Sunteți pe pagina 1din 3

A crise econmica e a exploso dos suicdios na Europa

Uma pesquisa sistemtica, levada a cabo por Stuckler, McKee e Sanjay Basu, que foi publicada em Lancet, trata das consequncias da crise econmica e financeira na rea da sade: aumentaram os suicdios, aumentaram as tentativas de suicdio, aumentaram vrios tipos de doena mental, sobretudo as depresses. Dois dos pases mais duramente atingidos pela crise, a Grcia e a Irlanda, foram os que tiveram as maiores elevaes nas taxas de suicdio. Os dados desses pesquisadores so mais moderados do que os publicados no jornal The Guardian, mas se referem ao perodo de 2007 a 2009. A Grcia tinha uma das mais baixas taxas de suicdio da Europa (h alguns anos, era de 2,8 por cem mil). A taxa continua entre as mais baixas, mas teve um incremento considervel nos ltimos anos. Por qu? Chama a ateno a coincidncia entre o crescimento da taxa e o crescimento da crise econmicofinanceira grega. Somente entre janeiro e maio de 2011, segundo Helena Smith, escrevendo no The Guardian, o aumento da taxa teria sido de 40% em comparao com o mesmo perodo em 2010. A principal religio da Grcia a ortodoxa, cuja rejeio do suicdio radical: no admite um ritual religioso no caso de suicidas. Contudo, esse freio ao suicdio parece estar declinando: Nikos Tsafos, em Greek Default Watch, apresenta dados mostrando um declnio nos casamentos religiosos. O mesmo autor mostra um declnio nos casamentos e uma crise na famlia, outra barreira tradicional contra o suicdio. A crise tambm se reflete no nmero de chamadas a instituies de auxlio a possveis suicidas: uma delas, chamada Klimaka, informa que aumentaram dez vezes. So chamadas tanto de homens quanto de mulheres e, em tempos de crise, o desemprego, o medo do desemprego e temas relacionados, passaram a ser os mais frequentes. A taxa grega de desemprego de 2011, 18%, trs vezes a do Brasil. O suicdio, com frequncia, d aviso e os consultrios de psiclogos, psicanalistas e psiquiatras esto lotados. Houve um aumento de 30% apenas em um ano nas consultas a psiquiatras e os problemas giram ao
1

redor da ansiedade e da depresso causadas pelo medo cujo fundo econmico e financeiro. Os afetados no so apenas os adultos: os servios de atendimento a crianas esto lotados e os nveis de estresse infantil e juvenil das vtimas so altos. Esses menores de idade esto enfrentando problemas antes desconhecidos, como o de ver o pai, a me, ou outros familiares, presos por crimes de origem econmica. Ningum se preparou para essa crise, muito menos as crianas e adolescentes. A Irlanda foi chamada de o Tigre Celta - enquanto durou o boom econmico. O bust, a quebra, foi proporcional ao boom. A resposta recesso econmica no se fez esperar: em um perodo curto, de 2007 a 2009, a taxa de suicdios aumentou 16%. um aumento que no se observa em tempos normais. Essa onda veio no bojo do que os terapeutas chamaram de depresso do tigre celta. Explodiu o nmero de homens jovens e de idade mdia nos consultrios mdicos e psiquitricos, com falta de apetite, insnia, e outros sintomas associados depresso. Em Cork, nada menos de quarenta por cento dos suicidas estavam desempregados, segundo Arensman, da National Suicide Research Foundation. Os que trabalhavam nas reas mais sensveis s flutuaes econmicas, como a construo, foram os mais atingidos. Note-se que na Irlanda, assim como na Grcia, a religio da maioria da populao ainda crist (catlica) e condena radicalmente o suicdio. No obstante, uma das consequncias observveis do boom econmico e do consumerismo foi o declnio da religiosidade. O freio religioso perdeu poder. A percentagem da populao que confiava muito ou totalmente na Igreja declinou de 48% em 1991 a 28% em 2008, segundo Mire Nic Ghiolla Phdraig em artigo publicado em Research Update. O suicdio apenas uma das consequncias: h outras. O crime tambm aumentou muito, assim como a pauperizao, observou-se um crescimento no nmero de mendigos e de sem-teto e muito mais. Os sem-teto, somente no centro de Atenas, atingem vinte mil. Os jovens foram particularmente afetados: no grupo de 25 a 40 anos, o desemprego atingiu 42%. Afinal, so cinco anos de recesso. A Grcia exemplo de irresponsabilidade fiscal. Gastou, gastou e gastou, endividou-se muito alm do prudente, e agora no tem como pagar o que deve.
2

H mais: alguns dos membros mais recentes da Comunidade Europeia, como a Hungria e a Litunia, so pases que, historicamente, tm altas taxas de suicdio, porm foram menos afetados houve um aumento inferior a 1% nas taxas os membros mais antigos, ao contrrio, foram os mais atingidos, castigados por um aumento de quase 7%. No h duvida de que a crise econmica afetou o bem estar social e psicolgico das populaes na Europa. O suicdio a sua dimenso mais radical, mas h muitas outras. A crise no se mede, apenas, em euros.

GLUCIO ARY DILLON SOARES IESP-UERJ

S-ar putea să vă placă și