Sunteți pe pagina 1din 3

Democracia x Capitalismo - Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/?/Blog/Blog-do-Emir/Democracia-x-Cap...

Quinta-Feira, 17 de Outubro Login Carta Maior

Boletim Carta Maior Livraria Carta Maior

Pesquisar

Poltica Economia Movimentos Sociais Cidades Internacional Meio Ambiente Mdia Cultura Direitos Humanos Educao TV Carta Editoriais Blog do Emir Primeiros Passos Colunistas Opinio Fruns Especiais Principios Fundamentais Charges Expediente

12/08/2013 - Copyleft

ltimos Posts
Marx, por Daniel Bensaid

Democracia x Capitalismo
por Emir Sader em 12/08/2013 s 06:49
Lula e a mdia alternativa
Curtir 0 Tweetar 0

17

A A+

Aes dos Black Blocks fortalecem ou enfraquecem movimentos populares? Todos contra a Dilma

O povo brasileiro tem demonstrado claramente, e de forma democrtica, pelo voto, o que ele quer: a continuidade dos governos do Lula e da Dilma. No entanto, o governo sente dificuldades para dar continuidade a esses governos, aprofundando e estendendo as transformaes da dcada passada. Porque o Estado no dispe, por si s, dos recursos suficientes para dinamizar a economia. O governo depende dos investimentos privados e estes se recusam a se adequar ao que politicamente o povo deseja. Preferem permanecer na especulao financeira interna e na exportao de capitais para os parasos fiscais. Essa a contradio entre democracia e capitalismo. A vontade popular uma, mas os recursos para concretiz-la so apropriados privadamente pelos grandes empresrios. Estes demandam condies impossveis do governo para investir. A sada tem que vir dos investimentos estatais, que s podem provir de uma profunda reforma tributria, que faa com que os que tm mais paguem mais, propiciando ao Estado os recursos para se responsabilizar pela concretizao da vontade popular. A democracia se choca frontalmente com o mecanismo fundamental do capitalismo a apropriao privada do excedente e sua aplicao somente em condies imensamente favorveis multiplicao do lucro. A forma de superao atual da contradio s pode vir de um papel muito mais ativo e substancial do Estado na economia, no apenas com formas de regulao e incentivo, mas tambm como investidor fundamental. Para isso, precisa drenar recursos pela via da tributao, de uma profunda reforma socialmente justa dos impostos. A estrutura tributria extremamente injusta. H muito mais impostos indiretos pagos por todos de forma igual do que impostos diretos. As grandes empresas conseguem formas de pagar pouco ou simplesmente no pagar impostos. Quando se fala de reforma tributria, os grandes empresrios imediatamente pensam em pagar menos impostos. Mas so beneficirios de infindveis vantagens, entre crditos subsidiados, isenes, subsdios, etc. Sem uma profunda reforma tributria socialmente justa, redistributiva, as grandes transformaes que o Brasil precisa no sero viveis. E, para isso, provavelmente s mesmo uma Assembleia Constituinte, com ampla participao popular.

A Constituio Cidad

A crise da Igreja Catlica

Vitrias da multipolaridade mundial

A linha do Equador

Trimerkel

A Amrica Latina no podia dar certo

O cerco covarde ao governo da Cristina

Quem ganha e quem perde com os acordos da Sria Chile: 40 anos

A hora da sade pblica

Convencimento, vergonha ou convenincia na autocrtica da Globo?

Tags: Economia, Poltica Voltar para o ndice

Curtir

Tweetar

17

17 Comentrios
Amauri para o Flavyo - 20/08/2013

Insira o seu Comntario !

"S contaram pro Amaury", mas o fato que somos ENROLADOS a vida inteira com promessas. Quem se beneficia so os grandes grupos, empreiteiras, cabides nas estatais, quem tem informao privilegiada, etc. O povo obrigado pensar que "dono" da petrobras, mas paga um litro de gasolna 3 conto, e ainda se fosse gasolina, 25 de etanol de pssima quallidade e mais um monte de rafinados que no rendem kilometragem e ainda estragamm o motor e etc. A Dilma quer que as montadoras(todas de fora do pas) faam carros que percorram 17/litro de gasolina, s fosse GASOLINA tem carro que j faz essa mdia, mas com essa "gasosa" que nos vendem impossvel.
flavio - 19/08/2013

S contaram pro Amaury.


flavio - 19/08/2013

Orlando qual o sistema poltico combinaria com Democracia? Por favor em respeito a nossa inteligncia no venha dizer que o Socialismo do Stalin.
wmj - 15/08/2013

1 de 3

17/10/2013 14:01

Democracia x Capitalismo - Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/?/Blog/Blog-do-Emir/Democracia-x-Cap...

Capitalismo: lucro astronmico de um banco publico sugando a riqueza da sociedade e transferindo pra acionistas.
Amauri - 15/08/2013

O governo refem do sistema "DEMOCRATICO/CAPITALISTA" GLOBAL, VEJAMOS: A presso para aumentar os cumbustveis brutal, sob a alegao de defasagem devido alta do dolar (j esteve 4x1 e quando caiu no baixaram um centavo o petrleo). S o governo aumentar, tudo aumenta, alegando a alta dos combustveis, transporte etc. Tudo aumentando, gera inflao. Gerando inflao o SISTEMA exige mais alta de juros. Mais alta de juros sobra menos dinheiro para investimentos. Menos investimentos gera recesso. Recesso gera desemprego, menor crescimento economico, crise, manifestao nas ruas, quebra-quebra, abuso policial, CREDIBIIDADE DOS GOVERNOS ZERA. Em resumo a primeira coisa que o governo deve fazer no seder a PRESSO de aumentar os combustveis. Quando o Lula anunciou a "auto-suficiencia" em petrleo, oo povo pensou: "agora vamos ter um combustvel de qualidade a preo justo". Doce iluso, por 2 motivos: 1- qUE A AUTO-SUFICIENCIA ERA UM BLFE. 2-Que o petroleo nosso, apenas um dizer, ou seja das grandes coorpopraes, dos grandes acionistas, do sistema global, do governo nos impostos imbutidos, mas MEU E SEU s o que estiver no tanque do veculo depois de voce pagar superfaturado e combustvel de PSSIMA qualidade, cheio de misturas sendo a menos prejudicial delas 25% de etanol, depois vemm os rafinados que detonam o motor e juntas, aumentam o consumo, etc.
Gilda Maria Rachid Dias - 15/08/2013

Caros, estou aqui lendo sobre o DIP Com Vargas, li sobre nossa personagem presa pela ditadura, a presidente Dilma que gastou mais do que Lula em Propaganda Poltica. Ainda me lembro de meu curso de Direito nos idos de 70 que nem de longe se assemelha ao Curso de Polticas Sociais de 1996/1997, Servio Social/UERJ. Professores Emir Simo Sader, Mione Apolinrio Sales e Cezar teixeira Honorato. Grandes falas, liberdade de expresso, ali naquele curso fui iniciada na Tradio. Como era inocente em relao s polticas Pblicas. morreu ali uma simples professora e me de duas crianas. Tudo devo a estes dois "monstros" da Tradio. As Universidades precisam t-los em seus quadros para que abram nossos olhos e, nos tornem mais conscientes. Mas, minha filha cursa Medicina e meu filho um advogado. Creio que no cruzaro com estes grandes humanistas o que muito me di. Quem sabe ainda estaremos juntos no Observatrio das Cidades? Por isso estou estudando a Tradio.
Amauri - 14/08/2013

Incrivel!!! como as grandes coorporaes, os "grandes acionistas" ditam as regras e os aumentos dos preos em todos os paises "democrticos". No Brasil os combustveis subiram no governo FHC exorbitantemente devido a alta exorbitante doo dolar, que chegou a 4x1, entrou o PT o dolar foi baixando at 1,59, mas os combustveis no baixaram, e agora porque foi de 2 para 2,30 querem aumentar os combustveis com a desculpa que esta "desfasado" devido a alta do dolar. Porque a petrobras no baixou o combustivel quando o dolar caiu de 4 para 1,59? Porque agora quer subir porque o dolar subiu de 2 para 2,30? Vale lembrar que ainda temos 1,7 de aumento para manter oo combustivel onde est, e depois poderia ir para 8 por um, pois quando o dolar caiu o combustivel no acompanhoou a queda. Quer dizer que so vale quandoo sobe? quando cai o dolar o combustivel no segue essa regra? Isso que chamar o povo de BURRO, TROUXA, TAPADO, SEM RACIOCINIO. EMIR, adimita o governo refem doo sistema financeiro global.
Tiago - 13/08/2013

Uma auditoria das dvidas interna e externa, j trariam um grande fluxo de caixa.... reverso das privatizaes irresponsveis da vale do rio doce, csn, tambm... Claro que isso levaria a um confronto aberto por parte da mdia conservadora em defesa dos interesses rentistas, mas no foi isso que eles procuraram em junho?
orlando f filho - 13/08/2013

Capitalismo no combina com democracia, nunca combinou, pois temos exemplos da convivncia quase uterina do capitalismo com regimes totalitrios(vejam por exemplo os donos do petrleo, so Sheiks riqussimos que conduzem seus pases com mo de ferro, sem democracia como apoio do grande irmo). Democracia, por definio, o regime, etc porm na prtica vemos grandes empresrios terem a cara de pau de declararem que as manifestaes prejudicaram o desempenho da economia. Ora, o esporte nacional no Brasil no o futebol, mas a hipocrisia.
Amauri - 13/08/2013

Uma forma do atual governo PAVIMENTAR a sua derrota nas eleies no ano que vem AUMENTAR A GASOLINA (pedido feito pelos "acionistas" da petrobras). Outro tijolo da pavimentao continuar em vigor o horro brasileiro de vero, to nocivo para o trabalhador e que serve apenas para gerar lucros a grupos e elites dominantes. Mais um caminho de tijolo na pavimentao deixar o dolar navegar tranquilo nas aguas da especulao...
marco - 13/08/2013

Sr.Sader.Como sempre,brilhantismo no lhe falta,nem faltar!Quero apor contudo o seguinte,o sr. no acha que a democracia,at hoje,no ultrapassa a sociedade de classes?Por isso, uma quimra?Defendo o socialismo,ou seja regime com economia planificada,somente possvel,com a ditadura de quem produz riquesa.Sempre utilizo no estrito crculo com o qual convivo,quando contra argumentam ser eu um defensor de utopias,contra argumento que,maior utopia morrer e ir para o cu.No lhe parece vivel por isto,defender o socialismo?Um abrao e saudaes respeitosas ...
Luciano - 13/08/2013

Os empresrios realmente no apostaram no pas, mas creio que mais por temor frente retrao externa do que ao cenrio interno. Mas isso gerou um efeito que est sendo sentido agora, essa pisada no freio. Reforma tributria que taxe os que tem mais sim.Investimentos estatais, sim, so muito necessrios. Mas os recursos para isso poderiam vir principalmente de uma maior eficincia do Estado e de uma menor corrupo. Cenrio difcil. Por isso ficamos refns do capital externo rs.
Amauri - 13/08/2013

No d, esse pas no srio. O dolar subiu nos ultimos tempos 15% e os "donos do petroleo" j cogitam em aumentar a gasolina(super cara no Brasil E DE PSSIMA QUALIDADE) devido ela estar "defasada em 15%. Captou a co-relao com o dolar? Tudo isso poderia seer evitado se o GOVERNO fizesse uso das "reservas internacionais" em dolar para BAIXAR o aumento artificial provocado pelos especuladores. Mataria 2 coelhos com uma nica paulada, baixaria o dolar e evitaria justificativas para aumentos gananciosos dos capitalistas e de quebra, "quebraria as pernas" dos especuladores. Mas parece que as "reservas" so intocveis, algo sagrado, vai saber? na verdade o povo no sabe nada, O POVO QUEM PAGA A CONTA.
da silva - 13/08/2013

O atual governo tem conotaes democrticas e socialistas, porm s lhe sobra os programas sociais. Mais que isso no lhe possvel. Tem o governo h 13 anos mas o poder no lhe pertence. Ser que essa a condio de se manter no governo? Os movimentos sociais de ora s aconteceram por que? Ser um aviso? No menosprezem a direita.
FRANCIS - 12/08/2013

Senhor Emir : porque ser que, estando o pt po tanto tempo no poder, tem tido tanta inibio em promover as reformas to essencialmente necessrias ? Gostaria que, ao invs de dizer o que deveriam fazer, o senhor questionasse, ou cobrasse deste governo uma atitude nesta direo - ou ser que no est havendo a uma certa complascncia ?
Amauri - 12/08/2013

Apoiado, inclusive na assembleia constituinte, porm existe medidas que esto ao alcance do governo fazer e no faz, como por exemplo EXTINGUIR o famigerado, e nocivo HORARIO BRASILEIRO DE VERO que tanto transtorno causa para o trabalhador.
Luis Estenssoro - 12/08/2013

Concordo plenamente, uma REFORMA TRIBUTRIA s acontecer de verdade se realizada por uma

2 de 3

17/10/2013 14:01

Democracia x Capitalismo - Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/?/Blog/Blog-do-Emir/Democracia-x-Cap...

Assemblia Constituinte eleita democraticamente pelo povo. No se faz reforma tributria com medidas provisrias atabalhoadamente atiradas ao Congresso Nacional. E acho mais ainda: para termos uma ASSEMBLIA CONSTITUINTE digna do nome, ou seja, realmente popular, teremos que eleger previamente um GOVERNO igualmente popular dos TRABALHADORES, que atravs do seu partido poltico mobilize a MASSSA NAS RUAS para acompanhar este processo constituinte, que posteriormente ser aprovado em PLEBISCITO. Caso contrrio no teremos uma reforma tributria PROGRESSISTA, que torne PROGRESSIVA a nossa estrutura tributria e redistribua a renda e a riqueza. Ora, este processo histrico constituinte somente poder ser REALMENTE DEMOCRTICO se - e somente se - for liderado por uma MULHER, que estiver frente da Presidncia da Repblica com um compromisso indiscutvel com os/as MISERVEIS e OPRIMIDOS/AS deste pas - principalmente com as mulheres vtimas de VIOLNCIA DOMSTICA -, alm profundamente empenhada no controle da INFLAO- terror das DONAS DE CASA -, pois, de outra forma estaremos inexoravelmente consolidando a estrutura patriarcal do capitalismo financeiro flico imperialista que nos mantm nesta regressividade tributria de merda.

PARCERIAS

Movimentos Sociais | Meio Ambiente | Poltica | Direitos Humanos | Internacional | Economia | Radio Carta Maior | Cartas dos Leitores | Mdia | Educao | Sem editoria | TV Carta Maior | Cidades | Cultura | Agenda | Princpios Fundamentais | Blog do Emir | Primeiros Passos | contato | Copyright - Direitos reservados - Carta Maior - O Portal da Esquerda

3 de 3

17/10/2013 14:01

S-ar putea să vă placă și