Sunteți pe pagina 1din 15

A UMBANDA E O RITUAL DA GIRA NO CENTRO ESPRITA DE UMBANDA ME CASSIANA

Lidyane Mercs Roque Figueirdo1

RESUMO Muitos no sabem, mas a Umbanda uma religio genuinamente brasileira; na verdade, a primeira considerada como tal. Ela uma religio to rica em detalhes, crenas e simbologias, que se torna difcil estud-la como um todo, por isso foi delimitado, neste artigo, um objeto emprico: o Centro Esprita de Umbanda Me Cassiana. Os seguidores dessa religio so constantemente alvo de preconceito, principalmente devido falta de conhecimento que se tem sobre ela. E justamente o que este artigo se prope: fazer uma explanao geral sobre a histria da Umbanda, suas crenas e seus rituais mais especificamente o ritual da Gira, dito como o mais importante. Para tanto, foram necessrias muitas visitas de campo, leituras de livros e artigos e entrevistas com alguns umbandistas. Foram utilizados no artigo alguns conceitos como o de micro-poder de Foucault, o de habitus e campo de Bourdieu e o de smbolos de Turner, com o intuito de tornar o objeto mais compreensvel. Ao final, poder depreender que no ritual da Gira que podemos perceber a manifestao das principais crenas umbandistas e que o preconceito no passa de mera ignorncia da sociedade, pois a Umbanda uma religio envolta de smbolos e significados que a tornam muito rica e quanto mais se aprende sobre ela, mais necessrio se faz compreend-la. PALAVRAS-CHAVE: Ritual da Gira. Umbanda. Smbolos. 1 INTRODUO A Umbanda ainda representa uma incgnita para muitos. Apesar de ser uma religio que sobrevive por mais de cem anos, muitos mistrios ainda a envolvem. Por outro lado, muitas informaes deturpadas chegam ao conhecimento de algumas pessoas cujas manifestaes de preconceitos so deplorveis. O objetivo do artigo est direcionado a ampliar o conhecimento dos leitores sobre o tema em questo, descrevendo um pouco da histria dessa religio e algumas consideraes importantes, alm de fazer uma descrio densa do ritual da Gira, mostrando algumas de suas simbologias. Para facilitar os estudos, o campo emprico foi o Centro Esprita de Umbanda Me Cassiana, visto que alguns hbitos podem variar de um templo umbandista a outro. Dentro desse contexto, pode tambm ser observado se, de fato, essa crena digna de tantos atos preconceituosos, que a inferioriza, e quais conseqncias essa negao, por
1

Graduanda em Cincias Sociais pela Universidade Estadual do Cear e em Psicologia pela Universidade Federal do Cear.

parte de uma parcela da sociedade, pode causar. Observar fatos como esses foram possveis atravs de visitas de campo ao templo em questo e entrevistas com umbandistas; a teoria provm da leitura de livros e outros artigos. Para tornar a interpretao mais vivel de entendimento, foi observado entre os umbandistas seu habitus, conjunto de normas e posturas bsicas que so reproduzidas atravs de leis, costumes, crenas e valores, dentro do campo religioso. Alm disso, tentouse entender como se d as relaes de poderes entre os agentes dessa estrutura social, por meio do conceito de micro-poder de Foucault, assim como a hierarquia que existe no interior do templo. Outro aspecto que poder facilitar o entendimento a anlise das simbologias umbandistas dentro de um contexto o ritual da Gira , como defende Turner. 2 BREVE HISTRICO SOBRE A UMBANDA E CONSIDERAES GERAIS O artigo 1 da Lei 5514/09, de 21 de julho de 2009 do Rio de Janeiro Declara como patrimnio imaterial do Estado do Rio de Janeiro a Umbanda, religio genuinamente brasileira. Essa Lei, considerada uma vitria para os umbandistas, aprova a Umbanda como sendo uma religio brasileira e patrimnio do Estado carioca, remetendo ao seu mito fundador, datado de 15 de novembro de 1908, que consiste no anncio que o Caboclo das Sete Encruzilhadas fez, atravs do jovem Zlio Fernandino de Moraes, cidado de Niteri, Rio de Janeiro. Zlio de Moraes, nessa data com 17 anos, acometido por uma doena que os mdicos no conseguiram diagnosticar ao certo e curar (uns falavam em paralisia, outros, em epilepsia), nem os sacerdotes catlicos conseguiram esclarecer, foi encaminhado a uma mesa esprita, na qual comearam a se manifestar diversos espritos de negros escravos e indgenas nos mdiuns presentes. Esses espritos, considerados atrasados cultural e espiritualmente pelos dirigentes kardecistas, eram convidados a se retirar da mesa. Visto que esses espritos estavam sendo discriminados por sua cor e classe social, o Caboclo das Sete Encruzilhadas incorporou no jovem Zlio e proferiu um discurso a favor dessas entidades (GIUMBELLI, 2002). O Caboclo das Sete Encruzilhadas prosseguiu dizendo que no dia seguinte se iniciaria um culto, no qual aquelas entidades (pretos velhos e caboclos) poderiam dar suas mensagens e cumprir com a misso que o Plano Espiritual lhes confiou: trabalhar.

Determinou tambm que a principal caracterstica do culto seria a caridade, que seus seguidores teriam por base o Evangelho Cristo e como mestre maior Jesus, que a roupa utilizada pelos aparelhos (ou mdiuns) seria predominantemente branca, que todo e qualquer atendimento seria gratuito e que esta religio se chamaria Umbanda, uma religio que falar aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre os espritos encarnados e desencarnados. Alm disso, fundou naquele dia aquela que, nesta narrativa, descrita como a primeira tenda de Umbanda da histria, a Tenda Esprita Nossa Senhora da Piedade (GIUMBELLI, 2002). Os fatos narrados acima mostram, de maneira geral, o mito de origem ou de fundao da Umbanda, expresso denominada por Brown (1985, p. 10), o qual utilizado por estudiosos ou historiadores quando se referem histria da religio. Apesar disso, muitos deles formularam outras verses para a fundao, o aparecimento e o surgimento da religio. Localizar a origem de uma religio no espao e no tempo condiciona a interpretao que dela feita, de suas crenas e de suas prticas. Contudo, para que a religio nova passasse a existir socialmente, tornando-se distinta no contexto maior, era necessrio demarcar suas fronteiras e determinar suas caractersticas, processo que, segundo Bourdieu (1989), seria vivel por meio da luta das classificaes:

[...] lutas pelo monoplio de fazer ver e fazer crer, de dar a conhecer e de fazer reconhecer, de impor a definio legtima das divises do mundo social e, por este meio, de fazer e de desfazer os grupos. Com efeito, o que nelas est em jogo o poder de impor uma viso do mundo social atravs dos princpios de di-viso que, quando se impem ao conjunto do grupo, realizam o sentido e o consenso sobre o sentido e, em particular, sobre a identidade e a unidade do grupo, que fazem a realidade da unidade e da identidade do grupo. (BOURDIEU, 1989, p.113).

Estabelecer um consenso a respeito da origem da Umbanda to importante quanto apresentar suas caractersticas, visto que essa religio apresenta um sincretismo vasto em suas prticas, crenas, simbologias e manifestaes. Segundo Camargo (1961, p.8-9) Do ponto de vista histrico podemos discernir os elementos que integram o sincretismo umbandista: a) Religies de origem africana [...] que vieram para o Brasil como escravos; b) Catolicismo; c) Espiritismo Kardecista; d) Religies indgenas.. A contribuio das religies africanas se deve ao culto aos Orixs (Ori = Cabea. X =Senhor), entidades divinas, de elevada envergadura, que se comunicam com o mundo dos

homens por meio de guias espirituais. Devido presso que a Igreja e o colonizador portugus exerceram a favor do culto catlico, os escravos, vindos da frica, se viram obrigados a identificar os Orixs com os santos catlicos (variando de acordo com a regio do pas), pois esta foi a nica forma encontrada por eles para no desagradar suas divindades. (CAMARGO, 1961, p. 10).

Assim, Oxal identificado com o Cristo, especialmente com a imagem do Senhor do Bonfim. Xang corresponde a So Joo Batista e So Jernimo; Yans, a Santa Brbara; Ogum, a So Jorge; Oxossi, a So Sebastio; Nana a Senhora SantAna. (CAMARGO, 1961, p. 10).

Os Orixs so seres regentes na Umbanda, alguns deles tm grande atuao sobre a natureza e seus fenmenos. So os Orixs que protegem os seguidores da Umbanda e transmitem seus ensinamentos a estes por meio dos guias trabalhadores na Umbanda, os quais se manifestam durante os trabalhos. Desses ensinamentos, trs so bsicos e contm em sua essncia os padres bsicos para todo homem seguir: f, caridade e fraternidade. A contribuio dos ndios Umbanda est agregada s bases e s prticas dos cultos umbandistas, que sero aprofundados adiante, e a contribuio do Espiritismo e das obras de Allan Kardec deram religio a compreenso sobre os fenmenos espirituais que ocorrem em seus cultos. A Umbanda possui um sistema de organizao hierrquica, o qual coloca cada Orix no comando das sucessivas hierarquias de espritos ou falanges. Camargo (1961, p. 37), diz que:

Devido influncia esprita temos, assim, um complicado sistema de organizao do sacral, que varia enormemente em cada terreiro. O esquema geral, entretanto, o seguinte: 1- a Umbanda subdivide-se em 7 linhas e cada uma delas comandada por um Orix ou Santo catlico, ligado tradio africanista. 2- cada linha se desdobra em legies, falanges, etc., que nos nveis mais baixos da hierarquia se identificam com os espritos desencarnados, assumindo imperceptivelmente formas intermedirias nos graus superiores, mais prximas dos heris nacionais e dos orixs. (CAMARGO, 1961, p. 37).

Mesmo com mais de 100 anos desde a sua origem, a manifestao religiosa umbandista ainda envolvida por um mistrio que dificulta o leigo entender seu significado. A falta de conhecimento sobre a religio, a m compreenso que dela feita, os poucos livros publicados a respeito dela, a usurpao que algumas pessoas fazem de suas prticas e crenas, a insistncia em confundir Umbanda com Quimbanda e magia negra, tornaram (e tornam) a Umbanda entre as manifestaes mais cercadas de preconceitos e alvo de avaliaes injustas (SANTOS, 2005), evidenciando o crime de intolerncia religiosa; infelizmente ainda praticado no Brasil, mesmo possuindo um Estado laico. H muito que se esclarecer a respeito. 3 CENTRO ESPRITA DE UMBANDA ME CASSIANA Como dito anteriormente, para aprofundar os estudos sobre as caractersticas das prticas e crenas umbandistas, fez-se necessria a pesquisa de campo em um centro de Umbanda especfico, j que aquelas prticas podem se diferenciar de um templo para outro, sem desmerecer nenhum deles. O templo em questo o Centro Esprita de Umbanda Me Cassiana, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, nmero 2656 (Fortaleza - Cear), cujo pai de santo dirigente Virglio Fernandes de Melo Neto, mais conhecido como Babalorix Virglio de Obalua. Fazem parte do centro outros pais de santo, que contribuem com a organizao da casa: Me Sanny, Me Vnia, Me Eliza, Pai Reginaldo, Me Aldina, Me Cleman e Me Argentina. Os demais freqentadores da casa distribuem-se entre filhos de santo e consulentes. Estes so os que frequentam a casa, sem necessariamente serem filhos de santo, e que normalmente buscam pelo atendimento de caridade. O nome do templo no foi escolhido ao acaso. A casa denominada por Centro, porque, alm das prticas ritualsticas, outras atividades so executadas, como um dos filhos da casa afirma centro porque hoje l no s mais um terreiro. Ele foi registrado como centro porque existem outros trabalhos na casa: de doao, de caridade.... O termo Esprita expressa a formao da religio umbandista no mundo espiritual, no qual o Espiritismo contribuiu para o estudo dos fenmenos espirituais que esto presentes nos cultos. O termo Umbanda, certamente, refere-se religio que praticada na casa. Por fim, Me Cassiana a entidade espiritual que gere a casa. Costumeiramente, ouve-se a denominao terreiro para

se referir casa. O mesmo filho da casa explica Terreiro um termo caducado pelos escravos. Os rituais eram cultuados na terra, debaixo das rvores. Mesmo que no centro de Umbanda em estudo os rituais no sejam praticados na terra, a designao persiste em respeito queles que inicialmente se utilizaram dessas prticas ritualsticas: os escravos negros. O templo pesquisado funciona h seis anos, todavia o pai de santo dirigente Babalorix Virglio de Obalua j trabalhou em outros endereos, uma vez que umbandista h vinte e um anos; destes, h quinze anos como pai de santo. O nmero de filhos de santo que frequentam a casa , em mdia, trinta. H uma relativa impossibilidade de saber, ao certo, quantos consulentes frequentam a casa, devido volubilidade dos mesmos. A referncia do centro como casa, alm de ser denominao tambm dada pelos prprios freqentadores, fica mais clara quando se observa seu aspecto fsico de fato, a casa em que o pai de santo reside e o convvio familiar que existe nela. As denominaes Pai de santo e Me de santo atribuem um cargo a algum que adquiriu experincia e maturidade suficientes para tal; contudo, essa denominao vai alm de uma mera atribuio de cargo: observa-se tambm a fora simblica que essas denominaes expressam. Os filhos de santo da casa os respeitam pelo conhecimento que tm e os tratam como se, de fato, fossem realmente seus pais. A partir dessa observao, pode-se depreender que h relaes de poderes, os quais se exercem entre pais e filhos de santo, inerentes ao funcionamento do centro. Neste contexto, observa-se a anlise que Foucault faz sobre esses poderes, suas relaes e como eles se exercem. Foucault defende que o poder em si no possui existncia prpria, mas ele pode ser perceptvel atravs das relaes de foras no interior da estrutura social:

O interesse da anlise justamente que os poderes no esto localizados em nenhum ponto especfico da estrutura social. Funcionam como uma rede de dispositivos ou mecanismos a que nada ou ningum escapa, a que no existe exterior possvel, limites ou fronteiras. Da a importante e polmica idia de que o poder no algo que se detm como uma coisa, como uma propriedade, que se possui ou no. No existe de um lado os que tm o poder e de outro aqueles que se encontram dele alijados. Rigorosamente falando, o poder no existe; existem sim prticas ou relaes de poder. O que significa dizer que o poder algo que se exerce, que se efetua, que funciona. E que funciona como uma maquinaria, como uma mquina social que no est situada em um lugar privilegiado ou

exclusivo, mas se dissemina por toda a estrutura social. No um objeto, uma coisa, mas uma relao. E esse carter relacional do poder implica que as prprias lutas contra seu exerccio no possam ser feitas de fora, de outro lugar, do exterior, pois nada est isento de poder, teia que se alastra por toda a sociedade e a que ningum pode escapar: ele est sempre presente e se exerce como uma multiplicidade de relaes de fora. (MACHADO, p. XIV, 1985).

No h, portanto, analogamente a Foucault, submisso dos filhos de santo aos pais de santo, devido a seu poder; h na verdade relaes de poderes entre eles. Foucault vai alm: ele afirma que o poder atinge a realidade mais concreta dos indivduos o seu corpo e o situa ao nvel do prprio corpo social, penetrando na vida cotidiana e sendo caracterizado por ele como micro-poder ou sub-poder. Com isso, ele quer dizer que os poderes se exercem em nveis variados e em pontos diferentes da rede social. (MACHADO, 1985). No objeto emprico, esses micro-poderes so percebidos no s entre pais e filhos de santo; mas tambm entre os prprios pais de santo entre si e os filhos de santo entre si. Assim, Foucault dissocia esses micro-poderes ao seu aspecto negativo e destrutivo, como comumente pensado. Ele procura depreender o aspecto positivo, transformador e construtor desses micro-poderes:

O poder possui uma eficcia produtiva, uma riqueza estratgica, uma positividade. E justamente esse aspecto que explica o fato de que tem como alvo o corpo humano, no para suplici-lo, mutil-lo, mas para aprimor-lo, adestr-lo. No se explica inteiramente o poder quando se procura caracteriz-lo por sua funo repressiva. O que lhe interessa basicamente no expulsar os homens da vida social, impedir o exerccio de suas atividades, e sim gerir a vida dos homens, control-los em suas aes para que seja possvel e vivel utiliz-los ao mximo, aproveitando suas potencialidades e utilizando um sistema de aperfeioamento gradual e contnuo de suas capacidades. (MACHADO, p. XVI, 1985).

Dessa forma, analisando-se os micro-poderes entre os agentes sociais do objeto emprico possvel perceber que essas relaes de fora constroem e modelam suas aes, seus corpos, a fim de que a sua produo suas atividades na casa, os trabalhos, a caridade seja mais eficaz. o que Foucault diz O corpo, tornando-se alvo dos novos mecanismos do poder, oferece-se a novas formas de saber. (FOUCAULT, p. 132, 1987). Como foi afirmado acima, a Umbanda possui um sistema de organizao hierrquica baseada nas linhagens, as quais classificam os espritos em sete linhas. Essa diviso pode

divergir de um templo para outro. No caso, do centro em estudo, as linhas que o organizam so: Mar, Mata, Astro, Ex, Mestre, Er e Preto Velho. Estas, por sua vez, se subdividem em falanges ou legies de trabalhadores, os quais funcionam como um campo vibratrio no qual atuam os Orixs. Por exemplo, na linha da Mata, h ndios, caboclos e boiadeiros, por meio dos quais o Orix responsvel por essa linha no caso, Oxssi ir atuar. Similarmente ao Catolicismo, a Umbanda possui leis e normas que orientam as condutas dos seus seguidores. Diferentemente daquele que possui os dez mandamentos, esta possui sete. Eles tambm podem variar de um templo a outro. No Centro Esprita de Umbanda Me Cassiana, os sete mandamentos so: 1. No fazer aos nossos irmos o que no desejamos que a ns seja feito. 2. No cobiar de forma alguma o que pertence aos outros. 3. Estar sempre pronto a dar socorro aos necessitados. 4. No falar mal de ningum, nem fazer difamaes e criticar as aes alheias. 5. Agir sempre honestamente cumprindo o dever e as obrigaes embora seja necessrio ir at ao sacrifcio. 6. Evitar as ms companhias sejam quais forem. 7. Embora no siga a doutrinao, devemos dar o mximo de respeito s demais religies e crenas. Observa-se uma semelhana entre os mandamentos da Umbanda com alguns do Catolicismo. Por exemplo, o primeiro mandamento umbandista assemelhasse ao primeiro catlico, o qual diz Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ti mesmo; assim como o segundo mandamento umbandista reflete-se em trs mandamentos catlicos, so eles: No roubar, No desejar a mulher do prximo e No cobiar as coisas alheias. Alm desses mandamentos, h uma pequena passagem bblica Mt 26, 41 que expressa uma espcie de lema da casa: Vigiai e Orai. Esta uma expresso que resume os mandamentos umbandistas, por transparecer a necessidade de sempre permanecer vigilante em relao aos atos e pensamentos, e orar para que eles sejam de acordo com o que as leis umbandistas determinam. Os atos de vigiar e orar consistem numa busca constante e cotidiana para umbandistas, objetivando seguir os ensinamentos de Deus e evitando pecar. Como foi mencionado, na casa no se executam apenas as prticas ritualsticas, mas tambm trabalhos que se propem caridade. Durante a semana, pelas manhs e pelas tardes, a entidade dirigente Me Cassiana incorporada pelo pai de santo dirigente e faz

seus atendimentos; segunda e tera a noite, h atendimento das entidades denominadas de pretos velhos, que so incorporados por mdiuns da casa. Esses atendimentos so direcionados aos consulentes o que no quer dizer que no se estendam aos filhos da casa , pessoas que normalmente buscam ajuda, para melhorar sua vida fsica e/ou espiritual. Por isso, esses atendimentos so comumente denominados de cura, uma vez que as entidades, alm de dar ensinamentos, tratam das obsesses, que, segundo os umbandistas, so perseguies de espritos desencarnados aos espritos encarnados, por vingana de vidas passadas, que causam a estes desde doenas mentais graves, vcios drogas, bebidas alcolicas a doenas fsicas. Alm desses trabalhos de caridade, o principal ritual da casa, a Gira a qual ser descrita adiante , ocorre todas as quintas-feiras noite, e a participao nele se restringe apenas aos filhos da casa, podendo os consulentes e os filhos de outros templos apenas assisti-lo. O Centro Esprita de Umbanda Me Cassiana constitui aquilo que Bourdieu denomina campo, que em sua especificidade possui poder e saber, fundados em capitais especficos.

Em termos analticos, um campo pode ser definido como uma rede ou uma configurao de relaes objetivas entre posies. Essas posies so definidas objetivamente em sua existncia e nas determinaes que elas impem aos seus ocupantes, agentes ou instituies, por sua situao (situs) atual e potencial na estrutura da distribuio das diferentes espcies de poder (ou de capital)... (BOURDIEU, 1992, p. 72).

Nesse caso, fala-se em campo religioso, o qual funciona por meio de caractersticas que lhe so prprias: com regras e modos de sentir, pensar e agir que se reproduzem como capitais especficos (econmico, cultural, social e simblico) e vo moldando o comportamento bsico de seus agentes. Dentro desse campo, h uma relao de foras entre aqueles que possuem maior volume de capitais e os que possuem menor volume. A quantidade e o volume de capitais que cada agente social detm, determina sua posio dentro do campo. Contudo, Bourdieu fala que os campos no possuem fronteiras estritamente delimitadas, ou seja, eles no so espaos autnomos. Ele defende que h uma articulao entre os campos, isto , uma interpenetrao entre eles. Assim, o campo religioso no deve ser visto individualmente, mas permeando entre outros campos, como o econmico, poltico, artstico... (BONNEWITZ, 2003).

10

4 O RITUAL DA GIRA O ritual da Gira pode ser descrito por delimitaes de comeo, meio e fim. Alm disso, a preparao antes do incio do ritual e o comportamento aps ele acabar so to importantes quanto o rito em si, cabendo at as denominaes pr-ritualsticas e psritualsticas. As posturas tomadas pelos agentes desse campo religioso no decorrer do ritual, bem como seus valores, constituem aquilo que Bourdieu chama de habitus: normas e condutas bsicas que so reproduzidas atravs de leis, costumes, crenas, inculcados individual ou coletivamente nos agentes que compem esse campo. Para Bourdieu, a noo de habitus consiste num:

Sistema de disposies durveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionarem como estruturas estruturantes, isto , como princpio que gera e estrutura as prticas e as representaes que podem ser objetivamente regulamentadas e reguladas sem que por isso sejam o produto de obedincia de regras, objetivamente adaptadas a um fim, sem que se tenha necessidade da projeo consciente deste fim ou do domnio das operaes para atingi-lo, mas sendo, ao mesmo tempo, coletivamente orquestradas sem serem o produto da ao organizadora de um maestro. (BOURDIEU, 1972, p. 175).

O habitus, portanto, ao mesmo tempo em que estrutura os agentes, estruturado por eles. ele quem conforma e orienta a ao do sujeito no caso o umbandista e, na medida em que ele produto das relaes sociais, tende a assegurar a reproduo dessas mesmas relaes objetivas que o estruturaram. (ORTIZ, 1994)

Cada agente, quer saiba ou no, quer queira ou no, produtor e reprodutor de sentido objetivo porque suas aes e suas obras so produto de um modus operandi do qual ele no produtor e do qual ele no possui domnio consciente; as aes encerram, pois, uma inteno objetiva, como diria a escolstica, que ultrapassa sempre as intenes conscientes. (Id., ibid., p. 182)

11

A interiorizao, por parte dos umbandistas, dos valores, das normas e dos princpios sociais que regem as prticas ritualsticas da Gira assegura, dessa maneira, a adequao de duas aes realidade do campo religioso que dele fazem parte. Essas prticas e normas constituintes do habitus umbandistas podem ser observadas mais nitidamente ao longo do ritual, que ocorre impreterivelmente s quintas-feiras de todas as semanas, a partir das 19h, no Centro Esprita de Umbanda Me Cassiana. Ao longo desse ritual, percebe-se o quo rico de smbolos ele . Para Turner, os smbolos no esto restritos a objetos, mas tambm podem ser gestos, relaes e atividades. Eles s existem porque so um consenso geral e sua interpretao deve ser como elementos dinmicos, motores da ao por meio da carga de emoes e valores sociais. Os smbolos devem ser analisados o que torna mais compreensvel dentro de um contexto o da ao; relacionando-os a outros eventos. (TURNER, 2005). Neste caso, procura-se compreender alguns smbolos umbandistas dentro do ritual da Gira. O processo pr-ritualstico tem incio bem antes das 19h, quando os filhos da casa chegam. Ao adentrarem ao centro, todos eles precisam tomar banho com ervas, com o intuito de purificar o corpo, que, segundo a crena, est carregado de energias negativas provenientes dos espaos pelos quais cada um passou durante o dia. Ao fim do banho, cada filho da casa pe as vestes apropriadas cerimnia. Estas vestes so predominantemente de cor branca; para as mulheres, saias cumpridas, podendo ou no ser amplas e superpostas e blusa; para os homens, normalmente, cala folgada e camisa ou avental, para o pai de santo. Ainda quanto vestimenta, as cores podem ser vistas nas roupas dos pais de santo da casa. A seguir, pode-se dizer que eles esto dignos de entrar no terreiro, uma vez que esto purificados e vestidos corretamente. Contudo, para pisar no terreiro, necessrio tirar o calado. Estar descalo, alm de significar humildade e simplicidade remetendo aos negros escravizados , facilita a circulao de energias dentro do terreiro, sejam elas positivas ou negativas; pelo mesmo motivo, deve-se evitar cruzar os dedos, braos ou pernas. A entrada no terreiro acompanhada, normalmente, por um sinal de cruz feito com os dedos indicador e mdio no cho. Em seguida, cada mdium se dirige ponta de mesa local onde se encontram os itens de trabalho, necessrios realizao do ritual para fazer a limpeza de sua guia; esta um colar que representa o Orix como os umbandistas dizem, o pai de cabea ao qual cada mdium pertence e que funciona como uma proteo ao seu dono. Essa limpeza da guia realizada pelo prprio mdium, por meio de um lquido de

12

odor agradvel devido sua composio ser de ervas; com o intuito de descarregar as energias contidas nela. Feita essa outra purificao, o mdium dirige-se para Sarav o Cong, espcie de altar centralmente localizado no terreiro, onde esto presente velas e imagens de alguns santos catlicos que representam os Orixs e das principais entidades da casa, inclusive e principalmente a imagem da Me Cassiana. Posteriormente, cada mdium espera o ritual comear sentado no terreiro, muitas vezes pitando o cachimbo, em prece, buscando concentrao necessria para o ritual que est prestes a iniciar. O cachimbo um objeto magstico bastante significativo para os umbandistas. Segundo um dos filhos da casa, ele um defumador ambulante manipulvel, ou seja, objeto que tem como significado marcante a manipulao das energias do ambiente, com o intuito de promover o equilbrio destas, alm de ser mais um elemento de proteo. Vale lembrar que a fumaa, originada do cachimbo, que contm esse poder manipulvel, uma vez que a entidade faz uma limpeza enrgica das pessoas que so atendidas em dia de cura ou mesmo no dia da Gira e do ambiente, agindo sobre a energia do vento. Muitas vezes, alguns mdiuns se renem no terreiro e rezam o tero, espera do ritual comear. O incio deste d-se quando um dos pais de santo da casa toca um sino, sinalizando que todos devem estar a postos, para abrir a Gira. Normalmente, os homens ficam dispostos na lateral direita do terreiro, ao passo que as mulheres, dispem-se na lateral esquerda; o pai de santo dirigente localiza-se centralmente, prximo ao Cong; em um dos cantos do terreiro, localizam-se os dois atabaques tambores e o Og, nome dado ao tambozeiro; na ponta de mesa, as cambones ficam a espera do incio do ritual. Cambones so mdiuns que no incorporam e que so responsveis por servir as entidades e manter a organizao do ambiente. Depois dos pais de santo, elas so os elementos mais essenciais da Gira, uma vez que so elas que, segundo um filho da casa, do sustentao a Gira. Quando todos esto dispostos em seus lugares, inicia-se a defumao. Esta consiste na queima de ervas, cuja fumaa produzida possui um odor caracterstico forte, com o intuito fazer uma limpeza de todo o centro, desagregando as cargas negativas acopladas ao espao e ao corpo fsico. A defumao feita por um dos pais de santo, acompanhada por um ponto msica adequado a situao e ocorre sempre dos fundos frente da casa. Nesse processo, so defumados cada canto do terreiro, cada mdium, cada visitante-

13

expectador e cada cmodo da casa. Quando a defumao feita em cada mdium, este faz um movimento com as mos, simulando pegar a fumaa e a leva at a cabea, ao mesmo tempo em que gira em torno de si isto consiste na limpeza do corpo fsico. Em seguida, o pai de santo dirigente reza um Pai Nosso, d a Gira como aberta e inicia um ponto cantado, o qual todos acompanham, juntamente com o som dos tambores. A partir de ento, vrios outros pontos so cantados, conforme a natureza da Gira, ao mesmo tempo em que os mdiuns danam no terreiro e os expectadores acompanham os cnticos. Durante o canto desses pontos, acompanhados pelo ritmo dos atabaques, os mdiuns ou aparelhos, ou cavalos so tomados pelas entidades, sacudindo o corpo bruscamente, girando ao redor de si e entrando em transe. Em pouco tempo, vrias entidades entre pretos velhos, caboclos, oguns, sereias, princesas tomam o corpo de alguns mdiuns; e, medida que elas so incorporadas, os demais mdiuns fazem reverncias a elas com as mos, saudando-as, ou com a testa, encostado-a no cho, em respeito s essas entidades espiritualmente mais evoludas. No que as entidades vo sendo incorporadas, as cambones comeam a servi-las, seja com cachimbo, seja com gua cristalina, seja com nang nome dado pelos umbandistas ao caf sem acar. Segundo a crena umbandista, essas entidades baixam em terra para efetuar seus trabalhos, fazer curas e gerar bem-estar aos mdiuns e aos expectadores. Estes, por sua vez, buscam mentalizar seus pedidos, seus problemas, suas angstias, a fim de que aquelas entidades possam, de fato, efetivar seus trabalhos. Os trabalhos so efetuados ao longo, em mdia, de duas horas e, aos poucos, as entidades vo desincorporando e os mdiuns voltando a si. Vai-se, portanto, finalizando a Gira, at que o ltimo mdium antes do pai de santo dirigente desincorpore. O pai de santo dirigente , ento, o ltimo a desincorporar. Ele d como encerrada a Gira e finaliza com outro Pai Nosso, rezado por todos de mos dadas. Ouve-se, depois, uma salva de palmas como uma manifestao de felicitao pelos trabalhos que foram feitos. No processo ps-ritualstico, os pais de santo da casa dispem-se um ao lado do outro e os filhos de santo formam uma fila para que cada um seja abraado e abenoado por cada pai de santo. Assim, concluem-se os trabalhos oficiais do dia e todos so prontamente autorizados a se encaminharem para suas devidas residncias.

14

5 CONSIDERAES FINAIS A Umbanda possui uma vasta riqueza de mincias. Leituras e visitas de campo so essenciais para compreend-la apenas superficialmente; contudo, so suficientes para notar quo desmerecidas so as injrias feitas ao seu respeito. Primeiramente, porque crenas, sejam elas religiosas ou no, so dignas de respeito; o convvio em sociedade exige esse comportamento. Alm disso, a partir do estudo, v-se que ningum comete crime a praticla; inclusive, os cultos umbandistas so legalizados. 6 BIBLIOGRAFIA BONNEWITZ, Patrice. Primeiras Lies sobre a Sociologia de P. Bourdieu. Petrpolis: Editora Vozes, 2003. BOURDIEU, Pierre. A identidade e a representao: elementos para uma reflexo crtica sobre a idia de regio. In: _______________. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. _______________. Esquisse dune thorie de La pratique. Genve, Lib. Droz, 1972. BOUDIEU, P. & WACQUANT, L.J.D. Rsponses... Pour une anthropologie rflexive. Paris: Le Seuil, 1992. BRASIL. Lei N 5514, 21 de julho de 2009. CAMARGO, Candido Procopio Ferreira de. Kardecismo e Umbanda: Uma Interpretao Sociolgica. Livraria Pioneira Editora: So Paulo, 1961. FOUCAULT, Michel. Os Corpos Dceis In Vigiar e Punir. Petrpolis: Editora Vozes, 1987. p. 117-142. GIUMBELLI, Emerson. Zlio de Moraes e as origens da umbanda no Rio de Janeiro. In: SILVA, Vagner Gonalves da (Org.). Caminhos da alma: memria afro-brasileira. So Paulo: Summus, 2002.

15

MACHADO, Roberto. Por uma genealogia do poder. In FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1985. p. VII-XXIII SANTOS, Robson Pinheiro. [ditado pelo esprito de ngelo Incio]. Aruanda. Casa dos Espritos Editora: Minas Gerais, 2004. _______________. Tambores de Angola. Casa dos Espritos Editora: Minas Gerais, 2005. TURNER, Victor. Floresta de Smbolos: Aspectos do Ritual Ndembu. Niteri: EdUFF, 2005.

S-ar putea să vă placă și