Sunteți pe pagina 1din 4

ROCESSO DE APRENDIZAGEM: O DESAFIO DE ENSINAR E APREENDER Elza Maria Magalhes Lima[1]

Muito se tem falado e escrito sobre a aprendizagem, de como a escola deve ter por objetivo a construo de cidados crticos e que pode ser a nica responsvel pela aprendizagem do aluno. Antes de se buscar os responsveis pelos fracassos no processo de aprendizagem preciso compreender sobre alguns significados. Acreditando que aprendizagem um processo complexo e influenciado por vrios fatores, interno e externo, individual e social (Netto, 2002, p. 9), por ser complexo est sujeito a vrios problemas que, me angustiam, e por ser uma futura pedagoga busco entend-los. Vygotsky e Piaget consideram o conhecimento como uma construo individual, para Vygotsky toda construo mediada pelos fatores externos sociais. Isto , o professor e as escolas modelam ou explicam o conhecimento da sua maneira com um conhecimento que j possui. Dessa forma, a criana constri o seu prprio conhecimento interno a partir do que oferecido. A criana no inventa, mas imita , copia o que est socialmente exposto e a disposio. Assim como os processos internos ao indivduo so extremamente importantes para uma aprendizagem de qualidade, as interaes sociais tm sido apontada pela literatura como um fator essencial para o aprender. Para Vygotsky (1998), a aprendizagem no comea na escola, toda situao de aprendizagem escolar comea sempre com uma histria de aprendizagem prvia. Tanto para Piaget como para Vygotsky, o ambiente da sala de aula requer interao social, embora por circunstncias distintas. O ambiente social a fonte de modelos dos quais as construes devem se aproximar. a fonte do conhecimento socialmente construdo que servem de modelo as construes do individuo. O fracasso na escolar , sem dvida, um dos mais graves problemas com o qual as escolas vm convivendo h muitos anos. Sabe-se que tal situao se evidencia praticamente em todos os nveis do ensino do pas, porm, ocorre com maior freqncia nos primeiros anos da escolarizao. Dentre os inmeros fatores relacionados ao fracasso escolar est s dificuldades de aprendizagem, srio problema na nossa educao. Em quase todas as salas de aula das escolas pblicas do ensino fundamental encontram- se crianas com dificuldades de aprendizagem em escrita, de interpretao, ou desmotivadas com o ensino. Tudo isso porque parte do que ensinado descontextualizado da sua realidade. Anncios Google

Uma das discusses entre os educadores delimitar ou ampliar o verdadeiro papel da escola em relao aprendizagem. Assim nos questionamos? O papel da escola deve ser exclusivamente seletivo e propedutico? O que ensinamos e o que pretendemos que nossos alunos aprendam? Estas so questes que merecem reflexo por parte do educador. A prtica desenvolvida em sala de aula vai possibilitar ao aluno apreender os contedos ensinados? Para isso necessrio compreender o significado de ensinar, aprender e apreender.

Ensinar: um conceito abstrato ou uma ao concreta? O conceito de ensinar presente entre os professores que ensinar apresentar ou explicar o contedo numa exposio, da a busca por tcnicas de exposio ou oratria, como sendo o elemento essencial para a competncia docente (Anastasiou, 1998). Acredito ser uma concepo errnea, pois com tais mtodos o aluno recebe informaes sem compreend-las, um sujeito passivo, uma vez que, no dialoga, no interroga e no discute o contedo apresentado. No processo de aprendizagem ocorrem as relaes interativas em sala de aula, as relaes que se estabelecem entre os professores, os alunos e os contedos de aprendizagem, mas a questo : qual a participao do aluno no processo da aprendizagem? a perspectiva denominada tradicional atribui aos professores o papel de transmissores de dados obtidos. (Zabala, 1998, p. 89). O professor o mestre do saber e o aluno por sua vez, deve interiorizar o conhecimento apresentado, esta concepo consiste na reproduo de informao, o professor ensina e o aluno aprende.

Existe relao entre ensinar e aprender? Ento o que aprender? o verbo aprender derivado do apreender por sncope, significa tomar conhecimento, reter na memria mediante estudo, receber a informao (Anastasiou, 1998), dessa forma se o professor tem por objetivo, que seu aluno apenas receba informao e a memorize, bastar a ele o ensino por palestra, mas se o docente busca para seu aluno uma aprendizagem significativa ele deve oferecer meios para que o aluno apreenda o que foi apresentado. Aprender muito mais do que memorizar contedos antes de tudo, interagir com o que est sendo ensinado, buscar um conhecimento prprio. uma habilidade que o professor de instigar em seus alunos, quando existir prazer em buscar conhecimento, freqentar a escola passar a ser no s uma necessidade, mas algo significativo.

Aprender ou apreender? Para tornar aprendizagem significativa, se faz necessrio compreender o que significa o verbo apreender. Apreender significa segurar, pegar, assimilar, agarrar (Anastasiou, 1998), nesse processo o aluno no sujeito passivo, mas ativo, j que participa da construo do conhecimento. Se a meta do educador realmente a aprendizagem do aluno, para alm do simples repasse de informao, necessrio vencer o aprender, entendido como um processo de memorizao e direcionar o ensino para o apreender. Da a busca em romper com o termo assistir aula. O aluno precisa participar da aula, pois a ao de apreender ativa, a ralao entre professor e aluno precisa ser a de fazer aula, e nesse processo aprendizagem deve seguir os sete passos da construo do conhecimento (Santos). O aluno deve ser capaz de: sentir, perceber, compreender, definir, argumentar, discutir e transformar o contedo, essas fases caracterizam a ao do professor diante do desafio da aprendizagem.

Algumas reflexes Por mais que se estuda e se discuta a educao, no h receitas prontas, principalmente na educao escolarizada, porem h a possibilidade de refletirmos sobre algumas prticas ou posturas pedaggicas. Para que o aluno desenvolva esses passos, fundamental a mediao docente, o professor ser o condutor, prepara e dirige as atividades, buscando aes, levando o aluno a construo e elaborao do conhecimento, dessa forma: Toda aprendizagem s , de fato, significativa caso se insira de forma ativa na realidade. A conduo dessa fase passa pela atitude do professor no sentido de levar o aluno a simular sua ao num contexto real (Santos). O verdadeiro desafio tornar essa fase em rotina, para isso cabe ao professor planejar um processo continuo de aes que possibilite ao aluno, construir, agarrar, apreender o contedo pretendido em momentos seqenciais, alm de tudo isso aplicar o contedo ou conceito apreendido em sua vida prtica. Como ressaltei no inicio, a aprendizagem complexa, pois depende de vrios fatores e est sujeita a grandes problemas que acredito no tenham uma soluo satisfatria, contudo, no devemos perder a esperana e buscar desenvolver uma prtica que insira o aluno como um sujeito ativo dentro do seu processo de ensino-aprendizagem.

REFERNCIAS

ANASTASIOU, La das Graas Camargos. Ensinar, aprender e processos de ensinagem. In Mdulo Organizao do Trabalho Pedaggico II. VI Semestre, Pedagogia. 2007.

SANTOS, Jlio Cesar Furtado dos. O desafio de promover a aprendizagem significativa. In Mdulo Organizao do Trabalho Pedaggico II. VI Semestre, Pedagogia. 2007.

NETTO, Samuel Pfromm. Psicologia da Aprendizagem e do Ensino. So Paulo: E.P.U., 2002

ZABALA, Antoni. A Prtica Educativa Como Ensinar. Porto Alegre: Artemed, 1998

Diretotio de artigos gratuitos


Publicado em: 22/10/2009

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/processo-de-aprendizagem-o-desafio-de-ensinare-apreender-1369643.html Acesso em 15/10

S-ar putea să vă placă și