Sunteți pe pagina 1din 28

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CURSO DE ODONTOLOGIA

PRTESE TOTAL IMEDIATA

Camila Romeiro Felipe Teixeira Llian David Lucas Rocha Maressa Santos Renata Chaves Samuel Andrade

DIAMANTINA 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE

PRTESE TOTAL IMEDIATA

Camila Romeiro Felipe Teixeira Llian David Lucas Rocha Maressa Santos Renata Chaves Samuel Andrade

Orientador: Prof Dr. Mauro

Trabalho apresentado disciplina de Prtese Removvel II como requisito exigido para aprovao da disciplina.

DIAMANTINA 2010

1.0

INTRODUO

A prtese dental, em todos os seus trabalhos, tem como a finalidade uma total reabilitao e devoluo das funes estomatognticas, bem como da esttica do paciente (DOMITTI 1984). Assim, em casos especficos, como a necessidade de extrao mltipla de dentes remanescentes nas quais o paciente no suporta a situao final da cirurgia, as prteses imediatas so indicadas. Desta forma, a devoluo da esttica, fontica, mastigao e convvio social pela prtese imediata, faz com que o paciente ps cirurgia fique com caractersticas de pacientes dentados (SHIBAYAMA, 2006). Por esses motivos que a prtese imediata no deve ser encarada simplesmente como uma alternativa inevitvel a uma Odontologia mais conservadora e sim um tipo de reabilitao que requer mais conhecimentos, habilidades e critrios de que a PT convencional, freqentemente

apresentando um resultado desconcertante para o profissional. Portanto, para se obter uma bom resultado do tratamento, minimizando o comprometimento da qualidade de vida do paciente com a perda dos dentes naturais, o cirurgiodentista precisa compreender as conseqncias de se subestimar as dificuldades inerentes a esse tipo de tratamento ( TELLES, 2003).

2.0 HISTRICO

As dentaduras imediatas no constituem prtica moderna, pois j eram conhecidas no fim do sculo passado, e no se sabe quem foi o primeiro a realizar tal trabalho. Segundo Benedett,Rodrigues em 1861, Atkinson em 1863, e Herbast, um pouco mais tarde, se preocuparam com essa modalidade de trabalho prottico. A primeira publicao acerca de dentaduras imediatas de que se tem notcia, segundo Wustrow, de Scheff em 1893. A partir dessa poca, vrios autores tm tratado do assunto, como Fletcher,Doxtater,Kazajian e outros, mas, a nosso ver, as dentaduras imediatas se tornaram exeqveis, tendo alcanado xito somente depois de Sears, que em 1923 introduziu o uso do guia cirrgico, na instalao das dentaduras imediatas. Atualmente, e graas aos estudos de inmeros autores, de um lado, e ao aparecimento de novos materiais, como resina incolor, resina de polimerizao ativada quimicamente e resinas resilientes, a prtica de dentaduras imediatas, tornou-se acessvel a todos os dentistas.

3.0 DEFINIO

De acordo com o glossrio de termos protticos, prtese imediata pode ser total ou parcial removvel confeccionada para ser instalada imediatamente aps a extrao dos dentes naturais 5.

4.0 INDICAES

As indicaes1 para Prtese Total Imediata so: Idade e estado geral de sade; Condies psicolgicas favorveis; Periodontopatias em estado muito avanado; Pacientes que ainda possuem dentes naturais ou mesmo prtese, completando arco dentrio quer superior ou inferior e necessita adaptar uma prtese total; Quando da indicao da extrao de dentes remanescentes de um indivduo.

5.0 CONTRA-INDICAES

As contra-indicaes1 para Prtese Total Imediata so: Paciente que se submete a radioterapia, pois o uso de uma dentadura poderia levar a osteorradionecrose; retenes sseas como trus e exostoses, mucosa hiperplsica e inseres musculares e freios hipertrofiados; os doentes mentais, pacientes diabticos, cardacos, hemoflicos, histricos e idosos com sade debilitada; pacientes com defeito congnito ou adquirido na rea chapevel que possa influir na estabilidade e reteno do aparelho; Pacientes com alteraes patolgicas que requeiram grande remoo de tecido.

6.0 VANTAGENS

6.1 VANTAGENS ANATMICAS Evita perda de dimenso vertical de ocluso; Previne traumatismo sobre ATM; Impede colapso labial e o afundamento das bochechas;

6.2 VANTAGENS FUNCIONAIS Possibilita atividade normal da musculatura; Evita transtornos fonticos; Facilita mastigao; Reduz os reajustes dietticos e digestivos;

6.3 VANTAGENS ESTTICAS Impede colapso facial, evitando o arqueamento da linha de selamento dos lbios e comissura, condio que d aspecto de envelhecimento;

6.4 VANTAGENS PSICOLGICAS Elimina a humilhao que os pacientes sofrem ao se apresentarem sem os dentes; Permite manter o equilbrio emocional, facilitando a continuidade da vida social; Facilita a deciso de sacrificar os dentes naturais, quando necessrio;

Reduz os transtornos pelos quais passa o paciente para se acostumar com uso de um PT, evitando uma fase de adaptao entre uma suposta condio de desdentado sem usar prtese para uma de usurio de prtese; Permite a continuidade das atividades sociais;

6.5 VANTAGENS PS CIRRGICAS Protege as feridas cirrgicas contra agresses bucais; Promove melhor cicatrizao

7.0 DESVANTAGENS

Alguns cuidados ps-operatrios; Trabalho adicional; Custo adicional; No h possibilidade de realizar provas estticas; Menor ajuste; Perda temporria da fixao; Substituio da prtese aps 3 meses.

8.0 CLASSIFICAO DAS PRTESES TOTAIS IMEDIATAS

8.1 PRTESE TOTAL IMEDIATA COM FACE LABIAL TOTAL

uma prtese convencional cujo aspecto vestibular idntica a uma dentadura mediata convencional. Freqentemente necessita de preparo cirrgico da boca (remoo ssea) e o preenchimento na regio labial. Pode ocorrer reabsoro ssea tornando a borda anterior traumtica, necessitando constantes ajustes por desgaste. J a face labial da Prtese Total Imediata mais estvel, o que aumenta a possibilidade de reembasamentos ,melhorando a sua esttica.

8.2 PRTESE TOTAL IMEDIATA COM FACE LABIAL PARCIAL

Esse tipo de PTI apresenta a construo de apenas a parte inicial da vertente vestibular labial, acima do bordo cervical dos dentes artificiais. No necessita de cirurgia ssea ou retalho de tecidos, pois no atinge reas retentivas do processo alveolar.

8.3 PRTESE TOTAL IMEDIATA SEM FACE LABIAL

Esse tipo tem seus dentes anteriores montados com sua face cervical apoiada diretamente sobre o rebordo alveolar, numa montagem semelhante ao de uma prtese parcial fixa anterior. Do ponto de vista cirrgico, esse tipo de prtese so mais conservadoras e apresentam melhores resultados estticos j nas primeiras semanas de sua instalao, mas falham em manter um suporte adequado para os lbios quando apresentar uma reabsoro ssea por vestibular.

9.0 PRTESE DE TRANSIO

Uma outra alternativa semelhante prtese imediata a de transio, mais simples e no menos eficientes. Consiste no aproveitamento e duplicao dos dentes naturais bem posicionados, das prteses parciais removveis ou fixas. Sua vantagem em relao prtese total imediata est na maior previsibilidade que se pode ter a respeito do resultado final do trabalho.

10.0 PRTESE TOTAL IMEDIATA: CONSIDERAES CLNICAS

10.1 EXAME CLNICO E PR-CIRRGICO

Para a confeco de uma Prtese Total Imediata deve-se fazer um exame clnico munucioso, anamnese, tomadas radiogrficas e modelo de estudo. Dentro do exame clnico importante observar o nmero e o estado de cada dente remanescente tanto na poro coronria quanto na radicular1. No rebordo posterior desdentado se verifica a sua colorao, extenso, espessura e altura. Atravs de radiografias periapicais e oclusais, deve-se verificar nos dentes superiores e inferiores, bem como nos rebordos alveolares, se existem: cries, condutos parcialmente obturados, dentes inclusos, cistos, razes residuais3.

10.2

MOLDAGEM E CONFECO DE MODELO

Para confeco de uma dentadura imediata deve-se realizar uma moldagem anatmica ou preliminar seguida da moldagem funcional ou definitiva.

10.2.1 MOLDAGEM ANATMICA

A moldagem anatmica feita com alginato, sendo considerada uma moldagem ativa e dinnica. Inicialmente preciso fazer a seleo da moldeira de estoque para alginato superior e inferior. A moldeira maxilar deve cobrir a rea chapevel totalmente e guardar um espao de 0,5 cm no mnimo entre a parede da moldeira e o rebordo alveolar. J a moldeira inferior, deve ajustar folgadamente em toda a extenso do arco e cobrir as regies dos terceiros molares4.

A primeira moldagem tem como finalidade obter um modelo de estudo, tendo uma viso panormica das estruturas bucais, servindo para diagnstico, orientao da rea chapeada, delimitao e orientao na confeco da moldeira individual, alm da seleo do material a ser usado1.

10.2.2 CONFECO DA MOLDEIRA INDIVIDUAL

A moldeira individual feita atravs do modelo anatmico confeccionado na primeira moldagem. Deve ser feita a delimitao da rea chapevel para obter a extenso da moldeira individual. Essa delimitao feita com lpis cpia aliviando todas as inseres musculares. Essas moldeiras so confeccionadas de resina acrlica de autopolimerizao4.

10.2.3 MOLDAGEM FUNCIONAL

realizada uma moldagem pela tcnica mista. Primeiramente, faz-se selamento perifrico com godiva de baixa fuso. Logo aps, molda-se a parte posterior desdentada com pasta zincoenlica. Na parte anterior da moldeira individual so confeccinadas perfuraes para realizao da moldagem da rea dentada com alginato. Aps a moldagem funcional, confeccionado o modelo definitivo4.

10.2.4 CONFECO DA CHAPA DE PROVA

As chapas de prova so confeccionadas em resina acrlica de autopolimerizao incolor4.

10.3

DETERMINAO DA OCLUSO CENTRAL

Os planos de cera so colocados sobre as reas desdentadas e a chapa de prova levada a boca do paciente. Os planos de cera so acertados de modo que fiquem a altura dos dentes remanescentes nas partes anteriores e nas partes posteriores formem os planos ascendentes. A confeco dos planos de cera para a chapa de prova so iguais tanto para o arco inferior quanto para o arco superior. Aps levar a chapa de prova a boca do paciente, pede-se ao mesmo para fechar a boca devagar para ajuste dos planos e obteno dos contatos dos dentes em ocluso cntrica4. Com o auxilio do arco facial fixado aos roletes posteriores, devemos transferir o modelo da maxila para o articulador. Ainda se utilizando da base de prova e dos roletes, voltamos ao paciente para obteno de DVO e RC para montagem do modelo mandibular1. Os planos superior e inferior so fixados com grampos. Partindo-se dos modelos articulados iniciam-se a montagem dos dentes pela rea desdentada anterior.

10.4

MONTAGEM DOS DENTES

De posse dos dentes selecionados, a montagem uma operao relativamente fcil, mas devemos sugerir certos pricpios de articulao e ocluso. Outro princpio de montagem aquele que quanto maior o contato das cspides dos dentes, maior a relao e a estabilidade da prtese imediata 3. Os dentes posteriores devero se harmonizar em tamanho com os prmolares e molares antagonistas. Os dentes anteriores devero imitar a forma, tamanho e cor dos dentes remanescentes. Instalamos o primeiro e segundo pr-molar, o primeiro e segundo molar progressivamente, posicionando-os, de modo que fiquem em contato durante as excurses excntricas da mandbula. Estando alinhados passa-se a montagem do outro lado1. Os dentes posteriores superiores e inferiores devero articular perfeitamente entre si e os sulcos dos dentes posteriores devero situar sobre a linha de fora mastigatria, ou seja, sobre o rebordo alveolar inferior 3. Na prova da base de prova e dentes posteriores superiores, com a prtese removvel inferior, devemos verificar a ocluso dental dos dentes posteriores, e a dimenso vertical de ocluso3. Aps a prova dos dentes posteriores, superiores e inferiores, voltamos o conjunto no articulador. Com um alicate, faca de gesso ou canivete e lixa, recortamos os dentes anteriores remanescentes superiores em gesso, arredondando o rebordo alveolar superior. Colocamos cera rosa nesta regio, complementando a base de prova posterior3. Iniciamos a montagem dos dentes anteriores superiores, articulando e ocluindo perfeitamente com os dentes antagonistas, Se for necessrio, podemos rearticular os dentes para dar uma perfeita ocluso dental, beneficiando futuramente3. preconizado demarcar o modelo utilizando a sonda periodontal milimetrada, registrando sobre o mesmo a profundidade das bolsas periodontais, de forma a delimitar o recorte do gesso evitando reduzir o osso alveolar. Com esta demarcao e com os dentes artificiais posicionados iniciase a substituio dos dentes do modelo pelos dentes de resina acrlica, que

segundo Walber9 o uso destes dentes de resina acrlica prefervel, pois permite seu desgaste, caso haja processo proeminente1. Um mtodo para substituio dos dentes cort-los de um hemiarco ou todos os anteriores de uma s vez. Feita a substituio, realiza-se a ceroplastia e incluso em mufla. Deve-se ainda regularizar o modelo com auxlio de pedras montadas, facas de gesso e esptula Le Cron, sempre respeitando a demarcao um milmetro aqum da linha contnua, o procedimento cirrgico de extraes dos dentes remanescentes e osteotomia se necessrio, dever seguir a planificao feita sobre o modelo de gesso1.

10.5

ENCERAMENTO E INCLUSO

O enceramento feito com cera rosa, colocada nos colos dos dentes, nos festes gengivais,espaos interdentais, em toda a vertente dos rebordos, na sua parte vestibular e lingual, com o Le Cron, esptula para cera e uma escova de dente damos o acabamento final da escultura. A incluso da prtese imediata igual da prtese total. Coloca o modelo final na parte da mufla e fixa com gesso. Isolar o gesso, colocar a parte da contra-mufla na mufla, preparar gesso e verter sobre o modelo final, esperar a tomada de presa do gesso, colocar em uma panela com gua quente, abrir a mufla, eliminar a base de prova de cera, lavar bem o modelo final. Antes de prensar a resina de lenta polimerizao, devemos moldar o modelo final superior de dentro da mufla, confeccionar o modelo, preparar a resina de rpida ou lenta polimerizao(deve incluir o modelo em gesso), e confeccionar um guia cirrgico incolor. Agora, devemos isolar todo o gesso da mufla, preparar quantidade suficiente de resina de lenta polimerizao rosa, esperar sua fase plstica, colocar a prensa sobre o modelo, fechar a mufla, colocar no polimerizador. Aps a polimerizao da prtese imediata superior, abrimos a mufla, com pedra para acrlico, lixa, escova de pano, pedra pomes e Kaol, dar acabamento e polimento final. Nota: os mesmo passos acima citados sero feitos para a confeco da prtese removvel inferior.

10.6

CONFECO DO GUIA CIRRGICO

Para confeco do guia cirrgico, na fase da remoo da cera da mufla para condensao da resina acrlica, molda-se o modelo contido na mufla, com alginato e reproduz-se o modelo. Sobre o modelo-cpia, adapta-se em toda a rea chapevel uma lmina de cera rosa e inclui-se em seguida na mufla4. Depois da presa do gesso, a mufla levada a gua quente onde procede-se a lavagem da mesma. As partes internas da mufla so isoladas com cel-lac e a seguir realiza-se a condensao da resina incolor4. A chapa de resina acrlica transparente que obtm-se aps a polimerizao e acabamento o que se chama guia cirrgico. Este guia vai orientar o trabalho de alveolotomia no ato da instalao da dentadura. Ele permite atravs da transparncia da base incolor localizar facilmente o ponto exato da escoriao durante todo o perodo do controle ps-operatrio. Finalmente, permite ao profissional ter uma viso do panorama geral da adaptao do aparelho4. O guia cirrgico na etapa de instalao da PTI fundamental, visto que possibilita a adequao da base da prtese ao leito cirrgico, evitando presses indevidas sobre a mucosa1.

10.7

CUIDADOS PR- INSTALAO

Alm de todos os cuidados inerentes a cirurgia bucomaxilofacial, devese esterilizar a prpria prtese (que vai entrar em contato com a ferida cirrgica), o guia cirrgico, bem como todos os artefatos que possam vir a ser utilizados para realizar pequenos ajustes prtese, tais como brocas e polidores. A esterilizao dever ser obtida com um meio qumico, preferencialmente noalcolico, como uma soluo de glutaraldedo.

10.8

CUIDADOS PS-INSTALAO

Na primeira sesso (ato da entrega) no foi realizado reembasamento e nem ajuste oclusal. Paciente deve ser orientado a cuidados ps operatrios como: a) no retirar o aparelho de maneira alguma nas primeiras 48 horas e nem ocluir forando a dentadura para evitar a sobrecompresso na ferida cirrgica; b) Em caso de dor, instruir o paciente quanto a utilizao de analgsicos adequados; c) Ingerir alimentao lquida e fria nas primeiras horas; d) Aplicar bolsa de gelo durante algumas horas, com intervalo de 15 minutos1. Na Segunda visita, 48 horas aps a entrega da prtese, realizada a higiene deste, com gua e sabo. Deve-se tambm realizar a higienizao da boca, com uma soluo fisiolgica, evitando tocar na ferida1. Na Terceira visita, uma semana aps a entrega, realizar os primeiros ajustes oclusais, como tambm, recomendar ao paciente as seguintes instrues: a) Retirar o aparelho duas a trs vezes ao dia para higienizao; b) Quanto alimentao, o paciente dever gradativamente retornar a sua rotina normal, mastigando qualquer tipo de alimento; c) Se nada acontecer aps a terceira visita, o paciente dever retornar ao consultrio para remover os pontos da cirurgia e eventuais novos retoques podem ser realizados1. Durante a terceira visita, o cirurgio dentista pode definir atravs do reembasamento do aparelho (prtese total imediata) ou pela confeco de uma outra prtese total definitiva1. Muitas vezes, a prtese total imediata comea a perder a reteno, sendo assim, necessrio confeco de uma prtese definitiva aps algumas semanas1. Mediante a evoluo tecnolgica, os cirurgies - dentistas tm empregado os laseres de baixa potncia que possuem um efeito

eminentemente analgsico, antiinflamatrio e bioestimulante, alm do que, sua luz proporciona um aumento da microcirculao local e drenagem do fludo gengival. Sendo assim uma ferramenta til no ps-operatrio imediato anteriormente colocao da PTI1.

10.9

DENTADURAS IMEDIATAS: INSTALAO

10.9.1 EXTRAO E ALVEOLOTOMIA

A alveolotomia extensa e excessiva contra indicada, sempre que prejudique o resultado final do trabalho. prefervel sacrificar algum tecido sseo alveolar sempre que esteja em jogo a estabilidade ou a esttica da dentadura4. A extrao feita sob anestesia por conduo, tendo-se o cuidado de no fraturar as razes, em seguida recorta-se levemente os septos sseos interalveolares. Em seguida, colocamos o guia cirrgico na boca do paciente para verificao de sua adaptao, fazendo-se leve compresso sobre a mesma4. Esta comprimir a mucosa da rea chapevel e as pores que esto altas tomaro o aspecto esbranquiado, devido a isquemia 4. O guia cirrgico removido; em seguida faz-se uma alveoloplastia e o guia cirrgico novamente experimentado. A etapa repitida at se conseguir uma perfeita adaptao, isto , at que no haja nenhuma rea de isquemia. Assim, a custa do guia cirrgico, adaptaremos a boca do paciente a dentadura j pronta4. No caso de estar empregando a dentadura totalmente de resina incolor a verificao da parte alta do rebordo alveolar para orientar a alveolotomia faz-se com o prprio aparelho e custa da compresso exercida pelos dentes na posio de ocluso central. A experincia tem mostrado que essa maneira de proceder leva vantagens sobre aquela de comprimir com os dedos devido a distribuio uniforme de fora4. Muitos cirurgies deslocam extensamente o mucoperisteo, indo at o fundo de saco vestbulo, para fazer uma simples alveolotomia. Segundo Centeno, essa pratica um erro, porque, alm de outros inconvenientes, pode

ocasionar a diminuio do frnix, o que prejudica a reteno do aparelho prottico4. Aps o ajuste da boca do paciente ao guia cirrgico os retalhos so suturados e a dentadura colocada imediatamente4. A alveoloplastia antes da extrao contra-indicada, isso porque evita o desperdcio do precioso rebordo alveolar, muito importante para a estabilizao da prtese4.

10.9.2 INSTALAO DA DENTADURA

Terminada a interveno cirrgica, instalamos, cuidadosamente, o aparelho prottico na boca. A verificao da ocluso e o balanceio no podem ter sido alterados. Por meio do papel carbono, constata-se qualquer anormalidade para corrigir os defeitos. Terminado esse trabalho o paciente dispensado e deve seguir rigorosamente as indicaes ps operatrias 4.

10.9.3 REEMBASAMENTO

A maioria dos autores acha que o reembasamento do aparelho ou a confeco de um outro definitivo dever ser feito depois de passado no mnimo um e no mximo quatro meses, conforme o estado de cicatrizao 4. Geralmente decorrido esse perodo, a dentadura comea a perder a reteno; ento, providenciar a reembasamento, segundo as tcnicas convencionais ou confeccionar uma nova4. Muitas vezes, mesmo depois de quatro meses de uso, a dentadura imediata continua com reteno. Nestes casos, se no ato cirrgico da insero

do aparelho a remoo do tecido sseo foi mnima, o paciente poder continuar usando o aparelho por mais tempo; mas, se houve alveolotomia extensa, devemos obrigatoriamente reembasar. Neste segundo caso, mesmo que o aparelho esteja com reteno, a parte do rebordo correspondente a alveolotomia j estar reabsorvida. O espao assim formado vai sendo preenchido por uma mucosa flcida. Essa mucosa mvel, na parte anterior do rebordo alveolar, traz um grande problema na estabilidade da futura dentadura. Para evitar a formao dessa mucosa, que indica-se o reembasamento ou confeco de uma nova prtese4. Muitas vezes a dentadura imediata comea a perder reteno logo depois de alguma semanas. A fim de contornar essa instabilidade do aparelho temos utilizado a resina acrlica de polimerizao ativada quimicamente para efetuar o fecho perifrico e post-dammig, conforme o caso4.

REFERNCIAS

DOMITTI, S. S.; et. al. Prtese total: novos mtodos e tcnicas . editora Santos, 1984. 4 TAMAKI, T.; Dentaduras completas. Editora Sarvier, Ed. 3, So Paulo, 1977. ??GOMES, V. L.; et. al. Prtese removvel total imediata utilizando os dentes naturais do paciente. Rev. IPEO Odontologia, v. 1, n.1, p. 1-64, 2007.

2MARCHINI L.; SANTOS, dos J. F. F.; CUNHA, da V. P. P.; Prtese total imediata: consideraes clnicas. Rev. Robrac, v. 9, n. 27, p. 45-49,2000.

1SHIBAYAMA, R.; et. al. Prteses totais imediatas convencionais. Rev. Odontolgica de Araatuba, v.27, n.1, p. 67-72, 2006.

5TELLES, D.; HOLLWEG, H.; CASTELLUCCI, L. Prtese total convencional e sobre implantes. editora Santos, So Paulo, 2003.

??TURANO, J. C.; TURANO, L. M.; Fundamentos de prtese total. editora Santos, ed. 5, So Paulo, 2000.

S-ar putea să vă placă și