Sunteți pe pagina 1din 8

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TRIGAL DE SANTA MARIA 150964 Escola Sede: E.B.

2 3 de Tadim 344485

Competncias Essenciais da disciplina de Histria e Geografia de Portugal


Introduo A presena da Histria no currculo do ensino bsico encontra a sua justificao maior e no sentido de que atravs dela que o aluno constri uma viso global e organizada de uma sociedade complexa, plural e em permanente mudana. A funo do professor de Histria, enquanto agente que participa na construo do conhecimento histrico, enquadrar o aluno no estabelecimento dos referenciais fundamentais em que assenta essa tomada de conscincia do tempo social, estimulando-o a construir o saber histrico atravs da expresso de "ideias histricas" na sua linguagem, desde os primeiros anos de escolaridade. Esta construo do pensamento histrico progressiva e gradualmente contextualizada, em funo das experincias vividas. De facto, a pesquisa existente em cognio histrica sugere alguns princpios a ter em conta no desenvolvimento e avaliao das aprendizagens dos alunos: - O saber constri-se a partir das vivncias dentro e fora da escola: o meio familiar e os media fornecem aos alunos ideias mais ou menos adequadas, mais ou menos fragmentadas, sobre a Histria. Compete escola explorar estas ideias tcitas e ajudar o aluno a desenvolv-las numa perspectiva de conhecimento histrico. - No existe uma progresso linear e invariante da aprendizagem: embora o pensamento histrico tenda a evoluir com a idade, h crianas de 7 anos que, em contextos especficos, manifestam um grau de elaborao mental semelhante s de 14 anos, e vice-versa. - O pensamento histrico envolve no s a compreenso de "conceitos substantivos" (por exemplo: democracia ateniense ou revoluo industrial), como tambm a compreenso implcita de conceitos referentes natureza do saber histrico (por exemplo: fonte, interpretao, explicao, narrativa). As metodologias que os alunos experienciam veiculam uma determinada leitura destes conceitos: se a simples memorizao da informao apresenta a Histria como um relato fixo do passado, propondo uma postura passiva perante o saber, a construo de inferncias a partir de fontes diversas indicia uma viso da Histria apta a fornecer ferramentas intelectuais indispensveis interpretao e explicao da realidade, que dinmica. Foi nesse sentido que se elaborou um documento que determinasse os pontos de ancoragem da gesto curricular dos programas em vigor que tornem significativa e pertinente a relao com o saber histrico. As competncias especficas foram definidas a partir do que se considera como os trs grandes ncleos que estruturam esse saber, ou seja, o Tratamento de Informao/Utilizao de Fontes, a Compreenso Histrica, esta consubstanciada nos diferentes vectores que a incorporam: a temporalidade, a espacialidade e a contextualizao, e a Comunicao em Histria. Estes ncleos de competncias, formulados a partir da anlise dos programas do Estudo do Meio (1. ciclo), Histria e Geografia de Portugal (2. ciclo) e Histria (3. ciclo), emergem da necessidade de

encontrar elementos que garantam a articulao e unidade fundamental desses programas, em alguns momentos de articulao porventura menos conseguida, e tambm de proporcionar aos professores um sentido, um caminho comum de construo das aprendizagens especficas da Histria no percurso da escolaridade bsica. No tendo a pretenso de substituir os respectivos programas o documento uma proposta de enquadramento dos diversos elementos que os constituem, na perspectiva de uma gesto curricular mais equilibrada e aberta desses programas, e mais consentnea com a nova conceptualizao, cuja configurao genrica dada pelo perfil de competncias gerais e respectiva operacionalizao transversal. Na verdade, valorizando-se a utilizao pertinente do conhecimento de acordo com as necessidades e as situaes, torna-se fundamental a organizao do ensino/aprendizagem em vectores claros e bem definidos, sustentado em experincias de aprendizagem especficas que possam favorecer, nos alunos, a construo de esquemas conceptuais que os ajudem a pensar e a usar o conhecimento histrico de forma criteriosa e adequada, e que contribuam para o perfil de competncias gerais. No caso especfico da Histria, a articulao com as competncias gerais far-se- a dois nveis. A um primeiro nvel quando essa articulao directa e imediata entre a formulao das competncias especficas da Histria e determinadas competncias gerais. Isso significa que, no contexto da Histria, a operacionalizao transversal dessas competncias gerais materializa-se no prprio exerccio das competncias especficas tal com esto definidas. Articulao ao 1. nvel Competncias Especficas Tratamento de informao/utilizao de fontes Competncias Gerais Pesquisar, seleccionar e organizar informao para a transformar em conhecimento mobilizvel Mobilizar saberes culturais, cientficos e tecnolgicos para compreender a realidade e para abordar situaes e problemas do quotidiano. Usar adequadamente linguagens das diferentes reas do saber cultural, cientfico e tecnolgico para se expressar. (cger 2) Usar correctamente a lngua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento prprio. (cger 3)

Compreenso histrica: Temporalidade/Espacialidade/Contextualizao

Comunicao em Histria

Articulao com as competncias gerais No caso especfico da Histria, a articulao com as competncias gerais far-se- a dois nveis. A um primeiro nvel quando essa articulao directa e imediata entre a formulao das competncias especficas da Histria e determinadas competncias gerais. Isso significa que, no contexto da Histria, a operacionalizao transversal dessas competncias gerais materializa-se no prprio exerccio das competncias especficas tal com esto definidas:

Articulao ao 1. nvel Competncias especficas Tratamento de informao/utilizao de fontes Compreenso histrica: Temporalidade/Espacialidade/Contextualizao Comunicao em histria

Competncias gerais Pesquisar, seleccionar e organizar informao para a transformar em conhecimento mobilizvel. (cger 6) Mobilizar saberes culturais, cientficos e tecnolgicos para compreender a realidade e para abordar situaes e problemas do quotidiano. (cger 1) Usar adequadamente linguagens das diferentes reas do saber cultural, cientfico e tecnolgico para se expressar. (cger 2) Usar correctamente a lngua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento prprio. (cger 3)

A um segundo nvel, a articulao conseguida quando as competncias gerais definem um ambiente de aprendizagem que pressupe uma organizao do processo de ensino/aprendizagem centrada na aco/interveno autnoma e relacional/cooperativa do aluno e que dever enquadrar as experincias de aprendizagem, quer de carcter genrico, quer especfico:

Articulao ao 1. nvel Competncias gerais Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados. (cger 5) Realizar actividades de forma autnoma e criativa. (cger 8) Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns. (cger 9) Relacionar harmoniosamente o corpo com o espao, numa perspectiva pessoal promotora da sade e da qualidade de vida. (cger 10)

Experincias de aprendizagem Genricas e especficas

O documento consta de trs partes. A primeira composta pelo quadro genrico da competncia histrica, que expressa a unidade essencial, indissocivel das competncias especficas da Histria, se bem que definidas em separado, formulando o que se entende por ser o perfil do aluno competente em Histria no final de cada ciclo do ensino bsico.

A segunda parte refere-se a um conjunto de experincias de aprendizagem de carcter genrico, que todos os alunos devem ter oportunidade de experimentar ao longo da escolaridade bsica, no sentido de proporcionar situaes de aprendizagem em contextos mais alargados e diversificados que o contexto especfico da aula tradicional de Histria. Desta forma, poder-se-o criar condies mais objectivas para o desenvolvimento, nos alunos, do perfil de competncias gerais do ensino bsico. A terceira, e ltima, parte do documento constituda pela definio das competncias especficas, estruturadas nos trs grandes ncleos atrs referidos. Embora reconhecendo a dimenso transversal ao currculo das competncias do Tratamento de Informao/Utilizao de Fontes e da Comunicao em Histria, estas constituem-se, no contexto da Histria, como componentes especficas do conhecimento especfico. Efectivamente, so parte integrante da construo do conhecimento histrico, o que torna como fundamental o modo como se interroga e trabalha a informao e a maneira como esse tratamento se consubstancia em discurso progressivamente fundamentado e estruturado. A competncia essencial da Compreenso Histrica, nos diferentes vectores que a constitui a tempo -ralidade, a espacialidade e a contextualizao, sendo de base conceptual, procura traduzir as dimenses fundamentais da construo do "bom conhecimento" em Histria. Conhecimento esse que permita ao aluno compreender criticamente a sua realidade, mas tambm transform-la atravs de uma participao consciente na vida da comunidade. Com uma linha de contedos enquadrada por um tema geral e organizada por temas e subtemas menos prescritivos, o que se procurou alterar foi, sobretudo, o modo como se interrogam esses contedos e, consequentemente, como so geridos. Assim, o professor ter, relativamente a um determinado contedo que decidir de que forma poder dar visibilidade a cada uma das dimenses referidas. O trabalho do professor ser o de desenvolver linhas de explorao dos temas e subtemas de contedos indicados, na perspectiva das competncias especficas tal como so formuladas, salientando os aspectos que lhe so especficos. Deste modo, torna-se indispensvel a estruturao criteriosa, por parte do professor, de actividades e estratgias que assegurem um contexto favorvel ao desenvolvimento, nos alunos, dessas dimenses da Compreenso Histrica, conforme se regista nas experincias de aprendizagem especficas sugeridas. De salientar que na explorao dos contedos inevitvel e imprescindvel o entrosamento das trs dimenses, que expressam, de facto, uma mesma realidade que se constitui como um todo. Por essa razo, o professor sentir como natural a mobilizao simultnea das trs dimenses da Compreenso Histrica, estruturadas com base no Tratamento de Informao/Utilizao de Fontes e na Comunicao em Histria, na abordagem de cada um dos temas e subtemas, com-petindo- lhe a gesto equilibrada das aprendizagens que lhes so especficas.(*)

(*) O documento que agora se apresenta no um documento fechado sobre si mesmo, mas sim um documento que aponta caminhos possveis de construo de um conhecimento vlido em Histria. Nessa perspectiva, importante o seu acompanhamento e validao prtica, de modo a contribuir para o seu aperfeioamento. Perfil do aluno competente em Histria no ensino bsico: 2. ciclo Situa-se no pas e no mundo em que vive, aplicando noes operatrias de espao e de tempo; Utiliza conhecimentos bsicos sobre a realidade portuguesa, do presente e do passado, aplicando as noes de evoluo e de multicausalidade; Aplica, na abordagem da realidade fsica e social, tcnicas elementares de pesquisa e a organizao sistemtica de dados, utilizando tcnicas diversas de comunicao; Explica e valoriza elementos do patrimnio histrico portugus;

Manifesta respeito por outros povos e culturas. Experincias de aprendizagem Ao longo da educao bsica todos os alunos devem ter oportunidade de experimentar actividades que impliquem: A pesquisa histrica, individual e em grupo, com tratamento de informao (verbal e iconogrfica) e respectiva apresentao oral e escrita, segundo metodologias especficas adaptadas aos diferentes nveis etrios e de desenvolvimento dos alunos. O recurso orientado a bibliotecas e museus (eventualmente a arquivos) torna-se fundamental neste tipo de actividades; A utilizao da tecnologia informtica (Internet, CD-ROM) na aprendizagem da Histria, trabalhando com programas especficos que veiculem informao histricogeogrfica; O contacto/estudo directo com o patrimnio histrico-cultural nacional e regional/local, sobretudo artstico, arquitectnico e arqueolgico, atravs de visitas de estudo/trabalho de campo com carcter de recolha, explorao e avaliao de dados; O intercmbio com instituies polticas, sociais, cvicas, culturais e econmicas, numa perspectiva interventiva no meio em que a escola se insere, que permita a aplicao dos saberes histricos em situaes prximas do real (ex.: colaborao em festejos e comemoraes oficiais; interveno em programas culturais e tursticos da comunidade, etc.); A articulao horizontal (parceria com outras disciplinas ou reas) que permita a mobilizao dos saberes histricos em outros contextos disciplinares, sempre que isso se torne possvel no desenvolvimento dos diferentes contedos programticos; O intercmbio com alunos/jovens de outras comunidades, culturas, religies, etnias ou pases, nomeadamente dos pases europeus, que possibilite o conhecimento recproco da respectiva histria e patrimnio histrico-cultural, pondo em evidncia as influncias mutuamente positivas; A divulgao e a partilha do conhecimento histrico atravs do envolvimento directo na organizao e participao em pequenas dramatizaes, exposies, debates, colquios, mesas-redondas, painis, de acordo com metodologias prprias de dinamizao, ao nvel da turma, da escola ou da comunidade.

Torna-se fundamental que, no mbito do departamento curricular (2. e 3. ciclos), se elaborem projectos para todo o ciclo que impliquem a programao estruturada de actividades desta natureza, envolvendo todos os professores do grupo disciplinar. Competncias especficas Tratamento de informao/utilizao de fontes Compreenso histrica: Temporalidade Espacialidade Contextualizao Comunicao em histria

TRATAMENTO DE INFORMAO/UTILIZAO DE FONTES Experincias de aprendizagem 2. ciclo Utilizao de tcnicas de investigao: observar e descrever aspectos da realidade fsica e social; recolher, registar e tratar diferentes tipos de informao; identificar problemas; formular hipteses simples; elaborar concluses simples. Interpretao de informao histrica diversa e com diferentes perspectivas. Exemplos de actividades: organizao e elaborao do Atlas da aula e Friso Cronolgico; anlise de

documentos escritos (adaptados); anlise de documentao iconogrfica (a privilegiar necessariamente); anlise de documentao grfica (sobretudo grficos de barras e sectogramas); anlise de documentao cartogrfica (mapas com escala grfica); organizao de dossiers temticos; organizao de ficheiros temticos, de conceitos ou de referncias bibliogrficas.

2 ciclo Temporalidade Aplica os conceitos de mudana/permanncia na caracterizao das sociedades que se constituram no espao portugus em diferentes perodos; identifica, localiza no tempo e caracteriza alteraes significativas da sociedade portuguesa, e estabelece relaes passado/presente, especificando contributos para o Portugal contemporneo, utilizando correctamente o vocabulrio prprio da disciplina. Experincias de aprendizagem Construo e interpretao de frisos cronolgicos respeitantes a diferentes escalas de espao, tempo e quadro de referncia (individual, familiar, local, regional, nacional, internacional, cultural, etc. ...). Interpretao e elaborao de linhas/rvores genealgicas a propsito de acontecimentos significativos (crises dinsticas, por exemplo). Utilizao de unidades de referncia temporal com nfase para o milnio, sculo, dcada na ordenao de situaes histricas concretas. Contacto com diferentes sistemas de datao (calendrios e acontecimentos de referncia em diferentes culturas e momentos histricos), com particular destaque para o conhecimento e manipulao do calendrio cristo (a.C./d.C.). Seriao, ordenao e comparao de factos, acontecimentos, situaes, objectos ou processos atravs de quadros, mapas, grficos, tabelas, etc., que proporcionem a explicitao de mudanas, continuidades e simultaneidades. Apropriao e emprego de conceitos e vocabulrio de suporte s representaes e construo de relaes da temporalidade (constituio de um glossrio). Utilizao de conceitos de tempo na produo de pequenas biografias, dirios e narrativas. Espacialidade Conhece a localizao relativa do territrio portugus, caracteriza os principais contrastes na distribuio espacial das actividades econmicas e formas de organizao do espao portugus em diferentes perodos, relacionando-as com factores fsicos e humanos, utilizando correcta mente vocabulrio especfico da disciplina, bem como tcnicas adequadas de expresso grfica. Experincias de aprendizagem Manuseamento do globo e de plantas/mapas de diferentes naturezas, escalas e realidades representadas (polticos, geogrficos, climticos, histricos, econmicos, religiosos...). Familiarizao e uso da simbologia e convenes utilizadas nos mapas. Reconhecimento e interpretao de escalas (numricas e grficas). Utilizao de sistemas de orientao (rosa-dos-ventos/pontos cardeais). Elaborao em mapas mudos de itinerrios e percursos (rotas, viagens, etc.). Confronto entre observao directa dos espaos e diferentes modalidades da sua representao, itinerrios no terreno e a respectiva reconstituio grfica. Organizao do atlas da aula. Apropriao e emprego de conceitos e vocabulrio de suporte s representaes e construo de relaes da espacialidade (constituio de um glossrio).

Contextualizao Distingue caractersticas concretas de sociedades que se constituram no espao portugus em diferentes perodos e estabelece relaes entre os seus diversos domnios, utilizando correcta mente o vocabulrio especfico da disciplina.

Experincias de aprendizagem Explorao das ideias tcitas dos alunos como base para a construo do conhecimento histrico. Observao, caracterizao e interpretao de gravuras, fotografias, vdeos/filmes e objectos referentes a vrios domnios da vida estudada das sociedades, nas vrias pocas (organizao/actividades econmicas; organizao poltica; estrutura social; aspectos culturais e artsticos). Realizao de pequenas pesquisas sobre temas de histria regional e local, integrandoas no quadro da Histria de Portugal. Realizao de visitas de estudo/trabalho. Organizao de dossiers temticos. Organizao de um glossrio com vocabulrio de suporte representao das relaes entre os diversos domnios da sociedade. Trabalho (escrito, inclusiv) com fontes de diversos tipos e com mltiplas perspectivas dos vrios perodos, para conhecimento das ideias, valores e atitudes caractersticas de cada sociedade e poca. Produo de pequenas biografias, dirios, narrativas e resumos. Reconstituio do funcionamento das instituies em vrias pocas. Realizao de dramatizaes/reconstituio de situaes histricas. CONTEDOS/TEMATIZAO (2) Histria e Geografia: Portugal no passado e no presente A A Pennsula Ibrica: dos primeiros povos formao de Portugal (sculo XII) Ambiente natural e primeiros povos Os romanos na Pennsula Ibrica Os muulmanos na Pennsula Ibrica A formao do reino de Portugal

B Do sculo XIII Unio Ibrica e Restaurao (sc. XVII) Portugal no sculo XIII e a revoluo de 1383-1385 Portugal nos sculos XV e XVI Da Unio Ibrica Restaurao C Do Portugal do sculo XVIII consolidao da sociedade liberal Imprio e monarquia absoluta no sculo XVIII 1820 e o Liberalismo Portugal na 2. metade do sculo XIX D O sculo XX A queda da monarquia e a 1. Repblica Estado Novo 25 de Abril de 1974 e o regime democrtico

Portugal nos dias de hoje Sociedade e geografia humana

S-ar putea să vă placă și