Sunteți pe pagina 1din 5

COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO PARA A ESCOLA

O M O RE AL IZ AR UM TRAB AL H O ES C RIT O

Realizar um trabalho escrito pegar num tema, clarific-lo e tomar uma posio sobre o mesmo. Para isso, deve-se utilizar bibliografia adequada. Quando pedido a um aluno que realize um trabalho, supe-se que demonstre competncias nos domnios de recolha de informao (capacidade de pesquisa, de leitura e de sntese); tratamento rigoroso da informao (saber citar um texto de outrem, etc.); organizao da informao; apresentao do trabalho de acordo com as regras estabelecidas. Seguem-se as etapas que qualquer aluno ter que atravessar para realizar um bom trabalho escrito de pesquisa.

1 ETAPA: A ESCOLHA DO TEMA


Quando o trabalho proposto pelo professor, o aluno tem de compreender muito bem o tema que se pretende: o tema tem que ser bem definido. Quando o trabalho da livre iniciativa do aluno, este deve escolher o tema tendo em conta trs critrios fundamentais: a capacidade individual - no deve escolher tarefas superiores s suas capacidades; as fontes de consulta - necessria a existncia de documentao para consulta e se est ou no acessvel; o tempo que dispe - se o tempo for curto, h necessidade de limitar a investigao. Se o aluno souber com rigor o que se pretende com o trabalho, evitar atrapalhaes e dificuldades na sua elaborao. Dever escolher um tema que v de encontro aos seus interesses .

2 ETAPA: RECOLHA DE INFORMAO


Uma vez escolhido o tema que o aluno vai abordar, este deve comear por saber que obras tratam desse tema e se esto sua disposio (bibliotecas, livrarias, etc...). As fontes de informao mais acessveis so as obras escritas que o aluno tem ao seu dispor na biblioteca da escola. Para recolha dessa informao existem trs fontes essenciais: dicionrios: definem o sentido das palavras; enciclopdias: oferecem uma viso geral do assunto; livros especializados: desenvolvem os temas.

No entanto, existem outras fontes que podem ser consultadas: meios de comunicao: jornais, revistas, internet; entrevistas diretas: a pessoas competentes na matria; visitas de estudo. Quando existem muitas fontes que o aluno pode consultar pe-se a pergunta: Por onde comear? Deve-se sempre comear pela consulta de uma obra de informao geral sobre o tema, por exemplo uma enciclopdia ou um manual. A recolha de informao poder ser feita atravs de: tomada de notas pequenos resumos palavras-chave esquemas/mapas

Poder ser tambm utilizada uma ficha bibliogrfica que serve para registar informao, de modo a que se possa constantemente aument-la e consult-la. Eis um exemplo: SERAFINI, Maria Teresa, Como Se Faz UmTrabalho Escolar , Lisboa, Presena

3 ETAPA: O PLANO DO TRABALHO


Depois de reunida toda a informao, conveniente elaborar um plano do trabalho para evitar que este seja vago e confuso porque no existiu uma ordenao das ideias. Deste plano resultar: a diviso do trabalho em captulos e/ou subcaptulos; os aspetos ou ideias que se vo apresentar. A informao deve ser selecionada conforme o tema em estudo. Dever ser eliminada toda a informao suprflua e confusa e a isto chama-se filtragem da informao. Aps a filtragem, necessrio ordenar as ideias. Ordenar "arrumar" as informaes numa sequncia lgica. Para tal, pode -se fazer um ndice esquemtico ou uma lista de palavras ou ideias-chave. Este plano do trabalho poder ser alterado durante a elaborao do trabalho De acordo com o plano, procuram-se as informaes nas fontes j citadas. Feito este plano, poder-se- estabelecer uma calendarizao provisria. Para isso consulta o final desta ficha.

4 ETAPA: REDACO DO TRABALHO


Se foi feito um bom plano a redao do trabalho ser muito mais fcil. Eis algumas sugestes que deves ter em conta quando redigires o trabalho: nunca utilizes termos ou conceitos sem os definires; procura utilizar frases afirmativas em vez de frases negativas; constri frase curtas; procura que cada pargrafo corresponda a apenas uma ideia; procurar espaar as linhas, sem exagerar, a fim de facilitar a leitura. Devers utilizar o itlico ou o sublinhado nos seguintes casos: ttulos de livros, poesias, filmes, canes, peas de teatro e obras de arte; palavras estrangeiras; frases ou palavras que queiras evidenciar. De um modo geral, um trabalho escrito dever conter por esta ordem: capa, ndice, introduo, desenvolvimento, concluso, bibliografia e anexo (facultativo). CAPA A capa a montra do teu trabalho. a primeira imagem que surge associada ao teu trabalho e no te esqueas: a primeira impresso conta muito. A capa pode ser simples (s com os elementos essenciais - nome da escola, ttulo do trabalho, nome da disciplina, identificao do aluno - nome, ano, turma, nmero - e data) ou pode conter desenhos, gravuras e fotografias alusivas ao seu contedo. FOLHA DE ROSTO a folha que vem logo depois da Capa e apresenta uma identificao mais detalhada sobre o Trabalho, nomeadamente: . O nome da Escola; . A disciplina a que se destina o trabalho e o nome do professor; . O ttulo do trabalho; . O nome dos autores, ano, turma e nmero; . Data e ano letivo. NDICE Aqui so listados com numerao todos os ttulos e subttulos que utilizaste ao longo do trabalho. Deves indicar a pgina correspondente a cada um de acordo com a paginao geral do trabalho, que iniciada na pgina de rosto e que corresponde pgina 1. Usando o Word para criar ndices:

. ndice automtico Quantas vezes ficaste furioso com os pontinhos ou tracinhos do ndice? O ndice automtico poupa essa trabalheira toda e deixa tudo certinho. S tens de catalogar todos os ttulos do trabalho e inserir o ndice. Como catalogar os ttulos? Clica em "Formatar" > "Estilos e Formatao". Seleciona o ttulo (ou subttulo) e clica em Ttulo 1 (ou ttulo 2). Ateno: todos os ttulos e subttulos tm de ser catalogados, por forma a aparecerem no ndice. Podes fazer o mesmo com imagens, tabelas ou quadros se quiseres fazer um ndice diferente para estes. Como inserir o ndice automtico? Clica em "Inserir" > "Referncia" > "ndices" no local onde queres que o ndice aparea. INTRODUO Na introduo, informa-se o leitor sobre o tema que se vai tratar e como se vai trat-lo. Pode-se tambm referir os motivos da escolha do tema, as dificuldades encontradas para o estudar e as vantagens de estudar o assunto, bem como outras informaes que se considerem importantes. DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento ou corpo do trabalho a sua parte central. Deve ser redigido em texto e no por tpicos e pode ser ilustrado. Pode dividir-se em vrias partes (captulos ou subcaptulos). Este texto escrito tendo por base as informaes recolhidas. Podem ser feitas citaes dos autores consultados. As citaes devem ser curtas e devem estar bem destacadas entre aspas. Exemplo: "As armas e os bares assinalados/ Que da ocidental praia Lusitana...". Se retirarmos uma parte do texto, devemos assinal-lo com parntesis curvos ou retos, ou seja, assim (...ou assim [...]. Teremos depois de referir o autor e a obra de onde se retirou a citao. Muitos alunos limitam-se a copiar textos inteiros sem fazer qualquer referncia s fontes de onde tiraram a informao. Isto completamente errado! Deve-se, sempre que copiamos o que os outros disseram, fazer-se citaes. CONCLUSO A concluso obviamente o final do trabalho. Deve ser breve e nela se faz uma sntese do assunto que se desenvolveu anteriormente. BIBLIOGRAFIA Para indicao da bibliografia deve indicar-se por esta ordem os seguintes aspetos, separados por vrgulas: ltimo nome do autor, isto o apelido, em maisculas, seguido de vrgula e do nome prprio (CAMES, Lus de); ttulo da obra em itlico ou sublinhado; nmero do volume; nome da editora; local da edio; data da edio (se no tiver data de edio escreve-se s/d, que significa sem data). Exemplo: CAMES, Lus de, Os Lusadas, Figueirinhas, Porto, 1978. Na lista bibliogrfica, os autores devem ficar por ordem alfabtica de apelidos. Se a publicao no tiver autor definido, o ttulo deve ser escrito em maisculas. Exemplo: NOVA ENCICLOPDIA VERBO JUVENIL, volume V, Editorial Verbo, Lisboa 1977. Para saberes mais sobre como fazer citaes bibliogrficas ou elaborar bibliografias, consulta a seco Referncias bibliogrficas e citaes: Como fazer? ANEXOS Os anexos podem ser mapas, gravuras, fichas inquritos, grficos, e outros documentos. Servem para completar e fundamentar as afirmaes feitas ao longo do trabalho.

5 ETAPA: APRESENTAO E ILUSTRAO DO TRABALHO


APRESENTAO Uma boa apresentao, agrada vista e influencia positivamente quem l. Para que uma trabalho tenha um especto agradvel dever-se-: usar folhas lisas, brancas, de formato A4; escrever apenas de um dos lados da folha; a primeira pgina dever ser a capa; na segunda pgina, apresentar o ndice; na terceira pgina, apresentar a introduo e nas seguintes o desenvolvimento do trabalho; na ltima folha, dever-se- inserir a bibliografia e de seguida os anexos, caso existam;

pr ttulos e subttulos de forma bem saliente e numerados; deixar margens do lado da pgina que permitam anotaes por parte do professor e a encadernao do trabalho; fazer uma caligrafia legvel quando no for possvel utilizar computador ou mquina de escrever; no entregar folhas riscadas ou cheias de emendas; numerar as pginas, excepto a capa; numerar e legendar todas as figuras; pr capas protetoras no trabalho - folha de acetato, cartolinas, etc. Se usares um processador de texto para fazeres o trabalho, por exemplo o Microsoft Word, podes recorrer a algumas das suas funcionalidades para melhorar a apresentao do trabalho: A. CABEALHO E RODAP Estes elementos so utilizados para identificar as pginas do teu trabalho. Geralmente, no cabealho coloca-se o nome da escola e o nome do trabalho e no rodap coloca-se o nome dos autores do trabalho, a data e o n da pgina. Como inserir cabealho e rodap? Clica em "Ver" > "Cabealho e Rodap" B. PAGINAO A paginao comea na folha de rosto, sendo que s aparece a partir da Introduo. Por exemplo, numa sequncia que tem Folha de Rosto - Sumrio - Introduo, a Introduo portanto a pgina de nmero 3. O nmero da pgina pode ser inserido em qualquer dos cantos da folha, mas o mais utilizado no canto inferior direito. Como inserir o nmero de pgina? Clica em "Inserir" > "Nmero de Pgina" C. NOTAS DE RODAP (topo) So muito teis quando queres chamar a ateno do leitor para determinado facto. Geralmente utiliza-se para associar Anexos ao texto ou para fazer uma referncia bibliogrfica a uma citao utilizada no texto. Como fazer notas de rodap? Clica em "Inserir" > "Referncia" > "Notas de rodap" D. LETTERING Deves utilizar tipos de letra simples, como o Arial, e corpo de texto 12 (nos ttulos podes utilizar 14). O espaamento entre linhas deve ser de 1,5. E. ESPAAMENTO ENTRE LINHAS Deixa o texto respirar. Se as linhas estiverem muito juntas, os teus textos iro parecer uma enorme mancha, retirando-lhes visibilidade. O ideal deixar 1.5 entre linhas para se ler melhor. Como formatar o espaamento entre linhas (pargrafo)? Clica em "Formatar"> "Pargrafo" F. MARGENS preciso ter muita ateno com as margens. O lado esquerdo da folha deve ter sempre espao suficiente para a encadernao. As restantes margens tm de ter dimenso suficiente para o texto "respirar". Medidas: Margem superior: 3 cm Margem inferior: 2,5 cm Margem da direita: 2,5 cm Margem da esquerda: 2,5 cm G. FORMATO O melhor formato o A4 vertical ou horizontal. Para alm de facilitar a impresso e a encadernao, facilita a leitura e a arrumao. ILUSTRAO Qualquer tema pode ser ilustrado recorrendo a gravuras, fotografias, mapas, grficos, etc. Todas as imagens devem estar sempre relacionadas com o texto e devero ser colocadas prximo do assunto que ilustram. Devero ter sempre uma legenda explicativa.

6 ETAPA: IMPRESSO
Se fizeste o teu trabalho num processador de texto, a etapa que se segue a da impresso. Regra nmero um: assegura-te que tens sempre um tinteiro a mais em casa. A qualquer momento pode faltar a tinta na impressora. Se o trabalho tiver mais que vinte pginas, vai imprimindo aos poucos. Por vezes falta a tinta ou as folhas encravam na impressora e so desperdiadas vrias folhas. Nunca deixes a impressora sozinha. Pode ser uma seca estar ali a olhar para as folhas a sair da impressora, mas mais vale prevenir que remediar. Muitas vezes a impressora "engole" mais que uma folha ou as folhas encravam. Por isso melhor ficar de olho nela.

7 ETAPA: ENCADERNAO
A ltima tarefa a encadernao. As duas formas mais utilizadas so as argolas ou as baguetes. As argolas so mais prticas, mas exigem uma mquina prpria. Com as baguetes, tu prprio podes fazer a encadernao, acrescentando uma folha de cartolina para a contracapa e uma folha de acetato para a capa. RESUMINDO: Para levar a bom termo a realizao de um trabalho escrito deve-se: Escolher os temas de acordo com a capacidade individual, as fontes de consulta e o tempo disponvel; Definir com clareza os objetivos do trabalho; Procurar informaes nas bibliotecas, mas no desprezar outras fontes; Arrumar as ideias em esquema, antes de comear a redigir, No copiar sem citar; Transcrever com fidelidade as ideias dos outros; Identificar as fontes de informao; Cuidar da apresentao do trabalho; Pedir a orientao do professor nas vrias etapas do trabalho.

S-ar putea să vă placă și