Sunteți pe pagina 1din 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Campus Universitrio Trindade Florianpolis SC CEP 88040-900 Caixa Postal 476

Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes


http://www.labeee.ufsc.br | e-mail: energia@labeee.ufsc.br Telefones: (48) 3721-5184 / 3721-5185

Recomendaes para padronizao do processo de determinao do Fator Solar de vidros no Brasil

Elaborado por: Deivis Luis Marinoski, M. Eng. Prof. Roberto Lamberts, PhD.

Para: INMETRO E ABIVIDRO Florianpolis, agosto de 2008

2 SUMRIO

1. 2. 3.

INTRODUO _____________________________________________________ 3 FATOR SOLAR ____________________________________________________ 3 RECOMENDAES PARA PADRONIZAO _________________________ 4


3.1 3.2 3.3 3.4 Verificao das propriedades do vidro _____________________________________ 4 Composio de vidros em camadas mltiplas _______________________________ 6 Clculo do Fator solar __________________________________________________ 6 Verificao do fator solar para sistemas envidraados com protees solares _____ 6

4.

CONSIDERAES FINAIS __________________________________________ 7

REFERNCIAS ________________________________________________________ 8 NORMAS______________________________________________________________ 8

LabEEE - Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes

3 1. INTRODUO

Este documento apresenta recomendaes para criao de um processo padronizado de verificao do Fator Solar de elementos vtreos utilizados na construo civil brasileira. So aqui apresentadas as principais normas internacionais e softwares aplicadas a identificao das propriadades pticas e trmicas bsicas dos vidros.

A identificao do Fator Solar visa atender as necessidades da Regulamentao para Etiquetagem Voluntria de Nvel de Eficincia Energtica de Edifcios Comerciais e de Servios e Pblicos, aprovado pelo Comit Gestor de ndices e Nveis de Eficincia Energtica CGIEE do Ministrio de Minas e Energia, implementada em 2007 (LABEEE, 2007).

2.

FATOR SOLAR

O Fator Solar (FS) definido como a sendo a frao de calor solar, adquirida atravs de uma abertura (apenas dos vidros ou do conjunto vidros e esquadria), diretamente transmitida, mais a poro absorvida que posteriormente retransmitida para o interior do ambiente. O Fator Solar apresentado como um valor adimensional que varia de 0 a 1.

Sua definio expressa na Eq. [1], onde e so propriedades pticas (transmitncia e absortncia) de cada elemento, e N a frao de fluxo de calor absorvido que chega ao interior da edificao (ASHRAE, 2005). Estas propriedades pticas por sua vez so dependentes do ngulo de incidncia () e do comprimento de onda ().

FS ( , ) = ( , ) + N ( , )

(1)

Existem dois caminhos para determinar o fator de calor solar de uma abertura: o desenvolvimento de modelos matemticos de clculo e as medies diretas em campo ou em laboratrio.

LabEEE - Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes

Para os tipos mais comuns de vidros e janelas a utilizao de modelos matemtico e mais adequada reduzindo o tempo e os custos dos testes. No entanto, para alguns tipos de sistema de aberturas complexos (com protees solares ou vidros especiais) as medies diretas so necessrias, devido a dificuldades de equacionamento dos fenmenos fsicos envolvidos.

No Brasil no existe uma norma especifica para determinar o Fator Solar de vidros e janelas, a NBR 15220-2 apenas apresenta uma forma simplificada de estimativa aplicada a elementos transparentes ou translcidos.

3.

RECOMENDAES PARA PADRONIZAO

Para uma verificao patronizada dos valores de Fator Solar de vidros e janelas alguns parmetros de teste e clculo precisam ser previamente definidos. A seguir so sugeridos, de maneira sequencial, itens mnimos que podem ser aplicados para a implementao desta padronizao. Estes so baseados em normas e processos j utilizados internacionalmente.

3.1 Verificao das propriedades do vidro Para caracterizao de vidros e aplicao de modelos matemticos para o clculo do Fator Solar de uma amostra, as seguinte propriedades pticas e trmicas necessitam ser identificadas: Transmitncia a radiao solar para incidencia normal na face 1 e 2 (Solar transmittance at normal incidence: front and back side); Refletncia a radiao solar para incidncia normal na face 1 e 2 (Solar reflectance at normal incidence: front and back side);

LabEEE - Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes

5 Transmitncia a luz visvel para incidncia normal na face 1 e 2 (Visible transmittance at normal incidence: front and back side); Refletncia a luz visvel para incidncia normal na face 1 e 2 (Visible reflectance at normal incidence: front and back side); Condutividade trmica (thermal conductivity (W/m-K)) Emissividade hemisfrica a radiao infravermelha na face 1 e 2 (IR hemispherical emissivity: front and back side); Transmitncia trmica (thermal transmittance (W/mK))

Valores espectrais de transmitncia e refletncia a radiao solar podem ser obtidas atravs da aplicao de tcnicas espectrofotomtricas, com o uso de equipamentos eletrnicos (espectrofotmetros) desenvolvidos para esta finalidade. Durante tais medies, sugere-se que os seguintes parmetros mnimos sejam atendidos: Intervalo espectal mnimo de varredura: 300nm a 2500nm; ngulos de incidncia: 0 (normal), 20, 30, 40, 50, 60; 70; 80; Resoluo da medio: inferior a 1nm; Intervalo mximo de medio: 5nm;

A partir dos resultados destas medies espectrais os valores totais da transmitncia, refletncia, e absortncia radiao solar e visvel podem ser obtido atravs dos procedimentso descritos na ISO 9050 (ou EN 410). J a emissividade hemisfrica para materiais vtreos pode ser determinada atravs da ASTM E1585-93 e da EN 12898, conforme recomendado pela ISO 15099. A condutividade trmica pode ser obtidas atravs da aplicao do mtodo placa quente protegida ou fluximtrico conforme prescries apresentadas na NBR15220-4 e NBR15220-5. J o clculo da transmitncia trmica detalhado no texto da NBR15220-2.

LabEEE - Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes

6 3.2 Composio de vidros em camadas mltiplas Para determinar as propriedades pticas (transmitncia, refletncia e abortncia radiao solar) de sistemas envidraados compostos de camadas mltiplas (vidros duplos, triplos, etc) ou laminados, pode ser utilizado o procedimento de clculo proposto pela ISO 9050 (ou EN 410). Neste caso, programas computacionais de clculos que atendam s condies da norma podero ser utilizados (por exemplo o programa OPTICS (verso 5.1 ou superior) desenvolvido na Universidade da Califrnia (LBNL, 2007), este software tem distribuio gratuita e j possui uma base de dados com produtos de um grande nmero de fabricantes).

3.3 Clculo do Fator solar Para determinar o valor do Fator Solar de um elemento vtreo, recomenda-se que seja aplicada a metodologia de clculo proposta pela ISO 9050 (ou EN 410). O clculo, poder ser realizado utilizado o software WINDOW (verso 5.2 ou superior) desenvolvido tambm pela Universidade da Califrnia (LBNL, 2007).

3.4 Verificao do fator solar para sistemas envidraados com protees solares Para o clculo do Fator Solar de sistema envidraados com protees solares dever ser utilzado os procedimento de clculo apresentado na ISO 15099, no caso das tipologias de protees cobertas por esta norma. Softwares de clculo podem ser utilizados para verificao do Fator Solar do conjunto vidro/proteo solar. Estes softwares devem conter algoritmos j validados, caso contrrio os resultados podem ser verificados atravs de medies. Estas medies podem ser realizadas em dispositivos calorimtricos, construdos com base nas recomendaes da NFRC 201.

LabEEE - Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes

7 A verso 6 do programa WINDOW j permite a construo de modelos de sistemas envidraados com alguns tipos de protees solares. No entanto, os resultados ainda so considerados apenas de carater informativo, pois os agoritmos aplicados ao programa ainda esto em fase de teste.

4.

CONSIDERAES FINAIS

Recomenda-se que os materiais vtreos testados tenham suas propriedades medidas padronizadas ao formado da IGDB (International Glazing Database). Isso contribuir para a ampla utilizao destes materiais em softwares tais como o WINDOW, OPTICS e ENERGYPLUS. Para o clculo do Fator Solar com o conjunto completo da janela (elementos vtreos mais a esquadria), sugerida a aplicao da norma ISO 15099. Neste caso, necessrio tambm o conhecimento das propriedades trmicas do material utilizado na esquadria. O programa WINDOW (verso 5.2 ou superior) consistente com a ISO 15099, podendo ser aplicado para modelagem do conjunto completo da janela. possvel realizar o clculo do Fator Solar para uma determinada condio ambiental de referncia (valores especficos de temperatura interna e externa, nvel de radiao solar, e coeficientes de conveco). Tanto a ISO 15099 como a NFRC 200 apresentam condies ambientais de referncia para situao de vero ou inverno. No entanto, a ISO 15099 prev que estas condies ambientais podem ser alteradas caso exista interesse de satisfazer uma condio climtica local. Por fim, tambm se sugere o estabelecimento de uma ligao com ao comit responsvel pelo setor junto a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), para a criao de normas brasileiras baseadas na normatizao internacional utilizada.

LabEEE - Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes

8 REFERNCIAS ASHRAE Handbook Fundamentals, American Society of Heating, Refrigerating and AirConditioning Engineers, Inc., Chapter 31: Fenestration, Atlanta, GA, USA, 2005. LABEEE - Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes. Regulamentao para Etiquetagem Voluntria de Nvel de Eficincia Energtica de Edifcios Comerciais, de Servios e Pblicos, 2007. Disponvel em: http://www.labeee.ufsc.br/eletrobras/reg.etiquetagem.pdf LBNL - Lawrence Berkeley National Laboratory. University of California. Windows and Daylighting. Software. Disponvel em: http://windows.lbl.gov/software/default.htm

NORMAS E 1585-93. Standard Test Method for Measuring and Calculating Emittance of Architectural Flat Glass Products Using Spectrometric Measurements, ASTM, 2002. EN 410. Glass in building - Determination of luminous and solar characteristics of glazing. 1998. EN 12898, Glass in building Determination of the emissivity, 2003. ISO 15099. Thermal performance of windows, doors and shading devices - Detailed calculations, 2003. ISO 9050. Glass in building - Determination of light transmittance, solar direct transmittance, total solar energy transmittance, ultraviolet transmittance and related glazing factors, 2003.

LabEEE - Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes

9 NBR15220-2. Desempenho trmico de edificaes - Parte 2: Mtodos de clculo da transmitncia trmica, da capacidade trmica, do atraso trmico e do fator solar de elementos e componentes de edificaes, ABNT, 2005. NBR15220-4. Desempenho trmico de edificaes - Parte 4: Medio da resistncia trmica e da condutividade trmica pelo princpio da placa quente protegida, ABNT, 2005. NBR15220-5. Desempenho trmico de edificaes - Parte 5: Medio da resistncia trmica e da condutividade trmica pelo mtodo fluximtrico, ABNT, 2005. NFRC 200. Procedure for Determining Fenestration Product Solar Heat Gain Coefficient and Visible Transmittance at Normal Incidence, NFRC, 2004. NFRC 201. Procedure for Interim Standard Test Method for Measuring the Solar Heat Gain Coefficient of Fenestration Systems Using Calorimetry Hot Box Methods, NFRC, 2004.

LabEEE - Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes

S-ar putea să vă placă și