Sunteți pe pagina 1din 44

1 Semestre

aula 21/10/02

Introduo
1. Psicopatologia: conceito e desenvolvimento scio-histrico

Psicopatologia a cincia geral que estuda as perturbaes do funcionamento psicolgico em todos os seus aspectos (afectivos, cognitivos, comportamentais e relacionais), incluindo as suas causas e consequncias, procurando delimitar conceitos dotados de validade universal.

A Psicopatologia Cientfica recente (aproximadamente 100 anos), sendo a sua origem a Medicina Psiquitrica e no da Psicologia. Este contributo positivista contribuiu para o afastamento de concepes metafsicas/ sobrenaturais da perturbao mental, conferindo pessoa perturbada um novo estatuto de doente. Contudo, teve tambm uma desvantagem, ao afastar a Psicopatologia das concepes psicolgicas (at Psicanlise).

PSICO (PATO) LOGIA Pathos (sofrimento)

Afeco patologia padecer paciente (no doente)

Afeio simpatia empatia paixo

Somos afectados por aquilo a que nos afeioamos

Pressupostos da Psicopatologia:

Universal indiferente cultura, estatuto scio-econmico, contexto histrico, Indesejabilidade experincia de sofrimento, desejo de obter ajuda, na medida em

geogrfico.

que induz limitaes, altera a percepo de si prprio e/ou da realidade. Este sofrimento pode ocorrer a dois nveis: intrapsquico e interpessoal ( fundamental a dimenso relacional no h Psicopatologia fora da relao).

2. Delimitao do objecto e dos objectivos da cincia psicopatolgica

O objecto da Psicopatologia o acto de conduta perturbada enquanto observvel

Comportamento externalizado: expresso facial, velocidade discurso, motricidade.

Todas as dimenses psicolgicas: cognio, relacionais, afectivas, comunicacionais

Qual a relao entre aquilo que se manifesta e a experincia subjectiva?

Perspectiva Comportamentalista o comportamento uma resposta a um

estmulo, logo a Psicopatologia resulta de uma resposta mal ou insuficientemente aprendida

Perspectiva Cognitivista assume que as cognies (o pensamento e as crenas

das pessoas) so centrais ao comportamento, logo a Psicopatologia resulta de uma cognio distorcida da realidade.

Perspectiva Psicanaltica o comportamento resulta de pulses inconscientes,

sendo a Psicopatologia a expresso de conflitos inconscientes resultantes de fases precoces do desenvolvimento infantil.

Perspectiva Existencialista o comportamento resulta das escolhas congruentes

consigo, na gesto da sua liberdade situada, logo a Psicopatologia resulta de escolhas pouco autnticas, formuladas no em funo do prprio.

Objectivos da Psicopatologia:

a) Observar (conhecer o que se passa)

O principal mtodo de observao o clnico, nomeadamente o estudo de caso, atravs da entrevista clnica (encontro de 2 subjectividades). Este complementado com outras tcnicas que so instrumentos de avaliao psicolgica testes projectivos, de personalidade...
b) Explicar (saber porqu) Definem-se as determinantes causais (exteriores ao sujeito psicolgico)

c) Compreender (conhecer o como) A maneira como o indivduo se sente e o significado que tem para ele os seus acontecimentos de vida. Este item constitui a essncia da perspectiva psicolgica, na medida em que procura relaes de sentido nos processos psicolgicos subjacentes perturbao, sendo o sintoma uma linguagem a decifrar.

d) Teorizar (sistematizar conhecimentos) De forma equivalente s outras cincias.

Estes objectivos deparam-se com dificuldades vrias:

Como saber o que normal e anormal?


Critrios de diferenciao entre o que normal e patolgico

Que meios utilizar para conhecer o outro?


Mtodos de Investigao em Psicopatologia

Como sistematizar conhecimentos?


Teorias Psicopatolgicas

3. Discurso Psicopatolgico

Os discursos em Psicopatologia variam consoante a teoria psicolgica, j que cada uma tem os seus construtos prprios. No entanto, h caractersticas comuns entre eles no que respeita construo do prprio discurso:

Nvel Observacional

O acto de conduta com sentido que acessvel observao, permitindo um discurso descritivo, taxonmico e verificativo, ou seja, refere-se a um nvel emprico, quando se identifica e descreve a perturbao, assim como as suas manifestaes, em resultado do que se observa.

Nvel Processual

Inferncias so feitas sobre as condutas para as interpretar como processos psicolgicos internos, permitindo um discurso probabilstico e hermenutico, isto , um discurso sobre dinmicas psicolgicas que podem sustentar a nossa hiptese sobre a perturbao.

Nvel Terico

Fornece as hipteses acerca do maior nmero de observaes possveis (teorias explicativas) e dos processos contidos nas mesmas (teorias interpretativas)

Nvel Epistemolgico ou Metaterico

A lgica dos mtodos e teorias, j um nvel crtico/reflexivo

4. Nveis de Anlise Psicopatolgica

Psicopatologia Descritiva

Mostra qual a forma de vivenciar o comportamento perturbado. Observa (identifica, descreve, clarifica) as perturbaes, as suas manifestaes e como so vividas. Patologia do Psicolgico estudo das perturbaes do funcionamento psicolgico, que aparecem a vrios nveis (conscincia, memria, pensamento, percepo...).

Psicopatologia Compreensiva

Conjectura sobre o que se esconde atrs do que aparece, isto , ver o que o sujeito experimenta e qual o seu significado. Psicologia do Patolgico Compreender as relaes de sentido.

aula 28/10/02

Critrios em Psicopatologia
1. Diferenciao entre o normal e o patolgico Senso Comum toda a gente faz avaliao de comportamentos, embora com base em critrios subjectivos ou socioculturais (normas dominantes)

Psicopatologia cientfica critrios rigorosos e universais No entanto no h um critrio nico:

Critrio Mdico

Enfatiza a dade normal (sade mental como ausncia de sintomas) patolgico (doena mental). No entanto nem todas as perturbaes mentais so doenas, por ex., a depresso na sequncia de uma perda um fracasso de adaptao. Verificamos que o critrio mdico um discurso sobre a perturbao e no sobre o indivduo, no preenchendo requisitos do ponto de vista psicolgico, sendo apenas vlido dentro do quadro bio-mdico.

Critrio Sociolgico

V a normalidade como o socialmente adaptado e o patolgico como o socialmente desviado. No entanto, podem existir situaes em que o no estar adaptado mais saudvel psicologicamente (o exemplo da vivncia em regimes opressores). Referncia feita ao normativo social (diferentes sociedades implicam diferentes critrios), no tendo em conta o sujeito psicolgico e o seu sofrimento.

Critrio Estatstico

O que mais frequente o normal, sendo o patolgico o mais raro. Ignorando o discurso psicolgico, a referncia a distribuio estatstica dos fenmenos. Contudo, isto muitas vezes no se verifica, j que, por exemplo, um sujeito muito inteligente encontra-se na extremidade da curva de Gauss, no querendo isto significar uma patologia.

Critrios Psicolgicos

Critrio Subjectivo O normal o bem estar psicolgico, sendo o mal-estar psicolgico o patolgico. Desta forma, reparamos que a perturbao mental est associada ao sofrimento, tanto do prprio, como dos que esto em volta. No entanto, h excepes, nomeadamente situaes em que o sujeito est perturbado, mas est contente (mania), ou que faz sofrer os outros, no sofrendo ele, ou ainda em que est indiferente sua perturbao.

Critrio Psicanaltico A patologia o reflexo de um conflito intrapsquico intenso, permanente, capaz de desorganizar o indivduo, sendo a normalidade referente ao equilbrio entre o consciente e o inconsciente, sendo o conflito manusevel. Assim verificamos que a tnica posta no conflito intrapsquico, resultante da relao do sujeito consigo prprio e com os outros; retira-se assim o indivduo do contexto.

Critrios Psicolgicos mais Alargados A normalidade est relacionada com: Equilbrio e integrao das foras psquicas Auto-percepo como unidade coerente, Percepo da realidade adequada, Capacidade de autorealizao, Resistncia frustrao, Confronto activo com o stress, Autonomia, Competncias comunicacionais Liberdade de ser e vir a ser Desenvolvimento do projecto existencial Desenvolvimento Existencial Atributos Psicolgicos e Psicossocial

Aqui a normalidade est, mais especificamente, na capacidade de investir nos seus projectos existenciais significativos, estando o patologia na dificuldade de realizar estes mesmos projectos

Por oposio, para estes critrios mais alargados, a patologia refere-se a: Experincia de Sofrimento (intensidade do disfuncionamento, carcter mais ou menos permanente, desproporo dos acontecimentos precipitantes, invasividade mental e corporal ex. insnia) Comportamento desviante (dificuldade em controlar impulsos, crises de violncia... nestas situaes o sofrimento tambm provocado nos outros) Dificuldades nas relaes nas relaes interpessoais Disrupo familiar Dificuldades escolares Alterao na adaptao profissional Dificuldades de adaptao social Pedido de Ajuda (passa por crer que algum o pode ajudar, no entanto, implica um pr-requisito que consiste em o indivduo saber que est perturbado).

2. Insuficincia e Relatividade dos critrios de diferenciao Os inconvenientes do critrio nico A relatividade e o perigo dos critrios mdico, psicodinmico e sociolgico quando tomados isoladamente. A utilidade de critrios psicolgicos alicerados na presena de certos atributos psicolgicos e psicossociais e na manuteno da capacidade para promover o seu prprio enriquecimento existencial (aceitao da angstia existencial, liberdade de escolha, autenticidade, amor aos outros, criatividade).

aula 04/11/02

Mtodos de Investigao em Psicopatologia

1. Etapas da aplicao do mtodo cientfico em Psicopatologia

Pinel (observao clnica)

No sc. XVIII, fundou a Psicopatologia cientfica, ao introduzir a observao clnica como mtodo de recolha de dados empricos e de material concreto sobre as perturbaes mentais (o que ns chamamos observao transversal). Comeou a descrever os diferentes quadros clnicos e suas manifestaes, atravs de estudos de casos e da observao sistemtica de diversos destes casos mtodo clnico. O paradigma cientfico dominante na altura era o Positivismo, que concebia o conhecimento de uma forma categorial, e foi este o modelo transposto para o conhecimento psicopatolgico, mantendo afastadas (positivamente) as concepes sobrenaturais da perturbao mental, mas tambm (negativamente) as possveis interpretaes psicolgicas da Psicopatologia. Verificamos que tambm se processa aqui uma mudana de estatuto da pessoa perturbada: de criminoso, cujo encarregado era o sistema penal, para doente mental, passando para o domnio da medicina psiquitrica e suas instituies mentais. Nos anos seguintes, houve um grande esforo, principalmente na Frana e na Alemanha, para descrever as manifestaes das perturbaes mentais.

Kraepelin (a observao do curso clnico da doena mental)

Utilizou o mesmo mtodo que Pinel, o mtodo clnico, embora lhe tenha acrescentado a observao longitudinal - o curso clnico da perturbao mental. Em meados do sc. XIX criou classificaes que ainda hoje usamos (agrupamento de sintomas), embora a descrio por ele feita da perturbao mental estivesse de acordo com o modelo mdico.

Freud (a subjectividade e o relacional)

Realizou a abertura do mundo subjectivo/experiencial, introduzindo, pela primeira vez, uma perspectiva compreensiva na Psicopatologia. Com a aplicao do mtodo clnico para a perturbao mental tinha em vista a observao do interno/experincia, valorizando a perturbao em funo da histria do

sujeito (desenvolvimento) e o atribuir um significado - a perturbao passa a ser encarada como um fenmeno consentido e no como uma doena (os sintomas das neuroses so uma linguagem a decifrar). As tcnicas utilizadas para ter acesso ao inconsciente so a livre associao de ideias, a anlise dos sonhos e dos actos falhados.

Jaspers (a descrio e a compreenso)

Para este autor a metodologia de investigao devia ser clnica, mas tambm baseada em mtodos psicolgicos: dois nvel em Psicopatologia, o descritivo e o compreensivo. A descrio no se deve limitar aos comportamentos, abrangendo a subjectividade, qual possvel ter acesso pelo mtodo fenomenolgico, que consiste na descrio dos fenmenos que aparecem conscincia do sujeito e que so transmitidas pelo discurso. Posteriormente realiza-se a anlise do discurso (directa) sobre a vivncia, supondo-se que o que se descreve o que o sujeito diz (sem interpretao). J ao nvel da compreenso procuram-se relaes de sentido entre a vivncia da experincia perturbada e as experincias anteriores. Verifica-se assim que os objectos da Psicanlise e da Fenomenologia so parecidos, variando os seus mtodos, segundo esta ltima disciplina procuram-se significados conscientes utilizando-se a introspeco e a retrospeco.

Pavlov (o condicionamento)

Estudo da conduta externalizada, observvel e registrvel, ou seja, o mtodo clnico consistia na observao sistemtica de diferentes casos e na procura de regularidades no comportamento, que era o nico objecto de estudo.

Durkheim (dimenso social)

Defendia que o comportamento considerado patolgico aparece sempre em contexto social (desintegrao). Desta forma, alm dos nveis biolgico, psicolgico do sujeito, referiu-se o nvel social como objecto de estudo em Psicopatologia. O mtodo evidenciado pelo autor foi o estudo de caso. De facto, h factores de natureza social que j se provou terem uma relao forte com a Psicopatologia em muitos indivduos: pobreza, desemprego prolongado, violncia (especialmente a domstica) e suporte social escasso.

2. Mtodo Clnico

Estudo de Caso Individual

um meio de recolha de dados ao nvel observacional, que consiste no estudo de material clnico concreto. Este o mtodo de investigao mais importante para a Psicopatologia

Encontro Intersubjectivo

Esta relao clnica um cenrio de dilogo pessoa-a-pessoa, onde se estabelece uma relao intersubjectiva, embora profissional. Assim sendo exige, por parte do tcnico de sade mental: Conhecimento da Psicopatologia, de tcnicas de entrevista Desenvolvimento comunicacionais Manuteno de uma relao de neutralidade clnica, o que implica uma ausncia de julgamentos ou avaliaes morais (crenas dos dois intervenientes fora da relao) de competncias de entrevista, relacionais e

Tcnica

Apesar de existirem meios auxiliares, nomeadamente os testes de personalidade, projectivos ou outros, a tcnica central em Psicopatologia a Entrevista Clnica, cujos objectivos so: a) Identificar a perturbao presente (Qu) b) Relacionar a perturbao com acontecimentos de Vida (Quando) Conhecer o desenvolvimento psicolgico em diferentes fases, isto , procurar pela narrativa da historia de vida (relaes pessoais, profissionais, sexuais) aquilo que constante caractersticas de personalidade, estilo de adaptao, defesas presentes... c) Descrever que manifestaes da perturbaes esto presentes (Como) Observao directa do estado mental: funcionamento da memria, percepo, conscincia, discurso... d) Averiguar a natureza do pedido de ajuda

De forma, a estabelecer um plano de aco especfico para ajudar aquele sujeito.

No entanto, as tcnicas de observao clnica individual variam consoante os modelos:

Objectivos Descrio e caracterizao as perturbaes Observao e registro dos comportamentos Interpretao dos contedos lactentes Compreenso fenomenolgica das vivncias Estudo de padres de comunicao Anlise compreensiva das vivncias

Modelo Bio-mdico Comportamentalista Psicanalista Fenomenolgico

Por exemplo: Modelo Bio-Mdico Procedimento Medida Empatia Objectivo Inventariao das perturbaes e condies de aparecimento Objecto Saber Explicar

Modelo Fenomenolgico Procedimento Intersubjectividade Empatia Objectivo Experincia da perturbao Significao Objecto Conhecer Compreender

Como possvel, desta forma, conciliar coerentemente as diferentes perspectivas e mtodos?

Investigao Clnica Dirigida e Controlada Dirigida diferentes investigadores tem de estar de acordo sobre o objecto da investigao (operacionalizao do conceito priori) Controlada controlo de variveis, atravs de uma comparao sistemtica de indivduos com uma perturbao com indivduos sem qualquer perturbao.

3. Mtodos de natureza biolgica

Algumas

disciplinas,

como

gentica,

anatomia

patolgica,

neurofisiologia,

neuroqumica, imunologia, cronopsicofisiologia e a psicofisiologia, seguem um modelo organicista, cuja linha de investigao procura determinar de que maneira um processo fsico pode produzir um psicopatolgico, isto , fazer uma investigao psicopatolgica de base biolgica. Contudo, so vrias as crticas feitas ao biologismo em Psicopatologia,

nomeadamente, o reducionismo imposto, por se ignorar as dinmicas psicolgicas, o pessoal-biogrfico e o relacional, assim como, o facto no se poder determinar qual o peso de factores genticos na perturbao mental, em comparao com os restantes (sociais, resultantes da educao...), ou seja, embora em alguns casos esta herana gentica seja um condio necessria, no uma condio suficiente.

4. Mtodos de Natureza Social

A linha de investigao sociolgica foca as interaces observador observado

em diferentes contextos institucionais, as respostas sociais perturbao, os factores sociais de risco e os efeitos de mudana social sobre a Psicopatologia. Dentro desta corrente destacam-se a Psicopatologia Ecolgica, a Psicopatologia Institucional, a Psicopatologia Comparada, que levantam problemas como: Ser que certos diagnsticos psicopatolgicos so mais facilmente feitos em instituies pblicas que em privadas? Ou sobre o papel da intolerncia social em relao a pessoas com perturbaes mentais como factor de excluso (problema da reabilitao e insero social).

J a linha de investigao antropolgica preocupa-se com o desenvolvimento da

personalidade e as suas perturbaes em relao com diferentes contextos culturais e com a manifestao dos estados psicopatolgicos em diferentes culturas, de que exemplo a Psicopatologia transcultural. 5. Mtodos de Natureza Psicolgica

Vamos indicar que mtodos psicolgicos se utilizam para estudar os comportamentos perturbados. A psicologia tem diferentes perspectivas tericas, cada uma delas com diferentes perspectivas de investigao.

Psicologia Experimental

A observao clnica de tipo experimental centra-se mais em dimenses no subjectivas: comportamento externo directamente observvel e actividades

fisiolgicas, corporais, simultneas ao comportamento observado. So utilizados mtodos quantitativos, nos quais o que predomina a medida e a comparao.

Modelos experimentais de estados psicopatolgicos

Tenta-se induzir em laboratrio (atravs da administrao de substncias), uma perturbao do comportamento, comparando o que aqui acontece com o que se verifica em indivduos com perturbaes mentais reais. Tal procedimento levanta questes de natureza tica, j que ao suscitar alteraes do comportamento pode-se modificar o funcionamento psicolgico. Assim, no o mtodo muito utilizado.

Privao Sensorial e do Sono

Procura-se saber de que modo o isolamento e a privao de sono tm semelhanas com determinadas perturbaes mentais. Ao fim de muitas horas sem dormir (48h) o sujeito manifesta alucinaes e comportamentos parecidos com outras situaes que ocorrem em perturbaes reais. H patologias em que as pessoas sofrem insnias, o que lhes provoca determinados comportamentos.

Stress e Psicopatologia

Do ponto de vista psicolgico o stress uma forma de relao do sujeito com o meio. O significado que o indivduo d a situao pode chamar-se experincia de stress. Qual o motivo pelo qual uma determinada circunstncia causadora de stress e outra no? A resposta reside no significado que cada um atribui a esse acontecimento, nomeadamente com a ameaa ou perigo que pode significar. Assim, as situaes que induzem stress a um indivduo no dependem de serem socialmente consideradas positivas ou negativas; podem-se verificar quando se perde qualquer coisa (perturbao da sade, perda de um familiar...) ou a situao representa uma mudana significativa no mundo pessoal do sujeito (casamento...) O que se pode se pode fazer?

O stress est relacionado com uma resposta de impotncia (falta de controlo).

O indivduo faz uma avaliao da situao em termos dos seus recursos pessoais e da ajuda que pode ter de terceiros. Verifica-se assim uma dimenso cognitiva, nomeadamente os esforos que o indivduo para lidar com a situao e adaptar realidade. Deve-se analisar a situao e tentar diminuir a carga de ameaa que o acontecimento transmite. De seguida tudo depende do estado emocional do sujeito e das estratgias psicolgicas adoptadas. Modelo de Coping ou confronto, modelo de adaptao.

Estratgias mais activas, centradas na resoluo do problema, desde que este tenha soluo. Quando o acontecimento no modificvel tem que mudar a cognio e os afectos associados, de forma a haver adaptao situao Estratgias mais passivas, de evitamento da situao. Estratgia de Emoo, caso em que o indivduo tenta diminuir as emoes desagradveis em relao a determinada situao, tentando no pensar no acontecimento. Embora numa fase inicial o sujeito se sinta bem com a adaptao, com o passar do tempo comea a haver desadaptao. Efeitos do Stress

Estes sentem-se tanto a nvel Psicofisiolgico ( do emocional para o fsico), como a nvel comportamentais (envolver-se em comportamentos tipo escape, no sentido de avaliar a tenso associada ao stress). No entanto, as consequncias psicopatolgicas tambm se podem sentir, se os processos psicolgicos de adaptao e os comportamentos no forem eficazes e se o sujeito se encontrar numa situao de impotncia e tenso, ento correr o risco de uma Psicopatologia depressiva e de ansiedade. H, por conseguinte, uma relao dupla entre os str3ess e a Psicopatologia; por uma lado, o stress pode induzir uma perturbao mental como consequncia de uma perturbao de ajustamento, em pessoas anteriormente sem patologia. Por outro lado, uma pessoa previamente perturbada est mais susceptvel ao stress e aos seus efeitos negativos, o que pode prejudicar ainda mais a sade fsica e mental. Aqui as estratgias cognitivas e comportamentais tendem a ser mais desorganizadas e mais desadaptadas. Aliando a isto, o facto de as pessoas perturbadas terem um menor suporte social, considerado fundamental contra agentes negativos do stress e para a sade em geral, j que atravs deste suporte social podemos obter suporte afectivo, instrumental e suporte de Coping.

Psicologia da Aprendizagem

Este mtodo preocupa-se com o estudo do comportamento em relao aos estmulos. Considera as condutas psicolgicas como respostas mal ou insuficientemente aprendidas. Uma das formas de aprendizagem

Modelagem
Tem-se em conta o outro como figura significativa, que faz com que se aprenda a comportar como ele. Por exemplo, nas relaes pais-filhos, os pais so condicionados pelos filhos como modelos a seguir. Se possvel aprender comportamentos adaptados, ento, provavelmente tambm ser possvel aprender comportamentos desadaptados. Uma criana pode aprender o comportamento deprimido atravs de comportamentos de modelagem, pela presena de outros elementos importantes.

Condicionamento (o exemplo do comportamento fbico)


Uma fobia um medo intenso e irracional, sendo patolgico. Trata-se de uma reaco de pnico que surge perante determinados estmulos, que gera sofrimento e fuga. A psicologia da aprendizagem tem vindo a estudar a gnese das fobias. Considera que o comportamento fbico pode ser aprendido por condicionamento ou por reforo deslocao da fonte de medo para um objecto externo. O reflexo condicionado tende a extingui-se quando no reforado. As fobias no. O evitamento (componente mental do comportamento fbico) o seu reforo. Outro reforo poder ser a dependncia de algum para superar a fobia.

Psicologia do Desenvolvimento

Estudo de padres psicolgicos do comportamento, do pensamento e do funcionamento afectivo, relacionados entre si em diferentes etapas evolutivas do desenvolvimento (Piaget e Wallon) e a sua relao com as perturbaes. A psicologia do Desenvolvimento tem duas linhas de investigao . Uma, que tem a ver com a debilidade mental como patologia do desenvolvimento (uma criana no desenvolveu determinadas capacidades cognitivas e intelectuais que lhe permitem tem um desenvolvimento de acordo com a sua fase actual). Outra, relacionada com as dificuldades de aprendizagem (perspectiva de relao entre perturbaes mentais e fases do ciclo de vida desenvolvimento psicossocial).

Psicologia Cognitiva

Investigao da conduta patolgica como distoro das cognies e/ou construo de estratgias ineficazes. Aquilo que o sujeito faz est relacionado com aquilo que ele pensa da realidade. Se a Psicologia sabe que uma parte do comportamento normal est relacionado com as cognies que o sujeito tem em relao situao, tal deve ser tambm verdade para o caso do comportamento perturbado.

Ocorre distoro cognitiva o indivduo pensa que aquele situao ameaadora.

Assume a forma daquilo a que se chama pensamento automtico irracional. Assim, mediante o acontecimento, o indivduo perturbado produz situaes desadaptadas quela situao em concreto.

Exemplo da Ansiedade Na ansiedade o indivduo automaticamente pensa que

aquilo com que se depara perigoso. O indivduo desenvolve stress e ansiedade, ocorrendo desorganizao interna que no lhe permite a resoluo da situao. Noutros casos o pensamento automtico est relacionado com o que outros sujeitos podem pensar em relao ao seu desempenho ansiedade social. A ansiedade encontra-se muitas vezes em indivduos com baixa auto-estima. Predomina uma falta de controlo interno para lidar com a situao impotncia.

Linha de investigao: a perturbao mental tem a ver com uma alterao a nvel

do processamento de informao.

Psicanlise

Procura evidenciar o significado inconsciente das palavras, dos comportamentos e das produes imaginrias atravs da livre associao de ideias, da anlise dos sonhos, fantasias e actos falhados.

Psicologia Fenomenolgica e Existencial

Anlise introspectiva e retrospectiva centrada nas vivncias e na existncias.

Compreenso

fenomenolgica

da

qualidade

existencial

das

vivncias

patolgicas. O que pretende observar prioritariamente a experincia psicolgica no seu todo estudar qual a natureza essencial da vivncia do sujeito. Conscincia de fracasso de realizao e vivncia de incapacidade. Anlise da existncia como anlise do projecto existencial Psicopatologia fenomenolgica presente actual Psicopatologia existencial a investigao a este nvel mostra que as pessoas desenvolvem psicopatologias esto geralmente numa situao de impasse de desenvolvimento de projectos existenciais, no os abandonando, olhas de resoluo pouco congruente com o prprio. A Psicopatologia existencial procura integrar o aspecto de compreenso fenomenolgica, entendendo como vivncias se integram na histria do sujeito (resultados conscientes).

Metodologias Qualitativas Tem-se em conta o discurso directo do sujeito. Aparecem as duas juntas por usarem o mesmo mtodo: o fenomenolgico, que procura trabalhar aquilo que aparece consciente no indivduo, baseando-se na experincia de perturbao numa vivncia atravs da introspeco e retrospeco. O mtodo fenomenolgico procura trabalhar o que consciente para o indivduo.

6. A investigao Psicopatolgica na actualidade

H uma necessidade de uma pluralidade de mtodos de investigao, existindo o predomnio do mtodo clnico e dos mtodos psicolgicos.

Abertura ao ecolgico/ social e ao biolgico Os mtodos de investigao de natureza social evidenciam: A relatividade dos conceitos de normal e patolgico A necessidade de identificar as dinmicas psicolgicas subjacentes ao agir A aco patognica do meio (sociogenia das perturbaes mentais) Influncia das variveis socioculturais na expresso de Psicopatologia Os erros dos reducionismos biologista e psicologista Os mtodos de natureza biolgica so necessrios, mas incidem apenas numa pr-condio dos fenmenos psicopatolgicos: reduzem o

psicopatolgico ao cerebral; explicam a natureza biolgica, no descriminam os actos de conduta com sentido (relacional)

Devem estabelecer-se relaes entre a perturbao e a histria clnica do indivduo.

Estudo do ponto de vista: Longitudinal - estudo biogrfico, factos, vivncias, relaes. Transversal aqui e agora, o ser e o seu mundo, o mundo de experincia

No devemos ter uma ideia redutora; o ponto de partida sempre a observao individual, o estudo de casos

Perturbao do Pensamento
1) Definio de Pensamento Aptido para uma correcta aquisio de conhecimentos (ou seja, correcta relativamente s coisas e intersubjectivamente concordante) da, e para a, compreenso dos estados das coisas e das suas inter-relaes, bem como para o desenvolvimento, da resultante, de uma actividade cheia de sentido, planificada e dirigida para um fim determinado (comportamento inteligente).

A inteligncia uma aptido, uma vocao para o exerccio de funes complexas. Esta possibilita a aquisio de conhecimentos adequados natureza dos

problemas postos (soluo de problemas concretos e abstractos) Aquisio de conhecimentos significa: apreenso e compreenso dos problemas,

combinao dos dados previamente apreendidos, delimitao de relaes lgicas, associaes semnticas e outras. Assim podemos destinguir entre: Inteligncia profunda: apreenso do ser e da substncia espiritual Inteligncia elevada: nvel abstracto e lgico Inteligncia ampla: variedade na ponderao dos dados apreendidos

Esta aquisio de conhecimentos, a sua compreenso, combinao e ordenao,

permite, graas a um processo temporalmente econmico, um tratamento eficiente, objectivo, racional e planeado: no problemtico

Esta vocao permite o domnio do novos problemas, de novas situaes, a

apresentao de questes e de solues inovadoras

2) Funo

A inteligncia , de um modo geral, a capacidade que nos permite dar sentido

prpria vida e dominar o mundo. Dos diversos factores da inteligncia so particularmente importantes as seguintes Pensamento numrico, clculo Compreenso da linguagem, capacidade de expresso Espontaneidade, riqueza ideativa e capacidade combinatria, produtividade, mobilidade (ritmo e flexibilidade Lgica formal, capacidade de ajuizar, domnio da abstraco,

reas prticas

contemplatividade)

3) Perturbaes do Pensamento As perturbaes do pensamento esto associadas as perturbaes de discurso, visto que este o fenmeno mais prximo do pensamento, que por sua vez no pode ser observado directamente. Esto subdivididas em dois tipos: Perturbaes da forma, relacionadas com a caractersticas formais do pensamento, associadas, por vezes, a deficincias cognitivas, podendo levar a desorganizao dos processos cognitivos (afastamento da realidade)

As

seguintes

relacionam-se

fundamentalmente

com

estados

emocionais

perturbados: Acelerao do pensamento resultado de estados de ansiedade, estados manacos ou perturbaes maniformes, tais como as que resultam de intoxicaes agudas ou crnicas de anfetaminas ou lcool. Caracteriza-se pelo aumento de velocidade independentemente do contedo, sendo que o curso de associao de ideias tem uma velocidade elevada Fuga de Ideias resultado de estados manacos, isto , euforia patolgica, que resulta em nveis elevados de distractibilidade, com acesso privilegiado a emoes agradveis. Caracteriza-se pela acelerao mxima do pensamento, sendo que o aparelho vocal no consegue acompanhar o seu prprio pensamento, o que leva o discurso a tornar-se incoerente. Trata-se de um pensamento salturio (passa de umas ideias para outras). H uma acelerao do dbito verbal verborreia (agitao psquica e motora). Lentificao do pensamento resultado de estados depressivos ou de patologia orgnica, tal como, Alzeimer, traumatismo craniano ou arteriosclerose cerebral. Caracteriza-se pela progressiva diminuio da velocidade do pensamento, acompanhado por um grande aumento do tempo de latncia entre a pergunta e a resposta, havendo tendncia para respostas monossilbicas. H consequentemente uma lentificao do discurso, sendo ainda apontado pelos pacientes uma dificuldade em pensar (consome muita energia, cansa muito, grande vazio) Inibio do Pensamento resultado de depresso. o grau mximo de lentificao do pensamento, estando o processo de pensamento parado, j que o indivduo praticamente no fala (mutismo verbal).

Perturbaes do pensamento que remetem para a Psicopatologia induzida por


factores orgnicos Prolixidade resulta de perturbaes orgnicas cerebrais, de perturbaes obsessivas ou hipocondraco- selectivas. Caracteriza-se pela descrio excessivamente detalhada de pormenores irrelevantes. Circunstancialismo trata-se de uma grave perturbao do pensamento, resultante de perturbaes orgnicas, em que o sujeito perde o pensamento por associaes laterais. Perseverao Existem dois tipos de perseverao. Uma, relativa aos assuntos, em que existe dificuldade ou incapacidade de mudar de tema, mesmo com estmulo externo, que resulta de perturbaes orgnicas ou obsessivas, aparecendo ainda em indivduos ansiosos (tema ligado fonte de ansiedade). Outra, a perseverao verbal, que se constitui pela repetio da ltima palavra da ltima frase dita, estando ligada a perturbaes de pensamento e de linguagem provocadas por doena orgnica (Alzeimer). Diferente de ecolalia (o indivduo repete o que o entrevistador diz).

Outras perturbaes do pensamento


Bloqueios ou Interrupes do pensamento perturbao que indica que h um certo grau dos processos organizativos vazio, por breves momentos, resultante de uma desorganizao cognitiva a ruptura das associaes est relacionada com as psicoses esquizofrnicas, sendo que existe uma interpretao da interrupo do pensamento luz de ideias delirantes (ex. Roubaram-me o pensamento). Desagregao do pensamento observvel em psicoses esquizofrnicas. O sujeito diz frases correctas, que no tm relao umas com as outras ou tm uma relao enigmtica, o discurso globalmente incompreensvel, apesar de parcialmente compreensvel (que horas so? Falta 1 dia para o fim do mundo. Faltam 2 dias para comear tudo de novo). Incoerncia do pensamento Incompreensibilidade total do pensamento, tanto parcial, como globalmente. Associado a perturbaes da conscincia confuso-onricos - estados confusionais e
Perturbaes muito graves do pensamento, com diferentes graus de incompreensib ilidade, com perda de relaes lgico matemticas

Perturbaes do contedo, relacionadas com as temticas acerca das quais o sujeito pensa

Ideias Obsessivas
Juntamente com os actos compulsivos so as principais manifestaes da neurose obsessivo-compulsiva Caractersticas formais Imposio ao sujeito contra a sua prpria vontade e persistem (uma vez que aparecem mantm-se o centro da ateno do sujeito) Vividas com estranheza ao eu luta interna do sujeito contra o seu prprio o seu prprio pensamento , porque o sujeito no as consegue afastar. So portanto ideias egodistnicas Auto-induo: quanto maior for o esforo para as afastar mais se impem Podem conduzir a actos: actos compulsivos ou compulsos, o sujeito no os quer realizar, mas no consegue resistir. So comportamentos

determinados pelas ideias obsessivas e que relacionam com os contedos destas. Se as ideias no conduzirem a actos designam-se ideias obsessivas puras. Contedo Dvida patolgica, conduz a compulses de verificao (ex. verificar se a porta ficou bem fechada) Contagem (contar os traos do cho) Medo de contaminao (ex. levar as mo compulsivamente) Ideias obsessivas de contraste: o seu contedo exactamente oposto ao contexto em que o sujeito se encontra. Acontece normalmente a mulheres muito religiosas, que tiverem uma educao muito religiosa e acarretam grande culpabilidade. (ex. mamas da Nossa Senhora)

Ideias delirantes

Juntamente com as alucinaes so as principais manifestaes das psicoses Caractersticas Formais Reflectem fenmenos que no aconteceram Experimentadas com convico das ideias verdadeiras (crena firme) Contedos mais ou menos inverosmeis (maior ou maior probabilidade de terem acontecido) Afastam-se da realidade pessoal do sujeito No so partilhadas pelo grupo Ausncia de crtica por parte do sujeito ideias igossintnicas No so modificveis pela experincia e impermeveis argumentao lgica No que respeita gnese patolgica podem ser primrias (perturbao do pensamento) ou secundrias (perturbao da conscincia e perturbaes afectivas). Classificao dos delrios importante verificar: A temtica O estado de conscincia (perturbao da conscincia ou psicoses no orgnicas) O estado de humor (perturbao depressiva ou manaca) Se o comportamento determinado pelas ideias delirantes As ideias delirantes so compreensveis em relao a outras experincias, ou no. Por exemplo, se a perturbao delirante compreensvel em funo da perturbao afectiva. Perturbao cognitiva a nvel do pensamento formal. Se a histria delirante bem organizada, isto , se se percebe Temas dos delrios e das alucinaes Influncia: Ideias delirantes de influncia ou de aco exterior. Vivncias de perda da unidade do eu, perda de actividade do eu e fuso com o exterior. Influencia o pensamento, os afectos e os actos Perseguio: Ideias delirantes persecutrias ou de prejuzo. Vivncia de agressividade externa virada contra o sujeito, com o objectivo de causar um prejuzo; vivida com reaco do sujeito.

Cime: Ideias delirantes de cime ou celotpicas. Vivncia de infidelidade do parceiro. Parania activa actos de punio, castigo para extrair a confisso, o que pode implicar perseguio do parceiro e violncia fsica contra o mesmo. Outros como: Mstico- religiosa, hipocondria, culpa, grandeza...

Nota: As perturbaes delirantes primrias dividem-se em dois grandes grupos. No primeiro, das psicoses de parania, os sujeitos tm um nico tema delirante, sem grande incapacidade, sendo o delrio sistematizado e muito coerente, o que torna o diagnstico difcil. Os sujeitos pertencentes ao segundo tem, ao mesmo tempo, vrios delrios, mais ou menos sistematizados, mas em que se percebe que est fora da realidade.

Perturbaes do Humor

1) Introduo O ser humano no assiste aos acontecimentos da sua vida de uma forma neutra. Todas as vivncias nos afectam, de uma forma ou de outra. esta afectividade que confere a cada momento uma sensao subjectiva, que nos permite orientar o comportamento mediante os diferentes objectivos. A vida afectiva um conjunto de estados e tendncias que o indivduo vive de forma prpria e imediata (subjectividade), que influenciam toda a sua personalidade e conduta (transcendncia), especialmente na maneira como se expressa

(comunicabilidade) e que, regra geral, se distribuem em termos duais: prazer/ dor, alegria/ tristeza, agradvel/ desagradvel, atraco/ repulso... (polaridade) Estas so quatro caractersticas que h que tomar em considerao no estudo psicopatolgico dos afectos. 2) Psicopatologia da Afectividade

Perturbaes Quantitativas
a) Estados Depressivos Ou, tristeza depressiva, tristeza patolgica, humor deprimido Abaixamento do tnus psicolgico, isto , abatimento depressivo, que se verifica corporalmente (na forma de vestir, expresso do olhar e pela postura lentificada) e psicologicamente (cansao, falta de energia psicolgica, at para pensar, e perda de iniciativa) Sofrimento: forma de estar no mundo triste, desanimado, desalentado, desencorajado, desvalorizado, infeliz, pessimista, sem esperana, com ideao suicida. Tal infiltra-se na forma de falar e de interagir com os outros (tendncia para o isolamento). Sentimentos de diminuio do valor pessoal: diminuio da auto-estima, com sentimentos de insuficincia, vergonha, culpa, inferioridade, incapacidade (3 plos muito importantes diviso das depresses em 2 grupos: 1: depresso com culpa; 2 depresso com inferioridade e incapacidade)

Impregnao da relao com o mundo Invade a forma de percepcionar, comunicar, relacionar-se e agir, j que o indivduo est direccionado para o passado (diferente do indivduo ansioso que est direccionado para o futuro). Depresso patolgica mais ligada ao suicdio e tentativas, comportamentos associados a culpa excessiva, cognies distorcidas em relao realidade, j que culpa aspira castigo (suicdio). Quando a culpa delirante a depresso psictica. Repercusses cognitivas Ateno/ concentrao (no distractibilidade, mas inateno: diminuio da capacidade para mobilizar a ateno activa), Memria (queixa no discurso no consigo fixar nada; h lentificao do processo de fixao e perturbao da evocao efeito filtro e de deformao do significado afectivo), Pensamento (lentificao). Repercusses corporais padro de diminuio de interesse naquilo que dava prazer: Apetite - tpico a diminuio do apetite, podendo existir, quando a depresso acompanhada de ansiedade, aumento do apetite bulimia selectiva... Sono - no h depresso sem perturbao de sono. Quando as depresses so terminais mais graves (endgenas) o tpico so as insnias precoce). ansiedade h Quando as depresses uma insnia so de

(despertar de

acompanhadas

tipicamente

adormecimento. As depresses atpicas so aquelas que so acompanhadas de hipersmnias (mais na adolescncia). Sexualidade (diminuio do desejo sexual).

b) Estados manacos Ou, alegria patolgica ou euforia Exaltao do humor com sensao de fora e irratibilidade fcil, Sentimentos de bem estar corporal, tonalidade agradvel (prazer, jbilo, optimismo, esperana) Aumento dos sentimentos de valor pessoal (orgulho, fora, triunfo,

superioridade) Consequncias cognitivas

Acelerao do pensamento, diminuio da latncia, logorreia (aumento do dbito verbal), aumento da produo de ideias e da velocidade

associativa. Vivncia de facilidade em pensar e presso para falar. Distractibilidade fcil e hipermnsias de evocao. Consequncias Corporais Hipercinsia (actividade), Hiperexpressividade, Bulimia, Hiperssexualidade, Insnia total

Perturbaes Qualitativas
a) Ansiedade Patolgica Definio Estado emocional desagradvel, em que o indivduo se sente atemorizado, na expectativa que algo perigoso possa acontecer. Medo sem causa definida. Percepo de ameaa. Diferena entre ansiedade normal e ansiedade patolgica

Ansiedade Normal Proporcionada Explicvel Transitria Sem repercusses No evoca vivncias passadas Manifestaes Psicolgicas

Ansiedade Patolgica Desproporcionada No-explicvel Persistente/ repetitiva Com repercusses Evoca vivncias passadas

Nervosismo, inquietao, sentimento de mal-estar Hiperestesia sensorial diminuio do limiar preceptivo (percepes mais intensas) Tenso emocional, alerta, irratibilidade Emoo: medo

Vivncias Ameaa, Expectativa

Manifestaes corporais Palpitaes, taquicardia, opresso torcica, dificuldades respiratrias, tremores, parestesias, nuseas, sudao, alterao do apetite... Modalidades (Como a ansiedade se organiza para se mostrar)

Perturbaes de Ansiedade Perturbao de ataques de pnico Perturbao de Ansiedade generalizada Crise de ansiedade (a intensidade da ansiedade aumenta muito em pouco tempo 15/20 min) Ansiedade Generalizada (estar ansioso persistentemente; a intensidade menor, mas sempre acima da linha de base) Ansiedade Primria (ansiedade o principal factor Perturbao Fbica da patologia) Ansiedade Secundria (ansiedade associadas a depresso, psicose...)

b) Indiferena Afectiva o indivduo no experimenta sensaes afectivas na sua relao com o mundo exterior, acontecimentos ou vivncias. Apatia e falta de reaco emocional. c) Anhedonia Diminuio ou desaparecimento da capacidade para obter prazer em circunstncias que anteriormente procurava por esse mesmo prazer. um dos sintomas depressivos por excelncia d) Labilidade Afectiva rpida mudana do estado de humor. Intensificao da distractibilidade afectiva. As emoes quase sempre duram pouco tempo, sendo submetidas a oscilaes mltiplas ou mudando de sinal. Pode se resultado de sdrome psicorgnica, de estados mistos manaco-depressivos... e) Ambivalncia Afectiva Coexistncia de sentimentos contraditrios em relao a uma mesma pessoa, objecto, representao ou contedo vivencial.

f) Distimia (crnica ps-traumtica) sob uma presso emocional intensa e prolongada podem desenvolver-se modificaes emocionais persistentes, como mudanas de carcter: amargura, desconfiana, sentimentos crnicos de insuficincia e ressentimento, depressividade e temor. g) Disforia Muitas vezes o sujeito fica de mau-humor, amuado, irritado, zangado, hostil. sensvel a todo o estmulo, ficando amargamente pessimista. Por vezes torna-se insultuoso, colrico, violento. Ocasionalmente, foge ou isola-se. h) Alexitimia fase mais avanada do isolamento dos afectos. Sujeito incapaz de sentir.

Perturbaes da Motricidade
1) Definio Motricidade a atitude e movimento do homem activo. Atravs da mmica, dos gestos, da atitude, dos movimentos isolados e das sequncias combinadas de movimentos, exprimem-se o seu modo de ser, a conscincia de si mesmo, o seu estado de esprito, a sua inteligncia, o seu estado de viglia, a sua orientao, a sua vontade, as suas pulses, etc.

2) Funo Motricidade comportamento e comportamento funo da experincia. Adoptamos uma atitude e actuamos. Apenas enquanto pessoas totais podemos fazer ambas as coisas: manifestamos a prpria existncia no nosso comportamento repousado ou em movimento (emoo), voluntrio ou involuntrio, na atitude imvel, em repouso ou em aco. Grande parte da motricidade ocorre involuntariamente, sem qualquer reflexo, sem inteno, sem esforo. Adquirimos muitas habilidades (skills) pela prtica, e executamos de forma automtica, como aces complexas, sem necessidade de vigiar constantemente e com exactido os movimentos que executamos.

3) Patologia da Motricidade Observao dos movimentos espontneos e executados segundo ordens dadas. Dados do exame objectivo. Em psiquiatria clnica importante a observao do doente fora da situao de dilogo com o mdico, quando aquele est na companhia de outros doentes, com os familiares, durante passeios, na prtica de exerccio fsico, a jogar, durante festas, no trabalho... Infelizmente isto no muitas vezes tomado em considerao

Padres motores

A diferenciao das perturbaes do movimento pode revelar-se difcil, sobretudo quando, em doentes cerebrais, surgem sequncias primitivas filogenticas ou ontognicas de movimentos, segundo os chamados padres motores: mastigar, engolir, dar estalos com a lngua, chupar, sugar, esfregar, coar, movimentar-se em crculo, espernear, podem aparecer nas doenas das mais diversas ndoles (juntamente com a sndroma mnsica), assim como tambm nos chamados atraques psicomotores da epilepsia do lobo temporal nos estados regressivos do Eu.

Tiques

Movimentos quase sempre uniformes, repetidos, da mmica ou de gestos, que, dependendo do estado de humor e da tenso, so reiterados de forma compulsiva (a vontade no consegue reprimir), com frequncias e intensidades diversas.

Sndroma de Gille de la Tourette (doena dos tiques)

Perturbaes em forma de tiques, na mmica (tambm com caretas) e nos gestos, no encolhimento de ombros, movimentos de projeco dos braos... Emisso de sons no articulados e, por vezes, de palavras obscenas (cacolalia). Esta sndroma surge em doentes com deteriorao cerebral, assim como noutras psicoses (por ex. psicogneas).

Hipocinesia, acinesia, estupor (por oposio a Hipercinesia, furor catatnico,)

Pobreza de movimentos (hipocinesia) que pode chegar imobilidade (acinesia) no estupor. Os movimentos espontneos (ou no ordenados) tornam-se mais raros, o doente no apresenta tambm movimentos mmicos, ou mais raramente (hipomimia e amimia). Quando a imobilidade completa, mantm-se quase sempre mudo (mutismo). Os doentes, frequentemente, no olham para ningum, mas podem olhar em redor. A expresso facial pode ser indiferente e difcil de interpretar, mas tambm pode denotar sofrimento melanclico, tenso grave e perplexidade ou angstia. Particularmente os estuporosos com medo podem tambm parecer tensos: ideia que podem passar aco (ataque ou fuga). Ocasionalmente, os doentes recusam alimentos e at lquidos (alimentao artificial). Alguns deslocam-se ainda para fazer as suas necessidades. Outros apresentam incontinncia de esfncteres, mas tambm pode haver reteno (necessrios cateteres e clisteres). Denota-se que o doente permanece vgil. Frequentemente no possvel fazer um juzo seguro quando clareza de conscincia no estupor.

Bloqueio de postura (catalepsia), postura estereotipada

Permanncia rgida numa posio no natural, que os doentes conservam durante muito tempo. Estes sintomas so expresso de uma perturbao da actividade do eu.

Negativismo

Certos doentes opem-se firmemente a executar qualquer movimento que lhes seja ordenado ou se lhes queira impor. Podemos distinguir entre um negativismo passivo

(recusa) e um negativismo activo (fazer o oposto). Suspeita-se que este comportamento tenha como fundamento uma conscincia da actividade do eu ameaada.

Estereotipias motoras

Trata-se de movimentos uniformemente repetidos, de diversa ndole (dos mais simples aos mais complexos). As estereotipias mais simples observam-se em doentes cerebrais, surgindo numa sndroma psico-orgnica. J as estereotipias mais complexas so observveis sobretudo em esquizofrnicos catatnicos.. Aqui, predominam movimentos estereotipados das mos, j que estas possuem especial importncia na conscincia do eu, sendo possvel que tais movimentos sirvam tambm para a auto-segurana acerca das prprias possibilidades de actividade e da prpria identidade. Entre as estereotipias incluem-se igualmente o constante andar para trs e para a frente. Esta deambulao estereotipada tem, talvez, o sentido de delimitar um territrio espacial prprio. Outras estereotipias podem surgir como atitudes de defesa contra alucinaes somticas, ou como movimentos de perplexidade, de afastamento do pensamento. A maneira de falar (verbigerao), escrever, desenhar e pintar, de certos esquizofrnicos pode ser estereotipada.

Ecopraxia (imitao de postura e de movimentos)

O doente imita automaticamente os movimentos que lhe so apresentados (sobretudo o das extremidades). Por vezes, podem ocorrer repeties, em eco, de palavras e de frases (ecolalia). Este sndroma observa-se melhor em esquizofrnicos e depende da perturbao da actividade do eu. Quem no se experincia j a si mesmo como um ser que actua de modo intencional, tende a imitar os movimentos dos outros (sintomas em eco) ou repetir movimentos j iniciados (estereotipias) ou a defender-se contra movimentos impostos (negativismo).

Comportamento bizarro e inadequado

Designa-se desta forma um comportamento inslito, no adequado situao e que se afasta do padro social e culturalmente determinado. Inclumos aqui o comportamento inadequado ou um discurso ordinrio. Comportamento distanciado, insinuante.

Perturbao da Agressividade

1) Definio Agresso ataque verbal ou efectivo a seres ou coisas Agressividade - disponibilidade, disposio para a agresso , combatividade Alcance do conceito de agresso comportamento (verbal, no-verbal, efectivo), dirigido contra uma pessoa, contra uma outra pessoa (heteroagresso), contra o prprio (auto-agresso), contra um objecto (possivelmente substituto da pessoa visada); que magoa, danifica, explora, abusa, molesta, ofende, humilha, desvaloriza, impede, rouba, rebaixa, limita, expulsa, mata.

2) Funo A palavra agresso quer dizer, literalmente, acometer algum, ou algo, uma aproximao a pessoas ou coisas, que se rodeia de uma determinada energia e intencionalidade. Agresso, neste sentido lacto (que no apenas destrutivo), constitui uma parte essencial do nosso comportamento comum, em geral. necessria para a preservao do indivduo e da espcie, assim como, mais especificamente, fazer com que o indivduo esteja disposto a confrontar-se com problemas que se lhe deparem, a acometer a uma tarefa...

3) Patologia da Agresso

Patologia da Heteroagresso

a) Aumento da agressividade Esta perturbao apresenta-se normalmente em personalidades anti-sociais,

conduzindo a impulsos de ataque (proxismos de insultos, fria de destruio, aces de violncia, frenesim destrutivo). Est, normalmente, associado a outras perturbaes Psicoafectivas crises de fria, ira, medo e desespero, estimuladas pela deteriorao provocada pelo lcool (mais frequente em sujeitos imaturos, de fraca inteligncia e dementes)

Neurticas (desequilbrio

Elevada neurtico,

agressividade, personalidades

irritabilidade narcsicas ou

sensibilidade estado limite,

situaes de grande preocupao, relaes caracterizadas por elevada tenso) Psicoses orgnicas Impulsos de ataque acompanhados de espasmos dos msculos oculares; quando se trata de dano cerebral geral verifica-se perda de controlo e aumento da agresso reactiva; quando em face de um sndroma psicocerebral local observamos violncia tipo furor. Mania verifica-se na sua forma irritvel, que produz descontrolados ataques de fria. No entanto, a agresso verbal mais frequente. Esquizofrenia a agitao catatnica pode provocar ataques de violncia. J na perturbao esquizo- paranide (com delrio de perseguio), os ataques verbais e fsicos surgem em forma de defesa ou vingana. Perturbaes paranides actos de violncia no delrio de cime e de querelncia Efeito de Substncias Psicoactivas aumento de agressividade e/ou desinibio do controlo por efeito do lcool, psicoestimulantes, cocana, substncias de inalao e alucinognios.

b) Diminuio ou inibio da agressividade frequente ente as pessoas astnicas, dbeis, passivas e em todas as doenas fsicas com consequncia de enfraquecimento. Reactiva: em sofrimento, penas e preocupao Psicoses Orgnicas com Demncia: diminuio da agressividade no contexto de uma reduo geral da actividade com apatia Depresso: agressividade reduzida ou manifestada indirectamente na forma de crticas, menosprezo, embirrao ou estado de humor mal disposto ou irritado Esquizofrenia Crnica: atitude passiva, letrgica, desprovida de energia e de vontade

b) Causas, motivos, razes para a agresso a partir da compreenso dos motivos da atitude que se define o comportamento na assistncia e tratamento, sendo possvel determinar a atitude, posio e

comportamento a tomar pelo terapeuta.

Agresso no Esquizofrnicos: Delrios de perseguio Falsa interpretao delirante do meio ambiental Sensao de influncia exterior (aco, pensamento e sensaes) Reaco a alucinaes acsticas Reaco proximidade doutras pessoas Perda da distncia social Agresso no quadro de fazer de louco por vingana rebeldia ou vergonha Agresso na sndroma psicorgnica: Fria perante a prpria invalidez Forma deficiente de apreenso ou de orientao de uma situao Falso reconhecimento delirante, alucinatrio, ilusrio, do meio

envolvente Agresso em depressivos: Irritao com pequenas crticas, comentrios querilantes, amuo, agresso... Tiranizar atravs do estar doente Negativismo (demonstrar resistncia num desejo de chamar a ateno) Chamar a ateno e reclamar os cuidados dos outros Ameaa de suicdio como agresso Agresso em manacos: Descarga de hiperactividade Como sensao de fora, arrogncia e presuno Dfice de tacto social (intromisso) Delrio de grandeza Fria de personalidade estado- limite Fria dirigida que absorve o medo solto Protege contra uma intolervel confrontao consigo prprio D ao self uma sensao de poder, fora Possibilita o sentimento de que est vivo Desvaloriza sentimentos de culpa Domina o objecto e expulsa-o (angstia de dependncia)

Outras fontes de agresso: Fria, zanga por dfices sensoriais e contacto com o meio envolvente Fria, desgosto devido a deformidades fsicas Irritabilidade pelas dores Irritabilidade devido a perturbaes do sono, excesso de cansao Reaces a estados oligofrnicos e respectiva dependncia, frustrao e escrnio Reaco ao cime Fria por pretensas crticas Como um acto impulsivo: sndroma psicocerebral local Agresses que surgem espontaneamente (epiltica- distimia)

Auto-agresso

a) Suicdio e Para-suicdio Suicdio este comportamento visa por cobro vida em si, sendo portanto uma auto agresso cumprida. Observa-se mais frequentemente em homens, pessoas solitrias e idosas; as mulheres cometem mais tentativas de suicdio. Os grupos de risco so: depressivos (10 a 15% de mortalidade), toxicmanos (10%) e esquizofrnicos (5%). Mltiplos so os motivos psicodinmicos que conduzem ao suicdio. Eles podem ser subentendidos de uma forma interpretativa ou podem ser conscientes. A muitos actos de suicdio pode ser conferido o significado de um apelo. Outros sucedem-se sobre a gide de um dio desenfreado pelo prprio, ou como auto punio (culpa aspira castigo). Por vezes o suicdio lembra um acto de vingana. Designa-se de sndroma pr suicida a situao psicolgica de um indivduo antes do acto, altura em que j no consegue externalizar a agresso de um a forma construtiva, o que conduz a fantasias de auto destruio. Para-suicdio visa interromper ou modificar uma situao insuportvel

b) Automutilao

Definio - acto de leso, deformao do corpo, que executada pela prpria

pessoa. um comportamento auto- activo, directo, imediato, concreto, social e culturalmente no aceite, no directamente ameaador para a vida e com uma motivao final-funcional (consciente/ inconsciente) ou decorrendo como um automatismo.

Funes (interpretao alheia): Funes intrapessoais regresso com alterao do estado de conscincia (transe); auto punio como forma de aliviar o ego pressionado por um superego demasiado severo; defesa contra depresso, dores, solido, tdio... Funes interpessoais apelo pr/no verbal; agir de uma identificao projectiva...

38

Perturbao do Sono

1) Introduo Estado periodicamente necessrio, relativamente independente de circunstncias externas, caracterizado pela suspenso das relaes do ser com o seu meio. (Henri Piron) Caractersticas: Diminuio de sensibilidade aos estmulos exteriores Suspenso da viglia Repouso relativo coexistindo com fenmenos activos Ritmicidade biolgica (ritmo viglia/ sono) Evoluo em dois estados - Sono lento e Sono rpido (paradoxal ou REM), onde ocorrem a maioria dos sonhos - e cinco estdios I, II, III, IV e V. Ciclos de sono de 90 a 100 minutos (SL + SR), quatro a cinco vezes por noite.

39 REM Viglia I II III IV Padro Normal


22h 23h 24h 1h 2h 3h 4h 5h 6h

Na avaliao de uma perturbao do sono necessrio ter em conta a grande variao fisiolgica interindividual, assim como a variao do sono do mesmo indivduo em diferentes fases da sua vida ( polifsico na primeira infncia e na terceira idade e monofsico nas restantes alturas), pelo que o termo de comparao do ponto de vista clnico ser sempre o prprio indivduo antes da perturbao.

Variabilidade Interindividual

2) Patologia do Sono Perturbaes Quantitativas Dismnias

Dizem respeito durao ou ao ritmo do sono. So as mais frequentes perturbaes do sono, com mais impacto a nvel do rendimento e, portanto, com mais significado psicopatolgico a) Insnia caracteriza-se por ser uma falta de sono de que o indivduo se queixa, o que o torna patolgico a nvel da experincia subjectiva. Esta a patologia mais frequente, presente

40
em 15 a 20% da populao, independentemente da idade, sendo que cerca de 70% destas so de longa durao, o que provoca alteraes nas caractersticas da viglia. fundamental inquirir o paciente sobre a durao das insnias e as caractersticas de adormecimento (o que faz? Deve sair da cama; em que pensa? As insnias de adormecimento costumam estar associadas ansiedade patolgica, sendo frequentes neste perodo cognies repetidas relacionadas com o motivo da ansiedade). Tipos de Insnias Insnia inicial dificuldades de adormecimento Insnia Terminal despertar mais cedo Insnia Intercalar despertar constante a meio do sono Insnia situacional/ transitria (menos de 3 semanas), resulta de estados de stress ou de ansiedade por uma situao de dificuldade de adaptao Insnia permanente (mais de 3 semanas) provoca fadiga, diminuio da eficincia cognitiva Quanto durao das insnias Quanto fase da noite em que se d a perturbao

que

(concentrao, ateno), dores de cabea... Insnia total tpica de psicoses agudas ou txicas

As insnias podem ainda subdividir-se em primrias (ansiedade a principal patologia) ou secundrias (mais frequentes: associadas a outra patologia).

Factores Fsicos Doenas orgnicas (doenas enceflicas, hipertenso arterial, hipertiroidismo, doenas febris, tosse, dores, dispneia, prurido...) Medicamentos (corticides, antidepressivos imipramnicos, beta bloqueadores, broncodilatadores, adrenrgicos) Estimulantes (abuso e dependncia de caf, tabaco, lcool)

Factores Situacionais Acontecimentos indutores de stress (luto, separao/ divrcio, perda de emprego, desemprego de longa durao, novas funes profissionais, exames...)

Mudana de horrios e turnos Factores fisiolgicos (ex. perodo menstrual) Factores Psicopatolgicos

41
Perturbaes de ansiedade, depresses, estados manacos, perturbaes mentais orgnicas, neuroses, psicoses...)

b) Hipersmnias Perturbao do sono que se assume como um aumento do sono nocturno, que provoca sonolncia excessiva diurna. Esta uma perturbao menos frequente que se diagnostica na presena de uma doena orgnica mental (envio ao neurologista), ou em perturbaes depressivas (depresses atpicas, mais frequentes em jovens). Outras pessoas podem sofrer de hipersmnia durante 2/3 dias, quando tm um problema que as faz ficar ansiosas. Tipos de Hipersmnias: Contnuas Simples (dormir muito como padro) Orgnicas Psicognicas (aquelas com depresso atpica) Paroxsticas (adormecer de repente) c) Jet Lag quando o mecanismo endgeno no coincide com as exigncias ambientais.

Perturbaes Qualitativas Parasmnias

Disfunes associadas ao sono. So fenmenos estatisticamente anormais que ocorrem durante o sono. Algumas tm sempre significado patolgico (enurese, paralisias do sono...), outras nunca o tm (bruxismo...). a) Bruxismo ranger os dentes durante o sono b) Perturbaes psicomotoras episdicas c) Abalos mioclnicos sndroma das pernas inquietas d) Alucinaes hipnaggicas e hipnopmpicas e) Movimentos gestuais e somnilquia gesticular e falar durante o sono Enurese e encorpese perda de controlo dos esfncteres durante o sono

f)

42
g) Terrores nocturnos

h) Sonambulismo -

Perturbaes da Orientao

1) Introduo Processo psicolgico que diz respeito capacidade de apreenso de si mesmo e da realidade em que se encontra. Temos conhecimento, sabemos orientar-nos com segurana, integramonos num dado momento, em relao ao tempo, ao local, s pessoas e situao. Condio prvia para a adaptao e para a orientao prtica da vida.

Tipos de orientao Orientao objectiva Temporal conhecimento do tempo dirio e das estaes do ano (hora, dia, semana, ms) Espacial conhecimento de um dado lugar, de uma determinao geogrfica Alopsquica relativa situao e identidade de terceiros Autopsquica relativa prpria pessoa, identidade do prprio e ao esquema corporal Orientao Subjectiva Vivncia do tempo Vivncia do espao

2) Perturbaes da Orientao Objectiva Desorientao consiste na perda de capacidade para situar-se correctamente num lugar e tempo. Um indivduo est desorientado quando h uma alterao nalguma das dimenses da orientao.

43

a) Desorientao Confusional . em indivduos confusos observa-se uma desorientao profunda com uma incapacidade para reconhecer em que momento do dia se encontram. Neste casos o paciente no s est desorientado como tambm est amnsico. Frequentemente estes pacientes insistem em estar em sua casa e identificam o pessoal mdico com alguns familiares. A desorientao auto- psquica no to frequente e representa um estado grave de confuso

Berios (1982) propes 3 formas desorientao mental


Desorientao Orgnica Dupla orientao denomina-se tambm orientao errnea delirante, porque o doente orienta-se simultaneamente ou de forma alternativa com os seus parmetros correctos e anormais. Por exemplo, um paciente esquizofrnico (com delrios e alucinaes) pode orientar-se respectivamente ao espao real do hospital e simultaneamente substituir certos elementos desse espao com elementos do seu delrio. Falsa orientao caracteriza-se pelo paciente parecer ignorar os parmetros espacio temporais reais, s utilizando as prprias coordenadas patolgicas (apatia desinteresse em relao realidade externa)

3) Perturbaes da Orientao Subjectiva

Vivncia do Tempo (tempo vivido)

Trata-se de tornar presente o tempo, enquanto contnua biograficamente coerente e orientado entre passado, presente e futuro (tempo do Eu). Este tempo vivido a partir da prpria historicidade, na qual se temporiza a existncia , no tem uma evoluo uniforme, tratando-se antes de uma experincia d um acontecer evolutivo que se revela individualmente e animado de forma diversa. Funo o acontecimento do tempo (avaliao) possibilita a orientao no mesmo, possuindo portanto ao todo um importante significado relativamente orientao. A vivncia do tempo, enquanto experincia da prpria evoluo, uma componente da nossa conscincias: a vivncia da continuidade do Eu, atravs das transformaes da nossa prpria forma e da forma do meio ambiente, das situaes espaciais e sociais e do nosso papel nelas. Deste modo, a vivncia do tempo parte da experincia da nossa prpria identidade. Sem vivncia do tempo tambm no existia intencionalidade.

Patologia

44
a) Acelerao (vivncia acelerada do tempo) o tempo parece andas mais depressa, precipitarse. Acontece em aces catastrficas (vivncia de precipitao), no incio dos ataques epilpticos, sob a influncia de frmacos psicotrpicos (mescalina, psilocibina, LSD, anfetaminas, escapolamina), na euforia manaca. b) Lentificao do Tempo (vivncia de dilatao do tempo) at paragem do tempo o tempo decorre mais lentamente do que antes e, por fim, parece parar. Tal acontece em depresses graves, em esquizofrenias, xtases, estados de arrebatamento, sob a influncia de frmacos. Por vezes nas auras epilpticas.

Vivncia do Espao (espao vivido)

Patologia a) Alterao da amplitude do espao vivido b) Alterao do espao afectivo

S-ar putea să vă placă și