Sunteți pe pagina 1din 2

1 Textos - Durkheim E estender conduta humana o racionalismo cientfico realmente nosso principal objetivo, fazendo ver que, se a analisarmos

mos (a conduta humana) no passado, chegaremos a reduzi-la a relaes de causa e efeito; em seguida, uma operao no menos racional a poder transformar em regras para a ao futura. Aquilo que foi chamado de nosso positivismo, no seno consequncia deste racionalismo. (Durkheim, Regras, 1978b, XVII) Mas o que faz, hoje em particular, a gravidade deste estado o desenvolvimento , desconhecido at ento, que tomaram, depois de dois sculos aproximadamente, as funes econmicas... Pois, precisamente porque as funes econmicas absorvem hoje o maior nmero de cidados, h uma quantidade de indivduos cuja vida se passa quase que inteiramente no meio industrial e comercial; donde se segue que este meio no seno debilmente impregnado de moralidade, a maior parte de sua existncia transcorre fora de toda ao moral (Durkheim, Diviso do Trabalho,1978a,4) Quando desempenho meus deveres de irmo, de esposo ou de cidado... pratico deveres que esto definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes...Assim tambm o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenas e as prticas religiosas; existindo antes dele, porque existem fora dele. O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar as dvidas, os instrumentos de crdito que utilizo nas relaes comerciais, etc. funcionam independentemente do uso que delas fao... (Durkheim, Regras,1978b, p. 1-2).

fato social toda maneira de agir fixa ou no, suscetvel de exercer sobre o indivduo uma coero exterior; ou ento ainda, que geral na extenso de uma determinada sociedade, apresentando uma existncia prpria, independente das manifestaes individuais que possa ter (Durkheim, Regras,1978b,p. 11)

Para Durkheim a educao, por exemplo, um fato social que se impe aos indivduos pressionando-os a agir de acordo com as leis, as normas, os valores, o costume e as tradies de uma sociedade que, como uma entidade moral, assim exige. Desde os primeiros anos de vida, as crianas so foradas a comer, beber, dormir em horas regulares; so constrangidas a terem hbitos higinicos, a serem calmas e obedientes; mais tarde, obrigamo-las a aprender a pensar nos demais, a respeitar usos e convenincias e foramo-las ao trabalho, etc., etc (Regras, 1978b, p. 5).

O socilogo se coloque num estado de esprito semelhante ao dos fsicos, qumicos, fisiologistas, quando se aventuram numa regio ainda inexplorada de seu domnio cientfico. necessrio que ao penetrar no mundo social, tenha ele conscincia de que penetra no desconhecido; necessrio que se sinta em presena de fatos cujas leis so to desconhecidas quanto o eram as da existncia antes da constituio da biologia. (Durkheim, Regras,1978b, XXIII).

Durkheim se justifica afirmando que tratar os fatos sociais como coisa, significa classific -los nesta ou naquela categoria do real, observar em relao a eles uma certa atitude mental. Seu estudo deve ser abordado a partir do princpio de que se ignora completamente o que so, a priori, e as suas causas (Durkheim, Regras, 1978b,p. XXI).

Em A Diviso do Trabalho Social Durkheim (1978a, p.40) conceitua Conscincia Coletiva, um conceito extremamente importante em sua obra: O conjunto das crenas e dos sentimentos comuns mdia dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem sua vida prpria; poderemos cham-lo: conscincia coletiva ou comum. Sem dvida, ela no tem por substrato um rgo nico; por definio, difusa em toda extenso da sociedade.

A vida social feita essencialmente de representaes que so os estados da conscincia coletiva, diferentes em natureza dos estados da conscincia individual. Elas exprimem o modo pelo qual o grupo se concebe a si mesmo em suas relaes com os objetos que os afetam. Ora, o grupo est constitudo de maneira diferente do indivduo, e as coisas que o afetam so de outra natureza....Para compreender a maneira como a sociedade se v a si mesma e ao mundo que a rodeia, preciso considerar a natureza da sociedade e no a dos indivduos (Durkheim, Regras, XXVI, 1978b).

S-ar putea să vă placă și