Sunteți pe pagina 1din 26

ESTACAS MOLDADAS "IN LOCO" ESTACAS TIPO FRANKI

Alunos: Francisco Pires Claudiomiro Hart Fabiano Mansur

INTRODUO

A estaca tipo Franki foi introduzida como fundao h mais de 100 anos por Edgard Frankignoul na Blgica. Ele desenvolveu a idia de cravar um tubo no terreno pelo impacto de golpes do pilo de queda livre numa bucha (tampo) de concreto seco ou seixo rolado compactado, colocado dentro da extremidade inferior do tubo. Sua idia teve sucesso e este mtodo de execuo espalhou-se pelo mundo, mostrando eficincia e produzindo uma estaca de elevada carga de trabalho.

ESTACA FRANKI NO BRASIL

As estacas Franki foram introduzidas no Brasil em novembro de 1935, na construo da Casa Publicadora Batista, no Rio de Janeiro. Foram executadas 72 estacas de 8 m de comprimento e dimetros de 300 mm e 400 mm.

O PROCESSO FRANKI

O processo executivo das estacas Franki realizado por equipamentos especficos muito verstil e permite uma variedade grande de possibilidades executivas que o torna extremamente atrativo.

EXECUO

A estaca tipo Franki com j visto uma estaca de concreto armado moldada no solo que usa um tubo de revestimento cravado dinamicamente no terreno, com ponta fechada, introduzindo-se dentro do mesmo mistura de brita e areia, socada energicamente com um pilo de queda livre caindo de at 5m de altura. Sob os golpes do pilo, a mistura de brita e areia forma na parte inferior do tubo uma bucha estanque, fortemente comprimida contra as paredes do tubo. Ao se bater com o pilo nessa bucha, a mesma arrasta o tubo e, graas a ela, a gua e o solo no podem penetrar, obtendo-se ao longo da cravao absoluta estanqueidade.

Grande Energia de Cravao: A elevada potncia de cravao posta em jogo obtida pela grande altura de queda do pilo. A altura pode variar entre limites bastante afastados e , assim, adaptada resistncia das camadas intermediarias a atravessar. Mataces e outros obstculos encontrados no solo podem ser atravessados ou afastados.

BATE ESTACA FRANKI

COM PERCUSSO

SEM PERCUSSO
Com trao e ponta do tubo aberta. Com perfurao prvia.

BASE

Terminada a cravao, o tubo preso a torre do bate-estaca por meio de cabos de ao, para expulsar a bucha e iniciar a execuo da base alargada. O alargamento da base obtido apiloando-se fortemente pequenas e sucessivas quantidades de concreto quase seco (slump zero).

CABO DE ARRANCAMENTO E BASE

A base alargada: A existncia da base alargada aumenta consideravelmente a capacidade de carga da estaca ou, reciprocamente, permite obter uma mesma capacidade de carga com profundidades sensivelmente menores se comparadas com estacas sem base alargada. Este acrscimo de capacidade de carga no resulta simplesmente de um aumento da seo da base mas sobretudo, de uma melhoria das caractersticas mecnicas do solo fortemente compactado em torno da base.

BASE ALARGADA

FERRAGEM

Terminada a base alargada, coloca-se a armao, ajustando-a para incorpor-la na base e ao mesmo tempo instalar o cabo de controle da armao numa de suas barras.

FERRAGEM

CONCRETAGEM
A seguir inicia-se a concretagem do fuste lanando-se sucessivas camadas de pequena altura de concreto e recuperando o tubo com apiloamento das camadas. A concretagem do fuste da estaca executada sem que a gua ou o solo possam se misturar ao concreto. A concretagem do fuste terminada cerca de 30 cm acima da cota de arrasamento.

CONCRETAGEM DO FUSTE

Cota de arrasamento

ANIMAO - EXECUO

ANIMAO - EXECUO

Resistncia do Concreto: A dosagem do concreto utilizado varia de 300 kg a 450 kg de cimento por metro cbico de concreto. O adensamento desse concreto, por apiloamento enrgico resulta em um concreto muito compacto e homogneo de elevada resistncia a compresso.

CUIDADOS DE EXECUO

Durante a execuo de uma estaca, deve-se considerar certos cuidados executivos para obteno da boa qualidade de execuo. A altura da bucha a adotar influi no resultado da cravao. Buchas excessivas aumentam a eficincia da cravao fazendo o tubo penetrar alm do necessrio e buchas reduzidas tem efeito contrrio. Dessa forma, na obteno de um grfico de cravao ou no momento da nega, a altura da bucha deve ficar entre 1,5 e 2 vezes o dimetro do tubo, para no influenciar no resultado.

PROBLEMAS EXECUTIVOS

Dois tipos principais de acidentes podem danificar as estacas tipo Franki durante sua execuo. O primeiro o estrangulamento do fuste na concretagem atravs de solos muito moles e o dano causado devido ruptura do fuste durante o apiloamento do concreto, acusado pelo repentino encurtamento da armao. O segundo a ruptura por trao do concreto ainda sem cura ou a perda de contato da base com solo de apoio devido ao levantamento de estaca j cravada, causada pela cravao de estacas vizinhas.

REVISAO:
1) Lanamento de areia e brita para formao da bucha na ponta do tubo; 2) Cravao do tubo Franki com bucha de areia e brita mediante pilo de queda livre; 3) Atingida a profundidade necessria executa-se a base com tubo suspenso nos cabos de trao; 4) Colocao da armadura ancorada na base; 5) O fuste formado introduzindo-se concreto ao mesmo tempo em que o tubo retirado, mantendo-se uma altura de concreto dentro do tubo e apiloando; 6) Estaca pronta.

SERVIOS: 22.758M ESTACAS TIPO HLICE CONTNUA. 4.680M ESTCAS TIPO FRANKI.

METR TRECHO SO LEOPOLDO - NOVO HAMBURGO

BARRA SHOPPING SUL

SERVIOS: 2.500M DE ESTACAS TIPO FRANKI

SERVIOS: ESTACAS TIPO FRANKI DIMETROS 350MM (163), 400MM (30) E 520MM (318), COM COMPRIMENTO MDIO DE 6,0 METROS. 3066 METROS DE ESTACAS.

PARQUE ESPORTIVO PUC/RS

BIBLIOGRAFIA E SITES INTERESSANTES

Fundaes Teoria e Pratica, Waldemar Hachich, Frederico F. Falconi, Jos Luiz Saes, Rgis G. Q. Frota, Celso S. Carvalho e Sussumu Niyama PINI A Tcnica de Edificar, Walid Yazigi PINI http://www.serki.com.br http://www.franki.com.br http://www.revistatechne.com.br

S-ar putea să vă placă și