Sunteți pe pagina 1din 23

PERSPECTIVA DA GESTO ESCOLAR E O PAPEL DO DIRETOR 1 INTRODUO Falar em processo de construo coletiva, falar em perspectiva da gesto, falar em:

: Um processo de aprendizado e de luta poltica que no se circunscreve aos limites da prtica educativa mas vislumbra, nas especificidades dessa prtica social e de sua relativa autonomia, a possibilidade de criao de canais de efetiva participao e de aprendizado do jogo democrtico e, conseqentemente, do repensar das estruturas de poder autoritrio que permeiam as relaes sociais e, no seio dessas, as prticas educativas (DOURADO apud FERREIRA, 2006, p. 79). Ao falarmos em processo de gesto democrtica, abordamos

naturalmente a questo da participao e do trabalho coletivo. Vivemos em uma sociedade que se diz democrtica nas decises e nas aes, contudo, a averiguao da realidade suscita alguns questionamentos e reflexes na busca de respostas sobre a democratizao nas relaes administrativas cotidianas, formalmente garantidas por lei. E mais, pensando na realidade educacional, como se estabelece a democracia nas escolas? Qual deve ser o papel do diretor? A gesto democrtica da escola, contemplada como exigncia no seu Projeto Poltico Pedaggico, na Constituio Federal, assim como na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN) n 9.394/96, presume que as relaes de poder dentro das instituies de ensino devam gerar integrao, cooperao e participao, e, para isso, as propostas precisam ser construdas e reconstrudas pelas prprias pessoas envolvidas com a escolarizao. Neste contexto, as pessoas envolvidas so todas aquelas que fazem parte da comunidade escolar: alunos, pais, professores, pedagogos, diretor(a), funcionrios, os quais muitas vezes so representados pelos colegiados, sejam eles Associao de Pais, Mestres e Funcionrios (APMF), Conselho Escolar, Grmio Estudantil, Conselho de Classe. Mas ser que o fato de ter formalmente constitudo os colegiados e de constar na legislao o suficiente para garantir que a Gesto democrtica acontea? Sabe-se que so vrios os fatores que podem interferir nos processos de decises, e hoje, com tantos avanos, tantas mudanas e desafios, a escola pode ser considerada um dos espaos privilegiados para que essa transformao, essa construo de saberes, de respeito s diferenas, de conscincia e de trabalho coletivo seja realizada.

com este intuito, que este artigo intenciona trazer a pblico o conhecimento produzido atravs de pesquisa realizada, pesquisa essa que possibilitou estudos e reflexes referentes s relaes de poder, o papel do diretor na organizao educacional e tambm a investigao sobre como se efetiva - o processo democrtico em um ambiente de aprendizagem coletiva. Participando de reunies com profissionais da educao da rede pblica estadual, ouvindo as colocaes dos participantes, fazendo uma reflexo sobre a relao da escola com a comunidade e refletindo, tambm, sobre as fragilidades existentes nas escolas pblicas, a sensao inicial foi da necessidade de mudanas com relao aos procedimentos administrativos. Questiona-se: de que forma nas escolas isso vem acontecendo? Qual o papel do diretor neste contexto? Pensando assim, surge a necessidade que se transforma em desejo, de buscar respostas, apontamentos com novas abordagens para os desafios contemporneos da gesto democrtica. preciso averiguar desde as prticas de gesto escolar, as representaes sobre a figura do diretor, e os anseios da comunidade escolar em participar e assumir responsabilidades frente escola pblica. Consideramos, neste trabalho, as instncias colegiadas formalmente constitudas, mas com participao que pode ser melhor explorada, tendo em vista a participao coletiva e o papel do diretor no contexto. Consideramos que uma boa gesto se consolida pelo compromisso e participao dos sujeitos sociais envolvidos no processo, u seja, a gesto democrtica no deve ser algo que se alcance por decreto. Buscamos, assim, investigar e compreender, pela fala dos entrevistados, a cultura escolar existente sobre a gesto escolar democrtica. O trabalho que desenvolvemos intenciona, portanto, contribuir com algumas reflexes sobre os limites e possibilidades da Gesto Democrtica, questionando a cultura organizacional escolar e o Papel do Diretor no contexto.

2 SITUANDO A GESTO DEMOCRTICA.... Mas o que ser democrtico?


Ser democrtico respeitar os ritmos, as dificuldades, a linguagem e a cultura de cada um, em suas diferenas. As propostas no podem ser impostas. Precisam ser construdas e reconstrudas com as pessoas envolvidas (Celso Vallim , 2004).

Na esfera da educao h a necessidade de diferenciarmos a Gesto Educacional da Gesto Escolar. A Gesto Educacional se estabelece em um mbito macro referentes aos rgos superiores do sistema de ensino e as polticas pblicas pertinentes a educao. A Gesto Escolar situa-se em nvel micro, representa o trabalho desenvolvido pela escola e que no se esgota no mbito escolar, pois est vinculada a gesto do sistema educativo e pressupe a gesto democrtica. Sobre isso, afirma Paro:
A possibilidade de uma administrao democrtica no sentido de sua articulao, na forma e contedo, com os interesses da sociedade como um todo, tem a ver com os fins e a natureza da coisa administrada. No caso da Administrao Escolar, sua especificidade deriva, pois: a) dos objetivos que se buscam alcanar com a escola; b) da natureza do processo que envolve essa busca. Esses dois aspectos no esto de modo nenhum desvinculados um do outro. A apropriao do saber e o desenvolvimento da conscincia crtica, como objetivos de uma educao transformadora, determinam (...) a prpria natureza peculiar do processo pedaggico escolar; ou seja, esse processo no se constitui em mera diferenciao do processo de produo material que tem lugar na empresa, mas deriva sua especificidade de objetivos (educacionais) peculiares, objetivos estes articulados com os interesses sociais mais amplos e que so, por isso, antagnicos aos objetivos de dominao subjacentes atividade produtiva capitalista (PARO, 1996, p.151).

Assim, percebe-se que na esfera educacional, existem apontamentos de possibilidades para a construo da conscincia crtica, que devem contribuir para uma educao que possa congregar princpios de emancipao do homem frente sociedade capitalista. Focar a gesto escolar com aes democrticas significa a permanente absoro de fins pedaggicos para que a escola possa almejar a sua funo social. E, sendo assim, preciso considerar a educao como processo de apropriao da cultura humana produzida historicamente, e a escola, como instituio que prov a educao sistematizada. importante ter claro que ao falarmos em objetivos de escola pblica, os mesmos tenham seu atendimento voltado s camadas trabalhadoras. Para Oliveira (2008, p.64) Novas formas de organizao e controle do sistema de ensino vem resultando em mudanas nas relaes de trabalho na escola[...], a autora nos aponta uma dimenso de gesto democrtica que repousa na relao estabelecida no interior da escola. Em relao educao, preciso ter clareza de como era a antes, o que avanou e o que queremos que seja mudado. Isso nos leva a uma reflexo para a

transformao, pois a educao est nas contradies e no existe um nico caminho a ser trilhado. Percebe-se que desde a Segunda Guerra Mundial o mundo passa por mudanas culturais e a educao comea a ser percebida como fator de produo e como nvel de desenvolvimento. E neste sentido, torna-se pertinente a discusso sobre implicaes poltica, econmica e social, tendo em vista as reformas educacionais dos anos 90 que elegem a escola como ncleo de gesto. Sobre o termo gesto, apropriado recentemente em nossa prtica, at pouco tempo atrs a nomenclatura utilizada era administrao. H vinte anos, no se ouvia falar em gesto, pois esse termo no era conhecido na educao brasileira, nem na teoria e nem na pratica. Carlos Roberto Jamil Cury, Dalila Andrade Oliveira e Vitor Henrique Paro se referem questo da democratizao da educao, que embora no seja nova, efetivamente no est concretizada. Para Cury, a gesto democrtica nos sistemas pblicos de ensino e na prpria administrao dos servios pblicos vem sendo objeto de reflexes e indagaes (CURY apud OLIVEIRA 2005, p.15). Segundo Oliveira, a garantia de um artigo constitucional que estabelece a gesto democrtica no suficiente para a sua efetivao. (OLIVEIRA, 2008. p.95). Para Paro [...] a gesto democrtica deve implicar necessariamente a participao da comunidade, parece faltar ainda uma maior preciso do conceito de participao. (PARO, 2005, p.16). Assim, necessrio se faz novos olhares para a gesto em suas mltiplas abordagens, pois para a efetivao da gesto democrtica fundamental a conscincia dos envolvidos, tendo a clareza que para avanar a educao escolar como uma instituio aberta representatividade e a participao preciso ampliar a conscincia dos envolvidos no processo. Desde a Constituio de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de 1996 e tambm em instrumentos normativos dos sistemas de ensino, o termo vem sendo empregado e representa o discurso poltico e administrativo no governo da coisa pblica e da educao. O termo gesto est cada vez mais incorporado educao brasileira. Para Sander (2005, p. 127) A definio de gesto da educao aproxima-se, assim, dos conceitos de governo, governao ou governana, termos extensamente utilizados na educao. Ainda para este mesmo autor, importante destacar que: No mbito dessa definio compreensiva, desenvolvem-se as chamadas funes pedaggicas especificas nas instituies de ensino, previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional e em outros estatutos

legais, como planejamento, e administrao escolar, superviso escolar, coordenao pedaggica e orientao educacional. O significado das habilitaes pedaggicas no cotidiano da escola est em funo da relevncia poltica e cultural da gesto, que abarca a totalidade das relaes que ocorrem no interior das instituies de ensino e entre estas a sociedade (SANDER, 2005, p. 127).

No Brasil, percebe-se a existncia de presso no campo educacional nas dcadas de 70 a meados de 1990, pois segundo Sander:
[...] o campo educacional foi alvo de permanentes presses conjunturais, provenientes dos processos de abertura democrtica, das lutas sindicais, dos movimentos sociais e dos primeiros influxos neoliberais da mundializao da economia e de toda a atividade humana (SANDER, 2007, p.61).

Constata-se avanos significativos, como as reformas educacionais dos anos 90, que com a abertura poltica, trouxeram debates crticos sobre a funo da educao, destacando-se a aprovao das Diretrizes e Bases da Educao Nacional por meio da Lei de n 9.394/96, que redirecionaram as formas de organizao e gesto, trazendo entre outras, a proposta de implementao de processos de participao e gesto democrtica nas escolas pblicas, isto , nos indicando que a gesto das escolas deve ser efetivada por processos coletivos que envolvam a participao da comunidade local e escolar. Parafraseando Sander (2005), a gesto apresenta carter poltico e cultural, introduz a discusso sobre a formao e a eleio dos responsveis. Sugere-se, ento, participao pblica, isto , participao democrtica, para um funcionamento efetivo, com poder de deciso, de colegiados e conselhos escolares e comunitrios. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN) N 9394/96), as normas de gesto esto definidas da seguinte forma:
Art. 14 - Os sistemas de ensino definiro normas de gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princpios: I participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto poltico-pedaggico da escola; II participao das comunidades escolar e local em Conselhos Escolares ou equivalentes (BRASIL, 1998).

Consideramos que o fato de, formalmente, a gesto democrtica constar na legislao (LDB), e ser um dos princpios constitucionais do ensino pblico, segundo Art. 206 da Constituio Federal de 1988, e ser contemplado na maioria dos Projetos Polticos Pedaggicos das escolas, essas sinalizaes so decisivas nas mudanas das polticas educacionais Para que as polticas de democratizao da escola e da gesto sejam efetivadas, preciso ter claro que uma lei ou uma norma somente ser sustentada se ela

estiver na intencionalidade das aes, na conscincia e na prtica dos sujeitos. Existem bons materiais e referenciais tericos sobre a gesto democrtica, mas ainda so insuficientes para a sua efetivao. Assim, um dos maiores desafios postos para comunidade escolar deve ser um aprendizado poltico e organizacional, isto , repensar a cultura escolar e a forma que ela est inserida no contexto. preciso entender que a participao pode ser interpretada de diferentes formas, que a mesma se constitui em processos de aprendizagem, inclusive de mudanas culturais tendo em vista as novas demandas que a escola enfrenta no contexto de uma sociedade que se transforma e se democratiza. Isto exige novos olhares para a escola, pois se percebe que em alguns processos h apenas um pequeno envolvimento, pois a simples frequncia em reunies no garante o compartilhamento das informaes e do poder e muitas vezes as decises so centralizadas e o processo participativo um mero mecanismo legitimador dessas decises. 2.1 OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAO DE UMA CULTURA PARTICIPATIVA NA ATUALIDADE.
Se liberdade e igualdade se encontram na democracia, seu alcance se realizar na medida em que todas as pessoas participem efetivamente do governo. (Aristteles s.d)

A realidade da gesto escolar nos leva a refletir sobre a gesto democrtica e exige-se pensar em Projeto Poltico Pedaggico, que requer a superao das relaes autoritrias de poder, que promova prticas democrticas para uma educao transformadora, que seja desenvolvido com transparncia. Para Cury apud Oliveira (2008, p. 205), A gesto democrtica do ensino publico supe a transparncia de processos e atos. A gesto democrtica da escola que contemplada como exigncia no seu Projeto Poltico Pedaggico, prope que a busca das relaes de poder pressupe gerar integrao, cooperao e participao.
Voltada para um processo de deciso baseado na participao e na deliberao pblica, a gesto democrtica expressa um anseio de crescimento dos indivduos como cidados e do crescimento da sociedade enquanto sociedade democrtica. Por isso a gesto democrtica a gesto de uma administrao concreta. Por que concreta? Porque o concreto (cum crescere, do latim, crescer com) o que nasce com e que cresce com o outro. Este carter genitor o horizonte de uma nova cidadania em nosso pas, em nossos sistemas de ensino e em nossas instituies escolares (CURY apud OLIVEIRA, 2005, p. 20).

Mas de que forma tem se pensado a proposta educacional da escola? Ser que a mesma tem sido pensada como um processo de emancipao? Para ser pensada a proposta educacional como processo de emancipao, necessrio que exista clareza coletiva mnima acerca do tipo do ser humano que a escola pretende formar. preciso saber que a formao humana deve ser o fio condutor do trabalho poltico pedaggico da escola. Para Cury apud Oliveira (2005, p. 20), A cidadania como meta de uma Repblica Federativa e Democrtica no se instaura sem a presena forte dos governados. Assim, a gesto democrtica, deve possibilitar aos seus governados, a comunidade escolar, um projeto pedaggico que contribua para formao de cidados participativos, que no se isentem de suas responsabilidades, cidados que discuta, questione e participe ativamente no processo. As propostas precisam ser construdas e reconstrudas com as pessoas envolvidas, e isso pressupe maior aprofundamento terico para que a prtica seja consolidada com fundamentao e principalmente com autonomia. Em relao autonomia, a mesma no pode ser delegada, ela deve ser construda e conquistada:
A gesto democrtica [...] se constituir numa ao prtica a ser construda na escola. Ela acontecer elaborao do projeto poltico pedaggico da escola, implementao de Conselhos de Escola que efetivamente influenciam a gesto escolar como um todo e as medidas que garantam a autonomia administrativa, pedaggica e financeira da escola, sem eximir o Estado de suas obrigaes com o ensino pblico (GADOTTI, 2004, p.96).

O Projeto Poltico pedaggico precisa ser pensado coletivamente, pois somente a deciso coletiva poder ser capaz de possibilitar que uma situao seja modificada. Assim, o trabalho que pensado e organizado coletivamente garante o princpio democrtico dentro da instituio. Como afirma Paro (2005. p. 17), [...] a escola estatal s ser verdadeiramente pblica no momento em que a populao escolarizada tiver acesso geral e indiferenciado a uma boa educao escolar. Portanto, o espao escolar, um dos nicos meios que possibilita o acesso aos saberes historicamente construdos. importante que a gesto escolar seja organizada, refletindo a intencionalidade da ao educativa individual e coletiva dos envolvidos. Em relao a isso, relevante a participao da comunidade e existe a necessidade de superar limites e avanar nesta participao:
Mas a participao da comunidade na gesto da escola pblica encontra um sem-nmero de obstculos para concretizar-se, razo pela qual um dos requisitos bsicos e preliminares para aquele que se disponha a promov-la estar convencido da relevncia e da necessidade dessa

participao, de modo a no desistir diante das primeiras dificuldades [...] (PARO, 2005, p. 16).

A construo e a conquista da autonomia sero possveis com a democratizao do poder, o que pressupe uma necessidade de interao para participar e opinar sobre questes relativas escola, ou seja, exige um aprendizado poltico e organizacional. Segundo Paro (2005, p. 17), neste contexto que ganha maior importncia a participao da comunidade na escola, no sentido, de partilha do poder por parte daqueles que se supe serem os mais diretamente interessados na qualidade de ensino. preciso entender o que democratizao para que se possa efetiv-la.
A participao possibilita populao um aprofundamento do seu grau de organizao. [...] ela contribui para a democratizao das relaes de poder no seu interior e, conseqente, para a melhoria da qualidade do ensino. Todos os segmentos da comunidade podem compreender melhor o funcionamento da escola, conhecer com mais profundidade todos os que nela estudam e trabalham, intensificar seu envolvimento com ela e, assim, acompanhar melhor a educao ali oferecida. (GADOTTI, 2004. p. 16).

importante ter claro que a escola somente ser fortalecida no processo, quando o resultado for a soma dos esforos e houver a diviso de responsabilidades, isto significa mais pessoas participando nas tomadas de decises e consequentemente, colhendo os resultados.
O que no se pode tomar os determinantes estruturais como desculpa para no se fazer nada, esperando-se que a sociedade se transforme para depois transformar a escola. Sem a transformao na prtica das pessoas no h sociedade que se transforme de maneira consciente e duradoura. a, na prtica escolar cotidiana, que precisam ser enfrentados os determinantes mais imediatos do autoritarismo enquanto manifestao, num espao restrito, dos determinantes estruturais mais amplos da sociedade (PARO, 2005, p. 19).

Sabemos que dificuldades existem, e no podemos deixar que determinantes do autoritarismo dificultem as aes de participao no interior da escola, pois possam vir a comprometer a participao efetiva da comunidade escolar. 2.2 UM NOVO PAPEL DO DIRETOR NA GESTO DA ESCOLA Na gesto democrtica, existem alguns mecanismos de participao que so fundamentais para a sua efetivao. fundamental que a escola possa, pela sua funo social, ser um espao de sociabilidade e socializao do conhecimento e tambm de insero dos sujeitos nas relaes sociais. Necessrio se faz que se tenha claro que o fato da Gesto Democrtica

pressupor participao no significa que a mesma ir resolver os problemas do Estabelecimento de Ensino. Neste sentido colocado por Gadotti (2004), que no podemos pensar que a gesto democrtica resolver todos os problemas de Ensino ou da Educao:
mas a sua implementao , hoje, uma exigncia da prpria sociedade que a enxerga como um dos possveis caminhos para a democratizao do poder na escola e na prpria sociedade (GADOTTI, 2004, p. 92).

Ainda para este mesmo autor:


Outro aspecto que merece destaque neste trabalho o fato de que a atual prtica gestionria nas escolas acaba exigindo dos diretores uma dedicao maior, e s vezes plena, s questes administrativas, obrigando-os a tornar secundrio o aspecto mais importante de sua atuao, ou seja, a sua responsabilidade em relao a questes pedaggicas e propriamente educativas, que se reportam sociedade como um todo, e, especificamente sua comunidade escolar (Idem, p. 92).

Discutir sobre a democratizao nos leva a uma reflexo sobre os canais efetivos de participao nas relaes de poder existentes no cotidiano escolar. Ao falarmos sobre relao de poder, temos que abordar a autoridade no interior da escola, no sentido de que a mesma seja um mecanismo para possibilitar o funcionamento e a autonomia da escola. Em relao a isso, temos a seguinte abordagem de Paro:
Mas, se a transformao da autoridade no interior da escola for entendida como uma quimera, se a participao efetiva das camadas trabalhadoras nos destinos da educao escolar for uma utopia no sentido apenas de sonho irrealizvel, e no no sentido que falando de escola como algo que possa contribuir para a transformao social e, definitivamente, devemos deixar cair as mscaras e as iluses com relao escola que a est e partir para outras solues, ou ento cruzar os braos e esperar passivamente que os grupos dominantes, por meio de suas reformas e acomodaes de interesses, continuem nos fazendo engolir as solues paliativas dos que os mantm permanentemente no poder (PARO, 2005, p. 14).

imprescindvel abordarmos os espaos de ao colegiada no Projeto Poltico Pedaggico (APMF, Conselho Escolar, Conselho de classe e Grmio Estudantil), como um mecanismo que pode fazer a diferena. Assim, as tarefas do dirigente escolar deve ser de implementao das propostas do PPP da qual ele e sua comunidade escolar tambm faz parte. Segundo esta viso, para os que se propem assumir a direo escolar devem desenvolver um conjunto de competncias, tais como apoiar as equipes de trabalhos, manter bom relacionamento com as pessoas envolvidas direta e indiretamente

no processo escolar, incentivar a formao continuada e administrar os recursos fsicos, materiais e patrimoniais. Ou seja, o diretor deve dirigir, coordenar e assumir no grupo o compromisso para que a escola funcione no trabalho conjunto, numa construo coletiva. Para tanto, fundamental que se tenha clareza em relao participao:
[...] No mbito da unidade escolar, esta constatao aponta para a necessidade da comunidade participar efetivamente da gesto da escola de modo a que esta ganhe autonomia[...]. No basta, entretanto, ter presente a necessidade de participao da populao na escola. preciso verificar em que condies essa participao pode tornar-se realidade (PARO, 2005, p.40).

A gesto escolar no se reduz apenas a dimenso tcnica, mas tambm como ato poltico, pois implica em tomada de decises dos envolvidos (pais, alunos, professores, funcionrios). A gesto democrtica presume uma construo coletiva que pressupe discusso e participao nas tomadas de decises, nas formas de organizao e gesto, mecanismos de distribuio de poder, etc. Cabe ao gestor possibilitar abertura para participao assim como cabe aos envolvidos uma participao mais efetiva. preciso que na organizao do trabalho se busque pela autonomia, isto , que a escola construa o seu prprio projeto polticopedaggico, que se tenha abertura, um canal de participao, que exista a transparncia administrativa, a democratizao das informaes e que seja feita avaliao permanente do desempenho escolar. Necessrio se faz novas formas de organizao e efetivao das aes. Que sejam cultivadas relaes que valorizem normas de convivncia, que sejam respeitados limites individuais e coletivos, que a escola seja uma construo dinmica pautada num trabalho coletivo primando pela funo social, tendo o diretor como articulador, mediador e facilitador neste processo, pois, em relao ao sistema hierrquico e a relao de poder, conforme colocado por Paro, : O que ns temos hoje um sistema hierrquico que pretensamente
coloca todo o poder nas mos do diretor. No possvel falar das estratgias para se transformar o sistema de autoridade no interior da escola, em direo a uma efetiva participao de seus diversos setores, sem levar em conta a dupla contradio que vive o diretor da escola hoje. Esse diretor, por um lado, considerado a autoridade mxima no interior da escola, e isso, pretensamente, lhe daria um grande poder e autonomia; mas, por outro lado, ele acaba se constituindo, de fato, em virtude de sua condio de responsvel ltimo pelo cumprimento da Lei e da Ordem na escola, em mero preposto do Estado. Esta a primeira contradio. A segunda advm do fato de que, por um lado, ele deve deter uma competncia tcnica e um conhecimento dos princpios e mtodos necessrios a uma moderna e adequada administrao dos recursos da

escola, mas, por outro lado, sua falta de autonomia em relao aos escales superiores e a precariedade das condies concretas em que se desenvolvem as atividades no interior da escola tornam uma quimera a utilizao dos belos mtodos e tcnicas adquiridas [...]. (PARO, 2005. p.11.).

Assim, o papel e a atuao do diretor no contexto educacional contraditrio e difcil. Alm das determinaes do Estado, que deve cumprir como responsvel pela instituio deve ter competncia tcnica, o que nem sempre garantido na sua formao. Mas uma coisa certa, o diretor deve ser o mediador para que na soma dos esforos, possa, com a comunidade, implantar e desenvolver prticas e aes compartilhadas, que contribuam para as decises coletivas que fortaleam a participao efetiva da comunidade. Somente assim, poderemos efetivar a sonhada e utpica gesto escolar democrtica.

3 INVESTIGANDO Na busca de respostas a alguns questionamentos sobre a perspectiva da gesto democrtica e o papel do diretor no contexto educacional, optamos por uma pesquisa qualitativa, na qual foram aplicadas tcnicas de interrogao a partir de entrevistas individuais, semiestruturadas envolvendo professores, pedagogo, alunos, pais de alunos, diretor, vice-diretor e funcionrios. Alguns destes eram membros de colegiados tais como Associao de Pais, Mestres e Funcionrios (APMF), Conselho Escolar (CE) e Grmio Estudantil. A pesquisa ocorreu no perodo de julho a dezembro de 2008, em uma Escola Pblica da Educao Bsica, no municpio de Sertaneja, regio Norte Estado do Paran. 3.1 Os sujeitos na perspectiva da ao educacional A Escola de Ensino Mdio, alvo de nossa pesquisa, possui alguns determinantes organizacionais e filosficos. Funciona em prdio prprio e adequado s condies geogrficas da regio, uma escola bem estruturada, possui ambientes especficos, entre eles, uma sala de reunio que est equipada com projetor multimdia e home theater.

A sua organizao administrativa busca primar pelas relaes democrticas e isto evidenciado pela forma da constituio dos Colegiados, Associao de Pais, Mestres e Funcionrios e do Conselho Escolar, os quais so constitudos de forma paritria pelos segmentos da comunidade escolar, sendo os representantes eleitos por seus pares. Quanto filosofia da Escola, a mesma busca amparo no materialismo histrico dialtico e o Projeto Poltico Pedaggico da Instituio estudada propem estabelecer compromisso coletivo com um projeto que defina e assuma concepes que determinem caminhos para serem vivenciados no cotidiano. Em relao ao corpo docente, existe uma rotatividade de professores, o que compromete a qualidade dos trabalhos, pois alguns so contratados em virtude de no ter professores efetivos em algumas disciplinas e tambm para substituir professores em licena, este ltimo item, outra situao que expira inquietaes, pois so seis professores readaptados, isto , atuando fora da funo. importante tambm conhecer o perfil dos alunos da Escola pesquisada, os quais provm em sua maioria, de classe social baixa e depositam na instituio a expectativa que ela possa lhes oferecer as condies necessrias para uma possvel ascenso social e econmica. As turmas so mistas, predomina o sexo feminino no perodo matutino. No perodo noturno, composto por alunos, na maioria, trabalhadores que se dedicam a atividades rurais e domsticas. Alguns poucos participam de estgios remunerados pelo Sistema Empresa Escola. Para a pesquisa, foram consideradas como sujeitos na perspectiva da ao escolar, as pessoas ouvidas. O trabalho foi realizado com o universo de vinte e nove pessoas representantes dos grupos a seguir relacionados: - Diretora e Vice-Diretora, ambas com liderana legitimada pela comunidade escolar; Oito membros da Associao de Pais Mestres e Funcionrios (APMF), tambm legitimados por seus pares; Dez membros do Conselho Escolar, os quais estavam pela primeira vez como conselheiros e que tambm foram eleitos por seus pares; Dois membros do Grmio Estudantil, que estavam em final de mandato; Sete sujeitos, entre professores, funcionrios (Administrativo e Equipe de Apoio) e um da Equipe Pedaggica, e que no so membros e/ou conselheiros de nenhum colegiado. 3.2 O Desenvolvimento Metodolgico

Foram aplicados questionrios com perguntas abertas e fechadas a 29 (vinte e nove) pessoas da comunidade escolar. Questes como Qual deve ser o perfil e os requisitos necessrios para ser diretor? Quais as dificuldades e/ou obstculos encontrados para participao mais efetiva? Qual o papel do diretor numa gesto democrtica? Qual a forma que a escola vem trabalhando a questo de democratizao escolar? Estas entre outras questes foram trabalhadas com o intuito de apontar indcios sobre a cultura organizacional existente na escola. Alm disso, foram solicitadas sugestes para participao mais ativa dos colegiados e, consequentemente, para melhorar a gesto democrtica. A pesquisa realizada teve a inteno de obter indicadores que contribussem com referncias do sujeito acerca do conhecimento sobre as relaes de poder e o papel do diretor na organizao educacional. O objetivo final era o de entendermos se o processo democrtico era efetivado e de que forma acontecia na escola, considerando que a mesma um espao privilegiado de aprendizagem coletiva. Aprofundando nosso estudo, realizamos no 1 semestre de 2009 um grupo de estudos, que nos propiciou maiores meios de aprofundamento e conhecimento do ttulo de nosso estudo Perspectiva da Gesto Escolar e o Papel do Diretor. No primeiro momento para a realizao da pesquisa, foi feito o contato com a direo da Escola, a qual foi apresentada as finalidades do trabalho. Posteriormente apresentamos a mesma informao aos colegiados. No segundo momento foram elaboradas as questes e o roteiro de entrevistas a serem apresentadas na escola em estudo. J no terceiro momento realizaram-se as entrevistas com algumas das pessoas envolvidas, objetivando captar o entendimento das mesmas em relao aos indicadores. Paralelamente s entrevistas foram realizadas observaes das prticas administrativas desenvolvidas no cotidiano escolar. No quarto momento foi realizada a anlise dos fenmenos coletados. importante registrar que o trabalho de coleta de informaes foi realizado no perodo de julho a dezembro de 2008, mas outros dados tambm contriburam para o resultado deste trabalho: o Grupo de Gesto em Rede (GTR), realizado de outubro de 2008 a junho de 2009 com professores da rede pblica do Estado do Paran, e tambm o Grupo de Estudos, realizado no Estabelecimento de Ensino (alvo da pesquisa) no primeiro semestre de 2009. Durante o processo, procurou-se garantir a representatividade dos segmentos envolvidos direta ou indiretamente na dinmica escolar.

Com os dados coletados em mos e pela observao direta, o trabalho de anlise foi iniciado, embasado no referencial terico adotado. 3.3 A percepo dos sujeitos: Perspectivas da Gesto Escolar Democrtica e o Papel do Diretor Sero apresentados alguns aspectos da gesto administrativa, na tica e percepo de alguns segmentos da escola em estudo. Muitas vezes, a prtica administrativa, mesmo num processo que se diz democrtico, apresenta caractersticas que revelam a centralizao de aes. A escola no local de represso social, mas a postura do diretor deve estar em constante vigilncia para que a democracia seja efetivada. Alguns depoimentos apontam a concepo de alguns sujeitos em relao liderana e tambm ao sistema hierrquico, revelando a relao de poder existente. O diretor deve fiscalizar, aplicar as regras escolares com sabedoria procurar penalizar os que infringirem as regras, mas sem abuso do poder e principalmente assumir com responsabilidade o cargo que lhe foi posto. A pessoa com essa funo deve ser inovadora, criativa, atualizada com as mudanas da sociedade e ser muito responsvel (Depoimento de aluno). Percebe-se, portanto, a exigncia na percepo do aluno, em relao s regras, a postura do diretor e a responsabilidade do mesmo. Um outro depoimento, tambm de aluno, confirma essa concepo: O diretor deve lidar com suas funes de acordo com que os alunos estejam presentes em devidas decises, ter autoridade mxima na escola, mas a competncia de saber ouvir os professores e alunos tomando decises justas, que haja formao especfica, competncia para exercer suas funes entre outras (Depoimento de aluno) Ao ser abordada a questo da liderana, como uma das caractersticas apontadas pela comunidade como elemento de suma importncia no processo participativo entre as relaes estabelecidas, temos a seguinte colocao: O diretor deve ser um articulador dinmico, ter iniciativa, saber tomar as
decises necessrias, gerir democraticamente os setores envolvidos (escola e comunidade) para garantir a produtividade e a eficcia do trabalho

(Depoimento da Diretora). Em relao ao perfil e os requisitos necessrios para ser diretor, a relao interpessoal tambm considerada. Na postura do diretor que se prope como democrata, a harmonia entre o discurso e a prtica tambm so consideradas essenciais para o processo democrtico. Em relao a isso, temos algumas colocaes dos entrevistados:

O diretor trabalha com objetivos definidos, assumindo funes pedaggicas ter clareza de que a sua atuao deve estar voltada para os objetivos comuns e sua postura pautada na transparncia das aes (Depoimento de membro da APMF). O Diretor deve ser uma pessoa de carter firme nas suas decises (Depoimento de funcionrio).

Percebe-se que a postura exigida do diretor, na concepo de alguns segmentos da comunidade escolar, a qual sabe exigir comportamentos e habilidades, estabelece de forma clara o papel a ser desenvolvido por ele de forma que garanta a credibilidade de seu trabalho. A competncia tcnica tambm uma caracterstica apontada como necessria na lista das qualidades requeridas ao diretor de uma escola democrtica: Um administrador com responsabilidade, que atue por princpios ticos, tenha
bom relacionamento, respeito, seja competente e tenha formao na rea (Depoimento de Professor- membro da APMF).

A competncia tcnica para a funo de diretor aqui representada pelo conhecimento cientfico da profisso. Mesmo que no tenha a habilitao em Administrao Escolar, a pessoa ao assumir a funo deve ter o domnio dos princpios e das habilidades administrativas, deve ter postura democrtica, o que propiciar desenvolvimento de prticas participativas. Ao serem questionados sobre a participao das reunies e demais atividades administrativas da escola, quatorze pessoas responderam que participam sempre que possvel e quinze afirmaram a participao em todas as reunies, isto significa que 49% no participaram de todas as reunies. So dados expressivos, que a partir dessa resposta, foi perguntado quais as dificuldades encontradas para uma participao mais efetiva nas aes educacionais. Entre as respostas tivemos: - Reunies pouco atrativas (10,3%), Horrio das reunies (51,7%), falta de conhecimento da dinmica escolar e sentimento de despreparo para a participao (17,2%), por trabalhar em outras escolas (13,7%) e no responderam (6,8%). Nas questes acima apresentadas por representantes dos segmentos da escola, pode-se notar a necessidade de dinamizar a participao da comunidade escolar na gesto da escola. Para a efetivao da democratizao no processo escolar imprescindvel uma maior participao nos processos de ao e deciso. Na concepo desses segmentos, a participao deles como fator de contribuio, de ajuda. Mas a gesto democrtica pressupe que a responsabilidade deve ser de todos, no s do diretor.
A luta pela participao coletiva e pela superao dos condicionantes deve

compor um s processo, de modo que avanos em um dos campos levem a avanos no outro, de forma contnua e independente (PARO, 2005, p.27).

Existe, portanto, a necessidade ficar alerta sobre os problemas e interesses da comunidade escolar, rever a forma de realizao das reunies, desde seu horrio ao desenvolvimento, para que exista um maior envolvimento e consequentemente uma maior participao. Ao ser perguntado sobre o entendimento em relao a construo coletiva e/ou gesto participativa, percebe-se que existe a conscincia do sentido de participao. A gesto participativa muito importante, pois envolve os professores e
funcionrios, equipe pedaggica, pais, alunos e os colegiados, todos esses segmentos devem estar envolvidos no processo de tomada de decises, solucionando os problemas, mudando assim o ambiente de trabalho (Depoimento de professor).

Pelas respostas, a maioria respondeu por entender por construo coletiva uma maior participao nas decises e maior envolvimento nas aes. Participar de todos os assuntos que envolvem a escola onde minha filha
estuda, no s participar de reunies, mas visitar a escola com uma certa freqncia, visando inteirar em todos os problemas que ali se passa e ajudar nas tomadas de decises.(Depoimento de um pai- Membro da APMF).

O relacionamento entre os pais, alunos, professores e funcionrios considerado bom entre os entrevistados, o processo participativo presente na escola, tem significado expressivo para os segmentos, levando-se em considerao o esforo em desenvolver uma gesto democrtica tendo como foco a funo social da escola. Questionados sobre a quem atribuir o sucesso e/ou fracasso na gesto escolar, ao que se pode perceber, a cultura de participao, apresenta fragilidade, pois do universo de 29 (vinte e nove) entrevistados 10,3% atribui o resultado ao Diretor e 41,3% atribui ao Diretor e a Equipe Pedaggica, O sucesso e/ou o fracasso deve ser atribudo ao diretor, mas a este deve ser
dada maior autonomia na gesto de seus recursos humanos e financeiros (Depoimento da Diretora).

O restante, 10,3% aos Colegiados, 10,3% aos professores e 27,5% a todos os que participam da escola direta ou indiretamente. Para que a escola tenha sucesso ou fracasso o peso ser atribudo para todos
os envolvidos no processo educativo. Se os professores no forem bons, os alunos tambm ficaro em prejuzo, se os alunos ficarem em prejuzo a escola no ser reconhecida como eficiente, seus dirigentes tambm sero considerados fracassados. preciso envolver a todos para garantir o cumprimento da funo educativa (Depoimento da Vice-Diretora).

Assim, alunos, professores, pais e funcionrios se apresentam comprometidos com o processo de participao no desenvolvimento do processo educativo, porm, falta maior conscientizao em relao a importncia e a fora da participao dos segmentos representados nos colegiados. E isso reconhecido pela prpria comunidade escolar: Algumas vezes atendemos aos interesses das escolas apenas quando
chamados. No interior da escola h pouca participao e interveno dos colegiados nas decises. Vrios so os fatores que levam a essa situao: comodismo, falta de conhecimento sobre o assunto, falta de tempo, a mesmice nos assuntos abordados, o medo do envolvimento, a falta de interesse, etc. (Depoimento de pessoa da comunidade).

Diante desta situao, algumas aes foram sugeridas pelos participantes da pesquisa (entrevistados e do grupo de estudos) para que a participao dos colegiados seja mais efetiva: - Divulgar por meio de vdeos e materiais escrito experincias de participao dos colegiados de outras escolas; - Estimular os colegiados a transmitirem sempre a opinio dos segmentos que representam; - Mostrar aos colegiados a capacidade que tem de se organizarem para busca de objetivos que beneficiem a coletividade escolar; - Manter os colegiados em constante interao com a escola, participando dos processos decisrios e do acompanhamento, execuo e avaliao das aes dirias das unidades escolares; - Reunies realizadas pelo prprio colegiado, com participao maior nas tomadas de decises; - Realizar as reunies em horrios compatveis; - Mudar completamente o que existe hoje, envolver mais os alunos nas decises escolares, pois o aluno o alvo da escola e nem sempre tem sua hora e vez de se manifestar, por outro lado, dizer a eles dos deveres e obrigaes e no s dos direitos; - Rever a centralizao/descentralizao, realizar com coerncia a avaliao institucional da escola, revendo a forma de avaliar, cada setor da escola precisa se integrar para que a escola funcione como um todo, delegar poderes para que todos tenham compromisso e se sintam parte da escola. Percebe-se, portanto, que existe uma cultura organizacional, porm, o que falta rever a forma como a relao de poder estabelecida, como os segmentos so chamados a participar e a forma como essa participao acontece. Os rgos colegiados so instrumentos que ajudam a democratizao da
gesto, mas as relaes que so estabelecidas entre eles esto no papel e no superam a teoria (Depoimento de funcionria).

No se deve apenas permitir a participao, devendo sim, ser uma participao para a tomada de deciso e no para chancelar as decises j tomadas. Isto significa uma gesto a servio de uma concepo de educao mais dialgica e

democrtica, cumprindo a funo social da escola numa perspectiva de uma escola autnoma e cidad.

Algumas Consideraes... Trabalhar com questes relacionadas gesto escolar, a partir da vivncia, quer como membro do Conselho Escolar, como professora, como diretora e agora como professora PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) me possibilitou uma boa reflexo sobre a perspectiva da gesto escolar e o papel do diretor e das tomadas de decises coletivas, as quais devem priorizar a funo social da escola. Mais do que isso, a participao no PDE me proporcionou vrias e expressivas contribuies para o meu crescimento profissional, e, tambm, a participao no Grupo de Trabalho em Rede (GTR) contribuiu de forma significativa para ampliar minha viso e meus conhecimentos que, pela interao com outros educadores, com certeza iro aperfeioar a minha prtica. importante pensar a funo social da escola repensando o papel do diretor e da comunidade escolar nas relaes de poder no caminho da gesto democrtica. Percebemos que muitos avanos foram conquistados no sentido de termos uma escola melhor e democrtica. Os avanos so significativos, porm, a escola no est isenta de dificuldades. O objetivo desse estudo era de averiguar a forma como se do as relaes gestionrias na escola, em que a princpio, presume a participao da comunidade escolar atravs dos colegiados constitudos. Percebe-se que a gesto democrtica, vem acontecendo com avanos, mas tambm com retrocessos na construo de sua histria. Isto constatado na medida em que a comunidade escolar tem a oportunidade de opinar e decidir sobre as relaes da escola. Ou seja, o fato de pais, alunos, professores e funcionrios participarem das reunies, no significa que estejam participando do processo. Muitas vezes, essa participao, acontece de forma limitada. Os colegiados do anuncia as questes algumas vezes j decididas e isso, por vezes, resultado da falta de uma conscincia participativa, falta de uma cultura organizacional. Pelos relatos obtidos, observa-se que no processo algumas dificuldades. Nas reunies de pais, so sempre os mesmos que comparecem. Pai que s participa da reunio quando o assunto referente ao rendimento

escolar, outros assuntos no lhes interessam porque eles no entendem - O assunto e as informaes passadas so sempre as mesmas, os pais nem falam para a reunio acabar logo (Depoimento de aluno).

Percebe-se a necessidade de rever a forma como as reunies acontecem e faz-la de forma mais dinmica. Mas apesar dos poucos pais que comparecem, nota-se tambm certo comprometimento com a escola: Essa conscientizao tem que ser realizada desde o incio da atividade escolar,
tem que despertar na criana o interesse pela escola, como um todo, pois a criana ser o professor e o pai do futuro (Depoimento de um pai membro da APMF).

O que temos, portanto, muitas vezes, se d em nvel de observao e audincia, no aguardo das decises para execut-las. Agora sei que a escola no responsabilidade s do diretor e sim de todos ns
e saber mais sobre a escola vai do interesse de cada um de ns. E eu estou feliz por saber que fao parte da comunidade escolar. (Depoimento de aluna)

Esses avanos e recuos so caractersticas do processo de desenvolvimento da escola, e corroboram para a gesto democrtica, ou seja, faz parte do processo da democratizao escolar. A escola ao longo do tempo vem buscando uma identidade e um importante
passo para isso a construo coletiva do Projeto Poltico Pedaggico, que deve ser consultado e reformulado constantemente, adequando-o s necessidades do ensino e da escola (Depoimento de funcionria).

Todo esse processo acontece pela participao, pela caminhada no dia a dia. E assim, referente ao Projeto Poltico Pedaggico, importante que o mesmo seja pensado e executado no coletivo. A gesto democrtica pressupe reflexo permanente sobre as dificuldades encontradas, limites e possibilidades que se apresentam no cotidiano escolar. preciso atentar para que dificuldades de ordem pedaggica, administrativa, de recursos humanos, e/ou de estrutura fsica, no sejam fatores que impeam ou dificultem aes participativas para a melhoria da escola. Faz-se necessrio ressaltar, que fundamental a harmonia democrtica entre o discurso e a prtica. A democracia no algo transmitida, delegada, que se permita fazer e sim, algo a ser conquistado. Para a democratizao da gesto escolar de vital importncia a participao efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar. Que possam sentir-se ativos e valorizados, sendo estes o grande suporte do gestor nas tomadas de decises. E neste sentido, o papel do diretor relevante, pela sua atuao, postura,

mediao e compromisso. Estando a frente da escola, deve primar por relaes horizontais de cooperao e solidariedade e estar comprometido com os interesses da comunidade em que a escola est inserida. Confirmei pelos estudos que o diretor pea fundamental no processo democrtico da gesto escolar, pois, percebe-se na comunidade escolar a existncia de muita teoria e pouca percepo no real. E neste sentido, preciso que o diretor tenha a clareza que participao no se d pela oportunidade, mas as aes afirmativas podem contribuir de forma significativa para abrir caminhos para o hbito de pensar, estudar e discutir coletivamente sobre a democratizao escolar. Enfim, o resultado alcanado na realizao deste trabalho, na medida em que fortalece e amplia a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento da gesto escolar, sugere que mesmo existindo referncias sobre participao coletiva, sobre gesto democrtica na gesto escolar, necessrio que o estudo e a reflexo no se esgotem. Para a melhoria do ensino, para a melhoria da conscincia crtica da realidade social, preciso a participao de todos na gesto escolar. Somente assim estaremos contribuindo para uma sociedade mais justa, humanitria e responsvel para a transformao, para a to sonhada gesto democrtica. preciso entender que o diretor muito importante no processo, mas no o nico responsvel pela democracia escolar. Enfim, preciso entender que a educao est nas contradies e no existe um nico caminho a ser trilhado. Eis o desafio.

REFERNCIAS

ANTUNES, Angela. Aceita um conselho? Como organizar o colegiado escolar. So Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002 (Guia da escola cidad; v.8).

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei 9.394/96. Rio de Janeiro: 1998. BRASIL, Constituio de 1988 da Repblica Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada at a Ementa Constitucional n. 20, de 15-12-1988. 21. Ed. So Paulo: Sarava, 1999. ______, Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica- Conselhos Escolares: Democratizao da escola e construo da cidadania. vol. 1. Braslia : MEC, SEB, 2004.

______. Conselho Escolar, gesto democrtica da educao e escolha do diretor vol. 5 - Braslia : MEC, SEB, 2004. CATANI, Afrnio Mendes; GUTIERREZ, G. Luis. Participao e Gesto Escolar: Conceitos e Potencialidades. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.) Gesto Democrtica da Educao: Atuais tendncias, novos desafios. 5. ed. So Paulo, Cortez, 2006. CURY, Carlos Roberto Jamil. Gesto Democrtica dos sistemas Pblicos de Ensino. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Gesto Educacional: Novos olhares Novas abordagens. Petrpolis: Vozes, 2005. ______. O Conselho Nacional de Educao e a Gesto Democrtica.(2008) In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). Gesto Democrtica da Educao: Desafios Contemporneos 8. ed. Petrpolis: Vozes, 2008. FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.). Gesto Democrtica da Educao: Atuais tendncias, novos desafios. 5. ed. So Paulo, Cortez, 2006. GADOTTI, Moacir e ROMO, Jos E. Autonomia da Escola. 6. ed. So Paulo: Cortez, (Guia da escola cidad; v.1), 2004. HORA, Dinair Leal da. Gesto Democrtica na Escola: Artes e Ofcio da Participao Coletiva. 13. ed. Campinas: Papirus, 2006.

KUENZER, Accia Zeneida. As Mudanas No Mundo Do Trabalho E A Educao: Novos desafios para gesto.In: In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.) Gesto Democrtica da Educao: Atuais tendncias, novos desafios. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2006. LIBNEO, Jos Carlos. Educao Escolar: polticas, estrutura e organizao. Jos C. Libneo, Joo F. de Oliveira, Mirza S. Toshi-So Paulo: Cortez, 2003. OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). Gesto Democrtica da Educao. 8. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008. OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Gesto Educacional: Novos Olhares Novas Abordagens. 4.ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2005. PARO, Vitor Henrique. Eleio de Diretores: A escola pblica experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996. ______, Gesto Democrtica da Escola Pblica. 3.ed. So Paulo, tica, 2005. ______, Administrao Escolar, Introduo Crtica. 14. ed. So Paulo: Cortez, 2006. ______, Gesto Escolar, democracia e qualidade do ensino. So Paulo: tica, 2007. SANDER, Benno. Administrao da Educao no Brasil: genealogia do conhecimento. Braslia: Liber Livro, 2007.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educao, curvatura da vara, onze teses sobre a educao poltica. 29. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. ______, Histrias das Idias Pedaggicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto poltico pedaggico da escola. Campinas, SP: Papirus, 1995. ______, Projeto Poltico Pedaggico da escola Uma construo Possvel. Campinas, SP: Papirus, 1997 ______, Inovaes e projeto poltico-pedaggico: uma relao regulatria ou emancipatria? Cad. CEDES, Campinas, v.23, n.61, 2003.

OUTRAS CITAES VALLIN, Celso. Poder e Democracia na Escola. Artigo Publicado no Curso Gesto Escolar e Tecnologias (2004).

S-ar putea să vă placă și