Sunteți pe pagina 1din 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS LGEBRA

LINEAR E GEOMETRIA ANALTICA


RELATRIO PARCIAL

ANLISE DO CRESCIMENTO EM UMA EMPRESA DE SERVIOS NA REA DE EDUCAO PROFISSIONAL O presente relatrio divido em etapas e estas so divididas em passos. Por se tratar de um relatrio parcial, conta apenas com as etapas 1 e 2, sendo as etapas 3 e 4 apresentadas somente no relatrio final. O referido baseia-se na pesquisa, organizao e gerenciamento de custos envolvidos no processo de fabricao e distribuio dos servios prestados de uma empresa de origem brasileira com sede em Braslia prestadora de servios na rea de educao profissional no setor da construo civil durante um perodo de cinco meses. Tratase da CONCRETTA ESCOLA DA CONSTRUO CIVIL.

DESAFIO INICIAL Umas das principais funes esperadas em um profissional (principalmente os formados em engenharia) a habilidade de gerenciar competentemente projetos. As empresas almejam profissionais que participem pr-ativamente na elaborao de um projeto, que seja verstil e eficiente nas aes durante o seu desenvolvimento de maneira a finaliz-lo com mximo xito. Nesse contexto de gerenciamento de projetos, um componente crucial o gerenciamento de custos. A importncia desse item tamanha que seu gerenciamento pode conduzir ao xito ou inviabilidade de um projeto. Nesse desafio prope-se que os alunos, em grupo, analisem os custos de uma empresa, detalhando todos os custos envolvidos para o desenvolvimento de um produto ou prestao de um servio. Os custos devem contemplar os gastos com fornecedores, gastos gerais com pessoal (incluindo salrios, horas-extras, impostos e gastos com terceirizao) e gastos com a logstica (seja na distribuio de produtos ou na prestao de servios). Tal projeto permitir aos alunos um maior envolvimento com o cotidiano financeiro e contbil de uma empresa, observando e conhecendo mais sobre a administrao dos custos, fator que essencial para a formao de qualquer profissional, devido demanda j citada.
1

ETAPA 01 Essa etapa importante para o conhecimento das atividades desenvolvidas pela empresa selecionada e para a avaliao de alguns dos parmetros para o estudo do crescimento empresarial.

PASSO 01 Pedem-se algumas informaes relativas empresa. Segue.

Com sede em Braslia, em Taguatinga Sul, a Concretta Escola da Construo uma das principais no seguimento de cursos profissionais. A empresa possui 21 funcionrios diretos e 8 indiretos, atua com Franqueadora da marca e j disponibiliza o nome para 8 estados Brasileiros com um total de 40 franquias vendidas em um ano de existncia. Seu faturamento mensal torno de 100 mil reais. A Concretta a lder distrital na execuo de servios de educao profissional de cursos da construo civil. Essa liderana fica mais evidente na regio do entorno do DF e em particular, nas cidades que no possuem concorrentes diretos. A Escola Concretta uma das nicas empresa prestadoras de servios de educao profissional em todo territrio nacional que possui uma franqueadora para disponibilizao da marca e que atua com preparao do profissional ao mesmo tempo encaminhando-o diretamente ao mercado de trabalho, assim permite aos seus clientes confiana na prestao do servio e garantindo aceitao dos profissionais ao mercado cada vez mais competitivo. A Concretta possui uma escola Central localizado na cidade de Braslia fornecendo cursos profissionalizantes da rea da construo civil, atendendo o pblico e empresa do ramo. Atualmente disponibiliza cursos de: Instalador de pisos e revestimentos; Eletricista predial +NR 10; Instalador Hidrulico Predial e Residencial; Instalador de Painis acartonados; Pintor de Paredes; Mestre de Obras, e posteriormente estaremos lanando novos cursos do mesmo seguimento.

PASSOS 02 E 03 Pede-se o nmero de matrculas realizadas mensalmente pela empresa organizados em um planilha. Seguem.
2

Ano 2012
Ms Quantidade de matrculas Realizadas/ms

Jul. Ago. Set Out Nov. Dez

97 83 58 51 32 54

Ano 2013
Ms Quantidade de matrculas Realizadas/ms

Jan Fev. Mar Abr. Mai Jun. Jul. Ago. Set Out Nov. Dez

72 62 90 61 83 78 61 79 96 87 0 0

O valor mdio cobrado por matrcula inclusos material didtico, fica em torno de 250,00 por aluno, tambm h um kit aluno no valor de 90,00. Para execuo destas aulas, so contratados instrutores temporrios que atuam na rea tcnica do curso ao qual o cliente adquiriu, o mesmo trabalha por aula/hora no valor de R$ 30,00 /hora. Cada aula ministrada realizada em 3 horas, totalizando uma carga horria total de 108 horas, sendo o curso executado completamente em 9 meses. A empresa composta de equipes formadas por rea pedaggica; comercial; secretaria e administrativo. A mdia de consumo com

ETAPA 02 Essa atividade importante para a identificao atravs da representao grfica da tendncia do crescimento da empresa. PASSOS 01 E 02 Pede-se para que seja feita a construo, utilizando algum software, para cada ano analisado do grfico do nmero de matrculas realizadas com relao aos meses do ano analisado. Pede-se tambm para identificar atravs do grfico de cada ano analisado a tendncia de crescimento do nmero da quantidade de matrculas realizadas e interpretar segundo o contexto de cada ano. Seguem.

Produo de 2007
Quantidade de Produtos Comercializados
120000 100000 80000 60000 40000 20000 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Produao Anual de 2007 Linear (Produao Anual de 2007)

Meses

Para o ano de 2012 a variao da quantidade de matrculas realizadas em relao aos meses tendeu a ser pequena. Notamos uma leve queda da quantidade de matrculas comercializadas.

Produo de 2008
Quantidade de Produtos Comercializados
104000 103000 102000 101000 100000 99000 98000 97000 96000 95000 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Produo de 2008 Linear (Produo de 2008)

Meses

Por se tratar de valores que variam de ms a ms e de ano a ano, no possvel estabelecer uma funo para descrev-lo. Os valores so inconstantes.

PASSO 04 Consiste na resoluo das etapas 1 e 2.

S-ar putea să vă placă și