Sunteți pe pagina 1din 9

NOTA: Esta foi a Declarao que deu origem ao Conclio Internacional sobre Inerrncia Bblica (ICBI - International Council

on Biblical Inerrancy), um esforo comum inter-denominacional de centenas de eruditos e lderes evanglicos para defender a inerrncia bblica contra os conceitos da Escritura de tendncia liberal e neo-ortodoxa. A Declarao foi produzida Hyatt Regency O'Hare, em Chicago, no vero de 1978, durante uma conferncia internacionalsuprema de lderes evanglicos interessados. Ela foi assinada por aproximadamente 300 eruditos evanglicos famosos, incluindo Boice, Norman L. Geisler, John Gerstner, Carl F. H. Henry, Kenneth Kantzer, Harold Lindsell, John Warwick Montgomery, Roger Nicole, J.I. Packer, Robert Preus, Earl Radmacher, Francis Schaeffer, R.C. Sproul e John Wenham. A ICBI se despediu em 1988 com sua obra completa. O congresso no final das contas produziu trs maiores declaraes: esta sobre inerrncia bblica, em 1978; uma sobre hermenutica bblica, em 1982, e uma sobre aplicao bblica, em 1986. A Declarao a seguir discorre sobre a doutrina da inerrncia das Escrituras, esclarecendo-nos sobre o que isso vem a ser e advertindo-nos contra a sua negao. Estamos convencidos de que neg-la ignorar o testemunho dado por Jesus Cristo e pelo Esprito Santo, e rejeitar aquela submisso s reivindicaes da prpria palavra de Deus. Diante da enxurrada de desvios doutrinrios que tem invadido a Igreja, dever de cada crente manter-se firmemente apegado Escritura, tendo como certa a sua suficincia e a sua inerrncia.

A Declarao de Chicago Sobre a Inerrncia da Bblia Prefcio A autoridade das Escrituras um tema chave para a igreja crist, tanto desta quanto de qualquer outra poca. Aqueles que professam f em Jesus Cristo como Senhor e Salvador so chamados a demonstrar a realidade de seu discipulado cristo mediante obedincia humilde e fiel Palavra escrita de Deus. Afastar-se das Escrituras, tanto em questes de f quanto em questes de conduta, deslealdade para com nosso Mestre. Para que haja uma compreenso plena e uma confisso correta da autoridade das Sagradas Escrituras essencial um reconhecimento da sua total veracidade e confiabilidade. A Declarao a seguir afirma sob nova forma essa inerrncia das Escrituras, esclarecendo nosso entendimento a respeito dela e advertindo contra sua negao. Estamos convencidos de que negala ignorar o testemunho dado por Jesus Cristo e pelo Esprito Santo, e rejeitar aquela submisso s reivindicaes da prpria palavra de Deus, submisso esta que caracteriza a verdadeira f crist. Entendemos que nosso dever nesta hora fazer esta afirmao diante dos atuais desvios da verdade da inerrncia entre nossos irmos em Cristo e diante do entendimento errneo que esta doutrina tem tido no mundo em geral. Esta Declarao consiste de trs partes: uma Declarao Resumida, Artigos de Afirmao e Negao, e uma Explanao. Preparou-se a Declarao durante uma consulta de trs dias de durao, realizada em Chicago, nos Estados Unidos. Aqueles que subscreveram a Declarao Resumida e os Artigos desejam expressar suas prprias convices quanto inerrncia das Escrituras e estimular e desafiar uns aos outros e a todos os cristos a uma compreenso e entendimento cada vez maiores desta doutrina. Reconhecemos as limitaes de um documento preparado numa conferncia rpida e intensiva e no propomos que esta Declarao receba o valor de um credo. Regozijamo-nos, no entanto, com o aprofundamento de nossas prprias convices atravs dos debates que tivemos juntos, e oramos para que esta Declarao que assinamos seja usada para a glria de Deus com vistas a uma nova reforma na Igreja no que tange a sua f, vida e misso. 1

Apresentamos esta Declarao no num esprito de contenda, mas de humildade e amor, o que, com a graa de Deus, pretendemos manter em qualquer dilogo que, no futuro, surja daquilo que dissemos. Reconhecemos (...) que muitos que negam a inerrncia das Escrituras no apresentam em suas crenas e comportamento as conseqncias dessa negao, e estamos consc ientes de que ns, que confessamos essa doutrina, freqentemente a negamos em nossa vida, por deixarmos de trazer nossos pensamentos e oraes, tradies e costumes, em verdadeira sujeio Palavra divina. Qualquer pessoa que veja razes, luz das Escrituras, para fazer emendas s afirmaes desta Declarao sobre as prprias Escrituras (sob cuja autoridade infalvel estamos, enquanto falamos), convidada a faz-lo. No reivindicamos qualquer infalibilidade pessoal para o testemunho que damos, e seremos gratos por qualquer ajuda que nos possibilite fortalecer este testemunho acerca da Palavra de Deus. A COMISSO DE REDAO Uma Breve Declarao Deus, sendo Ele Prprio a Verdade e falando somente a verdade, inspirou as Sagradas Escrituras a fim de, desse modo, revelar-Se humanidade perdida, atravs de Jesus Cristo, como Criador e Senhor, Redentor e Juiz. As Escrituras Sagradas so o testemunho de Deus sobre Si mesmo. As Escrituras Sagradas, sendo apropria Palavra de Deus, escritas por homens preparados e supervisionados por Seu Esprito, possuem autoridade divina infalvel em todos os assuntos que abordam: devem ser cridas, como instruo divina, em tudo o que afirmam; obedecidas, como mandamento divino, em tudo o que determinam; aceitas, como penhor divino, em tudo que prometem. O Esprito Santo, seu divino Autor, ao mesmo tempo no-las confirma atravs de Seu testemunho interior e abre nossas mentes para compreender seu significado. Tendo sido na sua totalidade e verbalmente dadas por Deus, as Escrituras no possuem erro ou falha em tudo o que ensinam, quer naquilo que afirmam a respeito dos atos de Deus na criao e dos acontecimentos da histria mundial, quer na sua prpria origem literria sob a direo de Deus, quer no testemunho que do sobre a graa salvadora de Deus na vida das pessoas. A autoridade das Escrituras fica inevitavelmente prejudicada, caso essa inerrncia divina absoluta seja de alguma forma limitada ou desconsiderada, ou caso dependa de um ponto de vista acerca da verdade que seja contrrio ao prprio ponto de vista da Bblia; e tais desvios provocam srias perdas tanto para o indivduo quanto para a Igreja. Artigos de Afirmao e Negao Artigo I. Afirmamos que as Sagradas Escrituras devem ser recebidas como a Palavra oficial de Deus. Negamos que a autoridade das Escrituras provenha da Igreja, da tradio ou de qualquer outra fonte humana. Artigo II. Afirmamos que as Sagradas Escrituras so a suprema norma escrita, pela qual Deus compele a conscincia, e que a autoridade da Igreja est subordinada das Escrituras. Negamos que os credos, conclios ou declaraes doutrinrias da Igreja tenham uma autoridade igual ou maior do que a autoridade da Bblia.

Artigo III. Afirmamos que a Palavra escrita , em sua totalidade, revelao dada por Deus. Negamos que a Bblia seja um mero testemunho a respeito da revelao, ou que somente se torne revelao mediante encontro, ou que dependa das reaes dos homens para ter validade. Artigo IV Afirmamos que Deus, que fez a humanidade Sua imagem, utilizou a linguagem como um meio de revelao. Negamos que a linguagem humana seja limitada pela condio de sermos criaturas, a tal ponto que se apresente imprpria como veculo de revelao divina. Negamos ainda mais que a corrupo, atravs do pecado, da cultura e linguagem humanas tenha impedido a obra divina de inspirao. Artigo V Afirmamos que a revelao de Deus dentro das Sagradas Escrituras foi progressiva. Negamos que revelaes posteriores, que podem completar revelaes mais antigas, tenham alguma vez corrigido ou contrariado tais revelaes. Negamos ainda mais que qualquer revelao normativa tenha sido dada desde o trmino dos escritos do Novo Testamento. Artigo VI Afirmamos que a totalidade das Escrituras e todas as suas partes, chegando s prprias palavras do original, foram por inspirao divina. Negamos que se possa corretamente falar de inspirao das Escrituras, alcanando-se o todo mas no as partes, ou algumas partes mas no o todo. Artigo VII Afirmamos que a inspirao foi a obra em que Deus, por Seu Esprito, atravs de escritores humanos, nos deus Sua palavra. A origem das Escrituras divina. O modo como se deu a inspirao permanece em grande parte um mistrio para ns. Negamos que se possa reduzir a inspirao capacidade intuitiva do homem, ou a qualquer tipo de nveis superiores de conscincia. Artigo VIII Afirmamos que Deus, em Sua obra de inspirao, empregou as diferentes personalidades e estilos literrios dos escritores que Ele escolheu e preparou. Negamos que Deus, ao fazer esses escritores usarem as prprias palavras que Ele escolheu, tenha passado por cima de suas personalidades. Artigo IX Afirmamos que a inspirao, embora no outorgando oniscincia, garantiu uma expresso verdadeira e fidedigna em todas as questes sobre as quais os autores bblicos foram levados a falar e a escrever. Negamos que a finitude ou a condio cada desses escritores tenha, direta ou indiretamente, introduzido distoro ou falsidade na Palavra de Deus. Artigo X Afirmamos que, estritamente falando, a inspirao diz respeito somente ao texto autogrfico das Escrituras, o qual, pela providncia de Deus, pode-se determinar com grande exatido a partir de manuscritos disponveis. Afirmamos ainda mais que as cpias e tradues das Escrituras so a Palavra de Deus na medida em que fielmente representam o original.

Negamos que qualquer aspecto essencial da f crist seja afetado pela falta dos autgrafos. Negamos ainda mais que essa falta torne invlida ou irrelevante a afirmao da inerrncia da Bblia. Artigo XI Afirmamos que as Escrituras, tendo sido dadas por inspirao divina, so infalveis, de modo que, longe de nos desorientar, so verdadeiras e confiveis em todas as questes de que tratam. Negamos que seja possvel a Bblia ser, ao mesmo tempo infalvel e errnea em suas afirmaes. Infalibilidade e inerrncia podem ser distinguidas, mas no separadas. Artigo XII Afirmamos que, em sua totalidade, as Escrituras so inerrantes, estando isentas de toda falsidade, fraude ou engano. Negamos que a infalibilidade e a inerrncia da Bblia estejam limitadas a assuntos espirituais, religiosos ou redentores, no alcanando informaes de natureza histrica e cientfica. Negamos ainda mais que hipteses cientficas acerca da histria da terra possam ser corretamente empregadas para desmentir o ensino das Escrituras a respeito da criao e do dilvio. Artigo XIII Afirmamos a propriedade do uso de inerrncia como um termo teolgico referente total veracidade das Escrituras. Negamos que seja correto avaliar as Escrituras de acordo com padres de verdade e erro estranhos ao uso ou propsito da Bblia. Negamos ainda mais que a inerrncia seja contestada por fenmenos bblicos, tais como uma falta de preciso tcnica contempornea, irregularidades de gramtica ou ortografia, descries da natureza feitas com base em observao, referncia a falsidades, uso de hiprbole e nmeros arredondados, disposio tpica do material, diferentes selees de material em relatos paralelos ou uso de citaes livres. Artigo XIV Afirmamos a unidade e a coerncia interna das Escrituras. Negamos que alegados erros e discrepncias que ainda no tenham sido solucionados invalidem as declaraes da Bblia quanto verdade. Artigo XV Afirmamos que a doutrina da inerrncia est alicerada no ensino da Bblia acerca da inspirao. Negamos que o ensino de Jesus acerca das Escrituras possa ser desconhecido sob o argumento de adaptao ou de qualquer limitao natural decorrente de Sua humanidade. Artigo XVI Afirmamos que a doutrina da inerrncia tem sido parte integrante da f da Igreja ao longo de sua histria. Negamos que a inerrncia seja uma doutrina inventada pelo protestantismo escolstico ou que seja uma posio defendida como reao contra a alta crtica negativa. Artigo XVII Afirmamos que o Esprito Santo d testemunho acerca das Escrituras, assegurando aos crentes a veracidade da Palavra de Deus escrita. Negamos que esse testemunho do Esprito Santo opere isoladamente das Escrituras ou em oposio a elas.

Artigo XVIII Afirmamos que o texto das Escrituras deve ser interpretado mediante exegese histrico-gramatical, levando em conta suas formas e recursos literrios, e que as Escrituras devem interpretar as Escrituras. Negamos a legitimidade de qualquer abordagem do texto ou de busca de fontes por trs do texto que conduzam a um revigoramento, desistorizao ou minimizao de seu ensino, ou a uma rejeio de suas afirmaes quanto autoria. Artigo XIX Afirmamos que uma confisso da autoridade, infalibilidade e inerrncia plenas das Escrituras vital para uma correta compreenso da totalidade da f crist. Afirmamos ainda mais que tal confisso deve conduzir a uma conformidade cada vez maior imagem de Cristo. Negamos que tal confisso seja necessria para a salvao. Contudo, negamos ainda mais que se possa rejeitar a inerrncia sem graves conseqncias, quer para o indivduo quer para a Igreja. Explanao Nossa compreenso da doutrina da inerrncia deve dar-se no contexto mais amplo dos ensinos das Escrituras sobre si mesma. Esta explanao apresenta uma descrio do esboo da doutrina, na qual se baseiam nossa breve declarao e os artigos. Criao, Revelao e Inspirao O Deus Trino, que formou todas as coisas por Sues proferimentos criadores e que a tudo governa pela Palavra de Sua vontade, criou a humanidade Sua prpria imagem para uma vida de comunho consigo mesmo, tendo por modelo a eterna comunho da comunicao dentro da Divindade. Como portador da imagem de Deus, o homem deve ouvir a Palavra de Deus dirigida a ele e reagir com a alegria de uma obedincia em adorao. Alm da auto-revelao de Deus na ordem criada e na seqncia de acontecimentos dentro dessa ordem, desde Ado os seres humanos tm recebido mensagens verbais dEle, quer diretamente, conforme declarado nas Escrituras, quer indiretamente na forma de parte ou totalidade das prprias Escrituras. Quando Ado caiu, o Criador no abandonou a humanidade ao juzo final, mas prometeu s alvao e comeou a revelar-Se como Redentor numa seqncia de acontecimentos histricos centralizados na famlia de Abrao e que culminam com a vida, morte, ressurreio, atual ministrio celestial e a prometida volta de Jesus Cristo. Dentro desse arcabouo, de tempos em tempos Deus tem proferido palavras especficas de juzo e misericrdia, promessa e mandamento, a seres humanos pecaminosos, de modo a conduzi-los a um relacionamento, uma aliana, de compromisso mtuo entre as duas partes, mediante o qual Ele os abenoa com dons da graa, e eles O bendizem numa reao de adorao. Moiss, que Deus usou como mediador para transmitir Suas palavras a Seu povo poca do xodo, est no incio de uma longa linhagem de profetas em cujas bocas e escritos Deus colocou Suas palavras para serem entregues a Israel. O propsito de Deus nesta sucesso de mensagens era manter Sua aliana ao fazer com que Seu povo conhecesse Seu Nome, isto , Sua natureza, e tantos preceitos quanto os propsitos de Sua vontade, quer para o presente, que para o futuro. Essa linhagem de porta-vozes profticos da parte de Deus culminou em Jesus Cristo, a Palavra encarnada de Deus, sendo Ele um profeta (mais do que um profeta, mas no menos do que isso), e nos apstolos e profetas da primeira gerao de cristos. Quando a mensagem final e culminante de Deus, Sua palavra ao mundo a respeito de Jesus Cristo, foi proferida e esclarecida por aqueles que pertenciam ao crculo apostlico, cessou a seqncia de mensagens reveladas. Da por diante, a Igreja devia viver e conhecer a Deus atravs daquilo que Ele j havia dito, e dito para todas as pocas. 5

No Sinai, Deus escreveu os termos de Sua aliana em tbuas de pedra, como Seu testemunho duradouro e para ser permanentemente acessvel, e ao longo do perodo de revelao proftica e apostlica levantou homens para escreverem as mensagens dadas a eles e atravs deles, junto com os registros que celebravam Seu envolvimento com Seu povo, alm de reflexes ticas sobre a vida em aliana e de formas de louvor e orao em que se pede a misericrdia da aliana. A realidade teolgica da inspirao na elaborao de documentos bblicos corresponde das profecias faladas: embora as personalidades dos escritores humanos se manifestassem naquilo que escreveram, as palavras foram divinamente dadas. Assim, aquilo que as Escrituras dizem, Deus diz; a autoridade das Escrituras a autoridade de Deus, pois Ele seu derradeiro Autor, tendo entregue as Escrituras atravs das mentes e palavras dos homens escolhidos e preparados, os quais, livre e fielmente, "falaram da parte de Deus movidos pelo Esprito Santo" (2 Pe 1.21). Deve-se reconhecer as Escrituras Sagradas como a Palavra de Deus em virtude de sua origem divina. Autoridade: Cristo e a Bblia Jesus Cristo, o Filho de Deus, que a Palavra (Verbo) feita carne, nosso Profeta, Sacerdote e Rei, o Mediador ltimo da comunicao de Deus ao homem, como tambm o de todos os dons da graa de Deus. A revelao dada por Ele foi mais do que verbal; Ele tambm revelou o Pai mediante Sua presena e Seus atos. Suas palavras, no entanto, foram de importncia crucial, pois Ele era Deus, Ele falou da parte do Pai, e Suas palavras julgaro ao todos os homens no ltimo dia. Na qualidade de Messias prometido, Jesus Cristo o tema central das Escrituras. O Antigo Testamento olhava para Ele no futuro; o Novo Testamento olha para trs, ao v-lo em Sua primeira vinda, e para frente em Sua segunda vinda. As Escrituras cannicas so o testemunho divinamente inspirado e, portanto, normativo, a respeito de Cristo. Deste modo, no aceitvel alguma hermenutica em que Cristo no seja o ponto central. Deve-se tratar as Escrituras Sagradas como aquilo que so em essncia: o testemunho do Pai a respeito do Filho encarnado. Parece que o cnon do Antigo Testamento j estava estabelecido poca de Jesus. Semelhantemente, o cnon do Novo Testamento est encerrado na medida em que nenhuma nova testemunha apostlica do Cristo histrico pode nascer agora. Nenhuma nova revelao (distinta da compreenso que o Esprito d acerca da revelao existente) ser dada at que Cristo volte. O cnon foi criado no princpio por inspirao divina. A parte da Igreja foi discernir o cnon que Deus havia criado, no elaborar o seu prprio cnon. Os critrios relevantes foram e so: autoria (ou Sua confirmao), contedo e o testemunho confirmador do Esprito Santo. A palavra cnon, que significa regra ou padro, um indicador de autoridade, o que significa o direito de governar e controlar. No cristianismo a autoridade pertence a Deus em Sua revelao, o que significa, de um lado, Jesus Cristo, a Palavra viva, e, de outro, as Sagradas Escrituras, a Palavra escrita. Mas a autoridade de Cristo e das Escrituras so uma s. Como nosso Profeta, Cristo deu testemunho de que as Escrituras no podem falhar. Como nosso Sacerdote e Rei, Ele dedicou Sua vida terrena a cumprir a lei e os profetas, at ao ponto de morrer em obedincia s palavras da profecia messinica. Desta forma, assim como Ele via as Escrituras testemunhando dEle e de Sua autoridade, de igual modo, por Sua prpria submisso s Escrituras, Ele testemunhou da autoridade delas. Assim como Ele se curvou diante da instruo de Seu Pai dada em Sua Bblia (nosso Antigo Testamento), de igual maneira Ele requer que Seus discpulos assim o faam, todavia no isoladamente, mas em conjunto com o testemunho apostlico acerca dEle, testemunho que ele passou a inspirar mediante a Sua ddiva do Esprito Santo. Desta maneira, os cristos revelam-se servos fiis de seu Senhor, por se curvarem diante da instruo divina dada nos escritos profticos e apostlicos que, juntos, constituem nossa Bblia. Ao confirmarem a autoridade um do outro, Cristo e as Escrituras fundem-se numa nica fonte de autoridade. O Cristo biblicamente interpretado e a Bblia centralizada em Cristo e que O proclama 6

so, desse ponto de vista, uma s coisa. Assim como a partir do fato da inspirao inferimos que aquilo que as Escrituras dizem, Deus diz, assim tambm a partir do relacionamento revelado entre Jesus Cristo e as Escrituras podemos igualmente declarar que aquilo que as Escrituras dizem, Cristo diz. Infalibilidade, Inerrncia, Interpretao As Escrituras Sagradas, na qualidade de Palavra inspirada de Deus que d testemunho oficial acerca de Jesus Cristo, podem ser adequadamente chamadas de infalveis e inerrantes. Estes termos negativos possuem especial valor, pois salvaguardam explicitamente verdades positivas. Infalvel significa a qualidade de no desorientar nem ser desorientado e, dessa forma, salvaguarda em termos categricos a verdade de que as Santas Escrituras so uma regra e um guia certos, seguros e confiveis em todas as questes. Semelhantemente, inerrante significa a qualidade de estar livre de toda falsidade ou engano e, dessa forma, salvaguarda a verdade de que as Santas Escrituras so totalmente verdicas e fidedignas em todas as suas afirmaes. Afirmamos que as Escrituras cannicas sempre devem ser interpretadas com base no fato de que so infalveis e inerrantes. No entanto, ao determinar o que o escritor ensinado por Deus est afirmando em cada passagem, temos de dedicar a mais cuidadosa ateno s afirmaes e ao carter do texto como sendo uma produo humana. Na inspirao Deus utilizou a cultura e os costumes do ambiente de seus escritores, um ambiente que Deus controla em Sua soberana providncia; interpretao errnea imaginar algo diferente. Assim, deve-se tratar histria como histria, poesia como poesia, e hiprbole e metfora como hiprbole e metfora, generalizao e aproximaes como aquilo que so, e assim por diante. Tambm se deve observar diferenas de prticas literrias entre os perodos bblicos e o nosso: visto que, por exemplo, naqueles dias, narrativas so cronolgicas e citaes imprecisas eram habituais e aceitveis e no violavam quaisquer expectativas, no devemos considerar tais coisas como falhas, quando as encontramos nos autores bblicos. Quando no se esperava nem se buscava algum tipo especfico de preciso absoluta, no constitui erro o fato de ela existir. As Escrituras so inerrantes no no sentido de serem totalmente precisas de acordo com os padres atuais, mas no sentido de que validam suas afirmaes e atingem a medida de verdade que seus autores buscaram alcanar. A veracidade das Escrituras no negada pela apario, no texto, de irregularidades gramaticais ou ortogrficas, de descries fenomenolgicas da natureza, de relatos de afirmaes falsas (por exemplo, as mentiras de Satans), ou as aparentes discrepncias entre uma passagem e outra. No certo jogar os chamados fenmenos das Escrituras contra o ensino da Escritura sobre si mesma. No se devem ignorar aparentes incoerncias. A soluo delas, onde se possa convincentemente alcana-las, estimular nossa f, e, onde no momento no houver uma soluo convincente disponvel, significativamente daremos honra a Deus, por confiar em Sua garantia de que Sua Palavra verdadeira, apesar das aparncias em contrrio, e por manter a confiana de que um dia se ver que elas eram enganos. Na medida em que toda a Escritura o produto de uma s mente divina, a interpretao tem de permanecer dentro dos limites da analogia das Escrituras e abster-se de hipteses que visam corrigir uma passagem bblica por meio de outra, seja em nome da revelao progressiva ou do entendimento imperfeito por parte do escritor inspirado. Embora as Sagradas Escrituras em lugar algum estejam limitadas pela cultura, no sentido de que seus ensinos carecem de validade universal, algumas vezes esto culturalmente condicionadas pelos hbitos e pelas idias aceitas de um perodo em particular, de modo que a aplicao de seus princpios, hoje em dia, requer um tipo diferente de ao (por exemplo, na questo do corte de cabelo e do penteado das mulheres, cf. 1 Co 11). 7

Ceticismo e Crtica Desde a Renascena, e mais especificamente desde o Iluminismo, tm -se desenvolvido filosofias que envolvem o ceticismo diante das crenas crists bsicas. o caso do agnosticismo, que nega que Deus seja cognoscvel; do racionalismo, que nega que Ele seja incompreensvel; do idealismo, que nega que Ele seja transcendente; e do existencialismo, que nega a racionalidade de Seus relacionamentos conosco. Quanto esses princpios no bblicos e antibblicos infiltram -se nas teologias do homem a nvel das pressuposies, como freqentemente acontecem hoje em dia, a fiel interpretao das Sagradas Escrituras torna-se impossvel. Transmisso e Traduo Uma vez que em nenhum lugar Deus prometeu uma transmisso inerrante da Escritura, necessrio afirmar que somente o texto autogrfico dos documentos originais foi inspirado e manter a necessidade da crtica textual como meio de detectar quaisquer desvios que possam ter se infiltrado no texto durante o processo de sua transmisso. O veredicto dessa cincia , entretanto, que os textos hebraicos e grego parecem estar surpreendentemente bem preservados, de modo que tempos amplo apoio para afirmar, junto com a Confisso de Westminster, uma providncia especial de Deus nessa questo e em declarar que de modo algum a autoridade das Escrituras corre perigo devido ao fato de que as cpias que possumos no esto totalmente livres de erros. Semelhantemente, traduo alguma perfeita, nem pode s-;p, e todas as tradues so um passo adicional de distanciamento dos autographa. Porm, o veredicto da lingstica que pelo menos os cristos de lngua inglesa esto muitssimo bem servidos na atualidade com uma infinidade de tradues excelentes e no tm motivo para hesitar em concluir que a Palavra verdadeira de Deus est ao seu alcance. Alis, em vista da freqente repetio, nas Escrituras, dos principais assuntos de que elas tratam e tambm em vista do constante testemunho do Esprito Santo a respeito da Palavra e atravs dela, nenhuma traduo sria das Santas Escrituras chegar a de tal forma destruir seu sentido, a ponto de tornar invivel que elas faam o seu leitor "sbio para a salvao pela f em Cristo Jesus" (2 Tm 3.15). Inerrncia e Autoridade Ao confiarmos que a autoridade das Escrituras envolve a verdade total da Bblia, estamos conscientemente nos posicionando ao lado de Cristo e de Seus apstolos, alis, ao lado da Bblia inteira e da principal vertente da histria da igreja, desde os primeiros dias at bem recentemente. Estamos preocupados com a maneira casual, inadvertida e aparentemente impensada como uma crena de importncia e alcance to vastos foi por tantas pessoas abandonada em nossos dias. Tambm estamos cnscios de que uma grande e grave confuso resultado de parar de afirmar a total veracidade da Bblia, cuja autoridade as pessoas professam conhecer. O resultado de dar esse passo que a Bblia que Deus entregou perde sua autoridade e, no lugar disso, o que tem autoridade uma Bblia com o contedo reduzido de acordo com as exigncias do raciocnio crtico das pessoas, sendo que, a partir do momento em que a pessoa deu incio a essa reduo, esse contedo pode em princpio ser reduzido mais e mais. Isto significa que, no fundo, a razo independente possui atualmente a autoridade, em oposio ao ensino das Escrituras. Se isso no visto e se, por enquanto, ainda so sustentadas as doutrinas evanglicas fundamentais, as pessoas que negam a total veracidade das Escrituras podem reivindicar uma identidade com os evanglicos, ao mesmo tempo em que, metodologicamente, se afastaram da posio evanglica acerca do conhecimento para um subjetivismo instvel, e no acharo difcil ir ainda mais longe. Afirmamos que aquilo que as Escrituras dizem, Deus diz. Que Ele seja glorificado. Amm e am m. 8

_____ Retirado do apndice do livro O ALICERCE DA AUTORIDADE BBLICA James Montgomery Boice Pginas 183 a 196 Editado por: Sociedade Religiosa Edies Vida Nova Edio: 1989; Reimpresso: 1997.

S-ar putea să vă placă și