Sunteți pe pagina 1din 14

setor 1502

15020212 15020212-SP

Aula 11
A POESIA LRICA DE CAMES

LUS VAZ DE CAMES (1525? 1580) POESIA LRICA: RIMAS , 1595


MODELOS E INFLUNCIAS

Plato (427-347 a.C.) Aristteles (384-322 a.C.) Virglio (70-19 a.C.) Horcio (65-8 a.C.) Tradio hebraico-crist Francesco Petrarca (1304-1374) Tradio lrica lusitana (popular e palaciana)

FORMAS

Medida velha: tradio ibrica medieval Medida nova: tradio renascentista italiana
estilo

TEMAS

Classicismo Maneirismo: transio para o Barroco (agudeza e engenho)

O amor O desacerto do mundo A mutabilidade e a efemeridade das coisas O ideal de perfeio

OS SONETOS DE CAMes

Exerccios
Texto para a questo 1 Alma minha gentil1, que te partiste To cedo desta vida descontente, Repousa l no cu eternamente, E viva eu c na terra sempre triste. Se l no assento etreo2, onde subiste, Memria desta vida se consente, No te esqueas daquele amor ardente Que j nos olhos meus to puro viste.

Soneto um poema de forma fixa, constituda por quatorze versos, distribudos em dois quartetos e dois tercetos. Os versos, originalmente, so decasslabos, com rimas fixas nos quartetos, geralmente abba abba. Nos tercetos, os esquemas de rimas so muito variados, mas prevalece a combinao cdc dcd. Nessa forma, o soneto chamado de italiano ou petrarquista. Em Portugal, o soneto foi introduzido por S de Miranda no segundo quartel do sculo XVI, mas foi Cames quem deu brilho a essa modalidade de composio na lngua portuguesa. Cames foi magistral em todas as formas lricas que praticou, mas os seus sonetos se destacam e esto entre os melhores jamais escritos em qualquer lngua.

ALFA-2 850150212

165

ANGLO VESTIBULARES

E se vires3 que pode merecer-te Alguma coisa a dor que me ficou Da mgoa sem remdio de perder-te, Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que to cedo de c me leve a ver-te, Quo cedo de meus olhos te levou.
(Cames. Rimas.) NOTAS: 1. Gentil: nobre, formosa, de elevada condio. 2. Assento etreo : trono abstrato de ter ou ar; cu. 3. Vires : futuro do verbo ver.

1. Observe as asseres e responda: I. Conforme a tradio mais aceita, o soneto tematiza a morte precoce de Dinamene, que Cames inscreve no pensamento neoplatnico, instaurando a hiptese de contato entre as almas aps a morte. II. Na primeira estrofe, o adjetivo descontente refere-se a vida; assim como, na segunda, puro refere-se a assento. III. Nos tercetos, o amante submete seu amor a um teste de autenticidade, para, depois, solicitar a integrao espiritual com a amada. a) Todas esto corretas. b) Todas esto erradas. c) Somente I e II esto corretas. d) Somente I e III esto corretas. e) Somente I est correta. Texto para a questo 2 Tanto de meu estado me acho incerto Que, em vivo ardor, tremendo estou de frio; Sem causa, juntamente choro e rio1, O mundo todo abarco e nada aperto2. tudo quanto sinto um desconcerto3; Da alma um fogo me sai, da vista um rio4; Agora espero, agora desconfio5; Agora desvario, agora acerto6. Estando em terra, chego ao cu voando7; Numa hora acho mil anos, e de jeito Que em mil anos no posso achar uma hora8. Se me pergunta algum porque assim ando, Respondo que no sei; porm, suspeito Que s porque vos vi, minha Senhora9.
NOTAS: 1. Sem razo choro e rio ao mesmo tempo. 2. Penso poder abraar o mundo todo, mas nada alcano. 3. Tudo quando sinto absurdo. 4. Meu corao anda to inquieto, que no paro de chorar. 5. s vezes, fico esperanoso; s vezes, inseguro. 6. s vezes, me perco; s vezes me encontro. 7. No consigo me concentrar em nada. 8. s vezes, o tempo voa; s vezes, custa a passar. 9. No tenho certeza, mas acho que a instabilidade emocional em que me encontro se deve ao imenso amor que nasceu em mim no exato momento em que vos conheci. Hoje, dir-se-ia amor primeira vista, que tambm uma forma neoplatnica de conceber os sentimentos.

2. O soneto Alma minha gentil que te partiste considerado clssico pela tradio crtica, pois o jogo de opostos presente nele (vida morte; cu terra; l c) integra uma dialtica discursiva em busca de harmonia. Por outro lado, o soneto Tanto de meu estado me acho incerto costuma ser interpretado como manifestao da potica maneirista, entendida como transio para viso conflituosa do perodo seguinte, o Barroco. Responda: a) Qual o principal procedimento estilstico adotado no soneto que permite entend-lo como maneirista? Trata-se da adoo do discurso agudo e engenhoso, que promove a surpresa e o espanto por meio de uma sucesso vertiginosa de antteses, paradoxos e hiprboles. Para tornar verossmeis o jogo dos contrrios e a expresso exagerada, o poeta constri o texto como expresso de uma psicologia enfeitiada pelos encantos de uma dama com poderes extraordinrios.

b) Levando em conta o conjunto de temas recorrentes nos sonetos camonianos apresentados na teoria desta aula, qual deles seria o tema central do soneto? H outros temas coexistentes ou paralelos? O tema central o amor, ou melhor, os efeitos do amor sobre o indivduo. Os temas coexistentes ou paralelos so o desacerto do mundo, a mutabilidade dos sentimentos e das coisas e o ideal de perfeio. Ao construir uma psicologia atormentada pela instabilidade dos sentimentos, o poeta sugere, com agudeza, a extremada beleza da mulher que provocou o desarranjo e a mobilidade de tudo na cabea do eu lrico. No famoso soneto Um mover de olhos, brando e piedoso, Cames interpreta a amada como Circe, cujo mgico veneno pode transformar o pensamento dos homens.

ORIENTAO DE ESTUDO

Livro 2
Caderno de Exerccios Unidade III

Tarefa Mnima
Leia, em Classicismo, no tpico referente a Cames, os itens Vida, Obra e os relativos Poesia Lrica: Rimas, cap. 4.

Tarefa Complementar
Resolva os exerccios 9 a 12, srie 4.

ALFA-2 850150212

166

ANGLO VESTIBULARES

Aulas 12 e 13
os lusadas, de lus de cames
os lusadas (1572)
MODELOS

Eneida, Virglio (sc. I a.C.) Ilada e Odisseia, Homero (sc. VIII a.C.) Orlando enamorado, Boiardo (1487)
Estrutura

X Cantos 1102 estrofes em oitava-rima: abababcc 8816 versos decasslabos heroicos e sficos
Lus Vaz de Cames (1525-1580) Frontispcio da 1a ed. (1572)

PARTES

EPISDIOS NOTVEIS

Proposio: exposio do assunto do poema Invocao: Musas = Tgides (ninfas do rio Tejo) Dedicatria: D. Sebastio Narrao: 3 plano mtico: Vnus Baco plano histrico: a) viagem de Vasco da Gama b) histrico heroico de Portugal Eplogo: encerramento do poema

Conclio dos deuses (Canto I) Ins de Castro (Canto III) Velho do Restelo (Canto IV) Gigante Adamastor (Canto V) Ilha dos Amores (Canto IX) (Mquina do mundo)

NOTE BEM Os Lusadas apresentam-nos inmeros heris, que, no conjunto, constituem um heri coletivo: o povo portugus. Devido viso aristocrtica que Cames tinha da Histria, por povo heroico deve-se entender os cavaleiros, os fidalgos, os nobres e reis. O plano mtico interage com o histrico. Vnus protege os nautas lusitanos enquanto Baco procura destru-los. A narrao de Os Lusadas contm vrias narrativas embutidas na ao principal, que o relato da viagem de Vasco da Gama. Assim, h vrios narradores alm do narrador principal. notvel como Cames soube incorporar organicamente o seu inspirado lirismo ao seu grande poema pico.

ALFA-2 850150212

167

ANGLO VESTIBULARES

Exerccios

1. Leia atentamente o texto abaixo para assinalar a alternativa errada a seu respeito. As armas, e os bares assinalados1, Que da ocidental praia lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram, ainda alm da Taprobana2, Em perigos, e guerras esforados, Mais do que prometia a fora humana. E entre gente remota edificaram Novo reino, que tanto sublimaram. E tambm as memrias gloriosas Daqueles reis, que foram dilatando A F, o Imprio, e as terras viciosas3 De frica, e de sia, andaram devastando, E aqueles que por obras valerosas4 Se vo da lei da morte libertando5, Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte. Cessem do sbio grego6 e do troiano7 As navegaes grandes que fizeram: Cale-se de Alexandro8 e de Trajano9 A fama das vitrias que tiveram, Que eu canto o peito ilustre lusitano, A quem Netuno10 e Marte11 obedeceram: Cesse tudo o que a Musa antiga canta12, Que outro valor13 mais alto se alevanta.
NOTAS: 1. vares ilustres; 2. antigo Ceilo, hoje, Sri Lanka; 3. terras pags; 4. valorosas; 5. Imortalizando; 6. Ulisses; 7. Eneias; 8. Alexandre, o Grande; 9. imperador romano; 10. Deus do mar; 11. Deus da guerra; 12. as epopeias antigas; 13. os heris lusitanos.

c) Ins de Castro: representa a participao ativa das mulheres nas empresas das grandes navegaes. d) Ilha dos Amores: representa a despedida do poeta, cansado de se dirigir aos portugueses esquecidos das glrias do passado. e) Conslio dos Deuses: representa a degradao dos deuses pagos, que so transformados em escravos do rei portugus cristo. (FUVEST) Texto para a questo 3 No mar, tanta tormenta e tanto dano, Tantas vezes a morte apercebida; Na terra, tanta guerra, tanto engano, Tanta necessidade aborrecida! Onde pode acolher-se um fraco humano, Onde ter segura a curta vida, Que no se arme e se indigne o Cu sereno Contra um bicho da terra to pequeno? 3. Nessa estrofe, Cames: a) exalta a coragem dos homens que enfrentam os perigos do mar e da terra. b) considera quanto deve o homem confiar na providncia divina que o ampara nos riscos e adversidades. c) lamenta a condio humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida. d) prope uma explicao a respeito do destino do homem. e) classifica o homem como um bicho da terra, dada a sua agressividade. Assinale com C as afirmaes corretas e com E, as erradas. 4. ( C ) Os Lusadas so um poema pico de exaltao nacionalista, pois celebram os grandes feitos dos portugueses. No entanto, Cames ultrapassa a particularidade nacional ao celebrar os valores universais da civilizao europeia. 5. ( C ) Cames usou em Os Lusadas a oitava-rima, estrofe composta de oito versos decasslabos, com esquema de rimas abababcc. Esse tipo de estrofe fora usada antes pelos poetas renascentistas italianos Boiardo e Ariosto. 6. ( E ) Os Lusadas tm como maior heri o rei D. Sebastio, celebrado como o responsvel pela expedio de Vasco da Gama ndia. 7. ( C ) Vasco da Gama relata ao rei de Melinde a histria heroica de Portugal, desde sua fundao at a aventura martima de que D. Manuel o havia encarregado. Outro resumo da histria heroica portuguesa feito por Paulo da Gama ao Catual de Calecute. Outros feitos gloriosos de Portugal, transcorridos de aps a viagem do Gama para a ndia at a poca da redao do poema, so apresentados sob a forma de profecias de deuses.

a) Essas estrofes, que abrem Os Lusadas, contm a Proposio do poema. b) O desbravamento do mar desconhecido, a descoberta do caminho martimo para a ndia, a expanso do imprio portugus e do cristianismo por frica e sia, so o assunto do poema. c) O poema afirma a superioridade das navegaes e dos feitos dos heris portugueses perante os de Grcia e Roma antigas. d) O primeiro verso de Os Lusadas imita a abertura da Eneida, de Virglio, onde se l: Arma uirumque cano... (eu canto as armas e o varo...). e) O poeta se diz capaz de libertar os homens da lei da morte, isto , de dar-lhes imortalidade, por fora de seu engenho e arte. 2. Assinale a alternativa que contenha a relao correta entre episdio e interpretao: a) Gigante Adamastor: representa os perigos enfrentados pelos portugueses nas viagens martimas empreendidas para a constituio do Imprio. b) Velho do Restelo: representa o entusiasmo da populao diante da perspectiva de crescimento do Imprio.
ALFA-2 850150212

168

ANGLO VESTIBULARES

8. ( E ) O sentimento cristo declarado de Os Lusadas impede a manifestao do erotismo, que a mitologia greco-latina contm. 9. ( E ) O episdio de Ins de Castro no tem fundamento histrico, trata-se de uma bela fico criada pela genial imaginao de Cames. 10. ( E ) O Velho do Restelo representa a opinio do liberalismo econmico e poltico da poca, avesso ao mercantilismo e febre de enriquecimento. 11. ( C ) Na Ilha dos Amores, os navegantes portugueses so recebidos pelas nereidas e pela deusa Ttis. Esta revela a Vasco da Gama a mquina do mundo, que s os deuses haviam contemplado at ento. Os portugueses, simbolicamente, so erguidos condio de deuses. 12. ( E ) Os Lusadas nada tm de aristocrtico, como se pode notar na inteno de exaltar todo o povo portugus, e no somente uma elite.

ORIENTAO DE ESTUDO

Livro 2
Caderno de Exerccios Unidade III

Tarefa Mnima
AULA 12 Leia, em Classicismo, no tpico Poesia pica: Os Lusadas, at o texto de Leitura (Gigante Adamastor), cap. 4. AULA 13 Resolva os exerccios 1 a 8, srie 4.

Tarefa Complementar
AULA 12 Resolva os exerccios 13, 18 e 20, srie 4. AULA 13 Resolva os exerccios 27 a 31, srie 4.

Aulas 14 a 16
o barroco na literatura luso-brasileira

BARROCO (sc. XVII Seiscentismo)


SITUAO HISTRICA

Absolutismo/Contrarreforma/Mercantilismo/Colonialismo
MARCOS INICIAIS

Portugal: 1580 (morte de Cames) Brasil: 1601 (Prosopopeia, Bento Teixeira)


CARACTERSTICAS

Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade labirntica: obscuridade/complexidade Ornamentalismo (figurao abundante) 3 anttese, parodoxo e oxmoro 3 hiprbato, quiasmo, hiplage, gradao, hiprbole 3 aliterao e assonncia 3 sinestesia, perfrase, metfora e alegoria
TEMTICA

Maria Madalena com a lamparina Georges De La Tour (1593-1652) Anttese: claro-escuro; vida-morte

ESTILOS

Angstia mstica: salvao/perdio Angstia existencial 3 vida/morte (efemeridade da vida) 3 fugacidade do tempo Angstia ertica 3 sensualismo/platonismo 3 carpe diem /pessimismo

Cultismo (gongorismo) 3 agudeza 3 descrio 3 sensorialismo Conceptismo (quevedismo) 3 engenho 3 dissertao (argumentao) 3 intelectualismo

ALFA-2 850150212

169

ANGLO VESTIBULARES

Pe. ANTNIO VIEIRA (1608-1697)

GREGRIO DE MATOS (1636-1695)

POESIA LRICA

Religiosa 3 angstia mstica 3 conceptismo


OBRAS

Sermes, 1679-1748 (15 volumes) Cartas, 1735/46 (3 volumes) Histria do futuro, 1718 Esperanas de Portugal, 1856/7
CARACTERSTICAS

Reflexiva 3 angstia existencial 3 fugacidade do tempo 3 efemeridade das coisas 3 pessimismo 3 conceptismo Amorosa 3 angstia sentimental 3 elogio da beleza feminina 3 carpe diem 3 sensualismo e platonismo 3 cultismo
POESIA SATRICA (o Boca do Inferno)

Influncia da Escolstica (razo e f) Estilo conceptista Temas polticos, sociais, econmicos, morais e religiosos
SERMES FAMOSOS

Sermo pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda Sermo de Santo Antnio aos peixes Sermo da Sexagsima (A palavra de Deus)

Graciosa: crnica humorstica da Bahia seiscentista Fescenina: poesia pornogrfica


POESIA ENCOMISTICA (laudatria) OBRA

Poesia completa. Crnica do viver baiano seiscentista, 1967

EXEMPLO DE CULTISMO Se as sobrancelhas vejo, Setas despedes contra o meu desejo; Se do rosto os primores, Em teu rosto se pintam vrias cores; Vejo, pois, para pena e para gosto As sobrancelhas arco; ris o rosto.
(Manuel Botelho de Oliveira)

EXEMPLO DE CONCEPTISMO Aristteles disse que entre todas as coisas terrveis, a mais terrvel a morte. Disse bem; mas no entendeu o que disse. No terrvel a morte pela vida que acaba seno pela eternidade que comea. No terrvel a porta por onde se sai, a terrvel a porta por onde se entra. Se olhais para cima, uma escada que chega at o cu; se olhais para baixo, um precipcio que vai parar no inferno.
(Pe. Antnio Vieira)

ALFA-2 850150212

170

ANGLO VESTIBULARES

Exerccios

Texto para a questo 1 A serpe, que adornando vrias cores, Com passos mais oblquos que serenos, Entre belos jardins, prados amenos, maio errante de torcidas flores.
(Manuel Botelho de Oliveira. Msica do Parnaso.)

1. O texto exemplo de poesia cultista ou gongrica. Assinale a alternativa que apresenta a melhor explicao para essa classificao: a) Texto predominantemente conotativo, pois se funda na ordem racional dos termos, voltados para a explorao aguda do raciocnio, donde resulta insinuante descrio denotativa. b) Associao das cores da serpente com o ms de maio (= primavera, na Europa), donde resulta uma descrio sensorial fundada na metfora aguda. c) Identidade conceitual entre serpente e primavera (= maio), procedimento que demonstra a propenso do texto para a dissertao imaginosa, em que o conceito se sobrepe s imagens. d) No texto, serpente est para maio, assim como maio est para primavera. Tais relaes partilham tanto da natureza da metfora quanto da metonmia, razes suficientes para aproximar o texto da tendncia denotativa do Cultismo. e) Identidade entre serpente e o ms de maio (= primavera), em que ocorre a sobreposio de metfora com metonmia, donde resulta uma descrio abstrata fundada na agudeza dos procedimentos. Texto para a questo 2 A formosura um bem frgil, e quanto mais se vai chegando aos anos, tanto mais vai diminuindo e desfazendo em si e fazendo-se menor. Seja exemplo desta lastimosa1 fragilidade Helena, aquela famosa e formosa grega, filha de Tndaro, Rei da Lacnia, por cujo roubo foi destruda Troia. Durou a guerra dez anos, e, ao passo que ia durando e crescendo a guerra, se ia juntamente com os anos diminuindo a causa dela. Era a causa a formosura de Helena, flor enfim da terra, e cada ano cortada com o arado do tempo; estava j to murcha, e a mesma Helena2 to outra3, que, vendo-se no espelho, pelos olhos, que j no tinham a antiga viveza4, lhe corriam as lgrimas, e, no achando a causa por que duas vezes fora roubada, ao mesmo espelho5 e a si perguntava por ela.
(Pe. Vieira. Sermo do Demnio do Mundo) NOTAS: 1. lastimosa: lastimvel, lamentvel. 2. a mesma Helena: a prpria Helena. 3. to outra : to diferente. 4. viveza : vivacidade. 5. ao mesmo espelho: ao prprio espelho, que, outrora, refletia sua beleza.

tambm de ser considerado barroco. Em particular, esse texto exemplifica o estilo seiscentista, sobretudo, porque desenvolve, de maneira engenhosa, um conceito paradoxal. Responda: a) Em que consiste esse conceito paradoxal? O conceito paradoxal consiste no argumento de que um bem perecvel (a beleza de Helena) pde gerar um mal duradouro (a guerra de Troia).

b) Escolha no texto outro exemplo de agudeza ou estilo engenhoso prprio do perodo seiscentista. Explique brevemente seu funcionamento. aguda a imagem de o mesmo espelho mostrar duas Helenas diferentes. tambm engenhosa a metfora de Helena como flor, associado do tempo como arado : da mesma forma que o arado produz sulcos na terra, o tempo produz rugas no rosto de Helena.

Texto para as questes 3 e 4 Ofendi-vos, meu Deus, bem verdade, Verdade , meu Deus, que hei delinquido, Delinquido vos tenho e ofendido, Ofendido vos tem minha maldade. Maldade que encaminha vaidade, Vaidade que todo me h vencido; Vencido quero ver-me e arrependido, Arrependido a tanta enormidade. Arrependido estou de corao, De corao vos busco, dai-me abraos, Abraos, que me rendem vossa luz. Luz que claro me mostra a salvao, A salvao pretendo em tais abraos, Misericrdia, Amor, Jesus, Jesus.
(Gregrio de Matos, Obra Potica Crnica do Viver Baiano Seiscentista).

2. Vieira um mestre do discurso engenhoso, caracterizado pela aplicao sutil da inteligncia linguagem, que devia se empenhar na conquista da surpresa mediante os diversos requintes do estilo artstico. A esse tipo de astcia, os seiscentistas chamavam agudeza. Como Vieira aplicava a agudeza ao desenvolvimento de raciocnios e ideias imprevistas, costuma ser classificado de conceptista, sem deixar
ALFA-2 850150212

3. Observe as asseres e responda I. Texto tpico da lrica religiosa atribuda a Gregrio de Matos. Funda-se em processo cultista chamado anadiplose, que consiste na retomada do ltimo vocbulo de um verso no incio do seguinte. Apesar disso, o texto pode ser considerado conceptista por apresentar esforo dialtico no sentido de apresentar a defesa de um princpio ou de uma posio retoricamente assumida. II. O texto apropria-se de um lugar comum do discurso ideolgico do Conclio de Trento, em particular, e da Contrarreforma, em geral, segundo o qual o homem deve se dirigir a Deus para, uma vez mais e sempre, reiterar seu permanente estado de culpa. Essa modalidade potica um dos traos da exclusividade estilstica da poesia atribuda a Gregrio de Matos.

171

ANGLO VESTIBULARES

III. A disposio dos vocbulos do incio e do final dos versos sugere uma espiral descendente (figurao do inferno?), que pode representar o apreo do estilo gregoriano pelo movimento sinuoso (como o colear da serpente no poema de Botelho de Oliveira apresentado na questo 1), o que consiste em mais um trao da exclusividade estilstica do genial Gregrio de Matos. a) Todas esto corretas. b) Todas esto erradas. c) Somente I est correta. d) Somente I e II esto corretas. e) Somente II e III esto corretas. 4. Justifique brevemente sua resposta ao exerccio anterior. Somente a assero I est inteiramente correta. Quase tudo nas demais asseres est correto, exceto o fato de que as caractersticas ali (corretamente) apresentadas consistem em exclusividade estilstica da poesia atribuda a Gregrio de Matos. Pertencem, antes, ao estilo coletivo seiscentista, de que Gregrio tributrio. Aqueles aspectos ocorrem com frequncia, por exemplo, na poesia de Quevedo, de Soror Juana de la Cruz e em alguns poetas da Fnix Renascida.

5. Como se sabe, a poesia atribuda a Gregrio de Matos inclui variada gama de assuntos e gneros, tais como: 1) poesia lrica (religiosa, amorosa, reflexiva), 2) satrica (graciosa, fescenina) e 3) encomistica (apologtica; de louvao). Assinale a alternativa incorreta sobre as estrofes extradas do poema intitulado: Amsia de um Sujeito que, Fiada no seu Respeito, se Fazia Soberba e Desavergonhada: a) Exemplo de poesia fescenina, em que o enunciador ressentido, jogando com os vocbulos, produz texto equvoco, insinuando que a prostituta usa a lngua tanto para o sexo quanto para a maledicncia. b) Exemplo de poesia graciosa, em que o amante ressentido, jogando com os vocbulos, produz texto malicioso e satrico, sem, contudo, se aproximar da licenciosidade. c) Respeitando a verossimilhana do chamado estilo baixo, em que os vocbulos se ajustam matria, o enunciador satrico no censura tanto a promiscuidade sexual quanto a indiscrio verbal da prostituta. d) Ttulos longos e explicativos, como o desse poema, so usuais nos textos atribudos a Gregrio de Matos e recebem o nome tcnico de didasclia. e) Pela perspectiva do amante ressentido, a prostituta, alm de quebrar o decoro do silncio, falhava por no selecionar devidamente os clientes. ORIENTAO DE ESTUDO

Livro 2
Caderno de Exerccios Unidade III

Texto para a questo 5 Entram na tua casa a seus contratos1 Frades, Sargentos, Pajens e Mulatos, Porque tua vileza2 to notria, Que entre os homens no achas mais que escria3: A todos esses guapos ds a lngua, E por muito que ds no te faz mngua: Antes s linguaraz4, e a mim me espanta Que, dando a todos, tenhas lngua tanta. Mas isso te nasceu, puta Andresona, De seres puta vil, puta fragona5: Que o falar da janela e da varanda, S se achar em putas de quitanda. Cal-te6, que a puta grave, qual donzela, Geme na cama e cala na janela.
(Gregrio de Matos. Obra Potica Crnica do Viver Baiano Seiscentista). NOTAS: 1. a seus contratos: por dinheiro. 2. vileza: vilania, m conduta. 3. escria: resto, rebotalho, pessoas desclassificadas. 4. linguaraz: linguaruda. 5. fragona: Vocbulo enigmtico. Talvez provenha de frgua: forja de ferreiro, como designao pornogrfica das partes ntimas de Andresona. 6. Cal-te: cala-te.

Tarefa Mnima
AULA 14 Leia o captulo 5, dedicado ao estudo do Barroco. AULA 15 Resolva os exerccios 2, 3, 4, 6, 7, 31, 32 e 33, srie 5. AULA 16 Resolva os exerccios 1, 5, 8 e 15, srie 5.

Tarefa Complementar
AULA 14 Resolva os exerccios 16 a 20, srie 5. AULA 15 Resolva os exerccios 21 a 27, srie 5. AULA 16 Resolva os exerccios 28, 29, 30, 34 e 35, srie 5.

ALFA-2 850150212

172

ANGLO VESTIBULARES

Aulas 17 e 18
o arcadismo na literatura luso-brasileira
neoclassicismo-arcadismo (sc. XVIII Setecentismo)
situao histrica

Iluminismo (verdade, razo e natureza) Despotismo esclarecido: Marqus de Pombal Inconfidncia Mineira (1789) Ciclo de ouro

caractersticas

Ideal clssico: oposio ao Barroco Convencionalismo 3 aurea mediocritas: equilbrio/harmonia 3 inutilia truncat: conciso/simplicidade/clareza 3 fugere urbem: fugir da cidade 3 locus amoenus: bucolismo 3 carpe diem: aproveitar a vida 3 pastoralismo: pseudnimos pastoris Pr-Romantismo: locus horrendus /nativismo (ndio)
autores e obras importantes

PORTUGAL 3 Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805): Rimas (3 vol.) BRASIL 3 Cludio Manuel da Costa (1729-1789): Obras Poticas (1768) 3 Baslio da Gama (1740-1795): O Uraguay (1769) 3 Toms A. Gonzaga (1744-1810): Marlia de Dirceu (1792)

Gonzaga

Exerccios

Texto para a questo 1 Lde, que tempo, os clssicos honrados; Herdai seus bens, herdai essas conquistas1, Que em reinos dos romanos e dos gregos Com indefeso2 estudo conseguiram. Vereis ento que garbo3, que facndia4 Orna o verso gentil5, quanto sem eles6 delambido7 e peco8 o pobre verso. Oh! clssicos do nosso augusto sclo9. Que sempre fostes o patente10 molde De elegante escritura genuna, Oh! quanto deveis hoje, mais que nunca, Ser o que so bandeiras nas batalhas11!
(Francisco Manuel do Nascimento (Filinto Elsio). Obras.) NOTAS: 1. Bens culturais. 2. Incansvel. 3. Elegncia. 4. Eloquncia. 5. Nobre, elegante. 6. Os clssicos. 7. Afetado. 8. Sem vida. 9. augusto sculo o sculo XVI, poca de Cames e do Renascimento. 10. Evidente. 11. Smbolo de luta e convico.

ALFA-2 850150212

173

ANGLO VESTIBULARES

1. Observe as asseres sobre o texto e responda: I. Seguindo um hbito muito pouco difundido na poesia setecentista, Francisco Manuel do Nascimento adota o pseudnimo latino de Filinto Elsio, como forma de demonstrar apreo pela tradio dos clssicos latinos. II. O texto pode ser entendido como uma arte potica, no sentido clssico de compndio de preceitos sobre a maneira certa e racional de dizer bem as coisas, conforme as convices do perodo. III. O principal preceito apresentado pelo texto o da necessidade do estudo e imitao da tradio clssica, que, em Portugal, deveria, basicamente consistir na assimilao da experincia quinhentista: poca de Cames, de Antnio Ferreira e S de Miranda, que souberam aproveitar o legado da arte greco-romana. a) Todas esto corretas. b) Todas esto erradas. c) Somente I est correta. d) Somente I e II esto corretas. e) Somente II e III esto corretas. Texto para a questo 2 Debalde um vu cioso1, oh Nise, encobre Intactas perfeies ao meu desejo; Tudo o que escondes, tudo o que no vejo A mente audaz2 e algera3 descobre: Por mais e mais que as sentinelas4 dobre A sisuda Modstia, o cauto Pejo5, Teus braos logro6, teus encantos beijo, Por milagre da ideia7 afoita8 e nobre: Inda que prmio teu rigor9 me negue, Do pensamento a indmita porfia10 Ao mais doce prazer me deixa entregue: Que pode contra Amor a tirania, Se as delcias, que a vista no consegue, Consegue a temerria fantasia?

III. Alm de se oporem na armao lgico-semntica do texto, Amor, Modstia e Pejo se distanciam quanto configurao estilstica, pois os trs se apresentam como alegorias de conceitos tico-filosficos. a) Todas esto corretas. b) Todas esto erradas. c) Somente I est correta. d) Somente II est correta. e) Somente II e III esto corretas. Texto para a questo 3 Minha Marlia, Se tens beleza, Da natureza um favor. Mas se aos vindouros1 Teu nome passa2, s por graa3 Do Deus de amor4, Que, terno, inflama A mente, o peito Do teu Pastor5. Em vo se viram6 Perlas7 mimosas, Jasmins8 e rosas9 No rosto teu. Em vo terias Essas estrelas10 E as tranas belas, Que o Cu te deu, Se em doce verso No as cantasse O bom Dirceu. O voraz11 tempo Ligeiro corre; Com ele morre A perfeio. Essa que o Egito12 Sbia modera13, De Marco impera No Corao14; Mas j Otvio15 No sente a fora Do seu grilho. Ah! Vem, bela, E o teu querido, Ao Deus Cupido Louvores dar16 ! Pois faz que todos Com igual sorte Do tempo e morte Possam zombar: Tu por formosa; E ele, Marlia, Por te cantar.

(Bocage. Rimas.)

NOTAS: 1. cuidadoso. 2. Ousada. 3. Que voa gil e velozmente. 4. Vigias. 5. Pudor. 6. Conquisto, consigo, obtenho. 7. Pensamento, fantasia. 8. Audaz, atrevida. 9. Indiferena. 10. A valente luta do pensamento.

2. O sculo XVIII encruzilhada de diversas tendncias, as quais abrem as portas para o mundo contemporneo. Dentre essas tendncias se encontram: 1) a poesia de cena pastoril, com tmidas manifestaes de amor licencioso; 2) a stira poltica; 3) o indianismo e o confessionalismo, considerados pr-romnticos. Alm dessas, h outras manifestaes temticas igualmente relevantes. Observe as asseres sobre o texto de Bocage e responda: I. Representa importante vertente libertina e libertria da arte setecentista, em que a fantasia artstica se mescla com o projeto de encenaes de uma existncia prazerosa, despida de preconceitos e contrria a convenes restritivas. II. Conforme a lgica do texto, a tirania propicia os prazeres, assim como o Amor e a fantasia propiciam a Modstia e o Pejo.
ALFA-2 850150212

(T. A. Gonzaga. Marlia de Dirceu.)

174

ANGLO VESTIBULARES

NOTAS: 1. posteridade. 2. Teu nome passar, isto , se teu nome atingir posteridade. 3. Por fora, por favor ou em consequncia de. 4. Cupido, Eros. 5. O prprio Dirceu. 6. Em vo se veriam. 7. Prolas. Os dentes de Marlia. 8. A partes brancas do rosto: nariz, testa. 9. As partes vermelhas do rosto: bochechas, lbios. 10. Olhos. 11. Faminto, devorador, destruidor da beleza. 12. Clepatra. 13. Governa. Mas deve-se entender governou, porque o texto usa o presente histrico, que s vezes se refere ao futuro; s vezes, ao passado. 14. Marco Antnio, trinviro romano que se apaixonou por Clepatra. 15. Otvio Augusto. Depois da derrota de Marco Antnio, Clepatra tentou se aproximar de Otvio, mas este a recusou. 16. O poeta convida a amada a pagar tributo ao Deus que os imortalizar.

3. A tradio crtica do sculo XIX depois seguida pela do sculo XX , apropriando-se livremente de alguns traos de Marlia de Dirceu, procurou entender o livro de Gonzaga como antecipador da sensibilidade romntica, fundada no sentimentalismo, na sinceridade emocional e no nacionalismo. Responda: a) Voc diria que o texto lido pode ser entendido como prromntico? Por qu? No, porque apresenta diversos esteretipos prprios da poesia setecentista. Trata-se mais de uma cena pastoral do que propriamente de um poema de expresso amorosa. Em rigor, estamos diante de uma ode ao amor, entendido como elogio a um conceito ou a um tema artstico, e no como uma experincia decorrente de relaes pessoais.

b) Qual a tpica ou tema literrio especificamente abordado no texto? A tpica especfica a da construo da eternidade pela arte, no caso, pela poesia inspirada por Amor, pela beleza de Marlia e pelo talento de Dirceu. Todavia, a beleza de Marlia perecvel. No assim com o seu retrato potico, que a tornar eterna. Por isso, ela deve homenagear Cupido, entregando-se a Dirceu. Logo, h uma tpica paralela no poema, que o carpe diem, entendido como o convite amoroso que fala da passagem do tempo como argumento de persuaso.

ORIENTAO DE ESTUDO

Livro 2
Caderno de Exerccios Unidade III

Tarefa Mnima
AULA 17 Leia o captulo 6, referente ao Neoclassicismo-Arcadismo. AULA 18 Resolva os exerccios 1 a 10, srie 6.

Tarefa Complementar
AULA 17 Resolva os exerccios 11 a 20, srie 6. AULA 18 Resolva os exerccios 21 a 30, srie 6.

ALFA-2 850150212

175

ANGLO VESTIBULARES

Aulas 19 e 20
ROMANTISMO
ROMANTISMO
IDEOLOGIA caractersticas origens

liberalismo rebeldia individualismo subjetivismo sentimentalismo nacionalismo naturismo pantesmo

liberdade de expresso originalidade autenticidade inspirao imaginao idealizao da realidade

Alemanha: Sturm und Drang; Os sofrimentos do jovem Werther (1774), Goethe Inglaterra: Baladas lricas (1789), Wordsworth e Coleridge
correntes literrias 1. Romantismo de Evaso

romances histricos 3 medievalismo 3 indianismo romances de folhetim 3 sentimentalismo 3 ultrarromantismo poesia do mal do sculo 3 spleen (tdio; melancolia) 3 byronismo 3 egotismo/egocentrismo 3 escapismo
2. Romantismo de Oposio

A Liberdade Conduzindo o Povo, Eugne Delacroix

romance social: problematizao da realidade poesia libertria: condoreirismo

NOTE BEM O esprito romntico marcado por trs conceitos fundamentais e novos para o sculo XIX: individualismo, liberdade e nacionalismo. Tais conceitos nascem com a formao da psicologia burguesa, oriunda das transformaes socioeconmicas e culturais da Revoluo Industrial (1760-1850) e da Revoluo Francesa (a partir de 1789). Em Portugal, os mais importantes autores do Romantismo so: Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco. Almeida Garrett (1799-1854), alm de Cames (1825), poema que deu incio ao Romantismo lusitano, autor das seguintes obras importantes: Frei Lus de Sousa (1844), drama histrico que questiona o sebastianismo; Viagens na minha terra (1846), romance que inaugura a narrativa digressiva moderna na lngua portuguesa; Folhas cadas (1853), poesia lrica inspirada no romanceiro popular. Alexandre Herculano (1810-1877) foi historiador e artista. Sua obra literria, de estilo solene e carter medievalista, tem como obras de destaque os romances histricos Eurico, o presbtero (1844), O monge de Cister (1848) e O bobo (1878), alm do livro de contos Lendas e narrativas (1851). Camilo Castelo Branco (1825-1890) considerado um dos maiores estilistas da lngua. Mestre na arte da ironia, suas principais obras dividem-se em dois grupos: o das novelas passionais ultrarromnticas, de que destaque Amor de perdio (1862), e o das novelas satricas, como A queda de um anjo (1866). No Brasil, o Romantismo chega, timidamente embora, em 1836, com a publicao de Suspiros poticos e saudades, de Gonalves de Magalhes. A poesia do Romantismo brasileiro tradicionalmente dividida em trs geraes. Na primeira, destaca-se a temtica do nacionalismo; na segunda, a do sentimentalismo tpico do mal do sculo; na terceira, a preocupao social. Nas trs geraes, a lrica amorosa tem lugar especial, acentuando, respectivamente, aspectos platnicos, escapistas e sensuais.

ALFA-2 850150212

176

ANGLO VESTIBULARES

Gonalves Dias (1823-1864) o principal poeta da primeira gerao. Seu estilo rigoroso e equilibrado ora idealiza o ndio (indianismo), ora a natureza brasileira (cor local), ora a mulher e o amor (platonismo). autor de poemas famosssimos como I-Juca-Pirama, Leito de folhas verdes, O canto do piaga e a Cano do Exlio. lvares de Azevedo (1831-1852) destaca-se entre os poetas da segunda gerao. Sua poesia apresenta duas faces: o byronismo sentimental e escapista, de ambientao noturna e no raro mrbida (a morte), e o byronismo irnico, de carter humorstico, prosaico e pardico. Ambas as faces podem ser apreciadas em seu livro Lira dos vinte anos (primeira edio de 1853, com o ttulo de Poesias). Castro Alves (1847-1871) o grande nome da terceira gerao de poetas romnticos brasileiros. Seu estilo, chamado de condoreirismo, caracteriza-se pela linguagem e pela temtica associadas ideia de grandiosidade. Antteses e hiprboles colaboram para acentuar o engajamento em causas sociais, como a da liberdade para os escravos (abolicionismo). Foi notvel poeta na representao plstica da natureza e na abordagem do amor sem preconceitos moralistas. Publicou em vida o volume Espumas flutuantes (1870); postumamente, os poemas abolicionistas foram reunidos na obra Os escravos (1883).

Exerccios

1. Observe a seguinte frase, associe-a com as asseres apresentadas e assinale a alternativa que contenha o melhor comentrio crtico e histrico a seu respeito: Metamos o martelo nas teorias, nas poticas e nos sistemas... Nada de regras nem de modelos.
(Victor Hugo. Cromwell, prefcio.)

Texto II Meu pobre leito! Eu amo-te, contudo! Aqui levei sonhando noites belas; As longas horas olvidei8, libando9 Ardentes gotas de licor doirado, Esqueci-as10 no fumo, na leitura Das pginas lascivas11do romance.
(lvares de Azevedo. Ideias ntimas.) NOTAS: 1. Trata-se da bandeira do Imprio brasileiro, que adotava a escravido. 2. Mulheres devotas de Baco, deus do vinho. Pessoa desavergonhada. 3. Pessoa sem pudor. 4. Compartimento colocado na extremidade mais elevada do mastro de um navio veleiro. 5. Do verbo tripudiar: ao de orientar o navio da gvea, instruindo o piloto com informes sobre acidentes que s se enxergam do alto. 6. Poesia. 7. Bandeira. 8. Esqueci, deixei passar. 9. Do verbo libar: beber de modo ritualstico, como se fosse numa cerimnia religiosa. 10. O pronome as refere-se s horas perdidas em orgias solitrias com a bebida. 11. Erticas, sensuais.

I. Os neoclssicos valorizavam a imitao dos grandes modelos do passado, obedecendo aos preceitos e padres das poticas. Valorizavam a arte regular, fruto do estudo e da disciplina. A frase de Victor Hugo reage contra essa atitude, propondo uma arte livre e original, baseada na rebeldia, na inspirao, na fantasia e no impulso criativo. II. Os neoclssicos produziram arte compromissada com os valores da elite do Antigo Regime. Os romnticos procuram associar arte e compromisso social, promovendo sistemtica crtica aos valores da Burguesia ascendente. Nesse sentido, o martelo, na frase de Victor Hugo, funciona principalmente como alegoria de rebeldia poltica. III. A frase de Victor Hugo deve, principalmente, ser entendida como um grito de liberdade contra as convenes artsticas da arte neoclssica, sem deixar de possuir conotao de insatisfao poltico-social, o que se percebe, sobretudo, pelo desejo de destruio dos sistemas. a) Todas esto corretas. b) Todas esto erradas. c) Somente I est correta. d) Somente I e II esto corretas. e) Somente I e III esto corretas. Textos para as questes 2 e 3 Texto I Existe um povo que a bandeira1 empresta Para cobrir tanta infmia e covardia! E deixa-a transformar-se nessa festa Em manto impuro de bacante2 fria!... Meu Deus! Meu Deus! Mas que bandeira esta, Que impudente3 na gvea4 tripudia5? Silncio, Musa6... chora e chora tanto Que o pavilho7 se lave no teu pranto!....
(Castro Alves. O Navio Negreiro.) ALFA-2 850150212

2. Conforme os pressupostos desta aula, o Romantismo pode manifestar-se como atitude de evaso ou como atitude de oposio. Responda: a) Como voc classifica os textos lidos? O texto I, de Castro Alves, classifica-se como atitude de oposio; o texto II, de lvares de Azevedo, como atitude de evaso.

b) Justifique sucintamente sua classificao. O texto de Castro Alves ope-se ao escravismo, propondo poeticamente uma reforma social, pois sugere que a Poesia lave a bandeira nacional, isto , deseja que o pas se livre da mancha da escravido. O texto de lvares de Azevedo, voltado para as coisas pessoais e ntimas, prope a fuga da realidade externa em favor da investigao da realidade interior, tomando como instrumentos a bebida e a solido imaginosa.

177

ANGLO VESTIBULARES

3. Observe as asseres sobre as duas estrofes e a assinale a alternativa correta sobre o estilo romntico: I. O Romantismo valoriza a funo emotiva da linguagem, que se manifesta, por exemplo, no uso recorrente da exclamao, mais forte em lvares de Azevedo do que em Castro Alves. II. O idealismo romntico pode manifestar-se na adjetivao profusa, pois isso ressalta aspectos abstratos de coisas concretas, tal como se v, com maior destaque, em Castro Alves do que em lvares de Azevedo. III. A diferena entre as duas estrofes ensina que no h uma unidade rigorosa entre os autores da Escola Romntica, mas sim manifestaes distintas do mesmo ideal de liberdade, de individualismo e de nacionalismo. a) Todas esto corretas. b) Todas esto erradas. c) Somente I est correta. d) Somente III est correta. e) Somente II e III esto corretas. (MACK-SP) Texto para as questes 4 e 5 Por que tardas, Jatir, que tanto a custo voz do meu amor moves teus passos? Da noite a virao, movendo as folhas, J nos cimos do bosque rumoreja. Eu sob a copa da mangueira altiva Nosso leito gentil cobri zelosa Com mimoso tapiz de folhas brandas, Onde o frouxo luar brinca entre flores.
NOTAS: 1. virao: .vento brando e fresco; 2. tapiz: tapete

5. Considere as seguintes afirmaes. I. No texto, os elementos naturais virao e luar esto personificados. II. O desejo do eu lrico reflete-se no efeito de sensualidade sugerido pela descrio da natureza. III. A representao esttica da natureza cpia do modelo rcade, conhecido como locus amoenus. Assinale: a) se apenas I e III estiverem corretas. b) se apenas I e II estiverem corretas. c) se apenas II estiver correta. d) se todas estiverem corretas. e) se todas estiverem incorretas.

ORIENTAO DE ESTUDO

Livro 2
Caderno de Exerccios Unidade III

Tarefa Mnima
AULA 19 Leia, no captulo 1, Introduo aos Estudos Literrios, os tpicos referentes Prosa de fico. AULA 20 (Gonalves Dias) Leia o captulo 7, Romantismo, do incio at o tpico Teatro Ro mntico.

4. Assinale a alternativa que apresenta comentrio crtico adequado ao texto. a) O canto, expressando a ansiedade do eu lrico pela chegada do ser amado, recupera a tradio lrica medieval, em especial as cantigas de amigo. b) O texto recupera a tradio clssico-renascentista, como provam os versos decasslabos e o esquema rmico regular. c) A coita de amor expressa pelo eu lrico masculino prova de que o poema recupera a temtica das cantigas de amor da poesia trovadoresca. d) Os versos provam que a poesia brasileira do sculo XVIII repudiou o lirismo peninsular; buscando formas e motivos poticos originais. e) A poesia brasileira seiscentista associou motivos autenticamente nacionais aos da tradio greco-romana.

Tarefa Complementar
AULA 19 Resolva os exerccios 3, 4, 18, 30, 35, 38 e 39, srie 7. AULA 20 Resolva os exerccios 2, 5 a 8, 10, 11, 12, 14, 15 e 16, srie 7.

Desafio
AULA 19 Resolva os exerccios 31 a 38, srie 1. AULA 20 Resolva os exerccios 39 a 45, srie 1.

ALFA-2 850150212

178

ANGLO VESTIBULARES

S-ar putea să vă placă și