, j includa a vaga reservada s pessoas com deficincia (PCD) especificada no item 5 do presente edital.

5. DAS VAGAS DESTINADAS S PESSOAS COM DEFICINCIA 5.1. As pessoas com deficincia, amparadas pelo Art. 37, inciso VIII, da Constituio Federal, e pelo art. 5, 2, da Lei n 8.112, de 11/12/1990, podero, nos termos do presente edital, concorrer a 1 (uma) vaga dentre as previstas no Anexo I, correspondente a 5% do total de vagas, com arredondamento para o primeiro nmero inteiro subsequente, conforme disposto no Decreto Federal n 3.298, de 20/12/1999. 5.2. Somente sero consideradas pessoas com deficincia aquelas que se enquadrem nas categorias constantes no art. 4 do Decreto Federal n 3.298, de 20.12.99, alterado pelo Decreto Federal n 5.296, de 02.12.2004. 5.3. O candidato que desejar concorrer vaga definida no subitem 5.1. dever, no ato da inscrio, declarar-se pessoa com deficincia e, posteriormente, quando convocado aps a aprovao no concurso, dever submeter-se percia mdica oficial promovida por equipe multiprofissional de responsabilidade da UTFPR, que proceder s exigncias previstas na forma da lei. 5.4. O candidato dever comparecer percia munido de laudo mdico atestando a espcie, o grau ou o nvel de deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doenas (CID), conforme especificado no Decreto Federal n 3.298, de 20/12/1999 e suas alteraes, bem como causa provvel da deficincia. 5.5. A no observncia do disposto nos subitens anteriores acarretar a perda do direito ao pleito da vaga reservada ao candidato em tal condio. 5.6. Caso a percia conclua negativamente quanto a tal compatibilidade, o candidato no ser considerado apto nomeao. 5.7. As pessoas com deficincia participaro do concurso em igualdade de condies com os demais candidatos. 5.8. O candidato que, no ato da inscrio, declarar-se como pessoa com deficincia, se classificado no Concurso Pblico, figurar em lista especfica e tambm na listagem de classificao geral.
4

5.8.1. A vaga definida no subitem 5.1. que no for provida por falta de candidatos, por reprovao no concurso ou na percia mdica, ser preenchida pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificao. 5.8.2. No caso de haver candidato aprovado para as vagas preferenciais em maior quantidade que o nmero de vagas preferenciais publicadas neste edital, a preferncia de nomeao ser daquele que obtiver a maior mdia final, independentemente do nvel de classificao, do cargo e do Cmpus da UTFPR no qual houve a classificao, observados os critrios de desempate que constam do item 11.4 deste Edital. 5.9. O candidato aprovado dentro das vagas preferenciais ter precedncia sobre os candidatos aprovados na ampla concorrncia.

6. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO 6.1. A investidura do candidato no cargo est condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos: a. ter sido aprovado e classificado em concurso pblico na forma definida neste Edital, seus Anexos, e suas eventuais retificaes; b. possuir o nvel de escolaridade exigido para o cargo a que concorre, conforme o Anexo I do edital, e, nos casos em que se aplica, diploma ou certificado reconhecidos pelo MEC; c. quando especificado, comprovar o registro em conselho de classe; d. ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanncia definitiva no Brasil; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos polticos, nos termos do 1 do art. 12 da Constituio Federal e na forma do disposto no art. 13 do Decreto Federal n 70.436/1972. e. estar em gozo dos direitos polticos; f. estar quite com as obrigaes militares e eleitorais; g. possuir aptido fsica e mental para o exerccio do cargo; h. ter idade mnima de 18 (dezoito) anos; i. no participar de sociedade privada na condio de administrador ou scio-gerente, na forma da lei; j. no ter sofrido, no exerccio de funo pblica, penalidade incompatvel com a investidura em cargo pblico federal, prevista no artigo 137, pargrafo nico, da Lei n 8.112, de 11/12/1990; k. apresentar declarao de que no percebe proventos de aposentadoria ou exerce cargo em atividade que caracterize acumulao ilcita de cargos e, no caso de licitude,
5

que h compatibilidade de horrios , na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituio Federal. 6.2. Os documentos comprobatrios de que atende os requisitos fixados no subitem precedente devero ser apresentados aps a aprovao do candidato, por ocasio da convocao para assumir o cargo. 6.3. Alm dos documentos comprobatrios citados no subitem anterior, o candidato, quando convocado para assumir o cargo, dever apresentar todos os documentos constantes na pgina da UTFPR, no link

http://www.utfpr.edu.br/servidores/formsRH/nomeacao-1, inclusive o Termo de Cincia do FUNPRESP - Fundao de Previdncia Complementar do Servidor Pblico Federal, devidamente assinado. 6.4. A comprovao dos requisitos se dar somente com a apresentao do documento original e cpia simples, ou mediante cpia autenticada em cartrio. 6.5. No ato da investidura no cargo, anular-se-o, sumariamente, a inscrio e todos os atos dela decorrentes, se o candidato no apresentar a comprovao dos requisitos constantes do item 6, bem como quaisquer outros documentos solicitados que se fizerem necessrios poca da posse. 6.6. A inexatido das afirmativas ou a irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminaro o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrio, mesmo que j nomeado, empossado ou em exerccio no cargo.

7. DAS INSCRIES 7.1. A taxa de inscrio de: a. R$ 38,00 (trinta e oito reais) para cargos de nvel de classificao C; b. R$ 47,00 (quarenta e sete reais) para cargos de nvel de classificao D; c. R$ 78,00 (setenta e oito reais) para cargos de nvel de classificao E. 7.2. vedada a inscrio condicional ou por correspondncia. 7.3. A inscrio implica em compromisso tcito, por parte do candidato, de aceitar as condies estabelecidas neste instrumento. 7.4. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrio, o candidato dever certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participao no Concurso Pblico, pois a taxa, uma vez paga, s ser restituda em caso de revogao ou anulao plena do Concurso.

7.5. A

inscrio

dever

ser

efetuada

pela

Internet,

no

endereo

eletrnico

www.utfpr.edu.br/concursos, das 08h do dia 05 de outubro de 2013 s 20h00 do dia 03 de novembro de 2013. 7.5.1. Caso o candidato no possua acesso Internet, ser disponibilizado computador para o acesso, no horrio das 14h s 17h, nos dias teis, durante o perodo de inscrio, nas Coordenadorias de Gesto de Recursos Humanos (COGERH) dos Cmpus da UTFPR, nos seguintes endereos: a. CURITIBA: Av. Sete de Setembro, 3.165; b. GUARAPUAVA: Bloco M, 4 Piso do Cmpus Santa Cruz da UNICENTRO, sito Rua Presidente Zacarias de Ges, 875 Bairro Santa Cruz; c. PONTA GROSSA: Av. Monteiro Lobato, s/n - Km 04; d. SANTA HELENA: Av. Brasil, 4.232 Parque Independncia Medianeira-PR; e. TOLEDO: Rua Cristo Rei, 19. 7.5.2. No ato da inscrio, o candidato dever, obrigatoriamente, optar por somente um nico cargo/Cmpus, sendo o Cmpus escolhido a cidade/local onde realizar a prova. No sero aceitos quaisquer pedidos de alterao de cargo e/ou Cmpus diverso daquele para o qual o candidato se inscreveu. 7.6. Aps o preenchimento do formulrio de inscrio, o candidato dever imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da Unio), que dever ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, at o dia 04/11/2013. 7.7. A inscrio somente ser efetivada se atendidas as especificaes deste Edital e mediante o recolhimento da Taxa de Inscrio, ou se o candidato tiver o pedido de iseno da taxa de inscrio deferido, nos termos do subitem 7.14. 7.7.1. S ser validada a inscrio associada GRU paga, de forma que no ser permitida a transferncia do valor pago como taxa de inscrio para outra pessoa, assim como a transferncia da inscrio para pessoa diferente daquela que a realizou. 7.7.2. As taxas de inscrio eventualmente pagas com valor menor ao estabelecido para o cargo de inscrio sero anuladas e as que forem eventu1almente pagas com valor maior ao estabelecido no daro direito a ressarcimento da diferena em favor do candidato. 7.7.3. A UTFPR anular as inscries realizadas com dados incompletos, incorretos, ausentes ou inidneos no formulrio de inscrio, bem como aquelas em que o pagamento da taxa de inscrio tenha sido realizado fora do prazo especificado no subitem 7.6, ou ainda, em que os dados de pagamento (cdigos numricos) sejam digitados incorretamente, bem como aquelas que no atenderem aos prazos especificados no subitem 7.10.
7

7.7.3.1. Excetuam-se os erros referentes a nome, documento de identidade ou data de nascimento, que devero ser comunicados apenas no dia de realizao das provas, junto ao fiscal de sala, que anotar em ata os dados a serem corrigidos e tomar a assinatura do candidato solicitante. 7.8. A UTFPR no se responsabiliza por solicitaes de inscries no recebidas por motivo de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamento de linhas de comunicao, bem como outros fatores externos que impossibilitem a transferncia de dados. 7.9. Caso ocorram problemas tcnicos no servidor da Internet que atende a UTFPR, no ltimo dia das inscries, o prazo ser prorrogado at s 17 (dezessete) horas do dia 04/11/2013. 7.10. No perodo de 11/11/2013 a 13/11/2013, o candidato dever consultar, na pgina de Internet do concurso, em http://www.utfpr.edu.br/concursos, no link Consultar Inscrio, se foi confirmado o pagamento de sua inscrio. A UTFPR disponibilizar no endereo citado no subitem 7.5.1, atendimento para os candidatos que tenham dificuldade de acesso a Internet. 7.10.1. Caso o pagamento conste como pendente o candidato dever verificar se os dados de pagamento coincidem com os dados impressos na GRU e no comprovante de pagamento. Se os dados estiverem corretos e o comprovante de pagamento constar dentro do prazo especificado no subitem 7.6, o candidato dever proceder da forma especificada na pgina de consulta para regularizar o registro de pagamento. 7.10.2. Pedidos de regularizao realizados aps esta data no sero atendidos e a inscrio ser anulada, na forma dos subitens 7.7 e 7.8, considerando tambm o especificado no subitem 7.4. 7.10.3. No dia 18/11/2013 ser publicado na pgina do concurso, em

www.utfpr.edu.br/concursos, a relao dos protocolos de inscries confirmadas. 7.11. A partir das dezoito horas do dia 26/11/2013 os candidatos podero consultar o ensalamento e o endereo dos locais de prova, na pgina do concurso em www.utfpr.edu.br/concursos, no link Comprovante de Inscrio. 7.12. O candidato que necessitar de condies especiais para realizao da prova, independentemente de ser ou no pessoa com deficincia, dever inform-las na ficha de inscrio, para que a Comisso Organizadora possa tomar as providncias cabveis. Caso no o faa no momento da inscrio, perder o direito de exigir tais condies no dia da prova. 7.13. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realizao da prova dever solicitar atendimento especial no momento da inscrio, e no dia da prova levar
8

um acompanhante, o qual ficar em sala reservada e ser responsvel pela guarda da criana. 7.13.1. A amamentao se dar quando necessrio, no tendo a candidata, naquele momento, a presena do seu acompanhante, mas sim de um fiscal. 7.13.2. O tempo que a candidata utilizar para amamentar no ser, em hiptese alguma, deduzido do tempo total de prova. 7.14. No haver iseno total ou parcial do valor da taxa de inscrio, exceto para o candidato que, na forma do Decreto Federal n 6.593, de 02/10/2008, estiver inscrito no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal Cadnico e for membro de famlia de baixa renda. 7.14.1. O candidato interessado em solicitar a iseno de pagamento de taxa dever fazlo no perodo improrrogvel de 05/10/2013 a 23/10/2013, procedendo da seguinte forma: a. preencher todos os campos obrigatrios no formulrio de inscrio; b. marcar a opo Sim no campo referente a iseno da taxa de inscrio do formulrio de inscrio; c. inserir o Nmero de Identificao Social (NIS) no campo indicado no formulrio; d. conferir os dados e imprimir o boleto gerado no momento da inscrio, guardando-o como comprovante, nele observando o respectivo cdigo de acesso e o nmero do protocolo de inscrio para uso futuro. 7.14.2. Sero anulados os pedidos de iseno, na forma do item anterior, quando: a. o campo NIS tenha sido deixado vazio no formulrio de inscrio; b. o NIS indicado seja invlido ou inexistente; c. o NIS no seja correspondente ao nome e CPF do candidato que solicita a inscrio. d. o candidato preencher corretamente o nmero do NIS, porm, deixar de assinalar a opo Sim no campo referente a iseno da taxa de inscrio; e. a inscrio tiver sido feita fora do prazo estabelecido no subitem 7.14.1. 7.14.3. A Comisso Permanente de Concurso Pblico no receber pedidos de correo, alterao ou insero de dados aps a efetivao do pedido de inscrio. Caso

necessite, o candidato dever inutilizar o boleto e cdigo de acesso e fazer uma nova inscrio, observado o disposto no subitem 7.14.1. 7.14.4. A simples solicitao no garante ao interessado a iseno do pagamento da taxa de inscrio. 7.14.5. Aps o encerramento do prazo estabelecido no item 7.14.1, a Comisso Permanente de Concurso Pblico analisar as solicitaes de iseno que se enquadrem nos termos dos subitens anteriores, submetendo os dados ao Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) que, com base nas informaes
9

cadastradas pelo candidato no Cadnico, indicar se o candidato preenche ou no os requisitos para a concesso da iseno da taxa de inscrio. 7.14.6. Os pedidos de iseno deferidos e indeferidos pelo MDS sero divulgados no dia 28/10/2013, at s 18h00, no endereo eletrnico do concurso

(www.utfpr.edu.br/concursos), onde constar o nmero da inscrio dos candidatos requerentes, classificados em uma lista de pedidos deferidos e outra de indeferidos. 7.14.7. O candidato cuja solicitao de iseno tiver sido indeferida poder efetivar sua inscrio no concurso efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no subitem 7.6. 7.14.8. No caber recurso contra o indeferimento do pedido de iseno.

8. DAS BANCAS EXAMINADORAS 8.1. Para cada Categoria Funcional ser constituda uma Banca Examinadora, encarregada da elaborao das provas e da anlise de recursos quanto s questes objetivas. 8.2. Cada banca ser composta de um mnimo de 03 (trs) membros indicados pela Comisso Permanente de Concurso Pblico e designados pelo Reitor da UTFPR.

9. DAS PROVAS OBJETIVAS 9.1. Para todos os cargos, o Concurso constar de Provas Objetivas com questes nas reas de conhecimento de: a. Lngua Portuguesa; b. Raciocnio Lgico e Quantitativo; e c. Conhecimentos Especficos relativos ao cargo. 9.2. As provas sero elaboradas com 40 (quarenta) questes, sendo 10 (dez) de Lngua Portuguesa, 10 (dez) de Raciocnio Lgico e Quantitativo e 20 (vinte) de Conhecimentos Especficos, todas de carter classificatrio e eliminatrio. 9.3. As Provas sero de questes objetivas relativas aos tpicos que compem os programas, constantes do Anexo II deste Edital, de acordo com o Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 9.4. Cada questo de prova valer 2,5 (dois inteiros e cinco dcimos) pontos, totalizando 100 pontos. 9.5. O candidato dever responder as questes no caderno de provas e transcrever as respostas para o carto-resposta, que ser o nico documento vlido para a correo da prova.

10

9.5.1. O preenchimento do carto-resposta ser de inteira responsabilidade do candidato, que dever proceder em conformidade com as instrues especficas contidas neste Edital e nele prprio. 9.5.2. Em hiptese alguma haver substituio do carto-resposta por erro do candidato. 9.5.3. Ser atribuda nota zero questo de prova objetiva que contenha mais de uma ou nenhuma resposta assinalada, ou que no for transcrita do caderno de provas para o carto-resposta.

10. DA REALIZAO DAS PROVAS OBJETIVAS 10.1. A aplicao das Provas ser no dia 01 de dezembro de 2013, s 09h00, nos locais indicados no comprovante de inscrio atravs da consulta a inscrio, nos termos do item 7.11. 10.1.1. Ser de responsabilidade exclusiva do candidato a identificao correta de seu local de prova e o comparecimento no horrio determinado. 10.2. A durao mxima das provas ser de 3 (trs) horas, j includo o tempo para preenchimento do carto-resposta. 10.2.1. No sero fornecidas, por telefone, informaes a respeito de datas, de locais e de horrios de realizao das provas, bem como qualquer outra informao que j conste neste edital. 10.2.2. O candidato dever observar, rigorosamente, os Editais e comunicados a serem afixados nos locais de inscries, tambm divulgados na Internet, no endereo eletrnico www.utfpr.edu.br/concursos. 10.3. So considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurana, pelos Corpos de Bombeiros, pelas Polcias Militares e pelos rgos fiscalizadores de exerccio profissional (Ordens, Conselhos, etc.); passaporte; carteiras funcionais do Ministrio Pblico e Magistratura; carteiras expedidas por rgo pblico que, por Lei Federal, tenham valor de identidade; e Carteira Nacional de Habilitao (somente o modelo com foto). 10.3.1. O documento dever estar em perfeitas condies, de forma a permitir, com clareza, a identificao do candidato e de sua assinatura. 10.3.2. O candidato ser submetido identificao especial caso seu documento oficial de identidade apresente dvidas quanto fisionomia ou assinatura. 10.3.3. O candidato que no apresentar documento oficial de identidade original no poder realizar as provas. 10.4. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar documento oficial de identidade por motivo de perda, roubo ou furto dever apresentar documento que
11

comprove o registro do fato em rgo policial, expedido, no mximo, a 30 dias da data da realizao da prova, sendo o candidato submetido identificao especial. 10.5. Sob nenhum pretexto haver segunda chamada para as provas. O no comparecimento, qualquer que seja a alegao, acarretar a eliminao automtica do candidato. 10.6. vedado ao candidato prestar as provas fora do local, data e horrio prdeterminados pela organizao do Concurso Pblico. 10.7. No ser permitido ao candidato entrar no local de realizao das provas aps o horrio previsto para o fechamento dos acessos aos locais de prova. 10.8. O candidato dever apresentar-se, com antecedncia mnima de meia hora, munido de caneta esferogrfica de ponta mdia e tinta preta ou azul. 10.9. Os acessos aos locais de prova sero fechados 15 (quinze) minutos antes do horrio definido ao incio das provas. 10.10. O candidato dever seguir as instrues contidas na capa da prova, sendo de sua responsabilidade qualquer erro por no segui-las, o que poder acarretar inclusive a sua eliminao do concurso pblico. 10.11. Durante as provas, no ser permitido consulta a livros, revistas, folhetos e anotaes, bem como o uso de calculadora ou outros instrumentos de clculo, o uso de aparelhos eltricos e/ ou eletrnicos, relgios digitais, culos escuros, exceto material previsto pela Banca Examinadora no respectivo programa. 10.11.1. A UTFPR no se responsabilizar por perdas ou extravios de objetos e/ou equipamentos eletrnicos ocorridos durante a realizao das provas, nem por danos neles causados. 10.12. O candidato, ao trmino da prova, entregar ao fiscal o carto-resposta. O caderno de questes poder ser levado pelo candidato desde que ele aguarde, em silncio e no respectivo local de prova, at que falte uma hora para o encerramento. 10.12.1. O candidato que se retirar do local das provas antes de transcorrida uma hora do seu incio ser automaticamente desclassificado. 10.13. Ser excludo do Concurso Pblico, por ato da Presidente da Comisso Permanente de Concurso Pblico, o candidato que: a. apresentar declaraes falsas ou inexatas; b. for surpreendido, durante a realizao das provas, em comunicao com qualquer outro candidato, bem como utilizando-se de materiais no permitidos, nos termos do subitem 10.11; c. recusar-se a assinar a lista de presena ou a folha de resposta;

12

d. recusar-se a qualquer procedimento de identificao pessoal, previstos ou no neste edital; e. desrespeitar a legislao vigente e os termos previstos neste Edital; f. agir com falta de cortesia, respeito ou urbanidade com qualquer dos presentes; g. perturbar a ordem e a tranquilidade necessria realizao da prova; h. recusar-se a retirar ou guardar em local apropriado os materiais relacionados no subitem 10.11; i. no devolver o carto de respostas das Provas Objetivas.

11. DA CLASSIFICAO E DA APROVAO 11.1. Sero classificados, segundo a ordem decrescente dos pontos obtidos, os candidatos aprovados no concurso pblico. 11.2. Sero aprovados os candidatos que lograrem o mnimo de 50% (cinquenta por cento) das questes corretamente respondidas em cada uma das reas de conhecimento das Provas Objetivas. 11.2.1. Ser eliminado do Concurso o candidato que no alcanar a pontuao mnima definida no subitem anterior. 11.3. Os candidatos aprovados que se classificarem acima da quantidade de vagas divulgadas conforme as Tabelas I e II do Anexo I permanecero em lista de espera para vagas futuras, caso ocorram, dentro do prazo de validade do certame.. 11.4. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, ter preferncia aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispe o pargrafo nico do art. 27 da Lei n 10.741/2003. 11.4.1. Persistindo o empate ou em caso de no haver candidato na situao prevista no dispositivo legal em comento, ter preferncia, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem: a. obtiver maior nmero de pontos na Prova Especfica; b. obtiver maior nmero de pontos na Prova de Lngua Portuguesa; c. for mais idoso; d. possuir maior prole.

12. DOS RECURSOS E REVISES 12.1. Ser admitido recurso contra questes da prova objetiva e gabaritos preliminares, devidamente fundamentado, indicando com preciso os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido Comisso Permanente de Concurso Pblico da UTFPR

13

e protocolizado nas Coordenadorias de Gesto de Recursos Humanos dos Cmpus da UTFPR de que trata o subitem 7.5.1, na forma estabelecida no item 12.5. 12.2. No haver, sob qualquer pretexto, segunda chamada, nem caber pedido de reviso da prova. 12.3. O gabarito preliminar das provas objetivas ser divulgado s 18h00 do dia 04/12/2013, no endereo eletrnico www.utfpr.edu.br/concursos e no local das inscries de que trata o subitem 7.5.1. 12.4. O prazo para protocolizar recurso de 24 (vinte e quatro) horas a partir da divulgao dos gabaritos preliminares, na data prevista no subitem 12.3. 12.5. O recurso dever ser requerido por meio do preenchimento de formulrio eletrnico especfico, que estar disponvel na pgina do concurso (www.utfpr.edu.br/concursos). 12.5.1. O candidato dever imprimir o recurso, assin-lo e protocoliz-lo nas Coordenadorias de Gesto de Recursos Humanos dos cmpus da UTFPR citados no subitem 7.5.1 at 24 horas aps o horrio de divulgao do gabarito preliminar. 12.5.1.1. Eventuais anexos ao recurso no sero considerados para anlise. Referncias e fundamentaes devem ser includas no corpo do requerimento. 12.6. No sero aceitos os recursos: a. fora do prazo estabelecido; b. enviados via fac-simile, correspondncia ou correio eletrnico; c. contendo assunto diverso que no seja contra questes das provas objetivas ou o gabarito preliminar. 12.7. Os recursos sero apreciados pela Comisso Permanente de Concurso Pblico no prazo de 10 (dez) dias teis. 12.7.1. O resultado dos recursos deferidos e indeferidos ser disponibilizado na pgina do concurso ao final do prazo estabelecido no subitem anterior, listados pelo nmero de protocolo. 12.7.2. A resposta formal ao recurso estar disposio na Coordenadoria de Gesto de Recursos Humanos da UTFPR do Cmpus em que foi protocolizado a partir do dia 13/01/2014. 12.8. Aps a apreciao dos recursos ser divulgado o gabarito definitivo das provas, que ser utilizado para o clculo do escore de cada candidato. 12.9. O resultado do recurso ser dado a conhecer somente ao recursante ou seu procurador. 12.9.1. Se houver alterao do gabarito em funo do deferimento de recurso, essa alterao ser considerada para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
14

12.9.2. No caso de anulao de questes, a pontuao relativa questo anulada ser atribuda a todos os candidatos participantes.

13. DOS RESULTADOS E DA HOMOLOGAO 13.1. O resultado final do Concurso Pblico ser divulgado pela Comisso Permanente de Concurso Pblico, em Edital afixado no local das inscries e no endereo eletrnico www.utfpr.edu.br, no dia 20/12/2013, a partir das 18h. 13.2. O resultado, uma vez homologado pelo Reitor da UTFPR, ser publicado no Dirio Oficial da Unio, por meio de Edital, constituindo-se no nico documento capaz de comprovar a habilitao do candidato.

14. DO PROVIMENTO DOS CARGOS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS 14.1. O provimento dos cargos dar-se- na carreira dos servidores tcnico-administrativos em educao de que trata a Lei n 11.091, de 12/01/2005, e suas alteraes, com remunerao correspondente definida em Lei, no Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das Autarquias e das Fundaes Pblicas Federais (Lei n 8.112/90 e suas alteraes). 14.2. O provimento ser no padro de vencimento 1 do Nvel de Capacitao I nos Nveis de Classificao C, D e E, conforme o cargo para o qual o candidato se inscreveu; 14.3. A carga horria semanal ser de 40 (quarenta) horas. 14.4. Os candidatos habilitados sero nomeados rigorosamente de acordo com a classificao obtida, consideradas as vagas existentes ou que venham a existir no Quadro de Pessoal Tcnico-Administrativo do Cmpus da UTFPR em que obtiveram a classificao, na categoria funcional a que concorreram. 14.5. A nomeao dos candidatos estar condicionada autorizao de provimento dos cargos por parte do Ministrio da Educao, dentro dos limites especificados no Quadro de Referncia dos Servidores Tcnico-Administrativos (QRSTA) da UTFPR. 14.6. A classificao do candidato no assegurar o direito ao seu ingresso automtico no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de nele ser investido. A UTFPR reserva-se o direito de chamar os habilitados na medida das necessidades da Administrao. 14.7. O provimento do cargo fica condicionado apresentao de todos os documentos originais comprobatrios dos requisitos relacionados no item 6, bem como a obteno de atestado favorvel em exame de aptido fsica e mental, de carter eliminatrio. 14.8. A aptido fsica e mental para o cargo ser avaliada com base em
15

I Exames: a. hemograma completo; b. glicemia; c. urina tipo 1 (EAS); d. creatinina; e. colesterol total e triglicrides (lipidograma); f. AST (TGO); g. ALT (TGP); h. citologia onctica papanicolau (mulheres); i. PSA (homens acima de 50 anos); j. mamografia (mulheres acima de 50 anos); k. raios X de trax PA e perfil; l. pesquisa de sangue oculto nas fezes mtodo imunocromatogrfico (homens e mulheres, acima de 50 anos); m. eletrocardiograma.

II Atestados: a. cardiolgico (apresentar eletrocardiograma); b. oftalmolgico; c. psiquitrico; d. psicolgico.

14.9. Os atestados indicados no item II, alneas a, b e c do subitem anterior devero ser emitidos por mdicos das respectivas especialidades, em consulta com profissional de escolha do candidato habilitado e devero estar em conformidade com os formulrios especficos obtidos no link www.utfpr.edu.br/servidores/formsRH/exames. 14.10. O atestado psicolgico, indicado no item II, alnea d do subitem 14.8, dever ser emitido aps avaliao psicolgica realizada por profissional indicado pela UTFPR. 14.10.1. A avaliao psicolgica consistir na realizao de entrevista individual, visando identificar se o candidato apresenta fatores impeditivos para o exerccio do cargo. 14.10.1.1. So fatores impeditivos ao exerccio do cargo as alteraes patolgicas em uma ou mais das seguintes funes psquicas elementares: conscincia, ateno, orientao, sensopercepo, afetividade, memria, pensamento. 14.10.2. Nos casos em que o psiclogo julgar necessria avaliao mais aprofundada, podero ser utilizados outros instrumentos de avaliao psicolgica.

16

14.11. Os atestados citados no subitem 14.8, II devero ter como resultado a expresso apto ou inapto para o exerccio do cargo objeto de aprovao no concurso pblico. 14.12. Os exames e atestados descritos no subitem 14.8 devero ser apresentados ao clnico indicado pela UTFPR em data a ser especificada pela Coordenadoria de Gesto de Recursos Humanos de cada Cmpus. 14.13. Aps o provimento das vagas, objeto deste Edital, as listas de candidatos remanescentes aprovados neste certame podero ser utilizadas para eventuais nomeaes, para posse e exerccio, nos diversos Cmpus da UTFPR ou por outras Instituies Federais de Ensino. 14.13.1. Candidatos remanescentes podero ser nomeados em vagas a serem providas em outro municpio onde exista Cmpus da UTFPR, mediante consulta ao interessado, independentemente do local da aprovao. 14.14. A negativa do interessado em assumir em Cmpus diverso do qual realizou o concurso o manter na lista de espera para o Cmpus onde se encontra aprovado. 14.15. A UTFPR poder fazer o aproveitamento de candidatos aprovados em certames realizados por outras Instituies Federais de Ensino. 14.16. No Cmpus-sede da UTFPR, as atividades podero ser desenvolvidas no Centro ou Campo Comprido (Ecoville).

15. DAS DISPOSIES FINAIS 15.1. O concurso ter validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicao de sua homologao no Dirio Oficial da Unio, podendo ser prorrogado uma vez, por igual perodo, mediante ato prprio da autoridade competente. 15.2. O resultado ficar disponvel na Internet, na pgina www.utfpr.edu.br/concursos at o dia 31/01/2016. 15.3. A convocao dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitao ou no do cargo, ser feita atravs de correspondncia registrada, no se responsabilizando a UTFPR pela mudana de endereo sem comunicao prvia, por escrito, por parte do candidato. 15.4. O candidato, quando convocado, ter 3 (trs) dias teis para manifestar-se sobre a aceitao ou no do cargo e mais 3 (trs) dias teis para apresentar UTFPR a documentao exigida para a sua nomeao. 15.5. O no pronunciamento do candidato habilitado, no prazo estabelecido para esse fim, facultar Administrao a convocao dos candidatos seguintes, sendo seu nome excludo da lista de classificao do concurso.

17

15.6. No perodo de trs anos, aps o incio do exerccio, no sero aceitos pedidos de remoo ou reduo de carga horria, salvo nos casos de estrito interesse da Administrao. 15.7. Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso Permanente de Concurso Pblico.

Curitiba, 04 de outubro de 2013.

Adelaide Strapasson Presidente da Comisso Permanente de Concurso Pblico

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli Reitor

18

Ministrio da Educao
Universidade Tecnolgica Federal do Paran

Comisso Permanente de Concurso Pblico

ANEXO I AO EDITAL N 043/2013 CPCP ABERTURA


TABELA I CARGOS DE NVEL MDIO NVEL DE CLASSIFICAO C- Remunerao: R$1.547,23 Categoria Funcional Assistente de Alunos Auxiliar em Administrao Total Cmpus Curitiba Ponta Grossa Vagas 1 1 2 Requisitos Mnimos para Provimento do Cargo Ensino Mdio completo. Ensino Fundamental completo

TABELA II CARGOS DE NVEL MDIO NVEL DE CLASSIFICAO D- Remunerao: R$ 1.912,99 Categoria Funcional Cmpus Curitiba Assistente em Administrao Guarapuava Santa Helena Santa Helena Tcnico de Tecnologia da Informao Toledo Total 1 10 Vagas 1 4 3 1 Ensino Mdio Profissionalizante em reas afins ou Ps-mdio em reas afins ou Tecnlogo Completo em reas afins, com registro no Conselho de Classe competente, quando for o caso. Ensino Mdio completo. Requisitos Mnimos para Provimento do Cargo

TABELA IIICARGOS DE NVEL SUPERIORNVEL DE CLASSIFICAO E- Remunerao: R$ 3.138,70 Categoria Funcional Contador Pedagogo Total Cmpus Curitiba Curitiba Vagas 1 1 2 Requisitos Mnimos para Provimento do Cargo Curso superior em Cincias Contbeis, com registro no Conselho de Classe. Curso Superior em Pedagogia.

19

Ministrio da Educao
Universidade Tecnolgica Federal do Paran

Comisso Permanente de Concurso Pblico

TABELA IV PERCENTUAIS DE INCENTIVO A QUALIFICAO Nvel de escolaridade formal superior ao previsto para o exerccio do cargo (curso reconhecido pelo Ministrio da Educao) Ensino mdio completo Ensino mdio profissionalizante ou ensino mdio com curso tcnico completo Curso de graduao completo % de incentivo qualificao

TABELA V - TAXAS

Taxas de Inscrio

15%

Cargos de Nvel de Classificao (C):

20%

R$ 38,00

25%

Cargos de Nvel de Classificao (D):

Especializao, com carga horria igual ou superior a 360 horas

30%

R$ 47,00

Mestrado

52%

Cargos de Nvel de Classificao (E):

Doutorado
() Na forma da Lei n 11.091/2005, () Na redao dada pela Lei n 12.772, de 2012

75%

R$ 78,00

20

Ministrio da Educao
Universidade Tecnolgica Federal do Paran

Comisso Permanente de Concurso Pblico

ANEXO II AO EDITAL N 043/2013 CPCP ABERTURA


CONTEDO PROGRAMTICO POR REA DE CONHECIMENTO
CONTEDO GERAL PARA OS CARGOS DE NVEL DE CLASSIFICAO C
LNGUA PORTUGUESA CONTEDO PROGRAMTICO: Leitura e interpretao de textos. Variedades lingusticas. Textualidade: coeso,

coerncia. Tpicos de norma padro: concordncia, regncia, crase, conectores, ortografia, colocao e emprego dos pronomes.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: BECHARA, Evanildo. Moderna gramtica da lngua portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. FIORIN, J. L. Lies de texto: leitura e redao. 5. Ed. So Paulo: tica, 2006. MESQUITA, Roberto Melo. Gramtica da lngua portuguesa Nova Ortografia. 10. Ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

RACIOCNIO LGICO CONTEDO PROGRAMTICO: Proposies e Conectivos Lgicos. Operaes Lgicas Fundamentais. Operaes Aritmticas Fundamentais. Tabelas-Verdade. Tautologias, Contradies e Contingncias. Equivalncia Lgica e

Implicao Lgica. Operaes e Relaes com Conjuntos. Argumentos Dedutivos. Falcias ou Sofismas. Deduo e Inferncias.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: CASTRUCCI, B. Introduo lgica matemtica. So Paulo: Nobel. COPPI, I. M. Introduo lgica. So Paulo: Mestre JOU. CURY, M. X. Introduo lgica. So Paulo: rica. IESSY, G. et alli. Fundamentos da matemtica elementar. Coleo de dez volumes. So Paulo: Atual. MACHADO, N. J. e CUNHA, M. O. Lgica e linguagem cotidiana: verdade, coerncia, comunicao, argumentao. Belo Horizonte: Autntica. MATES, B. Lgica elementar. So Paulo: Companhia Editora Nacional e Editora da EDUSP.

CONTEDO ESPECFICO POR CARGO - NVEL DE CLASSIFICAO C


ASSISTENTE DE ALUNOS CONTEDO PROGRAMTICO: Atendimento ao telefone. Comunicao. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 e suas modificaes: Dos Princpios Fundamentais, Dos Diretos e Deveres Individuais e Coletivos, Da nacionalidade, Dos Direitos Polticos, Dos Servidores Pblicos, Da Educao. Decreto 1.171/94 Aprova o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. Funes administrativas bsicas. Noes de Direito Administrativo: Lei 8.112/90 e suas modificaes. Princpios Bsicos da Administrao. Relaes Interpessoais.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: BENETT, Carole. Etiqueta nos negcios. Traduo: Thais La Rosa. 1 ed. So Paulo: Cengage Learning, 2008. BRASIL. Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Aprova o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das Autarquias e das Fundaes Pblicas Federais. Disponvel em: > http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L8112cons.htm>. Acessado em 13/09/2013. BRASIL. Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. Disponvel em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm> Acessado em 13/09/2013. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel em: >

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicaocompilado.htm> Acessado em 13/09/2013. COUTINHO, Ellcio. Revoluo no Atendimento ao Cliente: uma cartilha de A a Z para atender bem, quem sustenta voc. Francisco Beltro, PR: Linarth, 1994. FORSYTH, Patrick. Como falar ao telefone. Traduo: Marilda Guedes. So Paulo: Nobel, 2001. MACHADO, Regina Maria. Relacionamento Interpessoal. Curitiba: IBPEX, 2007 MOREY, Doc. Como falar ao telefone: tcnicas para aumentar sua capacidade de comunicao ao telefone. Traduo: Equipe Market books. So Paulo: Market Books, 2002. ROBINSON, David. 21

Etiqueta no Trabalho: aprenda as regras no escritas de conduta no trabalho neste guia para profissionais. Traduo: Henrique Amat Rgo Monteiro. So Paulo: Clio Editora, 2004.

AUXILIAR EM ADMINISTRAO CONTEDO PROGRAMTICO: Constituio Federal: princpios fundamentais, direitos e garantias fundamentais, organizao do Estado, organizao dos poderes, da ordem social, da Educao, Cultura e Desporto. Noes de Administrao Geral. Noes de Administrao Pblica. Cdigo de tica do Servidor Pblico. Regime Jurdico do Servidor Pblico Federal. Estatuto e Regimento Geral da UTFPR.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada at a Emenda Constitucional n 57, de 18.12.2008. Disponvel em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> acessado em 02/10/2013. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 8. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao geral e pblica: teoria e questes com gabaritos. 2. Ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2008. BCHTOLD, Ciro. Noes de Administrao Pblica. Cuiab: EdUFMT; Curitiba: UFPR, 2008. BRASIL. Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994 (e posteriores alteraes). Aprova o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. Disponvel em: <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm> acessado em 02/10/2013. LEI 8.112 /90 - Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das Autarquias e das Fundaes Pblicas Federais. Disponvel em: <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm> acessado em 02/10/2013. UTFPR. Estatuto da Universidade Tecnolgica Federal do Paran. Publicado no DOU, de 17/04/2008. Disponvel em: < http://www.utfpr.edu.br/a-instituicao/documentosinstitucionais/estatuto-1> acessado em 02/10/2013. UTFPR. Regimento Geral da Universidade Tecnolgica Federal do Paran. Disponvel em: < http://www.utfpr.edu.br/a-instituicao/documentos-institucionais/regimento-geral> acessado em 02/10/2013.

CONTEDO GERAL PARA OS CARGOS DE NVEL DE CLASSIFICAO D


LNGUA PORTUGUESA CONTEDO PROGRAMTICO: Leitura e interpretao de textos. Variedades lingusticas. Textualidade: coeso,

coerncia. Tpicos de norma padro: concordncia, regncia, crase, conectores, ortografia, colocao e emprego dos pronomes. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: BECHARA, Evanildo. Moderna gramtica da lngua portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. FIORIN, J. L. Lies de texto: leitura e redao. 5. Ed. So Paulo: tica, 2006. MESQUITA, Roberto Melo. Gramtica da lngua portuguesa Nova Ortografia. 10. Ed. So Paulo: Saraiva, 2009. RACIOCNIO LGICO CONTEDO PROGRAMTICO: Proposies e Conectivos Lgicos. Operaes Lgicas. Tautologias, Contradies e Contingncias. Equivalncias Lgicas. Implicaes Lgicas. Deduo Lgica. Argumentos. Validade de Argumentos Dedutivos. Falcias ou Sofismas. lgebra Proposicional. Operaes Aritmticas. Operaes Algbricas. Operaes com Conjuntos. Relaes com Conjuntos. Inferncias.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: CARVALHO, M. S. et ali. Fundamentao da matemtica elementar. Rio de Janeiro: Campus. CASTRUCCI, B. Elementos de teoria dos conjuntos. So Paulo: GEEM. CASTRUCCI, B. Introduo lgica matemtica. So Paulo: Nobel. COPPI, I. M. Introduo lgica. So Paulo: Mestre JOU. HEGEMBERG, L. Lgica: clculo sentencial. So Paulo: Herder/EDUSP. IESSY, G. et alli. Fundamentos da matemtica elementar. Coleo de dez volumes. So Paulo: Atual. MATES, B. Lgica elementar. So Paulo: Companhia Editora Nacional e Editora da EDUSP. OLIVEIRA, A. J. F. Lgica e Aritmtica: uma introduo informal aos mtodos formais. Lisboa: Gradiva.

CONTEDO ESPECFICO POR CARGO NVEL DE CLASSIFICAO D


ASSISTENTE EM ADMINISTRAO CONTEDO PROGRAMTICO: 1) Noes de Administrao Geral: rotinas administrativas e organizacionais, planejamento, organizao, direo, controle, estrutura organizacional, racionalizao do trabalho, cultura

organizacional, indicadores de excelncia, administrao de recursos humanos, comunicao. 2) Direito Administrativo:


22

Administrao Pblica. Regime Jurdico Administrativo. Servios Pblicos. Poder de Polcia. Atos Administrativos. Contrato administrativo. Licitao. Administrao indireta. rgos pblicos. Agente Pblico: funo pblica, atendimento ao cidado. Servidores pblicos. Bens pblicos. Controle da administrao pblica. 3) tica na Administrao Pblica Federal: Cdigo de tica do Servidor Pblico - Decreto n 1.171, de 22/06/1994. 4) Improbidade administrativa: sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias - Lei n 8.429, 02/06/92. 5) Processo Administrativo: normas bsicas no mbito da Administrao Federal - Lei n 9.784, de 29/01/99. 6) Regime Jurdico dos Servidores Pblicos da Unio: Lei n 8.112 de 11/12/90. 7) Licitaes e contratos da Administrao Pblica: Lei 8.666 de 21/06/93. 8) Constituio Federal de 1988: Ttulo I Dos Princpios Fundamentais; Ttulo II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Ttulo III - Da Organizao do Estado: Captulo VII - Da Administrao Pblica; Ttulo VIII - Da ordem social: Captulo III Da Educao, da Cultura e do Desporto, Captulo IV Da Cincia e Tecnologia. 9) Informtica bsica: Noes Bsicas de hardware e software; Conceitos bsicos de manipulao de arquivos; Conhecimentos e comandos bsicos para edio de textos; Conhecimentos e comandos bsicos sobre uso de planilhas eletrnicas; Servios de Internet (correio eletrnico, navegao e busca).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito administrativo descomplicado. 19 ed. So Paulo: Mtodo, 2011. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007. FIGUEIRAS, Victor Manuel Lopes (Org.) Apostila de Informtica Bsica IPD, Word, Excel e Internet. Fundao Escola de Governo de Mato Grosso do Sul [on line]. 2013. Disponvel em <http://www.escolagov.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=141831> Acesso em: 24 set. 2013. KANAANE, Roberto; FIEL Filho, Alcio; FERREIRA, Maria das Graas. Gesto pblica: planejamento, processos, sistemas de informao e pessoas. So Paulo: Atlas, 2010. MAXIMIANO, Antnio Cesar Amaru. Introduo administrao. So Paulo: Atlas, 2004. BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 18 set. 2013. BRASIL. Decreto N 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D1171.htm>. Acesso em: 18 set. 2013. BRASIL. Lei 8.112, 11 de dezembro de 1990. Dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8112cons.htm>. Acesso em: 18 set. 2013. BRASIL. Lei 8.429, de 02 de Junho de 1992. Publicada no DOU de 02 de junho de 1992. Dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, Indireta ou fundacional e d outras providncias. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis /l8429.htm>. Acesso em: 18 set. 2013. BRASIL. Lei 8.666, de 21 de Junho de 1993. Publicada no DOU de 22 de julho de 1993. Republicada no DOU de 06 de julho de 2007. Regulamenta o art. 37, Inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm>. Acesso em: 18 set. 2013. BRASIL. Lei 9.784, de 29 de Janeiro de 1999. Publicada no DOU de 01 de fevereiro de 1999. Regula processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9784.htm>. Acesso em: 18 set. 2013.

TCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAO CONTEDO PROGRAMTICO: 1 - Redes de computadores: conceitos, tipos e abrangncia. Topologia lgica e fsica. Tecnologias e ferramentas relacionadas s redes de computadores. Instalao, configurao e manuteno em redes. Cabeamento Estruturado. Endereamento IP. 2 - Equipamentos de rede: Hub, Switch e Roteador. Redes sem fio Padro IEEE 802.11. Padro IEEE 802.3, IEEE 802.1X ,IEEE 802.1Q. Roteamento utilizando o protocolo IP. Protocolos: DNS, DHCP, LDAP, SNMP, RADIUS, HTTP, HTTPS, FTP, SMB, SMTP, POP, TELNET, SSH, NAT, ICMP, IMAP, TCP, UDP, IP. Pilha de protocolos TCP/IP e Modelo OSI. 3 - Sistemas operacionais Linux: instalao, configurao e manuteno destes sistemas. 4 - DataCenter: virtualizao e storage. 5 - Configurao de servios e servidores Linux: SAMBA, OPENLDAP, IPTABLES, SQUID, FREERADIUS, APACHE, POSTFIX, DOVECOT, BIND, DHCP. 6 Arquitetura e organizao de computadores.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: TANENBAUM, A. S. Redes de computadores. Prentice Hall, 2005. ISBN 853520939. BURGESS, Mark S. Princpios de Administrao de Redes e Sistemas. Editora LTC. Rio de Janeiro, 2006. COMER, Douglas E. Interligaao De Redes Com TcpIp, V.1. Editora Campus. Rio de Janeiro, 2006. DERFLER, FRANK J. Tudo Sobre Cabeamento De Redes. Editora Campus. Rio de Janeiro, 2003. FERREIRA, Rubem E. Linux: Guia do Administrador do Sistema. Editora Novatec. So Paulo, 2008. KUROSE, James F. ROSS, Keith W. Redes de Computadores e a Internet: Uma AbordagemTop-down. Editora Addison-Wesley. So Paulo, 2006. MORIMOTO, Carlos E. Hardware-O Guia Definitivo. Editora Sulina. Porto Alegre, 2007. MORIMOTO, Carlos E.

23

Linux-Guia Pratico. Editora Sulina. Porto Alegre, 2009. SOUSA, Lindeberg Barros de. Tcp/ip E Conectividade Em Redes-Guia Pratico. Editora rica. So Paulo, 2009. STALLINGS, William. Redes e Sistemas de Comunicao de Dados. Editora Campus. Rio de Janeiro, 2005. TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. Editora Campus. Rio de Janeiro, 2003. TANENBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais Modernos. Editora Prentice Hall Brasil. So Paulo, 2010. VARGAS, Aurelio Marinho. Shell Script Profissional.Editora Novatec, 2008. VASCONCELOS, Laercio. Hardware Na Pratica. Editora Laercio Vasconcelos. Rio de Janeiro, 2009. VERAS, Manoel.Datacenter-Componente Central da Infraestrutura de TI. Editora Brasport. ISBN: 9788574524160. SIEVER, Ellen.Linux-O Guia Essencial. Editora Campus. ISBN: 8535205586. HUNT, Craig. Servidores de Redes com Linux. Editora Market Books Brasil. 3 ed. ISBN: 858739336. COMER, Douglas E Redes de Computadores e Internet. Bookman, 4 ed, 2007. ISBN: 01314335.

CONTEDO GERAL PARA OS CARGOS DE NVEL DE CLASSIFICAO E


LNGUA PORTUGUESA CONTEDO PROGRAMTICO: Leitura e interpretao de textos. coerncia e contexto discursivo. Cartas comerciais. Variedades lingusticas. Textualidade: coeso,

Tpicos de norma padro: concordncia, regncia, crase,

ortografia, colocao e emprego dos pronomes.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: BECHARA, Evanildo. Moderna gramtica da lngua portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristvo. Prtica de textos Lngua Portuguesa para estudantes universitrios. 13. Ed. Petrpolis-RJ: Vozes, 2005. MEDEIROS, Joo Bosco. Portugus instrumental. 7. Ed. So Paulo: Atlas, 2008. RODRIGUEZ, Manuela M. Manual de modelos de cartas comerciais. 12. Ed. So Paulo: Atlas, 2010.

RACIOCNIO LGICO CONTEDO PROGRAMTICO: Verdade e Validade. Conectivos Lgicos e Operaes Lgicas. Relaes de Conjunto

Equivalncia Lgica e de Implicao Lgica. Clculo Proposicional. Variveis e Funes Proposicionais. Verdade de Funes Proposicionais. Quantificadores Lgicos e Funes Quantificadas.

Clculo dos Predicados.

Deduo Lgica. Argumentos Dedutivos Vlidos. Falcias ou Sofismas. lgebra da Lgica. Operaes Algbricas e Operaes Transcendentes. Operaes e Relaes com Conjuntos. Inferncias e Regras de Inferncia.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: CARVALHO, M. S. et ali. Fundamentao da matemtica elementar. Rio de Janeiro: Campus. CASTRUCCI, B. Elementos de teoria dos conjuntos. So Paulo: GEEM. COPPI, I. M. Introduo lgica. So Paulo: Mestre JOU. HEGEMBERG, L. O clculo de predicados. So Paulo: EDUSP. IESSY, G. et alli. Fundamentos da matemtica elementar. Coleo de dez volumes. So Paulo: Atual. KNEALE, W. e KEALLE, M. O desenvolvimento da lgica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. MENDELSON, E. Introduction to mathematical logic. New York: D. Van Nostrand. NOLT, J. e ROHATYN, D. Lgica. So Paulo: McGraw-Hill. SUPPES, P. Teoria axiomtica de conjuntos. Madri: Tecnos.

CONTEDO ESPECFICO PARA CARGOS DE NVEL SUPERIOR (E)


CONTADOR CONTEDO PROGRAMTICO: 1. CONTABILIDADE: 1.1. Contabilidade Pblica 1.1.1. Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico: 1.1.1.1 Conceito; Campo de Atuao; 1.1.1.2. Objetivos; 1.1.1.3. Abrangncia; 1.1.1.4. Regimes Contbeis; 1.1.1.5. Princpios de Contabilidade sob a perspectiva do setor pblico. 1.1.2. Planejamento e Oramento Pblico: 1.1.2.1. Conceito; 1.1.2.2. Instrumentos Bsicos de Planejamento; 1.1.2.3. Princpios Oramentrios; 1.1.2.4. Tcnicas e etapas do processo de elaborao da proposta oramentria. 1.1.3. Receitas Pblicas: 1.1.3.1. Conceito; 1.1.3.2. Classificao das receitas; 1.1.3.3. Estgios da Receita; 1.1.3.4. A Receita e a Lei de Responsabilidade Fiscal; 1.1.3.5. Receita da Dvida Ativa. 1.1.4. Despesas Pblicas: 1.1.4.1. Conceito; 1.1.4.2. Classificao das despesas; 1.1.4.3. Estgios da Despesa; 1.1.4.4 Tipos de Empenho; 1.1.4.5. Restos a Pagar; 1.1.4.6. Regime de Adiantamentos ou Suprimento de Fundos e Carto de Pagamentos do Governo Federal (CPGF); 1.1.4.7. Despesas de Exerccios Anteriores; 1.1.4.8. Dvida Pblica. 1.1.5. Patrimnio na Administrao Pblica: 1.1.5.1. Conceito; 1.1.5.2. Bens Pblicos; 1.1.5.3. Avaliao e Mensurao de Ativos e Passivos; 1.1.5.4. Depreciao, Amortizao e Exausto. 1.1.6. Escriturao na Administrao Pblica: 1.1.6.1. Conceito; 1.1.6.2. Plano de Contas Aplicado ao Setor Pblico; 1.1.6.3 Contas de Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido; 1.1.6.4. Variaes Patrimoniais Diminutivas; 1.1.6.5. Variaes
24

Patrimoniais Aumentativas. 1.1.7. Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI: 1.1.7.1. Conceito e Objetivos; 1.1.7.2. Formas de Acesso; 1.1.7.3. Modalidades de Uso; 1.1.7.4. Abrangncia do SIAFI; 1.1.7.5. Segurana do SIAFI; 1.1.7.1. Principais Documentos de Entrada de Dados; 1.1.7.7. Fundamentos Lgicos; 1.1.7.8 Fundamentos Contbeis; 1.1.7.9. SIAFI Gerencial; 1.1.7.10. Formalidades do Registro Contbil; 1.1.7.11. Escriturao de operaes Tpicas; 1.1.7.12. Contabilizao das transaes no Setor Pblico. 1.1.8. Estrutura e Anlise das Demonstraes Contbeis do Setor Pblico: 1.1.8.1. Conceito; 1.1.8.2. Composio e Contedo dos Balanos Pblicos; 1.1.8.3. Balano Oramentrio; 1.1.8.4. Balano Financeiro; 1.1.8.5. Balano Patrimonial; 1.1.8.6. Classificao das Variaes Patrimoniais; 1.1.8.7. Demonstrao das Variaes Patrimoniais; 1.1.8.8. Demonstrao dos Fluxos de Caixa; 1.1.8.9. Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido. 1.1.9. Levantamento de Contas: 1.1.10.1. Prestao de Contas; 1.1.10.2. Tomada de Contas. 1.1.10. Auditoria Contbil: 1.1.11.1 Normas prticas usuais de auditoria; 1.1.11.2. Conceito; 1.1.11.3. Controle Interno e Externo; 1.1.11.4. Procedimentos e Rotinas. 1.2. tica Profissional e Administrao Pblica: 1.2.1. Cdigo de tica Profissional do Contabilista, Resoluo CFC n. 803/96 e suas alteraes. 1.2.2. As prerrogativas profissionais, especialmente a Resoluo CFC n. 560/83 e suas

alteraes. 1.2.3. Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. Decreto n 1.171, 22 de junho de 1994. 1.3. Legislao Aplicada Gesto Pblica: 1.3.1 Constituio Federal de 1988; 1.3.2. Lei Complementar n 4.320/64; 1.3.3. Decreto Lei 200/67; 1.3.4. Lei Complementar n 101/00 Lei de Responsabilidade Fiscal; 1.3.5. Lei n 10.028 de 19.10.2000; 1.3.6. Lei n. 8666/93 e 10.520/02 e suas alteraes Licitaes e contratos pblicos. 1.3.7. Convnios na Administrao Pblica Federal IN STN n. 01/97. 1.3.8. Legislao Bsica (Lei n. 4.320/64 e Decreto n. 93.872/86). 1.3.9. Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico; 1.3.10. Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Pblico (5. Edio). 1.3.11. Manual SIAFI e Carto de Pagamento. 1.3.12 Lei n 8.112 de 11.12.1990. 1.3.13 Decreto n 3.591 de 06.09.2000.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: ARAJO, Inaldo da Paixo Santos; ARRUDA, Daniel Gomes. Contabilidade Pblica Da teoria prtica. 1. ed, So Paulo: Saraiva, 2004. CASTRO, Robison G.; LIMA, Diana V. Contabilidade Pblica. Integrando Unio, Estados e Municpios, 2. ed. Atlas: 2003. GIACOMONI, James, Oramento Pblico. 14. ed., So Paulo: Atlas, 2007. KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pblica Teoria e Prtica, 10. ed., So Paulo: Atlas, 2006. KOHAMA, Heilio, Balanos Pblicos Teoria e Prtica, 6. ed., So Paulo: Atlas, 2003. PISCITELLI, Roberto Bocaccio: TIMB, Maria Zulene Farias; ROSA, Maria Berenice. Contabilidade Pblica: Uma Abordagem da Administrao Financeira Pblica. 9. ed., So Paulo: Atlas, 2006. SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental. 7. ed., So Paulo: Atlas, 2004. OBSERVAO: A legislao indicada abaixo pode ser obtida no site www.pranalto.gov.br/legislacao: *Constituio Federal; *Decreto n 1.171, 22 de junho de 1994. *Decreto n 3.591 de 06.09.2000. *Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976 e suas atualizaes. *Lei n. 4.320, de 17 de maro de 1964 e suas atualizaes. *Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas atualizaes. *Lei n. 10.520, de 17 de julho de 2002 e suas atualizaes. *Lei Complementar n. 101, de 04 de maio de 2000 e suas atualizaes. *Lei n 8.112 de 11.12.1990 e suas atualizaes. Instruo Normativa STN n. 1, de 15 de janeiro de 1997 e suas atualizaes. Disponvel em: www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/leg_estados.asp. Cdigo de tica Profissional do Contabilista e as prerrogativas profissionais. Disponvel em: www.cfc.org.br. Manual SIAFI. Ministrio da Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional. Disponvel em: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico - 5a. Edio (Vlido para 2013). Disponvel em: https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/contabilidade-publica/manuaiscontabilidade. Manual Carto de Pagamento do Governo Federal. Banco do Brasil. Disponvel em:

https://www.tesouro.fazenda.gov.br/images/arquivos/Responsabilidade_Fiscal/Programacao_Financeira/arquivos/manual_cartao_paga mento.pdf.

PEDAGOGO CONTEDO PROGRAMTICO: Histria da Educao. Gesto Democrtica. Fundamentos da Educao. Teorias Pedaggicas. Processos de Ensino. Planejamento. Avaliao do processo de ensino e aprendizagem. Avaliao Institucional. Currculo. Projeto Poltico-Pedaggico. Formao Docente. Tecnologia e Educao. Educao

Inclusiva. Psicologia da Educao. Legislao Educacional Brasileira.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: ARANHA, Maria Lcia de. Histria da Educao. 2. Ed. So Paulo: Moderna, 1996. BAZZO, Walter Antnio. Cincia, tecnologia e sociedade: e o contexto da educao tecnolgica. 3. Ed. Florianpolis: Editora da UFSC, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessrios prtica educativa. 29. Ed. So Paulo: Paz e Terra, 2004. BRASIL. Decreto 6094, de 24 de abril de 2007. Dispe sobre a implementao do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao. BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente. BRASIL. Lei 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. BRASIL. Resoluo n 4, de 13 de julho de 2010. 25

Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 1988: Captulo III: Da Educao, da Cultura e do Desporto Seo: Da Educao. Artigos 205 a 214. BRASIL. Decreto 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispe sobre a Educao Especial, o atendimento educacional especializado e d outras providncias. BRASIL. Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficincia Plano Viver sem Limite. LIBNEO, Jos Carlos; OLIVEIRA, Joo F.; TOSCHI, Mirza S.. Educao Escolar: polticas, estrutura e organizao. 9. Ed. So Paulo: Cortez, 2010. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios Educao do Futuro. 8. Ed. So Paulo: Cortez; Braslia: UNESCO, 2003. NEY, Antnio. Poltica Educacional: Organizao e Estrutura da Educao Brasileira. Rio de Janeiro: Wak Ed. 2008. PARO, Vitor Henrique. Gesto democrtica da escola pblica. 3 ed, So Paulo: tica, 2000.

26

S-ar putea să vă placă și