Sunteți pe pagina 1din 27

O evento como contraponto do cotidiano

Mestre Ftima Marita Barbosa (UAM) fmarita@uol.com.br

Resumo: Cada vez mais se fala em eventos, sobretudo em planejamento e organizao de eventos. Mas ser que este tema se reduz apenas a novos procedimentos e tcnicas de gesto? Esta pode ter sido uma exigncia do mercado mas, quando o tema se converte em disciplina acadmica, h que se ir mais longe. Assim o objetivo do presente trabalho preencher algumas das lacunas existentes e enriquecer o universo acadmico, propiciando elementos que possam facilitar futuras pesquisas. Esta pesquisa levanta a hiptese de que os eventos podem ser estudados sob novos ngulos: como contraponto do cotidiano, remdio ao tdio da vida cotidiana; como produto secularizado da festa tradicional, percorrendo o caminho que partiu do interior do templo, na Antiguidade, passando pela praa ao lado da Igreja, nas Idades Mdia e Moderna, transformando-se em negcio na sociedade contempornea; como religio, ou melhor, como uma modalidade de experincia religiosa; como droga, vale dizer, como forma de alterao do estado de conscincia; como investimento de festividade e imaginao, mormente no movimento e nos excessos de comida, bebida e, no evento comercial moderno, de cenrio; e como meio de comunicao, como instrumento de que a sociedade dispe para fazer ouvir os movimentos sociais coletivos e os novos arautos. A metodologia utilizada a do ensaio, que permite a anlise do tema, atravs do recorte das contribuies de estudiosos da antropologia, sociologia, histria, geografia e filosofia, selecionados a partir de contribuies especficas capazes de trazerem luz s hipteses mencionadas. A pesquisa conclui que todas as dimenses estudadas so interdependentes, visto que seus elementos se entrelaam e se complementam mutuamente, formando uma espiral dinmica que gera relevantes transformaes e novas posturas individuais, bem como diferentes. Palavras Chave: Eventos. Cotidiano. Hospitalidade. Teoria do turismo. Desde os primrdios da histria, ao menos desde que a rotina do trabalho surgiu nas lavouras e no pastoreio de animais, os homens sempre tiveram necessidade de festejos e celebraes1. Estas marcavam a vida religiosa e poltica das populaes com eventos entendidos como capazes de proporcionar uma alternativa ao ritmo laborioso da vida cotidiana. Guerras, comemoraes, ciclos da natureza, tudo proporcionava ocasies de eventos capazes de cumprir os anseios dos homens de sentirem-se ligados ao seu passado, ao futuro e ao divino e capazes de transcender a dureza do dia a dia. Esta uma das dimenses do evento, um terreno ainda pouco explorado teoricamente e que, tal como a hotelaria, estudado apenas no campo dos procedimentos e da gesto. Para

Provavelmente, ao menos pela observao de sociedades ditas primitivas que subsistiram at nossos dias, a necessidade de interrupo de toda e qualquer rotina cotidiana, com ou sem a presena de atividades de trabalho, existia mesmo em tempos anteriores ao neoltico. A inveno da atividade dita agrcola e pastoril, com sua rotina pesada de trabalho, deve apenas ter acentuado essa necessidade.

retirar do campo meramente especulativo o estudo desta dimenso terica do evento e trazlo para a reflexo, neste captulo, examinar-se- o caso do carnaval. O carnaval um dos eventos que mais permitem a comunicao ldica por sua forte mensagem emocional, associada ao carter excepcional e transitrio de milenar comemorao. Sua proposta sempre foi celebrar a vida e a alegria, subverter o cotidiano e inverter totalmente os valores pr-estabelecidos. o evento de calendrio que melhor ilustra o desejo ancestral do homem de fugir da pequenez e do tdio que acompanham a repetio de todas as pequenas tarefas do dia a dia, razo pela qual foi escolhido como objeto do presente estudo. No carnaval celebram-se coisas abstratas e inclusivas como o sexo, a alegria, o prazer, o canto, a dana e a brincadeira. Ficam suspensas as regras que controlam o olhar, o mundo se abre ao poder de ver e de fazer, com a supresso dos cdigos opressores estabelecidos, a partir da negao e do escrnio de todas as formas de coero e excluso (RIBEIRO, 2003); quando o indivduo se sente dotado de poderes que lhe propiciam estabelecer relaes diferentes e realmente humanas com os demais, com a finalidade nica de plena satisfao de seus desejos. Enfim, o carnaval representa a delimitao de um perodo de tempo no qual o pessoal se contrape ao impessoal, o intuitivo ope-se ao tcnico. A importncia do caso ora tomado para anlise reside na aplicabilidade das observaes que aqui lhe concernem, a todo e qualquer evento da vida moderna, seja um grande show de rock para dezenas de milhares de pessoas, seja uma pequena festa que se oferece aos amigos. Mais ainda: como se ver, o aspecto paroxstico da festa tradicional do Carnaval, cuja pujana se limita, hoje, a algumas poucas cidades do Brasil e, ainda mais raras, em outros pases, pode perfeitamente ser entendido como a exploso dessa festa em praticamente quase todas as demais festas. Em outras palavras: a dimenso de contraponto do cotidiano permanece, mas agora no mais como uma pausa ritual anual e sim como uma pausa mais freqente, quem sabe mesmo semanal em alguns casos. Origem e Significado da palavra Carnaval Existe uma grande dificuldade para explicar e definir as origens da palavra carnaval. Muitos estudiosos tentam explic-la de diferentes formas e divergem entre si; os prprios dicionrios traduzem tais divergncias com diferentes definies.

A mais difundida e aceita a de carnevale originada do baixo latim carnelevamen que significa adeus carne. Alguns autores citam carrus navalis, palavras conjuntas que se referem s celebraes dionisacas, em que um carro carregando um grande tonel era conduzido pelas ruas da Roma antiga, distribuindo vinho ao povo, nos sculos VII e VI a.C. Arajo, (2003, p.34), alega que a palavra surgiu em 590 d.C., quando Gregrio I, o Grande, regulamentou as datas do carnaval e criou a expresso dominica ad carne levandas, derivada de dialetos italianos, e que significa tirar a carne, o que seria a liberdade para se ingerir carne vontade antes da Quaresma. A verso menos conhecida vem de autores alemes que sugerem que a origem viria de kane ou karth, que significa comunidade pag, os deuses e seus seguidores, e de val ou wal, que significa procisso dos deuses mortos. Em relao s datas do carnaval, sua marcao obedece s regras que determinam a Pscoa Catlica - so mveis, para no coincidir com a data da Pscoa Judia que fixa. O domingo de carnaval cair sempre no 7 domingo que antecede ao domingo de Pscoa. Em 1582, o Papa Gregrio XIII promoveu a reforma do Calendrio Juliano, transformando-o em Calendrio Juliano-Gregoriano, em uso at hoje e estabeleceu definitivamente as datas do carnaval. O evento na Antiguidade - dentro do Templo Por volta de 4.000 a.C. ocorreu a inveno da cidade, proporcionada por um grande nmero de descobertas que marcaram, inclusive, o incio da civilizao humana: a metalurgia, a linguagem escrita, a monarquia, os tributos e, tambm, a criao do mais antigo calendrio do mundo, o Egpcio (ARAUJO: 2003). Muito tempo antes, por volta de 8.000 a.C., os cuidados com a agricultura j tinham inspirado e incentivado a criao de cultos e festejos ligados fertilidade. Os primeiros agrupamentos humanos de porte, chamados de cidade, permitiram, contudo, que tais festejos fossem estruturados e codificados, como as festas agrrias, que faziam parte do culto e eram realizadas dentro dos templos e que desembocaram no Carnaval. A origem deste evento se perde na noite dos tempos. Mas certamente uma de suas razes est ligada civilizao egpcia. Segundo a mitologia deste povo, o carnaval foi inspirado na jovem deusa Isis, protetora da natureza, e seu parceiro Osris. Em sua homenagem, os mortais se reuniam ciclicamente, no plantio e nas colheitas agrcolas.

Danavam e festejavam em prol do crescimento das sementes e da sade dos frutos. Osris era sacrificado aps a festa para acalmar os dias de prazeres. A associao do culto fertilidade com as permissividades praticadas naqueles dias, entrevia a inverso do cotidiano com a idia de renascimento. Nestas celebraes existia tambm a figura de um rei sobrenatural, que era o eixo das festividades, permitia a realizao de sonhos proibidos e ligava a festa ao sentido da vida e sua transcendncia. A satisfao do rei abenoaria os campos e as semeaduras e a sua morte purificaria os espritos, fundamentos da vida renovados conforme o ciclo da natureza. Tais festejos continham rituais libertadores de atitudes reprimidas; era um perodo especial em que a quebra da ordem estabelecida e os desrecalques eram permitidos, com muita comida, bebida e liberao sexual. Seguia-se um perodo de recolhimento e de cinzas. Ainda na Antiguidade, diferentes povos assimilaram estas tradies e integraram-nas em seus prprios rituais religiosos - os gregos com as festas rituais em homenagem a Zeus, Dionsio e outros deuses, os romanos com as Bacanais, as Lupercais e as Saturnais. As Bacanais se realizavam em homenagem ao deus romano Baco, que corresponde ao grego Dionsio, a mesma divindade responsvel pela origem da vida, da alegria, do vinho, do sexo e perturbador da ordem estabelecida. A festa das Lupercais, que homenageava o deus Fauno (para os romanos) ou P (para os gregos) foi criada pelos sacerdotes lupercos e representava a luta da desordem e do tumulto contra a harmonia, que era a vencedora no final da festa. As Saturnais homenageavam Saturno, o deus romano protetor da agricultura. Os famosos e antiqssimos ritos de Eleusis datam de 1800 a.C. e so tambm oriundos dos egpcios, mas incorporados pelos gregos. Consistiam na celebrao dos Augustos Mistrios pelos grandes iniciados do passado e eram dos mais conhecidos mistrios religiosos gregos. O Festival dos Mistrios comeava no ms de setembro, na poca da colheita da uva no povoado de Elusis, perto da cidade de Atenas. Os rituais eram realizados em honra deusa grega Demter, protetora da agricultura e deusa egpcia Isis, protetora da natureza e duravam sete dias. Simultaneamente se realizava tambm o Festival Hebreu dos Tabernculos, ou a Festa das Colheitas. O sacrifcio de ambos - po (agricultura) e vinho (Taberna) - era executado antes dos Mistrios de Iniciao e durante a cerimnia os mesmos eram divulgados aos candidatos interessados em se iniciar. 4

Os ritos msticos eram similares aos rituais filosficos das cerimnias sagradas. No eram comunicados a todos que desejavam receb-los, j que certas pessoas eram impedidas pelo arauto, como aquelas que possuam mos impuras e voz desarticulada. A dinmica integral desses eventos perdeu-se, a se crer em algumas especulaes2 com o ltimo hierarca grego, provavelmente por volta do sc. IV d.C. Restaram s geraes posteriores alguns fragmentos desses rituais. Aps a Iniciao Externa, o postulante deveria receber a Iniciao Interna, que no se fazia no espao fsico do Templo, mas sim no Templo Interior do Iniciado, se este o merecesse. A partir da os eleitos eram libertos das admoestaes do mal. Sobre esses rituais, Plato dizia que a iniciao um smbolo de inefvel silncio e de unio com naturezas msticas inteligveis (Proclus, Theology of Plato, livro IV.TAYLOR, Thomaz . The Eleusinian and Bacchic Mysteries, p. 62-67, apud FRANCO, Arthur. A Idade das Luzes, 1997, Porto Alegre, RS: Wodan, 1997. Disponvel em: < http://www.geocities.com/athens/oracle: 24/09/03). Para cristos educados no monotesmo, talvez seja difcil entender a dimenso religiosa dessa festa, mas, no caso essencial, pois, no politesmo no existe antagonismo entre o sagrado e o profano. No existe tambm a noo de pecado, tal como as religies monotestas a estabeleceram. O politesmo permitia a convivncia de cultos cmicos paralelos aos cultos srios, cultos extrovertidos paralelos aos cultos introspectivos e convertiam as divindades em objetos de stira e escrnio, sem que estes perdessem seu carter sagrado e de certa forma oficial. Deste conjunto de fatos histricos, algumas observaes podem ser sugeridas para uma posterior anlise mais aprofundada: a primeira que todas essas festas criadas por tantas culturas tm em comum o fato de delimitarem para sua realizao a mesma poca do ano, que a do inverno no hemisfrio norte, tempo imprprio para a maior parte das tarefas de trabalho. Pode-se mesmo ir mais longe e sugerir que o forte consumo de lcool e de carne, denominadores comuns dessas festas, cumprissem uma outra finalidade, alm da de contraponto de dias de festa a dias de dura rotina de todo o resto do ano: um desejo coletivo de contrapor ao clima depressivo e introspectivo do inverno, a atmosfera ldica e contagiante da orgia. importante ressaltar, porm, que o coletivo aqui mencionado no implica na totalidade dos indivduos, pois ainda que no se saiba a proporo de aficionados dessas
2

Em seu romance Juliano, Gore Vidal fala da persistncia desses rituais at a poca do referido imperador romano que teria inclusive participado desses ritos.

festas, certo que boa parte da populao mantinha-se margem e no so raros os casos de lideranas polticas, como Cato, o Velho, ou literrias, como Sneca, ambos em Roma, que reprovavam os excessos dessas festas. Os Jogos Olmpicos da Antiguidade Outra celebrao festiva dedicada aos deuses do Olimpo era o Festival dos Jogos Olmpicos, na Grcia antiga, um dos maiores e mais importantes eventos da Antiguidade. Tiveram seu incio em 776 a.C., data do primeiro registro dos vencedores e aconteciam de quatro em quatro anos. Eram realizados no ms de agosto, no Grande Santurio da cidade de Olmpia, que se dividia em um ginsio, um estdio, um hipdromo, a palestra, construo destinada ao treinamento dos atletas, um hotel e dois templos, um para o mais venerado deus grego do Olimpo, Zeus, e outro para Hera, sua esposa, deusa do matrimnio. De todos os prdios de Olmpia, o mais bonito e importante era o Templo de Zeus, que abrigava a colossal esttua do deus, considerada uma das sete maravilhas do mundo. A importncia atribuda a esse evento devia-se ao grande nmero de participantes e espectadores presentes, pela marcante repercusso poltico-religiosa e por conter elevado esprito unificador entre os povos gregos. Uma das vertentes que o estudam sustenta que o instaurador do famoso Festival foi Atlios, filho de Zeus, o Grande Jpiter. Atlios foi o primeiro rei de lida, cidade-estado prxima de Olmpia, sendo por esse motivo as competies denominadas de Atlas e os participantes de atletas. As mulheres, por serem consideradas seres inferiores, eram proibidas de assistir ao espetculo. Este privilgio era privativo de homens e deuses. H, porm uma corrente de estudiosos que afirmam que o impedimento atingia apenas as mulheres casadas, as virgens podiam comparecer para aprender a admirar o sexo oposto e adquirir gosto pelo casamento. Os preparativos da festa comeavam dez meses antes de sua abertura e quando se aproximava seu incio, o arauto divulgava por toda a Grcia a trgua sagrada, que suspendia as guerras por trs meses at o final das comemoraes. A partir do sculo IV a.C. a regio de Olmpia foi declarada inviolvel. Os jogos duravam sete dias sendo o primeiro e o ltimo, dedicados s cerimnias religiosas. Embora as competies esportivas fossem a base dos sete dias do Festival, o 6

carter religioso era muito acentuado, porqu os jogos sempre representaram um ato sagrado em honra ao supremo Zeus, Senhor do Olimpo. A vitria conferia alta honraria para o vencedor, sua famlia e sua cidade natal. Como prmio material o vitorioso recebia uma coroa de oliveira. Atenas premiava seus vencedores patrocinando-lhes alimentao pelo resto de suas vidas. As homenagens aos campees consistiam nas coroaes, a seguir o grande banquete e depois o ritual de preparao, para os heris entrarem em suas cidades. Eram ungidos com leo, vestidos com roupas de gala e conduzidos em cavalos brancos. Eram recebidos com chuvas de flores ao toque de trombetas. Gozavam tambm do privilgio de terem suas esttuas erigidas em madeira de cipreste, pedra, bronze ou mrmore cujas esculturas, porm, obedeciam a regulamentos e deveriam ter tamanhos naturais, visto que as de maiores dimenses eram reservadas s divindades. O homem no tinha o direito de querer igualar-se a um deus. Tais rituais ligavam-se ao fato de os vencedores serem considerados pelos gregos como semideuses, cidados que receberam sinais da graa divina, favorecidos com o dom da invencibilidade e no podiam ser comparados aos homens comuns. Segundo Pndaro, poeta dos Jogos Olmpicos, Quem vencer em Olmpia gozar pelo resto da vida de uma calmaria doce como o mel. Em 393 d.C. o Festival dos Jogos Olmpicos, uma das mais extraordinrias contribuies da Grcia Antiga, foi abolido pelo imperador romano Teodsio I, o Grande, convertido ao cristianismo, que proibiu os cultos pagos a pedido da Igreja Catlica. Embora os Jogos Olmpicos fossem um marco que sobrevive at nossos dias, na Grcia Antiga, entretanto, eles no esgotavam a necessidade que os gregos possuam de homenagear e cultuar os deuses atravs de celebraes, haja vista a existncia de outros festivais de menor importncia no calendrio religioso, mas de igual brilho, que eram realizados nos intervalos dos Olmpicos. Havia os Jogos Heranos, em honra da deusa Hera, esposa de Zeus. O culto a Hera era quase to solene quanto o de Zeus. Era realizado no maior templo dedicado a ela, construdo nas montanhas entre as cidades de Argos e Micenas, e que abrigava sua clebre esttua em ouro e marfim; era ali representada como uma bela mulher, jovem, cndida e austera. Vestia uma tnica e um vu. Sua cabea era adornada por um diadema, em uma das mos segurava uma rom e na outra um cetro encimado por um pssaro e por uma granada, pedra preciosa que simbolizava o amor e a fidelidade conjugal.

Os Jogos Heranos eram destinados somente s mulheres. A organizao e administrao do evento eram de responsabilidade das sacerdotisas da deusa Hera. Elas tambm presidiam os ritos religiosos e as provas esportivas. Havia apenas uma corrida e as competidoras corriam descalas, com os cabelos soltos, usando uma pequena tnica que exibia o ombro e o seio direitos. Nas demais provas esportivas, vestiam costumes de duas peas. As vencedoras recebiam como recompensa uma coroa de oliveira selvagem e uma poro de carne de vaca, sacrificada deusa. Os Jogos Pticos eram celebrados em honra ao deus Apolo, protetor das profecias, da medicina e da msica e tambm associado ao pastoreio e ao sol; era tambm um arqueiro excepcional. Eram realizados no santurio de Delfos, situado nas encostas do monte Parnaso. Iniciaram em 582 a.C. e duraram at IV d.C., quando tambm foram abolidos por decreto do imperador romano cristo Teodsio. Esses jogos se diferenciavam dos demais por acrescentar competies artsticas alm das esportivas. Delfos ocupava um espao privilegiado na vida religiosa dos gregos, pois era considerado o umbigo do mundo. Segundo a lenda, Zeus, interessado em identificar o centro da terra, soltou duas guias, uma de cada canto do universo, que acabaram se encontrando em Delfos. Conta-se tambm que a origem do nome veio do prprio deus Apolo para comemorar sua vitria sobre Pton, uma serpente-monstro, filha da me-terra e habitante de uma antiqssima gruta oracular, que destrua as colheitas, devorava homens e animais. Apolo matou a serpente e de seu nome derivou o de sua sacerdotisa, a Pitonisa e o nome dos Jogos. Os vencedores, chamados Pitinicos, recebiam como prmios uma palma e uma coroa de folhas de louro. Como os Olimpinicos, alcanavam fama nacional, tinham o direito de erigir suas esttuas em Delfos e eram eternizados pela arte dos poetas. Os Jogos stmicos eram uma grande festa religiosa em honra de Possidon, o deus do mar. Tiveram seu incio em 582 a.C. e aconteciam na cidade de Corinto, situada no istmo que liga o Peloponeso ao resto da Grcia continental, no santurio do deus. A participao nas competies era permitida apenas aos gregos no incio, mas a partir de 228 a.C. os candidatos romanos passaram a ser admitidos. Como recompensa, os vencedores recebiam uma coroa de aipo ou de pinheiro. Os Jogos Nemeus, uma das quatro grandes festas nacionais da Grcia Antiga, eram realizados em honra de Zeus, na cidade de Nemia, ao norte de Peloponeso. Ocorriam a cada dois anos, no segundo e quarto ano de cada Olimpada.

As provas compreendiam as habituais competies atlticas e competies artsticas, de teatro e msica. Os prmios eram uma coroa de aipo ou de carvalho, a rvore sagrada de Zeus. Sua existncia histrica data de 573 a.C. e tambm se encerrou quando o imperador Teodsio aboliu a realizao de todos os jogos, considerados pagos pela Igreja Catlica, embora todos eles fossem realizados em honra de um deus, e celebrassem cultos religiosos em suas aberturas e em seus encerramentos. Paralelamente aos eventos de cunho religioso, realizavam-se tambm os eventos cvicos, que visavam conservar a memria humana dos fatos mais significativos para o pas, a Coroa e a comunidade. No obstante tratarem-se de eventos de carter poltico e comunitrio, estes estavam tambm sob o domnio do religioso, visto que j desde o incio da Antiguidade, os reis chancelavam seu poder com o ttulo de filhos ou representantes da divindade. As cerimnias pblicas assinalavam as datas importantes e transmitiam aos participantes a noo de pertena a uma comunidade e de unidade e identificao com a Coroa. Destacavam-se as comemoraes de batalhas e os festejos da famlia real. O primeiro Congresso aconteceu em Corinto em 377 a.C. e reuniu todos os delegados das cidades gregas a fim de elegerem Felipe, o general da Grcia que comandou as lutas contra a Prsia. O fim do Imprio Romano do Ocidente marcou o fim da Antiguidade e as celebraes ditas pags se diluram sob a referncia crist e sob o peso do monotesmo cristo. As festas acima mencionadas sobreviveram no que veio a ser chamado de carnaval e, em menor grau, em outras festas. Ainda eram religiosas, ou, ao menos, controladas pelo calendrio religioso, mas no tinham mais lugar dentro do templo e sim, sua sombra. O evento na Idade Mdia Sombra do Templo A Idade Mdia representou um grande processo de semeadura e um laboratrio de civilizao, do qual se consumou o Ocidente, sntese das culturas grega, romana e judaicocrist. Diferentemente das sociedades ditas pags da Antigidade, contudo, a cultura e a educao medievais foram centradas na religio e esta passou a ser referncia mais poderosa do que o Estado na definio do permitido e do proibido. Quando o Cristianismo chegou ao Ocidente, o carter libertino das festas foi a princpio condenado pela Igreja Catlica. Telogos, Doutores e Papas foram contra o carnaval e as demais festas pags. (ARAUJO, 2003:19). Aliados ao Estado feudal, impuseram ao culto a seriedade em 9

contraponto ao riso, porm o povo, indiferente ao oficialismo imposto, respondia nos eventos populares com atos e ritos cmicos. A Igreja, ao constatar a ineficincia das proibies dos festejos pagos, arraigados no inconsciente coletivo dos povos, tratou de adapt-los ao calendrio eclesistico, porm ligados aos smbolos da religio. Foram ento permitidas comemoraes libertas de orgias e permissividades. A inteno da Igreja era cristianizar as festas pags, porm esse intuito nunca foi alcanado. Embora tendo seu carter original transfigurado porque totalmente controlado pela Igreja Catlica, o carnaval ganhou fora pela sua tradio. Mais do que nunca, os festejos tiveram as suas caractersticas de contraponto ao cotidiano, acentuadas e transformadas em momentos de inverso: (...) paganismo no lugar de cristianismo, muita comida em vez de fome, muito sexo em vez de abstinncia carnal, homens vestindo-se de mulheres e vice-versa (CAMARGO, 2002, p.30). Todo o perodo de dezembro at fevereiro era festejado de forma carnavalesca, algo bastante apropriado do ponto de vista cristo, j que o nascimento do filho de Deus numa manjedoura era um exemplo espetacular do mundo de cabea para baixo(BURKE, 1989, p.216). O carnaval inspirou-se nas outras festas e delas se destacou pela criatividade e capacidade de imaginao, visvel em seus temas; esboou-se no de acordo com um cronograma exato, mas mais pela evoluo dos costumes (HEERS, 1987, p.168). Foi tomando maior vulto, sobretudo na rea mediterrnea da Europa em Roma e Veneza, em Paris e Nice, em Nuremberg e Colnia. Os festejos carnavalescos eram ligados ao ciclo litrgico e as pessoas usavam mscaras e cantavam stiras e pardias aos rituais da Igreja, aos costumes, s convenes sociais e s personalidades credenciadas da regio. No eram festas prestigiadas pelas classes privilegiadas, mas constantemente criticadas e embora proibidas em 1431 pelo Conclio de Basilia, algumas sobreviveram por mais um sculo. Contrastando com a arraigada hierarquizao do regime feudal, a partir da prpria hierarquia do trabalho nas corporaes profissionais, tendo como pano de fundo a hierarquia social em classes estanques (nobreza, clero e povo), o contato livre e familiar que acontecia nesses dias especiais era vivido intensamente, criando um tipo particular de comunicao grotesca e livre, inconcebvel no dia a dia, que proporcionava humanismo nas relaes atravs da percepo carnavalesca do mundo. Segundo Mikhail Bakhtin (1987), imprescindvel conhecer o realismo grotesco para compreender o realismo do Renascimento e suas outras manifestaes posteriores. 10

A procisso do carnaval evocava e caricaturava as procisses religiosas celebradas durante o ano. Os gestos, as danas e os smbolos imitavam os nobres, os Bispos e os Papas. Os prprios loucos participavam com seus provrbios caractersticos.
A procisso seguia pelas ruas at a praa principal, em frente a Cmara Municipal, s casas dos burgueses e aos palcios dos ofcios. As pessoas do povo compareciam fantasiadas de bobos, palhaos, com mscaras de demnios e animais das florestas. Os ritmos das danas eram mouriscos, semelhana da Festa dos Loucos. Os folies recolhiam prendas e peixes para os dias de jejum e moedas para as bebidas. No raro exigiam a contribuio dos judeus (naquela poca bem tolerados pela cidade e protegidos pelo Papa) e das meretrizes, com a bno dos magistrados; espcie de poder sobre os herticos, obrigados a resgatar a sua condio e as suas desordens (HEERS, 1987, p.170-171).

Jogavam cascas de ovos com gua perfumada nos assistentes, semelhana dos festivais religiosos. Desde a iconografia aos cenrios, s msicas, s falas, tudo indicava que se tratava de uma apologia loucura, ao irracional e ao efmero, e as pessoas srias no deviam faz-lo. Os festejos representavam, sobretudo, pretexto para a prtica do desregramento total, a base ldica de uma stira social e poltica exacerbada. A presena de estrangeiros, as mscaras, as casas abertas, a embriaguez da multido, permitiam excessos annimos, cuja mensagem era a recusa dos tabus e deveres, o desafio ao proibido, em um jogo brilhante e perigoso. Os homens se fantasiavam de mulheres, a escravido era temporariamente abolida, os escravos eram nivelados aos senhores, se sentavam mesma mesa e eram servidos por seus amos. Entre os quadros vivos dos carros, havia o da Roda da Sorte, que se referia ao destino do homem e a sua condio perante Deus; ilustrava a fragilidade das ambies e a precariedade da vida e das situaes (HEERS,1987,p.183). Havia outro carro que representava a fonte da juventude, com uma velha sendo devorada por um demnio gigante. Entre os jogos, o principal era o Jogo da Paixo, que exibia a roda dos tormentos do inferno com um fogo ardente, onde giravam os pecadores; havia tambm os que evocavam a prostituio, os avarentos e outras prticas e valores criticados pela Igreja. No ltimo dia, ao final da longa procisso, incendiavam o carro mais imponente como smbolo de triunfo sobre as foras do mal, do irracional. Segundo Peter Burke (1989, p.208-209), dentro do ritual carnavalesco tambm se inseriam vrios tipos de competies: disputas no ringue, corridas a cavalo e a p, torneios em terra e na gua. Jogos de futebol eram realizados na Gr-Bretanha e Frana. Havia tambm apresentaes de peas teatrais e simulaes, geralmente centradas na figura do prprio 11

carnaval personificado por um homem gordo enfeitado com comidas, sentado em um barril; a quaresma era representada por uma velhinha magra vestida de preto e enfeitada com peixes. Ou, ainda, um porco era solenemente decapitado e uma sardinha era enterrada com todas as honras. A elite realizava suas festas nos sales de Veneza, tambm com o uso de mscaras transformadoras. O uso das mscaras traduzia uma alegre negao da identidade, expresso das metamorfoses e das violaes das fronteiras. Encarnava o princpio do jogo da vida, baseado na co-relao da realidade com a imagem, criando um ambiente especial, de outro mundo. Entretanto, o seu uso tornou-se rotineiro e elevou a criminalidade executada sob as mesmas. A dificuldade de identificao dos criminosos levou as autoridades a proibi-las. O carnaval punha em risco as hierarquias sociais e os princpios governamentais, visto que seus principais temas reais e simblicos eram comida, sexo e violncia, sendo o apelo mais forte para a comida, com destaque para as carnes em geral. Significava tambm a carnalidade, o sexo, intensamente praticado durante o carnaval; o pico de casamentos acontecia durante ou logo aps o perodo carnavalesco. Era uma festa tambm de agresso, destruio e profanao, pois os tabus que reprimiam os impulsos sexuais e violentos eram temporariamente suspensos; poca de desordem institucionalizada, mas, sobretudo a festa de todos. Os festejos de carnaval com todos os seus atos e ritos cmicos, ocupavam um lugar muito importante na vida do homem medieval. A festa tinha a propriedade fundamental de todas as formas de espetculos cmicos da Idade Mdia. O conjunto de festas que desembocavam no Carnaval que, por ser a ltima, era tambm a mais orgistica marcam o apogeu dessa propriedade do evento de firmar-se em contraponto ao cotidiano. No caso, um estilo de vida sonhado, marcado pela irreverncia, pelas regras do ldico, vivido em alguns poucos meses, contraposto ao estilo real, duro, concreto, marcado pelo peso da clivagem social que condenava a maioria da populao a vidas materialmente miserveis. Mas no se pode, tambm, deixar de destacar a observao atenta de Harvey Cox (1974). O Iluminismo, a mquina, a disciplina que marcaram o final da Idade Moderna determinaram no apenas o fim das festas populares, mas tambm o declnio do Carnaval. Marcaram, tambm, o fim de uma poca em que os homens viveram seu imaginrio a fundo e dele extraram todas as suas potencialidades, sobretudo a de imaginar um mundo ao reverso. Apesar de sempre descambarem em libertinagens, essas festas demonstravam que uma

12

cultura podia zombar, periodicamente, de suas mais sagradas prticas polticas e religiosas (COX,1974, p. 12). No final do Renascimento e incio da Europa Moderna, praticamente todas as grandes festas do ano eram um carnaval em miniatura, visto que constituam um importante agrupamento de rituais em comum. Segundo Peter Burke (1989), pensar nas festas religiosas dessa poca como pequenos carnavais est mais perto da verdade do que conceb-las como graves e sbrios rituais maneira moderna.
A Igreja convivia bem com a festa e at passou a estimul-la, principalmente com o Papa Paulo II (1461-1471). Em 1545, no Conclio de Trento, o carnaval integrou a pauta de discusses e foi reconhecido como uma importante manifestao popular, no devendo ser hostilizada pelo Clero. Considerava-o criminoso apenas em crculos restritos, como por exemplo, na Corte Francesa antes da revoluo, onde os bailes de mscaras se transformavam em bacanais como na antiga Roma decadente (DAMANTE, 1980, p. 6-7 apud ARAUJO, 2003,p.23).

A festa do carnaval firmou suas caractersticas bsicas. O carnaval italiano chegou a ser o mais famoso; era considerado como uma festa que o povo dava a si mesmo. As festividades comeavam em Janeiro e cresciam at a proximidade da quaresma.
O Carnaval podia ser visto como uma pea imensa onde as ruas e praas principais se tornavam um grande palco de um teatro sem paredes e os habitantes eram seus atores e espectadores. Havia consumo macio de carne, panquecas, doces e bebidas e atingia seu clmax na tera feira gorda (ARAUJO, 2003:40).

As brincadeiras e encenaes continuavam, assim como as inverses de papis; os homens vestidos de mulher, as mulheres de homem; um cavalo andava para trs com o cavaleiro de frente para a cauda, o cavalo virava ferrador e ferrava o dono, o boi virava aougueiro e cortava um homem em pedaos, o peixe comia o pescador. As inverses de status eram mostradas pelo filho batendo no pai, o aluno no professor, os pobres dando esmolas aos ricos, os leigos rezando missas aos padres. As pessoas atiravam farinha e confeitos com formas de frutas e ovos umas nas outras (Burke,1989). Nesses tempos, um dos rituais mais carnavalescos e famosos era o de justia popular, denominado de Charivari (BURKE, 1989, p.222) . Nele, ocorria uma espcie de serenata de gozao pblica contra, por exemplo, um velho casado com uma jovem ou qualquer um que contrasse segundo matrimnio, um marido trado ou que apanhasse da mulher, ou contra o

13

clero e fazendeiros. Um grupo de pessoas cantava msicas difamatrias acompanhadas pela batida de panelas. Os charivari eram conhecidos em toda a Europa; podiam se adiar at o carnaval quando os insultos eram permitidos. A vtima era levada pelas ruas montada de costas para um burro, para mostrar que a quebra das convenes sociais invertia a ordem das coisas. Esse ritual funcionava como controle social para uma comunidade ou parquia demonstrar seu desagrado s pessoas que transgrediam os costumes e para desencorajar os mal intencionados. Era o uso de rituais permitidos pela Igreja para controlar a multido; aparentemente expressavam protesto contra a ordem social, mas funcionavam como contribuies a essa prpria ordem.
A esse respeito muitos estudiosos e antroplogos sociais sustentam que o protesto e a suspenso dos tabus servem para refor-los e igualmente as inverses de status reafirmam o princpio hierrquico. As classes dominantes permitiam tais anarquias e inverses porque eram cientes de que as desigualdades de riqueza e poder no poderiam sobreviver sem uma vlvula de segurana, em que os pobres compensassem suas frustraes (BURKE, 1989, p. 224-225).

O carnaval oferecia duas perspectivas bsicas para analisar e interpretar os muitos aspectos comportamentais da poca. A primeira delas era a diferena ostensiva entre os dias da festa e os dias da quaresma dias gordos e dias magros geralmente representados por um homem gordo e outro magro. Durante a quaresma, a Igreja preconizava o jejum e a abstinncia de carnes, ovos, sexo e entretenimentos. O que faltava na quaresma abundava no carnaval. Mas a festa no se opunha apenas quaresma, mas tambm vida cotidiana e ao resto do ano. A outra perspectiva era a de que significava coisas diferentes para diferentes pessoas. Resumindo, era o mundo depernas para o ar, como um smbolo de retorno liberdade de uma poca anterior idade da razo (BURKE, 1989, p.215).
Houve um tempo, todavia, em que o deboche deu espao ao ttrico e ao macabro e tornaram-se conhecidas as Danas Macabras da Alta Idade Mdia, nas quais homens e mulheres danavam nos cemitrios diante da morte, que ouvia suas queixas e depois passava a foice (ARAUJO, 2003: 41).

Mesmo quando a Igreja deixou de incentivar o carnaval, os novios dos mosteiros jamais deixaram de organizar suas festas, com danas na prpria Igreja e nas ruas, com procisso e missa simulada. Nestas ocasies, os clrigos usavam mscaras e roupas de mulheres ou vestiam hbitos de trs para frente, seguravam o missal invertido, jogavam 14

cartas, cantavam cnticos imorais, xingavam a Congregao, as escrituras e liturgias catlicas eram parodiadas. Enfim, em todos esses rituais organizados na prpria Igreja, a Instituio era ridicularizada e questionada em todos os eventos de cunho carnavalesco. Ao lado disso, na Europa Moderna os rituais pblicos representavam questionamentos sobre a ordem social, poltica e religiosa reinante e no raro terminavam em conflitos e rebelies, como uma forma extraordinria de rito popular, atravs de aes e no apenas de simbologias. As autoridades tinham conscincia do problema; alguns defendiam a realizao de festas mais grandiosas para distrair o povo, enquanto outros discordavam por achar que as grandes reunies fomentavam o ensejo para a embriaguez e a prtica de violncia. Como efeito, no sculo XVII intensificou-se o movimento por parte dos Cleros catlico e protestante em conjunto com a elite, com o fim de reformar a cultura das massas. As tentativas j tinham precedentes medievais, mas se firmaram no incio da Idade Moderna, quando as vias de transporte melhoraram e os livros passaram a circular com mais facilidade, principalmente nas regies urbanas da Europa protestante. Os livros advertiam os leitores sobre os perigos do jogo, da dana, das tavernas e, principalmente, do carnaval. A Igreja pregava um cristianismo mais livre das supersties e crendices populares. Criticava tambm o culto s imagens e aos vrios nomes atribudos Virgem Maria e demais santos. A nfase era a substituio dos rituais populares pela reforma moral. Gradativamente, os leigos comearam a participar das campanhas da Igreja contra o carnaval e outras prticas do folclore popular. Anteriormente, a maioria dos padres tinha nvel social semelhante ao de seus fiis, porm, os reformadores, insatisfeitos com a situao, exigiram um Clero mais culto. As igrejas protestantes possuam tambm considervel maioria de ministros com nvel universitrio. A Igreja Catlica por sua vez, aps o Conclio de Trento, comeou a formar seus padres nos seminrios e ressaltava a dignidade do sacerdcio. Em conseqncia, os clrigos ao velho estilo, que punham mscaras, danavam na Igreja durante as festas e faziam piadas no plpito, gradativamente deram lugar a um novo padro de procos, com status superior e mais distanciados de seus fiis. Esse padro de comportamento se estendeu nobreza, agora mais educada e aprendendo a exercer o autocontrole em suas prticas sociais (BURKE, 1989, p.292). O que os reformadores viam de errado na cultura popular? As objees eram de fundo teolgico, por conter vestgios do antigo paganismo, cujos costumes eram 15

considerados diablicos e tambm porque era vista como no crist, pois nessas ocasies o povo se entregava licenciosidade. A magia tambm era considerada como uma sobrevivncia pag. Segundo Burke (1989), o constrangimento diante dos reformadores protestantes, que acusavam os catlicos de praticar uma religio mgica incentivou os reformadores catlicos a tentar expurgar da cultura popular os sortilgios e as frmulas mgicas. O ponto crucial debatido pelos reformadores situava-se na separao entre o sagrado e o profano, que pouco a pouco instaurava uma importante mudana na mentalidade e sensibilidade religiosas da poca. Os devotos se empenhavam em destruir a tradicional familiaridade do sagrado com o profano nas festas, pois acreditavam que a familiaridade alimentava a irreverncia, que fomentava ocasies de pecado, embriaguez, glutonaria e luxria, estimulando a submisso ao mundo, carne e ao demnio. Alm das tentativas do clero e dos nobres no sentido de reformar a cultura popular, outras importantes transformaes contriburam profundamente para as grandes mudanas de rumo ocorridas. O crescimento populacional forou as mudanas econmicas, resultando da a revoluo comercial, que constituiu um dos marcos do incio da Idade Moderna. O aumento da demanda por alimentos e bens trouxe a padronizao dos processos produtivos e a comercializao da agricultura, o que contribuiu para melhores condies de vida aos pequenos proprietrios, aos artesos e aos camponeses. Entretanto, a expanso do mercado contribuiu para a destruio da cultura material local e tambm afetou as apresentaes artsticas populares. Os homens de negcio comearam a ver as atividades de lazer como bons investimentos e introduziram gradativamente as produes organizadas, em recintos fechados, surgindo a figura do empresrio. Um dos destaques da comercializao da cultura popular foi o surgimento dos circos. Alm das figuras tradicionais dos palhaos e acrobatas, foram surgindo novos dolos populares, como os esportistas e os toureiros profissionais. No rol das transformaes, o carnaval passou a ser atrao organizada no s para os habitantes locais, mas tambm para visitantes e turistas. As formas grotescas mais espontneas e participativas de lazer cederam espao para espetculos organizados para espectadores. Como resultado desse movimento de distanciamento, a partir de 1800, na maior parte da Europa, a Igreja, a nobreza, os comerciantes e os profissionais liberais j haviam relegado

16

os festejos da cultura popular s classes baixas, separadas por um abismo de profundas diferenas de concepo de mundo. Outro importante fator que contribuiu para a comercializao da cultura popular centrou-se na elevao dos ndices de alfabetizao e da criao de grficas, o que resultou na circulao de livros impressos. Em 1850, os europeus ocidentais protestantes tinham os ndices mais altos de alfabetizao, a Sucia tinha 90%, a Esccia 80%, a Inglaterra 70%, Espanha e Itlia 25% e Rssia 10%. Esses ndices, alm da corte e da burguesia, estavam centrados nos artesos e pequena minoria nos camponeses. O aumento da alfabetizao, incentivado pela fundao de escolas por parte dos religiosos tanto protestantes como catlicos, fazia parte do movimento pela reforma da cultura popular. Sustentavam que o texto impresso produzia um novo tipo de personalidade, com alta capacidade de empatia e disposio em aceitar transformaes. O Jogo do Entrudo A palavra entrudo vem do latim (entroitu) que significa entrar, ou seja, entrada da quaresma. Originou-se na Pennsula Ibrica, inspirado nas Bacanais e Saturnais grecoromanas e firmou-se no incio da oficializao do carnaval cristo, aps 590 d.C. Aprofundou suas razes em Portugal e durou por 10 a 12 sculos, tendo seu apogeu entre 1200 e 1300. O ritual de espargir gua destinava-se a banhar as pessoas para que purificassem o corpo, mistura de prticas religiosas anteriores, JudaicoHindus (ARAUJO, 2003, p.38). As suas prticas eram consideradas verdadeiras batalhas, cujas munies eram ps brancos e coloridos, folhas, ovos, frutas e jatos dgua lanados das janelas das residncias ou em grandes seringas. Tinha caractersticas muito agressivas e atingiu o mximo da violncia e agressividade entre 1650 e 1750 em Portugal. A Igreja era contrria ao jogo do entrudo e criou o Jubileu das quarenta horas e editais de proibies em 1817, mas a festa sempre persistiu e somente no sculo XX introduziram-se outras formas de brincar o carnaval na tentativa de eliminar suas prticas violentas. No Brasil foi introduzida a partir de 1723, com a chegada dos habitantes (ilhus) das ilhas portuguesas da Madeira, Aores e Cabo Verde. Tambm aqui, o sculo XX trouxe nova mentalidade e novos interesses, com a introduo do confete, da serpentina e do lanaperfume, que acabaram por desviar as tendncias e a o entrudo se enfraqueceu at se extinguir por completo. 17

No obstante a abolio da festa em termos gerais, em Portugal ainda resistem algumas celebraes do entrudo que mantm a sua singularidade, de acordo com as tradies portuguesas. Na regio de Trs-os-Montes existem em vrias aldeias, mas so festas locais e quase privadas. As celebraes so jocosas, trocistas e irnicas, preparadas em segredo pelos mais jovens, que recorrem sabedoria dos mais velhos a fim de manter a tradio. As refeies cerimoniais base de carne de porco so fundamentais e marcam o incio do perodo de abstinncia da quaresma. H tambm a presena de mascarados endiabrados e aes de punies e correrias. Em algumas aldeias se conserva ainda uma boa parte da licenciosidade selvagem que sempre a caracterizou. Apesar do entrudo ter sido importado de l, notam-se divergncias entre a festa portuguesa e a brasileira, em relao sua durao. A partir da segunda metade do sculo XX, o carnaval desapareceu completamente em Portugal, restando apenas alguns vestgios do entrudo ao passo que, no Brasil, o carnaval passou a se constituir a grande festa nacional, um dos smbolos do pas, tendo o entrudo, h tempos, desaparecido(QUEIROZ, 1992, p.61-2). Demais festas populares da Idade Mdia Alm do carnaval, outras festas populares eram realizadas na Europa medieval. A Festa de So Nicolau tinha seu incio em 06 de dezembro e ia at o Natal. Conhecido tambm como Mikulas, Nicolas, Santa Claus, Nicholas of Bari, este santo, quando em vida, foi bispo de Mira, na Turquia, viajou pela Terra Santa e Egito, onde converteu muitos homens ao cristianismo. Faleceu em 32 d.C. e mais conhecido como So Nicolau de Bari, cidade italiana; suas relquias foram levadas para l em 1087 e a partir de ento seu culto se estendeu a todo o ocidente.
Diz a tradio que em Mira ele tinha grande afeto para com os meninos pobres e era o seu protetor, que o re-batizaram de Papai Noel. A tradio da figura de Papai Noel se estendeu por toda a Frana e todos os pases Nrdicos e particularmente no continente americano, onde levou o nome de Santa Klaus. Sua representao cultural baseada no costume de dar s crianas um presente no dia de seu padroeiro, cujo folclore mgico se juntou festa do Natal. (<WWW.miragemartigosreligiosos.com.br> -

acessado em 22/09/03). A Festa dos Inocentes acontecia logo aps o Natal, mais precisamente em 28 de dezembro e era realizada em homenagem s crianas mortas pelo rei Herodes, consideradas os primeiras mrtires do Cristianismo, segundo o evangelista Mateus. Segundo ele, quando 18

Herodes descobriu ter sido enganado pelos magos em relao ao nascimento de Jesus, o Messias, mandou matar em Belm e no seu territrio, todos os meninos com menos de dois anos de idade. A festa originou-se no incio da era crist e tinha um carter jubiloso e no de luto, pois homenageava os meninos do coro e dos servios do altar, que dirigiam todo o ofcio litrgico ao longo das celebraes. A Festa dos Loucos iniciava no incio do ano novo abrindo os festejos do ano. Era tambm conhecida como a Festa dos Folies e celebrada principalmente na Frana. Os padres e os componentes do baixo clero vestiam trajes dos seus superiores, colocavam mscaras grotescas e imitavam os rituais da Igreja e da Corte. Elegia-se um prncipe da baguna, um rei palhao ou um bispo dos loucos para presidir os eventos e encenavam celebraes de missas e cantavam simultaneamente insinuantes modinhas (COX, 1974: 11). Os costumes e convenes sociais, polticas e religiosas eram satirizados publicamente atravs das farsas e pantominas que caricaturavam o poder local. As festividades prosseguiam com a Festa dos Tolos e do Asno, que eram teatros mascarados e igualmente ridicularizavam o clero. Terminavam com o Carnaval, na quartafeira de cinzas. Todos esses ritos apresentavam profunda diferena de princpios em relao s cerimnias oficiais srias da Igreja ou do Estado. Apresentavam uma viso de mundo no oficial, como um segundo mundo, ao qual os homens da Idade Mdia pertenciam em determinados perodos. A conscincia cultural da Idade Mdia e da civilizao renascentista no poderia ser compreendida sem considerar a existncia desses dois mundos (BAKHTIN, 1987: 4-5). Os homens medievais mediam o tempo pelas festas e entre outras, o carnaval passado era lembrado durante todo o semestre, sendo esquecido pela preparao e espera da prxima festa, por todo o semestre seguinte (BURKE: 1989).

A Secularizao do evento na Idade Moderna Os ltimos anos da Idade Mdia e Renascena foram marcados pelo incremento e apogeu das grandes feiras comerciais, espcie de mercados peridicos, que se estabeleciam em determinadas localidades, onde os mercadores realizavam um comrcio internacional.

19

Geralmente aconteciam uma vez por ano e constituam um grande acontecimento social muito prestigiado, com festas e competies. Muitas delas deram origem a cidades e so fatos que, j a partir da segunda metade da Idade Mdia prenunciavam a Idade Moderna. Durante a realizao das mesmas, eram concedidos liberdades e privilgios especiais, as guerras eram suspensas a fim de assegurar a liberdade e prestigiar o movimento. As feiras mais antigas e regulares datam de 427 d.C. e eram realizadas na Frana, na cidade de Champagne. Duravam at dois meses, eram freqentadas pelos franceses, italianos e espanhis abastados e promoviam grande movimento em toda a regio. No perodo compreendido na Idade Mdia, os mercadores pagavam pesados tributos ao clero e, posteriormente, aos nobres, para participarem das feiras e serem protegidos carregados pelos caminhos, quando a elas se dirigiam. Com o passar dos anos, multiplicaram-se por toda a Europa e as maiores eram realizadas na Frana, Alemanha e Itlia; outras de menor expresso aconteciam na Turquia, Espanha, Inglaterra, Sua e ustria. Em 1110 Paris inaugurou tambm as Feiras de St.Lazare e a de St.Germain. Em 1211 a Inglaterra inaugurou a Feira de Stourbridge, em 1463 surgiu a Feira de Lyon, em 1505 as de Rouen e Bordeaux, em 1595 a de Toulouse, em 1622 a de S.Loureno, em 1628 a Alemanha inaugurou a Feira de Leipizig, a mais antiga e famosa do pas e em 1689 realizou-se a primeira feira moderna de negcios em Leiden, Holanda. O processo civilizatrio da Europa serviu-se largamente destas feiras, que foram tambm geradoras de grandes fontes de riquezas. Com a revoluo industrial, iniciada em meados do sculo XVIII, os eventos comearam a sofrer mudanas significativas sob o impacto de um fenmeno bastante estudado, o da secularizao. Podem-se distinguir duas acepes do termo secularizao, uma radical e outra atenuada. No sentido radical, a secularizao era a rejeio da religio organizada, descristianizao. No sentido atenuado, pode-se entender a secularizao como o declnio na crena do sobrenatural, os medos e esperanas vistos de forma mais terrena, desapegados do sentido religioso e mais ligados ao poltico (BURKE, 1989,p.280). De fato, a caracterstica marcante que define a tendncia da cultura na Idade Moderna a viso racionalista do mundo, marca da sociedade cada vez mais burguesa e voltada para o capitalismo comercial e mercantil. No obstante a objeo da Igreja Catlica, j bastante estudada, reticente em relao a todas as formas de acumulao de bens materiais,mormente as relacionadas ao gio nos 20

emprstimos (a usura). As monarquias nacionais impulsionavam o crescimento econmico, contando para tanto com a ameaa velada das doutrinas protestantes concorrentes que equiparavam riqueza material e espiritual, ao mesmo tempo em que desejavam confiscar os bens do clero. A Igreja Protestante (mormente as vertentes calvinistas e puritanas), como os capitalistas nascentes, tambm era contrria ao riso e s brincadeiras, mas defendiam e procuravam conciliar o capitalismo com a f. O produto do trabalho (a riqueza) passou a ser encarado como bno divina.
O desconforto em relao diverso persiste at os dias atuais em todas as doutrinas religiosas crists, tanto catlicas como protestantes, pouco vontade com a sociedade secular e leiga nascida na Idade Contempornea e com o crescimento do lazer enquanto aspirao coletiva (CAMARGO, 2002, p.29).

Os novos industriais e empresrios eram contra as festas populares religiosas, posto que comeavam a planejar e organizar eventos fechados com carter de espetculos, direcionados a turistas e demais participantes, todos pagantes. Tambm os ideais literrios e sociais formulados implicavam uma rejeio da cultura popular e crescente separao entre os eventos dos pobres e dos ricos. A produo cultural deslocou-se do domnio da Igreja para o das pessoas comuns, passando assim pelo processo de secularizao, ou laicizao. A reforma religiosa ocorreu no apenas no contexto da Igreja, mas tambm no social, econmico e poltico. O fosso entre as duas culturas ampliou-se gradativamente e os festejos populares passaram a ser vistos como acontecimentos exticos e dignos de registro. As culturas tradicionais resistiram. Paralelamente a essas transformaes, j em meados do sculo XVII as danas e cantigas populares eram apreciadas por alguns intelectuais,
como se sentissem que precisavam de uma vlvula de escape do universo intelectual cartesiano em que viviam. Era o no-cientfico, o fantstico e o espontneo que os atraam, dando-lhes prazer especial, que se tornou to em moda no seguinte sculo XVIII juntamente com a noo de que os valores das pessoas comuns no deviam ser rejeitados (BURKE, 1989: 305,6).

Uma tentativa de resistir a esses novos tempos foram tambm os Jogos Olmpicos. O Renascimento dos Jogos Olmpicos

21

No sculo XIX a Europa particularmente, iniciou a investigao fsica da Histria remotssima, atravs da cincia da Arqueologia. Em 1870 tiveram incio extensas escavaes na Grcia e descobriram-se rastros da existncia de Tria. Em 1875 foram achadas as runas de Olmpia. Motivado pelo sucesso das escavaes, Pierre de Fedi, o Baro de Coubertin, um francs apaixonado pelo esporte, professor diplomado em Pedagogia pela Escola Politcnica de Paris, decidiu estudar a histria dos Jogos Olmpicos, pois considerava o esporte como um importante instrumento de educao. Concluiu que a Grcia atingiu sua Idade de Ouro em funo dos esportes e do culto ao corpo. Em 1894 o Baro de Coubertin convocou Sorbonne representantes de quatorze pases, com o objetivo de ressuscitar os Jogos Olmpicos. Em 1896 Atenas foi escolhida como sede das primeiras Olimpadas da Era Moderna e o Baro passou a ser conhecido como o Pai dos Jogos Olmpicos Modernos. Ele almejava que o esporte nascente (futebol, basquete, olimpadas e atletismo eram modalidades recentemente criadas) preservasse o clima sagrado devotado aos Jogos da Antiguidade, tentando com isso opor-se explorao dos mesmos como show-business, no que se viu malogrado, pois foi o que acabou acontecendo. Se, por um lado, um dos objetivos dos Jogos da Antiguidade, que era forjar a unidade entre as belicosas cidades-estados da Grcia, sobreviveu e permanece at os dias atuais, uma espcie de comunho entre atletas, que transcende os ressentimentos polticos e as lutas entre naes, por outro lado, no havia mais como se opor tirania da lgica de mercado, cujos mecanismos so to estudados em economia. Surgem os eventos, estruturas de hospitalidade criadas para receber, s vezes hospedar, quase sempre alimentar e divertir convidados. Essa estrutura no mais como as antigas montadas nos lugares santos. Aqui, as condies de atendimento s expectativas so mais garantidas, mas....pagas. Os eventos tiveram nas Feiras Internacionais o seu primeiro modelo moderno, j dessacralizado e propondo-se a extrair lucro, para tanto se aliando, utilizando e exaltando, de braos dados com a tcnica. O Carnaval em New Orleans no Sculo XIX

22

Os primeiros registros sobre a existncia de comemoraes carnavalescas na cidade de New Orleans, nos Estados Unidos da Amrica, datam de 1823. Segundo os relatos, as manifestaes aconteciam pelas ruas da cidade, com negros mascarados danando, como em uma Saturnal da Roma antiga, a que os moradores denominavam de A Grande Dana do Congo. Existia a figura central do Rei do Velrio (no se sabe ao certo, mas acredita-se que tal denominao baseava-se nas antigas sociedades de sepultamento), que usava uma coroa em forma de pirmide e trajes cerimoniais ornamentados com fitas e sinos, que emitiam sons durante os movimentos. A sua performance exigia danarinos com dotes atlticos que provocassem admirao e tivessem um papel de comando e liderana que no podiam exercer no cotidiano. Os demais participantes do ritual fantasiavam-se de ndios, onde elementos americanos eram misturados s tradies africanas. Destaque-se que a cidade de New Orleans culturalmente marcada pelas caractersticas dos primeiros colonizadores da Louisiana, os franceses, sendo que hoje a lngua falada predominante, o ingls, ainda rivaliza em importncia com um dialeto francs utilizado nessa regio e em algumas partes do Caribe (Haiti, Martinica, Guadalupe) e da Amrica do Sul (Guiana Francesa). New Orleans, na verdade, o produto da interao cultural de trs amplas reas culturais - Europa Ocidental, o vale do Rio Mississipi (USA) e a frica Ocidental. Desde que os colonizadores franceses estabeleceram em 1718 uma colnia no Novo Mundo com escravido africana rodeada por indgenas, a Louisiana multirracial e multicultural.(MITCHELL, 2002: 42, 43). Os africanos incorporaram em sua prpria cultura influncias da cultura europia do carnaval. A imigrao caribenha reforou esta influncia, bem como outras diversas sociedades do Caribe por sua vez, importaram as tradies festivas de New Orleans. Alm da influncia francesa, os alemes catlicos e os espanhis tambm trouxeram suas tradies carnavalescas. Os americanos que vieram para a cidade tinham precria noo a respeito da festa, visto que em sua maioria eram protestantes e viam-na como resqucio das festividades pags; as tradies que trouxeram eram ligadas s festas de Natal e Ano Novo, de origem inglesa. O carnaval de New Orleans sempre foi o palco para a demonstrao das diferenas raciais e ao mesmo tempo perodo de miscigenao e supresso da separao legal que havia entre brancos e negros.

23

A mistura da herana africana com outras sociedades escravistas do Novo Mundo firmou suas prprias caractersticas e denominou-se de tradio afro-creole. A simulao carnavalesca mais peculiar desta tradio era o ritual denominado Kwore Duga, em que folies mascarados montados em cavalos de pau encenavam danas cmicas e lascivas. As suas contores eram cerimoniais de integrao, visto que unia os atores ao pblico. Acredita-se que tais performances eram criadas para celebrar o culto religioso tradicional de seu pas de origem ( na frica) e que o calendrio festivo do carnaval era aproveitado para realizar suas obrigaes religiosas e no como diverso. Mesmo sem entenderem as manifestaes negras, os brancos apreciavam muito os rituais, por curiosidade e diverso. Para compreender o carnaval de New Orleans, deve-se reconhecer que tais danas tinham significados diferentes para pessoas diferentes, visto que atingiam pblicos plurais. Aps a Guerra Civil e a Proclamao da Emancipao, pelo ento presidente Lincoln, em 01/01/1863 (liberao dos escravos que viviam em territrios em combate contra o governo federal), os brancos renovaram as tradies do carnaval, utilizando-as como um teatro de protesto. O carnaval negro permaneceu como algo quase oculto dos observadores brancos. As danas dos ndios negros do Mardigrass, em que os negros eram fantasiados de ndios, perduram em New Orleans. O carnaval de New Orleans apresenta diferenas bsicas em relao festa brasileira. O de l localizado, considerado uma especialidade daquela cidade e seu contedo ideolgico aristocrtico. No Brasil, ele uma festa generalizada que acontece em todo o pas, com algumas pequenas disparidades regionais e, a festividade marcada pela ideologia do encontro e da comunho, muito ntida no concurso desinibido dos sexos e das classes sociais(DAMATTA, 1973, p.163). O Surgimento das Grandes Feiras Internacionais Feiras e Exposies Internacionais foram (e ainda so) acontecimentos planejados e organizados com objetivos especficos, que eram realizados em grandes espaos e atraam um pblico espetacular, gerando significativos dividendos econmicos e sociais. Entre as maiores e mais significativas, destacamos as seguintes: -1862- Feira Internacional de Southkensington- Londres. rea: 18,61Has. durao: 5,7 meses. Pblico: 6 milhes. Expositores: 28.653.

24

-1873- Feira Internacional do Parque do Prater- Viena. rea: 100 Has. Durao: 6,2 meses. Pblico: 7,25 milhes. Expositores: 25.760. Pases participantes: 35. Tema: 25 aniversrio da coroao do Kaiser Franz Joseph. -1876- local: Fairmount Park, Filadlfia, EUA. Durao 6 meses. Pblico: 10.165 milhes. Expositores: 60.000. Pases Participantes: 50. Tema: Centenrio de Independncia dos EUA. Atrao principal: Independence Hall. -1889- local: Champs de Mars, Paris. rea: 96Has. Durao: 5,7 meses. Pblico: 33 milhes. Expositores: 61.722. Tema: Centenrio da Revoluo Francesa. Atrao Principal: Torre Eiffel e Galeria das Mquinas. Na mesma tambm foi mostrado o fongrafo de Thomas Edison. -1893- local: Jackson Park EUA. rea: 277 Has.Durao: 6,1 meses. Pblico: 27 milhes.Tema: 400 Anos do Descobrimento da Amrica. Atrao Principal: White City e Roda Gigante (Ferris Wheel). -1926- local: League Island, Filadlfia. EUA. Area: 182 Has. Pblico: 6 milhes. Tema: 150 Anos da Independncia dos EUA. Seria por acaso que Walter Disney tenha declarado que a inspirao para os seus trabalhos tenha advindo exatamente do impacto provocado em seu esprito pela Exposio Internacional de Filadlfia, em 1926 ? A Banalizao do Carnaval Contemporneo No incio da era industrial, comeou-se a esboar um novo modelo de carnaval com caractersticas prprias. A mudana mais notria foi a criao de festas (e de carnaval) de ricos e de pobres, desta feita sem inverso. O carnaval dos pobres subsistiu nas ruas e o dos ricos foi para os sales. No sculo XX, as duas Guerras Mundiais trouxeram significativas mudanas filosficas, estticas e morais em nvel mundial. Tais mudanas envolveram tambm o carnaval. A festa deixou de ser uma constante nas cidades do ocidente. Algumas poucas cidades (e os exemplos de Nice, Veneza e, mais recentemente, nas cidades brasileiras) passaram a ostentar no seu calendrio a simples realizao da festa. De evento popular sem uma forma artstica de espetculo teatral, mas com a forma da prpria vida, a festa transformou-se definitivamente em espetculo, uma atrao turstica, atravs de desfiles paramentados, hoje a sua mxima expresso, ou seja, a imagem agindo sobre o social.

25

A revoluo tecnolgica, a transformao radical dos costumes da sociedade psmoderna, a liberao sexual e a civilizao do lazer transformaram a esperada festa anual numa sucesso de carnavais que acontecem em todos os feriados prolongados e finais de semana das cidades, nos bares, discotecas, boates e as mais diversas formas de lazer noturno. Hoje, as boas festas invariavelmente terminam em carnaval (CAMARGO, 2002, p. 30). Muitas pessoas esperam o perodo do carnaval para viajar, procurando no as loucuras e as inverses, mas sim a paz e a tranqilidade, como contraponto de seu louco cotidiano. A sociedade atual privilegia o ldico e a ironia, como forma de rejeio ordem prestabelecida. A inverso dos atores sociais e o tratamento irnico ao uso do poder pela autoridade, fazem parte de um cotidiano tipicamente carnavalesco, mas divergem do vitalismo e da celebrao da vida. A ambivalncia cultural de nossos dias, mostra a represso da sociedade, oriunda do domnio da mdia e dos computadores. A sociedade, contudo, se liberta dela ao gerar uma cumplicidade inesperada e indita com a tecnologia.
As sociedades derivam para uma desordem de paixes e o sentido orgistico penetra em todas as instncias da vida social, regulando inclusive a tica e a esttica das relaes. Em ltima instncia, trata-se da carnavalizao do cotidiano, em que o carnaval, propriamente dito, generaliza-se por secularizao (MAFFESOLI, apud ARAUJO, 2003, p. 48).

Em resumo, a sociedade ps-moderna est caminhando gradativamente para uma cultura carnavalesca, na qual o eventual (de evento) transforma-se em habitual. O carnaval continua exercendo o papel de contraponto com a vida cotidiana, mas no mais na forma paroxstica de evento anual e sim pelas suas inmeras inseres e marcas deixadas em outros eventos ao longo do ano.

Referncias Bibliogrficas: ARAJO, Hiram. Carnaval Seis milnios de histria. Rio de Janeiro: Gryphus, 2 ed. 2003. AUG, Marc. No lugares. Introduo a uma Antropologia da Supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994. BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Mdia e no Renascimento: O Contexto de Franois Rabelais. So Paulo: Hucitec, 1987. BURKE, Peter. A Cultura Popular na Idade Moderna Europa, 1500-1800. So Paulo:Schwarcz, 1989. 26

CAMARGO, Luiz Octvio de Lima Camargo. Educao para o lazer. So Paulo: Moderna, 1998. COX, Harvey. A festa dos folies. Petrpolis: Vozes, 1974. DA MATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heris. 6ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa em Turismo. So Paulo: Futura, 2001. HEERS, Jacques. Festa de Loucos e Carnavais. Lisboa Portugal: Publicaes Dom Quixote, 1987. MITCHELL, Reid. Significando:Carnaval Afro-Creoule em New Orleans no Sculo XIX e incio do XX. In: CUNHA, Maria C.P. (Org.). Carnavais e outras Frestas. Ensaios de histria social da cultura. Campinas-SP: Ed.Unicamp, 2002. QUEIROZ DE, Maria Isaura Pereira. Carnaval Brasileiro. O vivido e o mito. So Paulo: Brasiliense, 1992. RIBEIRO, Josiane. A festa popular, lugar da transgresso. [online]. Disponvel na Internet: <www.contraacorrente.hpg.ig.com.br>. Acesso em:6jan.2003. SEBE, Jos Carlos. Carnaval, Carnavais. So Paulo: Atica, 1986.

27

S-ar putea să vă placă și