Sunteți pe pagina 1din 2

Cinco fatores que fazem o corpo envelhecer

Mdico norte-americano explica como modificar fatores que podem ser mudados no processo de envelhecimento dentro do organismo
Elioenai Paes , iG So Paulo | 09/06/2013 06:00:00 Envelhecer natural. Para o mdico norte-americano Mike Moreno, no entanto, possvel atrasar o "relgio interno" e exibir uma idade biolgica menor do que a verdadeira. No livro "O plano dos 17 dias para manter-se jovem" (Ed. Fontanar) o especialista enumera e explica cinco processos que prejudicam o funcionamento normal do organismo e favorecem o envelhecimento. Segundo Moreno, todos esses processos podem ser atenuados com boa alimentao, consumo correto de vitaminas e a prtica regular de exerccios fsicos. Entenda os fatores que fazem o corpo envelhecer: 1 Inflamao De acordo com o especialista, a inflamao um processo normal dentro do organismo, que ajuda o corpo a combater infeces e a reparar tecidos danificados. O problema quando ela fica fora de controle e no desaparece naturalmente. Quando isso acontece em lugares perigosos, como artrias ou articulaes, clulas so danificadas, e voc pode ficar bastante doente e enfraquecido, escreve Moreno, que membro da Academia Americana de Mdicos da Famlia. No se sabe exatamente o que que pode causar a inflamao crnica, mas sabido que o cigarro uma das principais causas de inflamao no corpo. A obesidade, o sedentarismo e o estresse tambm contribuem. Como prevenir: Moreno sugere manter o peso ideal, fugir do sedentarismo, entender quais so as gorduras boas e ruins, comer carboidratos bons e moderar o consumo de bebidas alcolicas moderao, para Moreno, significa 1 dose diria. 2 Estresse oxidativo quando o corpo 'enferruja' O livro explica que o processo de oxidao no organismo pode ser comparado ferrugem, e que h limites para a oxidao natural do corpo. Quando fica excessiva, acontece o chamado estresse oxidativo, quando as clulas vo, pouco a pouco, sendo danificadas. E os viles so os radicais livres. Com o tempo, os radicais livres podem se acumular no corpo e levar a problemas srios de sade, como cncer, diabetes, aterosclerose, Alzheimer e artrite reumatoide, explica. Para prevenir: Ingerir antioxidantes como vitaminas A, C, E, betacaroteno, selnio, bioflavonoides e as plantas ginkgo biloba e ginseng . Alimentos coloridos so ricos em antioxidantes. Moreno tambm recomenda praticar exerccio fsico com moderao nada de exageros. Um sinal para saber se a intensidade do exerccio foi correta a ausncia de dores e cansao aps 48 horas.

Conhea os alimentos mais ricos em antioxidantes:

3 Glicosilao um nome complicado para um processo que acontece quando molculas de acar se unem com protenas dos alimentos. O resultado dessa mistura no nada bom. E essa massa dura e emaranhada de tecidos, como voc pode imaginar, faz um estrago na flexibilidade dos seus rgos, levando-os a enrijecer. Esse enrijecimento no seu corao, por exemplo, pode afetar drasticamente a capacidade dele de bombear sangue, explica o mdico no livro. Para prevenir: O mdico indica evitar a ingesto de xarope de milho rico em frutose, que est presente em muitos alimentos industrializados e comer mirtilos, frutinhas do bosque ricas em antiinflamatrios chamados cianinas. Eles ajudam a evitar a glicosilao e fazem a pele parecer mais jovem. 4- Metilao Moreno explica que a metilao um processo vital das culas do corpo. ela quem determina se a pessoa vai absorver com sucesso vitaminas, enzimas ou outros compostos qumicos ingeridos com a alimentao. Segundo Moreno, se o organismo no estiver realizando essa funo adequadamente, possvel tratar a causa do problema, que geralmente se deve a uma deficincia na ingesto de cido flico, uma vitamina do complexo B. Comer ovos e sementes, por exemplo, ajudam, pois so alimentos ricos nessa vitamina. Para prevenir: Comer gema de ovo ( rica em vitamina B12), investigar se no est tomando medicamentos que interferem na absoro dessa vitamina e comer sementes de girassol, que so muito nutritivas. Mastigue algumas como lanche, ou espalhe uma colherada delas na salada ou na sopa. O mesmo vale para sementes de abbora, de chia e de gergelim. Mas cuidado com o sdio; prefira o tipo sem sal. E elas so mais calricas do que voc imagina, portanto, no exagere, aconselha o mdico no livro. 5 Baixa imunidade A imunidade tambm um fator importante para a preveno de doenas. Com o passar dos anos, segundo descreve Moreno, o sistema imunolgico vai ficando mais debilitado, algo que pode ser melhorado com uma alimentao adequada e hbitos de higiene. Vale a pena mencionar que todos os cinco fatores do envelhecimento esto inter-relacionados de alguma forma; portanto, as mudanas de estilo de vida e comportamento que voc faz para um fator afetam os outros quatro. Para prevenir: Lavar as mos frequentemente, tomar todas as vacinas necessrias, assegurar que a ingesto de vitaminas seja satisfatria, no fumar e s usar antibiticos quando recomendado pelo mdico, orienta Moreno.

S-ar putea să vă placă și