Sunteți pe pagina 1din 68

Captulo IV

Sobre as prticas corporais e a atividade fsica

Ligia Amparo da Silva Santos

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SANTOS, LAS. O corpo, o comer e a comida: um estudo sobre as prticas corporais e alimentares no mundo contemporneo [online]. Salvador: EDUFBA, 2008. 330 p. ISBN 978-85-232-0503-4. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

All the contents of this chapter, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported. Todo o contedo deste captulo, exceto quando houver ressalva, publicado sob a licena Creative Commons Atribuio - Uso No Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No adaptada. Todo el contenido de este captulo, excepto donde se indique lo contrario, est bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

Captulo IV
Sobre as prticas corporais e a atividade fsica

Este captulo comporta duas partes. A primeira sobre o corpo e a corporalidade explorando, a partir dos discursos dos sujeitos, as suas representaes, sentidos e significados. Opera dentro de uma taxionomia elaborada atravs das falas entrecruzando com as construdas por outros discursos, particularmente o cientfico, com foco na antropometria. Foram mltiplas as maneiras de classificar o corpo: a primeira foi considerando uma morfologia anatmica mais ampla as categorias do corpo gordo/obeso, do corpo magro, e do musculoso; e as outras formas foram mais minuciosas que procuraram dissecar o corpo seja em partes tronco, abdmen e os membros; em camadas gordura e msculos; ou ainda no corpo interno e externo focalizando especialmente o estmago. Por fim, discutir brevemente alguns aspectos sobre o padro corporal da mulher brasileira contempornea. A segunda parte se refere ao corpo em movimento. Ou seja, alguns aspectos sobre as mudanas e permanncias das prticas corporais que se fazem presente no contexto soteropolitano trabalho, lazer e atividade fsica, centrando na atividade fsica contempornea, em que a academia de ginstica se constitui em um dos principais espaos para o exerccio desta prtica. Em seguida, explorar aspectos de como os entrevistados tm institudo a prtica da atividade fsica no seu cotidiano, os itinerrios perseguidos, os sentidos e significados desta prtica, o monitoramento das formas corporais assim como as representaes do metabolismo deste corpo imposto ao movimento. Considera estar em curso uma poltica de emagrecimento dos corpos, que ser tratado nas consideraes finais intercambiando com alguns comentrios sobre tal poltica no contexto soteropolitano contemporneo.

Sobre o corpo e a corporalidade Os significados do corpo e sua corporalidade


Vigarello (2005c), pensando na histria da anatomia, questionou o que seria descrever um corpo. A histria da descrio dos corpos se confunde com a histria da linguagem onde todo um vocabulrio se constri, utilizando uma srie de modelos imaginrios como, por exemplo, a interconexo da histria

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

87

da anatomia com a arquitetura, a analogia da mquina, o impacto das descobertas de William Harvey sobre a circulao sangunea, de Lavoisier sobre a combusto e o papel do oxignio, enfim; so inmeros os exemplos que fazem parte, modelam, redirecionam as formas de olhar, descrever e narrar o corpo. Os entrevistados desta pesquisa foram desafiados a descrever alguns aspectos sobre os seus corpos e as suas corporalidades. No que tange interpretao do que significa o corpo para os entrevistados, uma forte metfora utilizada, sobretudo no discurso masculino, foi o corpo enquanto mquina. Uma mquina que temos disponvel para atuar, perfeita e ordenada na qual tudo tem sua funo e razo de ser. Uma mquina que exige cuidado, uma boa manuteno, caso contrrio, o motor bate mais cedo ou ento fica deriva:
Corpo uma mquina. Se voc no cuidar dele, pra, parando, um abrao. Ento tem que cuidar do corpo, cuidar da mquina agora, ajeitar ela, deixar trabalhando direito porque se ela no trabalhar direito, bater o motor e j era (Alberto). O corpo para mim uma mquina. Trabalha tudo certinho, tudo no corpo humano tem sua razo de ser, tem sua razo de estar ali. (...) impressionante a forma que o corpo trabalha, a forma que o corpo reage ao estmulo de uma atividade fsica, a forma que o corpo reage a sua reeducao alimentar (Flvio).

Observa-se a concepo de uma natureza perfeita, em certa medida, mgica, que disponibiliza um instrumental que nos cabe cuidar, manter e utilizar da melhor forma possvel. A metfora da mquina tal como a concebemos ainda hoje, emerge no sculo XIX com a revoluo industrial, identificando a natureza como perfeita e ordenada. Esta concepo substitui a mquina humana de Descartes em que a fora motora era obra divina que responde ao comando da alma. Nesta nova concepo, natureza, indstria e atividade humana so ligadas pelos mesmos princpios e leis. Rabinbach (1992) destaca a revoluo conceitual que trouxe a termodinmica para esta viso do corpo humano, especialmente as suas leis de conservao de energia e da entropia. Estas leis explicariam a utilizao do corpo como um motor humano que produz energia mecnica, revolucionando, por sua vez, a imagem do trabalho1. Todavia, a metfora da mquina est em declnio. As discusses sobre corpo ps-moderno ou o corpo ps-orgnico, nas quais as reas fundamentais da
88 <
O CORPO, O COMER E A COMIDA

tecnocincia contempornea informtica, telecomunicaes e as biotecnologias esto contribuindo para a produo dos corpos neste incio de sculo, tm trazido para o imaginrio coletivo um corpo-informao. Discute-se a idia de um corpo obsoleto uma vez que as evolues tecnolgicas seriam muito mais velozes do que a evoluo biolgica. Assim, novos cortes so estabelecidos nas tradicionais fronteiras entre o organismo natural e os artifcios que, evidentemente, produzem novas metforas referentes a estes processos de hibridizao do homem com a tecnologia como a figura do cyborg, presente em produes cinematogrficas como Brade Runner, Inteligncia Artificial, Matrix dentre outros amplamente citados pela literatura (Silibia, 2003; Le Breton, 2003). Apesar destes fenmenos, e mesmo estando parte dos entrevistados, de alguma maneira, inserindo os seus corpos no mundo digitalizado e informacional, a metfora da mquina ainda persistiu com intensidade nos discursos. No significa dizer que no houve mudanas. Os entrevistados fizeram referncias sobre os exames de monitoramento da sade ou do controle da atividade fsica, indicaram os seus desejos e restries em relao s cirurgias plsticas, ou ainda as experincias virtuais produzidas pelas telecomunicaes contemporneas. A persistncia desta metfora tambm no descarta as possibilidades imaginativas trazidas pela mdia das produes cientficas no campo da engenharia gentica, por exemplo, ou ainda das produes artsticas, em especial o cinema. No entanto, isso possivelmente trata-se ainda do corpo de um outro, um corpo imaginrio, ainda distante no corpo de si, o corpo vivido no cotidiano que continua composto de carne e osso, e com forte influncia do comando divino para as situaes inexplicveis. Pensando ento no corpo enquanto uma mquina que atua perfeitamente, os desvios as doenas so, cada vez mais, considerados frutos do descuido do homem. Assim como uma mquina, o corpo exige manuteno e cuidados para garantir o seu bom funcionamento e a sua longevidade. Este imaginrio da mquina coadunou com algumas interpretaes do corpo enquanto um sistema, conjunto de rgos e tecidos ou ainda como de carne e osso, sendo ele a segunda parte depois do crebro, uma dimenso essencialmente biolgica e da subdiviso oriunda particularmente da anatomia. Esta viso do corpo em partes que se articulam remonta o sculo XVI no qual Mandressi (2003) designou como a civilizao da anatomia. A abertura dos territrios corporais atravs da lmina, em nome da cincia e do conhecimento,

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

89

favoreceu novas perspectivas no que tange ao olhar sobre o corpo, fundado na fragmentao e se constituindo em uma verdadeira colonizao. O corpo morto ofereceu elementos para compreender o corpo vivo. Eclodiu uma inveno do corpo, com mapas, nomenclaturas, classificaes, e descobertas de novas regies. As novas leituras e narrativas sobre o corpo foram constantemente marcadas por um mtuo intercmbio de metforas com outros campos do saber como, por exemplo, a arquitetura. Artrias, veias, e vias das cidades, conforme lembra Sennett (2003), o sistema sseo, a estrutura do corpo e estrutura arquitetnica que, por sua vez, oferece a noo da metfora do suporte, como foi utilizada pelos entrevistados, so alguns exemplos deste fervoroso universo de troca de imaginrios. Vale, por fim, lembrar que a estrutura ir se mecanizar a partir do sculo XVIII, associando-se aos sistemas sseos e musculares, por exemplo, em um processo de mecanizao do mundo e, por conseguinte, ir influenciar na construo da metfora da mquina. O corpo tambm foi visto como um suporte da rotina diria e com um carter tambm situacional, ou seja, a sua utilidade depender da situao vivenciada no momento: So as duas fontes, depende da situao, voc no est numa festa pensando no seu corpo como sustento, voc est pensando em chegar e tentar seduzir aquela mulher (Roberto). Uma outra perspectiva foi relacionada ao corpo enquanto um corpoaparncia, cujas metforas foram as de um carto de visita ou de uma capa de livro, as quais j trazem escritos indcios do seu interior havendo assim uma relao entre aparncia e essncia.
Acho que um carto de visita!, visita da personalidade da pessoa, no sei, no sei se interfere muito na personalidade, mas voc s vezes tem idia de quem a pessoa...Um gordinho, gordinho falo da barriga, est dobrando essas... Pxa!, Esse cara relaxado... Ou ento, sei l, o pessoal tem essa idia se gordo preguioso, s vezes no isso, no tem nada a ver, geralmente fica essa primeira idia, aquele cara ali deve ser devagar para o trabalho e tal. (lvaro). Se eu chego num lugar, primeiro chega meu corpo, ento, aquela questo da vaidade est bem vestida, valorizar minhas partes (...) Eu parto da, desse princpio: que o corpo o primeiro que chega, ento j vai uma preocupao maior a coisa (Sara).

90

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

Trata-se de um corpo enquanto um prenncio, no qual possvel fazer as primeiras leituras da pessoa. Um corpo que espelha a sua essncia, pois, segundo a prpria Sara, o corpo a conseqncia, a conseqncia do tratamento que eu dou a ele. Todavia, houve uma outra perspectiva do corpo enquanto embalagem ou um mero acabamento na qual a relao aparncia no necessariamente corresponde essncia, ao interior: Eu tambm gosto muito de corpo, acho legal, mas, antes de tudo eu, acho que o corpo apenas o acabamento. O que verdadeiramente importante que o que a gente tem aqui dentro (Ilda).
Olha! O corpo, na verdade, essa questo da vaidade, algo assim meio ftil sabe? Porque o corpo uma embalagem, eu vejo assim, o que importa mesmo o que est dentro. (...) Ento , para mim, isso no interessante se voc no est saudvel por dentro. Ento o corpo para mim no tem tanto, o corpo o aspecto exterior e tal no tem tanta importncia quanto o interior. Ento, eu acho bonito, aquela coisa assim, carto de visita, voc chegar assim sua fisionomia seu corpo est bonito, mas, mais do que essa beleza a gente tem que est bem por dentro (Marcela).

A afirmativa de Marcela no a impede de trabalhar esta embalagem, de afirmar que vaidosa e que sente prazer em ter o seu corpo em forma, assim como para Ilda. Os extratos sobre esta questo, como se pde observar, foram permeados de hesitaes e dvidas. Os discursos apontaram para um interior mais subjetivo: a personalidade da pessoa, a conduta em relao vida relaxado, preguioso o que a gente tem aqui dentro, mas tambm englobava os aspectos subjetivos da sade, o sentir-se saudvel. Marcela coloca em dvida a relao entre um corpo bonito e um corpo saudvel. De qualquer sorte, estas vises iro interferir tambm na perspectiva do cuidado. Ilda entende que cuidar do corpo, sem dvida significa cuidar do seu interior, embora ela deixa a entender que pode se cuidar por fora sem se preocupar com o interior, o que poderia ser classificado como o culto ao corpo. No entanto, ela se contradiz mais adiante quando considera o corpo como apenas um acabamento: como se fosse uma maquiagem legal que voc bota, que voc se veste de uma maneira legal, de chegar e se sentir bonita e mais nada, mas para mim, digamos assim, uma capa de voc (Ilda).

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

91

Outras falas apontaram que o cuidado simultneo do interior e exterior devem ser importantes, no entanto, no houve conflito em relao importncia do cuidado exterior, da aparncia, mesmo por aqueles que indicaram uma possvel relao enganosa entre as duas instncias. Contudo, este cuidado exterior tem limites. Houve cautela em relacionar o cuidado com as formas corporais a um culto ao corpo, sendo este no aceito quando realizado exageradamente: Trabalhar o corpo em excesso como se a pessoa no tivesse a parte bonita de dentro e no ter tanto para complementar a parte de dentro (Ilda). A palavra culto emerge de uma dimenso religiosa e pode tomar uma conotao de pecado quando se trata do culto ao corpo, melhor traduzido como culto carne. Nos discursos, o culto foi associado vaidade na sua dimenso pejorativa e a uma certa futilidade, o que parece diferir do cuidado com as formas corporais que esto em voga. O corpo tambm foi descrito de uma forma mais sensorial: o corpo tudo, referncia da pessoa que expressa muitas coisas, a pedra fundamental da pessoa. Assume, em algumas falas, uma dimenso esttica e sensual como, por exemplo, a fala de Virgnia:
Corpo? Corpo para mim, esttica, antes eu me via gorda, sem jeito. Corpo charme, corpo arte, corpo desenvoltura, corpo sensao, corpo alegria, corpo beleza. Ento se voc cuida desse corpo, voc tem tudo isso. Voc passa a ter beleza, voc passa a ter sensao, voc passa a se ousar. Corpo para mim isso, agora corpo sadio, uma coisa diferente, um corpo que voc pode chegar e dizer eu estou com um corpo saudvel, eu estou de corpo limpo, eu me sinto no caso de urea limpa, eu me sinto de alma limpa, eu me sinto de corpo beleza, eu me sinto tudo isso porque corpo faz parte da satisfao. (Virgnia)

Vale observar que se trata da interpretao de uma pessoa que modificou as formas corporais recentemente e experimenta uma nova relao sensorial com o seu prprio corpo. Virgnia adjetiva o corpo com uma extrema sensualidade que possivelmente jamais ela tenha experimentado desta forma. Isso indica que modificar as formas corporais de um corpo pode ser traduzido como modificaes tambm da relao de si para si. Virgnia tambm entrecruza o corpo saudvel com o corpo limpo, no s das gorduras e das doenas, mas tambm uma limpeza da urea e da alma.
92 <
O CORPO, O COMER E A COMIDA

O corpo tambm foi tratado por um dos entrevistados como um bem, o nico bem que nosso, e para tal exige cuidados, valorizar e guardar, da melhor forma possvel. Nesta linha, o cuidado vai alm da preservao e preveno do corpo e passa a ser algo para preparar o corpo para um prazer sensorial: o corpo brao, perna, mo, voc ser saudvel, ser leve, ser gil, ser disposta (...) Acho que ele tem que ser utilizado, eu acho que a flexibilidade, a agilidade, a leveza, acho que tudo isso tambm faz parte do corpo (Lcia). Assim, corpo corpo no seu sentido material, mas tambm em seu uso e em suas sensaes. Para ser corpo preciso ser leve, gil e flexvel tambm. O corpo aparece nas entrevistas como, ao mesmo tempo, causa e conseqncia da existncia. Ainda, ele se constitui enquanto tal se for saudvel que tambm foi associado por duas falas com o corpo limpo.
o corpo para mim mais importante do que tudo dentro de uma casa. No adianta voc ter um som bonito ter um som potente, uma televiso, tudo que voc queira um sof confortvel, voc vai ficar naquele sof, voc no vai se sentir bem devido a gordura que voc tenha devido a roupa que voc procura no guarda-roupa que um tempo dava hoje no d mais. Ah! Para mim, ter um corpo bonito quase tudo (Dalva).

A fala de Dalva indica bem o deslocamento da importncia do corpo para o centro da vida dos sujeitos: do que adianta vrias conquistas materiais se o corpo no pode usufruir bem deles? Ou seja, o conforto material em torno da vida que vem sendo construdo e conquistado ao longo dos tempos modernos no substitui um conforto que um corpo magro, leve, belo e gil pode proporcionar. Flvio tambm trabalhou nesta direo, valorizando um corpo que pode proporcionar prazeres sensoriais com os usos em detrimento de aquisies materiais. Em suma, em meio dificuldade para expressar ou decifrar o que seria o corpo, os entrevistados atriburam inmeros sentidos e significaes a ele. Chama ateno a dimenso do cuidado que esteve presente em todas as falas. O cuidado representou uma ao contnua sobre o corpo numa espcie de culto da eficcia que visa melhorar cada vez mais e da melhor forma possvel para que possa aumentar a expectativa de vida, afastando as doenas e os malefcios que possa torn-lo no funcional, ou ainda promover novas experincias corporais baseadas no prazer em si, gostar de si e se amar mais.

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

93

Logo, corpo sade, em um sentido amplo no qual converge entre si o corpo saudvel, magro e limpo, pois afinal, como afirma Gilda um corpo gordo no saudvel! no ...?.

As classificaes morfolgicas
A antropometria entendida como um estudo das medidas do corpo humano, seu tamanho, propores e composies corporais. Considerada como um mtodo simples de aplicao universal e de baixo custo, a antropometria tem sido amplamente utilizada para avaliar o estado de sade e nutrio dos indivduos e ainda capaz de selecionar aqueles que demandam uma ateno alimentar e nutricional e de sade em geral (WHO, 1995). O seu uso em classificao e comparao de medidas tem tambm a sua histria no bero da antropologia. A antropometria foi usada nos sculos XIX e incio do XX para classificar criminosos pelas caractersticas faciais (Courtine, 2005), e pelo Regime Nazista para classificar os corpos pertencentes raa ariana distinguindo dos no-arianos, com o intuito de justificar as suas polticas raciais. No Brasil, um dos primeiros cientistas a trabalhar com a antropometria foi Raimundo Nina Rodrigues nos finais do sculo XIX e incio do XX. Sob influncias das teorias vigentes na poca as teorias eugenistas, racistas, assim como as influncias nazistas, e ainda a teoria da degenerescncia Nina Rodrigues, apesar da sua contribuio para a compreenso da cultura africana, aponta o negro como inferior, com caractersticas patolgicas, deficientes e degenerativas contrapondo o homem branco civilizado. Todavia, j nos primeiros decnios do sculo XX, a antropometria comea a ser utilizada mais efetivamente para o diagnstico da desnutrio infantil nos Estados Unidos, utilizando os grandes avanos realizados pelos estudiosos at ento, e criando novos mtodos diagnsticos. Nos meados dos anos de 1910, especialistas aplicaram as relaes altura, peso e idade na cidade de New York em escolares, o que ir marcar o cerne dos mtodos de avaliao do estado nutricional infantil posteriormente (Levenstein, 2003a). No Brasil, sobretudo a partir dos anos 1930 com a identificao da fome como um problema social e tambm cientfico, especialmente na voz de Josu de Castro, o corpo do faminto comea a ser mensurado. Os meados dos anos de 1970 sero marcados por um grande inqurito nutricional da populao brasileira que, juntamente com o processo de reabertura poltica,
94 <
O CORPO, O COMER E A COMIDA

tomar uma forte visibilidade social revelando as condies de vida dos brasileiros. Tais processos iro interferir nos decnios seguintes nos trabalhos da rea de alimentao e nutrio com um intenso processo, quase que febril, de mensurar a fome nos corpos particularmente os corpos infantis. Este trabalho de mensurao corporal adquire cada vez mais complexidade: novos grupos sociais se tornam alvo da avaliao nutricional adultos, idosos, atletas e esportistas, adolescentes, e, mais recentemente, trabalhos publicados com a populao indgena e os nipo-brasileiros, cada grupo com as suas especificidades de mtodos, instrumentos e critrios de avaliao. Alm disso, os instrumentos e tcnicas esto progressivamente se sofisticando tais como a bio-impedncia. Os avanos cientficos no campo da antropometria e os estudos que a relaciona com a sade tm resultado na sua popularizao: cada sujeito tem uma margem aceita cientificamente do peso ideal, que est associado ao corpo saudvel, prevenindo doenas e prolongando a vida. Por conseguinte, imagens de um corpo humano ideal so construdas, o que leva a mltiplas representaes dos corpos que esto dentro e fora do padro estabelecido: a norma e o desvio. Todavia, no so apenas os discursos da antropometria que alimentam o imaginrio dos sujeitos para categorizar os seus corpos. Eles utilizam categorias mais amplas, entrecruzando diferentes discursos mdico, hednico, midatico, dentre outros, mas ainda a produo de subjetividades que se relacionam nesta classificao. Nesta seo iremos interpretar como os sujeitos diagnosticaram os seus corpos e as suas representaes.

O mundo dos magrinhos e o mundo dos gordinhos


Sempre que penso no mulato baiano vejo um homem gordo. Gordo no apenas fisicamente. Como carter tambm: bom, amvel, gluto, sensual, agudo de inteligncia, bem falante, mas de fala mansa, sabendo tratar to bem os inferiores quanto os superiores. Comendo comida gordurosa, cheia de azeite, mas apimentada tambm (Amado,1996, p. 19).

Trata-se da descrio de um baiano tpico traado por Jorge Amado no Guia da Bahia de Todos os Santos escrito em 1945. Esta viso do gordo remonta
LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

95

o trabalho que Fischler (1995) realizou na sociedade francesa, referindo-se ao paradoxo das representaes do gordo, com uma imagem ambivalente. As suas entrevistas na Frana mostraram uma dupla imagem. De um lado, bons vivants que apresentam alegria, bom humor, gosto pela boa mesa e pelo convvio e, de outro, um doente, depressivo, um egosta desenfreado ou mesmo irresponsvel, sem controle de si mesmo. O primeiro um gordo simptico e o segundo, um obeso, que s suscita a reprovao, quando no a averso. Em suma, vrios estigmas perseguem a compreenso da obesidade. O homem baiano para Jorge Amado se aproximava da primeira imagem, uma imagem positiva cuja descrio vai alm da morfologia corporal percorrendo o carter do baiano descrito. Aqui a aparncia e essncia se mesclam. Nas entrevistas, Virgnia discorreu sobre o mundo de hoje que, na sua compreenso, est dividido entre o mundo dos magrinhos e o mundo dos gordinhos:
Eu tinha a sensao de rejeio, de algo diferente da sociedade... era como se fosse dois espaos, duas barreiras, duas sociedades, a sociedade dos gordinhos e a sociedade dos magrinhos. Ento era uma sensao de rejeio e uma sensao de tristeza, s vezes por no se adaptar bem na sociedade como um todo e sim uma parte da sociedade que lhe convm (...) Eu achava que as pessoas estavam falando de mim, coisas da minha cabea, s vezes nem acontecia isso, mas eu me sentia praticamente insegura (Virgnia).

Possivelmente, a fala em relao ao corpo gordo de Virgnia se d com mais facilidade pelo fato dela ter hoje um corpo com 12 quilos a menos, o que lhe traz uma grande satisfao, indicando que seu corpo tem uma maior aceitao social. Todos a admiram, comentam positivamente e at assumiu um papel de consultora por conta do sucesso. Esta diviso segregacionista em dois mundos tambm foi referida por Joo que se vinha caminhando rumo ao mundo da obesidade. Ou seja, a obesidade parece se conceber como um mundo parte, ou melhor, margem. Interessante notar que em um contexto em que h investimentos para valorizar as diversidades que passa necessariamente pela aceitao das diferentes corporalidades, os obesos no parecem encontrar espaos. Os corpos femininos, os corpos dos portadores de necessidades especiais, os corpos negros e os demais corpos tnicos, os corpos homossexuais buscam o reconhecimento das suas experincias corporais, tanto de forma
96 <
O CORPO, O COMER E A COMIDA

jurdica como tambm cultural. Os movimentos colocam em cena as suas estticas corporais prprias, as suas formas de pensar, agir e exercer as corporalidades, enquanto que os corpos obesos sofrem um processo cada vez mais forte de excluso. Esta excluso passa pela patologizao da obesidade, no mais apenas um fator predisponente para outras patologias. Trata-se de uma doena em si, cuja etiologia marcada pela multifatorialidade na qual os fatores genticos, ambientais e comportamentais se entrecruzam. Em relao aos fatores ambientais e comportamentais, destaca-se a evoluo dos modos de vida marcada pelo sedentarismo e as transformaes das prticas alimentares. Estes fatores nos levam a refletir sobre a questo levantada por Fischler (1995), os obesos so culpados ou vtimas? So culpados por sua glutoneria ou vtimas de suas glndulas? Sob o estigma da morte precoce cravado nas suas clulas adiposas em que se considera que o prprio obeso as depositou sobre o seu corpo com a sua glutoneria e falta de controle; seguem as vises sobre este corpo entre os entrevistados.

O gordo e o obeso
Em um estudo sobre o estado nutricional da populao de Salvador, os dados de avaliao antropomtrica mostraram que 26,9% dos adultos tm sobrepeso e 13,6% deles so obesos (Assis e outros, 2002). Tais dados esto em consonncia com a mdia nacional que destaca que cerca de 40% da populao brasileira se encontra acima do peso esperado2. Mas afinal o que significa ser obeso? E ser gordo? Embora freqentemente estes dois conceitos sejam utilizados como sinnimos, eles parecem aportar algumas diferenas. A obesidade dentro do discurso cientfico hoje conceituada como um acmulo de gordura corporal em tal proporo que poder trazer prejuzos sade. A principal classificao do corpo obeso hoje realizada atravs do ndice de Massa Corporal (IMC) que relaciona o peso do indivduo e a sua altura. Atravs do IMC, os corpos podem ser classificados em baixo peso, normal, sobrepeso e obesidade. Esta classificao adotada pela Organizao Mundial da Sade e tem um carter universal. No entanto, h limites como, por exemplo, a multiplicidade de morfologias corporais e de biotipos fsicos existentes no mundo representam um desafio para a antropometria impor uma classificao universal baseada em uma populao de referncia que est ainda longe de ser representativa da populao do planeta.
LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

97

J o corpo gordo pode ter uma outra interpretao. Este parece assumir outros critrios de classificao baseados na prpria cultura local. Ser gordo em Salvador no necessariamente ser o mesmo que em outras cidades brasileiras ou em outras cidades internacionais. Os limites de tolerncia e aceitao podem ser variveis. Evidentemente, que os critrios utilizados para classificar o corpo gordo tambm faro parte das culturas locais. Alm disso, nem sempre as pessoas classificadas como obesas ou com sobrepeso se reconhecem enquanto tal. Vejamos, por exemplo, a fala de Ronaldo quando compara a viso do corpo gordo na sua cidade natal com a viso em Salvador:
No havia ningum com preocupao com a sade e principalmente com a parte esttica. ramos todos barrigudos, todos rolios e felizes. A questo que no s a falta de preocupao, as pessoas normalmente costumam a sentir primeiro na pele e a procurar ajuda (...) o fato de voc est assim, com uma aparncia de gordo, corado no interior (...) voc estava magro, porm com sade, mas era sinnimo de doena. No havia preocupao em se alimentar bem e sim a preocupao em se alimentar muito. E at hoje no interior assim, a maioria do interior assim (Ronaldo).

Ronaldo e nem as pessoas em seu meio cultural reconheciam o corpo gordo como um problema. Muito pelo contrrio, era sinnimo de sade. A sua nova compreenso, que o levou a fazer um tratamento, veio a partir da emergncia de problemas de sade e tambm da sua ambientao com a nova cidade. Esta nova relao com o espao urbano soteropolitano que possui outros conceitos e noes corporais transformou a sua relao com o seu prprio corpo. Ele passou a sentirse gordo e, ao mesmo tempo, obeso no momento em que tal perspectiva significa um problema de sade. Ou seja, o seu processo de redefinio do corpo foi tambm consubstanciado pelos discursos cientficos. Assim, a cidade tem um ritmo que impe aos corpos que nela vivem e estes devem acompanhar. Pode-se tambm afirmar que se sentir gordo passa por um jogo relacional consigo, com o outro e com o mundo. Reconhece-se gordo quando se olha para o outro. Ter um corpo gordo significa ser gordo, um adjetivo que se substantiva, podendo at substituir o nome prprio e d uma marca identitria pessoa. Vejamos como Virgnia sentia isso: ...quando voc v uma gordinha na rua, o nome daquela gordinha passa a ser gordinha ou aquela gordinha entendeu? Eu no me sentia bem quando me chamava

98

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

pelo apelido gordinha. Eu queria ser chamada por Virgnia, no aquela gordinha (Virgnia). Assumindo a posio que Sara apontou anteriormente, que quando ela chega o corpo que chega primeiro, a forma corporal uma das primeiras dimenses sensvel ao olhar. Houve tambm quem associasse o ser gordo com ao sentir-se como tal e no um resultado de uma avaliao mais objetiva: o que eu acho o seguinte: a palavra gordura, eu estou gorda, no o quilo, o que incomoda a voc (Ilda). Esta afirmativa desloca o ponto de referncia do exterior para ser referncia em si mesmo e suas sensaes. Ser gordo foi categorizado como uma coisa horrvel, a pior coisa que pode existir e que no possvel descrever claramente: S a pessoa vendo, engorde um pouquinho, a depois voc me pergunta, engorde um pouquinho depois voc me diz(Flvio). O reconhecimento do outro pode ser algo difcil de escutar:
Porque as pessoas lhe olham: Rapaz! Voc est gordo! Isso fsica, mental ruim voc escutar um negcio desse, psicologicamente voc olha assim Meu Deus! Eu sou um homem vaidoso... e voc se olhar no espelho, Meu Deus! O que isso? Voc parar e voc ver, Chega! Est na hora de parar a e correr atrs e ver se volta ao que era (...) a sensao ainda do peso indescritvel, indescritvel, no tem como dizer como , acima do peso, muito acima do peso, voc imaginar a, no sei nem como dizer isso, horrvel, horrvel pra tudo, esteticamente triste, no sei nem como colocar isso em palavras muito difcil (Flvio).

O extrato acima coloca em cena os julgamentos dos outros e o impacto negativo nas suas vidas, constatando que ser gordo e sentir-se gordo faz parte de um campo de interao social no qual so construdas as classificaes no coletivo. S a pessoa vendo, ou melhor, s a pessoa sentindo e, para tal, s passando pela experincia. Poder tambm provocar a experincia da vergonha de si, seja nos momentos ntimos de um casal, seja na exibio do seu corpo nos espaos pblicos:
At do momento ntimo ele, eu ficava com vergonha de me despir, s queria ficar no escuro, porque qual o homem que no quer ter sua esposa bonita? (...) ento eu me sentia mesmo parecendo que o mundo tinha se acabado para mim e era horrvel (Dalva).

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

99

Dalva no cotidiano esconde o seu corpo em roupas largas que uma atitude criticada pelo marido e pelas amigas entendendo que a masculiniza. Experincia similar de vergonha tambm foi vivida por Pedro:
Na verdade, eu no tinha nenhuma opinio formada sobre isso porque era muito escondido, eu escondia muito o corpo. Eu no ia praia de sunga, ia muito de short, no usava camiseta regata, sempre usava camisa de manga, no sei o porqu... Acho que era coisa mais subconsciente do que eu querendo (...) Tinha uma pontinha de querer, mas eu no me mostrava, acho que esses 8 quilos me prenderam a no me mostrar. Agora a sociedade s vezes impe isso a voc, mais eu me segurava, no me mostrava tanto quanto hoje (Pedro).

Tal atitude mudou e Pedro utiliza roupas que possam valorizar os msculos e a sua esttica corporal nova. Outra diferena tambm o ser gordo e ter aparncia de gordo, como descreve Ilda:
Se voc olhasse assim, eu no era gordinha, eu tinha praticamente oito quilos mais do que eu tenho aqui. Eu sempre tive perna grossa, sempre tive bunda, ento era mais roliinha, mas nunca fui (gordinha), porque nunca tive cintura grossa, nunca tive aspecto de gorda, nunca tive barriga, mas eu tinha brao mais grosso, perna bem mais grossa...(Ilda).

A categoria rolia confronta com a esttica da linha que marca o padro de beleza contemporneo. Lipovesky (2000) aponta a cumplicidade da esttica da linha com a arte moderna na qual uma das tendncias a rejeio da ornamentao priorizando as formas chapadas, os ngulos cubistas, as superfcies abstratas e arestas construtivistas. Aponta tambm a sua relao com a recusa do destino reprodutivo como signo identitrio do corpo feminino. Logo, no basta no ser magro ou emagrecer, necessrio buscar formas padronizadas. Assim, ser gordo tambm est associado distribuio das partes corporais que precisam de uma certa proporcionalidade. A antropometria tambm se vincula a esta questo estabelecendo uma proporcionalidade referencial, a exemplo da relao cintura quadril (RCQ) que um preditor de risco em relao s doenas cardiovasculares. No apenas o peso suficiente

100

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

nesta avaliao cientfica, importante estabelecer o percentual da gordura corporal como tambm dimensionar a sua distribuio. No entanto, a rejeio ao corpo gordo no fica apenas na rejeio da sua imagem. Os entrevistados tambm consideraram os limites para o uso do corpo no cotidiano. Primeiro, o sinal de cansao a que Ronaldo se refere:
Eu trabalhava dirigindo o dia todo e o interessante que isso at ento eu ficava assim, eu me sentia muito cansado, devagar, lento para fazer as coisas, mas eu me sentia bem, embora as pessoas falavam assim ah! Mas voc est cansado. Eu estava cansado, mas achava que era em virtude do meu trabalho. As pessoas que tm tendncia obesidade, tm um trabalho sedentrio, elas ficam pensando sempre que por causa do trabalho que voc est naquela condio. Na verdade, o grande culpado voc (Ronaldo).

O cansao, historicamente atribuda ao trabalho, vai tendo a sua origem deslocada, na viso de Cludio, para a sua condio de obeso, em que o grande culpado o prprio indivduo. H tambm a idia de imobilidade e incapacidade que so percebidas ao subir escada, nos problemas que trazem s articulaes, dentre outros, que limitam o exerccio da corporalidade. A pessoa gorda fica impossibilitada de fazer um bocado de coisa.
Quando eu vejo uma pessoa gorda demais fico imaginando meu Deus! Como essa pessoa consegue se movimentar, se mover com esse peso todo... Porque a pessoa fica, uma pessoa meio intil, assim, porque no tem aquela agilidade que uma pessoa com o corpo normal tem. Se sentar num certo lugar numa certa posio no consegue levantar (Gustavo). Porque traz vrios problemas. Eu falo assim, problema para o corao, essas coisas assim, a gente no pode ter uma vida sedentria, tem que andar, at mesmo assim para respirar, para fazer tudo dificulta muito (Carla).

H tambm a anlise da inutilidade do corpo para o mundo do trabalho formal. Dalva que procura emprego reflete o quanto o corpo gordo pode ser um limitante para encontrar um trabalho no apenas por conta da possvel incapacidade para o trabalho, mas tambm pela imagem corporal do trabalhador:

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

101

At eu mesmo, qualquer pessoa quando chega, seja l em uma clnica, numa firma, at para fazer uma ficha, voc olha que eles no colocam aquelas mulheres obesas, nem do cabelo... Normalmente, muito discriminada a mulher que no se cuida, principalmente assim que trabalha em recepo, sempre colocam mulher bonitinha, que a cala fique legal, uma blusa, por mais que seja inteligente, entenda do assunto, eles no vo colocar. Bota l para dentro, vai fazer qualquer coisa, trabalhar em arquivo, vai ficar fechada l dentro. (Dalva).

Dalva durante a sua entrevista discorreu sobre este ponto como algum que estivesse observando atentamente o cenrio do mundo do trabalho, pois tambm estava interessada em entrar em cena. Observava que no seria fcil conseguir com o corpo que possua. A fala de Dalva indica a existncia de um mundo do trabalho que procura esconder os corpos gordos nos trabalhos menos qualificados e que interajam pouco com o pblico em geral. Poulain (2003) j havia observado alguns estudos sobre a relao entre a obesidade e a mobilizao social em que, por exemplo, o casamento funcionaria como uma espcie de triagem para a ascenso de mulheres magras assim como o desenvolvimento das carreiras profissionais tambm se altera a favor dos corpos magros. Em suma, o discurso cientfico tem buscado instituir uma reclassificao destes corpos, dentro do processo de medicalizao da obesidade: o obeso um doente. Seu corpo excessivo, no operacional, no gil, no mais til para a sociedade contempornea e preciso trat-lo. preciso reestruturar os seus comportamentos no menos patolgicos: uma gula que passa a ser considerada como sndrome: sndrome de compulso alimentar. Assim, a viso do homem baiano, retratada por Jorge Amado, vai perdendo espao na velha cidade da Bahia. Evidentemente, que o universo emprico aqui trabalhado no representa as mltiplas vises que pairam sobre o corpo gordo/obeso na cidade. Todavia, pode-se somar a multiplicao das academias de ginstica, inclusive nos bairros populares, os discursos que proliferam nos espaos miditicos incluindo a mdia local a publicidade dos outdoors como uma academia que utilizou a expresso afinamos violo; as conversas de rua, fatos que indicam que a baiana e o baiano tm mudado as formas de ver e trabalhar sobre o seu corpo. O corpo que circula em uma cidade na qual o movimento, a velocidade ganha espao na sua dinmica. Assim, frente a estas representaes construdas levam a uma opo: a busca do corpo magro.

102

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

O corpo magro
Um certo dia, Diana encontrou uma velha conhecida que no via fazia longas datas. De imediato notou que havia emagrecido bastante e logo exclamou: - Maria! Nossa como voc emagreceu!! Me conta o que voc fez?. Maria, com um semblante um pouco triste, respondeu: - No, menina... Minha me teve um infarto e eu estava duas semanas no hospital com ela (Dirio de campo, 2004).

O desconforto de Diana foi tamanho frente situao constrangedora. T al histria nos traz algumas revelaes. Foi-se o tempo em que emagrecer tinha uma conotao negativa alguma doena da prpria pessoa ou na famlia, uma decepo amorosa na qual as pessoas sofriam, deixavam de se alimentar e perdiam peso. Perdem tambm espao as expresses populares ser magra de ruim, seca de ruim, que foram largamente utilizadas no espao soteropolitano. Esta conotao negativa perpassa pela imagem do corpo magro faminto que ainda marca o cenrio brasileiro. Hoje, os esforos que eram feitos para engordar ou para no perder peso, passaram a serem substitudos pelos esforos para emagrecer. Em contrapartida, a AIDS trouxe para o cenrio contemporneo uma conotao negativa da magreza extrema como fora a tuberculose outrora. Hlio foi um jogador de futebol profissional, hoje j aposentado, lembra do seu corpo no comeo da sua carreira dizendo: eu parecia um tuberculoso, era seco demais agora voc imagine!. Atualmente, a magreza valorizada e buscada, mas isso no de hoje. Vejamos no cenrio soteropolitano o dilogo entre Dona Rozilda e Dona Norma, personagens de Jorge Amado no seu livro Dona Flor e seus Dois Maridos escrito nos meados dos anos 1960:
Parava ante dona Norma, descansava a maleta, a cesta e o pacote no cho para melhor examinar a outra, medi-la de alto a baixo, e dizer-lhe, num elogio velhaco: - Pois, sim senhora.... No para lhe gabar, mas vosmic engordou um bocado... Est bonitona, moderna, gorda de fazer gosto, benza-te Deus e te livre do mau olhado... Ajeitava a cesta de onde os caranguejos tentavam fugir, persistia renitente: - Assim que eu gosto: mulher que no liga para besteiras de moda...Essas que andam por ai fazendo regime para emagrecer, termina tudo tsica... Vosmic...
LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

103

- No diga isso, dona Rozilda. E eu que pensei que estava mais magra...Fique sabendo que estou gramando um regime daqueles brabos... Cortei o jantar, tem um ms que no sei o gosto de feijo... Dona Rozilda voltou a consider-la com olho crtico: - Pois no parece... (Amado, 2002, p. 42).

Tal trecho indica como algumas representaes em relao ao corpo magro e o corpo gordo se modificam na sociedade soteropolitana dos anos de 1960, assim como apresenta estratgias dietticas utilizadas para emagrecer. H um contraste entre duas geraes sobre o que representa ser magro, ser gordo e o emagrecer. No contexto internacional, a valorizao do corpo magro percorre todo o sculo XX, especialmente a partir dos anos 1920, no entanto, esteve voltado para as camadas mdias e superiores. Nas camadas populares, este fenmeno se dissemina mais recentemente. Canesqui (1976), estudando a alimentao em um bairro popular no Estado de So Paulo nos meados dos anos 1970, encontrou algumas excees de mulheres que se consideravam gordas, preocupando-se com os regimes para o emagrecimento, expressando nesta preocupao a delgadez, to valorizada pelas classes mdias e superiores (p. 143). O corpo magro a referncia principal para o corpo moderno, que simboliza ao mesmo tempo sade, bem estar e beleza. Courbeau (2002) lembra que a magreza se impe no apenas como uma regra esttica, mas como uma qualidade moral. Para ser belo e amado por todos e por si mesmo necessrio ser magro, complementa. Os entrevistados freqentemente relataram como sentem diferenas em ter um corpo magro tanto nas atividades dirias - ao dormir, caminhar - como tambm no lazer. A sensao indescritvel: emagrea e depois me diga. No entanto, h uma diferena nos relatos do corpo magro e do corpo emagrecido, conforme a observao de Alberto:
Quando eu estava mais pesado, mantive sempre um corpo mais magro, sempre tive um condicionamento fsico bom antes e a eu engordei demais. Um corpo muito acima do peso voc sente a diferena durante, agora e depois. Acima do peso, depois de voc ter emagrecido de novo, voc percebe que voc est gordo no faz o que voc fazia em termo de sair, ter disposio para tudo isso (Alberto).

104

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

Diferena entre o corpo magro e o emagrecido, ou seja, quem j passou pela experincia de ter um corpo obeso apresenta interpretaes diferentes de quem sempre foi magro. Emagrecer representa uma conquista, cada vez mais importante para a vida dos sujeitos, logo, as sensibilidades a este novo corpo, parecem ser mais aguadas. Os prprios discursos a favor do emagrecimento ressaltam estas sensaes do corpo magro. Os relatos dos que emagreceram enfatizam as vantagens para a vida, para a sade e para a relao consigo mesmo de tal forma que excitam os indivduos a este novo prazer de ser magro. H um verdadeiro marketing que induz a abrir mo de outros prazeres como o prazer em comer, por exemplo. Assim, o desejo de emagrecer se desloca da prpria necessidade do emagrecimento. Transforma-se, por vezes, em um objetivo em si mesmo. O corpo magro significa dizer um corpo enxuto, ou seja, sem gorduras, associado leveza, agilidade, flexibilidade, conceitos to bem apropriados para o mundo contemporneo. No entanto, de que corpo magro est se falando? Como se relaciona o padro da magreza quase que anorxica veiculada pelas imagens das modelos internacionais com o padro do corpo da mulher brasileira? Como se relaciona com a magreza do corpo faminto ainda to presente no cenrio brasileiro e soteropolitano? Batista Filho e Rissin (2003), discutindo a transio nutricional no Brasil, demonstraram que houve uma reduo do dficit ponderal nas mulheres adultas entre 1975 e 1989, e um posterior aumento entre 1989 e 1996 nas reas urbanas em todas as regies, exceto a Norte. Nas reas rurais permanece o declnio nos dois perodos, exceto do Centro-Sul, que tem um comportamento similar ao das regies urbanas. Santos (2002a) indica que esta constatao dos autores pode abrir espao para discutir a magnitude das prticas de emagrecimento no Brasil, tendo em vista que, do ponto de vista epidemiolgico, o dficit ponderal associado pobreza, cujas formas corporais so determinadas pelas condies de vida. Esta uma questo a merecer reflexo: pode-se considerar que o padro corporal desejado pelas mulheres, aliado a uma ampliao das condies de manipular as formas corporais, esteja j interferindo no prprio padro antropomtrico da populao feminina brasileira? O poder de agenciamento sobre o prprio corpo j pode ser um dado importante a ser considerado pela epidemiologia nutricional? Sobre o significado da magreza, Santos (2002a) compara dois estudos realizados em duas capitais do Nordeste, So Lus e Salvador. Em So Lus, Tonial (2001) remarcou que as mulheres desnutridas pobres relacionam o corpo

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

105

magro com a fome, que representou a fraqueza de seus corpos para enfrentar as atividades dirias de trabalho no fazendo parte do corpo idealizado pelas mulheres. J o corpo magro delgado nas classes mais altas representou um modelo para ser utilizado como instrumento de ascenso ou promoo social. Trata-se de um padro corporal vinculado esttica, conquista do parceiro, possibilidade de seguir a moda de vesturio, s exigncias de boa forma fsica, ao requisito de insero no mercado de trabalho e como smbolo de status social, segundo as entrevistadas. Em um outro trabalho desenvolvido por Freitas (2002) em camadas populares da cidade de Salvador, a autora pde observar interpretaes que se aproximam do estudo anterior. Enquanto as mulheres que vivem nas camadas mdias produzem uma relao com a aparncia fundada no signo do emagrecimento como uma escolha de vida, as que vivem nas camadas populares do mundo urbano utilizam o termo light e o emagrecimento com outros significados que no excluem em definitivo do seu desejo de consumo. A autora observa que h uma diferena de interpretaes entre as geraes nas camadas populares: enquanto que para as mulheres mais jovens, ser magra significa ser light, um disfarce do corpo emagrecido pela fome crnica, uma necessidade para adquirir uma valorao social; para as mulheres com mais de trinta anos, tanto faz ser gorda ou ser magra. Elas esto em um mundo onde so pobres e sem oportunidades de mudar a qualidade de suas vidas. As mulheres mais velhas so as que vem a magreza como uma fragilidade da natureza humana e no como beleza. O corpo magro tambm tem o seu carter situacional. No perodo das entrevistas, uma jovem moradora de um bairro popular que no fez parte do universo emprico, afirmou que ela at gostaria de ser uma Gisele Bndchen desde que ela estivesse dentro do mesmo contexto que a modelo vive. Dentro do seu bairro, ser uma Gisele no teria valor, os homens do meu bairro gostam de carne!, afirma. Ou seja, no significaria sucesso para a vida sentimental e para o casamento. Todavia, ela desejava emagrecer, reduzir as gorduras da regio abdominal, mas no perder as formas arredondadas que marcam as caractersticas corporais do padro referncia da mulher brasileira e baiana. Por fim, o corpo contemporneo uma referncia que no se esgota em ser isento de gorduras, mas precisa ter msculos rijos, visveis na morfologia corporal, mas que, ao mesmo tempo, no impea o corpo de ser flexvel. Sobre esta construo do corpo rijo, Joo discorre sobre a sua noo de corpo

106

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

definido: voc pegar no seu corpo e sentir msculo no sentir gordura (...) Antigamente no, voc pegava a pelanca, despencava, voc pegava nas partes do meu corpo era assim (Joo). Desta maneira a busca do emagrecimento no significa apenas a reduo de peso, significa a reduo de medidas, a modelagem global do corpo. Emagrecer e rejuvenescer tambm estiveram caminhando lado a lado no discurso dos entrevistados. A idia de voltar ao meu peso, ou voltar o que era antes, ou ainda, ao peso que tinha quando casei indicam uma nostalgia do corpo magro e jovem, mas tambm da prpria juventude perdida. Os sujeitos parecem estar em busca desta juventude perdida na fonte das prticas corporais de emagrecimento.

A muscularidade e a magreza andrgina


Embora as mulheres demonstrem mais preocupao com o peso, no se pode deixar de considerar que o corpo musculoso tambm tem participado, cada vez mais, do universo feminino. Bordo (1997) destaca os caminhos pelos quais o corpo da mulher idealizado tem transitado para um possvel corpo andrgino nos ltimos 30 anos: a extrema magreza dos anos 1960 e o look mais atltico dos anos 1980 podem ser circunscritos dentro do discurso da magreza andrgina, que marcada pela rejeio do smbolo da maternidade feminina do sculo XIX. Por outro lado, os homens tm tambm se preocupado cada vez mais com o emagrecimento dos seus corpos buscando eliminar as gorduras. O objetivo do corpo construdo, conforme visto nas entrevistas, de reduzir a gordura corporal, particularmente a subcutnea, aliado a hipertrofia e/ou rigidez muscular. Trata-se de uma modelao corporal que Joo j realizou e em seu discurso se percebe um verdadeiro processo de transformao:
Transformei tudo, eu tinha os braos sem definies, abdmen sem definio. No tinha essas marcas no tinha nada. O pescoo era gordo, no era musculoso. Aquela coisa no tinha o sabor, aquela vontade de dar risada na vida. A minha filhinha chegou para mim e disse assim: Oh, papai! Eu adorava voc mais gordinho Eu digo: eu me odiava gordinho Pelo amor de Deus! (Joo).

Pedro afirmou que o homem nunca tem limite para o corpo, quanto maior melhor que coaduna com a meno que fez Ilda sobre uma fala de seu
LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

107

sobrinho: a vida comea aps os 40 centmetros de brao. Estas afirmaes demonstram que os homens possuem uma preocupao com o seu corpo, ainda que o corpo feminino seja mais problematizado. Mansfield e McGinn (1993) chamam a ateno para a presena da corporalidade masculina nas imagens miditicas, seja nos esportes, nos filmes, nas revistas especializadas, dentre outros veculos de divulgao. H um processo crescente de desnudamento do corpo masculino assim como a afirmao do seu apelo ertico. Crescer msculos um importante aspecto da modelao corporal masculina. As relaes muscularidade e masculinidade tm sido feitas em alguns estudos, marcando a conexo histrica entre msculo-poder-homem, como uma espcie de corporificao do poder nos msculos. Entretanto, a muscularidade tem tido uma multiplicidade de significados. Bordo (1993) ressalta que os msculos tm simbolizado o poder masculino, operando como um cdigo de naturalidade da diferena sexual. Ao mesmo tempo, eles tm sido associados ao trabalho manual e ao status proletrio, como ainda tm um significado racial (o trabalho do negro escravo). Alm disso, tambm se vinculam animalidade, no-inteligncia e insensibilidade. Atualmente, o corpo musculoso tem se tornado um cone cultural e o exerccio fsico, uma atividade glamourizada e sexualizada. Tem-se tornado smbolo de correta atitude, que aproxima beleza, sade e bem-estar. Le Breton (2002) ressalta o paradoxo no qual se tem a valorizao da muscularidade a identidade tambm construda nos msculos ao momento em que as tecnologias do trabalho substituem as atividades que exigem fora. Assim, o homem gordo, que sustentava seu poder baseado no cio como os antigos coronis no Brasil, no encontra mais espao de aceitao social. Courtine (1995) destaca que, nos EUA, o msculo est por toda parte, ele escapou, h tempos, dos circuitos dos estdios e s cordas dos ringues, reinando sem distino nas pequenas e grandes telas. No entanto, o autor traz importantes questionamentos sobre que relaes essas imagens hipertrofiadas do corpo masculino, esta supervirilizao da aparncia, mantm com a redefinio das relaes entre sexos. Estas mltiplas representaes da muscularidade fizeram parte dos discursos dos entrevistados.
Esses caras fortes demais so feitos de laboratrio, a gente chama de laboratrio, porque toma muita droga, j fica inchado, e por a voc j tira que no tem inteligncia para tal, para saber o que isso.

108

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

Musculao para ficar forte, para adquirir um bocado de mulher. Tem mulheres tambm que so burras porque a mulher que o cara que chama ateno de uma mulher porque forte, porque gosta de carne mesmo, porque quando chega para conversar, eu no o que isso vai ser! (Narciso).

Esta a fala de Narciso, praticante de musculao. Percebe-se a idia de que a presena exagerada de msculos pode atrofiar o crebro ainda est presente no imaginrio popular. Plato j alertava para os perigos do excesso da prtica de atividade fsica como algo que poderia aprisionar a alma. Narciso tambm fez referncias ligadas ao uso de anabolizantes, como o corpo feito em laboratrio. Nenhum dos entrevistados mencionou utilizar anabolizantes, contudo, disseram ter amigos e colegas de academia que fazem uso e estimulam aos demais. Embora se possa afirmar que h uma disseminao do uso de anabolizantes, esta prtica difcil de ser dimensionada por ser uma prtica ocultada nos discursos. Na fala de Narciso, observa-se uma certa artificialidade dos corpos que utilizam anabolizantes. O seu uso foi considerado como antinatura por outros entrevistados que pensam ser melhor deixar os msculos crescerem naturalmente: No adianta voc est se aplicando bomba, no adianta. Voc pode crescer naturalmente. No mximo um suplementozinho alimentar a base de protena. Eu tomo um polivitaminicozinho (Flvio). O uso de suplementos nutricionais no apresenta a mesma interpretao do uso de anabolizantes, sendo at considerado natural. Jos que gostaria de ver os seus msculos crescerem rapidamente, faz uso de suplementos e resiste aos estmulos dos colegas para utilizar anabolizantes. Jos no vive sem os suplementos proticos. Para aumentar a sua cota de protena ele j passou um perodo consumindo doze claras de ovo por dia. Jos ainda fez uma tipologia do corpo forte: o corpo que malha na academia, o dos esportistas e o dos utilizadores de anabolizantes. Segundo a sua fala, os trs so facilmente distinguveis: jovens que malham e concentram mais peso em cima, nos braos, peito, costas, no malha muita a perna, desenvolvendo mais desenvolve mais a parte de cima do corpo; os que praticam esporte e tem o corpo todo mais dividido e mais equilibrado e os que usam anabolizantes que ficam com um o aspecto inchado. Vrias outras distines podem ser feitas se olharmos os corpos musculosos que circulam no cotidiano da cidade. No difcil distinguir o corpo de um
LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

109

trabalhador braal de um praticante de academia de classe mdia e alta, as arquiteturas musculares de acordo com as etnias. O corpo , na afirmao de Vigarello (2003), um arquivo vivo da histria, assim, a arquitetura corporal marcada pelo seu uso cotidiano no trabalho, nas prticas esportivas, enfim, nas experincias corporais vivenciadas pelos sujeitos. Narciso ainda destacou a importncia do uso do corpo musculoso por homens jovens das camadas populares com o intuito de ter um corpo forte que facilitar encontrar emprego como segurana: tem gente que malha por um objetivo, para ficar forte, para fazer fisiculturismo, para disputar campeonato, mas tem gente que malha para ser segurana e realmente aprovado (Narciso). Pensar sobre o que representa um corpo bombado na classe popular, sem tempo e dinheiro para freqentar a academia, uma droga injetvel pode ajudar na sua construo da identidade: respeito no bairro em que mora, sucesso afetivo, como tambm profissional, pois h profisses que exigem a fora fsica, ao menos em potencial, como a de segurana. Vale lembrar a importncia da segurana privada especialmente nas capitais brasileiras. a segurana privada que vigia os prdios, os condomnios fechados, a festa das classes mdias ou ainda, em Salvador, segurando as cordas dos blocos de classe mdia e alta durante o Carnaval baiano que separam os corpos ricos e dos corpos pobres. Especialmente no vero soteropolitano, a segurana privada representa uma grande oportunidade de trabalho em virtude da proliferao dos eventos festivos para os baianos e particularmente para os turistas. Todavia, tais perspectivas para a hipertrofia muscular tm limites para alguns. Flvio contou que quando ele estava com 23 anos pesava 78 quilos. No sendo muito alto, sentia-se gordo quer dizer no saia nada do meu corpo, no mostrava nada e aquilo o incomodava. Hoje, ele pega um pesinho mas no pega para ficar marombeiro, voc v que eu no sou forte, sou um cara magro. Ser forte e ser magro uma preocupao tambm de Paulo que tem muitas dvidas de como conduzir a sua alimentao para que atenda aos dois objetivos simultaneamente. Narciso tambm trabalha nesta direo, malha por vaidade para ficar sarado, no deseja ficar forto lembrando que muitas mulheres gostam de homens magros. Pedro diz que malha no para ficar monstro, mas diferenciado do que era antes. Compartilham tambm desta idia Roberto e Alberto. Roberto prefere ter um corpo definido. Eu no quero um corpo estranho, parecendo um animal. Eu quero um corpo definido que me d fora, que seja forte. J Alberto pensa que malhar para ficar com

110

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

corpo, com corpao, estar grande isso para mim, no me atrai. Eu no acho que tenha necessidade de voc ficar imenso, cheio de msculo, cheio de dobra no corpo, eu no gosto daquilo, acho feio (Alberto). Assim, a prtica corporal para fazer crescer o corpo, diferenciar, delinear, definir as suas formas encontra os seus limites, caso contrrio, entrar no desvio, no corpo bombado, pocado, monstro, enorme, animal. A categoria de monstruosidade foi utilizada tanto para o corpo obeso quanto para o corpo excessivamente musculoso. Para estes, prefervel um corpo nem to forte e nem to magro, um corpo definido que d fora e flexibilidade. Do ngulo feminino, parece que a tendncia seria menos a hipertrofia muscular do que a sua rigidez. A muscularidade j uma preocupao para o universo feminino, o que pode metaforizar a sua busca pelo poder na sociedade. Mansfield e McGinn (1993) consideram que a prtica do bodybuilder feminino marcada por uma natureza transgressiva da mulher. Os autores questionam qual a relao entre a muscularidade e a feminilidade e como isso afeta a relao entre a muscularidade e a masculinidade. Nos extratos acima, pde-se notar que a rigidez das formas corporais no contraps o padro construdo para a mulher brasileira com cinturinha e um bumbumzinho. Assim, alinhando as formas na sua recusa da maternidade, enrijecendo os msculos incorporando algum grau do valor da virilidade e poder, o corpo feminino contemporneo vai representando a sua condio social atual. J o corpo masculino contemporneo progride no seu processo de hipertrofia muscular, mas tambm vo incorporando o princpio de um corpo magro, livre de gorduras, porm forte e tambm flexvel. Alm da ateno aos msculos diferir em relao rigidez e hipertrofia, as regies musculares mais focalizadas tambm diferem em relao ao gnero: a parte superior do corpo ainda uma preocupao mais masculina e a inferior mais feminina. Desta forma, pode-se sugerir que ainda estamos distantes da construo de uma magreza andrgina de maneira similar s diferenas pautadas nas bases da organizao contempornea entre os gneros.

O padro corporal da mulher brasileira contempornea


As construes corporais femininas e masculinas e as relaes com a muscularidade e adiposidade diferem do ponto de vista do gnero. Dalva observa em sua fala a preferncia do homem brasileiro e baiano pelo bumbum.

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

111

Tais observaes foram mais fortes nas camadas populares do que nas camadas mdias, a exemplo de Suzana que afirmou gostar de ficar magrinha com tudo no lugar. Eu gosto de ver o msculo aparecendo. Por outro lado, comenta Telma, o corpo no precisa disso, acho que cada um tem o seu jeito, j tem a sua esttica, j tem o seu formato, no precisa ficar assim (...) as pessoas no respeitam a natureza do corpo . As mulheres que esto na academia buscam os msculos mais rgidos que hipertrofiados. Alm disso, a distribuio das partes corporais prioritrias para serem trabalhadas com a atividade fsica difere: os homens querem ganhar massa muscular da cintura para cima e as mulheres, glteos e pernas, homens malham brao, peito e costas, no pernas como salientou Jos. Pereira (2000) discutindo o mapeamento simblico do corpo encontra na representao verticalizada do corpo humano uma escala de qualificaodesqualificao em relao parte superior e inferior. A primeira, formada pela cabea, trax e membros superiores, a parte nobre do organismo onde se localiza o pensar e fazer humano. J a segunda, que inicia no abdmen e vai at os membros inferiores, esto as reas de maior pudor do corpo humano, diablica e divina, ertica, onde mistura sexualidade e reproduo. Assim, a associao da mulher com as partes inferiores e os homens com as partes superiores ainda parece persistir na geografia do espao corporal, apesar das insistncias na modelao abdominal representativo da maternidade e da rigidez muscular representativo do poder viril. Sara teceu severas crticas ao padro corporal em vigncia indicando a preferncia pelo padro da mulher brasileira, afirmando ainda que essa coisa de magreza hoje coisa de status de dinheiro.
Eu quando eu vejo um desfile, por exemplo, eu acho que, como a maioria das mulheres tambm, eu fico olhando. Eu acho horrvel na verdade aquela coisa de padro de magreza, eu acho horrvel como pode ser assim to magra, to... isso beleza? Mas por outro lado, tem o dinheiro que compensa. Elas so obrigadas a permanecerem nesse padro porque elas so pagas para isso (Sara).

A extenso das crticas de Sara em relao ao padro de magreza para a cidade de Salvador no possvel dimensionar, o fato que elas existem. A nvel nacional, h um importante contingente de celebridades famosas consideradas cones de beleza que apresentam as formas corporais arredondadas oriundas do clssico padro de referncia da mulher brasileira. O discurso de Sara mostra que ela

112

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

observa os corpos, critica-os como ainda seleciona o que ela desejaria a exemplo da barriga de tbua, no entanto, no dispensa valorizar as formas do seu quadril e das suas pernas. Alm disso, ela encontra uma razo para justificar a popularidade do padro de magreza: o dinheiro que compensa. Sara ainda revelou como outras duas entrevistadas, que desejaria fazer uma cirurgia para reduzir os seios em plena era do silicone. Observou-se ento que o desejo de emagrecer no parece conflitar com os clssicos padres da mulher brasileira. Vale lembrar que no de hoje que as mulheres buscam se adequar a um padro de beleza. O padro de beleza considerado da mulher brasileira, a beleza mulata, a beleza da garota de Ipanema repleta de sensualidade ao caminhar nas praias cariocas se tornaram cones que foram construdos, se difundiram pelo mundo, mas que, de fato, no representam as diversidades corporais femininas existentes no Brasil. A complexa miscigenao entre as diversidades das morfologias corporais indgenas, das africanas e das europias compe um amplo universo de corpos brasileiros. As mulheres brasileiras sempre procuraram com as tecnologias disponveis de cada poca se adequar ao padro vigente. Todavia, o padro clssico de beleza da mulher brasileira tem sido revisitado3. Por exemplo, no se pode confundir o significado das pernas grossas e rolias da famosa vedete Virgnia Lane dos anos 1950, com as pernas grossas e musculosas da danarina Sheila Carvalho nos anos 1990, por exemplo. Os novos quadris no suportam as duas polegadas a mais que apresentava Martha Rocha, a morena baiana de olhos verdes, e que a fizeram perder o ttulo de Miss Universo nos anos 1950. Este padro contemporneo tambm no contradiz com os seios contornados com quotas generosas de silicone4. Nos meados dos anos 1990, a participao do corpo de personalidades como Sheila Melo, Sheila Carvalho, Carla Perez ou ainda A Feiticeira e a Tiazinha, foi relevante no cenrio brasileiro representando um padro moderno de beleza brasileira, tornando cones, especialmente das praticantes de academia. Hoje ainda, especialmente nas telenovelas, lanam padres de beleza que se populariza a exemplo da beleza extica e miscigenada da atriz Juliana Paes cuja fama pode indicar uma resistncia ao padro retilneo ou a prpria idia de padro nico. Em suma, sugere-se que h uma construo de um novo padro de beleza da mulher brasileira que incorpora elementos mundializados, a exemplo do uso de silicone nos seios e a importncia dada aos msculos que so mais utilizados

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

113

para otimizar regies corporais tradicionalmente valorizadas. As formas rolias dada pelo depsito de gorduras em determinadas regies do corpo so substitudas pela definio da muscularidade. O global e local dialogam e recriam os corpos. No entanto, crticas foram feitas a Carla Perez por ter feito uma srie de cirurgias que modificaram as suas formas corporais naturais:
Para mim, ela tinha um corpo bonito, hoje ela est toda esculpida, mexeu no corpo todo e um corpo todo lapidado. Roseane no, ela tem aquele corpo dela de natureza. Acho que deve fazer academia, claro, pela profisso que ela tem, mas ela tinha os seios pequenos (...) mas Carla Perez est toda mudada, ela mexeu no nariz, o ser humano sempre quer mudar, sempre no est acostumado com o que tem, agora, eu acho que ela exagerou muito (diz enftica), ela est toda deformada, o corpo dela no est legal. A mulher est procurando cada vez mais se afinar (...) Para mim mulher bonita Roseane e Valria Vanessa (Telma).

Roseane, citada no extrato, uma danarina baiana que ficou no segundo lugar no concurso que elegeu Sheila Carvalho para o grupo o Tchan. Uma mulata de formas avantajadas tal como o modelo de mulata tradicional, como a prpria danarina Valria Vanessa, a ex-Globeleza, tambm citada. Contudo, Roseane tambm j passou por uma lipoescultura, modernizando as suas formas corporais. Nas entrevistas observaes tambm foram feitas sobre a esttica corporal popular feminina realizada por Marcela. Ela tem dois anos morando no bairro e observa como as mulheres se vestem e se portam, tecendo suas crticas:
Eu acho isso assim to ecltico porque, por exemplo, tem muita gente a no est ligando para esse padro de beleza. Eu tiro assim pelo bairro aqui onde eu moro, um bairro de pessoas pobres, um bairro muito popular, tem muita gente, incrvel, se voc reparar, a maioria gorda mesmo, tm estmago alto e elas tm aquela coisa assim de se vestir como se no tivesse aquele corpo, ou seja, como se elas desejassem ter um outro corpo. (Marcela).

Por fim, estas breves notas sobre o corpo da mulher brasileira buscam ressaltar as mudanas no prprio padro que nem se mantm o mesmo e nem segue s regras mais universais. Constroem-se padres e, como efeito, contrapadres. A Empresa Dove, por exemplo, lanou a Campaign for Real Beauty
114 <

O CORPO, O COMER E A COMIDA

com a mensagem de que cada mulher tem na pele uma histria, conclamando adeptas para contrapor o padro de beleza nico. A empresa difunde campanhas publicitrias exibindo corpos fora do padro corporal esperado com a visibilidade das gorduras, marcas e cicatrizes, dentre outras caractersticas, que, em tese, deveriam ser anuladas, camufladas ou no exibidas. Do ponto de vista dos sujeitos, estes, em certa medida, tambm selecionam o padro que lhes convm, como demonstrou Sara, indicando uma reflexividade sobre os mesmos, que distancia da idia de uma mera imposio dos padres de beleza. Esta imposio geralmente atribuda mdia que parece assumir uma feio quase que diablica e homognea nas suas mensagens. interessante ainda notar que trs entrevistadas oriundas de classe popular, revelaram o desejo de fazer cirurgia para reduzir os seios, em plena era dos seios turbinados pelo silicone, o que pode reforar que a construo deste novo corpo moderno brasileiro tem seus limites de acordo com o padro mais universal.

Outras taxionomias corporais


A idia de classificar, descrever o corpo histrica: a diviso corpo e alma, interior e exterior, em trs cavidades craniana, torcica e abdominal e extremidades, em composies teciduais e outras tantas construdas representam tentativas de leituras para explicar e compreender o corpo. Mandressi (2005) chama a ateno para estas diferentes formas de leituras que vo se imbricando medida que vo se acumulando ao longo do tempo. A retomada da dissecao anatmica e a emergncia de um novo saber sobre o corpo fornecem uma srie de formas de categorizao obedecendo aos princpios cientficos da poca como, por exemplo, a descrio de cima para baixo, do simples para o complexo, do aberto ao fechado. A decomposio do corpo em partes se traduz em um modo de fragmentao em que se situava o projeto da narrativa anatmica; partes que logo iro se engendrar para conceber a idia da mquina humana. Este processo, por fim, aporta uma complexa gramtica de representaes. No imaginrio dos sujeitos, estas classificaes penetram e se fundem com outras por exemplo, as oriundas do discurso religioso ou mstico e com este arsenal eles reinterpretam e constroem as suas prprias classificaes corporais. Seguem algumas delas realizadas com base nestes discursos bem

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

115

como as problematizaes de determinados aspectos considerados mais relevantes para o estudo em questo.

O corpo em partes: a barriga como epicentro


Conforme j referido anteriormente, parece que as mulheres, em termos gerais, preferem a rigidez muscular hipertrofia dos msculos e ainda, mesmo que as mulheres desejem ganhar massa muscular, elas no focam nas mesmas partes que os homens. Para Jos, as mulheres trabalham mais as partes inferiores abdmen e pernas e os homens as superiores braos e tronco, peitoral. No entanto, h um ponto de consenso entre os dois gneros que a regio do abdmen, a popular barriga. Esta que j fora smbolo de status e de poder dos coronis ostentando o cio e a dominao, hoje completamente rejeitada, e para as mulheres, a regio que mais simboliza a maternidade. A imagem da barriga em dobras, com toda a sua flacidez, tornou-se insuportvel, algo estranho ao corpo que deve ser eliminado. ela que aparece em primeiro lugar a mulher quando chega em qualquer lugar, a primeira coisa que olha quando voc senta. Ressai logo, antes de olhar para a sua fisionomia para barriguinha como destacou Dalva. Esta interessante afirmao pode at colocar em cheque a supremacia da fisionomia do rosto na definio da beleza como tambm da identidade. A barriga no somente representa o smbolo da obesidade, mas tambm o sensor de que as coisas esto mudando:
Voc olha para o seu corpo, voc v que no aquilo, P! Nunca tive barriga!. Voc olha para barriga e ver a barriga nascendo, aquela barriga j dos velhinhos aposentados na porta de bar tomando cervejinha e jogando domin. Aquela velha barriguinha aparecendo e voc ver aquilo crescendo nunca teve. (Alberto).

A idia da barriga que nasce ou da barriga que cresce, tem, junto a ela, um smbolo de decadncia, da perda da juventude, a decadncia representada pelos velhinhos na porta de bar tomando cervejinha e jogando domin. Uma imagem da velhice que j no se quer mais ter. Em seu lugar, uma velhice ativa e atltica. No tem mais idade para trabalhar o corpo e para travar uma batalha contra a barriga. Talvez ela no precise ser toda dividida, como afirmou Telma, ou deseje mesmo ser como uma tbua

116

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

como prefere Suzana, ou ainda esculpida como as das celebridades, mas ela um motivador de mudanas. Telma disse que no desistiu de tir-la, enquanto Pedro disse que deixou de se estressar tanto com ela. Do ponto de vista cientfico, a luta contra a barriga rdua para aqueles que querem modelar o corpo. possvel o indivduo alcanar o emagrecimento, porm comum a manuteno do acmulo lipdico na regio abdominal, um acmulo que aumenta com o avanar da idade. O exerccio fsico e a dieta so capazes de promover uma perda do percentual de gordura corporal, mas no possvel especificar as reas. A rea de educao fsica discute o papel dos exerccios abdominais que, embora promovam um enrijecimento dos msculos da regio, eles parecem ser pouco efetivos para a perda da gordura local. A cincia, do ponto de vista da sade, tambm discute os perigos da circunferncia abdominal. A relao circunferncia cintura e quadril pode indicar um risco para doenas coronarianas que ir contribuir de certa forma para esta abdomenofobia. J a mdia explora a imagem da barriga de diferentes formas: exibe imagens da regio abdominal nas capas das revistas, na Internet, nos outdoors, produz material especfico com exerccios e dietas direcionadas para tirar a barriga, para reduzir medidas. A barriga algo para ser tirado, excludo do corpo, ou ao menos reduzido. A preocupao com as gorduras localizadas na barriga parece disputar o foco que as mulheres brasileiras historicamente centram nos glteos. No sendo possvel modelar com dietas e exerccios fsicos, resta a opo da lipoaspirao, prtica cirrgica cada vez mais popularizada. As entrevistas apontaram para uma tendncia a reduo do temor em relao s cirurgias plsticas e a ampliao do desejo em fazer mesmo nas camadas populares. Torna-se um desejo de consumo.

O corpo em camadas: a lipofobia sada a musculatria


Um corpo em camadas: pele, gordura subcutnea, msculo esqueltico, sangue, ossos e os componentes viscerais; traz uma viso anatmica que disseca o corpo como uma boneca russa rumo ao seu interior. Para a antropometria, a compreenso dos nveis de composio corporal se tornou fundamental para os seus avanos cientficos, utilizando diferentes nveis de composio que vo desde o nvel atmico gua, carbono, nitrognio etc. ao corpo como um todo (World ... 1995). Um elemento importante a diviso da massa magra, que engloba todos os compartimentos corporais, exceto a gordura; e a massa

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

117

gorda. Aqui centraremos em duas delas que adquirem uma visibilidade na construo do corpo contemporneo: os msculos que seria o msculo esqueltico e as gorduras que seria a gordura subcutnea e a gordura circulante. Estas duas camadas parecem estar dividindo a ateno historicamente dada pele na aparncia corporal. Como est sendo discutido no transcorrer deste texto, h uma relao contraditria entre as gorduras e os msculos: uma encobre o corpo e, portanto, no desejada, e a outra deve ser exibida. Parece haver uma guerra entre estas duas categorias, uma batalha entre o bem e o mal. Os discursos em relao exibio dos msculos, que devem ser mostrados, definidos e delineados, parecem se referir a algo quase que visto a olho nu. Desta maneira, exibir o corpo mais do que desnud-lo das suas vestes, tambm desnudlos das gorduras possibilitando exibir os msculos. nos msculos que tambm tem sido construda a identidade dos corpos contemporneos como afirma Le Breton (2003). Conforme j referido anteriormente, das representaes oriundas do trabalho pesado, escravo, braal, viso de animalidade e de brutalidade, e ainda do erotismo, atualmente a muscularidade assume a atitude correta e saudvel de trabalhar o corpo. A gordura corporal j teve uma imagem positiva vinculada funo da gordura protetora subcutnea contra as agresses, frio, sol e idade; como ainda de uma reserva energtica para os perodos de penria alimentar. Nesta perspectiva, alimentar-se poderia ter a funo de no s atender as necessidades do organismo no plano mais imediato, mas tambm proporcionar a construo de uma reserva energtica, uma segurana futura para o organismo. Evidentemente, tal perspectiva influenciaria a prpria imagem corporal aceita socialmente. Um corpo que exibe reservas energticas sob forma de gordura subcutnea aparente estaria mais associado a um status social. Contudo, tais imagens tm sido progressivamente modificadas. A gordura corporal est mais associada a um signo de ineficcia social no sendo mais aceita na escultura morfolgica dos corpos (Courbeau, 2004). Na fala dos entrevistados, a imagem da gordura corporal pode ser classificada em duas categorias: a gordura interna circulante nas artrias e veias e a gordura subcutnea, aquela que encobre o corpo. A gordura interna est mais relacionada com a questo da sade e a metfora do entupimento como se pode observar no seguinte extrato:

118

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

...s vezes l em casa joga gordura na pia e de repente entope. Ai joga soda custica para desentupir (...) imagine! Aquela gordura que voc se alimentou, est lavando, entope um tubo imagine dentro da gente? que a mesma gordura? Voc est comendo gordura, voc est sentado, voc no est se movimentando comendo uma coisa e tal, e de repente entope e para voc ter problema no corao no precisa ser s cardaco no! Tem gordura entupiu aquela veia ali, vai embora...(Hlio).

Hlio, que afirmou ter medo de morrer, utiliza uma analogia entre a gordura que entope a pia e a gordura que entope as artrias construindo na sua fala as imagens deste movimento no interior do seu corpo, melhor, no interior das suas artrias. A gordura foi considerada por outro entrevistado como a pior coisa que pode existir dentro do organismo do ser humano como uma causadora de uma infinidade de coisas ruins para o corpo. Segue afirmando que aquela coisa que entope vasos, entope artrias, provoca isso, provoca aquilo, no benfica. A gordura tambm foi considerada como algo que pode levar morte. Gustavo recorda que perdeu uma pessoa muito importante na sua vida por causa da gordura: ele era muito gordo e no cuidava muito do hbito alimentar dele e acabou morrendo por causa da gordura, as artrias dele entupiram. A imagem do entupimento pode ser relacionada a algo que impede a fluidez dos lquidos corpreos dentro de uma sociedade em que o valor do movimento prepondera. No flui, no circula, no purifica. Se antes a idia das purificaes do corpo estava vinculada aos dejetos orgnicos, hoje as gorduras assumem esta posio denunciando os stokages e no os apodrecimentos como assinala Vigarello (1999). As gorduras no devem mais ser depositadas nos espaos ntimos dos corpos, torna-se um corpo estranho, um obstculo que causa averso, que se infiltra, invade, entope e pode at estourar. Sennett (2003) destaca a importncia da descoberta de Willian Harvey, em 1628, sobre a circulao sangunea. Provocou uma revoluo cientfica que mudou a compreenso do corpo e as suas analogias com as compreenses do mercado livre no capitalismo moderno que emergia. Adam Smith foi um dos primeiros a utilizar as descobertas de Harvey como metforas para a sua anlise econmica sobre a circulao de bens e dinheiro. Assim tambm o foi para as reformas urbansticas com as aberturas de vias, imaginando uma cidade de artrias e veias contnuas. O sangue assume uma importncia vital para a

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

119

compreenso da vida mais do que o prprio corao. ele que circula, transporta e garante o crescimento de cada tecido e rgo. Mltiplas metforas vieram em relao ao sangue em torno do seu fortalecimento e limpeza. As descobertas em relao s taxas sanguneas do colesterol e a sua relao com as doenas coronarianas trazem esta nova perspectiva de limpeza, como j mencionado acima, das vias que obstruem coincidindo com os rumos do capitalismo e a sua poltica neoliberal. Percorre a idia de que o Estado e suas polticas sociais se transformaram em obstculos para o desenvolvimento econmico e, portanto, devem ser eliminados. Os governos, assim como as empresas privadas na era neoliberal, devem estar mais leves, geis e flexveis, e, para tanto, a lgica cortar excessos, gastos, acmulos sem utilidade. Devem ser enxutas, assim como o corpo que deve ser enxuto. A metfora cortar gorduras ou excessos uma constante nos discursos polticos atuais. Assim, as imagens da gordura interna esto mais prximas da sade, criadas a partir de uma virtualidade que marca as representaes internas do corpo. Notou-se que a preocupao com a gordura interna em relao subcutnea aumentou na medida em que a idade dos entrevistados avanava. Parece diferir das imagens da gordura subcutnea, camada mediada pelos msculos e pele, e que apresenta um certo grau de sensibilidade quase que visual e tctil: a gordura mole ou uma coisa fofa vista como algo feio ou horrvel!!, que causa deformidade no corpo: Gordura minha barriga, minha barriga est cheia de gordura, ela significa deformidade, afirma Alberto, ou ainda, gordura um complemento que ajuda a modificar o corpo desejado para Virgnia. As maiores expresses de visibilidade das deformidades corporais que as gorduras subcutneas provocam parecem ser a barriga, mais uma vez, e a celulite. Estas foram intensamente citadas quando se referiam a gordura, com toda a sua flacidez e exuberncia, indicado pelas noes de gordura acumulada e gordura localizada: Eu imagino aquilo entrando direto na minha bunda, toda vez que eu como uma coisa muito gordurosa, eu, meu Deus do cu, est aqui direto na minha barriga (...) umas banhinhas dobrando cheia de celulite na barriga, eu no gosto no! (Suzana). Vejamos uma descrio bem radical de Narciso:
A mulher passa por voc d tchau aquele negcio no brao deste tamanho se balanando todo, se tremendo todo, parecendo uma gelia assim, o cara correndo assim, a barriga tremendo para cima e para baixo. Uma menina bonita de rosto que simptica demais, linda!

120

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

Mas quando voc v o corpo de biquni na praia quadrada, redonda, enorme de gorda (...) uma coisa feia, uma coisa chata (Narciso).

A idia de deformidade, algo feio e chato no s percebida pelos discursos, mas pelos gestos faciais de rejeio foi recorrente nas entrevistas assim como a de incmodo: mas a gordura incomoda realmente incomoda em todos os sentidos, mas tm pessoas que est nem a.... Tais incmodos podem ser tanto associados questo funcional do corpo para as suas atividades dirias, quanto ao incmodo de uma aparncia no agradvel na qual as roupas no cabem. Foi expressiva a associao da gordura e aparncia da roupa. As roupas por vezes aparecem como o instrumento de avaliao das dimenses corporais assim como de satisfao quando se alcana o emagrecimento, traduzida no caimento da roupa e a maior liberdade de escolhas do que vestir. Veremos este ponto mais adiante. A idia de incmodo tambm pode ser associada ao sentir o corpo pesado, na idia de um fardo: quando eu corro me incomoda ou ainda: Ave Maria! horrvel! Voc est dormindo, fica pesando, para andar fica pesando, veste uma roupa fica feia, tudo isso fica difcil (Maria). O corpo repleto de gordura um fardo inconveniente que prejudica a imagem, o movimento, sua livre expresso e liberdade. Combina bem com uma outra conotao expressa que a do excesso, algo que passou do limite, daquele que come alm das calorias necessrias. Para mim excesso. Eu vejo gordura como excesso, a traduo total para mim da gordura (Marta). Ou ainda para Carla: A celulite tambm excesso de gordura, uma gordura que deforma o corpo. Uma ltima conotao est associada ao comportamento de si para si no que tange s gorduras: sabe o que eu acho? Negligncia, negligncia pura, s gordo quem quer, na maioria dos casos..., ligada a algum que no gosta de si, sabe que no pode comer as coisas e come de gaiato, come de ousado, por usura sendo esta ltima uma afirmao de Narciso. Tais afirmativas corroboram com o estudo de Fischler (1995) na populao francesa que considerou que os obesos so vistos como os nicos culpados de sua condio: eles so gordos, porque comem muito e no so capazes de se controlar. So considerados transgressores, que parecem violar constantemente as regras que governam o comer, o prazer, o trabalho e o esforo, a vontade e o controle de si.

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

121

Sendo a gordura ora representada como uma deformidade, um incmodo, um fardo, um excesso, ou uma negligncia, ou ainda um obstculo, resta desviar-se dela, pois, para Cludio, ela representa tudo que eu no quero hoje!, ou para Virgnia: Bom, gordura para mim, virou uma obsesso, no! Como eu posso dizer, uma averso, um bicho papo na minha vida praticamente... Virgnia sem hesitaes reconstruiu o seu pensar sobre a gordura que j foi para ela to tolerada sem maiores incmodos ao menos conscientemente. Estas novas sensibilidades em torno das gorduras e msculos tambm modificam os prprios conceitos de emagrecimento. Este no representa necessariamente reduzir o peso e sim modificar a composio corporal: aumentar a massa magra e diminuir a gordura.

O corpo externo e interno: o destino do estmago


Certamente, as visibilidades orgnicas do interior do corpo ao longo dos ltimos sculos tm modificado as sensibilidades e percepes do corpo ntimo. Do lugar onde reside a alma, depois interceptada pelos bisturis dos anatomistas sobre os cadveres descobrindo os rgos internos, reproduo das imagens internas do corpo vivo, graas aos avanos tecnolgicos na rea mdica; os sujeitos vo criando novas relaes entre o exterior e o interior do corpo. Silibia (2003) traz a noo da endocolonizao de Paul Virilio para caracterizar um processo de insero subcutnea de componentes no-orgnicos, hibridizando os corpos com materiais inertes facilitados pela tecnocincia contempornea. Esta conquista do espao interno do organismo humano via um largo aparato de videoscopia, ressonncias magnticas, ultra-sonografias, ecografias, scanners, cirurgias sem cortes atravs da insero de dispositivos nano-tecnlogicos, tcnicas mais sutis que reduzem a agressividade dos bisturis e suavizam o espetculo cirrgico; tem interferindo na percepo dos limites tradicionalmente estabelecidos entre o corpo real e o corpo virtual. O corpo pode passar tambm a ser a sua prpria imagem (Levy, 1996; Le Breton, 2003). As discusses anteriormente realizadas sobre o conflito aparncia e essncia, sobre as camadas corporais, tendo em particular a questo da visibilidade emergente dos msculos e do tecido adiposo; tambm se emolduram nesta relao dentro e fora. Um aspecto que foi observado no discurso dos entrevistados que a preocupao com o interior do corpo, seja qual for o

122

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

sentido seja quanto essncia do ser humano ou o acmulo das gorduras nas artrias , parece avanar medida que avana a idade. Parece ser no interior que se busca a fonte da juventude, da energia vital, para ser renovada. Observando os tratamentos cosmticos e a sua publicidade, explora-se a imagem de uma descamao da pele para deixar brotar uma nova pele, renovada, com o frescor juvenil, vinda do interior. no avanar da idade que as preocupaes como as doenas em particular as cardiovasculares, se apresentam, embora houve aes dos mais jovens pensando em controlar o futuro. Os entrevistados exploraram o imaginrio da circulao como uma ao de colocar o corpo em movimento produzindo energia para viver, como tambm uma ao de limpeza do organismo. Limpando as artrias, se limpa o corpo, afasta as doenas e prolonga a vida. No processo de construo de um corpo magro, h um rgo interno que adquire novas conotaes expressas tanto na cincia como na arte e, evidentemente, para os sujeitos: o estmago. Mltiplas denominaes esto associadas a ele, por vezes utilizadas como sinnimos que vo desde a barriga, abdmen ou ventre, at o mais popular bucho ou pana. Seja o termo que for utilizado, o estmago e a sua cavidade tem produzido mltiplas metforas e significados ao longo da histria. Primeiro, pode-se pensar o duplo sentido do ventre: o ventre digestivo e o ventre reprodutor, que se dividir em dois receptculos centrais da manuteno e perpetuao das espcies: o estmago e o tero, respectivamente, compondo o binmio do qual, segundo Cascudo (2004), decorre toda a existncia humana. Considerado o local das necessidades vitais, tem-se a imagem do estmago como uma cavidade na qual habita uma fera, devoradora e insacivel, que deve ser domada, buscando as imagens platnicas (Korsmeyer, 2002). O estmago ento visto como lugar das paixes e apetites inferiores, um nvel mais primitivo se comparado com outras cavidades a exemplo da craniana. O diafragma se responsabiliza por esta diviso do corpo interno em superior e inferior. Este local de passagem, de reserva e de metamorfoses de substncias que vm do mundo exterior, os alimentos, tem uma relao anloga a uma usina. As metforas do ventre associadas s feiras e mercados so freqentemente apontadas na literatura a exemplo do romance Le Ventre de Paris, de mile Zola , e na economia como faz referncia Richard Sennett no livro A Carne e Pedra. O prprio termo consumidor representa uma metfora do estmago, como lembra Ortiz (2003). A aproximao dos pecados da gula e da avareza

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

123

faz com que o estmago se associe economia e ao mercado, no qual ambos j buscaram a acumulao e hoje mais a uma circulao. No estmago tambm onde mltiplas sensaes so percebidas, seja de fome ou de plenitude, como tambm so sensveis s mudanas do mundo moderno. As patologias de cncer no estmago so causas importantes de morbimortalidade, como ainda as gastrites e lceras e as sensaes de dor, ardor, azia, como sinais historicamente associados ao stress do mundo contemporneo. Ainda o lugar onde se localizam sentimentos como a raiva e clera e lugar das rejeies como indica a expresso no tenho estmago para isso, ou seja, no tolera situaes desagradveis. No discurso mdico, o estmago um rgo que faz parte do aparelho digestivo, situado entre o esfago e o duodeno, na regio abdominal, e um dos principais locais da digesto. O aparelho digestivo guarda no imaginrio a noo de tubo tambm denominado de tubo digestivo no qual o estmago a poro mais dilatada e de grande elasticidade. O estmago pode ser ainda visto como uma espcie de prolongamento da pele para o interior da boca, uma vez que faz ainda contato com o mundo externo. A sua visibilidade se populariza pela tecnocincia. Atravs dos exames endoscpicos, os sujeitos tm a possibilidade de ver alm das representaes de um estmago criado pela arte ou de uma imagem annima e sim o seu prprio estmago em vida. No contexto contemporneo, o estmago um espao onde se trava uma rdua batalha contra a fome que, no perdendo as suas conotaes morais, se acentua as conotaes mdicas e estticas. na arena estomacal o local onde se trava a batalha contra a fome em que vale tudo desde suportla, indicando a batalha entre o estmago e o crebro, conforme mencionado por um entrevistado, a idia de enganar a fome, ou enganar o estmago ingerindo lquidos ou alimentos de baixa caloria, at os processos cirrgicos. A gastrectomia tem se popularizado. Houve referncias nas entrevistas como se este fosse uma atitude correta para controlar a vontade de comer. Ao estmago tambm atribuda a noo de leveza. A idia de comer at encher provocando um gozo estomacal, conforme foi relatado por um sujeito com obesidade sobre as suas maneiras de comer e os prazeres que sente quando o estmago est dilatado pelo bolo alimentar, vai perdendo terreno no universo corporal. Preconiza-se a ingesto de alimentos e refeies leves, fceis de digerir, em uma medida para sentir-se satisfeito e no empanturrado. Divulgam-se os benefcios da leveza do estmago, mantendo

124

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

um trabalho contnuo pelo aumento do nmero de refeies por dia que no impede a mobilidade do corpo, a sonolncia sem a necessidade da siesta. Assim, o espao estomacal se firma menos como um receptculo do que um espao de passagem. As suas dimenses vo se tornando obsoletas a ponto de serem reduzidas pelas tecnologias, ou seja, a natureza precisa ser corrigida para adequar-se ao mundo contemporneo. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Baritrica (SBCB), as cirurgias para reduo do estmago cresceram 233% nos ltimos dois anos no Pas, sendo este aumento muito mais importante nas instituies privadas do que pelo Sistema nico de Sade (SUS), onde h uma demanda reprimida, frente aos 1,5 milho de obesos mrbidos existentes no pas. As cirurgias tm sido feitas tambm em adolescentes e idosos. Soma-se a isso, tambm produzidas pelos avanos tecnolgicos, as formas alimentares que dispensam a boca e o estmago e at todo o sistema digestivo como a alimentao enteral, parenteral e intravenosa que so utilizadas no mbito hospitalar inclusive por portadoras de anorexia nervosa. No imaginrio do homem ps-orgnico poderia imaginar o homem sem estmago. Couto (2004) mencionou em um Seminrio performances artsticas que utilizavam o estmago como objeto de arte, o que d indcios da possibilidade de perda futura da sua funo orgnica.

O corpo em movimento As prticas corporais em Salvador: trabalho, lazer e atividade fsica


Os traos, ao menos no senso comum, das prticas corporais dos baianos no cotidiano so bem marcantes. Um povo de fala mansa, caminhar no apressado, o descanso na rede, a malemolncia so imagens bem divulgadas sobre o way of life soteropolitano. Fora o carnaval e as festas populares, o baiano no imaginrio brasileiro ainda persiste a idia da no afeio ao trabalho, o culto ao cio. Embora merecesse uma reflexo sobre as origens de tais imagens e o quanto que elas correspondem realidade, faremos um salto para a Salvador contempornea, uma cidade que impera o desejo de se modernizar conforme j discutido no captulo II. Vejamos rapidamente alguns elementos teis para esta anlise.
LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

125

O trabalho em Salvador historicamente marcado pelos trs sculos de trabalho escravo s vai conhecer mais claramente o trabalho assalariado nos meados do sculo XX, com a criao da Petrobrs e outros empreendimentos industriais. A partir deste perodo, os soteropolitanos tiveram como desafio redirecionarem as suas disciplinas corporais para instituir esta nova modalidade de trabalho. As imagens popularizadas do ser baiano soteropolitano envolvem uma negao do valor moral do trabalho e a festa como um valor positivo na sua corporalidade e construo identitria. Desde os meados do sculo XIX, a Europa j havia identificado a fadiga, no lugar da indolncia, como causa primria da resistncia ao trabalho. Em outras palavras, havia migrado de uma conotao moral para uma conotao mdico-higienista na construo desta causalidade (Rabinbach, 1992). Entretanto, no Brasil, a indolncia ainda reina, ao menos para os baianos no imaginrio social, quando se trata do trabalho e da produtividade. A indolncia como uma falta de qualidade moral que confere ao cio - que j foi nobre e superior em diferentes culturas - uma causa primria de todos os males at os meados do sculo XIX. A conotao negativa da indolncia era representada de diferentes formas seja na literatura, seja nos escritos mdicos: como inimigo da alma, vinculada a imagem da selvageria e da raa no civilizada, como ainda bem til para o contexto brasileiro, a associao com o clima quente, e ainda causa de infinitas enfermidades fsicas. Contrapem-se as duas ordens: a ordem do trabalho com sua regularidade e procedimentos racionais e a ordem da indolncia com um desdm para autodisciplina e no afeio ao labor, marca dos valores aristocrticos. A disciplina monstica ganhou as ruas fabris impondo o tempo cronolgico aos corpos, como tambm a sua sincronia mensurada. Posteriormente, ainda condenando a indolncia, a cincia reconhece os efeitos destrutivos da sobrecarga de trabalho, momento em que as descobertas sobre a fadiga e a energia entram em cena revolucionando as formas de conceber o trabalho e a produtividade do motor humano (Rabinbach, 1992). O prazer pelo cio se confunde com a indolncia e a preguia. Uma no afeio ao trabalho pode no representar necessariamente a indolncia. Pode representar uma resistncia. Uma resistncia para aqueles que preferem construir a sua identidade no cio e no culto dos prazeres. Entender as imagens figurativas da malemolncia do baiano exige um trabalho parte. Restringiremos em considerar que elas existem no

126

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

imaginrio brasileiro imbricando um jogo de realidade e fico, ou ainda um contraponto para indicar a modernizao. Convocado a aderir s novas formas de trabalho, a Bahia no precisou abandonar a sua festividade, pelo contrrio, a transformou em um grande negcio. Para os baianos, o negcio deixou de ser a negao do cio, conforme a etimologia da palavra indica. O carnaval, j referido tambm no captulo II, tornou-se uma espetacular indstria da alegria, sendo considerada a maior festa de rua do planeta segundo o Guiness Book, levando diariamente cerca de dois milhes de pessoas s ruas da cidade e que movimenta monumentais recursos durante todo o ano. Sofre um processo simultneo de espetacularizao, turistizao e mercantilizao, sem precedentes. Os corpos de baianos e turistas so subdivididos em os que ficam dentro da corda que cercam e privatizam os blocos carnavalescos e outros que ficam fora dela. Outros ainda esto nos camarotes, respeitando as diferenas sociais da cidade e do pas. Os blocos que colonizam as ruas tambm se subdividem: os blocos de gente bonita que pode ser traduzido pelos corpos brancos, esculpidos, oriundos das camadas mdias e altas do Brasil alguns blocos chegam ter 70% de turistas e os blocos do povo. Deixando de lado estas diversidades, todos participam do carnaval, sendo que, cada um em seu espao. Atendendo aos apelos das estrelas do ax music como tira o p do cho!, levanta a mo!, ou pula!, os corpos so incitados quase que a levitar, experimentar um xtase dionisaco na cidade em que se fabrica o produto alegria. No se trata mais de um carnaval espontneo, e sim um carnaval altamente moderno, profissional e competente. Mesclam aqui outros cones da modernidade, alm do hedonismo. Em 2004, o ento prefeito da cidade fez uma declarao em uma entrevista na TV sobre a proposta de modificar o concurso do Rei Momo tradicionalmente obeso mrbido. Refletiu que o Rei Momo deveria ser malhado para representar o esprito da cidade e do carnaval. claro, para uma maratona de sete dias, s para quem tem resistncia. O soteropolitano, assim que acaba o perodo de chuvas, comeam a se preparar fisicamente para o carnaval no s para adquirir resistncia, mas para exibir os corpos, malhados e bronzeados, especialmente nos blocos de gente bonita e na inovao dos camarotes, onde se exibem os corpos light. A fbrica do carnaval uma indstria moderna tambm pela sua lgica administrativa: empresas privadas e pblicas, os diferentes setores da administrao sade, limpeza, vigilncia sanitria, secretaria de transportes,

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

127

dentre outros rgos sob a tutela do Conselho Municipal do Carnaval, dialogam para a construo do ax-city como em nenhum outro empreendimento administrativo. Os resultados so visveis: a limpeza pblica com os tratamentos de resduos ecolgicos, ou trios eltricos movidos a biodiesel, as roupas das estrelas do ax produzidas com material reciclado exibem a perspectiva moderna de produzir o ecologicamente correto. Alm disso, apesar das diferenas sociais que marcam a insero dos corpos no carnaval, a vertente do respeito s diversidades, campanhas de incluso social das mais diferentes espcies esto presentes no cenrio. A idia da diversidade cultural abre as portas para todos os ritmos que tomam conta do carnaval baiano, no restringindo a sua marca maior que o denominado ax music. O tema do carnaval 2006 O corao do mundo bate aqui escolheu como smbolos oficiais da folia momesca um bailarino baiano negro e uma danarina japonesa para representar a idia de integrao entre a Bahia e o mundo, o nativo e o turista no Carnaval de acordo com o presidente da Emtursa. Buscando as culturas razes como, por exemplo, o samba do Recncavo Baiano e trazendo para a folia outros correntes musicais e msicos nacionais, Salvador procura demonstrar um carter de uma cidade que almeja um posto da cidade da diversidade. Semelhantes princpios de turistizao esto sendo seguidos nas festas populares. Salvador possui um ciclo intenso de festas populares que comea em 8 de dezembro com a Festa Nossa Senhora da Conceio da Praia e que vai at o Carnaval. Algumas delas continuam em decadncia e outras tm passado por reestruturaes. Ory (2005) destaca como um marco para as prticas corporais no decorrer do sculo XX, a idia do corpo colocado prova seja pela violncia corporal nas guerras mundiais e, no Brasil, pode relembrar as duas ditaduras governamentais seja no dispndio corporal pelo esporte de alto nvel, os esportes radicais ou pela festa. As festas, o ritmo, a msica e as danas que eclodem no sculo XX a servio da desinibio e euforizao dos corpos bem como a explorao da sua sensualidade, sexualidade e erotismo se fizeram presente nesta dcada de uma maneira particular. As danas, por exemplo, evoluram das danas em grupo, depois em pares, individual. Hoje, h um retorno das danas em pares que pode ser vista pela popularizao da salsa, merengue e outras danas latinas, especialmente pela Europa. no sculo XX tambm que se assiste a reinveno das festas populares e Salvador tem explorado este momento, reinventando e reestruturando as

128

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

mesmas. As duas mais famosas e, por conseqncia, as que mais esto sendo exploradas turisticamente so a Lavagem do Bonfim e a Festa de Iemanj, festas religiosas e profanas sob o signo do sincretismo religioso5. No cabe no escopo deste trabalho explorar o sentido e o significado destas festas no contexto contemporneo de uma forma mais aprofundada. Trataremos de um aspecto indicador deste processo de modernizao que o uso do termo light. Nas festas da Conceio e do Bonfim, h outras festas em paralelo que se denominam respectivamente Conceio Light e Bonfim Light. Ambas so festas privadas em espaos localizados no entorno, voltadas para um pblico jovem de classe mdia e alta, ou seja, festa para gente bonita. Oportuniza que todos rendam homenagens aos santos catlicos e aos orixs, mas numa festividade mais light, no precisa se misturar ao povo miscigenado com hbitos e atitudes mais pesadas. Em suma, festa signo da cultura baiana que hoje se transforma em um produto que percorre a cidade. Outro ponto do corpo em movimento dos soteropolitanos nas prticas de lazer e atividade fsica. Pensar em lazer em Salvador, alm da sua festividade, pensar na sua vasta orla martima na qual os corpos se distribuem em tribos para todos os gostos. O culto praia, apesar das limitaes e cuidados impostos na modernidade tardia pela era do protetor solar, persiste e se constitui em um espao no qual todos podem participar, embora cada um, mais uma vez, em seu devido lugar. So mltiplos os usos da praia, um deles seria descansar. Frente a tanta festividade, o descanso se faz necessrio e tambm explorado na indstria do turismo. O descanso nas redes sombra dos coqueirais ou nas cadeiras sob o banho de sol, refrescando o calor no banho de mar de guas mornas, incita o imaginrio dos soteropolitanos e dos turistas. Passar a tarde em Itapu foi uma prtica imortalizada por Dorival Caymmi. A praia, uma inveno da virada do sculo XIX ao XX, ganha um sentido social, espao habitvel e de exerccio de novas formas de sociabilidade ao longo deste ltimo sculo. Prtica europia que o Rio de Janeiro importa e as demais cidades litorneas, por sua vez, copiam tornando-se um cone do modus vivendis brasileiro (Risrio, 2004)6. A praia, que at ento no estava no horizonte paisagstico brasileiro, passa a ter um empreendimento de diferentes espcies que vo desde a recomendao mdica para os banhos de mar at os empreendimentos imobilirios prximos orla conforme remarcou Thales de Azevedo lembrado ainda por Risrio (2004). Da valorizao teraputica desenvolve-se uma sensibilidade esttica

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

129

em torno da praia que em Salvador foi praticado primeiramente por um ncleo de estrangeiros moradores no Corredor da Vitria que iriam se banhar na praia da Barra, espao ainda campestre para qual a cidade migrou (Risrio, 2004). O corpo das mulheres de classe mdia progressivamente se desnuda, prtica at ento conferida apenas s negras e mestias pobres. Os corpos descobriram o bronzeamento como um sinnimo de beleza e boa vida de um corpo saudvel, a ser exibido de forma narcisstica que agora tem sido limitado pelas recomendaes dermatolgicas propondo a exposio ao sol em horrios limitados e a indispensabilidade do uso do protetor solar. No entanto, nesta entrada para o sculo XXI a praia se transforma. Ela cada vez divide o seu espao do cio e com um espao de atividade fsica, no bojo deste intercruzamento lazer e atividade fsica. Os esportes aquticos, as travessias, o frescobol, as caminhadas, corridas e ciclismo na orla, os tradicionais babas de finais de semana, vlei de praia que, evidentemente, sempre existiram comeam a tomar novas conotaes: bom para a sade. Passa a ser menos uma atividade recreativa do que uma quase obrigatria de promoo sade. Estes movimentos dos corpos no espao somam-se, ao lado da sua extensa orla martima, aos parques como o Parque de Pitua, com uma pista de ciclismo dentro de uma minscula reserva de Mata Atlntica, o Parque da Cidade, o Dique do Toror, como espaos pblicos que tm sido reformados e adaptados a estas novas prticas corporais, cada vez mais freqentados pelos corpos soteropolitanos. Alguns entrevistados citaram as suas prticas nestes espaos e Joo opina:
A gente hoje voc v, voc passa na orla, passa na Barra, passa na Pituba, Jardim de Al, voc v a caminhada, aquele pessoal j idoso fazendo a caminhada deles, porque a necessidade mesmo. Tudo hoje voc tem que est... trabalho fsico, corao, tem que est, o sangue tem que ficar circulando porque a ordem mdica (Joo).

visvel a mudana da fisionomia da cidade de Salvador nas ltimas dcadas nestes espaos em que hoje h uma confluncia de corpos na busca de uma forma fsica. O trnsito da cidade modificado como o caso do trecho do Cristo ao Farol da Barra, um dos cartes postais da cidade, em que uma via da rua interditada das 6 s 8 horas diariamente durante o vero, oportunizando os sujeitos a circularem melhor nas prticas de atividade fsica. Obviamente, significa que a calada j no mais suficiente. Assim, os espaos

130

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

arquitetnicos tambm se modificam para proporcionar estas novas formas de exerccio de corporalidade e inmeros projetos esto em curso. Por exemplo, h alguns anos atrs estava circulando um projeto que modificaria a orla do trecho acima citado. O projeto englobava um alargamento dos passeios e uma reduo do espao da praia. Houve contestaes deste projeto moderno que retiraria a balaustrada construda nos anos de 1940 e as pedras portuguesas do local. Uma contestao to moderna quanto o projeto, uma vez que a conscincia da preservao histrica est em voga para os soteropolitanos. No trecho da praia de Amaralina a da Pituba j est iniciando a sua reforma que engloba alargar os passeios, incluir uma pista de ciclismo, um trecho em que dois empreendimentos hoteleiros de um grupo empresarial portugus esto sendo tambm instalados. Os corpos que viviam simbolicamente nas redes e para aqueles que vivem no conforto dos automveis particulares, valor capital para os brasileiros, viam a cidade alargando as suas ruas e avenidas e reduzindo os passeios para os transeuntes. Agora, outras demandas do corpo em movimento, os calamentos e os parques esto no foco das polticas pblicas. Desta maneira, a importncia atribuda ao movimento do corpo na era moderna e a imagem do corpo saudvel trazem novas dimenses para a organizao da cidade possibilitando esta demanda corporal. A percepo de uma cidade que vive em um estado de festa permanente, induz o preparo dos corpos para a festa e a sua exibio, que se traduz em malhar para o vero e, sobretudo, para o carnaval. o corpo em evidncia na mescla do narcisismo e de um erotismo dos trpicos, ainda presente no imaginrio. Exibir o corpo quase que obrigatrio para os que desejam cultuar as relaes sociais baiana. Ory (2005) se refere s formas de exibio do corpo modificadas no sculo XX com o advento e disseminao da fotografia, cinema, vdeo e desdiabolizao do espelho que autoriza uma ateno para si. No mundo contemporneo parece que s os corpos magros esto autorizados exibio. Assim, estes ditames corporais tm provocado alguns constrangimentos como indicaram as falas:
Alm da parte mesmo de voc est bem, ser admirado, voc vai a uma praia e voc no tem aquele stress de p! Estou com a barriga grande no quero ir..., por exemplo. Minha irm mesmo, que tem obesidade, ela no vai praia. Ento ela se priva de ir assim, inventa uma desculpa, inventa outra, isso para pessoa no bom na parte psicolgica, vem depresso, e tambm a social...(Paulo).
LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

131

Vou praia e fao questo de tirar a minha camisa. Ficar de sunga, de barriguinha do lado de fora, coisa que eu no fazia antes! Olhar as pernas, as colegas na praia mesmo. Elas dizem: P! Voc est com as pernas viu? Que maravilha! Tudo isso muito bom (Joo).

Ir praia de sunga ou no retirar a canga como faz Dalva, resistir a esta forma de sociabilidade tpica da cidade ou ainda ter o orgulho narcisista de exibir o corpo em forma, fazem parte de um jogo de interaes sociais entre os corpos. E assim as prticas corporais do soteropolitano se modernizam: Disciplinando o corpo para o trabalho, disciplinando as festas e o Carnaval, disciplinando o espao para o corpo atender aos apelos de estar em constante movimento em busca de uma vida light, saudvel e prazerosa.

O corpo e a atividade fsica


A atividade fsica tal como a concebemos hoje sofreu uma srie de mudanas nas suas prticas e representaes ao longo da histria. Vigarello (2005a), por exemplo, discorre sobre tais prticas no Antigo Regime na Frana na qual havia uma viso particular do organismo. Centrada na teoria dos humores, o movimento fsico teria uma funo de agitar as partes internas do corpo auxiliando a expulsar os humores j que a estagnao, particularmente dos lquidos, seria perigosa. O jogo ento poderia ser uma atividade benfica. O autor ainda destaca que no havia neste momento referncias velocidade e rapidez nem to pouco focalizao dos exerccios nos msculos frente supremacia dos aparelhos ortopdicos corretivos. Mesmo a descoberta da circulao sangunea em 1628 por Willian Harvey, no foi suficiente para modificar tais representaes. Os exerccios deveriam ser simples, realizados no cotidiano, no necessitando de tempo e espao especficos. Assim, a atividade fsica seria equivalente a outras prticas evacuativas vigentes no perodo, a exemplo da sangria. Tais representaes vm a modificar no sculo XVIII com um lento abandono da teoria dos humores voltando-se para uma focalizao da fora e do aperfeioamento da espcie. Frente s crticas ao excesso de luxo e a conquista de comodidades que desestruturavam a fora e a sade, tendo ainda como pano de fundo a teoria da degenerao em curso; o foco passou a ser sobre as fibras e os nervos. Termos como educao fsica, ou ainda educao corpora entram no cenrio bem como a idia de mensurar o exerccio no
132 <
O CORPO, O COMER E A COMIDA

tempo, avaliando o seu progresso e a aprendizagem, e de corrigir tendo assim, o exerccio fsico como um reorganizador da morfologia do corpo no mais os aparelhos corretivos. Nesta decomposio do exerccio no tempo, a noo de velocidade vem a penetrar na atividade fsica. Destaque ainda no final do sculo XVIII para a influncia das descobertas do papel do oxignio por Lavoisier em 1777 que ir transformar profundamente a viso do exerccio, suas modulaes e intensidades. O princpio da respirao: a proporcionalidade do ar respirado e do trabalho realizado, tendo o pulmo como uma mquina de energia, a respirao no ter mais uma funo de um resfriamento do sangue ou presso exercida sobre as artrias e o corao, mas a combusto de um novo gnero sobre o qual emergir as noes de resistncia e a fadiga, acentuando a idia de aprendizagem e progresso. Mais adiante, ainda nos finais do sculo XVIII se concretizar um paralelo entre a quantidade de nutrio, de respirao e de trabalho. O exerccio fsico entrar no sculo XIX no apenas como uma qualificao moral, mas tambm entra a noo de eficcia. No sculo XIX, o exerccio fsico se torna uma atividade precisamente codificada onde os movimentos se geometrizam e os resultados se calculam: as foras produtivas, a velocidade e o tempo. Os msculos entram em cena com a inveno de gestos, a composio de exerccios ordenados e encadeados de forma hierrquica, do simples para o complexo, nas progresses e nas sries. A ginstica inventa no sculo XIX a arte do movimento, movimentos parciais, extenses dos membros, circundao das articulaes, inclinaes, exerccios localizados na ambio de transformar o corpo. Vigarello (2005b) ainda aponta nos finais do sculo XIX a noo do corpo energtico influenciado pela idia da transposio de calorias em trabalho em que o pulmo passa a ter uma ateno especial para o exerccio fsico, o que, por sua vez, ir modificar as estruturas anatmicas do tronco (particularmente o tronco masculino). O corpo no ser, desta forma, mais tratado apenas como uma morfologia fechada, e sim um lugar de passagem onde se converte energia. Por conseqncia, cresce a ateno ao esporte com os seus exerccios mais livres dispersos e agitados sobre os exerccios fixos e disciplinados da ginstica. Assim que na entrada do sculo XX, o esportista se associa a uma viso energtica do corpo e a uma viso mais mecnica do ginasta, e ainda, sob a influncia de uma sociedade industrial, emerge a idia de performance e record, trabalho em um espao quase que mstico que seria o mundo do esporte. O esporte tornou-se um demonstrativo signo de modernidade.

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

133

Os itinerrios da atividade fsica


No conjunto dos entrevistados, os itinerrios das prticas de atividade fsica comearam na infncia ou adolescncia, contudo, elas diferiam em relao aos locais de desenvolvimento das prticas e dos tipos de atividade de acordo com as camadas sociais e gnero. Para os entrevistados das camadas mdias, os espaos foram mais os clubes e as escolinhas nos quais praticavam natao, tnis, hipismo, artes marciais, bal, dana, que foram as atividades citadas. Para os pertencentes das camadas populares, o espao principal foi a prpria escola com os esportes escolares e as aulas de educao fsica, praticando vlei, basquetebol e atletismo. O popular futebol tambm foi mencionado pelos homens, praticado mais nos espaos pblicos praias e campos pblicos ou improvisados como prticas de lazer. Normalmente, o futebol tambm funciona nos intervalos das aulas, aps a escola e ainda nos finais de semana. Menes tambm foram feitas capoeira atividade cada vez mais institucionalizada e praticada por diferentes camadas sociais e ao baleado que parece estar em declnio nas escolas. As prticas de atividade fsica escolhidas expressam o uso do corpo e a sua insero social. Estas prticas percorreram a adolescncia durante a fase escolar havendo, posteriormente, uma interrupo. Muitos entrevistados revelaram estarem durante muito tempo sem fazer atividade fsica ou, quando faziam, era sem regularidade. De um modo geral, apenas perdurava para os homens os babas nos finais de semana. Houveram trs entrevistados que prestaram servio militar no qual a atividade fsica era uma pea fundamental. Eles associaram as suas disciplinas corporais atuais incluindo a alimentar com as apreendidas durante o servio militar. Tais atividades corporais s iro retornar ao cenrio da vida cotidiana na fase adulta tendo como o espao central s academias de ginstica. Evidentemente que, de acordo com os critrios utilizados por esta pesquisa para compor o universo emprico, seria o esperado. Todavia, pode-se inferir que este o principal espao contemporneo destinado para este fim, ao lado dos espaos pblicos parques, orlas e calades para as caminhadas e corridas ou ainda ciclismo. Se antes poderamos considerar a academia como um espao destinado para as camadas mdias e altas, esta afirmao j no mais se aplica em funo da disseminao das academias de ginsticas nos bairros populares a baixo custo.

134

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

H uma comparao entre a prtica do esporte escolar e as prticas nas academias de ginstica feita por Sara, indicando que a primeira mais para cumprir tabela para a nota, uma questo de obrigao no estimulando ao aluno com o entendimento de que aquilo um bem para o futuro. Sara ilustra um momento em que a educao fsica nas escolas, subdividida na ginstica e nos esportes escolares, tinha uma funo mais de disciplina dos comportamentos e de promoo do desenvolvimento fsico e mental. Lembra-se ainda que tais funes tomam uma conotao particular j que o perodo escolar de Sara coincide com o perodo da ditadura militar no Brasil. Neste momento, difundia-se uma dimenso patritica e um adestramento de corpos para o trabalho em uma economia que crescia assustadoramente, o perodo do milagre econmico. A fora da obrigatoriedade contrape o estmulo de responsabilizao de si, tendo como finalidade a sade que marca as prticas atuais de atividade fsica. Muitos revelaram ficar bastante tempo parado e como se despertasse, em um dado momento, para a importncia da atividade fsica: No pode ficar muito tempo parado no, ficar s tomando cerveja no vai ajudar em nada (Alberto). Alberto ficou parado dos 27 aos 31 anos, perodo em que s fazia farra, o que o levou a aumentar o peso e a sentir cansao nas atividades cotidianas. Outros entrevistados trouxeram a noo de parado na vida, definido por Pedro como aquele que tem condies para fazer e no faz nada, seria aquele que se entrega, que fica acomodado, o come e dorme:
Est cuidando do corpo, de si prprio, para ter um resultado melhor no futuro, porque a pessoa no malha fica acomodado, come e dorme, fica acomodado, trabalha, come e dorme a comea a aparecer muitas coisas de doena, obesidade, deixa a preguia tomar conta do corpo todo e no quer fazer nada (Narciso).

O corpo tem que est sempre na ativa, em pleno movimento, s o corpo ativo quem tem valor, e no se pode perder oportunidade para se por em movimento:
Eu me cuido, eu tenho um corpo ativo, de manh de 7 da manh s 9 da noite, atividade. Mesmo que eu no esteja fazendo atividade nenhuma, mas eu quando caio na gua eu estou ali, elevando meu joelho, meia hora voc dentro dgua fazendo, s isso, elevando o joelho, atividade aerbica voc passou uns cinco minutos voc j est entrando em atividade aerbica, perda de gordura, atividade

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

135

aerbica, perda de gordura, querendo ou no eu estou me exercitando (Flvio).

A imagem do corpo saudvel est vinculada ao seu movimento na era moderna. Assim, trava-se uma verdadeira batalha contra o sedentarismo dos corpos. No se pode ficar parado na vida nem deixar a preguia tomar conta do corpo. Santos (2002b) observou que as prescries em relao ao corpo em movimento se misturam s prticas cotidianas, tipo ir a p ao trabalho, subir escadas no lugar de usar elevadores, dentre outras. O tempo do no trabalho, alm do uso dos horrios de descanso - academias que funcionam quase que 24 horas - uma outra prtica que tem se tornado comum, utilizar as frias para emagrecer nos spas ou, para outros, pode ser o turismo ecolgico que envolve atividade fsica via os esportes radicais. Assim, todo momento momento para atividade e para o movimento. Alguns elementos podem ser destacados neste processo. O primeiro que a prtica da atividade fsica, em que as atividades aerbicas e a musculao so as mais centrais, parecem assumir uma importncia fundamental nas prticas corporais modernas ao lado, ou at superando, as prticas esportivas. O segundo seria um possvel novo modelo da insero destas prticas no cotidiano dos sujeitos em que, ao mesmo tempo em que refora e intensifica um espao e tempo para tal com exerccios altamente metdicos e controlados; sugere-se que a mesma se dilua no bojo das atividades cotidianas conforme referido acima. Terceiro, o seu lao cada vez mais estreito com a sade, e ainda com a nutrio, conforma um campo que vem consolidando que a nutrio e atividade fsica, mais ampla do que a nutrio esportiva configurada para os esportistas em geral. Por fim, o seu carter de incluso de todos os setores da sociedade: crianas, adolescentes, adultos e idosos, ricos e pobres tm sido convocados para colocar o corpo em movimento.

A atividade fsica contempornea


Entre no Pan Brasil e conquiste o melhor de todos os prmios: a sua sade. (Globo Esporte 08.01.06).

Com a proximidade dos Jogos Pan-Americanos que iro ocorrer no Brasil em 2007, o Programa Globo Esporte, da Rede Globo de Televiso, lanou
136 <
O CORPO, O COMER E A COMIDA

uma campanha com este lema no qual qualifica a sade como um prmio. Um prmio significa um bem ou uma recompensa por um trabalho bem executado, por um mrito especial, um prmio destinado a um vencedor. exatamente esta a concepo atual de sade: mais do que um estado, e sim uma conquista e, para alcan-la deve ser metodicamente trabalhada, monitorada. Implica em uma mudana nas prticas cotidianas na qual a atividade fsica um dos seus principais pilares. A atividade fsica contempornea, conforme j vem sendo afirmado ao longo deste captulo, tem como um dos seus espaos centrais as academias de ginstica. Esta centralidade no exclui outros espaos e muito menos anula os anteriores. A prtica esportiva continua tendo uma importncia fundamental no cenrio contemporneo, com estilos de vida, modas, heris que contaminam as imagens circulantes nos espaos sociais tambm ganhando terreno em novos cenrios. Por exemplo, pode-se citar o crescimento dos esportes radicais nos cenrios ecolgicos na busca de novos desafios para os corpos. Estes, por sua vez, difundem gestos esportivos para o mundo urbano, com seus cones: novas roupas esportivas, carros esportivos, conceitos que emergiram desde o incio do sculo XX. No entanto, o gesto esportivo se acentua: no h nada mais tpico e simblico deste gesto radical como os novos carros esportivos que circulam pela cidade com seus sobrenomes sugestivos cross, adventure, ecosport. Eles desfilam com os seus pneus mostra no verso transformando o espao citadino em uma espcie de rali urbano. Muito freqente, os usurios destes automveis pouco ou nada tem a ver com a prtica dos esportes radicais. A natureza recriada parece tomar conta dos meios urbanos e traz consigo um novo smbolo de distino. As academias de ginstica no apenas tm ampliado o seu universo para atender diferentes camadas sociais, como tambm tm intensificado a sua complexidade de opes de atividade e de individualizao das prticas. Castro (2003) identifica em seu estudo que a escolha da atividade fsica se constitui em uma das dimenses do estilo de vida dos grupos sociais que foram estudados. Assumem tambm outras funes como as de recuperao fisioterpica ou como uma atividade complementar para os praticantes de esporte. Alguns entrevistados afirmaram praticar esportes, contudo, eram acopladas s prticas de musculao e condicionamento cardiovascular. Tais prticas seriam tanto destinadas modelao corporal como a melhora da prpria performance esportiva. Segundo dados, o Brasil o quarto mercado mundial de academias de ginstica estima-se a existncia de sete mil empresas, mercado liderado
LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

137

pelos Estados Unidos seguidos da Inglaterra e a Alemanha. Apesar disso, estima-se ainda que apenas 1,6% da populao brasileira pratica atividades indoor , todavia, o segmento mantm a mdia de crescimento de 8% ao ano, nos ltimos cinco anos. Destas sete mil empresas, 45% se localizam na regio Sudeste, sendo o Nordeste responsvel por uma concentrao de 15% destas empresas (Fitness verde..., 2006). Na Bahia, segundo o Conselho Regional de Educao Fsica para os estados da Bahia e Sergipe (Crefi 13), existem 280 academias registradas e 3,1 mil profissionais oficialmente habilitados para o exerccio da profisso. A maioria das academias oferece ginstica e musculao, que so as atividades tradicionais (Nordeste acompanha...,2006). As academias de ginstica disseminam em Salvador na segunda metade da dcada de 1980. Uma das entrevistadas, que j foi proprietria de uma academia, conhece bem os diferentes momentos j vividos: Eu passei todas as pocas da academia da febre do exerccio aerbico, o momento onde se visava muito o lado da localizada que um momento que acreditei muito e continuo acreditando. Eu fiquei 10 anos com academia de ginstica tambm (Marta). Um dos fulcros centrais da atividade fsica contempornea, pode-se afirmar, a modulao corporal. A modelao corporal pode ter vrias funes vinculadas trade sade, beleza e emagrecimento. Houve relatos em que a deciso de fazer atividade fsica esteve relacionada deteco de algum problema de sade, ou pela necessidade imposta por causa da idade e os efeitos do corpo fundamentalmente no peso corpreo, uma forma de compensao das conseqncias da idade sobre o corpo. Pode ser ainda por vaidade, pelo visual: Chegando a uma certa idade, a uma faixa etria as coisas vo caindo, os msculos enfraquecendo tem que compensar com a atividade fsica. Outros identificaram um fim em si mesmo, o prazer de malhar. A noo de se sentir bem, meio de libertar a energia, de se soltar que no consegue fazer no trabalho, jogar fora o stress, ou ainda buscar paz de esprito.
Voc joga o stress para o lado, voc chega uma outra pessoa. Na minha concepo, entendo o seguinte: que para voc jogar seu stress para fora, a nica forma voc fazer atividade fsica. (Joo). Quando cai na piscina e comea a contar azulejos. Aquilo ali vai trabalhando a mente e a atividade fsica ajuda que voc trabalhe sua mente voc pensa muito. Mais condicionado voc vive melhor, voc trabalha melhor, pode reparar: se voc no fizer uma atividade fsica
138 <
O CORPO, O COMER E A COMIDA

diariamente voc no a mesma pessoa! (...) Ento corpo humano isso. A pessoa que procura conhecer o corpo atravs da atividade fsica est descobrindo uma coisa boa, tem muita gente que procura curtir o corpo de outra forma...(Flvio).

Uma prtica individualizada em que se relaciona consigo mesmo. Importante ressaltar a idia recorrente do se transformar em outra pessoa, aps a atividade fsica. So benefcios clamados que indicam uma idia do corpo em constante renovao, no qual busca-se no interior as energias necessrias para estar de bem com a vida. Coaduna com as imagens do mundo dos cosmticos que mostravam uma renovao constante da pele atravs de uma remoo da camada interna deixando mostrar uma subcamada mais jovem, sem os sinais da idade conforme aludido anteriormente. tambm uma forma de autoconhecimento, conhecer o seu corpo, o seu movimento, ouvir a si mesmo medida que ouve as batidas aceleradas do corao com a respirao ofegante provocada pelo exerccio. No obstante, as academias representam mais do que espaos para o exerccio fsico. Elas representam espaos em que se tem construdo novas formas de socializao:
Na academia voc conhece pessoas, colegas, ao mesmo tempo em que voc malha, voc faz amizade. Quando voc vai para academia aonde todos tem o seu ponto de vista, tem o seu equilbrio, v que realmente aquela gordinha est entrando na academia para obter o emagrecimento, e se tem uma pessoa magrinha para manter o seu corpo, mas todos ali esto em um s objetivo (Virgnia).

E com os amigos da academia que Joo e Pedro agora convivem, estabeleceram laos de amizade que ultrapassam os limites das relaes dentro da academia. Todavia, evidentemente, como todas as formas de socializao, elas tambm envolvem os conflitos: a inveja, vigilncia mtua, etc., que foram relatadas por Ilda. Ao mesmo tempo, se torna um refgio do cotidiano estressante da vida, uma vlvula de escape, lugar de no pensar em nada, pensar em voc. l o espao que alguns entrevistados elegeram para dissipar seus problemas: Todos os depoimentos que a gente ouve mais ou menos isso: todo mundo acha que na esteira vai se tirar toda depresso, sndrome de pnico, ajuda realmente...(Ilda). Suzana considera a sua vlvula de escape onde resolve os seus problemas psicolgicos e suas carncias: Isso uma
LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

139

coisa que sempre me preencheu assim, bom, adoro malhar, eu gosto coisa que me deixa relaxada e tal (Suzana). Para cumprir esta multiplicidade de funes, as academias tm progressivamente alargado o leque de possibilidades para se trabalhar o corpo e com atividades propostas para todas as idades. Contudo, as principais so as atividades aerbicas a esteira e a bicicleta so aparelhos smbolos para tal fim para perda de peso; e a musculao com seus aparelhos e pesos, promovendo o enrijecimento e/ou hipertrofia muscular. Junto a este leque de possibilidades, h tambm um trabalho de marketing sobre elas que relevam os seus benefcios especficos bons para enrijecer os braos, o bumbum, ou qualquer outra parte corporal mas, sobretudo, o marketing em torno do emagrece. Mais profundo ainda o marketing em torno de quantas calorias so gastas por hora em cada atividade bem divulgada pelos meios de comunicao: quanto maior caloria gasta em menor o espao de tempo, maior valorizao tem a atividade. A musculao com o seu trabalho metdico e definido trabalhada pelos fisiculturistas, hoje sai do universo masculino adulto e atinge a todos: homens e mulheres, idosos e adolescentes. Segundo Paulo, ela representa o que mais rpido se atinge esse seu objetivo de melhorar o corpo e a auto-estima. Para Gustavo, com a musculao ele se sente mais saudvel mais forte, mais determinado, mais concentrado. Parece reencontrar e renovar a idia da ginstica que emergiu no decorrer do sculo XIX conforme referida anteriormente, contudo, a dimenso do corpo energtico do esporte incorporada nestas perspectivas, tomando conotaes da flexibilidade contempornea. Trabalha-se dentro de uma equao de tempo e prioridades. Um trabalho metdico, gradual e progressivo, com dedicao meticulosa s partes, partes estas que o prprio indivduo pode escolher e selecionar de acordo com as suas prioridades e objetivos: eu procuro separar os msculos. Os entrevistados relataram seus objetivos com a malhao tipo: adquirir mais perna, o tronco sai mais rpido, perder a barriga, definir o abdmen, definir mais os msculos. Este meticuloso trabalho das partes no substituiu o trabalho braal nas atividades de trabalho pesado. Assim foi como argumentou Narciso a um colega, trabalhador braal na rea de construo civil, seu que critica a idia de freqentar academia, pois no encontra sentido em pagar para pegar peso,

140

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

pois na academia se trabalha as especificidades das partes, brao, pernas, costas, no o mesmo do peso do trabalho cotidiano. Dificilmente confundiramos um corpo com os seus msculos moldados pelo exerccio fsico metodicamente trabalhado no espao e tempo com um corpo com seus msculos moldados pelo trabalho braal que no conta com uma alimentao adequada e os suplementos proticos. Conta, por vezes, com uma alimentao precria e, conseqentemente, com a economia energtica e generosidade metablica de garantir o fortalecimento das partes do corpo necessrias para a sobrevivncia corporal. Nem sempre a imposio do trabalho pesado dentro das academias experimentada nas atividades cotidianas fora dela. Ilda mesmo afirmou que o seu esforo fsico se esgota na prpria academia: depois no me chame para andar nem daqui para ali que eu no vou!. A atividade fsica tambm provoca inmeras sensaes, uma produo do bem estar quase consensual: Voc sente a diferena, a diferena tudo, o dia-adia, quando vai dormir, dormindo voc sente a diferena, at a vida sexual tambm melhora muito 100% (Maria).
Eu no me sinto to cansado como eu sentia antes: era sono, dormir, no fazia nada, s fazendo Aiki-Do, treino pesado, nem agentava (...) era tonturas e mais tonturas, eu vixe Maria! Estava ruim o negcio (...) Sexual, disposio para tudo, trabalho, sair, voc tem energia para isso, antigamente no tinha, chegava do trabalho cansado. Ficava a noite descansando. Agora se tiver j estou... Carnaval mesmo, no caso, Salvador, porque carnaval, cinco dias, eu saa bem, pulando numa boa, me sentia com energia pra poder fazer isso (Alberto).

As sensaes nas mudanas do metabolismo, disposio para tudo, inclusive para vida sexual que foram bem citadas, controlar a ansiedade, o cansao, a sonolncia foram alguns dos benefcios experimentados pelos entrevistados. A atividade fsica, sobretudo, oferece energia, palavra muito utilizada pelos entrevistados, para as atividades do cotidiano. A atividade fsica possui a estranha matemtica de produzir energia gastando-a. H tambm sensaes do dever cumprido: bom, cumpri meu dever hoje, estou bom, estou mais leve, estou mais saudvel, prazeroso... Voc est mais apto, acho que estou com mais energia, no sei se exatamente assim, mas uma sensao muito boa (lvaro).

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

141

Ainda resta comentar as sensaes provocadas no corpo durante a prtica como descreve Flvio quando corre:
...voc procura perceber como seu corpo est trabalhando. Eu boto todos os dados no meu relgio desde a minha data de nascimento, aquilo que calcula o IMC, ndice de massa corporal, tambm calcula o gasto calrico, de ar, calcula tudo. Ento eu ali estou vendo, eu estou sentindo cada minuto que passa, eu estou vendo que o relgio est demonstrando os meus dados diferentes, ento sinal que o meu corpo est trabalhando certo, est trabalhando na segurana muito importante. Quando eu corro tem horas que eu me concentro na minha respirao, enchendo bem o peito de ar, vendo que aquilo ali, est entrando oxignio, sabe? (Flvio).

No incomum ver sujeitos praticando atividade fsica nas ruas, particularmente nas corridas, utilizando instrumentos que monitoram os dados vitais e o gasto energtico durante a atividade. A fala de Flvio inter-relaciona o monitoramento objetivo a cada minuto do seu corpo em movimento com as sensaes vivenciadas o que lhe confere segurana, o trabalho correto do corpo. Ilda tambm reflete sobre as suas sensaes e observa que depois de 40 minutos fazendo ginstica voc comea, tem euforia legal mesmo, com essa euforia acho que quando voc est num lugar legal, tem uma energia legal, os colegas, no fim a gente tem um grupo legal. Entre estas mltiplas sensaes, um sair de si, como uma espcie de suspenso do tempo, tornar-se outra pessoa com disposio para tudo, uma forma de autoconhecimento, um prazer do qual desconhecia e que Deus, colocou no meu caminho, os entrevistados navegam em um verdadeiro mar de prazeres hednicos que no deixa espao para sentir algum malefcio que porventura provoque. Apesar destes relatos sobre um mundo quase que mstico do exerccio fsico, os entrevistados revelaram algumas dificuldades. Em primeiro lugar, a instituio deste novo hbito na rotina diria implica em uma srie de obstculos. Uma vez iniciada com um certo sucesso tal prtica no cotidiano, os entrevistados ainda apontaram tentar estar em constante equilbrio entre a necessidade de instituir o hbito, mas no se tornar um vcio. Marta tem experincia sobre isso e conta:
Fui muito neurtica assim porque eu era muito exigida pelas pessoas (...) Eu tive uma poca que eu tive que parar literalmente com minha
142 <
O CORPO, O COMER E A COMIDA

atividade em excesso porque eu no estava conseguindo dormir, porque eu fazia no sei quantas aulas, tinha aquela parte aerbica, eu corria, andava de bicicleta, eu nadava. Tinha poca de ficar duas, trs horas da manh sem conseguir dormir e botava o walkman no ouvido. Como eu acordava cedo, pegava minha bike e ia para rua. Eu dizia assim meu Deus o que isso? A fui ao mdico, no conseguia dormir, ficava ligada o tempo todo (...) Eu era to viciada que no tinha sbado, no tinha domingo no tinha... Era um vcio era uma coisa assim doentia (Marta).

J Ilda, com medo de entrar neste surto de academia, ainda relata a experincia de uma amiga viciada em exerccio fsico e diz que tambm ficou tentada pelo imediatismo dos resultados. Alguns outros referiram a esta dificuldade de encontrar o ponto, a medida do at onde ir. O limite seria at onde o organismo pode agentar, lembrando aqui que a atividade fsica tambm uma arte de superar desafios e ultrapassar obstculos. Um deles a prpria dor.
Ento um ms j deu para perceber. Eu impus meu ritmo que eu sempre tive e no comeo duro porque di tudo! E depois o corpo j comeou a acostumar uma semana depois, na segunda semana j estava bem mesmo, j estava comeando a fazer tudo sem sentir dores nenhuma no corpo, j adaptou. Ento agora s aumentar a quantidade de exerccio para da aumentar a energia que est baixssima ainda... tem que aumentar mais (Telma).

Sara tambm revela que gosta de fazer exerccios, mas que tm alguns que so verdadeiras torturas. No entanto, nada que a fora de vontade no supere. Suportar a dor, desprez-la enquanto obstculo ou um sinal de alerta, uma prova de resistncia, colocar o corpo prova. A luta que a medicina faz para afastar a dor da vida humana, que h muito tempo tem perdido o seu significado religioso encontra neste momento afinidades: suportar o sofrimento para alcanar a graa: o emagrecimento e a boa forma. Em suma, a atividade fsica um bem. Um bem incondicional. Pouco se discute os possveis malefcios, as leses, e os demais problemas vivenciados no cotidiano pelos atletas de alto nvel, muito menos pelos amadores e pelos praticantes de atividade fsica de uma forma geral. So inmeros, joelhos, ombros, musculaturas postas prova, s dores e s resistncias. Tais danos e dores so completamente silenciados frente aos benefcios da atividade fsica.
LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

143

Os entrevistados tambm silenciaram no foi realmente investigada esta questo. No entanto, cabem algumas consideraes que apareceram nas entrelinhas de algumas falas e que chamaram a ateno. Paulo, que mdico, trouxe as luzes da cincia que comprovam que as pessoas que praticam esportes reduzem os riscos de doenas, particularmente, as doenas cardacas. Ele mesmo afirmou que no tem adoecido desde que comeou com a atividade fsica regular, mas, no entanto, em um outro momento da entrevista, ele remonta o problema que teve na omoplata e em uma vrtebra e quase teve que se submeter a uma interveno cirrgica:
Tenho tambm, com isso, os seus adversos. Eu, por exemplo, nesses dois anos, eu tive umas duas leses.Uma leso no ombro que provavelmente foi erro mesmo de exerccio e cheguei a ficar assim, um ms parado. O outro foi uma distenso na rea vertebral que foi pouco tempo, mas que poderia ter sido mais grave. A leso do ombro mesmo at hoje eu tenho que tomar cuidado, eu fao fisioterapia eu por mim mesmo, mas cheguei at a cogitar cirurgia na ocasio. Como foi uma leso inicial deu para recuperar. Esta tambm a parte ruim da coisa, o joelho se a pessoa fora muito... graas Deus no tenho nada nessa parte no (Paulo).

Ele considerou como um efeito adverso e no um acidente, ou uma situao patolgica. Ilda, no bojo da sua apologia atividade fsica deixou cair nas entrelinhas alguns problemas no joelho e um cansao crnico que tem sentido nos ltimos tempos. Houve quem fosse mais radical e mostrar claramente a sua no afeio com as academias:
Acho que uma obrigao, voc tem que fazer aquele exerccio. Por mais que voc no queira se moldar toda, voc j est ali, ah no, vou fazer. Ficar ali malhando, feito uma condenada, por isso que eu acho que academia uma escravido. Para quem tem esse pensamento de se enquadrar em tudo que o padro da sociedade impe...Todo dia est ali se acabando, eu no gosto no (Telma).

Narciso, sobre a prtica de musculao, tambm revelou que a musculao um dos esportes mais ingratos que existe, pois passa trs meses malhando, fica o corpo numa performance tima, mas se pegar uma virosizinha, tudo aquilo que voc adquiriu voc perde uma semana o que voc adquiriu trs meses (Narciso).

144

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

desta forma que Virgnia designou uma escravido, uma condenao, pois a forma fsica uma conquista cotidiana, que no cabe qualquer descuido. Sendo assim, a nica coisa que resta a fazer incorporar tal prtica dentro dos hbitos cotidianos. E dessa forma que lvaro se referiu a esta sensao de dever cumprido, um prazer, uma liberdade de decidir que no exclui a obrigao. a incorporao de uma disciplina na qual o controle responsabilidade do prprio indivduo. As noes de treino progressivo e monitorado, performance e recorde penetram nesta competio permanente dos sujeitos consigo mesmo. Competem expelindo dos seus corpos a obesidade, as gorduras localizadas, o cansao, efeitos do envelhecimento sobre o corpo, para conquistar o maior de todos os bens: a Sade. A sade combinada com a beleza, a leveza, o rejuvenescimento, o bem estar.

O metabolismo dos corpos em movimento


Neste item retorna-se a referncia do corpo interno e externo. O metabolismo interno do corpo se apresentou para a maioria dos entrevistados como uma categoria sensvel. Sensvel s mudanas dos processos fisiolgicos do corpo no momento da atividade fsica, aos efeitos do bem estar que provoca a sua prtica regular ou ainda aos efeitos metablicos do processo de envelhecimento. As mudanas dos processos fisiolgicos durante a atividade fsica j foi referida acima com a descrio de Flvio quando ele est correndo. As imagens do corpo em movimento combinam a sudorese com a respirao acelerada, a acelerao dos batimentos cardacos que indicam uma intensificao da circulao sangunea, rubores e calor por todo o corpo que d uma sensao de produo de um corpo saudvel. A idia de fazer o sangue circular e resultar na limpeza das artrias, particularmente das gorduras, se faz presente. Exercitar o corpo significa ento provocar um estmulo sanguneo, bem como a liberao das toxinas do corpo e, sobretudo, o meio para queimar calorias. Neste ltimo, h um encontro com os significados do suor. A idia de tirar tudo no suor produzido pelo exerccio fsico toma uma nova conotao no contexto contemporneo. O suor resulta de um corpo em movimento acelerado, que j fora rejeitado por significar o trabalho duro, o trabalho do negro escravo, e, em outro momento, valorizado quando significa a simbolizao positiva do trabalho que tem como lema mestre: ganhar o po com o suor do rosto. Na atividade fsica contempornea, o suor passa a ser estilizado, glamourizado e at erotizado. A imagem do corpo suado bem

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

145

explorada pela mdia. O suor representa um dos produtos metablicos estando presente no imaginrio dos entrevistados, uma transformao da gordura em suor, por conseqncia, a perda de peso. As mudanas no metabolismo provocadas pelo envelhecimento foram mencionadas tanto por aqueles que j as sentem como tambm por aqueles que estavam interessados em trabalhar para o futuro: quanto mais o tempo passa, voc tem mais dificuldade porque voc acumula mais gordura, porque o seu metabolismo vai diminuindo, vai mudando tudo, tem a parte hormonal tambm (Marta). Os processos internos provocados pelo envelhecimento - e no apenas os fenmenos aparentes tais como as mudanas na pele ou perda da funcionalidade do corpo so refletidos como causalidade: a reduo do metabolismo, as mudanas hormonais, o acmulo de gorduras; que ainda podem passar a ser categorias sensveis tal como: voc sente o metabolismo diminuindo. Isto indica um aprofundamento dos nveis de sensibilidade do corpo que tambm resultado da ampliao dos investimentos cientficos para a compreenso do processo do envelhecimento com o intuito de melhor control-lo e/ou retard-lo. Roberto e lvaro visualizam o futuro dos seus corpos e a atividade fsica.
Sinceramente, eu vou ser um velhinho muito chato! Enquanto eu no parar, meu corpo no vai sofrer, vai ter alterao do tempo, mas mesmo assim, engordar, ficar com problema de corao, eu acho que no vou ter. Isso pra mim importante (Roberto). Acho que vai continuar como est, ou melhor, ainda! A idade vai chegando e a gente vai, eu, pelo menos, vou procurar manter ele assim, ou melhor. Daqui para frente, no vou deixar esmorecer ou ficar pelancudo, velho, essas carnes moles, vou procurar manter do jeito que eu estou, ou melhor. Tem que levar a srio! Vai ficando mais velho, sei l mais saudvel, procurar manter ele como sempre venho mantendo at agora, ou apertar mais por causa da idade. Queira ou no, voc vai decaindo um pouco em termos de msculos vai enfraquecendo, o msculo da barriga no tem a mesma rigidez que tinha antes, ento tem que compensar de alguma forma fazendo exerccio e tal e zelando por ele (lvaro).

As duas falas demonstram uma disposio para controlar a velhice atravs do exerccio fsico. Se o esforo fsico, oriundo do trabalho penoso, poderia

146

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

acelerar o envelhecimento, no exerccio fsico regular encontra-se a fonte para combater estes males e proporcionar uma velhice saudvel, sem doenas, sem gorduras, como Roberto acredita.

A construo da corporalidade soteropolitana no mundo contemporneo


Pela primeira vez na histria, o nmero de obesos no mundo ultrapassa o nmero de desnutridos. Sendo a obesidade considerada como um dos fatores que tem influenciado o perfil de morbi-mortalidade das populaes, a idia do emagrecimento dos corpos se constitui em um enfrentamento poltico: esto envolvidas as organizaes internacionais como a Organizao Mundial da Sade (OMS), a Organizao Pan-Americana de Sade (OPAS), as polticas governamentais em que os EUA so um exemplo disso, principal espao de batalha entre empresas privadas na rea de alimentao, sociedade e governo , bem como organizaes no governamentais, a mdia, associaes e grupos a exemplo dos Vigilantes do Peso. Os espaos institucionais esto sendo convocados para serem parceiros de tal empreitada: as escolas com os programas de alimentao escolar buscam promover uma alimentao saudvel, estimular a atividade fsica, e ainda, propostas de incluso da alimentao enquanto tema curricular, com o intuito de prevenir a obesidade. Os ambientes de trabalho tambm estimulam, atravs das instituies de sade do trabalhador controlando os ndices de colesterol sanguneo e o peso corporal, que os indivduos tomem iniciativas para buscar um peso saudvel. Os espaos pblicos urbanos tambm sofrem lentas mudanas a servio desta empresa conforme j referido neste captulo, assim como espaos especficos a exemplo das academias de ginstica destinando espao e tempo para tal fim. Embora a estimativa da populao brasileira que utiliza este ltimo espao seja pequena, ela no deixa de ser uma referncia importante para trabalhar o corpo. O peso saudvel estabelece outros critrios normativos e, por conseqncia, novos critrios desviantes: a morfologia corporal no corpo obeso o seu desvio patolgico e, de um outro extremo, a anorexia nervosa, considerada como uma patologia de protesto, como tambm a vigorexia. Patologizam-se tambm as formas de comer, o que se convencionou a chamar

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

147

de transtornos alimentares sndromes do comer compulsivo episdico no mais a gula , a bulimia nervosa. Novas representaes e significados so construdos em torno destas novas classificaes corporais. O presente captulo procurou focar como os sujeitos subjetivam tais proposies polticas e como eles operacionalizam no cotidiano de acordo com as suas condies de possibilidade. Estes investimentos polticos podem levar os indivduos a se incomodarem com os seus corpos e decidirem a modificar suas condutas corporais, como podem criar outras mltiplas possibilidades de resistncias. Ser no corpo, onde tais batalhas se concretizam no cotidiano dos sujeitos, permeados de vitrias e derrotas, o espao de negociaes, de idas e vindas, aceitaes e resistncias que construiro este campo de experincias corporais dos sujeitos contemporneos. Emagrecer na viso dos sujeitos significa muito mais do que perder peso, muito mais do que perder a gordura corporal ou modulao da sua morfologia. Indicou ser em muitos momentos a ponta de um iceberg referente a um processo de mudanas mais generalizadas na vida da pessoa. Trata-se de uma conquista, com uma atitude beligerante consigo mesmo, por vezes oculta, mas onipresente e capaz at de desestruturar silenciosamente vidas. Entretanto, tambm importante refletir sobre o corpo que temos, o corpo que desejamos e o corpo sugerido pelos discursos mdicos dentro do contexto citadino soteropolitano. Os corpos soteropolitanos, resultado das mltiplas e heterogneas formas de miscigenao gentica e cultural e, por conseqncia, mltiplas representaes e significados; trazem marcas histricas fundamentais. So eles os corpos negros que trazem as marcas do trabalho pesado da escravido, reduzidos da condio humana condio animal, e ainda com as escaras das punies pblicas, so os corpos repreendidos, exterminados e esquartejados nas revolues e revoltas em prol da liberdade contra a situao colonial, so os corpos violentados e desaparecidos no perodo da ditadura militar em busca da sua liberdade de expresso, so corpos exauridos pela fome e explorao que ainda se fazem parte do cenrio da Terra da Felicidade. Formados ainda pela amlgama dos corpos das sinhazinhas e dos coronis, senhores de engenho, o homem gordo coronel, branco, de passos lentos, com um caminhar que ostenta a sua barriga pulsante, smbolo de prestgio e poder, cujas formas de dominao preponderante na poca ainda podem ser identificadas nos modelos hbridos atuais das relaes de classe. So corpos mulatos sedutores dos estivadores, pescadores, capoeiristas, dos malandros; e

148

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

das mulatas, do rebolado de largas ancas hipertrofiadas por tanto subir ladeiras de acordo com o dito popular. Por outro lado, so corpos que se liberam at a exausto nas festas populares, carnavais e nas festas privadas tambm. na festa e na musicalidade baiana, que possuem um valor simblico fundamental para a cultura local, que os corpos soteropolitanos constroem alguns dos aspectos mais relevantes da sua identidade. So os encontros dos corpos nas rodas de samba e nas rodas de capoeira expandindo os seus limites de corporalidade, entre o rebolado e a ginga do corpo. l nos blocos afros que os negros procuram resgatar a sua dignidade expressando a sua afirmao cultural e religiosa, reprimida h sculos, porm presentes nas memrias corporais. Lutam contra os estigmas criados que validaram o corpo do negro, visto como propenso marginalidade, uma massa ceflica menor que o desqualificaria enquanto ser humano. So nos corpos danantes dos orixs que sincretizam com o corpo martirizado de Cristo e os corpos sofridos dos santos catlicos. ainda na folia momesca que os corpos excludos se encontram com os corpos exibidos de gente bonita que tambm exibem a sua baianidade cravada nos cones da cultura negra, mesmo sendo na sua maioria brancos e brancas. Sob a dige da modernidade que aporta nos cais da Baa de Todos os Santos nos meados do sculo passado, Salvador ir sobrepor os novos ritmos dos relgios s batidas de seus tambores que j dialogavam com os toques modernos da guitarra baiana. Os soteropolitanos tiveram que congregar estes novos ritmos a seus corpos. Transformam-se em corpos operrios, ou nos corpos de empresrios, modernizando as formas de explorao do trabalho, limitando a vivncia hednica das festas e do descanso das redes, ampliando a velocidade dos movimentos em prol da produo econmica. As formas de violncia ao corpo tambm se modernizam, fundadas na violncia urbana vivenciada nos bairros, na violncia policial, no trfico de drogas, do abandono dos corpos dos moradores de rua e da prostituio moderna como o fenmeno do turismo sexual onde parece ainda perpetuar o imaginrio ertico tropical e colonial, no existindo pecado do lado de baixo do Equador. Mas, nem por isso, os corpos das soteropolitanas e dos soteropolitanos deixaram de explorar formas hednicas de prazer modernizando o toque dos seus tambores e o potente som das guitarras eletrizantes dos trios. Pelo contrrio. Transformaram em um produto. A festa trabalho, trabalho que vai desde os grandes empresrios de entretenimento at a gerao do trabalho precrio

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

149

crianas que catam latinhas, desempregados que vendem cerveja no isopor fugindo dos fiscais da prefeitura, os que vendem a sua fora de trabalho nas cordas dos blocos, dentre vrias outras possibilidades. Paralelamente, tem-se tambm a busca da valorizao da cultura diversa, colonial e barroca, na qual a arquitetura e corpos soteropolitanos esto sendo transformados em um produto dentro de uma economia do lazer, uma capital do prazer seguindo a linha de Antonio Risrio (2004). No por acaso, Salvador se volta para o Recncavo Baiano a busca de suas origens culturais e histricas: bandas filarmnicas, sambas de roda, capoeira, e vrios outros cones da miscigenao cultural que emergiram no bojo da cultura canavieira, de um dos primeiros plos de produo econmica do pas. Logo, a modernizao da cidade no passa apenas pelo seu arcabouo arquitetnico, pela produo das festas, pela modernizao de relaes trabalhistas, passa tambm pela modernizao dos seus corpos e de suas prticas corporais. E aqui que nos encontramos com a leveza corporal, fundada no seu emagrecimento, que tambm se traduz em uma leveza psquica da existncia em que elementos como o ldico, aqui disciplinado, pode oferecer. Transformar a vida mais leve. Em suma, entendendo que a riqueza histrica e cultural da cidade de Salvador est presente nos corpos, como se d o dilogo corporal entre os corpos que preservam as dimenses grotescas e carnavalescas talvez com resqucios da cultura medieval europia do catolicismo popular, ao lado dos corpos barrocos e coloniais, dos corpos inseridos no universo cosmolgico das religies africanas, dos corpos indgenas; com os corpos informatizados presentes oriundos do mundo moderno e global? Sobre quais bases se do estes dilogos? Dominao, submisso, resistncia ou negociaes? Quais significados teriam a produo dos corpos emagrecidos, leves e saudveis na cidade de Salvador, no seu projeto de produo novas formas de baianidades que diferem de outros pontos do mundo?

Notas
1

Rabinbach (1992) estuda como esta concepo de corpo enquanto um motor humano entra no cenrio produtivo, tambm estimulado pelos estudos sobre a exausto e a fadiga, conceitos que se identificam com a modernidade e em que a inatividade era vista como a causa suprema da resistncia ao trabalho. As descobertas levaram a compreender a fadiga de uma forma neutra, objetiva e o desafio cientfico era descobrir um caminho para elimin-la uma vez que se constitua como um obstculo para a produtividade. Tais processos tambm iro coincidir com a emergncia das cincias da

150

<

O CORPO, O COMER E A COMIDA

nutrio, sendo um dos pilares para as tentativas de eliminao da fadiga dos corpos dos trabalhadores.
2

J nos Estados Unidos cerca de um tero da populao esto acima do peso esperado. De acordo um uma publicao do New England Journal of Medicine em maro de 2005, divulgado pelo jornal francs Le Monde, esta exploso da obesidade nos Estados Unidos, que atinge tambm a populao jovem, poder reduzir a esperana de vida nos Estados Unidos invertendo dois sculos de progresso ininterrupto (Le Monde, 16 maro 2005). No vero de 2006, a empresa Grendene lanou uma propaganda de seu produto com a modelo Gisele Bndchem, representando uma espcie de nova garota de Ipanema, desfilando nas praias cariocas, tendo ao fundo a msica Garota de Ipanema cantada em ingls, dando um carter internacional ou talvez universal. O uso de silicone nos seios parece desafiar o padro de beleza retilneo que segundo alguns autores, anulam os smbolos reprodutivos da mulher. A idia de Lavagem tornou-se sinnimo de festa e que j realizado em outros pases a exemplo da Lavagem da Sacre Coeur em Paris, aos moldes da Lavagem do Bonfim, j na sua oitava edio em 2005. Todavia, vale a ressalva de Antnio Risrio (2004) que tal fato no significou que a praia no tenha sido povoada. Em primeira instncia, afirma, a praia foi coisa de pobre. ndios, escravos e libertos pobres usavam a beira mar para retirar o fruto da sua sobrevivncia com a pesca. Tambm a utilizavam para os banhos higinicos, recreao e at encontros amorosos.

LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS

>

151

S-ar putea să vă placă și