Sunteți pe pagina 1din 10

Trabalho de tica e Moral

ndice
Introduo Desenvolvimento A diferencia entre moral e tica Moral e tica: Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade O que a tica? O que a Moral? Concluso

Introduo
O presente trabalho a ser apresentado da disciplina de tica tem como objectivo abordar sobre tica e moral sob um enfoque filosfico um tanto prtico, onde ir procurar delinear as suas diferenas e principalmente a interligao entre ambas, mostrado o quanto ambas esto ligadas em nosso modo de agir e pensar. No contexto filosfico, tica e moral possuem diferentes significados. A tica est associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral so os costumes, regras, tabus e convenes estabelecidas por cada sociedade. No sentido prtico, a finalidade da tica e da moral muito semelhante. So ambas responsveis por construir as bases que vo guiar a conduta do homem, determinando o seu carcter, altrusmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. Alm do mais, a tica j encontra a vivncia moral vigente na sociedade, portanto no ela quem estabelece os valores morais; ela apenas busca compreender seu ncleo conceitual, como ela surge, em que estado as atitudes morais so perpetradas, do ponto de vista pessoal e das circunstncias objectivas, os princpios de onde partem os julgamentos de natureza moral, entre outros factores tericos.

Desenvolvimento
Em primeiro lugar, observe-se a origem das palavras. tica vem do grego ethos, e significa hbito. Moral vem do latim mores e significa hbito, costumes. Ou seja, do ponto de vista puramente filolgico no haveria motivo para se distinguir as duas expresses (a no ser, claro, que se faa estudos filolgicos muito precisos e se estude a diferena entre o significado de ethos para gregos e morus para os latinos). Fato que mesmo no mundo filosfico existe um certo caos terminolgico neste respeito Especialmente na tradio teolgica: o que os protestantes chamam de tica, os catlicos chamam de moral. Em geral, procura-se seguir a seguinte distino: enquanto a moral uma cincia descritiva (descreve como os seres humanos de uma determinada cultura de fato agem) a tica normativa (ele determina como eles deveriam agir). Dando um exemplo: sair nu pela Rua da praia (rua movimentada em porto alegre. (em geral no se faz isso), mas no antitico (afinal, no se est fazendo mal a ningum!). Mas observe: nem todos os filsofos fazem tal distino: o grande Kant, por exemplo, tende a usar moral no sentido que aqui explico como tica! Portanto: sempre observe de quem se est a falar. Alm disso, as coisas no so to fceis como na distino proposta: o que em geral no se faz numa sociedade pode ser prejudicial e assim talvez automaticamente anti-tico (a nudez na Rua: da praia (rua de maior movimento de pessoas em porto alegre), poderia estar pervertendo adolescentes, levando-os para um mau caminho, por exemplo, e isto j seria antitico). Alm disso chama-se tica, em geral, diferindo novamente da moral, a cincia que trata apenas do conhecimento natural (no aquele revelado por Deus na Bblia) sobre o Bem e o Mal. Ou seja, um ateu deveria por si s, sem crer na Bblia, saber o que Bem e o que Mal. A tica se basearia portanto apenas na capacidade individual e natural da razo. Em um mundo globalizado, onde a competitividade extremamente acirrada, a conduta do profissional faz toda a diferena e possui o poder de estabelecer regras do jogo. Portanto, a pessoa que possui um comportamento tico ao exercer sua profisso ir no apenas destacar-se dos demais, mas posicionar-se no mercado com um diferencial, o que contribuir e muito para que o mesmo permanea por um longo tempo, tendo sua carreira, alm de consolidade, respeitada. Alm de conhecer, trabalhar com tica muito importante dentro das organizaes, pois assim alcanado o sucesso de todos. preciso que toda organizao no apenas fale de tica, mas coloque em prtica, assim haver um crescimento de todos.

A diferena entre moral e tica


De acordo com os bons costumes. / Que prprio para favorecer os bons costumes. / Relativo ao esprito; intelectual (por oposio ao fsico, ao material). / S.m. Estado de esprito, disposio de nimo. / S.f. A parte da filosofia que trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens nas relaes com seus semelhantes; tica. / Corpo de preceitos e regras para dirigir as aces do homem, segundo a justia e a equidade natural. / As leis da honestidade e do pudor; moralidade. Se for analisar, a moral no algo individual, ela vem da cultura de uma sociedade. Um exemplo no Brasil, a poligamia algo imoral, pois temos uma herana cultural e moral catlica, do qual condena a poligamia. A moral estabelece limites, ela determina o que correto ou no para aquela sociedade e cada ao indivduo decide seguir ou no. A palavra moral vem do latim mores, que significa costume. Podemos descrever ento que moral so as normas de conduta de uma sociedade, para permitir um equilbrio entre os anseios individuais e os interesses da sociedade. Por isso do termo conduta moral, que a orientao para os atos segundo os valores descritos pela sociedade. A tica tem um significado muito prximo ao da moral. tica vem do grego ethos, que tambm significa conduta, modo de agir, mas o que diferencia moral da tica o sentido etimolgico, no qual a moral tem como propsito estabelecer um convvio social de acordo com o que bem quisto pela sociedade, j a tica identificada como uma filosofia moral, onde se busca entender os sentidos dos valores morais. A tica busca avaliar os princpios em seu individual, onde cada grupo possui seus prprios valores, culturas e crenas. Ela constitui um sistema de argumentos dos quais os grupos ou as pessoas justificam suas aces. A configurao principal da tica solucionar conflitos de interesses, baseando em argumentos universais. A tica tem seu impasse, pois o que considerado tico para um grupo, no para outro. Podemos ver nas redes sociais muita discurso sobre a homossexualidade, se tico e est dentro da moralidade o relacionamento homo afectivo e o quanto a sociedade permite a exposio do mesmo. A verdade que impasse se dar devido o brasileiro vir de uma cultura crist que sempre imps que o relacionamento tem como o objectivo principal a procriao e como isso no acontece nos relacionamentos homo afectivos, esses so consideramos por muito imorais e antiticos. A modernidade vem mudando muitos desses valores ticos, e hoje os indivduos so considerados pessoas livres, o que leva a um relativismo, do qual a tica pode contornar a situao e conduzir a uma moralidade do qual os fins justificam os meios. O sentido hoje da tica estabelecer uma universalidade dos valores, sem considerar a influncia de uma ordem universal. Todos esto correctos e todos esto errados, vai de acordo com o que tico para o indivduo.

Moral e tica: Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade


A confuso que acontece entre as palavras Moral e tica existem h muitos sculos. A prpria etimologia destes termos gera confuso, sendo que tica vem do grego ethos que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de mores, significando costumes. Esta confuso pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas so adquiridas pela educao, pela tradio e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a cincia dos costumes, sendo algo anterior a prpria sociedade. A Moral tem carcter obrigatrio. J a palavra tica, Motta (1984) defini como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relao aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social, ou seja, tica a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a conscincia Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto , surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A tica teria surgido com Scrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir no s por tradio, educao ou hbito, mas principalmente por convico e inteligncia. Vsquez (1998) aponta que a tica terica e reflexiva, enquanto a Moral eminentemente prtica. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na aco humana, o conhecer e o agir so indissociveis. Em nome da amizade, deve-se guardar silncio diante do ato de um traidor? Em situaes como esta, os indivduos se deparam com a necessidade de organizar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Tais normas so aceitas como obrigatrias, e desta forma, as pessoas compreendem que tm o dever de agir desta ou daquela maneira. Porm o comportamento o resultado de normas j estabelecidas, no sendo, ento, uma deciso natural, pois todo comportamento sofrer um julgamento. E a diferena prtica entre Moral e tica que esta o juiz das morais, assim tica uma espcie de legislao do comportamento Moral das pessoas. Mas a funo fundamental a mesma de toda teoria: explorar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade. A Moral, afinal, no somente um ato individual, pois as pessoas so, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral tambm um empreendimento social. E esses actos morais, Quando realizados por livre participao da pessoa, so aceitos, voluntariamente. Pois assim determina Vasquez (1998) ao citar Moral como um sistema de normas, princpios e valores, segundo o qual so regulamentadas as relaes mtuas entre os indivduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um carcter histrico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convico ntima, e no de uma maneira mecnica, externa ou impessoal.

Enfim, tica e Moral so os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbtrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apoia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, tica e a Moral se formam numa mesma realidade

O que a tica?
A tica uma virtude que est sempre presente no comportamento humano, portanto um factor essencial na tessitura da vida social. Ela leva o Homem a questionar constantemente suas aces e as atitudes alheias, tentando definir se elas so boas ou ms, corretas ou incorrectas. Enquanto disciplina, esta cincia se preocupa com a anlise das ideias que envolvem a produo do Bem e do Mal, ou seja, ela se dedica aos seus aspectos tericos. Por outro lado, a moral est intrnseca na deciso de como agir frente a uma determinada situao, no foro ntimo de cada um, na forma como as pessoas, individualmente, reagem diante de um impasse. Assim, enquanto as inquietaes com a esfera conceitual dos valores que regem o comportamento humano esto localizadas no mbito da tica, as questes prticas deste campo pertencem esfera da Moral, que governa a alma de cada indivduo. Assim, ao longo da Histria, diversos pensadores tentaram compreender o que o Bem, para melhor aplicar esta ideia n o cotidiano, nos momentos em que se tem de escolher entre a sua prtica e a do Mal. Mas nunca se chegou a um consenso sobre esta indagao. Outra forma de se distinguir tica e Moral perceber que a primeira constitui um preceito, definitiva, comum a todos, uma norma de conduta e pertence ao campo terico; a outra composta de ngulos analisveis dos comportamentos individuais, temporria, especfica de cada cultura, a lei em aco, e inerente ao campo da prxis. Alm do mais, a tica j encontra a vivncia moral vigente na sociedade, portanto no ela quem estabelece os valores morais; ela apenas busca compreender seu ncleo conceitual, como ela surge, em que estado as atitudes morais so perpetradas, do ponto de vista pessoal e das circunstncias objectivas, os princpios de onde partem os julgamentos de natureza moral, entre outros factores tericos. A aco humana sempre fruto de uma escolha entre o correto e o incorrecto, entre o que bom e o que tangencia o mal. Mas saber o que pertence a uma margem e o que se encontra j no outro lado da fronteira depende do ponto de vista cultural que predomina em alguns povos e em certos momentos histricos. O Homem procura se basear, normalmente, em parmetros socialmente aceitos, que lhe permitam conviver com as outras pessoas. Para tanto ele busca se guiar pelos conceitos que norteiam a prtica dos valores positivos, das qualidades humanas. Os primeiros passos das anlises ticas foram provavelmente empreendidos pelos filsofos da Grcia Antiga. Actualmente seus estudos transcendem o campo filosfico e se estendem ao domnio de socilogos, psiclogos, bilogos, e muitos

outros estudiosos. Esta disciplina tambm procura definir como atribuda ao Homem a obrigao de se comportar moralmente. Ou seja, os pesquisadores se esforam para entender de que forma o indivduo optou entre as vrias possibilidades sua disposio; esta compreenso do livre-arbtrio humano pertence ao campo da tica. importante no restringir esta cincia a uma definio meramente prescritiva, pois ela antes de tudo uma ferramenta conceitual elaborada justamente para tornar inteligvel o que se passa nos bastidores das escolhas humanas. Ela no , portanto, uma receita preparada para se saber qual a resposta mais apropriada a cada contexto, embora torne mais claro esse processo decisrio e, neste sentido, talvez possa ajudar o Homem a realizar melhor suas escolhas.

O que a Moral?
a regulao dos valores e comportamentos considerados legtimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religio, uma certa tradio cultural etc. H morais especficas, tambm em grupos sociais mais restritos: uma instituio, um partido poltico H portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral um fenmeno social particular, que no tem compromisso com a universidade, isto com o que vlido e de direito para todos os homens Excepto quando atacada; justifica-se dizendo-se universal, supostamente vlida para todos. Mas ento toda e quaisquer normas morais so legtimas? No deveria existir alguma forma de julgamento da validade das morais? Existe, e essa forma o que chamamos de tica, tica uma reflexo crtica sobre a moralidade. Mas ela no puramente teoria. A tica um conjunto de princpios e disposies voltadas para aco. Historicamente produzido cujo objectivo realizar aces humanas. A tica existe como uma referncia para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa a se tornar cada vez mais humana. A tica pode e deve ser incorporada pelos indivduos, sob a forma de uma atitude adiante diante da vida quotidiana. Capaz de julgar criticamente os apelos acrticos da moral vigente. Mas a tica tanto quanto a moral, no um conjunto de verdades fixas imutveis tica se move historicamente, se amplia e se adensa. Para entendermos como isso acontece na histria da humanidade, basta lembrarmos que um dia a escravido foi considerada: natura: Entre a moral e a tica h uma tenso permanente: aco moral busca na compreenso e uma justificao crtica universal, e a tica por sua vez exerce uma permanente vigilncia crtica sobre a moral, para reforala ou transforma-la.

Concluso
Neste trabalho tivemos como principal objectivo mostrar um pouco como e o que faz a moral na convivncia do individuo em sociedade. Observa-se a moral como uma ordenao de valores, orientando os posicionamentos que assumimos em funo das decises que tomamos a cada instante de nossas vidas. Esses posicionamentos tm um papel fundamental na vida em sociedade com um todo. Ao falarmos no termo moral, expressamos o que desejamos. a moral que nos ensina que nossos prprios interesses conscientemente devem ser limitados em favor da convivncia. aceitao de que os outros, prximos ou distantes, tambm possuem interesses que devam ser levados em considerao. Vimos claramente como a moral e tica esto intimamente ligados, caminhando lado a lado com a liberdade, entretanto, no se deve esquecer que a liberdade no tem a conotao que os tempos modernos tm dado. A liberdade a concepo natural de uma pessoa ou animal ser livre, mas ser livre, significa antes de tudo algumas limitaes que a prpria lei Natural impe ao ser humano. No campo profissional, seja qual for o campo de actuao, o profissional deve estar ligado forma como conduz as suas atitudes, ser tico faz toda a diferena. Diante da globalizao e da enorme concorrncia, a propagao da tica no mundo profissional contribuir para uma nova era no mundo dos negcios, proporcionando maior equilbrio entre as relaes pessoais e profissionais.

Bibliografia
Sites e livros de consulta: Http://www.coladaweb.com/filosofia/moral-e-etica-dois-conceitos-de-uma-mesmarealidade Http://aquitemfilosofiasim.blogspot.com/2007/11/filosofia-moral-tica-e-moral.html Http://pt.wikipedia.org/wiki/Moralidade Http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060927053700AA8Swk7 Http://www.ufrgs.br/bioetica/vasques.htm Http://ocanto.esenviseu.net/apoio/moral.htm Http://www.cursosnocd.com.br/trabalhos-prontos/etica-na-administracao.pdf

S-ar putea să vă placă și