Sunteți pe pagina 1din 8

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Cincias Exatas e da Terra Departamento de Geologia

Petrologia Metamrfica
Descrio de Lmina

Aluno (a): Mrcia Franco Machado

26 de Setembro de 2007
Natal/RN

Petrologia Metamrfica Lmina 54 B


Microscopia: Os minerais principais so: Biotita (40%), Quartzo (26%), Plagioclsio (10%), Muscovita (7%), Cordierita (7%), Clorita (5%), Apatita (1%), Turmalina (1%), Zirco (1%), Granada (1%) e Opacos com (1%). Descrio das fases minerais: A Biotita apresenta-se como um mineral idioblstico a hipidioblstico, tamanho muito variado, de 0,1 mm a maiores que 5,50 mm. Ocorre geralmente alongada na xistosidade principal, com forte orientao e estiramento (Fig.01). Forma contatos retilneos nas laterais e serrilhados/denteados em suas pores extremas. Apresenta pleocrosmo marrom claro/escuro. Hbito ripiforme. Apresenta incluso pequenos minerais de Zirco, Apatita e Turmalina, alm de cristais de Muscovita, caracterizando uma textura poiquiloblstica, e evidenciando uma cristalizao mais recente da biotita, em comparao aos minerais nesta inclusos. Demonstra tambm uma desestabilizao, gerando Cloritas, Opacos e Cordierita. Podemos Visualizar tambm cristais de Biotita caracterizando uma outra foliao em alto ngulo com a principal, evidenciando com isso a existncia de duas geraes da Biotita, a citada seria a ultima, que ocorreu Ps-metamorfismo. o principal mineral da rocha, oferece carter xistoso a mesma e permita a formao de um bandeamento milimtrico concordante com a xistosidade principal.

Figura 01: Vista geral da lmina, evidenciando a foliao principal // So. Aumento 40X, NX e N//.

O Quartzo apresenta-se xenoblstico, de tamanho aproximado de 0,55 mm em seu eixo maior, formando contatos curvos, ponto triplo e textura poligonal entre si (Fig. 02). Apresenta intenso estiramento, decorrente do metamorfismo, impossibilitando com isso outras determinaes de caractersticas distintivas. Por vezes forma agregados na matriz, muitas vezes constituindo faixas globulares em biotita, corri fortemente esta em alguns setores da lmina, alem de apresentar incluses da mesma em alguns minerais, apresenta tambm extino ondulante.

Figura 02: Cristais de quartzo mostrando contato em ponto triplo, aumento de 100X, NX.

O Plagioclsio xenoblstico, apresenta visvel estiramento e alterao, uma vez que caractersticas como a presena de maclas foi perdida em muitos minerais, restando de maneira incipiente somente em alguns, demonstrando-se tratar da macla Polisinttica, caracterstica dos Plagioclsios, mas devido s alteraes sofridas pela rocha a melhor determinao deste no possvel. Forma tambm agregados em forma de augen, apresenta extino ondulante e incluses de Biotita em alguns minerais. A Muscovita apresenta-se idioblstica, sob forma de cristais ripiformes, formando contatos retos nas laterais e denteados nas extremidades. Em alguns setores da lmina mostram-se cortando as Biotitas (Fig. 03), indicando com isso uma segunda foliao na rocha, posterior. Em outros setores cristaliza-se com mesma orientao preferencial de cristalizao da Biotita.

Figura 03: Muscovita em alto ngulo com a foliaco principal (biotita), aumento de 100X, NX.

A Cordierita xenoblstica, com inmeras incluses de Biotita, Muscovita, Granada, Quartzo, e Opacos caracterizando uma textura poiquiloblstica. Apresenta cor amarelada nas bordas e cristaliza-se a custa das Biotitas. Em seu eixo maior atinge tamanho maior que 5,50 mm. Aparece desviando a foliao, podendo indicar ser um mineral Pr ou Sin-tectnico. A Clorita apresenta-se hipidioblstica a xenoblstica. formada pela alterao da Biotita e Cordierita (Fig. 04), principalmente Biotita.

Figura 04: Processo de cloritizao da biotita, aumento de 100X, NX.

A Apatita xenoblstica, de alto relevo, incolor, de tamanho at 0,15 mm aproximadamente, em seco quase isotrpica. Encontra-se tambm incluso nos minerais de Biotitas, alguns minerais mostram-se com alguma alterao, caracterizada pela diminuio da limpidez deste. A Turmalina encontra-se sobre a forma de pequenos cristais arredondados, idioblstica, com relevo alto, ocorre crescendo sobre ou prximo a agregados biotticos e apresenta extino contraria a Biotita. O Zirco um mineral idioblstico a hipidioblstico. Encontra-se incluso nos minerais de Biotita com tamanho inferiores a 0,1 mm, com alo de reao caracterstico, chamado de halopleocroco. Este, bem como a Apatita e a Turmalina um mineral primrio da rocha, ou seja, originado anteriormente aos eventos metamrficos. A Granada, provavelmente Almandina, idioblstica, de cor cinza, isotrpico, 0,55mm de tamanho, com pequenas fraturas (Fig. 05), provavelmente decorrente do processo metamrfico sofrido pela rocha, tendo seu crescimento ps-metamrfico, j que no apresenta influencia da foliao da rocha.

Figura 05: Mineral de granada em associao com cordierita e biotita, aumento de 40X, N// e NX.

Os Opacos so cristais xenoblsticos a hipidioblsticos (Fig. 06), geralmente associados desestabilizao da Biotita.

Figura 06: Detalhe dos minerais opacos, N//, aumento de 40X.

Informaes complementares Em funo da variao do contedo dos minerais marcadores da deformao e a orientao mineral preferencial, a textura da rocha oscila de Lepidogranoblstica a Granolepidoblstica. Rocha caracterizada como de origem sedimentar, provvel que a cristalizao dos aluminossilicatos e Cordierita, ao longo de faixas estreitas e localizadas, seja funo da variao composicional no sedimento de origem. Os processos tectonometamrficos apagaram estruturas primrias sedimentares e criaram foliaces que podem ser paralelas ou discordantes com o S0, primrio. O fcies metamrfico que representa essa rocha e o fcies Anfibolito baixo, s que posteriormente, devido a fases tardias, como por exemplo, a cristalizao da clorita, a rocha sofre um retrometamorfismo ao fcies xisto verde. A substituio de Biotita por Cordierita caracteriza condies de Fcies Anfibolito, classificado como um metamorfismo progressivo. A formao da Muscovita a partir das Biotitas, garantem um metamorfismo regressivo tambm no Fcies Xisto Verde. O nome provvel da rocha Granada-Cordierita-Muscovita-Biotita-Xisto Granolepidoblstica.

S-ar putea să vă placă și